Os maiores navios do mundo
Há 100 anos, na noite de 14 de abril de 1912, o maior
navio em atividade em todo o mundo afundou ao norte do oceano Atlântico matando
1503 pessoas.
A tragédia causou um grande impacto na sociedade da
época e abalou a confiança que as pessoas tinham na tecnologia. Dizia-se que o
transatlântico era inafundável.
Mas ao contrario do que muitos poderiam esperar, o
naufrágio do Titanic não serviu como um divisor de águas e a insaciável fome da
humanidade pelo tamanho e pelo poder continuou crescendo.
Hoje, os navios são ainda maiores e mais poderosos,
transportando milhares de pessoas e mercadorias ao redor do mundo e, em alguns
casos, carregando até outros navios.
Conheça a seguir essas embarcações gigantescas e
colossais que demonstram a capacidade do homem de sobrepujar os elementos e
fazem do Titanic um mero barquinho de papel.
Os maiores navios
do mundo em suas categorias.
Super-Petroleiro
Construído em 1976, o super-petroleiro Knock Nevis já
foi conhecido por outros nomes como, Jahre Viking, Happy Giant e Seawise Giant,
desde a sua construção.
Com seus 458,5 metros ele foi maior navio do mundo e,
consequentemente, o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem.
O peso carregado deste navio e de 564.763 toneladas e
tem uma capacidade de carga de 674.297 metros cúbicos ou 4.240.865 barris de
petróleo, uma carga que equivale ao valor de 122 milhões de dólares.
Totalmente carregado este navio assenta a 24,5 metros
de profundidade no mar, uma profundidade suficientemente grande para impedi-lo
de ter acesso a maioria dos principais portos do mundo. A carga de petróleo que
normalmente carrega está separada do mar por apenas 3,5 centímetros de aço. O
Knock Nevis movimenta-se através de turbinas a vapor e uma hélice de 9 metros
de diâmetro que gira a 85 RPM (rotações por minuto) e atinge uma velocidade
máxima de 29Km/h.
A partir de 2004, encerrou suas atividades e passou a
ser usado apenas como tanque de armazenagem. Em dezembro de 2009, uma empresa
de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como
Mont para sua derradeira viagem.
No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo foi
desmontado. Hoje é utilizado como uma plataforma móvel pela indústria
petroleira.
Para
se ter idéia do tamanho deste navio, veja a comparação abaixo:
Cargueiro
Com 397 metros, o Emma Maersk é o maior navio cargueiro
do mundo e o maior navio em atividade da atualidade.
O navio pode transportar mais de 11000 containers de 20
pés, mas especula-se que sua capacidade pode chegar à 15000 containers.
Construído na Dinamarca em 2006, o navio conta com
vários recursos para proteger o meio ambiente, entre eles, a pintura de
silicone que cobre a parte do casco abaixo da linha da água e é responsável por
diminuir o atrito e economizar 1200 toneladas de combustível por ano.
Por ser altamente informatizado o gigante pode ser
operado por uma tripulação de apenas 13 pessoas.
O Maior Hélice e Motor Diesel de Navio do Mundo
A hélice será usada nos novos mega-navios de
contêineres do grupo dinamarquês Maersk, a maior companhia de transporte
marítimo do mundo.
Quem passa fica espantado com a hélice de 131 toneladas
e 9.6 metros de diâmetro que espera o seu transporte noturno em
Rostock-Warnemuende, na Alemanha.
A hélice, de seis pás, foi construída na Mecklenburger
Metallguss GmbH, em Waren, na Alemanha.
Um hélice de seis pás pesando 131 toneladas segue em
direção ao estaleiro dinamarquês de Lindø, Odense Steel Shipyard, pertencente
ao grupo A.P. Møller Mærsk. Foi concebido para propulsionar o primeiro navio
com capacidade para cerca de 12.000 TEU (12 mil contêineres), em construção na
doca L-203, e é esperada a sua entrega ainda durante este ano.
Será equipado com um motor 14RT-flex96 Sulzer de 14
cilindros, cuja potência rondará os 120.000 BHP [88.235 kW], o que o permitirá
sulcar as águas a 26 nós. Estes novos mega-navios vêm provar que o Grupo Maersk
pretende continuar na vanguarda do containershipping, já que durante os últimos
20 anos têm construídos os maiores porta- contêineres antes de qualquer outro
armador.
Hélice de 6 pás de 85 toneladas |
O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o
maior motor Diesel de navio do mundo. É fabricado pela companhia
Wartsila-Sulzer, sediada em Helsinque, na Finlândia. Esses motores são usados
nos maiores navios de transporte de contêineres do mundo, como o Emma Maersk.
Navio de Cruzeiro
Os navios da classe Oasis contruídos pela Royal
Caribbean International são os maiores navios de cruzeiro do mundo.
Dois navios foram encomendados em fevereiro de 2006. O
primeiro, batizado Oasis of The Seas, foi entregue em outubro de 2009, o
segundo está programado para o final de 2010 e irá se chamar Allure of The
Seas.
Com seus 360 metros, a classe Oasis é o maior navio de
passageiros do mundo com capacidade para mais de 5400 passageiros. Com o preço
em torno de 1,24 bilhão de dólares, o Oasis of The Seas é também o mais caro
navio comercial já contruído.
O Oasis of the Seas é um navio de cruzeiros que foi
lançado ao mar em 30 de Outubro de 2009, em Turku, na Finlândia.
Pertencente à Royal Caribbean International e construído pela STX Europe, trata-se do primeiro navio da nova Classe Oasis, o maior navio do mundo junto com o seu irmão Allure of the Seas. O navio tem 220 mil toneladas e capacidade para 5,450 viajantes, 16 andares e um parque de vegetação tropical ao ar livre do tamanho de um campo de futebol chamado de Central Park. Outra atração da embarcação será o “Rising Tide”, um bar que se movimentará de cima a baixo pela superfície da embarcação.
Pertencente à Royal Caribbean International e construído pela STX Europe, trata-se do primeiro navio da nova Classe Oasis, o maior navio do mundo junto com o seu irmão Allure of the Seas. O navio tem 220 mil toneladas e capacidade para 5,450 viajantes, 16 andares e um parque de vegetação tropical ao ar livre do tamanho de um campo de futebol chamado de Central Park. Outra atração da embarcação será o “Rising Tide”, um bar que se movimentará de cima a baixo pela superfície da embarcação.
por Mariana
O Independence of the Seas, do operador Royal Caribbean Internacional, foi construído nos estaleiros Turku, na Finlândia, e veio juntar-se aos restantes 20 navios que fazem parte da frota de um dos principais operadores que escala Lisboa e que pertence ao segundo maior grupo de cruzeiros, a Royal Caribbean Cruise Lines.
O Independence of the Seas, do operador Royal Caribbean Internacional, foi construído nos estaleiros Turku, na Finlândia, e veio juntar-se aos restantes 20 navios que fazem parte da frota de um dos principais operadores que escala Lisboa e que pertence ao segundo maior grupo de cruzeiros, a Royal Caribbean Cruise Lines.
Com 160.000 toneladas, o Independence of the Seas
juntamente com seus ‘irmãos’ Freedom of the Seas e Liberty of the Seas são os
maiores navios do mundo em tamanho e capacidade de transporte de passageiros já
construído.
Possuindo 18 deks, acomodam 4.370 passageiros por 1.360
tripulantes e com 339 metros de comprimento, 56 de largura, o navio oferece aos
seus passageiros as mesmas características dos outros navios da classe Freedom,
como o “FlowRider”, a piscina destinada à prática de surf e bodyboard, o
complexo aquático H2O Zone, o ringue de patinagem no gelo, a parede de
escalada, o ringue de boxe profissional, a Royal Promenade, os dois jacuzzis
que saem quatro metros fora do navio e ficam suspensos a 34 metros das ondas do
mar, entre outras comodidades.
Todos os quartos internos caracterizam-se por ter
banheiros privativos, múltiplas opções de camas, armários, televisões de tela
plana, contam com 250 tipos de lençóis e telefone para uso no navio, além de
compatibilidade com rede Wi-Fi por todo o navio e total conectividade com a
rede de celular.
Transatlântico
O maior transatlântico é o RMS Queen Mary 2 que, no ano
de sua construção (2003), era o maior navio de passageiros construído.
A diferença entre um transatlântico e um navio de
cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares, portanto,o RMS
Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo, perdendo apenas
o título de maior navio de passageiros.
Navios gaseiros são navios destinados ao transporte de
gases liquefeitos.
O graneleiro Berge Stahl, construído em 1986, tem 343
metros de comprimento e um calado (a parte que fica abaixo da superfície) de 23
metros que o impede de navegar no Canal da Mancha, Canal do Panamá ou Canal de
Suez.
Devido às suas dimensões, quando está carregado,
somente dois portos do mundo são capazes de recebê-lo, Ponta da Madeira, em São
Luís , no Maranhão, Brasil, e Europoort,em Roterdã, na Holanda.
O Berge Stahl faz o trajeto Brasil-Holanda cerca de dez
vezes por ano, transportando minério de ferro do Brasil para a Europa.
Estrutura:
- Três píeres: um com capacidade de 16 mil toneladas
por hora e dois com capacidade de oito mil toneladas por hora.
- Seis silos de estocagem de grãos com capacidade
estática de 165 mil toneladas.
Este peso de 165.000 toneladas é a produção de 11.000
hectares ou 4.545 alqueires de milho. Considerando-se que uma fazenda grande
produtora de milho no estado de São Paulo tem área de 100 alqueires, o navio
Berge Stahl tem capacidade para carregar a produção de 45 fazendas de uma só
vez.
Porta-aviões
O USS Enterprise é o primeiro porta-aviões nuclear construído e também o maior navio militar do mundo.
O USS Enterprise é o primeiro porta-aviões nuclear construído e também o maior navio militar do mundo.
Com 342 metros ele transporta, 1 esquadrão F-14, 3
esquadrões F/A-18, 4 aviões EA-6B Prowler, 4 aviões E-2C Hawkeyes, 6 helicópteros
SH-60F e 6 helicópteros HH-60H.
Esse é o mesmo porta-aviões que aparece no filme Top
Gun – Ases Indomáveis, de 1986, com Tom Cruise.
Ancora
do US Enterprise
Muito bom Claudio.
ResponderExcluirGostaria de Ler sobre os mais longivos e os mais luxuosos navios de cruzeiro.
Abraços
Paulo Villaça Filho