segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O Guinness World Records - o livro dos records

O Guinness World Records (antigo Guinness Book of Records, lançado em português como Livro Guinness dos Recordes) é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza. Em 2.003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1.955, sendo o décimo livro mais vendido da história, o de 2.009 é o quinquagésimo-quinto.
Em 10 de Novembro de 1.951 Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria Guinness, participou numa caçada e acabou envolvendo-se numa discussão: qual seria a ave de caça mais veloz da Europa – a tarambola ou o tetraz. Foi assim que se deu conta que um livro que fornecesse respostas para este tipo de perguntas talvez fizesse sucesso.
A ideia de Sir Hugh tornou-se realidade quando Norris McWhirter e Ross McWhirter, que administravam uma agência de apuração de fatos em Londres, foram contratados para fazer uma coletânea que viria a tornar-se o Guinness Book of Records. A primeira edição foi publicada em 27 de agosto de 1.955 e, no Natal daquele ano, já havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.
Alguns recordes mundiais têm menos tentativas de quebras do que outros: Suresh Joachim, quebrou o recorde mundial de passar roupa, ao fazê-lo durante 55 horas e 5 minutos, no Shoppers World, em Brampton.
Edições mais recentes têm-se centrado no registro dos feitos humanos concorrentes. Concursos vão desde recordes óbvios, como levantamento de peso aos mais incomuns, como jogar um ovo à mais longa distância ou o maior número de cachorros quentes que podem ser consumidos em dez minutos.
Além de registros sobre concursos, que contêm fatos tais como o tumor mais pesado, a planta mais venenosa, o menor rio Roe River, o mais antigo teatro em funcionamento Guiding Light, a mais antiga livraria em funcionamento Livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, o mais bem sucedido vendedor do mundo Joe Girard, o mais bem sucedido reality show, o grupo musical Girls Aloud. Muitos registros referem-se também à mais jovem pessoa que alcançou uma coisa, como a pessoa mais jovem a visitar todas as nações do mundo, sendo Maurizio Giuliano.
Cada edição contém uma seleção de grande conjunto de registros nos dados do Guinness, bem como os critérios de escolha que tenham mudado ao longo dos anos.
O afastamento de Norris McWhirter de sua consultora de papel em 1.995 e a subsequente decisão dada por Diageo plc (public limited company: um tipo de sociedade anônima na Grã-Bretanha) de vender a marca Guinness World Records ajudaram a transformar o Guinness em um livro altamente ilustrado e um produto colorido.

Estas mudanças não fizeram nenhum dano ao seu sucesso comercial: o Guinness Book of Records é o livro mais vendido do mundo com direitos autorais, assim que ganhar uma entrada dentro de suas próprias páginas. Um certo número de livros e séries de televisão também foram produzidos. A marca Guinness World Records é agora propriedade da HIT Entertainment.
O Guinness World Records não registra a categoria de "pessoa com mais recordes", por esta mudar com muita frequência.
Em 2.005, o Guinness designou a data 9 de Novembro como "Dia Internacional Guinness World Records" para incentivar a quebra de recordes mundiais, que foi descrito como "um sucesso fenomenal". A versão 2.006 foi batizada "maior evento internacional do mundo", com uma estimativa de 100.000 pessoas em mais de 10 países participantes. A promoção arrecadou 2.244 recordes novos crescendo assim 173% relativamente ao ano anterior.
Em 2.006, Michael Jackson visitou o escritório do Guinness World Records em Londres para arrecadar 7 Recordes Oficiais Certificados relacionados com a sua bem sucedida carreira como vocalista e compositor de músicas.
Em 9 de Janeiro de 2.007, o Guinness anunciou que estava trabalhando com AskMeNow para oferecer acesso móvel para o Guinness World Records na base de dados. A empresa tem vindo a colaborar com o Reino Unido, com base em Texperts já há vários anos e ambas as empresas oferecem acesso exclusivo ao seu banco de dados.
Vários recordes mundiais foram em dada altura incluídos no livro e removidos posteriormente por razões éticas. Recordes que ponham em causa a segurança e saúde de pessoas e animais são desencorajados. Por exemplo, na sequência da publicação do recorde "O gato mais pesado", muitos proprietários de gatos começaram a dar muita comida ao seus animais para além dos limites do que era saudável. O Guinness Book também retirou em 1.991 recordes como de "comer e beber mais..." na categoria "Realizações do Homem" dado que colocava aos potenciais concorrentes perigos sérios na sua saúde além de expor o editor a potenciais litígios na justiça.
Estas mudanças incluíram a remoção de todas as bebidas alcoólicas, caso dos recordes de vinho e drinques de cerveja, juntamente com outros incomuns, como consumir bicicletas ou árvores. Outros recordes, tais como "engolir espadas", foram também excluídos por ultrapassarem as barreiras humanas de tolerância. No entanto, aconteceram casos de recordes encerrados e mais tarde reabertos, como por exemplo, "engolir espadas". Este foi listado como encerrado em 1.990 e recuperado para o show de televisão Guinness World Records Primetime, que se iniciou em 1.998, em que se aceitaram três desafios.
Museu Guiness em Los Angeles, California (EUA).
Nos últimos anos, a empresa Guinness tem permitido o franchising dos pequenos museus com monitores baseado no livro, todos atualmente (2.005) localizados em localidades populares com turistas: Tóquio, Surfers Paradise, Copenhaga, São Francisco, Santo António, Cataratas do Niágara, Hollywood, Atlantic City, Myrtle Beach, Carolina do Sul, Gatlinburg, Tennessee e Trocadero, em Londres. Enquanto alguns museus são dramáticos, como as estátuas mais altas do mundo, ou vídeos de recordes a serem quebrados, muita da informação é apresentada apenas com texto e fotos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guinness_World_Records


Como posso me tornar um recordista do Guinness World Records?
Quebrar ou estabelecer um recorde do Guinness World Records™ não é uma tarefa fácil. É preciso preparar-se bem, com muita organização e atenção aos detalhes. Por isso, pedimos a você que leia as informações a seguir com todo o cuidado. Elas explicam o que é necessário para que a equipe do Guinness World Records valide sua tentativa de quebra de recorde.
Em primeiro lugar, você precisa se registrar para ser um membro do site.
Após efetuar o login, clique em “FAÇA SUA TENTATIVA DE QUEBRA DE RECORDE” para iniciar sua solicitação.
Leia as instruções na tela para levar o pedido adiante. Recomendamos que seu computador esteja conectado a uma impressora – assim, você poderá imprimir as páginas para ter de referência.
Caso queira fazer mais de uma solicitação, você precisará preencher um formulário para cada tentativa de recorde.
É possível escolher entre a solicitação padrão e o serviço Fast Track. A solicitação padrão é totalmente gratuita e leva de 4 a 6 semanas para ser avaliada. Mas, se o pedido for urgente e você desejar receber uma resposta antes disso, escolha o serviço pago Fast Track – nessa opção, a resposta chegará em apenas 3 dias úteis.
Assim que o formulário for carregado no site, nós lhe enviaremos um e-mail confirmando a solicitação.
Pelo procedimento padrão, levaremos de 4 a 6 semanas para pesquisar e avaliar sua proposta de recorde. Caso seja preciso consultar especialistas que não façam parte da equipe do GWR, o processo pode ser mais demorado. Durante esse período, podemos eventualmente entrar em contato com você para obter mais informações sobre a tentativa de recorde, para assegurar que ela receba o melhor julgamento possível. Tenha a certeza de que nos empenharemos para lhe dar uma resposta positiva ou negativa o mais rápido possível. Em todo caso, se precisar de uma resposta urgente, lembre-se: o serviço Fast Track está à sua disposição.
Assim que o resultado da análise sair, enviaremos a você um e-mail com nossa decisão, que será uma destas alternativas:
Resposta negativa – nesse caso, procuraremos sempre que possível dar detalhes sobre o porquê de a tentativa ter sido recusada.
Aceitação da sua proposta como uma nova categoria de recorde do GWR, com os parâmetros da categoria anexados. Você também receberá o Kit do Candidato a Recordista.
Aceitação da sua tentativa em uma categoria de recorde já existente em nosso banco de dados, caso sua proposta se enquadre nela.
Você receberá os parâmetros dessa categoria e o Kit do Candidato a Recordista.
Se a proposta for aceita, você poderá planejar sua tentativa e realizá-la assim que receber nossa mensagem. Ao fazê-lo, porém, lembre-se de providenciar TODAS as provas exigidas no Kit do Candidato a Recordista e nos parâmetros enviados.
A seguir, você deve enviar as provas do recorde em um pacote com seu número de requisição (claim ID, em inglês) identificado claramente tanto no pacote quanto em cada prova enviada.
Após receber o pacote, levaremos mais 6 a 8 semanas para avaliar sua reivindicação e chegar a um veredicto. Se você precisar de uma resposta com urgência, é possível solicitar o serviço Fast Review.
Se a sua reivindicação não for aceita, você receberá um e-mail explicando quais são os quesitos que invalidam sua tentativa. Se for aceita, você receberá uma carta com o certificado do Guinness World Records em reconhecimento ao seu recorde.
Sugerimos agora que você imprima esta página e, em seguida, faça o login acima para iniciar o processo de solicitação.
Obrigado pelo interesse no Guinness World Records... e boa sorte!!!
http://member.guinnessworldrecords.com/br/record_attempts.aspx


A cidade de Santos, no litoral paulista, tem mais uma virtude para exibir ao Brasil, além de suas praias bem conservadas e de sua fama de município de alta qualidade de vida. Santos ganhou uma citação no Guinness, o livro dos recordes mundiais editado na Inglaterra. Depois de nove anos tentando entrar para a posteridade  de grandezas, a cidade conseguiu emplacar o título de dona do maior jardim frontal de praia do mundo na versão 2.001 do livro.
Ele tem 5.335 metros de extensão e 218.800 metros quadrados de área. É um jardinzão equivalente a 155 Jardins Botânicos do Rio de Janeiro e uma obra que compete de igual para igual com outras obras nacionais que já constam do livro, como o Estádio do Maracanã e o Eixo Monumental de Brasília, a mais larga avenida do planeta. Para convencer os editores do Guinness de que o jardim realmente merecia a citação, a equipe da Secretaria de Turismo deu duro.
Negociou durante um ano, enviou laudos técnicos, dezenas de fotos e e-mails. "A documentação era tão farta e precisa que nem tivemos de vistoriar o local", disse a VEJA o produtor Stuart Claxton, um dos dezesseis pesquisadores que definem o que entra ou não no livro. 
http://veja.abril.com.br/181000/p_107.html


A Praia do Cassino está localizada na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Com mais de cem anos, é considerado o balneário marítimo mais antigo do Brasil (1.890). Seu início fica a 18 quilômetros do centro da cidade do Rio Grande (RS).

Consta no Guiness Book (Livro dos Recordes) como a maior praia em extensão do mundo - tendo assim mais de 254 km de comprimento, se estendendo desde a cidade do Rio Grande até o Chuí.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_do_Cassino




As Ilhas Pitcairn, oficialmente Ilhas Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno, são Territórios britânicos ultramarinos na Polinésia que têm como único vizinho a Polinésia Francesa, a oeste. É constituída pela ilha homônima, e pelas ilhas Ducie, Oeno e Henderson, sendo as últimas, desabitadas, por causa de sua inacessibilidade. A capital e única povoação é Adamstown, localizada na ilha Pitcairn.
De acordo com o último censo, Pitcairn possui apenas 48 habitantes, sendo considerada a jurisdição menos populosa do mundo. Desde sua colonização, no entanto, o número de moradores mudou várias vezes, tendo atingido o ápice de 250 em 1.936.
O ponto mais elevado da ilha é o Pawala Valley Ridge, com 347 metros de altitude.

Consta no Guiness Book como a menor ilha do mundo com 47 km2.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Pitcairn



A Groelândia é a maior ilha do mundo e tem mais de 44.000 km de linha de costa. A população é escassa, confinada a pequenos povoados na costa. A ilha tem a segunda maior reserva de gelo do mundo, apenas ultrapassada pela Antárctica.
Groenlândia é uma nação constituinte autônoma do Reino da Dinamarca, cujo território ocupa a ilha homônima, considerada a maior do mundo, além de diversas ilhas vizinhas, ao largo da costa nordeste da América do Norte.
As suas costas dão, a norte, para o oceano Glacial Ártico, a leste para o Mar da Gronelândia, a leste e sul para o Oceano Atlântico e a oeste para o mar do Labrador e baía de Baffin. A terra mais próxima é a ilha Ellesmere, a mais setentrional das ilhas do Arquipélago Árctico Canadiano, da qual está separada pelo estreito de Nares. Outros territórios próximos são: no mesmo arquipélago canadiano, a oeste, a ilha de Devon e a ilha de Baffin; a sueste a Islândia; a leste a ilha de Jan Mayen e a nordeste o arquipélago de Esvalbarda, ambos possessões da Noruega.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gronel%C3%A2ndia




Ilha de Páscoa, Chile

Considerada a ilha mais remota do planeta, a quase 4 mil km do litoral do Chile, a Ilha de Páscoa, chamada originalmente de Rapa Nui por seus nativos, tem 136 km² e uma população de menos de 5 mil habitantes. Ela é conhecida pela sua beleza, mas principalmente pelas gigantescas e misteriosas estátuas moai, mais de 600 espalhadas por toda a ilha.

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/veja-10-ilhas-afastadas-e-remotas-pelos-5-continentes,f639392625237310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html


Maior reserva subterrânea de água doce do mundo.
O Aquífero Alter do Chão é uma reserva de água subterrânea localizada sob os estados do Amapá e Amazonas. Abastece a totalidade de Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos. Dados iniciais revelam que sua área é de 437,5 mil km² com espessura de 545 m. Pesquisadores da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal do Ceará desenvolveram estudos que podem revelar que o aquífero pode ser maior que o calculado inicialmente, passando inclusive a ser maior que o Aquífero Guarani.

Com 86 mil quilômetros cúbicos, o aquífero poderia ser suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial. O Alter do Chão teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão mas um grande volume, reservando aproximadamente 85 mil km³ de água contra apenas 45 mil km³ do aquífero Guaraní.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%ADfero_Alter_do_Ch%C3%A3o

O Armillaria solidipes (antes designado Armillaria ostoyae) é um fungo que pertence ao genero Armillaria, também conhecidos como cogumelo-do-mel.
Foi encontrado em novembro de 2.000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, nas montanhas Blue no leste do estado chuvoso de Oregon, nos Estados Unidos, um cogumelo deste tipo que é atualmente considerado como a maior colônia de fungos do mundo. Através de estudos de DNA e índices de taxa de crescimento, descobriu-se que este fungo cobre uma área de 8,9 km² (equivalente a 1.220 campos de futebol).
A sua idade é difícil de avaliar, e embora alguns estudiosos afirmem que este organismo vivo pode ter 2.400 anos de idade, pesquisas recentes com base no genoma do fungo parecem indicar que pode ter 8000 anos. Estima-se que este fungo possa ter uma massa total de 605 toneladas. Ele é considerado como o maior organismo do mundo.
O fungo nasceu como uma partícula minúscula (esporo) impossível de ser vista, e vem estendendo seus filamentos, entre as raízes das árvores.
À superfície do solo, ele possui a forma de pequenos cogumelos de aparência inocente, mas sob o solo (micélio) fixa-se nas raízes das árvores da floresta, roubando-lhes água, nutrientes, provocando putrefação e morte das mesmas. Embora existam espécies de árvores que resistam a este fungo, a taxa de crescimento fica comprometida. Assim, abre caminho para que espécies vegetais floresçam no lugar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Armillaria_ostoyae


A sequoia-gigante (Sequoiadendron gigantea) é a única espécie do genero Sequoiadendron, inserido no grupo de coníferas pertencentes à família Cupressaceae.


A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. Ela cresce em média 50–85 m e 5–7 m em diâmetro. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. Medidas recordes de sequoias como 94,8 metros de altura e 17 metros de diâmetro já foram reportadas. A casca da sequoia é fibrosa, com sulcos, podendo chegar a 60 cm de grossura na base do tronco. Uma casca assim fornece uma excelente proteção contra fogo. As folhas são como as folhas dos pinheiros, com 3-6 mm, fazendo uma espiral nos brotos. As sementes vêm em cones, e cada cone têm em média 230 sementes de cor marrom-escura, cada uma com 4–5 mm de altura e 1 mm de espessura, possuindo umas "asinhas" marrom-amarelas de 1 mm. As sementes são carregadas pelo vento quando se desprendem do cone.
É considerada um fóssil vivo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sequoia-gigante


O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
A árvore cobre uma área de aproximadamente 8.500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros. O cajueiro teria sido plantado em 1.888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maior_cajueiro_do_mundo
A Amazônia, também chamada de Floresta Amazônica ou Hileia Amazônica é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta bacia abrange sete milhões de quilômetros quadrados, dos quais cinco milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60 por cento da floresta, seguido pelo Peru com 13 por cento e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).
Estados ou departamentos de quatro nações têm o nome de Amazonas por isso. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.
A Floresta Amazônica foi pré-selecionada em 2.008 como candidata a uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno. Em fevereiro de 2.009, a Amazônia foi classificada em primeiro lugar no Grupo E, a categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais.
É considerada pelo Guinness a maior floresta do mundo com
7.000.000 km².
http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_Amaz%C3%B4nica

Kibera é o nome de uma comunidade localizada no Quênia. É considerara a maior favela do mundo, com cerca de 2,5 milhões de habitantes.
Este assentamento informal é o lar de um quarto da população da capital de Nairobi e é composta de 12 municípios que são flagelados pelos mesmos problemas de pobreza, sanitarismo precário e saúde ambiental, “construções temporárias” e HIV/Aids pandêmica.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kibera



Local mais frio da Terra
Yakutsk é uma cidade da Rússia, capital da região da Iacútia, na Sibéria Oriental. Possui 235.600 habitantes e é uma região remota com mais de 1000,000 km² de área.


Yakutsk é considerada pelo Guinness como a cidade mais fria do mundo. As temperaturas médias anuais são de -21°C. A cidade possui temperaturas muito variadas, tendo verões e invernos longos por torno de quatro meses. No verão atinge entre 0ºC (33ºF) e 25ºC (77ºF), e no inverno entre -40ºC (-42ºF) e -25ºC (-13ºF). 





Foi fundada como um forte Cossaco em 1.632 e não foi realmente uma cidade até que fossem descobertas as reservas de ouro siberianas no fim do século XIX. Estas reservas foram exploradas de forma intensiva durante a industrialização da União Soviética sob o mandato de Stalin, o que contribuiu para o desenvolvimento urbano de Yakutsk.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yakutsk

Lugar mais quente da Terra
Dasht-e Lut, também escrito Dasht-i-Lut, é um grande deserto de sal no sudeste do Irã e é o 25º maior deserto no mundo.


O Dasht-e Lut faz parte dos desertos de latitudes médias, como o Deserto do Saara e o deserto de Sonora, nos Estados Unidos; nestas regiões, as condições atmosféricas prevalecentes impedem uma precipitação regular.
A formação alongada de cor clara, em primeiro plano (paralela à serra na imagem ao lado) corresponde a um dos lagos Dasht, que se estendem para sul por cerca de 300 km.


Em Dasht-e Lut foi registada, em 2.004 e 2.005, a mais alta temperatura à superfície da Terra, de 70,7 °C graus, gravada pelo sensor MODIS da NASA. Este sensor não mede temperatura do ar, mas sim, a temperatura da superfície em si, que pode ser consideravelmente superior.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dasht-e_Lut


O Salto Ángel ou Cataratas Ángel (nome nativo Parekupa-meru) é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepui, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana. Seu nome é alusivo ao aviador estado-unidense James Crawford Angel.
O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1.962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1.994. Trata-se de uma área de 30.000 km², (maior que a Bélgica), sendo o sexto maior parque do mundo.
A altura oficial foi determinada por uma pesquisa da National Geographic Society, em 1.949, segundo Ruth Robertson em Jungle Journey to the World's Highest Waterfall. O livro de David Mott, Angels Four, relata a primeira escalada bem-sucedida pela face do Auyantepui, a montanha do mal, até o topo das cataratas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_%C3%81ngel

Maior animal
A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 metros de comprimento e mais de 180 t de peso, elas são os maiores animais que já existiram de que se tem conhecimento.
Longo e esguio, o corpo das baleias-azuis apresenta seu dorso em diferentes tons azuis-acinzentados, enquanto que seu ventre é geralmente mais claro.5
Existem pelo menos três subespécies distintas: B. m. musculus, cujo habitat restringe-se ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, B. m. intermedia, do oceano Antártico e B. m. brevicauda (também conhecida como Baleia-azul-pigméia), encontrada no oceano Índico e no sul do oceano Pacífico. B. m. indica, do oceano Índico, pode ser uma outra subespécie.
Como é o caso das outras espécies pertencentes à subordem Mysticeti, a dieta das baleias-azuis consiste quase que exclusivamente de pequenos crustáceos conhecidos como krill, os quais filtram da água do mar usando lâminas córneas em sua cavidade bucal. Porém, elas também podem se alimentar de pequenos peixes e lulas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul

Animal mais alto -
Pode ter de 4 a 7 metros de altura.


O termo girafa é a designação dada a mamíferos artiodátilos, ruminantes, do gênero Giraffa, da família dos girafídeos, no qual consta uma única espécie, a Giraffa camelopardalis, ou camelo-leopardo, como eram chamadas pelos romanos quando elas existiam no norte da África, pois acreditava-se que vinham de uma mistura de uma fêmea camelo, com um macho leopardo. São ungulados com número par de dedos.
As girafas são os únicos membros de seu gênero e, juntas com os ocapis, formam a família Giraffidae. 
As girafas, como todos os mamíferos, possuem sete vértebras cervicais. Os seus pescoços, entretanto, são os maiores dos animais atuais, pelo que é pouco flexível. Por causa de seu pescoço comprido e rígido, seu sistema vascular possui a fama de ser o responsável pela maior pressão sanguínea do reino animal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Girafa


Sultan Kösen nasceu em Mardin, Turquia em 10 de dezembro de 1.982. É um homem turco que tem o título de homem mais alto do mundo vivo, segundo o Guinness World Records, com uma altura de 2,51 metros.
O crescimento anormal de seu corpo é resultado de um tumor que afetava sua glândula pituitária, responsável por produzir o hormônio do crescimento. Ele precisa usar muletas para poder andar.
Kösen vive com seus pais, três irmãos e uma irmã, todos de tamanho normal. Não pôde completar a escola por causa de sua altura e por vezes trabalha como fazendeiro. Apesar de sua altura, ele afirma desfrutar de um estilo de vida normal e gosta de jogar jogos de computador com seus amigos. Dentre as vantagens de ser alto, ele destaca o fato de poder enxergar a uma distância grande, ser capaz de ajudar sua família com tarefas domésticas como trocar lâmpadas e cortinas.
Como desvantagens da altura, ele aponta a dificuldade de achar roupas e sapatos que caibam e a extrema dificuldade de entrar em um carro de tamanho normal.
Kösen se submeteu a uma cirurgia com "bisturi gama" no tumor que afeta sua hipófise na Escola de Medicina da Universidade da Virgínia e também toma medicamentos para controlar os níveis excessivos de hormônio do crescimento. Embora o efeito total do tratamento possa levar dois anos, em 2.011, seus níveis hormonais eram quase normais.


A altura de Kösen foi medida pelo Guinness World Records em 25 de agosto de 2.009, quando constatou-se 2,47 m, mas continuou a crescer e chegou a 2,51 m, levando-o a quebrar o recorde de Bao Xishun que mede 2,36 m.

Ele também possui o recorde no Guinness de maiores mãos de uma pessoa viva, com 28,5 cm. Também chegou a possuir o recorde de maiores pés do mundo, de 36,5 cm, até este ser batido por Brahim Takioullah em 24 de maio de 2.011.
Em 9 de fevereiro de 2.011, Kösen foi novamente medido pelo Guinness e descobriu-se que havia crescido e distanciado o recorde para 2,51 m.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sultan_K%C3%B6sen


Zeng Jinlian nasceu em 26 de junho de 1.964 e morreu em  13 de fevereiro de 1.982. Foi a mulher mais alta da história, tendo superado Jane Bunford. No momento de sua morte, com 17 anos em Hunan, China, Jinlian estava com incríveis 2,49 m de altura, porém ela não poderia mais manter-se de pé devido a uma grave deformação da coluna.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeng_Jinlian




Jeanne Louise Calment nasceu em Arles, França em  21 de fevereiro de 1.875 e morreu em Arles, em 4 de agosto de 1.997. É considerada a pessoa que mais tempo viveu no mundo, com registros e comprovativos válidos. Jeanne entrou para história ao atingir a marca de 122 anos e 164 dias de vida (44.724 dias de vida). Tamanha longevidade despertou a atenção de inúmeros cientistas pelo mundo. Quando nasceu, a França estava na Terceira República no mandato de Patrice de Mac-Mahon e morreu na Quinta República Francesa, no mandato de Jacques Chirac.
Quando a construção da Torre Eiffel foi terminada, em 1.889, Jeanne tinha 14 anos de idade.
Tinha uma vida ativa para sua idade, praticando desportos até os 85 anos. Passeava de bicicleta até os cem anos. Morou sozinha no seu apartamento até os 110 anos. Conseguia andar até os 115 anos.
Tinha por hábito fumar um cigarro e beber um copo de vinho tinto por dia, até sua morte. Seu irmão, François, viveu até os 97 anos e seu pai Nicolas até os 93.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeanne_Calment

Jiroemon Kimura nasceu em Quioto, em 19 de abril de 1.897 e morreu em 12 de junho de 2.013. Foi um supercentenário japonês, que com a idade de 115 anos, depois da morte de Dina Manfredini, tornou-se o Decano da Humanidade.
A 28 de dezembro de 2.012 tornou-se o homem mais velho de todos os tempos. Ao morrer havia completado 116 anos e 54 dias de vida tornando-se legalmente, comprovado em documentos, o homem mais velho que já viveu.
Kimura exerceu a profissão de carteiro e é oriundo de uma família de agricultores. Teve sete filhos, dos quais cinco ainda estavam vivos em 2.013, data em que contava 14 netos, 25 bisnetos e outros 14 trinetos.

Segundo afirmou Kimura, o seu segredo para a longevidade era a prática de refeições diárias, consistindo em arroz, batatas e abóbora. Tinha o hábito de ingerir pratos leves, parando de comer quando se sente "80% cheio". Não fumava e bebia muito pouco álcool.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jiroemon_Kimura

Pauline Musters nasceu em 26 de fevereiro de 1.876 e morreu em 1º de março de 1.895. Foi uma mulher neerlandesa que é certificada pelo Guinness World Records como a mulher mais baixa do mundo de todos os tempos.

Nasceu em Ossendrecht, na província de Brabante do Norte, Países Baixos, medindo apenas 30 cm de altura. Aos nove anos de idade, sua altura era de 55 cm e pesava 1,5 kg. Faleceu em Nova Iorque aos 19 anos, por conta de uma combinação de pneumonia e meningite. Um exame post mortem confirmou que Musters media exatamente 61 cm de altura, embora o corpo tenha sofrido um pequeno alongamento após a morte.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pauline_Musters



Moulay Ismail (1.672-1.727) foi um sultão de Marrocos. Este sultão Alauita teve, segundo se crê, 500 esposas e um total de 888 filhos (548 rapazes e 340 raparigas). Mandou construir uma cidade para servir de capital, que é por vezes chamada «Versalhes de Marrocos», por causa da sua extravagância.

Durante o reinado de Ismail, a capital de Marrocos foi transferida de Marrakech para Meknès. Inspirado pelo Rei Luís XIV de França, Ismail iniciou a construção de um elaborado palácio imperial e outros monumentos. No seu auge, o império de Ismail estendeu-se desde a atual Argélia até à Mauritânia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moulay_Ismail



Jardim Zoológico de Berlim é o jardim zoológico da capital da Alemanha. É o mais antigo jardim zoológico na Alemanha e apresenta a mais completa coleção de espécies no mundo.

Fundado em 1 de agosto de 1.844, contava com 1.462 espécies e 15.126 animais segundo o censo de 2.008. Em 2.007 foi visitado por 3,2 milhões de pessoas. Com 35 hectares de área, esta localizado no bairro de Tiergarten. O zoológico está ligado ao restante da cidade pelo Metro de Berlim.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Zool%C3%B3gico_de_Berlim

Maior teatro do mundo (capacidade de telespectadores)- Consegue abrigar até 10 mil pessoas.

O Grande Salão do Povo está situado na extremidade ocidental da Praça Tiananmen, em Pequim, China, é utilizado pelo poder legislativo, e para efetuar cerimonias e atividades pela República Popular da China e pelo Partido Comunista Chinês. Funciona como o edifício parlamentar da China.

O Grande Salão do Povo foi inaugurado em Setembro de 1.959. Foi construída para ser uma das "Dez Grandes Construções" no 10º aniversário do República Popular da China, tendo sido construída em 10 meses por voluntários.

O Grande Salão do Povo foi desenhado por Zhang Bo. O edifício possuí 171.800 metros quadrados, tem 356 metros de comprimento e 206,5 metros de largura. Na calha do portão principal há o emblema nacional do República Popular da China.
O Grande Salão do Povo é a plataforma política de Pequim e casa do Congresso Nacional Popular. Anualmente, no mês de Março, o Grande Salão do Povo desempenha o "liang hui" (literalmente "duas reuniões"), em que tanto os chineses da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e do Congresso Nacional Popular reúnem-se em sessões com duração de duas a três semanas, no Grande Auditório.
O Partido Comunista da China também realiza seu Congresso Nacional, de cinco em cinco anos, no Grande Salão do Povo. Este enorme edifício é aberto ao público quando a conferência nacional não está em sessão. Nos últimos anos, apresentações e concertos foram também feitos no Grande Salão, como o que contou com o famoso cantor de ópera Pavarotti.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Sal%C3%A3o_do_Povo


Cidade mais antiga continuamente habitada do mundo .
Damasco é a capital da Síria, e um dos 14 distritos do país. O distrito de Damasco é administrado por um governador indicado pelo Ministro do Interior. Além de ser considerada a cidade mais antiga habitada continuamente no mundo (escavações comprovam uma ocupação contínua de mais de 5.000 anos, é um dos principais centros culturais e religiosos do Levante.

Em 2.010, tem uma população estimada em cerca de 1.669.000 habitantes. Localiza-se no sudoeste da Síria, e é o centro de uma grande área metropolitana de 4,8 milhões de pessoas. Geograficamente, encontra-se nos sopés orientais da cordilheira do Antilíbano, a 80 quilômetros da costa oriental do mar Mediterrâneo, sobre um planalto situado a 680 metros acima do nível do mar.
Apresenta um clima semi-árido, devido ao efeito de sombra de chuva. A cidade é cruzada pelo rio Barada.

Atualmente é sede do governo central e de todos os ministérios governamentais. Em 2008 foi escolhida como a Capital Árabe da Cultura.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Damasco

Maior Parque Urbano do Mundo - É considerado o maior parque urbano do mundo, com área de 1,2 milhão m². 
Aterro do Flamengo é um complexo de lazer da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi construído sobre aterros sucessivos na baía de Guanabara. O parque estende-se do Aeroporto Santos-Dumont, no bairro do Centro, ao início da Praia de Botafogo, na zona sul, possuindo duas áreas distintas: a primeira no
bairro da Glória sedia o Museu de Arte Moderna (MAM), o Monumento Aos Mortos da II Guerra Mundial, a Marina da Glória, o Memorial Getúlio Vargas, o Cine Glória, o Monumento à Estácio de Sá, a casa de shows Vivo Rio, a Avenida Infante D. Henrique, um restaurante e a pequena Praia da Glória; essa região é chamada Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, o qual é o nome oficial do complexo.
A segunda, separada da primeira por um pequeno quebra-mar localiza-se no bairro do Flamengo, e possui quadras destinadas à prática de esportes, o Museu Carmen Miranda, a Avenida das Nações Unidas e a Praia do Flamengo, sendo chamada propiamente de Parque do Flamengo. Em sua configuração atual, o parque foi inaugurado em 1.965, com 1.200.000 metros quadrados.

A característica mais marcante do Parque Eduardo Gomes é a diversidade de sua flora, formada, principalmente, por espécies nativas selecionadas por Burle Marx. A riqueza vegetal atrai muitas aves.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterro_do_Flamengo


Maior rua do mundo


Aproximadamente 61.6 km

A Yonge Street é uma rua localizada em Toronto,Ontário, Canadá, e uma rua arterial da cidade de Toronto. É também conhecida como Highway 11.
A Yonge Street é uma das vias públicas mais movimentadas de Toronto, com congestionamentos ocorrendo até mesmo nos finais de semana. A rua é tão movimentada que na maior parte de seus cruzamentos, é proibido virar à esquerda.
A Yonge Street é em sua maior parte uma rua comercial, e abriga numerosas atrações turísticas, tais como o Eaton Centre, o Dundas Square, o Hockey Hall of Fame e a sede do Toronto Star. O trecho Yonge da linha Yonge-University-Spadina corre ao longo da Yonge Street.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yonge_Street


Menor rua do mundo
A Ebenezer Place, em Wick, Caithness, Escócia, recebe créditos por ser a menor rua do mundo no Guinness Book of Records, medindo apenas 2,06 metros. Há apenas um endereço na rua, Ebenezer Place 1, construído em 1.883. O dono do edifício, um hotel na época, foi instruído a pintar uma placa no menor lado do hotel. Foi declarado oficialmente como rua em 1.887.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ebenezer_Place

Monumento mais visitado do Mundo - recebe cerca de seis milhões de turistas ao ano.

A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris,1 é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1.889.

A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1.930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2.004.
A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o segundo nível tem um restaurante.

A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1.992.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Eiffel


Mais alta estátua do Mundo - 38 m de altura a 710 metros do nível do mar.
O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h15min do dia 12 de outubro de 1.931 dia de Nossa Senhora Aparecida, depois de cerca de cinco anos de obras.

Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Brasil. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.


Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2.011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5% dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1.734 executivos de todos os países da região.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor



Maior tunel urbano do Mundo
O Túnel Rebouças localiza-se na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Ligando os bairros do Rio Comprido à Lagoa, este túnel foi projetado no governo Carlos Lacerda com o objetivo de conectar diretamente as zonas Norte e Sul da então capital, evitando o Centro.
O túnel possui 2.800 metros de comprimento, em duas galerias paralelas, cada uma com nove metros de largura, num total de 5.600 metros de escavação em rocha viva.
Atravessa o Maciço Carioca em dois trechos:
do Rio Comprido ao Cosme Velho, com 760 metros; e
do Cosme Velho à Lagoa com 2.040 metros.
Dois viadutos permitem o escoamento do tráfego: um sobre a rua Cosme Velho, com oitenta metros, ligando os dois trechos, e outro na Lagoa, sobre a rua Jardim Botânico.
O bairro do Cosme Velho tem acesso aos túneis por um conjunto de pistas construídas entre o Largo do Boticário e a Ladeira dos Guararapes.
Recebeu o seu nome em homenagem aos engenheiros e irmãos Andre Rebouças e Antônio Rebouças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%BAnel_Rebou%C3%A7as




O maior cassino do mundo

The Venetian Macau é um casino e resort em Macau, propriedade da multinacional Las Vegas Sands.

O casino The Venetian tem 40 andares e está rodeado por sete resorts, alguns ainda em construção, no istmo de Cotai, zona de aterro entre as ilhas da Taipa e de Coloane. Com 980 mil m², o Venetian de Macau é uma cópia do empreendimento gémeo The Venetian em Las Vegas, nos Estados Unidos — e é a maior estrutura hoteleira da Ásia e o terceiro edifício maior do mundo.

A torre principal do hotel foi terminada em Julho de 2.007 e o resort abriu oficialmente em 28 de Agosto de 2.007. O resort tem três mil suites, 111 mil m² de espaço para feiras e congressos, 149 mil m² de espaço comercial, 51 mil m² de casino — o maior do mundo — com 3.400 máquinas de jogos e 800 mesas de jogos e uma arena de 15 mil lugares para espetáculos e eventos desportivos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Venetian_(Macau)







A Ponte Qingdao Haiwan é a maior ponte sobre água salgada existente na Terra. Localizada na cidade de Qingdao, na província de Shandong, na República Popular da China, foi construída em apenas quatro anos, com a construção iniciada em 2.007 e a inauguração ocorrendo em 30 de junho de 2.011.




A ponte tem 42.500 metros de extensão, superando a antiga recordista, a Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos, em, aproximadamente, cinco quilômetros. Custou 10 bilhões de yuans. A ponte pode aguentar grandes terremotos e até uma batida de navio de até 300.000 toneladas. Tem mais de 5.200 colunas de sustentação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Qingdao_Haiwan



San Alfonso del Mar é um grande complexo residencial e turístico situado em Algarrobo Chile, junto ao Oceano Pacífico.
Destaca-se por aí se situar a maior piscina do mundo, segundo o Livro Guinness dos recordes. Esta piscina tem 1.013 metros de comprimento, 250 milhões de litros de água salgada cristalina, que é extraída diretamente do mar, cobrindo uma área de cerca de 8 ha.
A piscina foi construída em cinco anos pela empresa chilena Crystal Lagoons.
Além de seu grande tamanho, a lagoa tem uma outra característica espetacular: suas águas têm a transparência e a cor turquesa intenso de mares tropicais, com tecnologia avançada * desenvolvido pela empresa Crystal Lagoons , para captar a água do mar e manter em perfeito estado. Mas isso não é tudo: também mantém uma temperatura agradável de verão chegando a 26 ° C, nove graus mais quente do que a temperatura do mar. O sucesso e a singularidade desta tecnologia permitiu a Crystal Lagoons exportar sua experiência para os grandes projetos imobiliários internacionais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/San_Alfonso_del_Mar
http://www.sanalfonso.cl/inicio.html

O Presépio Cavalinho localiza-se na povoação e freguesia de São Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, em Portugal.

Trata-se de um presépio animado, já tradicional na região no período das festas de Natal, considerado o maior do mundo.
O evento, uma iniciativa da Cavalinho, empresa familiar sediada na cidade, fundada em 1.975, especializada em artigos de couro (marroquinaria), iniciou-se em 2.005 e constitui-se no único presépio do país com figuras em movimento.
Em 2.012 conta com 7.000 figuras montadas em uma área de 2.000 metros quadrados.
Encontra-se aberto ao público, gratuitamente, entre os meses de novembro e janeiro. Entre os destaques, encontram-se cenas da história da vida de Jesus e das aparições de Fátima e cenas tradicionais da vida de aldeia no país.
Em 2.013 tem cerca de 7.500 peças e uma dimensão de 3.500 metros quadrados e bateu o recorde mexicano que até 2.013 figurava no Guiness.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pres%C3%A9pio_Cavalinho

O Galo da Madrugada é um Clube carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade do Recife, capital estado de Pernambuco, nordeste do Brasil.
Foi oficialmente considerado pelo Guinness Book - o livro dos recordes - o maior bloco de carnaval do mundo em 1.995.
Além do Recife, o Galo está presente em várias cidades do Brasil. Entretanto o Cordão do Bola Preta do Rio de Janeiro, ultrapassou esse recorde conseguindo reunir mais de 2,5 Milhões de foliões, ganhando o titulo informal de "maior bloco do mundo".
Em 2.011, o desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no centro do Recife, arrastou mais de 1,7 milhão de foliões. A agremiação foi criada por Enéas Freire em 1.978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José.

Em 2.012, o bloco teria, segundo fontes da própria organização, levado cerca de 2 milhões de pessoas.
Em 2013, seguindo a tendência dos anos anteriores, o número de foliões aumentou e o bloco reuniu cerca de 2,3 milhões de pessoas no centro do Recife.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galo_da_Madrugada

Maior Festa Popular Do Mundo
A Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo. Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro - daí o nome Oktoberfest (Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival). No Brasil o festival começou a ser realizado em 1.976 em Itapiranga/SC, e hoje é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz do Sul/RS, Igrejinha/RS, Marechal Cândido Rondon/PR, Ponta Grossa/PR,, São Jorge d'Oeste/PR entre outras cidades.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oktoberfest





Maior Festival de Gastronomia do Mundo
O Brasil Sabor já faz parte do calendário de eventos grastronômicos do país. Este ano, o evento acontecerá entre 2 e 19 de maio, mas em algumas regiões essa data poderá se estender até o dia 30 de maio.Confira o período de realização em sua cidade e veja como nossos artistas da culinária combinaram ingredientes da própria terra, criando verdadeiras maravilhas.
A mecânica do Festival é simples e deliciosa. Cada restaurante participante prepara um prato a partir da "comida do lugar", que é o jeito único de se fazer gastronomia a partir dos ingredientes encontrados na própria região. O preço dos pratos do Festival são diferenciados e você pode consultar a lista de participantes e os horários de funcionamento aqui mesmo no site. Convide família e amigos e sinta o verdadeiro sabor do Brasil.
http://www.brasilsabor.com.br/festival/evento.html
https://www.facebook.com/brasilsaborrs



O Festival Internacional de Pesca (FIP), é um festival de pesca esportiva realizado anualmente no município brasileiro de Cáceres. O evento, que começou em 1.980, entrou para o Guinnes Book of Records (Livro dos Records) em 1.992.


A cidade de Cáceres, que realiza todo ano o FIP, ficou conhecida como "Princesinha do Paraguai" (devido ao Rio Paraguai, onde acontece todos os tipos de pesca e competições embarcadas e ribeirinhas da cidade).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Internacional_de_Pesca

O Grito (no original Skrik) é uma série de quatro pinturas do norueguês Edvard Munch, a mais célebre das quais datada de 1.893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
A série tem quatro pinturas conhecidas: duas na posse do Museu Munch, em Oslo, outra na Galeria Nacional de Oslo, e outra em coleção particular. Em 2.012, esta última tornou-se a pintura mais cara da história a ser arrematada, num leilão, por 119,9 milhões de dólares.
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(pintura)

Filme mais caro já produzido por Hollywood  -U
$500.000.000,00.

Avatar é um filme americano de ficção científica de 2.009, escrito e dirigido por James Cameron, e estrelado por Sam Worthington, Zoë Saldaña, Michelle Rodriguez, Sigourney Weaver e Stephen Lang. O filme, que foi produzido pela Lightstorm Entertainment e distribuído pela 20th Century Fox, tem seu enredo localizado no ano 2.154 e é baseado em um conflito em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três planetas gasosos fictícios que orbitam o sistema Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os Na'vi, nativos humanoides, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos Na'vi-humanos híbridos, criados por um grupo de cientistas através de engenharia genética, para interagir com os nativos de Pandora.
O filme teve sua première em Londres, no dia 10 de dezembro de 2.009. Arrecadou aproximadamente US$ 232 milhões mundialmente em seu primeiro final de semana de lançamento, a sétima maior arrecadação em um primeiro final de semana da história do cinema e a maior para um filme original, que não é adaptação ou sequência.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_(filme)

Filmes com mais indicações ao Oscar  - 14
Titanic é um filme estadunidense de 1.997 escrito, dirigido, co-produzido e co-editado por James Cameron. É uma história ficcionalizada do naufrágio do RMS Titanic, estrelando Leonardo Di Caprio como Jack Dawson, e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater, membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fatídica viagem inaugural no navio. Apesar de os personagens principais serem fictícios, alguns personagens são figuras históricas. Gloria Stuart interpreta Rose idosa, que narra o filme; e Billy Zane interpreta Cal Hockley, o noivo rico da jovem Rose. Cameron viu a história de amor como um jeito de cativar o público para o desastre real.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Titanic_(1997)


Pessoa que mais ganhou Oscar -  26
Walter Elias Disney nasceu em Chicago, em 5 de dezembro de 1.901 e morreu em Los Angeles, em 15 de dezembro de 1.966. Foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1.920 e 1.930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company.
O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward" (português - "Continue seguindo em frente").
http://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Disney


Bíblia é o texto religioso de valor sagrado para o Cristianismo, em que a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica é narrada por humanos. É considerada pela Igreja como divinamente inspirada , sendo que trata-se de um documento doutrinário originalmente compilado pela Igreja Católica para orientação de suas doutrinas.
Segundo a tradição, aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1.445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1.600 anos. A maioria dos historiadores acreditam que a data dos primeiros escritos considerados sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de Cristo. Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.
Segundo uma interpretação literal do Gênesis (primeiro livro da Bíblia), o homem foi criado por Deus a partir do pó, após os céus e a terra, há oito mil anos,  e ganhou a vida após Deus soprar o fôlego da vida em suas narinas.

É o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 6 bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade 7 vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da Lista dos 21 Livros Mais Vendidos, O Livro Vermelho.
http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia







Hotel mais caro do mundo

O Burj Al Arab é um luxuoso hotel edificado em Dubai, Emirados Árabes Unidos. O Burj Al Arab é operado pelo Jumeirah Group e foi construído por Said Khalil. Ele foi projetado por Tom Wright da WS Atkins PLC. Com 321 metros é a mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel.
No entanto, a Rose Tower, também em Dubai, já superou a altura do Burj Al Arab, e tirou este título após a sua abertura, em abril de 2.008. O Burj Al Arab foi construído sobre uma ilha artificial de 280 metros fora da praia de Jumeirah, e está conectada com a ilha principal por uma ponte curvada particular. É uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Burj_Al_Arab





Casa mais cara do mundo

Updown Court é o nome dado a casa localizada em Windlesham, Surrey, na Inglaterra que era considerada, em 2.006, a mais cara do mundo.

Conta com cinco piscinas, 103 cômodos entre salas e quartos, um heliporto e uma área estimada em 23 hectares, lembrando um tamanho de uma fazenda pequena.

No Brasil, ela foi citada em vários sites como sendo uma curiosidade de luxo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Updown_Court

Maior hotel do mundo
MGM Grand Las Vegas é um hotel-cassino aberto em 1.993 na Las Vegas Boulevard da cidade de Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. Faz parte do grupo MGM Mirage que controla o hotel Bellagio, Luxor, Excalibur e Treasure Island, entre outros.
Com seus 5.044 quartos, também é o maior hotel do mundo. A grande construção é conhecida pelo luxo que oferece.
A MGM Grand Garden Arena é um local dentro do Cassino onde se realizam diversos tipos de eventos, como lutas de boxe (decidindo cinturão mundial, como Evander Holyfield vs. Mike Tyson e Oscar de la Hoya vs. Bernad Hopkins), além de eventos da maior organização de MMA - mixed matial arts - do mundo, o UFC, shows de artistas consagrados (Bee Gees, U2, The Rolling Stones, Britney Spears, Lady Gaga, Cher, Madonna, Elton John, Bruce Springsteen, Paul McCartney, Jimmy Buffett, Sarah Brightman, e Barbra Streisand Millennium Concert) e outros eventos especiais, para uma platéia de 16.800 pessoas sentadas e apreciando a excelência da visão e som que se pode desfrutar de qualquer assento. O MGM Grand também abriga o show do Cirque Du Soleil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/MGM_Grand_Las_Vegas

Site mais acessado do mundo- média 63.029.848 visitantes únicos por dia.

Google Inc. é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.
A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys", enquanto os dois estavam frequentando a Universidade Stanford como estudantes de doutoramento. Foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1.998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2.004.
A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e o slogan da empresa foi inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português. Em 2.006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Google




Michael Fred Phelps II nasceu em Baltimore, em 30 de junho de 1.985. É um ex-nadador norte-americano. Anunciou sua retirada após participação nos Jogos Olímpicos de 2.012, a quarta Olimpíada de sua carreira.

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, já quebrou trinta e sete recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro (oito) olímpicas em uma única edição, feito este realizado nos Jogos de Pequim, na China, em agosto de 2.008.
Diante de seus resultados, Phelps superou as sete medalhas de ouro do compatriota Mark Spitz conquistadas nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1.972.

Ao obter a sua 19ª medalha olímpica nos Jogos de Londres 2.012, tornou-se o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, batendo o anterior recorde que pertencia a Larissa Latynina, ginasta da União Soviética, que detinha um total de dezoito.



Ao ganhar a prova dos 200 metros estilos, nos Jogos Olímpicos de 2.012, tornou-se o primeiro nadador do mundo a conquistar o titulo olímpico, três vezes consecutivas na mesma especialidade a nível individual, feito que já tinha realizado em prova coletiva, a estafeta 4 x 200 metros livres.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Phelps

Larissa Semyonovna Latynina nasceu em Kherson, em 27 de dezembro de 1.934. É uma ex-ginasta soviética nascida na Ucrânia.
Participou de três Jogos Olímpicos (Melbourne 56, Roma 60 e Tóquio 64) representando a antiga União Soviética, conquistando um total de dezoito medalhas – sendo nove de ouro – que a tornaram a maior medalhista olímpica de todos os tempos por décadas. Em 2.012, o nadador norte-americano Michael Phelps superou sua marca.
Latynina também foi uma das ginastas mais bem sucedidas em campeonatos mundiais e europeus (catorze no total em cada uma das competições), sendo dez delas, em mundiais, de ouro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Larissa_Latynina




Maior artilheiro de todos os tempos do Futebol - 1.229 gols em 1.312 jogos 
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu em Três Corações, MG, em 23 de outubro de 1.940. É o maior jogador de futebol que já existiu.
Descoberto pelo craque Waldemar de Brito, Pelé começou a jogar pelo Santos FC aos 15 anos, pela seleção nacional aos 16, e venceu sua primeira Copa do Mundo FIFA aos 17. Apesar das numerosas ofertas de clubes europeus, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro da época beneficiaram o Santos, permitindo-lhes manter Pelé por quase duas décadas até 1.974. Com o Rei no elenco, o Santos atingiu seu auge nos anos de 1.962 e 1.963, anos em que conquistou o título mundial. A técnica de Pelé e sua capacidade atlética natural foram universalmente elogiadas e durante sua carreira, ficou famoso por sua excelente habilidade de drible e passe, seu ritmo, chute poderoso, excepcional habilidade de cabecear, e artilharia prolífica.


Ele é o maior artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira e é o único futebolista a ter feito parte de três equipes campeãs de Copa do Mundo. Em novembro de 2.007, a FIFA anunciou sua premiação com a medalha da Copa de 1.962 (a qual, devido a uma contusão na segunda partida, teve apenas o primeiro jogo disputado por ele), no qual o grande craque Garrincha o substituiu, retroativamente, fazendo dele o único futebolista do mundo a ter três medalhas de Copa do Mundo. Desde sua aposentadoria em 1.977, Pelé tornou-se um embaixador mundial do futebol, também tendo passagens pelas artes cênicas e empreendimentos comerciais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9


Oscar Daniel Bezerra Schmidt, mais conhecido simplesmente como Oscar Schmidt nasceu em Natal, em  16 de fevereiro de 1.958. É um ex-jogador brasileiro de basquetebol. Considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos, apesar de nunca ter atuado na NBA. Com 2,05 m de altura, Oscar é o recordista mundial de pontuação do basquetebol com 49.703 pontos.


Este recorde é extra-oficial, pois não havia súmulas de todos os jogos de Oscar no Brasil. Seu rendimento em equipes como Sírio e Palmeiras foram calculados através de estudos do jogador com o seu biógrafo, o jornalista e escritor Odir Cunha, autor do livro Oscar Schmidt, a história do maior ídolo do basquete brasileiro, lançado em 1.996.


Seu número da sorte é o 14, tanto que o usou em 1978, porém em 1.990 na FIBA usou o número 6.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Schmidt

Em maio de 2.011, o Coritiba Foot Ball Club alcançou a impressionante marca de 24 vitórias seguidas, em partidas disputadas pelo Campeonato Paranaense e pela Copa do Brasil. O primeiro triunfo ocorreu na sexta partida da temporada e deu início à maior sequência de vitórias que um clube de futebol já conseguiu.
À medida que as vitórias ocorriam, a empolgação da torcida crescia e muitos torcedores buscavam a existência de outras sequências, tanto no futebol brasileiro, quanto no mundial.
Determinadas publicações consideravam algumas séries de vitórias, o Nacional, do Uruguai, (32); Benfica, de Portugal, (29); Brisbane, da Austrália, (28); Al-Faysali, da Jordânia, (28); Dinamo Zagreb, da Croácia (28) e Celtic, da Escócia, (25), como as maiores do futebol mundial, porém, levavam em conta apenas os jogos disputados nos Campeonatos Nacionais. As derrotas em Copas e outros torneios foram ignoradas na contagem, portanto, estes clubes não competiam com o Coritiba, que mantinha a invencibilidade em todos os campeonatos disputados.
http://www.omaisvitoriosodomundo.com.br/index.html


Italiano bate recorde ao pescar peixe de 2,5 metros em rio.
O italiano Roberto Godi, de 32 anos, estabeleceu um novo recorde na Europa ao pescar o maior peixe em água doce. Ele fisgou um peixe-gato (conhecido no Brasil como bagre) de 2,5 metros de comprimento e 113,45 quilos, superando por mais de um quilo a antiga marca.
Segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail", Godi pescou o peixe gigante em um rio em Mantova, norte da Itália. Após pesar e medir o peixe, o pescador decidiu soltá-lo novamente no rio. Pelo tamanho, especialistas estimam que ele tenha entre 20 e 30 anos de idade.
http://worldrecordsbrasil.blogspot.com.br/2010/06/italiano-bate-recorde-ao-pescar-peixe.html



Fontes : além das já citadas



2 comentários:

  1. Olá Sr Claudio!
    Admirando suas postagens descobri algumas imagens de minha autoria publicadas no seu blog. São imagens de Santos, dos jardins da orla, e outras. Sou Jornalista Repórter Fotográfica, como tal, procuro sempre respeitar os direitos autorais de textos e imagens. Não sei como o senhor adquiriu as imagens, mas nós fotógrafos, somos amparados pela LEI DO DIREITO Autoral, N º 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. De forma que nossas imagens não podem ser divulgadas sem autorização do autor, excerto quando constar os créditos do mesmo. Isso é equivalente a publicarmos textos que não são de nossa autoria, sem dar os devidos crétidos ao escritor, o que se configura no plágio. Quando nossas fotos são utilizadas para fins publicitários sem nossa autorização, está previsto em lei, que podemos pedir indenização pelo uso não autorizado. Creio que mais de 90% imagens que utiliza em seus textos, os autores não forneceram essa autorização. Então, como um alerta, qualquer autor de uma fotografia, encontrá-las publicadas indevidamente, poderão acioná-lo judicialmente. Recomendo que para não ter problemas em relação ao uso dessas milhares de imagens que ilustram seus textos, verifique antes a autoria da foto. Grata por sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Rê Sarmento
      Com muita atenção lí o seu email.
      Você tem toda razão.
      No entanto, o meu blog é totalmente amador. Não tem nenhuma publicidade envolvida. Não tem nenhum ganho financeiro realizado.
      Apenas se trata de uma diversão para viajar e conhecer as coisas.
      Sempre que tenho eu faço menção da autoria da foto.
      Mesmo assim, peço desculpas pela utilização indevida.
      Atenciosamente,
      Claudio Fernando Prado Santos

      Excluir