terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O queijo


O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita.Uma famosa lenda conta que o primeiro queijo foi feito acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, abaixo do sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede.
Após um dia inteiro de galopes, o árabe, morto de sede, pegou seu cantil e deparou-se com uma grande surpresa, o leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo.
A transformação deu-se devido ao calor do sol, ao galope do cavalo e ao material do cantil, uma bolsa feita de estômago de carneiro, que ainda continha o coalho, substância que coagula o leite.
O processo de fabricação do queijo até hoje segue o mesmo princípio, é feito através da coagulação do leite pela ação do composto enzimático extraído de um dos estômago dos bovinos.
Queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. O queijo é produzido pela coagulação do leite. Isto é realizado, em uma primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima, a quimosina (coalho ou substitutos) para transformar o leite em "coalhada e soro”. A bactéria precisa e o processamento da coalhada desempenham um papel na definição da textura e sabor da maioria dos queijos. Alguns queijos apresentam também bolores, tanto na superfície externa como no interior.
Existem centenas de tipos de queijos produzidos em todo o mundo. Diferentes estilos e sabores de queijo são o resultado do uso do leite de diferentes mamíferos ou com o acréscimo de diferentes teores de gordura, empregando determinadas espécies de bactérias e bolores, e variando o tempo de envelhecimento e outros tratamentos de transformação. Outros fatores incluem a dieta animal e a adição de agentes aromatizantes tais como ervas, especiarias, ou defumação. A condição de pasteurização do leite pode também afetar o sabor final. O amarelo e o vermelho usados para colorir muitos queijos é o resultado da adição de colorau. Os queijos são consumidos puros ou como ingrediente de pratos diversos. A maioria dos queijos derrete ao serem aquecidos.
Para alguns queijos, o leite é coalhado acrescentando ácidos como o vinagre ou sumo de limão. A maioria dos queijos, no entanto, é acidificada, em menor grau por bactérias, que transformam os açúcares do leite em ácido láctico, seguido pela adição de coalho para completar a coagulação. O coalho é uma mistura de enzimas obtida tradicionalmente a partir do revestimento do estômago de bovinos jovens, mas agora também produzida em laboratório. Em Portugal a coalhação é efetuada predominantemente utilizando a flor do cardo (C. cardunculus spp. flavescens), do gênero Cynara. Atualmente existem alternativas vegetarianas para o coalho; a maioria delas obtida pela fermentação do fungo Mucor miehei.
O queijo é um bom complemento alimentar. É valioso por ser de fácil transporte, ter longa durabilidade e alto teor de gordura, proteína, cálcio e fósforo. O queijo é uma forma mais compacta de nutrição e tem uma validade mais longa que a do leite do qual ele é feito. Os produtores de queijos podem instalar-se próximos ao centro de uma região leiteira e beneficiarem-se do rápido acesso ao leite fresco, dos preços mais baixos do leite e das despesas menores com o transporte. A longa durabilidade do queijo faz com que o produtor possa armazená-lo e vendê-lo quando os preços estiverem altos ou quando necessitar de dinheiro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Queijo


O queijo é um alimento com alto índice de proteínas, minerais e oligoelementos (principalmente cálcio, zinco e potássio), que fazem desta deliciosa especiaria uma rica fonte de vitaminas (A, B2, B9, B12 e D).
Proteínas:
Com digestibilidade próxima a 95%, o queijo possui proteínas que fornecem ao organismo os aminoácidos necessários ao seu desenvolvimento.
Cálcio:
Excelente fonte de cálcio, os queijos também são ótimos para a formação e fortalecimento dos ossos, dentes e cartilagens.
Oligoelementos:
Os queijos são importantes fontes de zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo.
Lipídios:
A cremosidade do queijo é uma qualidade conferida aos lipídios, que possuem em sua composição os ácidos vacênico e rumênico, importantes na prevenção de câncer e aterosclerose.
Existem muitos tipos de queijo.
Queijos originários de muitos países, dos sofisticados aos feitos de forma artesanal. Uma viagem gastronômica para seu paladar.
Creme Camembert President; Brie Presidente Francês; Camembert Cabra Chevre Dor; Chabichou Cabra Paulo Capri; de Cabra Cablanca Holandês; Chevre de Belay Ervas;Emmental Suiço Importação Santa Luzia; Gouda Holandês;Grana Padano;
Melba Santa Luzia sabores variados; Burrata; Palet de Chèvre; Parmegiano Reggiano;Primadona Azul; Primadona Vermelho; Reblochon Serra das Antas; Roquefort M. Grimal; Roquefort Societe; Tipo Feta Paulo Capri; Tipo Feta Casa da Ovelha;Tipo Pecorino Fresco Casa da Ovelha; Tipo Pecorino Maturado 270 dias Casa da Ovelha; Tipo Pecorino Maturado 90 dias Casa da Ovelha; Serra da Estrela; Maasdam Holandês; Gruyère suíço; Old Dutch Marter Holandês; Tilsiter Suíço; Appenzeller Suíço; Manchego Espanhol; Taleggio; Tipo Pont L'evèque Serra das Antas; Tipo Stracchino Serra das Antas;Camembert President; Parmesão Faixa Azul; Rondelé Francês; Provolone Italiano; Cheddar Inglês e muitos outros.

O mais comum e conhecido é o queijo fresco ou queijo mineiro.

Queijo minas ou Queijo branco
Queijo minas frescal ou simplesmente queijo minas é um queijo brasileiro. Segundo o Regulamento Técnico MERCOSUL de Identidade e Qualidade n145/96, "entende-se por Queijo Minas Frescal o queijo fresco obtido por coagulação enzimática do leite com coalho e/ou outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não com ação de bactérias lácticas específicas”.
O leite para a fabricação do Queijo Minas Frescal deve atender: Os padrões de qualidade, conforme o regulamento técnico vigente.
Deve ser de boa qualidade, microbiológica e físico-química. Pode ou não ser padronizado quanto ao seu teor de gordura (porém o queijo pode apresentar uma consistência muito macia e untosa).
O queijo concentra a parte mais nutritiva do leite: proteínas, gorduras e sais minerais. Par fazer 1kg de queijo são necessários, em média, 10 litros de leite: portanto, 100g de queijo contém praticamente a mesma quantidade de nutrientes de 1 litro de leite.
A composição varia conforme o tipo de leite empregado na fabricação. Mas geralmente 100g de queijo contém 30g de proteínas, 31g de gorduras , 0,6g de fósforo (metade na necessidade diária) e mais 1g de cálcio (quase as necessidades diárias do adulto).
Além disso contém vitaminas A e D e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cobre.

Queijo Mussarela
Mussarela é um queijo que é de origem italiana e que é muito conhecido aqui no Brasil. A base de sua receita original é composta por leite de búfala. Esse tipo de queijo é muito consumido e produzido na Itália, sendo assim são mais de trinta e três mil toneladas do queijo produzido por ano.
A mussarela hoje em dia é usada em praticamente todas as cozinhas no mundo todo e por isso a mussarela é feita atualmente com o leite de vaca. Esse tipo de queijo é mais produzido em países como o Brasil.
A mussarela é feita de maneiras diferentes no Brasil, por isso é comum que a sua forma seja diferente e a cor também é em tonalidades diferentes. Em alguns paises como os Estados Unidos é comum que as pessoas o confundam com a pizza cheese, que é um outro tipo de queijo.
Normalmente a ortografia é escrita como mussarela, no entanto aqui no Brasil o dicionário é grafado como muçarela.
Receita do queijo mussarela
Ingredientes
• 4 litros de leite fresco
• 1 ½ colher (chá) de ácido cítrico dissolvido em ¼ xícara de água fria
• ¼ colher (chá) de coalho líquido
• 1 colher (chá) de sal de queijo
Utensílios
• Panela de aço inoxidável
• Termômetro para leite
• Luvas
• Colher
• Tigela para microondas
• Forno de microondas
Modo de preparo:
1 - Coloque o ácido cítrico na água fria para dissolver. Isso leva alguns minutos;
2 - Coloque o leite na panela de aço inoxidável e mexa lentamente. Aqueça o leite até 13 graus (utilize o termômetro para controlar). Depois disso, despeje a solução de ácido cítrico no leite e continue mexendo. Aqueça até 30 graus. Quanto o leite estiver aquecido ele começará a coagular. Lentamente mexa o coalho. Use um movimento para cima e para baixo e mexa por cerca de 30 segundos;
3 - Aumente o fogo e aqueça a 40 graus, deixando a mistura descansar sem mexer. Após cerca de 5 minutos nesta temperatura, a coalhada começará a sair pelos lados da panela. A coalhada deve ser espessa e um pouco brilhante. A parte líquida ou o soro deve ser claro. Quando isto ocorrer, desligue o fogo;
4 - Tire a coalhada do pote com uma colher. Coloque a coalhada em uma tigela para microondas. Pressione suavemente a coalhada com a colher para drenar qualquer soro extra e em seguida tire o soro;
5 - Coloque a coalhada no microondas por um minuto. Em seguida, retire a tigela e escorra o soro restante;
6 - Dobre o queijo usando luvas. O procedimento é semelhante a fazer massa de pão;
7 - Deixe a coalhada no microondas por mais 35 segundos, adicione sal a gosto, bata na massa e dobre novamente. Ponha no microondas pela terceira vez, por mais 35 segundos. Adicione sal a gosto novamente. Amasse novamente até que o queijo esteja liso e elástico.
8 - O queijo está pronto quando esticar como caramelo. Enrole-o em pequenas bolas e coma-as enquanto estiver quente. Se preferir o queijo fresco, coloque rapidamente as bolas em uma tigela com água gelada durante 30 minutos para esfriar rapidamente. Conserve na geladeira até ficar pronto para servir.

Queijo Brie
Os chamados brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta florida, originados da região de Brie, na França.
Fabricados com leite de vaca, o brie tradicional apresenta-se no formato de um cilindro com 35 centímetros de diâmetro por 35 milímetros de altura e com um peso que varia de 2 a 2,5 quilogramas. A sua crosta é branca e macia, formada pelo fungo Penicillium candida.
De sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurados e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias.
Para melhor ser degustado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido e deixado de molho no leite por 90 minutos, maturando seu revestimento e dando um toque suave ao paladar. O acompanhamento sugerido é um bom vinho tinto.

Queijo Camembert
O queijo camembert é um derivado do brie.
Camembert ou camember é o nome de uma variedade de queijo, de pasta mole, originalmente da região da Normandia, no Noroeste da França. Tem alguma semelhança com o Brie, do qual deriva.
Afirma-se que, à época da Revolução Francesa, um certo dia, a família de Marie Harel, que habitava na Normandia, deu abrigo a um padre que estava sendo perseguido. Esse religioso vinha da região de Brie e, como forma de agradecimento aos seus anfitriões pela acolhida e proteção, transmitiu-lhes todo o seu conhecimento sobre a fabricação de queijos.
Surgiu dessa forma, através de uma adaptação da técnica da fabricação do brie, uma nova variedade de queijo, feita da massa mole que não era cozida e nem espremida. Essa nova variedade era mais macia, com um aroma mais delicado e um sabor agradável, levemente terroso.
Com a inauguração da estrada de ferro para Paris, em 1855, essa variedade de queijo ultrapassou as fronteiras da Normandia, alcançando a mesa das monarquias européias e, delas, a de consumidores de todo o mundo.
Outras histórias retratam o queijo camembert como personagem direto na revolução francesa, posto que os fabricantes, geralmente nobres, foram perseguidos e os jacobinos tratavam o queijo como uma iguaria clandestina. A fabricação, então, foi reduzida a poucos pontos da região de Brie, aumentando sua fama e requintando seu sabor.
Queijo de pasta mole, produzido com leite de vaca, apresenta-se com uma fina crosta de bolor penicillium branco, que se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que matura.
O queijo jovem, com cerca de 30 dias de fabricação, apresenta um sabor suave, ligeiramente acidulado, com um "coração" (centro da massa) de textura pouco firme, que se modifica à medida que se aproxima da crosta.
Passados cerca de 45 dias de fabricado, o queijo alcança uma maturidade e uma personalidade, com sabor e aroma mais pronunciados, adquirindo uma textura fina e fundente.

Queijo Gorgonzola
O gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca, originário da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália.
A sua massa é cremosa, tem um sabor agradável e um aroma relativamente intenso.
Neste queijo, assim como em todos os queijos azuis, no processo de maturação, são injetados fungos, que fazem com que tenha veias verde-azuladas e que lhe dão um sabor especial. Neste caso, injeta-se o Penicillium.
Na fabricação industrial atualmente usa-se o processo HTST ("High Temperature Short Time") para pasteurizá-lo. Outro método de pasteurização é o ejetor de vapor.

Queijo Roquefort
Roquefort é o nome de uma variedade de queijo, originalmente francês, produzido com leite de ovelhas.
Esta variedade apresenta massa de consistência cremosa e esfarelada, com casca úmida e sabor acentuado e picante.
No seu fabrico, assim como no das variedades Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos (bolores) na massa, neste caso os do tipo Penicillium, que passa, a seguir, por um processo de maturação de três meses.
São estes fungos que desenvolvem no Roquefort a aparência característica com veios verde-azulados, que lhe dão o sabor especial.
De acordo com o estudo Penicillium roqueforti Final Risk Assessment publicado no site da U.S. Environmental Protection Agency o uso do fungo Penicillium roqueforti na fabricação do Queijo Roquefort é seguro e historicamente não apresenta efeitos relevantes nocivos à saúde.

Queijo Parmigiano Reggiano
O PARMIGIANO REGGIANO, nascido na Província de Reggio Emilia no Século XIV, é um queijo amarelo, de massa dura, textura granular e sabor levemente picante, devido diferente qualidade do leite e maior tempo de maturação, é um pouco mais acentuado que o Grana Padano. Possui DOP (Denominação de Origem Protegida) e é regulamentado pelo "Consorzio del Formaggio Parmigiano-Reggiano". Também é um queijo tipo "Grana".
País de Origem: Itália
Região de Origem: Emília-Romagna
Matéria Prima: Leite de Vaca
Tempo de Cura: 20 a 24 Meses
Conservação: Mantenha Refrigerado entre 3°C e 7°C
Os gregos antigos já consideravam o queijo como um alimento precioso e ele é inclusive citado na literatura do poeta Homero (século 9 ou 8 a.C.).
A partir de sua descoberta, multiplicaram-se os métodos de preparo, até se chegar aos tipos mais elaborados, como o parmesão. A origem do queijo é controversa. O parmesão era conhecido em Parma, na Itália, desde o século 13, mas sua origem pode ter se dado tanto nesta região como na Toscana (centro do país), no século 11.
Hoje o verdadeiro parmesão é fabricado de 15 de abril a 11 de novembro nas províncias de Parma, Bolonha e Mântua, sempre com um longo tempo de maturação, o que lhe dá a consistência dura, a cor dourada e o sabor picante.
Embora seja mais usado em gratinados, o parmesão pode servir de aperitivo - cortado em cubos e acompanhado de cerveja -, ou ainda entrar em recheios e molhos. Na Itália, o termo à parmiggiana se refere a pratos cobertos com parmesão ralado e não com mussarela, como no Brasil.


Queijo Pecorino
O queijo pecorino é o queijo italiano feito de leite de ovelha (pecora significa ovelha em língua italiana). É um queijo duro, compacto, com sabor forte (dependendo do grau de maturação), muitas vezes usado em culinária, ralado. Existem vários tipos de pecorino, um dos mais conhecidos é o pecorino romano, fabricado na região próxima de Roma. Uma outra variedade do pecorino é o casu marzu, que foi tornado ilegal por questões sanitárias (pois possui larvas de mosca-do-queijo em sua produção).
Pecorino é o nome genérico que se dá aos queijos feitos exclusivamente com queijo de ovelha. De origem italiana, tem características específicas dependendo da região e da forma como é produzido (os diferentes tamanhos dos grânulos, o tempo de maturação, o tipo de leite empregado e as misturas de leite). Trata-se de um queijo com boa capacidade de conservação. Há o pecorino fresco, o semicurado, o doce e o pepato (com adicão de pimenta). À medida que o queijo fica mais curado, é usado para ralar. As variações mais famosas são o Pecorino Romano, o Sardo e o Toscano.


QUEIJOS DA SUIÇA
Leopoldo Costa
Nos vales alpinos suiços, a fabricação de queijos tem sido por muitos séculos, uma das principais atividades da população.

O Tilsit é produzido desde 1893, mas não é de origem suiça. É um queijo semiduro de cor amarela clara criado em meados do século XIX, pela família Westphal de ascendência prussiana que estabeleceu no vale do Emmental. A denominação adveio da cidade (Tilsit) que eles fundaram que hoje tem o nome de Sovetsk  e faz parte do território da Rússia. O queijo tem uma textura firme com buracos (olhos) ou fendas. É produzido com leite de vaca pasteurizado e tem teor de gordura entre 30% e 60% com uma casca amarela escura. Frequentemente é aromatizado com cariz (Carum carvi) e com pimenta.

O Gruyère é um queijo duro fabricado com leite de vaca e tem a sua denominação emprestada da cidade de Gruyères, no cantão de Friburgo. Antes de 2001 quando ainda não tinha o certificado de origem controlada houve muita controvérsia se a França poderia usar a mesma denominação para os seus queijos Beaufort e Comté. Tem o sabor adocicado com um toque salgado, que vai modificando-se com o tempo de maturação.
O queijo Emmental ou Emmentaler, que é genericamente conhecido como ‘Queijo Suiço’, teve sua origem no vale do Emme no cantão de Berna. É um queijo amarelo semiduro, com buracos (olhos) e produzido com leite de vaca. Como o nome Emmental não foi protegido, a França, a Alemanha e até a Finlândia produzem queijos Emmentaler. Tem o sabor picante que varia com a maturação que pode ser entre 2 e 14 meses.


O queijo Appenzeller é produzido na região de Appenzell no nordeste da Suiça. Tem a cor de palha, apresenta pequenos buracos e aroma forte de nozes e frutas. Desde o século XIII é produzido com a mesma receita. Depois de pronto, no processo de cura, é aplicada nas peças salmoura condimentada com ervas e vinho o que intensifica o sabor e preserva-o formando uma casca dura. Existem três tipos do queijo: Clássico- (rótulo prata- maturado três ou quatro meses), Surchoix- (rótulo ouro- maturado de quatro a seis meses) e Extra- (rótulo preto- maturado mais de seis meses).

L’Etivaz é um queijo duro, meio cremoso e o seu nome foi tirado da aldeia do mesmo nome localizada a sudoeste dos Alpes suíços, no cantão de Vaud. É bem parecido com o Gruyère e na sua produção e apenas usado o leite das vacas que pastam no verão nas encostas alpinas. O queijo foi criado na década de 1930 por 76 produtores de queijo Gruyère que sentiram prejudicados pela política do governo de relaxar alguns regulamentos e deixar outros fabricantes comprometerem a  sua qualidade. Em 1932 organizaram uma cooperativa e em 1934 construiram uma câmara de maturação climatizada. Cada peça do queijo tem 40 cm a 65 cm de diâmetro com a altura de 10 cm, pesando de 20 kig a 50 kg. Inicialmente apresentava pequenos buracos, mas hoje não tem mais, o que pode ter é uma rachadura horizontal na casca.


Outro queijo suíço famoso é o Sbrinz. A origem provável do nome é a palavra lombarda 'sbrinzo' que significa ‘queijo duro’.É o ‘Caseus Helveticus’, mencionado por Plinio e Columela nos seus livros. É tido como o mais antigo queijo europeu, sendo uma herança dos Celtas e foi primeiramente mencionado em 70 a.C. É um queijo de massa cozida, muito duro, formato cilíndrico pesando entre 25 e 40 kg por peça, com um mínimo de 16 meses de maturação. É muito melhor quando maturado entre 24 e 30 meses. Tem o sabor semelhante ao do Gruyére e por sua consistência é usado ralado na culinária, em substituição ao queijo Parmesão.

O Schabziger ou Sapsago como é chamado nos Estados Unidos, é um queijo produzido exclusivamente no cantão de Glarus, com leite desnatado de vaca (tem apenas 3% de gordura no produto final) e aromatizado com  feno-grego azul (Trigonella caerulea). No século VIII era fabricado  pelos monges de Glarus e a sua receita atual é datada de 1463. O queijo é duro com um forte aroma e sabor. É normalmente embalado em cones de 100 g com a altura de 5 cm.

O queijo Tête de Moine ('cabeça de monge'), fabricado com leite de vaca, foi criado na abadia de Bellelay, no distrito de Moutier, zona montanhosa do Jura no cantão de Berna. Registros de 1292 informam que os queijos dos monges de Bellelay ganharam tanta reputação que eram usados como moeda pelos criadores de gado para pagar os arrendamentos aos senhores feudais. O nome do queijo foi dado pelos soldados da revolução francesa que expulsaram os monges. Cada peça de queijo tem a forma cilíndrica e pesa até 2,5 kg.
http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2011/07/queijos-da-suica.html


Pão de Queijo


De origem da cozinha mineira, o pão de queijo caiu no gosto de todos os brasileiros.
INGREDIENTES
500 g de polvilho azedo
1 copo americano de água
1 copo americano de leite
1 copo americano de óleo
2 ovo
100 g de queijo parmesão ralado
sal a gosto




MODO DE PREPARO
em uma panela ferva a água, leite, óleo e o sal e escalde o polvilho, quando conseguir sove, quando a massa estiver morna acrescente o queijo parmesão e os ovos, amasse novamente
coloque na forma com auxilio de uma colher, ou se preferir modele com cuidado, deixe um espaço entre os pães de queijo, pois ele vai crescer enquanto assa
asse até que eles fiquem dourados



Fontes : além das já citadas



Nenhum comentário:

Postar um comentário