sábado, 23 de fevereiro de 2013

Conhecendo a Alemanha (1)


Continuando a nossa viagem pelo país germânico, vamos conhecer mais quatro regiões e cidades importantes da Alemanha.
Frankfurt am Main ou Frankfurt do Main ou Francoforte do Meno, mais conhecida simplesmente como Frankfurt ou Francoforte, é a maior cidade do estado alemão de Hesse e a quinta maior cidade da Alemanha, com uma população de aproximadamente 700.000 habitantes em 2012. Sua área urbana tinha uma população estimada de 2,3 milhões de habitantes em 2010. A cidade está no centro da Região metropolitana Reno-Meno que tem uma população de 5,6 milhões de habitantes e é a segunda maior região metropolitana da Alemanha. Desde a expansão da União Europeia de 2007, o centro geográfico da União encontra-se a 40 km a leste de Frankfurt.
Frankfurt é o centro financeiro e de transporte da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental. Em Frankfurt estão localizadas sedes de importantes instituições como a do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão e da Bolsa de Valores de Frankfurt, bem como vários grandes bancos comerciais, como por exemplo o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank. Nos transportes a cidade se destaca em âmbito mundial: o Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados de todo o mundo; a Estação Central de Frankfurt é um dos maiores terminais de trens da Europa; e a Frankfurter Kreuz é um dos trevos rodoviários mais utilizados na Europa. Ao mesmo tempo, a DE-CIX possui o maior tráfico de ponto de troca de internet do mundo.
Frankfurt é a única cidade alemã listada como uma das dez cidades globais alfa do mundo. Frankfurt fica na Antiga Zona de Ocupação Americana na Alemanha e era antigamente a cidade sede do Exército dos Estados Unidos na Alemanha. Em 2011, a companhia Mercer apontou Frankfurt como a 7º cidade em qualidade de vida do mundo. De acordo com a pesquisa de custo de vida do The Economist, Frankfurt é a cidade alemã mais cara e a 10ª cidade mais cara do mundo.
Frankfurt am Main atualmente conta com mais de 670 mil de habitantes no município e cerca de cinco milhões em toda a área metropolitana que é a segunda maior região metropolitana da Alemanha, ficando atrás apenas da Região do Ruhr. É constituída de imensos arranha-céus e construções modernas, como o Commerzbank Tower e o MesseTurm que são os dois maiores arranha-céus comerciais da Europa e os segundo e terceiro arranha-céus da Europa respectivamente . Entretanto, o passado sempre entra em contraste com o futuro.
Frankfurt am Main é o mais importante centro financeiro da Europa Continental e o segundo mais importante da mesma depois de Londres, sendo uma das regiões economicamente mais ativas da União Europeia. Em Frankfurt am Main estão representados mais de três centenas de bancos nacionais e internacionais. Entre outros, o Banco Central Europeu e o Deutsche Bank têm a sua sede em Frankfurt. A Bolsa de valores de Frankfurt é a maior bolsa de valores da Alemanha e quarta maior do mundo.
Frankfurt am Main possui a terceira maior área de exposição do mundo onde realizam-se anualmente mais de 50 feiras e exposições, entre elas a Internationale Automobil-Ausstellung (feira internacional da indústria automobilística) e a Feira do Livro de Frankfurt.

A rua Zeil, uma das ruas principais da cidade, apresenta o volume de negócios mais forte da Alemanha.
Skyline de Frankfurt visto do sul.
Frankfurt Hauptbahnhof (Estação central).






                       
                     
                         mapa de Frankfurt


                                                    
   


O Aeroporto Internacional de Frankfurt, base principal da Lufthansa, é o maior da Alemanha e um dos maiores da Europa em número de passageiros.









A cidade dispõe de um sistema de transporte público urbano e suburbano.
A exploração da rede de metro é efetuada pela Metro de Frankfurt e a rede ferroviária suburbana pela S-Bahn Reno-Meno. 

As principais estações são: Frankfurt Hauptbahnhof (a estação central da cidade) e Frankfurt (Main) Flughafen Fernbahnhof, a estação do Aeroporto Internacional de Frankfurt. Frankfurt am Main e a sua área metropolitana são atravessadas por inúmeras auto-estradas.






Entre outros, os jornais Frankfurter Allgemeine Zeitung e Frankfurter Rundschau estão sediados em Frankfurt am Main.


Alte Oper, Antiga Ópera.

Frankfurt am Main é a cidade natal de Goethe, de Anne Frank e da Escola de Frankfurt, sendo um centro cultural de reputação nacional e internacional. Cerca de 60 museus e galerias de exposição encontram-se nas proximidades ou em local central da cidade. Frankfurt am Main é uma das sedes da Biblioteca Nacional da Alemanha.
A Federação Alemã de Futebol está sediada em Frankfurt. O principal clube de futebol da cidade é o Eintracht Frankfurt que disputa a Bundesliga. O Fußballsportverein Frankfurt 1899 disputa a Segunda Divisão da Bundesliga.
O estádio Commerzbank-Arena abrigou alguns dos jogos da Copa das Confederações 2005 e da Copa do Mundo de 2006.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frankfurt_am_Main



A Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo (em alemão: Freie und Hansestadt Hamburg, ou apenas Hamburg é uma cidade-estado (Stadtstaat) localizada no norte da Alemanha, nas margens do Rio Elba. Em 31 de dezembro de 2004, possuía     1 734 830 habitantes sobre 755,33 km², o que a faz a segunda maior do país e a oitava da União Europeia. A "Região Metropolitana de Hamburgo" tinha em 1997 4 014 800 habitantes. O porto é um dos maiores do mundo e, segundo estimativas, ultrapassará Rotterdam como o principal da Europa. A cidade é também um centro industrial de grande importância. Situa-se entre os estados (Bundesländer) de Schleswig-Holstein e Baixa Saxônia.
Além de cidade-estado (Stadtstaat), cidade com estatuto de estado, Hamburgo é também uma cidade independente (Kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).
Mapa de Hamburgo em 1800.
O primeiro mandato da atual cidade está em Cláudio Ptolomeu relatórios Treva. Hamburgo foi assim denominada devido à primeira construção permanente no local, um castelo construído por ordem do Imperador Carlos Magno no ano 808. O castelo foi construído em um leito rochoso no pântano entre os rios Alster e Elba como defesa contra incursões eslavas. O castelo foi denominado Hammaburg, onde "burg" significa "castelo". 
A palavra "Hamma" é de origem incerta, no alto-alemão antigo hamma significa tanto “ângulo” quanto “pastagem". O ângulo podia se referir a um pedaço de terra ou a uma curva do rio. Entretanto, a língua ali falada possivelmente era o alto-alemão antigo, pois o baixo-saxão foi ali falado posteriormente. Outras teorias sustentam que o castelo recebeu o nome da vizinha floresta de Hamma, ou da vila de Hamm, posteriormente incorporada à cidade. Hamm como nome de localidade é comum em alemão, porém o seu significado preciso é igualmente incerto.
Em 834 Hamburgo foi designada sede de um bispado, cujo primeiro bispo, Ansgar, tornou-se conhecido como o Apóstolo do Norte. Em 845 uma frota de 600 navios vikings subiu o rio Elba e destruiu Hamburgo, na época um povoado de cerca de 500 habitantes. Dois anos depois, Hamburgo foi unida ao Arcebispado de Bremen como Bispado de Hamburgo-Bremen.
Em 983, a cidade foi destruída pelo Rei Mstivoj de Obodrites. Em 1030, a cidade foi incendiada pelo Rei Mieszko II Lambert da Polônia. Depois de outros ataques em 1066 e 1072 o Bispado mudou-se definitivamente para Bremen. Hamburgo sofreu vários incêndios de grande porte, principalmente os de 1284 e 1842.
Uma carta de 1189 do Rei Frederico I, o "Barba Ruiva" deu a Hamburgo o status de Cidade Livre Imperial e acesso livre de impostos do baixo Elba até o Mar do Norte. Esta carta, assim como a proximidade da cidade em relação às principais rotas de comércio dos mares do Norte e do Báltico, rapidamente tornaram-na um importante porto do norte da Europa. Sua aliança com Lübeck em 1241 marca o surgimento da liga de cidades comerciais conhecida como Liga Hanseática.
Em 1529 a cidade adotou o Luteranismo, e Hamburgo logo recebeu refugiados protestantes dos Países Baixos e da França. Hamburgo estava na época sob soberania dinamarquesa, ainda que pertencendo ao Sacro Império Germânico como Cidade Livre Imperial.
Anexada durante curto período por Napoleão I (1810–14), Hamburgo sofreu consideravelmente durante sua última campanha na Alemanha, porém conseguiu unir forças para lutar contra ele, a Milícia dos Cidadãos de Hamburgo e a Legião Hanseática. A cidade foi sitiada por mais de um ano por forças aliadas (principalmente russas, suecas e alemãs). As forças russas, sob o comando do general Bennigsen finalmente libertaram a cidade em 1814. Durante a primeira metade do século XIX surgiu, principalmente na poesia  uma deusa padroeira com o nome latino de Hamburgo, Hammonia. 
Harmonia tornou-se o símbolo do espírito da cidade nesta época.
Área central de Hamburgo Jungfernstieg junto ao rio Alster, em 1900.
Em 1842, cerca de 1/4 da cidade foi destruída por um grande incêndio, que se iniciou na noite de 4 de maio e só foi extinto a 8 de maio daquele ano. O incêndio destruiu três igrejas, a prefeitura, e inúmeros outros prédios. Morreram 51 pessoas, e cerca de 20 000 ficaram desabrigadas. A reconstrução da cidade demorou mais de 40 anos.
Hamburgo experimentou seu mais rápido crescimento durante a segunda metade do século XIX quando a população mais do que quadruplicou, chegando aos 800 mil habitantes, à medida que o comércio marítimo transformou-a no terceiro maior porto da Europa.
Tendo Albert Ballin como seu diretor, a empresa Hamburg-America se tornou a maior empresa de navios transatlânticos do mundo na virada do século, e Hamburgo também se tornou sede de empresas que faziam linhas para a América do Sul, África, Índia e Extremo Oriente. Hamburgo tornou-se uma metrópole cosmopolita baseada no comércio mundial. 
Era também o porto para a maioria dos alemães e europeus do leste que emigravam para o Novo Mundo, e se tornou lar de comunidades comerciais de todo o mundo (como uma pequena Chinatown em Altona, Hamburg).
Em 1903, surgiu ali o primeiro clube no mundo dedicado ao naturismo, o Freilichtpark, aberto por Paul Zimmermann. Estava situado junto a um lago no sul da cidade formado pelo rio Alster, junto a uma praia fluvial.
Em 1938 os limites da cidade foram ampliados com o Groß-Hamburg-Gesetz ou Ato da Grande Hamburgo, que incorporou Wandsbek, Harburg, Wilhelmsburg e Altona ao seu perímetro.
Durante a Segunda Guerra Mundial Hamburgo sofreu uma série de bombardeios devastadores, que mataram 42 000 civis. Por causa disto, e devido às novas diretrizes do zoneamento urbano da década de 1960, o centro da cidade perdeu muito de sua antiga arquitetura. De 1938 a 1945 um campo de concentração nazista foi estabelecido no distrito de Neuengamme. Alguns de seus prédios foram preservados, e o local hoje serve de memorial.
Após a Segunda Guerra Mundial a Alemanha perdeu as suas colônias e Hamburgo perdeu muitas de suas rotas comerciais. A Cortina de Ferro — apenas 50 km a leste da cidade — separou-a de muitas de suas rotas de acesso por terra, e assim reduziu seu comércio total. A 16 de fevereiro de 1962 uma severa tempestade no Mar do Norte causou uma rápida elevação do leito do Elba, inundando 1/5 da cidade e matando mais de 300 pessoas.
Após a reunificação alemã em 1990 e o acesso de alguns países do Báltico e do Leste Europeu à União Europeia em 2004, o porto de Hamburgo e a cidade passaram a ambicionar o retorno ao seu antigo prestígio, como o maior porto de águas profundas da região para navios transportadores de contentores, e o principal centro de comércio da região.
Hamburgo localiza-se no ponto mais ao sul da Península da Jutlândia, diretamente entre a Europa continental ao sul, a Escandinávia ao norte, o Mar do Norte a oeste e o Mar Báltico a leste. Hamburgo fica no ponto onde o rio Elba encontra os rios Alster e Bille. A área central da cidade situa-se em volta do ‘’Binnenalster’’ ("Alster interior") e o ‘’Außenalster’’ ("Alster exterior") sendo ambos lagos formados pelo rio Alster. A ilha de Neuwerk e duas outras ilhas no Mar do Norte também fazem parte de Hamburgo, e formam o Parque Nacional Marítimo Hamburgo Wadden.
No distrito de Neugraben-Fischbek está o ponto mais alto de Hamburgo, o Hasselbrack, de 116,2 metros.
Quarteirão Neustadt.

















O Speicherstadt à noite.


Hamburgo tem importantes exemplos de arquitetura em prédios de variados estilos. Há apenas uns poucos arranha-céus. Igrejas como a de São Nicolau, o mais alto edifício do século XIX, são importantes marcos. No horizonte de Hamburgo vislumbram-se as cúpulas das principais igrejas (Hauptkirchen) (São Miguel, São Pedro, São Tiago e Santa Catarina) cobertas por grandes telhados de cobre.
Os muitos canais de Hamburgo são cruzados por mais de 2500 pontes, mais do que Amsterdã e Veneza somadas. Hamburgo tem mais pontes em seu perímetro urbano que qualquer outra cidade no mundo. 






As pontes Köhlbrandbrücke, Freihafen Elbbrücken e Lombardsbrücke são importantes vias de tráfego. O norte e o sul da cidade também são conectados por túneis, destacando-se o túnel sobre o Elba construído em 1911 (hoje um ponto turístico) e o túnel sobre o Elba de 1975, que é parte da via expressa Bundesautobahn 7.
A prefeitura é um edifício neo-renascentista ricamente decorado e concluído em 1896. Com sua torre de 112 metros de altura, é o mais alto edifício-sede de prefeitura da Europa. Em sua fachada há imagens dos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico, pois Hamburgo, como Cidade Livre Imperial, esteve sob sua soberania. 









O edifício Chilehaus, de 1922 tem a forma de um navio transatlântico, e foi desenhado pelo arquiteto Fritz Höger.















































Christian Mathias Schroeder foi um senador hamburguês que muito investiu financeiramente (visando lucros) por volta dos meados do século XIX no desenvolvimento da colônia Dona Francisca, que hoje é conhecida como a cidade de Joinville, localizada no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.
O município de Schroeder, uma cidade vizinha de Joinville, obteve seu nome a partir do nome do acionista hanseático acima citado. Portanto, Christian Mathias Schroeder faz parte da própria história de Santa Catarina e do Brasil.
Vale notar que muitos alemães de oriundos da cidade de Hamburgo e, inclusive de outras regiões vizinhas do norte da Alemanha, imigraram para o Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, etc.). Algumas das características singulares deste povo que contribuíram ao Brasil foram a sua religiosidade (principalmente o luteranismo), o seu idioma pomerano, também chamado de Plattdüütsch (ou de Plattdeutsch no alemão oficial) e a sua incansável industrialidade, seja no meio agrícola ou citadino.
A cidade de Novo Hamburgo inicialmente se chamou Hamburger Berg (Morro dos Hamburgueses), a qual mais tarde viria a se denominar Hamburgo Velho. Quando os engenheiros britânicos construíram a primeira estrada de ferro do estado do Rio Grande do Sul em 1876, a qual partia da capital estadual, Porto Alegre, passando a uns três quilômetros de Hamburger Berg, um novo núcleo populacional hamburguês se formou no local, Neue Hamburg (em alemão), ou seja, Novo Hamburgo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamburgo


Düsseldorf ou Dusseldórfia é uma cidade da Alemanha, capital do Estado (Bundesland) da Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen), localizada às margens do Rio Reno.
Düsseldorf é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis). É a nona maior do país e um importantíssimo centro econômico e cultural, fazendo parte da Megalópole renana.
A cidade é um dos centros do Carnaval da Alemanha.
Dentre os imigrantes, apresenta a terceira maior colônia japonesa da Europa, onde anualmente acontece no mês de Junho o Japantag (alemão para "Dia do Japão").
No cenário musical, a cidade é conhecida por ser o local de criação do grupo de música eletrônica Kraftwerk, durante o início da década de 70 e também da cantora Doro Pesch.
A Esprit Arena (antigo Rheinstadion) é o estádio principal da cidade, sede de (entre outros) jogos da Copa do Mundo FIFA de 1974. É a casa do time de futebol Fortuna Düsseldorf e do time de futebol americano Rhein Fire.




A cidade é, depois de Frankfurt am Main, o segundo maior centro financeiro da Alemanha.
Düsseldorf não é apenas conhecida como um centro das indútrias alemãs de propaganda e moda: nos últimos anos a cidade no Reno tem se tornado um dos maiores centros de telecomunicação na Alemanha. Há 18 provedores de internet localizados na capital da Renânia do Norte-Vestfália. Com dois dos quatro grandes provedores alemães de freqüências celulares, D2 Vodafone e E-Plus, Düsseldorf lidera o mercado de telefonia móvel alemão. Há também muitos escritórios comerciais estrangeiros em Düsseldorf como o NTT, Ericsson, Sandvik, Nokia e GTS.
Muitas das companhias de internet em Düsseldorf têm suas raízes na publicidade internacional: Há 400 agências de publicidade em Düsseldorf, entre elas três das maiores da Alemanha: Grupo BBDO, Grupo Publicis e Grupo Grey. Um número de afiliados de agências estrangeiras também merecem ser mencionados, como a Ogilvy & Mather, Dentsu, Hakuhodu, Digital District e DDB.
Em Düsseldorf há aproximadamente 170 instituições financeiras nacionais e internacionais e aproximadamente 130 agências de seguro e uma das maiores bolsas de valores da Alemanha. Há também aproximadamente 200 editoras em Düsseldorf.
Muitas outras companhias de grande peso tem seus escritórios na cidade: L’Oréal Germany (Cosméticos e Beleza); Henkel KgaA (Mercadorias de Marca para Consumidores e tecnologias industriais); E.ON (energia); ThyssenKrupp (metalurgia); Metro (atacado e varejo); Ergo (seguradora); LTU (transporte Aéreo), Cognis (produtos químicos).








A Daimler produz o veículo Mercedes-Benz Sprinter em Düsseldorf.
Desde os anos 1960, tem ocorrido uma forte relação entre a cidade e o Japão. Muitos bancos e corporações japoneses têm suas sedes européias em Düsseldorf – tanto que Düsseldorf tem hoje a terceira maior comunidade japonesa na Europa, depois de Londres e Paris.
A "Kö", que significa Königsallee ("Avenida Real"), é uma destinação popular para fazer compras. Algumas das joalherias de maior reputação, grifes e galerias tem suas lojas lá. 
A Kö tem aproximadamente as maiores rendas de shoppings e escritórios na Alemanha.













A Messe Düsseldorf realiza anualmente mais de 25 feiras e exposições, entre elas o maior salão náutico da Europa, o boot, na segunda quinzena de janeiro.
Dusseldorf está entre as cidades com uma das redes de transporte mais eficientes do mundo. Esta nomeação dá-se especialmente por bons sistemas de transportes públicos e veículos motorizados de transporte pessoal. Além disso, o menor tamanho e localização da cidade reduz significativamente o congestionamento e garante a bem desenvolvida infra-estrutura de transporte em uma estrutura policêntrica espacial do risco de congestionamento do tráfego.


Ana de Cleves (1515-1557), rainha consorte da Inglaterra.
































http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%BCsseldorf


Colônia (português brasileiro) ou Colónia (português europeu), em alemão Köln, é, em termos de população, a quarta maior cidade da Alemanha e a maior cidade do estado de Renânia do Norte-Vestfália, localizado no oeste do país. É um dos mais importantes portos fluviais alemães e considerada a capital urbana, econômica, cultural, administrativa e histórica da Renânia. Com 1.007.119 habitantes (2010) é a 4ª maior cidade alemã e a 16ª maior cidade da União Européia;
Colônia é uma cidade independente (Kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis). Sua localização na intersecção do rio Reno (Rhein em alemão) com uma das maiores rotas comerciais entre a Europa Ocidental e Oriental foi a fundação da importância comercial de Colônia. 
A feira comercial KölnMesse é das maiores e mais importantes da Alemanha. Na Idade Média também se tornou um centro eclesiástico maior e um importante centro de artes e aprendizado. Colônia foi severamente destruída ao longo da Segunda Guerra Mundial, mas foi sendo gradativamente reconstruída durante os anos 1950 e 1960.
Colônia tem uma universidade com sete faculdades e aproximadamente 45.000 estudantes (2005), uma das maiores na Alemanha e renomada por sua faculdade de economia. Foi fundada em 1388, fechada durante a ocupação da cidade pelos franceses em 1798, e só reaberta em 1919. Além da universidade, existem mais oito institutos de ensino superior na cidade, privados e públicos, entre eles a Fachhochschule Köln, o maior instituto politécnico da Alemanha. No total, Colônia tem acerca de 70.000 estudantes.
Colônia tem um arcebispo católico. A Catedral de Colônia (em alemão Kölner Dom), uma igreja gótica, é o marco principal da cidade e seu símbolo não-oficial. Os habitantes da cidade são 43% católicos, 18% protestantes e 39% de outras religiões - com destaque ao Islão, devido a uma forte imigração turca. Até à II Guerra Mundial e à consequente leva de refugiados da Alemanha Oriental, o Catolicismo era a religião da vasta maioria em Colônia. O santo patrono da cidade é São Gereão de Colônia.
A cidade é também um grande centro cultural e turístico da Alemanha, contando com cerca de 30 museus, entre eles a destacar o Museum Ludwig (Arte moderna e contemporánea), o Wallraf-Richartz-Museum (Arte do medieval até o século XIX) e o Römisch-Germanisches Museum (Artesanato da época romana), com varias construções subterrâneas da época do império romano.
Cerca de 20% da população de Colônia não nasceu na Alemanha. Desses, 40% são turcos, fazendo com que a cidade abrigue uma das maiores comunidades turcas fora da Turquia.
Colônia é bem conhecida por sua cerveja, chamada de "Kölsch". Kölsch também é o nome do dialeto do alemão que se fala em Colônia e boa parte da Renânia. É dito de forma jocosa que Kölsch é a única língua que se pode beber.
Em Agosto de 2005, Colônia sediou da XX Jornada Mundial da Juventude (em alemão Weltjugendtag), uma das maiores reuniões da juventude católica.










Em 2006, Colônia foi uma das sedes da Copa do Mundo que aconteceu na Alemanha.
Colônia tem uma das maiores Paradas do Orgulho da Europa, tendo nas últimas edições (2004 a 2005) reunindo entre 600 mil a 1 milhão de participantes.






A "Água-de-Colônia 4711" - tem uma história curiosa: Quando Napoleão invadiu a cidade, ordenou uma renumeração de todas as casas da cidade para maior controle, e coube aos donos da fábrica da Água-de-Colônia o 4711. Napoleão se foi, o número ficou.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4nia_(Alemanha)



Fontes : além das já citadas


















Um comentário:

  1. tiraria alguma de minhas duvidas pfv?
    Eu quero ir a Alemanha, com uma estadia de 4 a 5 dias para conhecer os castelos como neuschwanstein,nymphenburg,hohenschwangau, e principalmente lichtenstein castle. Em qual ordem eu devo fazer o meu passeio? de trem ou onibus? eu posso usar o ticket bayern?Mas como ele só vale para 1 dia como eu posso fazer uma economia nos transportes porque eu vou ficar 4 dias ne(lembrando que eu não tenho carteira ainda)...

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