terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Harmonização de Queijos e Vinhos


A região Toscana na Itália
Comecemos com um dos símbolos gastronômicos da Itália, o vinho. A região é uma das produtoras da bebida mais importante do mundo. 









O Chianti, o tinto famoso daquele país, é produzido no entorno de cidades históricas como Florença e Siena.
O vinho é feito a partir da uva Sangiovese, que resulta numa bebida de corpo médio a encorpado, seca e levemente picante. Produzido em Montalcino, o Brunello é outro vinho tradicional da região.
Queijos e vinhos: símbolos da gastronomia local
Difícil pensar em vinhos sem pensar em queijos. Na Toscana, é possível provar um delicioso queijo pecorino, feito a partir do leite de ovelha. Uma dica: ele é mais cremoso no outono e no inverno, quando as ovelhas se alimentam de grama, em vez de feno. O queijo é usado no preparo de massas, risoto e até saladas.
A Toscana também é conhecida por seus azeites extra virgens, produzidos a partir de azeitonas que são colhidas entre novembro e dezembro e imediatamente espremidas. É possivelmente com este azeite que será preparada a bisteca Fiorentina, um grande e macio filé grelhado popular nesta região italiana.

A harmonização de queijos e vinhos é um dos grandes trunfos da gastronomia. Existem muitas maneiras e gostos. As dicas:








GRUYÈRE: De sabor levemente adocicado, o Gruyère possui textura deliciosamente macia, sendo ótimo para pratos gratinados, suflês de queijo e fondue.
Dica de vinho: tinto jovem de uva Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec.
PROVOLONE: Um dos mais famosos queijos do mundo, tem como diferenciais o sabor e o aroma levemente defumados. Ótimo para aperitivos e tábua de queijos ou  temperado com azeite extravirgem e ervas.


Dica de vinho: tinto de uva Syrah











GOUDA: Produzido inicialmente no século VI, possui pequenos furos, textura amanteigada e sabor doce e frutado que se acentua com o passar do tempo. Um excelente queijo para rechear tortas, quiches e sanduíches.


Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Carbenet Sauvignon










EMMENTHAL: Criado em 1923, caracteriza-se pelo sabor adocicado, pequenos furos, fundo levemente picante. Tradicional ingrediente de fondue, o Emmenthal é excelente também para tábuas de queijos e sopas.








Dica de vinho: tinto de uva Merlot ou Carbernet Sauvignon.








EDAM: Queijo de sabor suave e frutado, o Edam é deliciosamente amanteigado, enquanto sua massa é revestida com uma cera vermelha ou preta. Indicado como aperitivo em tábuas de queijos ou em cubinhos nas saladas.






Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Syrah.












MAASDAM: De textura macia, com furos espalhados pela massa, possui um sabor levemente adocicado e amanteigado. Excelente queijo para suflês, tortas e aperitivos.







Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Merlot.











PRATO ESFÉRICO: Criado por dinamarqueses que imigraram para o Brasil, é um queijo prato feito a partir de um jeito suíço, com sabor suave e adocicado. É indicado para ser consumido puro ou em lanches e sanduíches, sendo também indispensável na tábua de queijos.




Dica de vinho: branco frutado.











REINO: Criado a partir da receita do queijo holandês Edam, é tradicionalmente embalado em latas que conservam seu sabor levemente picante e textura firme. O Reino fica delicioso com frutas em calda e no tradicional Romeu e Julieta.


Dica de Vinho: tinto encorpado de uva Tannat ou Carménère.











BRIE: Criado há mais de 900 anos, possui uma casca branca aveludada que torna seu sabor característico. Apresenta textura delicada, interior macio e uma cremosidade inigualável. Ideal para saladas de folhas verdes e em tábuas de queijos.


Dica de vinho: tinto de uva Cabernet Sauvignon.









CAMEMBERT: Originado em 1791, o Camembert possui uma casca branca e aveludade com textura macia. Seu sabor (suave quando jovem, mais acentuado e cremoso com o tempo) é delicado com leve toque de avelãs. Fica perfeito com geleia de frutas vermelhas ou frutas exóticas.



Dica de vinho: tinto de uva Syrah.









GORGONZOLA: Este queijo possui veias azuladas que resultam em um sabor picante, textura quebradiça e aroma acentuado. É, por excelência, um queijo ideal para aperitivos, molhos, para saladas, massas e risotos.



Dica de vinho: branco doce como Porto, Tokay ou Sauternes.








PARMESÃO: Queijo de textura granulosa, aroma delicioso, sabor robusto e levemente picante, é indispensável em tábuas de queijos, risotos e saladas.





Dica de vinho: tinto de uva Cabernet Sauvignon ou Syrah.










QUEIJO DE CABRA: Queijo de sabor marcante, ligeiramente picante e aroma de ervas, apresenta uma pasta branca em seu interior. Ideal para incrementar saladas de folhas verdes com frutas secas.




Dica de vinho: branco seco de uva Sauvignon Blanc.




Noite de Queijos e Vinhos
Nada melhor que promover um encontro entre amigos, com beleza e elegância. Uma noite de Queijos e Vinhos é ideal para aproximar as pessoas em um ambiente harmonioso e aconchegante. Tanto para receber grupos pequenos e íntimos como para grupos maiores, é uma festa deliciosa. Acima de tudo, divirta-se!
Afinal... “Os vinhos e queijos não foram feitos para serem bebidos e comidos simplesmente, mas para serem entendidos e degustados.”
Tábuas
As tábuas de queijos são as estrelas da noite, portanto, a parte mais importante está na apresentação com originalidade e na montagem, agrupando as cores e acentuando os contrastes. A possibilidade de combinações é ilimitada.
O ideal é usar uma taboa de madeira onde podem ser colocados vários tipos de queijo. Para comer, nada de garfo e faca. O queijo deverá ser cortado em pedaços pequenos, colocado com a mão junto com pedacinhos de pão e levados à boca desta forma.
Como Calcular a Quantidade por Pessoa
A quantidade de queijo pode ser de 150 g para mulheres e 200 g para homens. Pode arriscar com 300 gramas por pessoa, se forem muitos tipos de queijos, vocês poderão se exceder e vão querer provar de muito mais qualidades devido aos sabores diversos.
Os pães podem ser 150 gramas por pessoa descontando as torradas e pães mais durinhos.
Apresentação da Mesa
O ideal é usar várias tábuas de madeira, colocando os queijos de sabor mais forte numa delas, os de sabor médio em outra e na terceira os mais suaves. Isto facilita os principiantes.
Os queijos devem estar de preferência inteiros ou em pedaços grandes, sem encostar uns nos outros.
A mesa deve estar como para jantar americano, mas só usando pratinhos, garfinhos e faquinhas de sobremesa. Você não vai usar os garfos senão para retirar os pedaços de queijos das tábuas para seu pratinho, ou mesmo, às vezes, para espetar o pão das cestinhas para o seu prato.
Arrume também os copos de vinho branco, tinto e as taças ou flutes para champanhe. Essas poderão ser usadas com vinho rose.
Espalhe também guardanapos, saleiros e moinhos pequenos para pimentas em grão, que fazem parte da arrumação.
Coloque bolinhas de manteiga sem sal em alguns pratinhos.
As facas de servir os queijos não devem ser usadas em pastas. O ideal é colocar uma faca perto de cada qualidade de queijo e assim os comensais usarão uma faquinha só em cada um.
Para valorizar sua mesa use frutas, elas dão um toque especial junto aos queijos. Escolha as frutas da estação como maçã, pera, uva branca e rosada. As frutas secas como damascos também são ideais. Já as frutas cítricas devem ser esquecidas porque podem alterar o sabor e aroma dos vinhos.
O pão é primordial, sua apresentação deve ser em tipos variados e colocados em cestos de vime. Escolha os pães sem temperos. Use e abuse de: baguette, italiano, preto, integral, centeio, francês, caseiro de diversos sabores e sueco.
As torradas são ótimas para acompanhar os queijos cremosos.
Detalhes para sua festa ser inesquecível
Retire os queijos da geladeira uma ou duas horas antes de servi-los para que recuperem a textura e o sabor. Isso evita o “esfarelamento” na hora do corte. Os queijos frescos devem ser retirados na hora.
Coloque uma faca própria para cada tipo de queijo para não misturar os sabores. Para cortar queijos de massa mole, prefira faca de lâmina estreita, para que a superfície de contato seja a menor possível.
Para que todas as frações obtidas com cortes saiam bonitas e proporcionais ao tamanho original do queijo, é necessário iniciar a operação de corte, dividindo o queijo sempre ao meio e, a cada pedaço, sempre ao meio, sucessivamente.


Queijos de massa semi-cozida acondicionados a vácuo não possuem casca e devem ser assim consumidos como se apresentam (Estepe, Prato, Mussarela, Prato Esférico, Minas Padrão etc). A coloração vermelha na casca dos queijos dos tipos Gouda, Esférico e Reino, é uma tradição desde os primórdios das suas fabricações. A coloração é obtida aplicando em sua casca corante natural de Carmim de Cochonilha, produto natural e atóxico, podendo ser ingerido com a massa do queijo.
Queijos de mofo branco (Brie e Camembert) podem e devem ser consumidos com a casca.
Queijos de casca dura exigem a remoção da casca, o que pode ser feito a partir da fração básica.
Pães são ótimos acompanhamentos tanto para os queijos quanto para os vinhos, mas evite os temperados com alho ou qualquer outra iguaria de sabor acentuado, pois interferem no sabor dos queijos e dos vinhos. Os mais apropriados são mini banguete, centeio preto, pão italiano e francês. Não esqueça as torradas, para acompanhar os queijos cremosos.
A escolha dos complementos tem suas razões. Por serem neutros, os pães preparam a boca para saborear diferentes tipos de vinho. Já as frutas frescas como a maçã, uva e morango, bem como as secas (damasco, figo e amêndoa) embelezam a mesa e multiplicam as sensações no paladar.
Os frios combinam muito bem com vinhos e é uma opção a mais de variedade em sua mesa. Prefira os patês clássicos, evite pastas carregadas no sal ou condimentos.
O azeite Extra Virgem não pode faltar, de preferência dois ou três tipos diferentes.
Os guardanapos, talheres, pratos e copos apropriados dos diversos vinhos devem ser arrumados à parte em um canto da mesa ou bancada auxiliar.
Se quiser agregar valor a sua festa, coloque bandeirinhas indicado os países de origem de cada queijo.
Harmonizar o ambiente com o que você serve à mesa é uma arte. No caso de um "queijos e vinhos", o evento "pede" uma ambientação mais aconchegante. Baixe um pouco a luz da casa e valorize o ambiente usando algumas velas. O toque final pode ser dado com um arranjo de flores naturais.
Alguns queijos são tão fortes que nem os vinhos mais encorpados chegam à sua altura, e outros são tão neutros que ressaltam a acidez do vinho.
O estado do queijo na hora de servir, assim como seu corte e variedade, conta bastante no que diz respeito à harmonização. Unir queijos e vinhos de uma mesma região continua sendo uma aposta segura, embora a matéria gordurosa do queijo possa ser também um quesito relevante, assim como a acidez, os taninos e os açúcares do vinho em questão, que irão acompanhá-lo.
Respeitar as diversidades e aromas
Varie entre três e oito a quantidade de queijos para equilibrar os sabores. Entretanto, combinar queijos e vinhos requer alguns cuidados, pois o sabor de um não pode anular o do outro e sim melhorar. É fundamental conseguir aliança de forma que ambos, vinhos e queijos, se completem e realcem mutualmente suas virtudes.
Queijos picantes pedem vinhos ligeiros e refrescantes.
Queijos intensos de sabor amanteigado pedem vinhos tintos nobres, maduros e encorpados.
Queijos gordos harmonizam bem com vinhos com certa acidez frutada e taninos rigorosos para limpar a boca.
Queijos lácteos suaves devem ser acompanhados com vinhos plenos e aveludados.
Explicando melhor
Sauvignon Blanc, Riesling e Alvarinho (brancos leves e ácidos): Os vinhos dessas uvas terão bom relacionamento com queijos mais leves, especialmente as versões frescas (um queijo de cabra é perfeito). Outras boas pedidas são a ricota e a mozzarella de búfala. Experimente ainda os mais gordurosos como os tipos gouda e estepe, que, em geral, vão  melhorar o sabor dos vinhos dessas castas.
Chardonnay, Gewürztraminer, Pinot Grigio e Chenin Blanc, (brancos mais encorpados): Esses vinhos são aqueles cheios de classe e, sobretudo personalidade. Para tanto precisam casar com queijos de paladar acentuado, a exemplo do brie, camembert e cheddar.
Shiraz, Chianti e Barolo: Os vinhos robustos elaborados com essas uvas pedem queijos duros e de aroma forte, como parmesão e pecorino.
Adocicados, os queijos gruyère e emmental combinam com os tintos Bardolino e Barbera.
Com menos tanino (a substância responsável pela sensação de adstringência na boca), os vinhos derivados da uva Pinot Noir acompanham com maestria o edam e o estepe.
Vinhos do Porto: Queijos como gorgonzola, roquefort e camembert fazem bonito junto a um vinho do Porto Ruby (tinto de sabor intenso) ou a um Porto Tawny (com aroma de madeira).
Vinhos de sobremesa adocicados fazem sucesso quando associados aos queijos de pasta azul, como roquefort e stilton. No caso, os contrastes valorizam a mistura e equilibram as texturas, pois o salgado de um se contrapõe ao doce do outro, e a acidez da bebida evidencia a cremosidade dos queijos.
Sugestões de Harmonizações
Brie: Atílio Avena Roble chardonnay, Palácio Lisboa tinto
De cabra: Feitoria Douro branco, Araucal chardonnay
Camembert: Evel Douro branco, Herdade da Farizoa Seleção do Enólogo tinto
Gorgonzola e outros queijos azuis suaves: Vinho do Porto Real Cia Velha Fundador Tawny, La Cacciatora Nero d' Avola Sicília
Gruyère: Millaman Limited Reserve chardonnay, Santa Angelica Gran reserva carmenère
Tipo Holandês: Taurino Gran reserva cabernet sauvgnon, Pacheco Pereda Blend reserva
Manchego Curado: Atílio Avena Gran Reserva Barlét II tinto, Altum merlot
Manchego Leve: Viñestral Rioja tinto, Pinilla tempranillo
Munster: Pacheco Pereda chenin-chardonnay, Tapada dos Monges branco 
Parmesão: Unuzual zinfandel, Taurino Limited Edition tinto
Roquefort e outros queijos azuis fortes: Vinho do Porto Real Cia velha branco Malvasia, Moscatel de Setúbal
Queijos da Serra ou de Serpa: Quinta da Coelheira D.O.C do Tejo, Herdade da Farizoa Reserva
Nenhuma recomendação acima pode se tornar uma regra, mas as proposições são associações clássicas entre estilos de vinhos e queijos a fim de facilitar a escolha. No entanto, você pode harmonizar queijos e vinhos em função do gosto pessoal, do horário do evento, assim como o clima da região.


Em Santos os melhores lugares para você comprar queijos e vinhos são :

O Porãozinho
Antes de tudo agradecemos, que permitam-nos um instante de seu precioso tempo.
Há mais de 50 anos, os fundadores da J.A.S CARDOSO & CIA LTDA, saíram de Portugal e atravessaram oceano atrás de um sonho. Assim como milhares de imigrantes Portugueses, Italianos, Espanhóis, Alemães, dentre outras grandes nacionalidades.
O Brasil os recebeu de braços abertos. Foram mais de 50 anos de luta, onde geração após geração, a J.A.S CARDOSO & CIA LTDA compreendeu que teria a missão de importar, através das mesmas trilhas seguidas por levas e levas de imigrantes, os melhores e mais sofisticados produtos de cada País, e assim nasceu um sonho.
Os produtos importados por nossa empresa são escolhidos com grande rigor. A cada produto é estabelecido um altíssimo padrão de qualidade internacional. Isto garante a satisfação tanto de quem compra como de quem recebe de presente um de nossos produtos.
J.A.S. CARDOSO & CIA LTDA. - Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 258
Vila Belmiro - Santos - SP - Fone: (13) 3233-5249 / 3235-2561      

A Casa Santa Marta
Nesses 5 anos de atividade,  a Casa Santa Marta acrescentou requinte à gastronomia santista e virou sinônimo de qualidade.
A preocupação em servir sempre o melhor vem desde os primeiros passos do projeto até o treinamento dos nossos colaboradores. Contamos com uma linha de produtos e serviços Premium, porque acreditamos que são os pequenos detalhes que transformam simples momentos em lembranças inesquecíveis.
De um pequeno ingrediente a um maravilhoso vinho, cada detalhe é fundamental para os amantes da boa cozinha. Damos a mesma importância a cada item, acreditamos que a sofisticação nasce da mistura entre a variedade e o bom gosto.
A nossa casa convida você a desvendar os segredos da culinária dos quatro cantos do mundo e viajar por esse instigante universo da gastronomia.
Venha nos visitar, à Av. Washington Luís nº 500, no bairro do Gonzaga, em Santos (SP), todos os dias das 6h às 0h. E agora também à Rua Augusto Severo, 25, no Centro Histórico de Santos, de segunda à sexta das 7h às 20h e aos sábados das 8h às 15h.
A Casa Santa Marta promove eventos especiais.
NOITE DOS NAMORADOS
Com certeza quem você ama vai adorar o jantar especial oferecido pela Casa Santa Marta na Noite dos Namorados. São dois tipos de Massas com três tipos de Molhos, Risoto com Queijo Brie e Damasco, Filé Mignon com Aspargos, Salmão ao Molho de Ervas, além do tradicional Buffet de Sopas e Antepastos. Sirva-se à vontade no Buffet e ofertamos um brinde com uma taça de espumante. Somente na noite deste dia 12 de Junho por R$ 54,00 por pessoa.

Empório Maria Luiza
O Empório Maria Luiza traz a Santos toda a sofisticação e aconchego das casas do ramo, que são referência nas grandes capitais. Mas isso com preços que cabem no bolso. O forte da casa sem dúvida é o setor de frutas, verduras e legumes, vinhos, queijos e carnes com cortes especiais. Entre os destaques, dois setores de produtos a granel. O de doces e biscoitos, onde são oferecidos 50 tipos diferentes de produtos e o de grãos e farelos.
Faça uma visita e deguste o café Santo Grão, na aconchegante cafeteria da Casa.
Av. General San Martin, 188
Ponta da Praia - Santos - SP
Tel.: (13) 3321-6193

Empório Villa Borghese
O Empório Villa Borghese foi fundado em 14 de dezembro de 1996. O nosso objetivo é oferecer um atendimento personalizado em instalações confortáveis e produtos de alta qualidade nacionais e importados. Destacamos a adega climatizada com vinhos das melhores regiões vinícolas do mundo, o setor de hortifruti com frutas e verduras sempre fresquinhas e a padaria. Em nossas prateleiras, os clientes encontram geléias, cafés, chás, patês, mostardas, pastas e molhos italianos, os melhores azeites, acetos e vinagres. Temos também diversos tipos de frutas secas, castanhas, frios e queijos como o Ementhal, Gruyere, Grana Padano, Estepe, Gouda, Camenbert, Brie, Gorgonzola e Roquefort. Produtos congelados, carnes, peixes, frutos do mar, as famosas massas, risotos e molhos da La Vera Pasta. Para a sua sobremesa você pode escolher um chocolate suíço, uma barra de marzipan, uma das inúmeras tortas e bolos da Miroane ou um sorvete Haagen Dazs.
No Villa Borghese você encontra produtos para o seu dia a dia ou momentos especias em um ambiente agradável, climatizado e com música ambiente. A loja é compacta e sempre tem alguém disposto a auxiliá-lo, seja para encontrar um produto ou assessorá-lo na escolha de um vinho. Você pode
solicitar que sua compra seja entregue em sua casa ou se preferir você pode utilizar o nosso delivery ou ainda fazer o seu pedido pela Internet. Tudo pensando em seu conforto.
Nos orgulhamos do nosso pioneirismo em Santos em lojas como a do padrão do Villa Borghese e queremos cada vez mais oferecer aos nossos clientes as delícias do mundo com o melhor atendimento.




Fontes : além das já citadas







Nenhum comentário:

Postar um comentário