sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O aquário de Santos

Depois da viagem virtual para o Mediterrâneo, voltamos a Santos e vamos falar de um lugar que nos traz lembranças muito boas de nossa infância: O aquário de Santos.
Certamente você também já visitou o Aquário de Santos, e esta na hora de voltar e trazer os netos para ver os peixes e os pinguins.


O aquário fica na Praça Vereador Luiz La Scala, junto á Avenida Bartolomeu de Gusmão, na Ponta da Praia.A praça é um dos lugares mais aprazíveis de Santos. Muito bem cuidada com seus jardins coloridos é um lugar que por si só vale a pena visitar.





Tem passarinhos e muitas crianças brincando, com total segurança e tranquilidade. 
Muitas vezes vou à praça com meu neto João Pedro, passear e comer umas pipoquinhas.











Todos os finais de semana acontecem ótimos shows de música na Praça.

Para oferecer lazer ao público nos fins de semana e fomentar o choro na região, em 30 de junho de 2007, foi criado o Projeto ‘Chorinho no Aquário’ por iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Projeto ‘Tecondi Celebra’ e apoio do Clube de Choro de Santos.
Desde o surgimento do Projeto, já foram realizados mais de 170 shows com apresentações dos melhores músicos do choro do litoral paulista e da capital, entre eles: Euclides Marques, Luizinho 7 Cordas, As Choronas e Demônios da Garoa.
Local: Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia)
Horário: aos sábados, às 19h
http://www.portal.santos.sp.gov.br/agendacultural/page.php?6


O Aquário Municipal de Santos está subordinado ao Depto. de Parques da Secretaria Municipal de Turismo de Santos.
e-mail para contato: setur@santos.sp.gov.br
Horários
Aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.
Na temporada de verão, abre de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.
Atenção: a venda de ingressos se encerra meia hora antes do fechamento do parque.
Ingresso: R$ 5,00. Estudante paga meia. A entrada é grátis para menores de 12 anos e maiores de 60 anos.


O Aquário Municipal de Santos, o mais antigo do país do país, é o parque mais procurado da cidade e o segundo mais visitado do Estado, com cerca de 500 mil visitantes por ano, número só superado pelo Zoológico de São Paulo.
Inaugurado a 2 de julho de 1945, com a presença de Getúlio Vargas, então Presidente da República, o Aquário Municipal de Santos foi uma iniciativa do Prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos. Com 1.000 m2 de área e 50 tanques, foi o primeiro e maior aquário brasileiro, figurando como tal no Guiness Book de Records, em 1995.   
Em 1997 o Aquário sofreu uma reforma: perdeu tanques, mas ganhou um auditório e mais espaço para o setor técnico. Até julho de 2004, o Aquário possuía 35 tanques com capacidade para mais de 200 mil litros de água, onde viviam cerca de 70 espécies diferentes, num total de 300 animais.
Em 16 de agosto de 2004, o Aquário fechou para uma grande reforma e ampliação, em obra prevista inicialmente para o período de 4 meses, a um custo orçado em R$ 2,5 milhões em recursos do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). O lobo-marinho foi transferido para o Orquidário Municipal, onde foi acomodado no lontrário até o final das reformas. O novo Aquário reabriu em 26 de janeiro de 2006, em festa de inauguração com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do Prefeito João Paulo Tavares Papa.
2006 - O novo Aquário
Externamente, o antigo prédio foi remodelado, procurando se manter suas características arquitetônicas originais. Ele fica como porta de entrada do parque, tendo recebido uma cobertura e rampa de acesso para deficientes na entrada.Alguns degraus formam uma pequena arquibancada, para atividades educacionais e ambientais. Uma nova bilheteria é interligada com a entrada principal por uma passarela coberta. Na parte acima da laje foram criados novos espaços, onde foram construídos sanitários, inclusive um com acessibilidade, e uma área de segurança.
Dentro, o antigo auditório foi modernizado e ampliado, ganhando mais 15 m² e aumentando a sua capacidade para 56 pessoas. A antiga área circular do lobo marinho foi transformada em um grande tanque oceânico, o tanque das tartarugas foi duplicado e os três tanques de água doce foram unificados em um grande tanque amazônico.
Ao lado do antigo prédio foi construído um prédio anexo com dois pavimentos, aumentando a área construída de 1.098 m² para 3.223 m², sendo 2.214 m² abertos para visitação pública e o restante reservado para os serviços funcionais do parque. Duas passarelas fazem a ligação entre os dois edifícios, uma para o trânsito dos visitantes e a outra exclusiva para os funcionários.
No novo prédio, o pavimento superior foi reservado às atividades técnicas e de pesquisa desenvolvidas pela equipe de profissionais do parque. O pavimento térreo se divide em três setores, dois para visitação e um destinado a serviços funcionais do parque. Ali foram construídos um grande tanque para os pinguins, que passaram de 10 para cerca de 40 espécimes, um tanque de toque, um tanque de carpas e o maior recinto do aquário, destinado ao lobo-marinho. Um terceiro setor recebeu uma loja de souvenirs, um tanque de reabilitação e espaços funcionais.
A iluminação foi ampliada com a instalação de refletores maiores. Nos tanques, as lâmpadas de vapor metálico facilitam a visualização.
Os dois prédios receberam nova comunicação visual, com painéis de identificação dos peixes.
Das 70 espécies e quase 700 animais que abrigava, o Aquário agora tem 150 espécies e cerca de 4 mil animais, desde pequenos invertebrados até mamíferos marinhos.   
As instalações dos animais seguem rigorosamente as normas e exigências do Ibama e toda a área dos tanques é servida por um corredor interno para acesso dos técnicos e tratadores. O complexo foi totalmente climatizado, com temperaturas especiais para o setor dos pinguins e lobo marinho.
No total, são 31 tanques com 1,3 milhão de litros de água
doce e salgada, tratadas por 25 bombas de filtragem, sendo 6 delas exclusivas para o tanque do lobo marinho. Uma grande turbina de ar-comprimido, ligada a todos os tanques, é responsável pela oxigenação da água. Uma moderna subestação elétrica alimenta as bombas e um gerador de emergência garante a sobrevivência dos animais em caso de falta de energia.     
Cenografia reproduz habitats naturais
Todos os tanques e aquários receberam cenografias que reproduzem os habitats naturais dos animais. Nos tanques de água doce, foram criados ambientes de fundo de rio, com galhos, folhagens, raízes e barrancos. Os peixes de água salgada nadam em ambientes rochosos. O tanque oceânico reproduz o fundo da costa brasileira.
No tanque das moréias, que preferem ficar escondidas, foram utilizados canos de PVC para criar fendas rochosas. O tanque amazônico reproduz uma floresta inundada e os recintos do lobo-marinho e dos pinguins receberam a paisagem rochosa da Patagônia. Um ambiente que ficou bastante diferente é o tanque dos peixes asiáticos. Com as "ruínas" de um templo submerso da Ásia, é o único que não representa um ambiente natural.   

O trabalho artístico de cenografia foi idealizado pelo cenógrafo Renato Ribeiro, com a ajuda da equipe técnica do Aquário e pesquisas de foto. Para confeccionar as cenografias, Ribeiro trabalhou com seis artistas, especialistas em modelagem, escultura e pintura, que utilizaram resina,fibra de vidro, pó de areia, tinta atóxica, cimento, PVC e outros materiais.
Para os tanques maiores, como o dos pinguis, o recinto do lobo marinho e os tanques oceânico e amazônico, o cenógrafo construiu miniaturas do ambiente a ser reproduzido, a fim de facilitar a discussão do projeto com as equipes do Aquário e da empreiteira contratada para a obra.
Painéis conscientizam para a Ecologia
Em maio de 2008, as paredes externas do Aquário receberam dois murais elaborados pelo artista plástico e ambientalista norte-americano Robert Wyland. O artista é conhecido mundialmente pelo seu trabalho de conscientização ecológica focado na vida marinha. Até então, Wyland executara 97 painéis em várias cidades ao redor do mundo e os de Santos, retratando animais marinhos, constituem a primeira obra do artista em toda a América do Sul.

Tanque Oceânico
No antigo recinto circular de 17m de diâmetro, que antes abrigava o lobo marinho, foi construído o Tanque Oceânico, um grande reservatório de 5 m de altura e capacidade para 350 mil litros de água salgada. Seus 100 m² foram decorados com uma paisagem rochosa em relevo que imita o fundo da costa brasileira. Delimitado por grandes painéis em vidro com 3,5 cm de espessura, o reservatório pode ser rodeado em toda a volta pelos visitantes e permite a perfeita visualização do ambiente, de modo a passar a sensação de estar no fundo do oceano. Nele nadam animais de fundo: diversos tubarões-lixa, arraias, salemas, meros, robalos e caranhas.
Tanque Amazônico
O Tanque Amazônico é outro destaque do Aquário. Com 16 m², é resultado da união de três tanques menores. A cenografia é rica em detalhes: troncos de árvores em decomposição, cipós e plantas imitam uma floresta inundada, tal como os fundos dos rios da Amazônia. Nele se pode apreciar diversas espécies, de porte médio a grande, como pacus, tucunarés, tambaquis, traíras, aruanãs e o pirarucu.    


Tanque das Tartarugas
Esse tanque, agora com 10 m² para os animais nadarem, abriga as grandes tartarugas de pente, também conhecidas como "verdadeiras". A cenografia do ambiente imita o habitat natural das tartarugas, que habitam os costões rochosos e bancos de areia da plataforma continental, até uma profundidade de 18 m.
O Aquário Municipal de Santos é o único no país a expor as       tartarugas de pente, animais que foram muito caçados por causa de seu casco, que é matéria-prima de artefatos como pentes e armações de óculos.
Tanque dos Pinguins
O Pinguinário se localiza em um setor especialmente climatizado, construído no novo prédio para receber os animais que vivem em temperaturas abaixo de zero. Com uma área de 145 m2, o local inclui espaço de manejo para o trato dos animais.
A área de visualização é dividida em dois tanques, separados pela passarela de circulação dos visitantes. Os dois são ligados por uma passagem subterrânea,por baixo d'água, que permite a passagem dos pinguins de um para outro lado. O ambiente foi construído de forma a criar espaços para as piscinas e solário, possível pelo teto de vidro. A cenografia, com rochas submersas, praias de seixos e céu acinzentado, imita a região da Patagônia, no extremo sul do continente sul-americano. Nos dois tanques podem ser admirados quase 40 pinguins, com destaque para o Fraldinha, o primeiro pinguim nascido em cativeiro no Brasil.
Recinto do lobo-marinho
O recinto do lobo-marinho, bem como o dos pinguins, faz parte de um complexo de 326 m2, especialmente climatizado. Dessa área, 145 m2 foi destinado aos pinguins e o restante para os lobos-marinhos Macaezinho e Alegra. Da área dos lobos, uma parte, oculta do público, ganhou uma sala de entrada para o tratador e duas áreas de manejo com piscina,reservadas para a adaptação de novos animais, maternidade e atividades de trato dos animais, como intervenções clínicas, pesagem e outras.
Para os olhos do público foram destinados 170 m2, ocupados por um grande reservatório de 5 m de altura, teto de vidro e 450 mil litros de água salgada, onde se pode visualizar o animal dentro e fora d'água, tomando sol ou entregando-se a suas brincadeiras. A cenografia em fibra de vidro imita a paisagem de falésias e rochas submersas. Até mesmo a entrada do tratador é em forma de "caverna".
Macaezinho, um lobo-marinho da espécie Arctophcefalus Australis é, sem dúvida, o habitante mais querido do Aquário. Originário da região meridional da Patagônia, o animal encalhou em nosso litoral quando ainda era bem novo, em 1995. Recebeu o nome de Macaezinho em homenagem a Macaé, o velho lobo que habitou o Aquário por muitos anos.

Em janeiro de 2009, Alegra, uma fêmea da espécie Arctocephalus Tropicalis, nadou pela primeira vez no tanque. Alegra foi recolhida pela Polícia Ambiental em Itanhaém, em agosto de 2008. Com idade estimada de 2 anos, ela estava ferida, muito cansada e pesando apenas 42 kg. Ficou em recuperação no Aquário por 5 meses e acabou conquistando seu lugar.
Como os lobos pertencem a espécies diferentes, eles ocupam o grande tanque em esquema de revezamento, mas a ideia é tentar uma aproximação dos dois, a fim de que eles possam nadar juntos.
Tanque de Toque
Esta atração pode proporcionar uma experiência inesquecível, principalmente para as crianças. Em um tanque raso de água salgada estão diversos pequenos animais marinhos, como ouriços, anêmonas e estrelas-do-mar, que os visitantes podem tocar com as mãos.
Outros tanques
Outros reservatórios do Aquário, apesar de mais simples, não deixam de ser interessantes.
Nos tanques de água salgada se pode admirar o tubarão-porco, o peixe-pedra, a garoupa, o polvo, a moréia, a caratinga, recifes de corais e as pequenas espécies ornamentais que os habitam, além de crustáceos como os siris, as lagostas, o ouriço-preto, a lagosta-sapata, o ermitão vermelho e cavalos-marinhos de diversas cores. Nos tanques de água doce podem ser vistos os peixes-crocodilo, os pangássius, os grandes bagres, piranhas, traíras, carpas, pequenos peixes ornamentais da Amazônia, além de tartarugas de água doce, anfíbios como as rãs-touro gigantes e até um tanque com um pequeno ecossistema dos mangues.
http://www.vivasantos.com.br/aquario/atracoes/main.htm


Macaezinho morreu em 10/04/2011 e sua morte foi notícia na imprensa em Santos:
Cidade perde a alegria do lobo marinho Macaezinho
Ele encantou gerações e ficará na memória de santistas e turistas. O lobo marinho Macaezinho, principal atração do Aquário Municipal – segundo parque mais visitado no Estado de São Paulo e certamente o animal símbolo da Cidade, morreu neste domingo (10), por volta de 13 horas, com aproximadamente 18 anos de idade.


Aquário: à serviço do meio ambiente
 Além do acervo de animais, o Aquário Municipal de Santos oferece visitas monitoradas e atividades relacionadas à cultura, além de prestar relevantes serviços na área da Biologia Marinha. Seu Setor de Veterinária presta assistência a animais cativos e aos que frequentemente aparecem doentes ou feridos, nas praias da região.    
O parque participa do Projeto Tamar, voltado à preservação das tartarugas, e é o único no Brasil a expor esse animal. O Aquário conta ainda com o único filhote de pingüim nascido em cativeiro, no Brasil.
Com a reforma, o Núcleo de Educação Ambiental do Aquário e a biblioteca agora tem mais espaço para atender escolas e arquivar o material.
O Núcleo promove palestras, visitas monitoradas e cursos com temas relativos a animais marinhos e de água doce, bem como seus ecossistemas, estimulando a preservação ambiental.
Na visita monitorada a pessoa fica sabendo, por exemplo, que o tubarão tem esqueleto cartilaginoso e troca os dentes a cada 28 dias, que o pirarucu e a pirambóia são peixes de água doce que respiram por pulmões, e não brânquias, e que animais como a garoupa e o polvo são miméticos, já que usam camuflagem para se defender e também atacar suas presas.
Visitas monitoradas
As visitas monitoradas são dirigidas a faculdades, escolas e outros grupos, de até 50 pessoas. Realizadas de maio a junho e de agosto a novembro, o enfoque é escolhido pelos visitantes entre Ecossistemas de Santos, Animais do aquário, Biologia de mamíferos marinhos, Biologia de répteis marinhos, Biologia de peixes, Oficina de reciclagem.

O Aquário de Santos, no litoral de São Paulo, volta a expor o peixe da espécie 'Yellow Tang' nesta terça-feira (5) depois de cinco anos. O peixe de valor acessível aos aquaristas, cerca de R$ 500, é um dos destaques do Aquário. Durante a noite o peixe perde a coloração brilhante e uma faixa branca horizontal pode ser vista no meio do corpo do peixe. A espécie tem 20 cm de comprimento e cerca de 2 cm de espessura. (Foto: Rê Sarmento/Prefeitura Municipal de Santos)
14/02/2013 10h54 
Região do Aquário de Santos vai receber melhorias na infraestrutura
Sanitários, aparelhos de ginástica e áreas de descanso estão no projeto.
Investimento será de aproximadamente R$ 1,7 milhão.
Do G1 Santos
Obra vai beneficiar visitantes que frequentam o Aquário de Santos (Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos)
O entorno do Aquário Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, passará por reurbanização para oferecer melhor infraestrutura aos milhares de moradores e turistas que frequentam o local. O investimento será de aproximadamente R$ 1,7 milhão.
A reforma do local prevê sanitários, instalação de equipamentos de ginástica e novas áreas de descanso. A obra está entre os 11 projetos do município que contarão com recurso do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Turismo.
Está previsto o Espaço do Cruzeiro, em área na frente do Aquário, com espelho d'água, pérgula (espécie de jardim suspenso), bancos e criação de novo velário. A fonte com escultura do Pescador será mantida no mesmo lugar.
Também contarão com recursos do Dade a ampliação e modernização do sistema de monitoramento do Aquário (R$ 100 mil), que passará de 17 câmeras para 32, interligadas ao Sistema Integrado de Monitoramento da Secretaria de Segurança. Estão previstos equipamentos com infravermelho e portaria eletrônica.
Obra vai beneficiar visitantes que frequentam o Aquário de Santos (Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos)
Turistas e santistas lotam o Aquário durante o carnaval
A presença de navios transatlânticos em Santos no sábado de carnaval levou muitos turistas ao Aquário.
A presença de navios transatlânticos em Santos neste sábado de carnaval (9) levou muitos turistas estrangeiros e brasileiros ao Aquário, na Ponta da Praia. O casal argentino Pablo e Zulema Martinez destacou a diversidade de peixes e animais marinhos. "É maravilhoso ter um parque como este na praia com peixes tão bonitos , disse Zulema.
Já o aposentado pernambucano José Geraldo Nogueira de Menezes, 57 anos, gostou do 'tanque do mangue', a mais nova atração do Aquário. O espaço retrata o cenário onde vivem 15 exemplares do caranguejo-uçá, uma das espécies mais encontradas nos manguezais. "Ficou muito parecido com a realidade, podemos ver os caranguejos nas tocas, ficou muito bom".
O Aquário também foi escolhido pelas famílias de Santos para levar as crianças. Foi o caso do médico Leandro Romani, 34 anos, que fez questão de trazer o filho Alexandre, de 3 anos. "Eu sempre gostei de vir aqui e agora curto esse passeio com meu filho".
Com mais de mil espécies de mares e rios, o parque é o segundo equipamento mais visitado no Estado.

O Aquário também foi escolhido pelas famílias de Santos para levar as crianças (Foto: Divulgação)
Orquidário
Outra boa pedida é visitar o Orquidário, no José Menino. Quem passar por lá neste domingo (10) poderá ver uma exposição com aproximadamente 500 orquídeas. A mostra terá espécies raras como a 'vanda branca' e a 'negra', além de bordados da Ilha da Madeira. O Orquidário fica na praça Washington s/nº. O parque funcionará até terça-feira das 9h às 19h, com bilheteria até 18h. O ingresso custa R$ 5,00.
Estudantes e professores pagam 50% do valor, já crianças até 12 anos e idosos acima de 60 têm gratuidade.
http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/5337-turistas-e-santistas-lotam-o-aquario-durante-o-carnaval


Outro lugar ótimo para passear com as crianças é o Orquidário Municipal de Santos.

Localizado na Praça Washington, no Canal 1, José Menino, o parque fundado em 11 de novembro de 1945(mais de 68 anos), passou recentemente por grandes reformas e reabriu em 2012.
Arte G1
Tem área de um alqueire (24.000m2) e reproduz a Mata Atlântica com cerca de 4000 orquídeas de 100 espécies diferentes, a grande maioria afixada em arvores com flores o ano todo.

Quem visita o parque pode conhecer cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies entre répteis, aves e mamíferos. Grande parte destes animais está soltos (pavões, cotias) e circulam livremente, sendo particularmente especial para crianças.
Tem também um canteiro especialmente construído para atrair borboletas, muito coloridas.
O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9 às 18 horas. O ingresso custa R$5,00, com desconto
de 50% para estudantes com carteirinha e gratuito para crianças até 12 anos e para maiores de 60 anos.



No vizinho município do Guarujá também existe um maravilhoso aquário, chamado Acqua Mundo.

O Acqua Mundo privilegia desde sua inauguração, a educação, a pesquisa e o lazer. Com isto desenvolve oficinas temáticas, ciclo de palestras e oferece aos visitantes 49 recintos (água doce, salgada, aquaterrários e terrários) com representações de vários habitats marinhos e terrestres.
Com 1.446.560 litros de água e totalizando uma área de 5.775 m², o Acqua Mundo é um verdadeiro complexo de entretenimento com praça de alimentação (choperia, sorveteria e cafeteria), loja temática, estacionamento e a maior exposição de organismos aquáticos da América do Sul.
A maior atração é o Oceano, tanque com 800 mil litros de água salgada, construído especialmente para a exposição de grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões oceânicos.
O Acqua Mundo expõe várias espécies de animais aquáticos, representativos dos mais diversos ambientes e grupos zoológicos - tubarões, pingüins e outras aves aquáticas, peixes de água doce e salgada, tartarugas e répteis como lagartos, jacarés e cobras.
Entre invertebrados, peixes de água doce e salgada, aves e mamíferos no total são 235 espécies de animais totalizando 8 mil animais em exposição. Para que os animais tenham um comportamento natural, cada recinto é uma réplica do habitat natural dos animais - assim temos o manguezal, costão rochoso, recife de coral, floresta amazônica inundada, o pantanal mato-grossense, praia arenosa, Tanque de Contato, onde o visitante pode tocar em ouriços, estrelas-do-mar e filhotes de tubarão. Além disso uma das atrações é o tanque do lobo-marinho com um espaço ao ar livre e outro coberto privilegiando as necessidades do animal.

ESPÉCIES DO ACQUA MUNDO
São mais de 170 espécies para encantar nossos visitantes
Quer ver bem de perto a diversidade da vida marinha? Conhecer as mais variadas espécies de animais marinhos, répteis, invertebrados e aves, entre outros? E ainda aprender com a Educação Ambiental?
O Acqua Mundo, maior aquário da América do Sul, é o local certo para quem busca tudo isto.
No aquário os visitantes, sejam grupos de escolas, agências ou até mesmo turistas, entram literalmente em outro mundo. Com 49 recintos, que abrigam mais de 170 espécies diferentes, o Acqua Mundo expõe mais de 5 mil exemplares.
Exemplo da diversidade são os peixes de água doce, como o recinto da Amazônia, que abriga exemplares de pirarucu, pacu e tambaquis. Além disto, o aquário apresenta também, um dos maiores peixes de couro de água doce, a pirarara. Já os fãs de animais que habitam água salgada entram em contato com uma das maiores atrações, o Oceano. Com 800 mil litros de água, o recinto tem tubarões lixa, raias, meros – maior peixe ósseo de água salgada –, e outros cardumes.
Queridos pelas crianças, o pingüins de Magalhães chamam atenção de todos e encantam pela graciosidade, e ao contrário do que se pensa não vivem no extremo frio. O pingüinário tem temperatura agradável para a espécie, marcando média de 18ª a 21º graus. Outro xodó dos pequenos, que tem uma história de vida encantadora é o lobo-marinho. Muito brincalhão, o grande mamífero atrai todos os olhares.
No percurso do passeio ainda dá para ver e conhecer as curiosidades da píton e tartaruga albina, dos ovinhos de tubarão bambu, jacarés do Pantanal, peixe palhaço que ficou popular no filme Nemo e outros tantos habitantes do mar.


Em todo o mundo existem aquários.


Os dez aquários mais interessantes do mundo
O GLOBO
Publicado:
15/08/11 - 0h00
Eles podem ser grandes atrações em cidades costeiras ou ficar a quilômetros de distância do litoral. Às vezes se destacam pela quantidade de espécies ou por programas mais interativos. Seja qual for o tipo, os grandes aquários são atrações turísticas espalhadas pelo mundo. Em sua edição de julho, a revista espanhola "Viajar" elegeu os dez melhores aquários do mundo. Confira a lista, que segue abaixo.

1) ATLANTA, ESTADOS UNIDOS. Todos os números desse aquário, no estado da Georgia, são impressionantes: quase cem mil espécies vivem em tanques que, somados, chegam a 38 milhões de litros d'água, num investimento de US$ 200 milhões.








Nada mal para o maior aquário do mundo, que permite aos visitantes mergulhar ao lado de tubarões-baleia e arraias, ou simplesmente observar baleias beluga em tanques de água tão fria quanto as dos mares árticos. www.georgiaaquarium.or












2) OKINAWA, JAPÃO. O segundo lugar da lista é também o segundo maior do mundo, o Okinawa Churaumi, que integra o parque de exposições Ocean Expo Conmemorative, na cidade de Motubu, na ilha de Okinawa. Logo na entrada, a estátua de um tubarão mostra que, quem manda por lá, são os grandes animais marinhos.


O tubarão-baleia é a maior atração do tanque principal, onde vivem outros 21 mil animais, de 740 espécies.









3) DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS. Trinta e três mil espécies vivem no aquário de três andares que funciona no suntuoso Dubai Mall. 








No andar subterrâneo, o visitante entra num túnel, cercado por dez milhões de litros d'água, que permite visão panorâmica de 270 graus, de onde se tem visão privilegiada. www.thedubaimall.co








4) DURBAN, ÁFRICA DO SUL. Para encontrar o Ushaka Marine World, em Durban, basta procurar a figura de um barco naufragado na Praia de Point. Com esse desenho curioso, o aquário conta com 30 tanques com quase 20 mil metros cúbicos de água, e golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, cavalos-marinhos e espécies mais exóticas. Para matar a fome, há um restaurante zulu em pleno "navio fantasma", com vista para o fundo do mar. www.ushakamarineworld.co.za

5) GÊNOVA, ITÁLIA. O aquário da cidade onde nasceu Cristóvão Colombo foi o maior da Europa até 1998, quando perdeu o trono para o de Valência, na Espanha. Mas não perdeu a majestade. Foi construído para a Expo 1992, no projeto de revitalização da zona portuária. 





Entre os 70 tanques, um dos destaques é a piscina que reproduz uma barreira de corais e a área ocupada com espécies que inspiraram o filme "Procurando Nemo". Em anexo, ainda há uma curiosa esfera de aço e vidro, chamada "Biosfera", que reproduz um ambiente tropical, com fauna e flora. www.acquariodigenova.it.



6) VALÊNCIA, ESPANHA. Parte integrante da intrigante Cidade das Artes e da Ciência, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, o Oceanário de Valência é o maior aquário europeu.





 São 42 milhões de litros em tanques com formas pouco convencionais, como de iglu, lírio-d'água, violão. A fauna vai de tubarões e barracudas a morsas e pinguins, passando por leões-marinhos e baleias beluga. www.cac.es




7) MÔNACO. O aquário do Museo Oceanográfico de Mônaco, fundado em 1903, é um dos mais antigos do mundo, e ainda um dos mais espetaculares. Sua especialidade é a fauna mediterrânea e a de ambientes tropicais, com reprodução de centenas de tipos de corais.





 Entre um tanque e outro, que abrigam 300 espécies, há salas de museu com preciosidades como um esqueleto completo de baleia. Seus laboratórios abrigaram gente como Jacques Cousteau. www.oceano.mc







8)VERACRUZ,MÉXICO. Representante latino-americano desta lista, o aquário de Veracruz apresenta aos visitantes fauna e flora de três ambientes muito distintos: água doce, lagoas salgadas e alto-mar.





Tem também o maior túnel transparente da América Latina, dedicado aos arrecifes, com mais de um milhão de litros em volta. www.acuariodeveracruz.com








9) LISBOA, PORTUGAL. Quinze mil animais marinhos habitam os dois andares do aquário de Lisboa, uma das construções da região ao norte da cidade, projetada para Expo 1998.













 São dois andares, mas o visitante vê como se fossem apenas um. A ilusão de ótica acontece do lado de fora também: o prédio, separado da terra firme apenas por uma passarela, parece flutuar nas águas do Rio Tejo. www.oceanario.pt







10) PERTH, AUSTRÁLIA. Um resumo dos 12 mil quilômetros da costa ocidental da Austrália, uma das regiões mais selvagens do planeta. É isso que o visitante encontra no aquário Aqwa. Polvos, arraias azuis, crocodilos e cavalos-marinhos são alguns dos destaques.





 Mas a atração mais concorrida é a área criada para abrigar exemplares do raro ornitorrinco, aquele mamífero que põe ovos e tem bico, que só existe na Austrália. www.aqwa.com.au





Outras opções de lazer na Praia de Santos

Cinema e leitura são opções de passeio nas praias de Santos
Cine Arte, Gibiteca e a Biblioteca Municipal ficam a poucos metros do mar.
Locais são frequentados por moradores e turistas da cidade.
02/07/2012 09h16
Anna Gabriela Ribeiro do G1 Santos
Gibiteca fica a poucos metros da praia no bairro do Boqueirão (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Quem vai a Santos, no litoral de São Paulo, sabe que a principal atração da cidade são as praias. Mas quem prestar atenção vai perceber que ali mesmo, nos jardins da Orla, existem três atividades que em nada tem a ver com biquínis e pranchas de surf. Assistir a um bom filme, ler um gibi ou realizar o empréstimo de um livro são atividades que podem ser feitas a poucos metros.
O Cine Arte Posto 4, a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes e a Biblioteca Municipal Mário Faria ficam em postos espalhados pelos sete quilômetros de orla da praia da cidade. Ao todo são sete, entre os bairros José Menino e Ponta da Praia. Além das atrações culturais, nos outros postos é possível encontrar escola de surf, laboratório de balneabilidade e dois postos de salvamento do corpo de Bombeiros.
Quem for até a cidade e optar por ler, ao invés de tomar um banho de mar, pode ir até a Gibiteca, que fica no posto 5, e conta com mais de 20 mil exemplares no acervo, sendo a maior parte doações da população. "Temos exemplares de HQs, mangás, gibis antigos das décadas de 30 e 40, além de títulos europeus, em diversos idiomas", afirma a chefe das bibliotecas da Orla, Narayana Mamede. O construtor Augusto André Avelino vai ao local há anos, e fala sobre a Gibiteca com saudosismo. "Eu costumava fazer entrega de gibis aqui durante a adolescência. Hoje trago meus filhos e gosto de ler edições antigas para matar a saudade dos gibis da minha época", diz Augusto.
A biblioteca também atrai frequentadores de vários locais da cidade, e segundo Mamede, a unidade da praia é a que mais realiza empréstimo de livros no município. O local conta com um acervo de 14 mil livros de literatura de diversos autores, além de jornais impressos e revistas. São cerca de 50 pessoas que passam pelo local por dia e, durante a temporada, este número dobra. Além de estimular a leitura, os Postos 5 e 6 realizam saraus, oficinas de desenhos e exposições.
Cine Arte Posto 4
Já os amantes da sétima arte podem, além de colocar em dia o bronzeado, assistir a filmes de arte e de produções alternativas de diversos países no Cine Arte Posto 4, que fica na praia do Gonzaga. A sala de projeções que recebe o nome de Rubens Ewald Filho, uma homenagem ao famoso crítico santista, exibe além de produções brasileiras filmes estrangeiros vindos da França, Espanha, Rússia, Portugal, Irã e Índia. Mensalmente cerca de 3 mil pessoas passam pelo local.
Serviço
A Biblioteca Municipal Mário Faria fica no Posto 6, na praia da Aparecida, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos das 9h às 13h. Informações pelo telefone (13) 3231-8713.
O Cine Arte fica no Posto 4, na praia do Gonzaga, e funciona a partir das 15h. O valor do ingresso varia entre R$ 1,50 e R$ 3. Informações pelo telefone (13) 3288-4009.
A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes fica no Posto 5, na praia do Boqueirão, e funciona de segunda-feira à sábado das 9h às 19h e aos domingos das 9h às 14h. Informações pelo telefone (13)3288-1300.

Quem não se lembra desta época?  Vá a Gibiteca no Posto 4 relembrar.


Filme ‘Elles’ permanece em cartaz no Cine Arte Posto 4
Produção conjunta entre Alemanha, França e Polônia, o filme ‘Elles’ permanece em cartaz desta sexta-feira (15) ao dia 21, no Cine Arte Posto 4 (praia do Gonzaga).
Dirigido por Malgorzata Szumowska, o longa narra as consequências na vida pessoal de uma jornalista que produz uma matéria sobre prostituição estudantil. Sessões: 16h, 18h30 e 21h. Classificação: 14 anos. Ingressos: R$ 3,00.









Fontes : além das já citadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário