domingo, 27 de janeiro de 2013

A carne bovina

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina. Em 2012, exportou 1,134 milhões de toneladas e faturou US$5,769 bilhões de dólares.(ABIEC e Sociedade Rural Brasileira). Cerca de 80% deste total foram exportados pelo Porto de Santos.
O Porto de Santos é considerado o maior da América Latina com 13 Km de cais acostável,com uma área de 7.765.100 metros quadrados, profundidades variando entre 5 e 13,5 metros, que comportam 64 embarcações atracadas. 
Os cinco países que mais compraram a carne bovina brasileira foram Russia, China (Hong Kong), Egito, Venezuela e Chile. De acordo com o IBGE o Brasil possui o maior rebanho comercial bovino do mundo com mais de 200 milhões de cabeças. Atualmente o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, e está em segundo lugar no ranking mundial de produtores de carne bovina, perdendo apenas para os Estados Unidos.
De acordo com o levantamento, foram abatidas 45,45 milhões de cabeças de gado ante 42,25 milhões em 2011, um aumento de 7,6%. Os abates brasileiros equivaleram a 19,5% dos abates globais.
Grande parte do crescimento da exportação da carne bovina brasileira tem sido atribuídas a oferta de carne com qualidade e a preços baixos, fatores esses que tornam a carne nacional extremamente competitiva no mercado internacional, principalmente quando comparada com a carne produzida por outros países. O grande atrativo da carne brasileira no Mundo é que ela é proveniente na sua maior parte de bovinos criados a pasto. Nos Estados Unidos e Europa a carne é proveniente de bovinos mantidos em confinamentos, alimentados por grãos e outros nutrientes. Mas o fator mais importante foi o trabalho desenvolvido pelos brasileiros que trabalham no setor produtivo da carne bovina, os pecuaristas, técnicos e institutos de pesquisa da área agronômica e veterinária, frigoríficos e setores de mercado e marketing.
Existem muitas raças de bovinos criadas no Brasil para a produção de carne. As zebuínas, de origem indiana, Nelore, Guzerá e Gir e as taurinas, de origem europeia, como Aberdeen Angus, Hereford, Limousin, Charolais e Marchigiana.
No entanto, duas raças predominam e são responsáveis pelo sucesso da carne brasileira no Exterior:

Nelore

A raça de gado Nelore do Brasil corresponde, na índia Oriental, à raça Ongole. Atualmente, o rebanho Nelore ocupa o primeiro lugar na totalidade do rebanho brasileiro. Devido à sua rusticidade e elevado ganho de peso, tem sido o preferido por muitos criadores. Quando o rebanho zebuíno estava sendo formado no Brasil, o Nelore foi deixado de lado, devido à preferência dada às raças de cor e orelhas grandes.Nos dias de hoje, participa do melhoramento, tanto na formação de um grande número de rebanhos puros, quanto de mestiços com raças  européias.
http://www.zebuparaomundo.com/

A linha de cortes bovinos Seara Natural foi desenvolvida na medida certa para atender consumidores que buscam uma alimentação saudável e rica em benefícios. A carne é proveniente de animais criados exclusivamente em sistema de pastagem, integrantes do Programa Qualidade Nelore Natural - PQNN, obedecendo às condições de bem-estar animal, responsabilidade social e ambiental, o que torna os produtos mais saudáveis e que proporcionam ao consumidor um equilíbrio nutricional.

Aberdeen Angus / Red Angus.
A raça surgiu no nordeste da Escócia, nos municípios de Aberdeen e Angus. Escavações revelaram que bovinos mochos (sem chifre) existiram desde o período pré-histórico. A formação de rebanhos e criação iniciou no final do século XVIII. A raça foi reconhecida formalmente em 1835, com o livro genealógico publicado pela primeira vez em 1862. Os primeiros animais exportados para os EUA e outros países ocorreu em 1878. No Brasil, o registro de entrada da raça deu-se em 1906, por meio do touro Menelik oriundo do Uruguai. Angus são reconhecidos mundialmente como uma raça de excelente carcaça. São amplamente utilizados em cruzamentos para melhorar a qualidade de carcaça e habilidade materna. http://www.cigeneticabovina.com.br/index.php?ref=11.
A carne de Angus é considerada uma das melhores do mundo graças à aptidão da raça em produzir suculência, sabor e qualidade em proporções ideais. A Marfrig é a maior fornecedora desse produto para os principais restaurantes, churrascarias e parrillas do Brasil. 


A Linha Seara Angus oferece ao mercado cortes na medida certa para o consumo dos admiradores de uma carne diferenciada. São cortes especiais, artesanais, provenientes de animais jovens com alimentação balanceada, que fazem parte do Programa Fomento Angus Marfrig. Uma carne com excelente marmoreio que proporciona maior suculência, sabor e maciez, além de garantia de procedência certificada pela Associação Brasileira de Angus (ABA).

O valor nutritivo da carne bovina.
 Uma alimentação saudável deve ser composta de uma variedade de fontes de nutrientes e fibras dietéticas em proporções adequadas. Os nutrientes – proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais – são essenciais para o crescimento e a manutenção dos tecidos e órgãos, enquanto as fibras não são assimiladas pelo organismo humano, não tendo, portanto, valor nutritivo. Porém as fibras são importantes para a saúde, porque absorvem água e facilitam o trânsito intestinal, contribuindo para reduzir a assimilação de lipídios. A carne não contém fibras dietéticas (encontradas nos grãos, frutas e hortaliças) e é praticamente desprovida de carboidratos. Entretanto, é um alimento nutricionalmente denso pela quantidade de proteína completa associada a um baixo conteúdo calórico, ou seja, 15-20g de proteína por 100 kcal em carne magra grelhada. Também constitui uma excelente fonte de lipídios essenciais, vitaminas do complexo B (principalmente a B12) e dos minerais ferro e zinco numa forma altamente assimilável pelo organismo. Apesar de ser um alimento indispensável do ponto de vista nutricional, os especialistas recomendam consumir, no total de todas as carnes – bovina, suína, frango e pescados – entre 150 e 200g por dia da porção muscular cozida ou grelhada, depois de remover a gordura aparente. Pedro Eduardo de Felício - http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/sic/valor-nutritivo-da-carne-5413/ 

Existem vários cortes da carne bovina.
http://postmania.org/conhece-a-deliciosa-carne-de-angus-com-certeza-vai-gostar/ 









http://slcasadecarnes.hospedagemdesites.ws/cortes/cortes-bovinos/

   

No exterior o corte de carne bovina preferido e mais valorizado é o contra filé. No Brasil é a picanha. Existe carne bovina magra e gorda.
Os brasileiros gostam muito da carne bovina. Existem muitas maneiras de prepará-las. Mas o  churrasco é certamente o modo que mais agrada o paladar brasileiro. O segredo de um bom churrasco é a escolha de boas carnes. Contrafilé, alcatra, picanha e costela de boi são as melhores carnes para churrasco, por serem macias e agradarem a maioria das pessoas. Outro fator importante é se ter um bom braseiro para assar as carnes.


Para se fazer um bom churrasco é imprescindível a utilização de boas facas.
Existem verdadeiros artesões da carne. Eles desenvolveram técnicas e preparam cortes especiais maravilhosos, capazes de atender aos paladares mais exigentes. 
São quase duzentos anos de segredos passados de pai para filho. Mais do que um ofício, para nós a carne e seu universo são uma devoção – uma história de amor iniciada em 1830 pelo meu trisavô, o mestre-açougueiro, na velha Hungria. 

De lá para cá, são cinco gerações a fazer desta profissão uma profissão de fé, em que afirmamos nossas crenças, convicções e escolhas. O Brasil tornou-se nossa pátria em 1957, quando desembarcamos do navio francês Provence, em Santos. Além da experiência de mais de 120 anos com carnes, trazíamos na bagagem a coragem típica dos imigrantes e muita vontade de vencer. Desde os primeiros dias, meu pai, László, mestre-açougueiro desde os 18 anos, dedicara-se integralmente a abrir o seu próprio açougue em São Paulo. Felizmente, não demorou. Em 23 de março de 1958, assumíamos nosso primeiro açougue na Rua Manoel Dutra, no bairro do Bixiga, região central de São Paulo. Um dia inesquecível. http://www.wessel.com.br/Wessel/Historia

Marcos Bassi, o mestre das carnes. Exímio no corte, preparo e na arte de servir variados tipos de carne, Bassi mantém movimentado seu Templo da Carne, em São Paulo. O nome não poderia ser mais apropriado. No Templo da Carne, existe um mestre. Não é à toa que Marcos Bassi é reconhecido não só no Brasil. É exímio no preparo, nos cortes e na arte de servir. O açougueiro, como ele se intitula, transformou seu nome em sinônimo de qualidade. Bassi trabalha desde criança e a experiência ao longo dos anos fez dele um artesão das carnes.
Nasceu na capital paulista e desde menino já era determinado.









Nadia Schiavinatto 
http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/colunistas/conteudo.phtml?id=1158873 


Existem ainda os tradicionais açougues. Alguns com ótimo atendimento e alta qualidade do produtos oferecidos. Outros com higiene e qualidade sofrível. Mas para os que gostam de uma carne de qualidade superior, existem boutiques de carne onde podemos encontrar, além de cortes maravilhosos, todos os produtos relacionados com o preparo e culinária da carne, tais como temperos, vinhos, facas, tábuas para corte e outros.


Em Santos, a melhor churrascaria é a Tertulia, na Avenida Bartoleu de Gusmão 187 , Ponta da Praia. Leia e aproveite estas informações do blog. Bom apetite para todos! 

 
 
 



Fontes:
 http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/especiais/exportacoes-de-carne-bovina-conheca-a-situacao-dos-portos-brasileiros-61806/ http://pecuaria.ruralbr.com.br/noticia/2013/01/brasil-foi-responsavel-por-19-5-dos-abates-bovinos-mundiais-em-2012-aponta-usda-4007793.html 
http://receitasesegredos.com.br/segredinhos-cortes-de-carne-bovina/ http://postmania.org/conhece-a-deliciosa-carne-de-angus-com-certeza-vai-gostar/
http://www.cppse.embrapa.br/curso-manejo-alimentar-para-bovinos-de-corte http://www.pimentanoreino.com.br/dicas-para-churrasco/ http://www.ataliba.com.br/cortes.php http://www.papei.com.br/traseiro.html http://nossacarne.com.br/loja/picanha-bassi http://www.brasilnamesa.com.br/tag/cortes-de-carne/ http://blogdochurrasco.wordpress.com/tag/churrasco/ http://www.tocadacotia.com/culinaria/comidas/os-cortes-da-carne-bovina-e-seus-usos
http://www.marcosbassi.com.br/entrada.html http://www.google.com.br 
http://churrascariatertulia.com.br 


Fontes : além das já citadas

















Nenhum comentário:

Postar um comentário