quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uma viagem ao Mediterrâneo, o berço da cultura do Mundo


O Mar Mediterrâneo é um mar ligado ao Oceano Atlântico rodeado pela região do Mediterrâneo e quase completamente cercada por terra: a norte pela Europa e Anatólia(Anatólia, também conhecida como Ásia Menor e Turquia asiática , indica a protrusão ocidental da Ásia , que inclui a maioria da República da Turquia), ao sul pela África do Norte e no leste pelo Levante(O Levante inclui a maior parte do moderno Líbano , Síria , Jordânia , Israel , Palestina , Chipre , província de Hatay e de outras partes do sul da Turquia , em algumas regiões do noroeste do Iraque e da Península do Sinai.O Levante tem sido descrito como a "encruzilhada do oeste da Ásia , o leste do Mediterrâneo e África do nordeste ").
O nome do Mediterrâneo é derivado do latim mediterraneus , que significa "interior" ou "no meio da terra" (de medius , "meio" e terra , "terra").
Ele cobre uma área aproximada de 2,5 milhões de km ² , mas sua ligação com o Atlântico (o Estreito de Gibraltar ) é de apenas 14 km (8,7 milhas) de largura. Em oceanografia, é às vezes chamado de Mar Eurafrican Mediterrâneo ou do Mar Mediterrâneo Europeu para distingui-lo de mares mediterrâneos em outros lugares.
O Mar Mediterrâneo tem uma profundidade média de 1.500 m (4.900 pés) e o ponto mais profundo registrado é 5.267 m (17.280 pés) em Calypso próximo do mar Jónico.  Calypso profundo , localizado no Mar Jónico a sudoeste de Pilos , Grécia , é a parte mais profunda do mar Mediterrâneo , com uma profundidade máxima de 5.267 m (17.280 pés).
Foi uma importante rota para mercadores e viajantes dos tempos antigos que permitiram o intercâmbio comercial e cultural entre os povos emergentes da região. A história da região do Mediterrâneo é crucial para entender as origens e o desenvolvimento de muitas sociedades modernas. "Para os três quartos do planeta, o Mar Mediterrâneo é igualmente o elemento que une o centro da história do mundo".

Uma imagem de satélite mostrando o Estreito de Gibraltar . Esquerda é a Península Ibérica na Europa ; à direita, o Magrebe na África 
O Mar Mediterrâneo está ligado com o Oceano Atlântico pelo Estreito de Gibraltar  a oeste e ao Mar de Mármara e o Mar Negro , pelos Dardanelos e Bósforo , respectivamente, no leste. O Mar de Marmara é muitas vezes considerado uma parte do Mar Mediterrâneo, enquanto que o Mar Negro, geralmente não é. A 163 km (101 milhas) de comprimento homem fez Canal de Suez , no sudeste liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho .
Grandes ilhas no Mediterrâneo incluem Chipre, Creta ,Eubéia , Rodes , Lesbos , Chios , Kefalonia , Corfu , Lemnos , Samos , Naxos e Andros no Mediterrâneo Oriental ; Sardenha , Córsega , Sicília , Cres , Krk , Brač , Hvar , Pag , Korčula e Malta , no Mediterrâneo central, e Ibiza , Maiorca e Minorca (a Ilhas Baleares ) no Mediterrâneo ocidental.

O típico clima mediterrânico tem verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. Culturas da região incluem azeitonas , uvas , laranjas , tangerinas e cortiça .




Com seu litoral muito recortado e grande número de ilhas, a Grécia tem a maior costa do Mediterrâneo.








Para conhecer o Mediterrâneo, vamos embarcar em São Paulo, no voo da Alitalia com destino a Roma, na Itália. Em Roma, vamos alugar um carro, que já foi reservado e esta nos esperando no aeroporto Leonardo da Vinci em Roma e vamos para Gênova, onde iniciaremos a nossa viagem pelo Mediterrâneo.

Existem muitas maneiras de viajar pela região do Mediterrâneo. Iniciando, vamos fazer um cruzeiro de navio.A seguir, duas opções de cruzeiro.Ambos partindo de Gênova, na Itália, um para o oeste, visitando Itália, Turquia e Grécia. Outro, para o leste,mais completo,visitando as Rivieras Italiana e Francesa, Barcelona na Espanha, Túnis no norte da Africa, Malta, Sicília e Roma.

Cruzeiro -Mediterrâneo
Itália, Turquia, Grécia
Navio: MSC MAGNIFICA
Partindo de: Genova
Portos de escala: Genova,  Civitavecchia,  Messina,  Istambul,  Izmir,  Mykonos,  Piraeus,  Katakolon
Embarque: 01/11/13
Duração: 11 Noites

Itinerário


Dia     Data              Porto                 Chegada     Partida     
 1   sex  01 nov    Genova                        18:00                      
 2   sáb  02 nov    Civitavecchia               08:00     19:00        
 3   dom 03 nov    Messina                       13:00     19:00       
 4   seg  04 nov    Navegando 
 5   ter   05 nov    Istambul (Pernoite)   18:00                      
 6   qua  06 nov    Istambul                     18:00                       
 7   qui   07 nov    Izmir                           12:00      19:00       
 8   sex  08 nov    Mykonos                      09:00      18:00      
 9   sáb  09 nov    Piraeus                        07:30      16:30      
10  dom10 nov    Katakolon                    08:00      14:00      
11  seg  11 nov    Navegando 
12  ter   12 nov    Genova                        09:00                        

http://www.msccruzeiros.com.br/br_pt/Cruzeiros/Cruise-Details-MSC-Magnifica-Rates.aspx?cruise_id=MA20131101GOAGOA&ship_code=MA
Lugares históricos mundialmente famosos, um charme único, e um caráter vivaz."Atenas, o olho de Grécia, mãe das artes e da eloqüência” conforme escreveu Milton em seu poema “Paraíso Reconquistado”; Atenas é realmente a cidade das “artes e da eloqüência”.
Pireus
Seu navio de cruzeiro da MSC irá atracar no porto de Pireus, que serve Atenas, a capital da Grécia. Atenas é dominada pela plaina colina da Acrópole, onde fica o Partenon, um dos monumentos clássicos mais famosos do mundo.
Atenas sempre teve um charme único, seu vivaz caráter seduzindo milhares de visitantes todos os anos. Mercados de rua, tavernas cobertas de videiras, barracas de lembranças e antigos monumentos, tudo isso faz parte de Atenas e a torna um destino de férias único.
Deixe Pireus e faça uma breve viagem de ônibus até o centro da cidade, ponto de partida de todos nossos excitantes pacotes de excursões. Aproveite nossas melhores ofertas para a cidade e venha conosco em qualquer dos nossos cuidadosamente planejados passeios de um dia.
Você não pode perder o passeio pelos sítios históricos; escolha a Acrópole, o Partenon e o Museu Arqueológico, ou admire as paisagens e os antigos templos no Cabo Sounion. Para aqueles que preferem um itinerário mais tranqüilo, nosso tour panorâmico por Atenas cobre os principais sítios com a possibilidade de tirar fotos do conforto de seu assento. 
Museu da Acrópole

O passageiro que quiser realmente mergulhar na história grega antiga pode fazer uma viagem no tempo com nossa “viagem à Grécia antiga”, que inclui uma parada imperdível no novíssimo Museu da Acrópole.
Mykonos
Você poderá voltar para o navio com uma adequada lembrança de suas férias, além de uma duradoura sensação de encantamento.



Messina


Istambul
Izmir


Gênova
Chegando ao porto de Gênova, na Itália, é iniciado o procedimento de embarque no navio MSC Splendida. É notável que os portos europeus sejam bem mais organizados do que os brasileiros e embarcar em um navio de cruzeiro por aquelas bandas é muito mais tranquilo. 
O MSC Splendida em algumas categorias disponibiliza um mordomo à disposição do viajante, deixando a viagem mais glamourosa.
O melhor é que essa regalia é apenas o primeiro passo de uma viagem que ainda oferece muitas mordomias. O MSC Splendida é um navio com capacidade para 3.274 passageiros, e um dos dois únicos da frota da armadora italiana que contam com uma área vip, com apenas 99 cabines: o MSC Yacht Club.
Em Gênova, uma das mais importantes cidades portuárias da Itália, não há muito o que ser visitado. Um dos poucos locais turísticos é o Aquário de Gênova, o maior da Itália, com 12 mil animais de mais de 600 espécies diferentes.
Em uma rápida caminhada, percebe-se claramente que Gênova é uma cidade que vive em função do porto. Nas ruas, é possível ver todo tipo de gente. Mas também são comuns as avenidas movimentadas e pontos turísticos como a escultura em homenagem ao navegador Cristóvão Colombo. O descobridor da América nasceu na cidade em 1451. Mais uma prova de como o porto influencia a vida dos genoveses.
Na cidade é possível conhecer um ascensore (elevador) que leva até um pequeno castelo no topo da cidade. É o Castello d’Albertis, construído no final do século 19 para ser a casa do capitão Enrico Alberto d'Albertis, e que, atualmente, é a sede do Museu de Cultura do Mundo, com pátios externos que proporcionam uma bela vista de toda a cidade, com o porto e os transatlânticos aos seus pés.
Para os passageiros que já estão a bordo do cruzeiro, de passagem pela cidade, o ideal é aproveitar uma das muitas excursões oferecidas para conhecer a belíssima região de Portofino, na Riviera Italiana. Depois do desembarque, há um transfer de 45 minutos em ônibus até St. Margherita Ligure e uma travessia de 10 minutos de barco até chegar a Portofino.
Noite agitada          
Na primeira noite, o MSC Splendida segue em alto-mar em direção ao porto de Toulon, na Riviera Francesa. Devido ao clima o desembarque pode sofrer atrasos. Uma das grandes vantagens em se fazer cruzeiros é que não importa como está o clima, a bordo todos os passageiros têm diversão garantida para espantar o mau tempo. Após o desembarque em Toulon, o primeiro passeio foi até o centrinho da pequena cidade.
A cidade é famosa pelo porto militar, por ser a capital do Departamento de Var e pela forte presença da indústria naval, pesca, produção de vinhos, equipamentos aeronáuticos e eletrônicos, papel e tabaco. Para um turista desavisado isso pouco importa, o que interessa mesmo é a beleza que aquela parte da Côte d'Azur tem para mostrar.
Uma das opções de passeios para dar uma volta por Toulon são aqueles carros-trenzinhos típicos das cidades do interior. Mas em alguns casos uma caminhada pelas ruas da cidade pode ser um cenário mais convidativo, como uma pequena praia com água de azul intenso, típica do Mar Mediterrâneo, cercada por dois restaurantes com mesas no calçadão.
Para retornar para o navio é preciso apenas pegar novamente o carro-trenzinho e ir até a marina, que fica localizada ao lado do porto repleto de iates de superluxo, lojas de grifes e garrafas de champanhe nas mesas dos restaurantes.
A Barcelona de Gaudí
O cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo tem escalas programadas em todos os sete dias. Se por um lado há a vantagem de conhecer diversos lugares em uma única viagem, por outro tudo é um pouco cansativo e você deixa de aproveitar muitas das facilidades e atrações a bordo. Outra parte um pouco frustrante é que em algumas cidades simplesmente não há tempo suficiente para conhecer tudo o que se gostaria.
No segundo dia de navegação, depois de sair de Toulon, o MSC Splendida navegou por toda a madrugada e bem cedo chegou a Barcelona, na Espanha. O navio ficaria na cidade somente seis horas e, descontando o tempo necessário para desembarque e novo embarque, são apenas quatro horas para aproveitar as maravilhas da capital da Catalunha.
Com o tempo apertado, a melhor alternativa é optar por uma das excursões oferecidas a bordo. Umas das opções é o tour Gaudi’s Experience, que passa pelas principais obras de Antoni Gaudí, mestre da arquitetura e símbolo máximo do modernismo catalão. O ônibus sai do porto e aos poucos Barcelona vai sendo desvendada. Ao trafegar por belas avenidas, os olhos se perdem com tantas coisas para serem observadas, como o bairro gótico, mas a velocidade do ônibus não permite uma observação mais detalhada.
Entre as obras de Gaudí, a primeira parada é em frente às Casas Milla e Batló. A arquitetura impressiona com as formas nada usuais e o colorido típico empregado pelo artista. Mas o tempo é curto, ninguém pode descer e as fotos têm de ser feitas ali mesmo, pela janela do ônibus. Tudo para que fosse possível aproveitar melhor os dois ícones principais da obra de Gaudí em Barcelona: a Sagrada Família e o Parque Güell.
A Sagrada Família é considerada a obra-prima de Gaudí e impressiona pela verticalidade e riqueza de detalhes. Os turistas em geral se contorcem tentando achar um ângulo para enquadrar por inteiro a igreja, que teve a obra iniciada em 1882 – Gaudí assumiu o projeto no ano seguinte – e até hoje não foi concluída.
Em seguida o ônibus segue para o Parque Güell, outra obra de Gaudí que se tornou um símbolo de Barcelona. O local foi originalmente pensado para ser um conjunto residencial, mas a prefeitura adquiriu o espaço, tornando-o um parque público. A marca de Gaudí está presente nas linhas irregulares e, principalmente, no colorido formado pelos incontáveis mosaicos de pedaços de azulejos que se espalham por todos os lados, criando as mais incríveis figuras.
No retorno ao navio a maioria dos passageiros volta a bordo ainda na hora do almoço, o restaurante principal, localizado no deque da piscina costuma ficar cheio. Para os passageiros da classe MSC Yacht Club o almoço pode ser em um local bem mais tranquilo. O bar da piscina do MSC Yacht Club não tem grandes refeições, mas serve massas e saladas – o suficiente para satisfazer o apetite de qualquer um. Com a tarde livre, aproveite para descansar à beira da piscina e relaxar um pouco na sauna do spa do navio, sem custos para os hóspedes dessa classe exclusiva.
Norte da África
No próximo dia de viagem o MSC Splendida aportou no destino mais inusitado da viagem: Túnis, a capital da Tunísia. Muito mais do que apresentar costumes nada convencionais para quem vem da cultura ocidental, esta região no norte da África mostra-se como uma aula de história ao ar livre. É que ao lado de Túnis, a poucos minutos de distância, está a região de Cartago, outrora uma poderosa cidade-estado de origem fenícia que desafiou o Império Romano e acabou sendo destruída – e depois reconstruída – por César após as três guerras púnicas.
Hoje, é um local rico, repleto de casarões e palácios modernos que dividem espaço com dezenas de sítios históricos, como as tumbas de um cemitério púnico, os restos de um antigo porto, um aqueduto ao ar livre construído pelos fenícios e as ruínas das Termas de Antônio. O que mais impressiona são as termas, com suas ruínas às margens do Mediterrâneo, um sítio arqueológico reconhecido desde 1979 como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Não era somente a bagagem cultural que volta reforçada após a passagem pela Tunísia. O tour ainda reservava um dos momentos mais divertidos de todo o cruzeiro. É que de Cartago o navio segue em direção à medina de Túnis, onde funciona o souk (mercado árabe). Antes de cada passageiro sair para as comprinhas, o guia dá algumas dicas importantes. “Negociem tudo. Se você pagar mais de 20% do valor original estará pagando caro”.
Uma fortaleza no Mediterrâneo
A próxima parada do cruzeiro em Malta faz tudo parece realmente um filme de época. O MSC Splendida atracou no porto de La Valleta, a capital do arquipélago, composto ainda pelas Ilhas de Gozo e Comino, a menor delas.
A ocupação de Malta data do ano 5200 a.C., quando era habitada por uma civilização pré-histórica constituída antes mesmo da chegada dos fenícios, que batizaram a ilha principal com o nome de Malat, que significava “abrigo seguro”. Ao longo da história, e por conta da posição privilegiada no Mar Mediterrâneo, o arquipélago foi palco de batalhas de diversos povos e civilizações: fenícios, romanos e outras mais recentes. Uma das passagens mais marcantes dessa história foi quando Malta tornou-se sede da Ordem dos Cavaleiros de São João, em 1530. Depois, foi invadida e conquistada por franceses e britânicos. A independência viria apenas em 1964.
Do deque superior do navio, é possível avistar uma infinidade de fortificações que por si só justificam o nome dados pelos fenícios. Mas se hoje elas já não têm tanta importância para a soberania de Malta, fazem muito bem para os olhos dos visitantes. A poucos metros do porto, o caminho para o centro de La Valleta é feito por ruas estreitas e longas escadarias, até chegar à praça principal. Lá, depara-se com a Co-catedral de São João, com o interior coberto de ouro e um museu que guarda o quadro Degolação de Batista, pintado por Caravaggio na época em que ele morou em Malta.
E o melhor é que Malta é muito mais do que a história e a beleza das fortificações. A ilha também é um dos mais badalados balneários do Mediterrâneo. As inúmeras praias são repletas de lanchas e iates. A principal delas é St. Georges Bay, com ruas modernas e muitos bares, restaurantes e hotéis sofisticados.
No topo da Sicília
De volta à Itália o desembarque é em Messina, no sul da Sicília, a dica é fazer um passeio até a pequena Taormina, certamente um dos lugares mais charmosos do mundo.
A Avenida Corso Humberto I, com calçamento de pedra, é repleta de pequenos cafés e restaurantes, lojas de especiarias, galerias de arte e até algumas lojas de grife. A maioria com muitas flores nas sacadas do andar superior, o que deixa Taormina ainda mais romântica.
Não bastasse o charme das ruas estreitas, a cidade está encravada no topo de uma montanha, a 200 metros do nível do mar, com inúmeras vistas para o azul do Mediterrâneo. Um dos melhores pontos para contemplar esse cenário que os gregos ergueram um dos mais belos anfiteatros da história. O local permanece muito bem conservado e ainda recebe muitos espetáculos, desde óperas até shows de rock. Do alto das arquibancadas, os turistas aglomeram-se para tirar fotos ou simplesmente apreciar a paisagem por longos minutos, como se tentassem gravar os mínimos detalhes na memória.
Roma a mil por hora
Após uma semana navegando pelo Mar Mediterrâneo, o MSC Splendida atraca no porto de Civitavecchia, a uma hora e meia de Roma. A dica é contratar um transfer de ônibus ainda a bordo do navio, mas também é possível fazer esse trajeto por trem – há uma estação em frente ao porto –, que é mais em conta.
De trem, é possível descer próximo ao Vaticano ou na Estação Termini, a principal. Já o ônibus fica estacionado em frente à Basílica de São Pedro. O  passeio por Roma começa pela basílica que geralmente é cercada por uma fila de turistas que ocupava quase por completo a enorme Praça São Pedro.
A cidade, fundada em 753 a.C., preserva monumentos milenares e incontáveis ruas charmosas e praças elegantes. É preciso muita calma ao circular por Roma. Primeiro, porque os olhos se perderão muitas vezes com tantas fontes e esculturas que simplesmente surgirão no meio do caminho. E, principalmente, porque o trânsito romano é caótico, com muitas ruas estreitas sem calçada.
A primeira parada pode ser na Piazza Navona. Criada ainda no século 1, é a mais bela de todas as praças de Roma. O local ganhou a forma atual a partir do século 17, quando o papa Inocêncio X encomendou uma igreja, um palácio e a famosa Fontana dei Quattro Fiumi – hoje há outras duas fontes em cada extremidade da praça. Além das esculturas e construções barrocas, a Navona ainda reúne muitos cafés e restaurantes chiques. Se tiver tempo e dinheiro, sente-se à uma das mesas ao ar livre para admirar essa beleza e as obras dos muitos artistas independentes que expõem, e vendem, seus trabalhos. O clima local é tão acolhedor que você vai se sentir em casa.
A próxima parada é na a Fontana di Trevi – não sem antes dar uma paradinha em frente ao Pantheon. A obra impressiona, erguida entre os anos 27 e 25 a.C. em honra aos deuses romanos, permanece preservada – e alguns andaimes em frente à fachada revelam a preocupação dos romanos em mantê-la assim.
Aglomeração de turistas é algo rotineiro em Roma, mas nada se compara à concentração em frente à Fontana di Trevi, do artista Nicola Salvi, de 1762. E basta uma rápida olhada para entender o motivo de tanto fascínio. É impossível resistir à beleza de uma obra tão grandiosa e riquíssima em detalhes, sem contar as muitas lendas em torno dela. A principal afirma que é preciso jogar uma moeda na fonte, por trás do ombro, para voltar a Roma.
Seguindo em direção à Piazza di Spagna para pegar um metrô até o Coliseu. E antes mesmo de passar pela saída da estação, é possível avistar a obra magnífica em formato elíptico-ovalado, de 48 metros de altura e 109 metros de extensão, construída há mais de 1.930 anos. A Piazza del Coliseosseo foi eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno.
A fila para entrar no Coliseu é sempre muito grande, mas se você alugar um aparelho de audioguia tem a permissão de ir direto a uma bilheteria especial. Do andar superior, ainda é possível ter uma bela vista de parte das ruínas do Fórum Romano.
As mordomias do MSC Yacht Club
Os dois maiores navios da armadora italiana MSC contam com uma área vip para quem quer um pouco mais de conforto a bordo. O MSC Yacht Club está presente nas embarcações gêmeas MSC Splendida e MSC Fantasia. Nesta área luxuosa, os passageiros têm piscina exclusiva com bar e restaurante, um lounge que serve refeições rápidas e bebidas – há opções de vinhos, espumantes, uísque, cerveja, sucos e refrigerantes – livre de custos adicionais, biblioteca, acesso exclusivo ao MSC Aurea Spa e prioridade na reserva dos restaurantes especiais.
Mas o principal mesmo no MSC Yacht Club é poder ter um mordomo para deixar seu cruzeiro muito mais especial. Ele fica à disposição do passageiro desde o momento do embarque, facilitando todo o trâmite burocrático. A bordo, pode desfazer as malas, levar as roupas para a lavanderia, servir refeições rápidas na cabine e entregar todas as manhãs o seu jornal preferido. Para os brasileiros, entre as opções estão Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo.
Os passageiros dessa classe especial têm ainda um serviço de concierge que se encarrega de agendar todos os passeios sem que seja necessário enfrentar as costumeiras filas dos passageiros comuns. E, na chegada ao porto, o desembarque também é prioritário, sempre acompanhado, é claro, do mordomo, que irá mostrar os caminhos mais curtos, e sem filas, para sair da embarcação.
Além dos serviços exclusivos, os passageiros MSC Yacht Club têm acesso também a todas as outras áreas do navio. Para ter esse conforto, os valores cobrados para os hóspedes são, em média, 60% superiores ao das cabines externas com varanda e o dobro das internas.

Texto: Vinícius Casagrande
http://www.viaje.com.br/italia/roma/um-giro-luxuoso-pelo-mar-mediterraneo-no-navio-msc-splendida


Novamente em Roma ou Gênova, conforme a opção do cruzeiro escolhida, vamos pegar novamente o nosso carro alugado no início de nossa viagem e voltar para conhecer melhor a Riviera Francesa e o Principado de Mônaco.


A Riviera Francesa ou Côte d'Azur, banhada pelo mar mediterrâneo e que se insere na região administrativa da Provence-Alpes-Côte d'Azur. 

Provença-Alpes-Costa Azul (em francês: Provence-Alpes-Côte d'Azur) é uma das 26 regiões administrativas da França. Constantemente chamada de PACA, nome originado por suas iniciais.
Situada na região sul da França, faz limite com a Itália ao leste, com a região de Ródano-Alpes ao norte, com a região Languedoc-Roussillon ao oeste e banhada pelo mar Mediterrâneo ao sul.
A região é dividida em seis departamentos e sua prefeitura se situa na cidade de Marselha.
A Costa Azul (em francês: Côte d'Azur, em italiano: Costa Azzurra) é parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, indo de Toulon a Menton na fronteira com a Itália. Também chamada de Riviera Francesa, esta região é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo. Anualmente, a cidade de Cannes hospeda o Festival de Cinema de Cannes, que atrai astros internacionais da sétima arte.
Situada no departamento dos Alpes Marítimos, a Costa Azul tornou-se uma zona da moda entre o fim do século XIX e o começo do XX, particularmente entre as classes altas britânicas, o próprio Winston Churchill era um visitante frequente. Inicialmente era um resort de inverno, dado o clima temperado se comparado ao do norte e centro da Europa, todavia, não é de forma alguma quente durante este período do ano. Somente mais tarde tornou-se um destino popular também no verão.
As localidades mais importantes da Riviera Francesa são:
Antibes
Brignoles
Cagnes-sur-Mer
Cap Bénat
Cap d'Antibes
Cap Lardier
Cotignac
Fréjus
Grasse
Grimaud
Île du Levant
Îles d'Hyères
Juan-les-Pins
Menton
Principado de Mônaco
Nice
Ollioules
Saint-Jean-Cap-Ferrat
Saint-Tropez
Saorge
Toulon
Villefranche-sur-Mer

Antibes
Antibes-Juan les Pins é uma das cidades mais conhecidas da Côte d’Azur, e fica a 20 km de Nice e 12 km de Cannes. Antibes e’ uma cidade histórica, animada e inovante.
Juan les Pins e’ uma das partes mais animadas com uma vida noturna ativa com night clubs da moda, cassino e lojas abertas ate bem tarde. Antibes e’ mais calma com uma variedade enorme de restaurantes, cafés, teatros, piano-bares, hotéis chics e clubes privados.
O Cap d’Antibes e’ uma pequeno pedaço de paraíso e você pode visita-lo seguindo a costa. Aqui você esta na casa dos grandes milionários com seus castelos e mansões maravilhosas. O famoso Hotel Éden Roc e’ reputado por ser um dos mais bonitos hotéis do mundo e fica na ponta do “Cap”.
5 km de costa onde você encontrará praias de pedrinhas e praias de areia fininha(praias publicas e privadas ), riachos secretos e 5 portos ( Vauban, Galice, Crouton, Olivette e Salis.) Se você gosta de andar pelo cais admirando os barcos, este e’ o lugar… Porto Vauban e’ o maior Porto de recreação na Europa! Em Antibes você encontra todos os tipos de atividade aquática.
Cidade de Festivais
Por mais de 40 anos o festival legendário “Jazz a Juan ” trouxe muita gente famosa a Antibes. Armstrong, Miles, Ella Fritzgerald. Todos eles passaram por aqui. E continua ainda hoje! A praça com pinheiros ainda e’ o lugar de encontro entre musicos famosos do Jazz com estrelas de amanha.
Polo de tecnologia
Nos anos 60 Antibes, pensando no futuro,  desenvolveu o Parque Tecnologico de Sophia Antipolis, que hoje e’ o maior parque tecnológico da Europa.
Sophia Antipolis e’ uma importante estratégica para esta área e recebe uma variedade de multinacionais famosas, muitas especializadas em multimédia. Sophia Antipolis e’ um tipo de mini Silicon Valley…. à la française!!!

Cannes
Capital do cinema, cidade das estrelas e do luxo… Cannes é conhecida hoje pelo mundo graças ao seu Festival Internacional do Filme. Terceira cidade demográfica da região, depois de Nice e Antibes, esta cidade oferece uma grande variedade de atividades turísticas e culturais. Cannes é também uma estação balneária reputada onde o sol é quase sempre presente. Mas a riqueza da cidade não acaba aí. Sua história assegura uma identidade particular. A cidade se situa no departamento dos Alpes Marítimos. A poucos quilometros de Mandelieu La Napoule, está o maciço protegido do Esterel, que é facilmente reconhecido por sua rocha de cor vermelha.
 Do lado leste está a cidade de Nice e o principado de Mônaco e a fronteira italiana está a somente 60 km aprox. com cidades como Ventimilla ou San Remo. Nos altos de Cannes se encontra a cidade de Grasse, capital mundial do perfume.
Animações
Não dá para falar de Cannes sem evocar o famoso Festival do Filme e sua palma de ouro, verdadeiro emblema da cidade. Este festival, criado em 1946, é um dos eventos cinematográficos mais famosos do mundo. Todos os grandes nomes da profissão se encontram na segunda metade do mês de Maio. O evento atrai tanta gente que a população da cidade triplica durante este período. 
O Festival se desenvolve principalmente no palácio dos Festivais, no fim da Croisette.
Mas este não é o único evento importante da cidade. 







Outros festivais são realizados aqui, seja o MIDEM ou o MIPCOM, os eventos importantes para os profissionais da música e da televisão, mas também o Festival Internacional de Arte Pirotécnica, o Festival Internacional do Jogo, o Festival Internacional da Dança, o Festival Pantiero, o Cannes Golf Festival, o Cannes Shopping Festival. 
Arquitetura
O Suquet é o bairro mais antigo de Cannes e é onde encontramos a vila velha. Construído no alto de uma colina, a cidade era assim mais protegida das invasões vindas do mar. No alto, o castelo oferece uma vista panorâmica da baía de Cannes. Admira-se também aqui a torre da Castre e uma igreja dedicada aos marinheiros e pescadores.
Comércio
A artéria comerciante principal de Cannes é sem duvida a rua d’Antibes. Paralela a Croisette, esta rua tem todo tipo de butique. A cidade possui também várias feiras imperdíveis como o Marché Fortville, atrás da prefeitura. Esta feira propõem todo tipo de produtos frescos de qualidade e não é raro encontrar chefes a procura de melhores ingredientes. O Marché Gambetta, perto da estação de trem, propõem todo tipo de coisas. Além dos legumes da região, acha-se roupas, sapatos, acessórios.
Diversão e Passeios
A cidade possui vários museus, como o Museu de la Castre, o Malmaison, o Museu do Mar de Cannes, o espaço Miramar, a Vila Domergue.
Para os que gostam de jogar, Cannes tem também 3 cassinos: o Palm Beach, no fim da Croisette; o Cassino da Croisette e o Cassino Les Princes.
Restaurantes
Existem muitos restaurantes e para todos os gostos. Entre eles, muitos na ruazinha da subida do Suquet são bem simpáticos em uma boa atmosfera.







Ezze-le-Village
A cidade mais alta da Europa,domina o Mediterrâneo dos seus 429 metros de altitude. A antiga cidade de Eze mantém o mesmo charme ao longo dos anos e é por isso que atrai turistas e artesãos, com as ruínas do seu castelo medieval e ruazinhas que serpenteiam até o alto da cidade-morro.
Conhecida por sua calma, Eze recebeu muitos escritores e artistas famosos.Foi aqui, ao longo de uma trilha descendo abruptamente em direção ao mar, que Nietzsche imagina, en 1883, a terceira parte de sua obra-prima Ainsi parlait Zarathoustra. Uma memória que perdura ao longo do Caminho de Nietzsche.
O artesanato local é uma parte integrante da vida da aldeia. Você pode encontrar lojinhas na cidade inteira. Eze também tem, como toda cidadezinha que se respeite, algumas igrejas como a Capela Santa Cruz também conhecida como a Capela das Penitências Brancas construída para a Confraria do Rosário, em 1713, ou a igreja de Nossa Senhora da Assunção.
As ruínas do castelo feudal destruído por Louis XIV é encerclado pelo Jardim Exótico de Eze. O jardim tem mais de 400 plantas raras entre elas aloes, cactus e agaves com formas esculturais. Depois de 2004, o jardim foi remaniado para propor uma nova temática, ao mesmo tempo didática, poética e artística. 



É um lugar de visão e de meditação, suspendido no tempo, entre céu e terra. Lá, compreende-se melhor a fascinação de Frederic Nietzche por este lugar.
Para o lado natural, o Parque Revere ou Grande Corniche oferece uma bela vista sobre o mar. Para os que gostam de caminhar em busca de inspiração, o caminho de Nietzsche é fundamental e contribui com a reputação de Eze.
A cidade de Eze fica entre Nice e Mônaco. Nas proximidades estão as cidades de La Turbie, Villefranche-sur-Mer, Saint-Jean Cap-Ferrat, Beaulieu, Cap d’Ail…
RESTAURANTES
O Chateau Eza foi a casa de veraneio da familia Royal da Suecia de 1923 ate 1953, agora é um hotel que possui um restaurante gastronômico sensacional onde você pode tomar uma bebida olhando para aquela vista incrível.




Um outro restaurante gastronômico com vista é  o Les Ramparts ou o La Chevre d’Or, restaurantes no Hotel do mesmo nome. Todos estes restaurantes recebem uma clientela rica onde janta-se à luz de velas em uma atmosfera romântica.





PERFUMARIA FRAGONARD
Uma história que começa em Grasse em 1926, quando Eugène Fuchs abre uma perfumaria com o  nome de um pintor famoso local. De pai à filho e de filhos à netos, as familias Fuchs e Costa desenvolvem a empresa. Da pequena fábrica hoje encontra-se três usinas, como esta de Eze,  aberta ao público. Fragonard organisa uma visita guiada gratuita em seus laboratórios, ateliers, salas de condicionamento, dando a oportunidade de descobrir como são criados os perfumes Fragonard, misturando métodos artesanais e técnicas contemporâneas.

Principado de Mônaco
Pequena cidade-estado, o Principado de Mônaco continua fazendo todo mundo sonhar. Cidade do luxo e da beleza, ela ativa o turismo mas principalmente o turismo de negócios. Hoje, governada pelo filho de Grace Kelly, o Príncipe Albert II, o Principado de Mônaco tem várias especificidades. A mais da sua língua, o monegasco, e de suas especialidades culinárias, o pequeno país é principalmente conhecido pelo seu Cassino e jogos. 

Lugar de residência dos ballets Russos durante anos, o Principado atraiu os maiores artistas do ultimo século. Sua Ópera e o Ballet de Monte Carlo continua a fazer a volta ao mundo.
Ao poder desde 2005, o Príncipe Albert II tenta fazer de Mônaco um exemplo em matéria de ecologia e sensibiliza os monegascos a desregularisação climática mas também, e principalmente, privilegiando as construções ecológicas.
Entre os imperdíveis do Principado, o bairro de Monte Carlo e seu famoso Carré D’Or ( quadrado de ouro ) com o Cassino de Monte Carlo, o Sporting de Inverno, o Café de Paris… depois, a cidade se divide em quatro bairros: a Condamine, os Moneghettis, o Larvotto e o bairro de Fontvieille que foi construído “sobre o mar”.




Animações

O Principado de Mônaco - Monte Carlo é o país de acolho de grandes eventos internacionais, os mais famosos são o Grand Prix de Formule 1, o Rallye Automobile de Monte Carlo e o Monte Carlo Rolex Masters. 
Mas podemos acrescentar a esta lista também o Festival International do Circo, o Forum Internacional de Cinema e Literatura, o Monte Carlo Film Festival de la Comédie, o Concurso Internacional dos fogos de artificio pyromelódicos de Mônaco, Herculis, os Serenissimes de l’humour, o Iron Man Show, International Jumping Monte-Carlo… e o mais recente, o começo da Tour de France desde 2009.
Do lado do Turismo de negócios, Mônaco continua de desenvolver vários salões para profissionais e possui um grande centro de Congresso. O Mônaco Travel Market apresenta o mercado de viajem de luxo. Para os arquitetos ambiciosos será o Batilux. Do lado das novas tecnologias o Imagina. O Sportel faz a relação tv-sport. O Salon Ever Mônaco, para os carros ecológicos e etc. Todos esses salões acontecem no Grimaldi Forum.
Sendo também um Centro Cultural, o Grimaldi Forum acolhe outras manifestações. Cada verão, uma exposição sob-medida é criada para o Palácio dos Congressos. Até hoje, a exposição Os anos Grace Kelly ( Les Années Grace Kelly ) detém o recorde mundial do maior número de visitantes para uma exposição.
Arquitetura
Lugar de desafios arquitecturais, Mônaco procura sem parar, novas maneiras de aumentar seu território para dar lugar a todos os monegascos. Explorando o espaço vertical, explorando sobre a água, com o projeto de extensão pelo mar, o principado é um verdadeiro paraíso para os arquitetos. Outro grande desafio arquitectural: ligar ecologia, economia de energias e arquitetura moderna.
Passeios

Mônaco possui vários Museus: o Museu Oceanográfico de Mônaco, o Museu antropológico pré-histórico com as cavernas do observatório que se encontram dentro do Jardim exótico, o Museu de selos e moedas, o Museu de automações e bonecas antigas, o Museu de lembranças napoleônicas e coleção dos arquivos históricos do palácio, o Museu Naval… Sem esquecer a Capela da Misericórdia, a Catedral de Mônaco, o jardim japonês, o jardim de animais, o porto Hercule, o Palácio Princier situado no Rocher na cidade velha…
E mesmo com sua forte urbanização  Monte Carlo possui vários parques e jardins como o Parc Princesse Antoinette, o Parque paisagista de Fontvieille e os roseirais Princesse Grace de Mônaco, sem esquecer, é claro, o Jardim exótico de Mônaco. Os jardins e terraços do Cassino oferecem um quadro muito agradável para um pequeno passeio…
Gastronomia
Os barbarjuans… estes pequenos sonhos de azeite, arroz e parmesão, são certamente A Especialidade do Principado. Os monegascos  reivindicam  vários outros pratos mediterrâneos como a pissaladière ou a fougasse, como sendo de origem monegasca e não niçoise. Uma briga eterna.



Possui aproximadamente uma área de 2 quilómetros quadrados, sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano, com 0,4 km² de área, e é o estado com a densidade populacional mais alta do mundo.

Tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que o monarca é Sua Alteza Sereníssima o príncipe-soberano Alberto II do Mónaco.
Mónaco é um dos 6 microestados da Europa e um dos 25 do mundo.













É governado há mais de sete séculos pela Casa de Grimaldi, sendo uma das 48 monarquias da atualidade. 



O país tem sua economia baseada no turismo, e é conhecido por seu circuito de fórmula 1, o Grande Prémio de Mónaco, o casino de Monte-Carlo e por ser a sede do World Music Awards. Vivem mais de 1.000 emigrantes portugueses no Mónaco. Mas o maior atrativo do Mónaco é a fama de "paraíso fiscal" do principado, lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda. Por estes fatos seu custo de vida também é um dos mais caros do planeta.


Os melhores restaurantes em Mônaco.
O mais alto e mais elegante com vista para o mar: Le Grill.


Alain Ducasse pôs aqui um dos seus bons discípulos o chef Sylvain Etievant com a missão de alcançar um delicado equilíbrio entre tradição e modernidade.
Só a vista já vale com as torres do cassino de um lado e do outro o porto de iates de Mônaco. O lugar é moderno mas sem nenhuma dúvida, elegante. No verão, o teto abre.
Cozinha: Todo tipo imaginável de peixe grelhado (Sea Wolf, tamboril, linguado, salmão, tainha, bacalhau, ou dourado) e carne bovina Charolêsa vinda dos pés dos Alpes nas proximidades.
O restaurante possui uma das melhores listas de vinho da Riviera, com  600.000 garrafas, a adega é toda esculpida na rocha. Serviço é impecável e objetivo.
Cozinha Francesa Moderna
Horários: Todo dia de 12:00 – 14:15 e de 20:00-22:15
Local: no Hotel de Paris, Praca do Cassino
Recomenda-se reservar Tel 377-98-06-88-88
Preços: Pratos principais de 45-65 €; menu com preço fixo de 76-150 €

O melhor ” À beira-mar”: La Vigie no Monte Carlo Beach Hotel
O lugar é grande e pertinho do mar com uma bela vista. Buffet com pratos regionais.
Especialidade: Peixe e lagosta grelhada
Horários: Aberto de 01/07 – 28/08 de 12:30 as 15:30 Brunch de 11:00 as 16:00
Preços: Brunch do Domingo: 50 €; Almoco Buffet 45 €,
Jantar Menu: a partir de 55 €
Código Vestimentar: Casual(para o jantar sport chic, city )
Durante o dia os barcos podem encostar no seu deck.
Tel.: +(377) 98 06 52 5


O mais recente:Joel Robuchon no Metropole
Uma gastronomia mediterrânea de alto nível, aberto, moderno, despojado de três estrelas mas ao alcance de todos. Este restaurante é a versão Riviera Francesa do L’Atelier de Paris de Joel Robuchon ( detentor de 26 estrelas no Michelin. Ultima estrela recentemente para este chef para o Yoshi, restaurante japones contemporaneo no mesmo Hotel ), com um líder incrível no comando, o chef Christophe Cussac.
Cozinha: Aberta estilo Tepanyaki permete um contato privilegiado entre chef e convidados. O menu descoberta é servido nas mesas. O menu almoço L’Unique ( entrada, prato, sobremesa servido no mesmo prato ) é exclusivamente servido no bar. A vista incrível completa a experiência.
Cozinha Francesa com notas da cozinha do Mediterraneo.
Local: Hotel Metropole – 4, avenue de la Madone
Recomenda-se reservar Tel. +377 93 15 15 15
Precos: Menu Decouverte 195 € por pessoa para a totalidade de convidados na mesa. Menu Almoco de 35 € – 84 €

Nice
Nice, cidade do Carnaval, da praia e do sol. Idealmente situada entre mar e montanha , lugar ideal para  aproveitar as famosas praias  ou descobrir  pistas de ski e o Parque do Mercantour.
A cidade possui uma arquitetura interessante e uma grande variedade de atividades. Chamada Nissa la Bella, sempre atraiu muitos artistas e turistas. Sua atração principal é sem dúvida, o Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais ) que beira a Baía dos Anjos e seus 5 km de praias. Fora os ingleses, os turistas vêm de diferentes partes do mundo. Entre eles, uma grande parte de Russos, Italianos e Americanos.  Hoje primeira cidade do departamento, Nice vive principalmente graças ao turismo.
Nice está ao lado da fronteira italiana. Administrada pelo departamento dos Alpes Marítimos,  está localizada entre Cannes e Menton, perto do principado de Mônaco.
Animações
Uma das mais famosas animações da cidade, é sem dúvida o Carnaval de Nice com seus carros alegóricos, cabeças enormes de papel machê e o Rei dos Mascarados.
Outro evento importante na vida da cidade é o Festival de Jazz de Nice. Esta manifestação atrai a cada ano artistas dos quatro cantos do mundo.
Outros eventos também contribuem ao desenvolvimento cultural da cidade entre outros Mars aux Musées, la Foire de Nice e diversos festivais de musica clássica.
Passeios
Passeie pela Cidade Velha. Muito agradável, este bairro é animado dia e noite. Passeando pelas suas ruelas , o visitante descobre a história da cidade e também butiques e restaurantes. Em uma esquina , o visitante pode entender o nissart, um dialeto derivado da língua de Doc misturado com sons italianos. À noite, a velha Nice ferve! É tempo de festejar…
Excursões
No Mercantour, como os veículos são proibidos neste santuário natural, o lugar se visita a pé ou à cavalo através de caminhos bem sinalizados. Os refúgios acolhem o visitante que explora o parque durante vários dias. Na entrada, do lado do Saint-Martin-Vesubie, o Parque Alpha explica o lobo do Mercantour.
Comércio



Além do bairro de Nice Velho ,encontro imperdível das pequenas lojinhas da região, a Rua Jean Medecin propõem lojas de todo tipo e também um shopping center chamado Nice Étoile e também a Galeria Lafayette. Perto da Praça Massena, perpendicular à Rua Jean Medecin, a rua de pedestre, Rue de France, é também uma rua comercial propondo muitas lojas e restaurantes. Veja também o Mercado das Flores e o Mercado das Frutas, Legumes e Peixes.
Visitas
Nice é uma cidade muito rica culturalmente por causa da sua história e de seus ilustres habitantes como Matisse. Nosso passeio mostra os principais monumentos que fizeram a história desta cidade, como as ruínas do Castelo, as Arenas de Cimiez, os fortes romanos do norte da cidade, o Passeio dos Ingleses e o Hotel Negresco, sem esquecer do Parque Massena, a Acrópolis, a Cours Saleya, a Catedral Sainte Reparate.






No bairro Russo encontra-se a Catedral de Saint Nicolas.
A cidade propõem museus diversos. O museu Tera Amata construído em um site arqueológico propõem uma viajem através do tempo que remonta até a Idade Média.
E também o Museu de Artes asiáticas, o Museu Massena, o Museu Matisse, o Museu National Marc Chagall, o Museu de Artes e Móveis do Fim da Idade Média, o Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânia ( MAMAC ), a Villa Arson…
Gastronomia
Nice é a capital da gastronomia provincial francesa. Além dos seus pratos à base de azeite, alho e legumes do sul, Nice é referência para a Socca, esta panqueca de grão de bico que faz parte da identidade da cidade.











Sem esquecer da famosa ratatouille, dos pequenos salgadinhos de Nice, a pissaladière, a torta de blettes, salgado ou doce, os sonhos ( begnets ) de flor de abóbrinha ou ainda a famosa “Salada Niçoise“. Do lado do sanduíche, o Pan Bagna é Rei. Quanto à sobremesa, tirando os sorvetes artesanais do Vieux Nice, pense nas frutas confeitadas inteiras, especialidades de algumas confeitarias como a Florian ou a Auer, mas que você também pode comprar na feira da Cours Saleya.
Esportes
Candidata aos Jogos olímpicos de Inverno de 2018, Nice mostrou um grande dinamismo em matéria de esporte. Muito perto das estações de ski como Isola 2000, Auron ou Valberg, os esportes de inverno são ao alcance de todos. Nice possui também uma grande pista de patinação  indoors. Do lado do mar, atividades náuticas de todo tipo. Também possibilidade de jogar golf, tênis e passeios à cavalo.
Parques e Jardins
NICE possui vários espaços verdes como o Jardim Albert 1er, os jardins suspensos do Paillon, o Jardim do Monasterial de Cimiez e o das Arenas de Cimiez… Pode-se também passear pelo Parque do Chatêau de Nice ou dentro do Parque Forestier do Mont-Boron. O Castelo dos Dois Reis oferece uma boa área de jogos para distrair a família. E finalmente, o imperdível Parque Phenix.Este espaço dispõem da maior serra tropical do mundo. O parque possui também um jardim botânico e apresenta exposições temporárias.
Imperdível é sentar num restaurante na La Croisette, à beira mar em Nice e saborear ostras frescas do Mediterrâneo acompanhadas de um excelente vinho branco.

Saint-Tropez
Destinação da moda, lugar de tendências, capital do show-biz ou cidade “IN”, este pequeno vilarejo faz parte da lista de um dos mais conhecidos do mundo. Lugar de encontro da jet-set internacional, Saint-Tropez surpreende por sua simplicidade e seu aspecto rústico e tradicional: suas ruelas, a Praça des Lices, suas praias… E ao contrário, o porto de Saint-Tropez faz você lembrar e perceber rapidinho que seus locatários tem “meios”. Os maiores e mais bonitos yatchs do mundo atracam aqui fazendo os passantes que vêm observar este universo, sonhar.  A cidade está cheia de boutiques dos grandes nomes da moda: alta costura e prêt-à-porter… Considerada como Capital Mundial da Vela, mas também capital das Artes, Saint-Tropez é especial.
ANIMAÇÃO
O evento principal de Saint-Tropez é sem dúvida: ” LES VOILES DE SAINT TROPEZ“. Todos os tipos de barco à vela, de tradição ou bem moderno, vêm competir nesta regata famosa. Este evento internacional très prisé, acontece fim de setembro.
Outros eventos acontecen na cidade como a Grande Liquidação dos Comerciantes, a Festa dos Pescadores, o International Polo Cup Saint Tropez, o Festival de Noites do Chateau de la Moutte, os Bravados dos Espanhóis em Saint-Tropez, etc… sem esquecer as inúmeras regatas e exposições de artistas o ano inteiro.
PASSEIOS
O passeio “sentier du littoral” é um passeio agradável através da quase ilha. Os caminhos bem sinalisados, passam pelo interior do litoral e à beira-mar. Conte mais ou menos 3h30 para andar os 12,5 km que ligam a cidade à praia de Tahiti.
COMÉRCIO
Todo tipo de boutique de luxo onde acha-se roupas de marca, alta costura mas também boutiques mais baratas. O mercado provençal, tercas e sabados,  na “Place aux Herbes”, tem flores, frutas, legumes e produtos do terroir…
ATRAÇÕES
A cidade de Saint-Tropez possui vários museus interessantes retraçando a história da cidade e sua relação com os artistas. Um dos imperdiveis é, com certeza, o Musée de l’Annonciade. Esta antiga capela do século XVI reúne as obras de vários grandes pintores como Matisse, Braque, Bonnard. Muitas obras famosas são expostas aqui, a maioria no mesmo lugar onde foram criadas. Veja também a “citadelle” do século XVI com seu museu sobre a história da cidade, a Place des Lices, lugar de encontro também chamada “place des arts”. Hoje, jogos de petanque são organizados aqui. Outras atrações o Museu Nacional da Marinha, o Porto Velho, a Torre do Portalet, a Torre Velha, a Igreja Nossa Senhora da Assunção, o Cemitério Marinho, a Casa das Borboletas.
Bem perto do famoso Carrefour de la Foux, entre Saint-Tropez e a cidade de Gassin, existe um parque de atrações: Azurparc.
RESTAURANTES
Vários tipos de cafés e restaurantes simpáticos principalmente no porto. Almoçar na praia é muito chic. Pense Club 55 ( meu favorito ), ponto de encontro da jet-set e do show-biz em família. Reserve com antecedência.





Saint-Paul de Vence
Saint-Paul de Vence é uma cidadezinha escondida nas montanhas. No seu passado de base militar, guarda-se ainda os canhões e outras lembranças de guerra.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Cote d’Azur é a destinação preferida, principalmente pelos artistas por causa da luz diferente, da calma, do mar, da tranquilidade… Pintores, escritores, músicos, cineastas chegam do mundo inteiro para Cannes, Saint-Tropez, Antibes, Mônaco ou Menton. Perdida nas montanhas a cidadezinha de Saint-Paul de Vence seduz estes turistas artistas. Jacques Prevert, Marc Chagall, Yves Montand, Lino Ventura, Henry Matisse, Fernand Leger, Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Simone Signoret, James Baldwin, Auguste Renoir, Mylene Farmer… Todos vêm à Saint-Paul de Vence para aproveitar deste pequeno paraíso, jogam “petanque”, consagram as artes e fazem de Saint-Paul de Vence um mito.
Passeios
Esta cidadezinha ainda tem o mesmo charme de antigamente. Passeando pelas ruelas, guiado pelo cheiro de pain d’épices, os visitantes descobrem este vilarejo Royal. No coração histórico da cidade pode-se descobrir o que sobrou do “chatêau“, a Igreja de la Conversion de Saint-Paul, a Capela de Saint-Clement, o mercado ou ainda o Auberge de la Colombe d’Or, lugar de encontros memoráveis de artistas.

Como a maioria da cidade é fechada a circulação, passeia-se tranquilamente admirando muitas lojinhas e galerias de arte que dominam a rua principal da cidadela. O Jardim da Fundação Maeght é imperdível.


Toulon



No interior, os Alpes.
Oranje ou Laranja em português é uma comunidade no Vaucluse departamento da Provence-Alpes-Côte d'Azur região no sudeste da França .
Tem uma economia essencialmente agrícola. Ele está localizado cerca de 21 km ao norte de
Vastos campos de lavanda perto de Orange.
A Estrada de lavanda, que começa em Orange e atinge Apt, Manosque e Forcalquier, percorre o sopé dos Alpes. Esta rota é apenas uma das oportunidades oferecidas dentro da Provence e da Riviera Francesa.A rota de lavanda em junho é inigualável com o sol  misturando-se com os campos roxos de aroma de lavanda e inconfundível.
No interior, os Alpes.
Oranje ou Laranja em português é uma comunidade no Vaucluse departamento da Provence-Alpes-Côte d'Azur região no sudeste da França .
Tem uma economia essencialmente agrícola. Ele está localizado cerca de 21 km ao norte de
Vastos campos de lavanda perto de Orange.
A Estrada de lavanda, que começa em Orange e atinge Apt, Manosque e Forcalquier, percorre o sopé dos Alpes. Esta rota é apenas uma das oportunidades oferecidas dentro da Provence e da Riviera Francesa.A rota de lavanda em junho é inigualável com o sol  misturando-se com os campos roxos de aroma de lavanda e inconfundível.

VIAGEM À RIVIERA FRANCESA
 A França é um dos mais procurados destinos turísticos do mundo e há muitos anos vem se consolidando no 1º lugar. Não é por menos, com uma área de 543.965 quilômetros quadrados, dividida em 26 regiões administrativas, possui um vasto atrativo turístico distribuído por todo o território francês.
Isso significa dizer que não apenas Paris é a atração francesa, mas sim diversas outras cidades e regiões são destinos turísticos fortes, com atrações diversas para os mais variados gostos. Neste aspecto, um dos lugares mais belos e que mais atrai turistas é, sem dúvida, a Riviera Francesa ou Côte d'Azur, banhada pelo mar mediterrâneo e que se insere na região administrativa da Provence-Alpes-Côte d'Azur. 
A cidade maior e mais importante é Nice, cuja foto da orla marítima foi postada acima. O clima de Nice é mediterrâneo, com temperaturas amenas na primavera e forte calor no verão. Os principais atrativos de Nice e da região são as praias e as belezas naturais, além, logicamente, das baladas de celebridades e de gente comum. Isto mesmo.



Apesar da aparência chic de St. Tropez e Cannes, a Riviera Francesa é uma grande atração para todos os bolsos e gostos. Pode-se alugar carrões tipo Ferrari e Porsche, mas também pode-se pegar os confortáveis trens e explorar toda a região. Aconselho alugar um apartamento ou reservar um hotel em Nice, não apenas pelo preço mais acessível, como pelo aeroporto próximo e as variadas opções que só uma grande cidade pode oferecer. 
Daí, com um carro alugado ou de trem, explorar toda a região, visitando os lugares mais famosos, bem como aqueles menos conhecidos. Nice possui uma localização bem central, há poucos minutos de Cannes e Mônaco. 






St. Tropez e St. Rafael ficam um pouco mais distantes, sendo que não há trem direto até St. Tropez, sendo necessário pegar um ônibus a partir de St. Rafael. Se estiver em Paris, pela longa distância, melhor ir de avião ou então em trem noturno, com camas para uma boa noite de sono. Nice é uma cidade um pouco diferente de Paris. As pessoas são mais despojadas, a violência é evidente pela quantidade de policiamento nas ruas e não possui o glamour de St. Tropez e Mônaco. 
As pessoas são atenciosas e prestativas. Pela distância, sugiro visitar Mônaco, Cannes e, se estiver de carro ou tiver tempo, a ida à St. Tropez é indispensável. Para explorar bem a região, é melhor passar mais alguns dias, de 4 a 5 já é o suficiente, pois pode-se curtir bastante e conhecer todos os lugares maravilhosos da região, explorar suas praias, degustar de seus bons vinhos e de sua gastronomia rica e extremamente deliciosa. 
Aos amantes do vinho, a Côte d'Azur fica próxima à Savoy, região importantíssima na produção de vinhos rosé - os melhores do mundo na minha opinião. Na gastronomia, por ser uma região marítima, aproveite tudo o que a culinária mediterrânea tem a oferecer de melhor, muitos frutos do mar, peixes, lagosta e outras guloseimas de dar água na boca. Assim, quando for à França, não se limite a conhecer Paris, explore a França e vá até a Riviera aproveitar este pedaço de paraíso em pleno território europeu, com praias lindíssimas, banhadas com água azul turquesa e, no verão, com um sol bem brasileiro. 
http://dicasdeviajante.blogspot.com.br/2010/09/viagem-riviera-francesa.html


A culinária do Mediterrâneo
A comida mediterrânea alia alimentos frescos, legumes, ervas, azeites, frutos do mar.
Pense em uma comida bonita, saborosa, cheirosa e também saudável, que alia alimentos frescos, legumes, ervas, azeites, frutos do mar e um bom vinho. Essas são as principais características da culinária mediterrânea, muito conhecida pela sua riqueza gastronômica e por ser uma das mais benéficas à saúde. Pesquisa realizada pela Escola de Saúde e Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que os pratos típicos da região Mediterrânea, no sul da Europa, proporcionam maior longevidade, evitando doenças cardíacas e o câncer.
História da Culinária Mediterrânea
O mar Mediterrâneo se encontra entre a Europa, a Ásia e a África e é considerado o maior do mundo em extensão e quantidade de água. Localizados às margens do mar Mediterrâneo, países como Itália, Espanha, França, Croácia e Marrocos sempre inspiraram novidades, que posteriormente eram absorvidas pela cozinha européia.
A grande revolução no conceito dessa culinária está no tempo de preparo dos alimentos e nos seus condimentos. Antigamente, preparar uma refeição demorava dias e seus sabores eram mascarados pelo uso de uma grande quantidade de temperos. Esses recursos eram empregados para disfarçar a dificuldade de armazenar alimentos que as civilizações tinham na época.
Na Idade Média, principalmente no interior, era necessário condimentar muito os pratos para disfarçar o gosto de estragado. Por isso, a culinária dessa época tem três sabores característicos: o doce, por causa do açúcar; o ácido, conquistado com o vinagre, e o forte, devido às especiarias. Já no Mediterrâneo, a maioria dos alimentos era fresca, porque as frutas e os legumes eram colhidos próximos do local de consumo.
A principal característica da Culinária Mediterrânea é a Simplicidade!  Por ser uma culinária milenar e de autor não necessita de técnicas avançadas de cortes ou de coacção, a grande maioria de suas receitas são de ingredientes grosseiramente picados, muitas vezes em seu estado natural (com casca e sementes) e feitos em um só recipiente.
O principal motivo do sucesso comprovado dessa dieta, além da  simplicidade, é como são cozidos e feitos em um só recipiente e de forma que o cozimento não se prolongue, assim, suas caracteristicas físico-químicas e seus nutrientes ficam presentes na receita. Alimentos muito cozidos oxidam e mudam suas características, comprometendo o sabor e liberando radicais livres que são prejudiciais a saúde.
OUTRO MOTIVO é o intenso uso do azeite extra virgem de oliva pois é um produto antioxidante rico em sais minerais, proteínas úteis e óleos essenciais que prologam a vida e aumentam sua defesa corporal, além de regular funções hepáticas, estomacais e renais.
Os principais produtos desta culinária são - azeite extra virgem de oliva, alho, cebola, trigo, mel de abelhas, frutas secas e desidratadas, ervas frescas, frutas frescas (maça, pêra, damasco, figo e limão siciliano) e legumes - principalmente tomate, berinjela e abóboras. As proteínas principais são queijos a base de leite bovino, caprino e ovino, peixes, ovos e aves de caça. E não podemos esquecer do Vinho!
Um capitulo a parte na Comida Mediterranea, são os vegetais, aonde incluo os cogumelos e os tubérculos (beterraba, cenoura, nabos e rabanetes), que foram incorporados pela Invasão Bárbara, séc IV.e teve seu 3º Capitulo  com a vasta invasão Moura, no século VI e VII  com a difusão das plantações de Trigo e Cevada. As guerras e invasões na Europa influenciaram diretamente a forma como a cozinha mediterrânea se estabeleceu até hoje , e também com a necessidade do povo europeu de se alimentar em seu rigoroso inverno! precisava conservar alimentos e daí nasceram as conservas, embutidos, queijos duros e passas que conhecemos hoje. Como todos os povos mediterrâneos trazem na sua Culinária o sabor típico de sua região, além da Tradição dos seus ancestrais, as adversidades,  também contribuíram para a busca de uma alimentação rápida, fácil, farta e nutritiva.
A maior diferença da Culinária Mediterrânea em comparação as outras culinárias, como a brasileira, seja o termo "al dente".   O termo "Al Dente" não têm a ver propriamente com textura e sim com o sabor do ingrediente em si, que são facilmente digeridos. Alimentos excessivamente cozidos, perdem parte do sabor e dos seus nutrientes e assim com a combinação desses alimentos mais o azeite e os vegetais em sua forma geral contribuem para que esta Culinária traga pra sua mesa, toda uma combinação de metais, óleo essenciais e sais minerais importantes para o bom funcionamento do corpo humano, como:  Cálcio, Potássio, sódio, enxofre, ferro, magnésio, iodo, anti-oxidantes, anti-coagulantes, anti-radicais livres, Omega 3 e 6, açucares como licopeno, beta carroteno, amino ácidos, vitaminas A, B1, B6 e B12, C, K e P, enzimas catalisadoras de gorduras e vários outros!.
Essas substâncias são diretamente responsáveis pela formação de ossos, dentes, cabelos, pele, cartilagens e sangue, diminuem o colesterol ruim, protege e fortalece os vasos sanguíneos, aumentam sua flora intestinal, aumentam suas defesas corporais e produzem derivados importantes para a formação de hormônios indispensáveis ao organismo.
Acredito que uma forma pra começarmos a introduzir uma dieta mediterrânea em nosso dia a dia é usar o azeite em abundância, optar por produtos frescos e de boa procedência, cozidos "al dente" e temperados com um bom sal marinho, alho, cebola e ervas frescas picadas na hora, levemente refogadas e carnes e proteínas grelhadas de mal passada  ao ponto. Devemos começar nosso dia com um bom desjejum com frutas frescas, coalhada, granola e mel, não esquecendo nosso pão nosso de cada dia, de preferência integrais e sem adição de sacarose e queijo fresco.
No almoço uma carne grelhada com pouca gordura animal, combinada com uma seleção de legumes cozidos "al dente" com casca e sementes e verduras. E no jantar um Consome ou  Bisqué rico em legumes e ervas....e entre essas refeições, uma fruta bem fresca ou um mix de frutas secas e desidratadas. Esses hábitos se adquiridos, já contribuem imensamente para uma alimentação saudável e nutritiva.
Terminando o raciocínio:quando falo da necessidade de comer um item "al dente" apenas quero explicar o por que e sua história!
Combinar novas técnicas, com velhas tradições, formam a Moderna Cozinha Mediterrânea, com novos e deliciosos sabores combinando com o velho estilo.
Quero terminar esta explanação com uma frase que sempre minha Nonna dizia:

"Olio di Oliva i Amore non basta mai"
Azeite de oliva e amor, jamais bastam!!!!


Obrigado!
                                                               Chef Paulinho Pecora

Fontes : além das já citadas






Nenhum comentário:

Postar um comentário