sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os maiores navios do mundo


Os maiores navios do mundo

Há 100 anos, na noite de 14 de abril de 1912, o maior navio em atividade em todo o mundo afundou ao norte do oceano Atlântico matando 1503 pessoas.
A tragédia causou um grande impacto na sociedade da época e abalou a confiança que as pessoas tinham na tecnologia. Dizia-se que o transatlântico era inafundável.
Mas ao contrario do que muitos poderiam esperar, o naufrágio do Titanic não serviu como um divisor de águas e a insaciável fome da humanidade pelo tamanho e pelo poder continuou crescendo.
Hoje, os navios são ainda maiores e mais poderosos, transportando milhares de pessoas e mercadorias ao redor do mundo e, em alguns casos, carregando até outros navios.
Conheça a seguir essas embarcações gigantescas e colossais que demonstram a capacidade do homem de sobrepujar os elementos e fazem do Titanic um mero barquinho de papel.

Os maiores navios do mundo em suas categorias.

Super-Petroleiro
Construído em 1976, o super-petroleiro Knock Nevis já foi conhecido por outros nomes como, Jahre Viking, Happy Giant e Seawise Giant, desde a sua construção.
Com seus 458,5 metros ele foi maior navio do mundo e, consequentemente, o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem. 
O peso carregado deste navio e de 564.763 toneladas e tem uma capacidade de carga de 674.297 metros cúbicos ou 4.240.865 barris de petróleo, uma carga que equivale ao valor de 122 milhões de dólares.
Totalmente carregado este navio assenta a 24,5 metros de profundidade no mar, uma profundidade suficientemente grande para impedi-lo de ter acesso a maioria dos principais portos do mundo. A carga de petróleo que normalmente carrega está separada do mar por apenas 3,5 centímetros de aço. O Knock Nevis movimenta-se através de turbinas a vapor e uma hélice de 9 metros de diâmetro que gira a 85 RPM (rotações por minuto) e atinge uma velocidade máxima de 29Km/h.
A partir de 2004, encerrou suas atividades e passou a ser usado apenas como tanque de armazenagem. Em dezembro de 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem.
No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo foi desmontado. Hoje é utilizado como uma plataforma móvel pela indústria petroleira.
Para se ter idéia do tamanho deste navio, veja a comparação abaixo:

Cargueiro
Com 397 metros, o Emma Maersk é o maior navio cargueiro do mundo e o maior navio em atividade da atualidade.
O navio pode transportar mais de 11000 containers de 20 pés, mas especula-se que sua capacidade pode chegar à 15000 containers.
Construído na Dinamarca em 2006, o navio conta com vários recursos para proteger o meio ambiente, entre eles, a pintura de silicone que cobre a parte do casco abaixo da linha da água e é responsável por diminuir o atrito e economizar 1200 toneladas de combustível por ano.
Por ser altamente informatizado o gigante pode ser operado por uma tripulação de apenas 13 pessoas.
O Maior Hélice e Motor Diesel de Navio do Mundo
A hélice será usada nos novos mega-navios de contêineres do grupo dinamarquês Maersk, a maior companhia de transporte marítimo do mundo.
Quem passa fica espantado com a hélice de 131 toneladas e 9.6 metros de diâmetro que espera o seu transporte noturno em Rostock-Warnemuende, na Alemanha.
A hélice, de seis pás, foi construída na Mecklenburger Metallguss GmbH, em Waren, na Alemanha.
Um hélice de seis pás pesando 131 toneladas segue em direção ao estaleiro dinamarquês de Lindø, Odense Steel Shipyard, pertencente ao grupo A.P. Møller Mærsk. Foi concebido para propulsionar o primeiro navio com capacidade para cerca de 12.000 TEU (12 mil contêineres), em construção na doca L-203, e é esperada a sua entrega ainda durante este ano.
Será equipado com um motor 14RT-flex96 Sulzer de 14 cilindros, cuja potência rondará os 120.000 BHP [88.235 kW], o que o permitirá sulcar as águas a 26 nós. Estes novos mega-navios vêm provar que o Grupo Maersk pretende continuar na vanguarda do containershipping, já que durante os últimos 20 anos têm construídos os maiores porta- contêineres antes de qualquer outro armador.
            
  Hélice de 6 pás de 85 toneladas

O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o maior motor Diesel de navio do mundo. É fabricado pela companhia Wartsila-Sulzer, sediada em Helsinque, na Finlândia. Esses motores são usados nos maiores navios de transporte de contêineres do mundo, como o Emma Maersk.


Navio de Cruzeiro
Os navios da classe Oasis contruídos pela Royal Caribbean International são os maiores navios de cruzeiro do mundo.
Dois navios foram encomendados em fevereiro de 2006. O primeiro, batizado Oasis of The Seas, foi entregue em outubro de 2009, o segundo está programado para o final de 2010 e irá se chamar Allure of The Seas.
Com seus 360 metros, a classe Oasis é o maior navio de passageiros do mundo com capacidade para mais de 5400 passageiros. Com o preço em torno de 1,24 bilhão de dólares, o Oasis of The Seas é também o mais caro navio comercial já contruído.
O Oasis of the Seas é um navio de cruzeiros que foi lançado ao mar em 30 de Outubro de 2009, em Turku, na Finlândia.
Pertencente à Royal Caribbean International e construído pela STX Europe, trata-se do primeiro navio da nova Classe Oasis, o maior navio do mundo junto com o seu irmão Allure of the Seas. O navio tem 220 mil toneladas e capacidade para 5,450 viajantes, 16 andares e um parque de vegetação tropical ao ar livre do tamanho de um campo de futebol chamado de Central Park. Outra atração da embarcação será o “Rising Tide”, um bar que se movimentará de cima a baixo pela superfície da embarcação.
          
         







Independence of the Seas: Um paraíso em alto mar
por Mariana
O Independence of the Seas, do operador Royal Caribbean Internacional, foi construído nos estaleiros Turku, na Finlândia, e veio juntar-se aos restantes 20 navios que fazem parte da frota de um dos principais operadores que escala Lisboa e que pertence ao segundo maior grupo de cruzeiros, a Royal Caribbean Cruise Lines.
Com 160.000 toneladas, o Independence of the Seas juntamente com seus ‘irmãos’ Freedom of the Seas e Liberty of the Seas são os maiores navios do mundo em tamanho e capacidade de transporte de passageiros já construído.
Possuindo 18 deks, acomodam 4.370 passageiros por 1.360 tripulantes e com 339 metros de comprimento, 56 de largura, o navio oferece aos seus passageiros as mesmas características dos outros navios da classe Freedom, como o “FlowRider”, a piscina destinada à prática de surf e bodyboard, o complexo aquático H2O Zone, o ringue de patinagem no gelo, a parede de escalada, o ringue de boxe profissional, a Royal Promenade, os dois jacuzzis que saem quatro metros fora do navio e ficam suspensos a 34 metros das ondas do mar, entre outras comodidades.
Todos os quartos internos caracterizam-se por ter banheiros privativos, múltiplas opções de camas, armários, televisões de tela plana, contam com 250 tipos de lençóis e telefone para uso no navio, além de compatibilidade com rede Wi-Fi por todo o navio e total conectividade com a rede de celular.

Transatlântico

     
O maior transatlântico é o RMS Queen Mary 2 que, no ano de sua construção (2003), era o maior navio de passageiros construído.
A diferença entre um transatlântico e um navio de cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares, portanto,o RMS Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo, perdendo apenas o título de maior navio de passageiros.





Navio gaseiro
Navios gaseiros são navios destinados ao transporte de gases liquefeitos.
Também medindo 345 metros o navio gaseiro Mozah é o maior navio de sua classe.
Graneleiro
O graneleiro Berge Stahl, construído em 1986, tem 343 metros de comprimento e um calado (a parte que fica abaixo da superfície) de 23 metros que o impede de navegar no Canal da Mancha, Canal do Panamá ou Canal de Suez.
Devido às suas dimensões, quando está carregado, somente dois portos do mundo são capazes de recebê-lo, Ponta da Madeira, em São Luís , no Maranhão, Brasil, e Europoort,em Roterdã, na Holanda.
O Berge Stahl faz o trajeto Brasil-Holanda cerca de dez vezes por ano, transportando minério de ferro do Brasil para a Europa.
Estrutura:
- Três píeres: um com capacidade de 16 mil toneladas por hora e dois com capacidade de oito mil toneladas por hora.
- Seis silos de estocagem de grãos com capacidade estática de 165 mil toneladas.

Este peso de 165.000 toneladas é a produção de 11.000 hectares ou 4.545 alqueires de milho. Considerando-se que uma fazenda grande produtora de milho no estado de São Paulo tem área de 100 alqueires, o navio Berge Stahl tem capacidade para carregar a produção de 45 fazendas de uma só vez.

Porta-aviões
O USS Enterprise é o primeiro porta-aviões nuclear construído e também o maior navio militar do mundo.
Com 342 metros ele transporta, 1 esquadrão F-14, 3 esquadrões F/A-18, 4 aviões EA-6B Prowler, 4 aviões E-2C Hawkeyes, 6 helicópteros SH-60F e 6 helicópteros HH-60H.
Esse é o mesmo porta-aviões que aparece no filme Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, com Tom Cruise.
Ancora do US Enterprise



Fontes : além das já citadas,    http://www.google.com.br


Um comentário:

  1. Muito bom Claudio.
    Gostaria de Ler sobre os mais longivos e os mais luxuosos navios de cruzeiro.
    Abraços
    Paulo Villaça Filho

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