sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Malásia, Singapura e Filipinas

A Malásia é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, e com Singapura a sul.
A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur.
Desde 1.824 foi uma colônia do Reino Unido, e, entre 1.942 e 1.945, durante a Segunda Guerra Mundial, foi ocupada pelo Japão. Em 1.948 os britânicos formaram a Federação Malaia, que conseguiu a sua independência em 1.957.
A Malásia foi formada em 1.963 quando as colônias britânicas de Sabah, Sarawak e Singapura entraram para a federação. Os primeiros anos do país foram marcados por esforços da Indonésia controlar a Malásia, reivindicações de Sabah pelas Filipinas e pela secessão de Singapura da federação em 1965. Nove dos 13 estados da Malásia têm um sultão ou um chefe de Estado hereditário; os restantes quatro têm governadores nomeados pelo rei.
Em 1.969 os conflitos raciais entre chineses e malaios levaram a tumultos e os partidos malaios perderam votos nas eleições que se seguiram. Continuam a existir restrições às liberdades individuais como a proibição de discussão em público. Apesar das consideráveis diferenças étnicas, a Malásia tem progredido com a criação da unidade nacional.
A Malásia é um país localizado no sudeste asiático e é dividido basicamente em 2 grandes porções de terra, separadas pelo Mar do Sul da China. Uma é continental, limitada, ao norte, pela Tailândia e a sul por Singapura e a outra é insular, basicamente na ilha de Bornéu, toda limitada pela Indonésia, de oeste a leste.
O clima da Malásia é quente e úmido e caracterizado, como muitos países do sudeste asiático, por monções, ventos tropicais que se alternam durante as estações do ano.
O relevo malaio é formado de planícies e regiões montanhosas. Dois dos picos mais altos do sudeste asiático estão localizados na Malásia. Magníficas cavernas e cachoeiras podem ser encontradas nas suas montanhas. A rede hidrográfica não é muito densa, não possuindo, assim, nenhum rio de grande importância.
Aproximadamente 4/5 da vegetação do país é caracterizado por florestas tropicais.

A Malásia apresenta um dos ecossistemas mais complexos e ricos do mundo: são 15.000 espécies de plantas e árvores, 600 espécies da pássaros e 210 espécies de mamíferos. O governo investiu uma grande quantia para impedir a devastação das florestas do país.
Kuala Lumpur é a capital e a maior cidade da Malásia. A cidade propriamente ocupa uma área de 244 quilômetros quadrados, tem uma população estimada de 1,6 milhões de habitantes em 2.006. A Grande Kuala Lumpur, também conhecida como Vale Kelang, é uma aglomeração urbana com 7,2 milhões de pessoas. É a região metropolitana com o mais rápido crescimento do país, tanto em população quanto na economia.
O Parlamento da Malásia está localizado em Kuala Lumpur, fazendo dessa a capital legislativa do país. A cidade já foi a casa dos poderes executivo e judiciário do governo federal, mas eles estão se transferindo para Putrajaya desde 1.999. Algumas seções do judiciário permanecem na capital. A residência oficial do rei da Malásia, o palácio Istana Negara, também está situada em Kuala Lumpur.
A cidade é, também, o centro cultural e econômico do país, devido a sua posição tanto de capital quanto de principal cidade. Kuala Lumpur é reconhecida como uma cidade global, sendo a única da Malásia.
Kuala Lumpur é definida dentro das fronteiras do Território Federal de Kuala Lumpur e é uma dos três Territórios Federais da Malásia. Está em um enclave no interior do estado de Selangor, na costa centro-oeste da Península da Malásia.
Iniciando na década de 1.990, a cidade tem recebido muitos eventos internacionais esportivos, políticos e culturais, incluindo os Jogos da Commonwealth de 1.998 e o Torneio Mundial de Fórmula 1. Além do mais, Kuala Lumpur abriga as maiores torres gêmeas do mundo, as Torres Petronas.

A geografia de Kuala Lumpur é caracterizada por um enorme vale conhecido como Vale Kelang.
Esse vale é margeado pelas Montanhas Titiwangsa a leste, várias extensões menores no norte e no sul e o Estreito de Malaca a oeste. Kuala Lumpur é um termo malaio que é traduzido como "confluência confusa" assim como está localizado na confluência dos rios Kelang e Gombak.

Localizado no centro do estado de Selangor, Kuala Lumpur estava, previamente, sob as leis do Governo do Estado de Selangor.
Em 1.974, Kuala Lumpur foi separada do estado para formar o primeiro Território Federal da Malásia governado diretamente pelo Governo Federal do país. Sua localização na costa oeste da Península da Malásia, que tem uma superfície plana mais ampla que a costa leste, tem contribuído para seu rápido desenvolvimento em relação a outras cidades da Malásia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%A1sia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kuala_Lumpur



O Kinabalu é o ponto mais alto da Malásia. Tem 4.095 m de altitude e é a terceira mais alta montanha do sudoeste da Ásia atrás do Hkakabo Razi em Myanmar e do Puncak Jaya na Indonésia. A sua proeminência topográfica é igual à altitude, por ser o ponto mais alto do ilha de Bornéu, o que faz dele a vigésima montanha do mundo mais proeminente.
O principal pico da montanha pode ser escalado por uma pessoa de saúde normal, e não existe equipamento de alpinismo.
Outros picos pelo maciço, no entanto exigem habilidades em escalar rochas.
A montanha está situada dentro de um parque nacional e apresenta uma grande variedade de flora incluindo plantas carnívoras e orquídeas selvagens. Cabanas dentro do Parque Nacional do Monte Kinabalu podem ser reservadas telefonando-se às autoridades do parque.
O Monte Kinabalu é mais facilmente alcançado a partir de Kota Kinabalu, a capital administrativa de Sabah.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Kinabalu




O Parque Nacional do Kinabalu ou Taman Negara Kinabalu, na Malásia, estabelecido como um dos primeiros parques nacionais da Malásia em 1.964, foi o primeiro sítio declarado Património Mundial na Malásia.
Localizado a 88 km de Kota Kinabalu, na costa oeste de Sabah, na Malásia, na ilha de Bornéu, cobre uma área de 754 km², rodeando o Monte Kinabalu.

Tem uma grande variedade de habitats, terras baixas tropicais e florestas-das-chuvas a floresta tropical de montanha, floresta sub-alpina, e vegetação rasteira nas grandes elevações. Foi designado Centro de Diversidade de flora para o Sudeste Asiático e excepcionalmente rico em espécies, como por exemplo, flora dos Himalaias, China, Austrália, Malásia, assim como flora pan-tropical.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Kinabalu

As Petronas Twin Towers ou Torres Petronas são dois arranha-céus edificados na cidade de Kuala Lumpur, Malásia pela construtora espanhola Acciona. Foi concluído em 1.998, tem 88 andares e atualmente é o sexto edifício mais alto do mundo (pronto), com 452 metros.

As torres foram projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli, configuradas por estrutura de aço e vedação em vidro, e desenhadas de forma a lembrar motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da herança muçulmana malaia. A estrutura básica, porém, foi um desenvolvimento do projeto de um edifício cancelado em Chicago. Também os bombeiros simularam uma situação de que uma das torres estava a pegar fogo e transferiram 15.000 pessoas duma torre para a outra pelo passadiço construído entre elas; uma maneira de mostrar como as Torres Petronas são resistentes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petronas_Twin_Towers


O Parque Nacional de Gunung Mulu em Miri, no Bornéu malaio, é um Património Mundial da UNESCO que contem incríveis cavernas e formações cársticas, numa montanhosa floresta-das-chuvas. O parque é famoso pelas suas cavernas e várias expedições foram montadas para as explorar, bem como às florestas que as rodeiam.
O parque de 52.864 ha contem 17 zonas de vegetação, exibindo cerca de 3.500 espécies de plantas vasculares. As suas espécies de palmeiras são excepcionalmente ricas, com 109 espécies em 20 gêneros descobertos. O parque é dominado pelo Gunung Mulu, um pináculo de arenito com 2.337 metros de altura.
Pelo menos 295 km de cavernas exploradas providenciam uma espectacular vista e são casa para milhões de morcegos. A câmara de Sarawak, neste parque, é a maior caverna conhecida no mundo.
Hoje, o parque é o destino turístico mais popular em Sarawak. Os visitantes podem permanecer na sede do parque, a The Matumau Lodge nas margens do rio Melinau, ou no Royal Mulu Resort.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_Gunung_Mulu


A Fortaleza de Malaca localizava-se na cidade de Malaca, na Malásia. A estrutura que em nossos dias é, popular e incorretamente, denominada como A Famosa foi em tempos a Porta de Santiago. Esta era uma das antigas portas que se rasgavam na muralha da cidade, defendida pelo baluarte de mesmo nome, voltado para o mar, que ali chegava à época. A atual estrutura, além de incorretamente denominada, também é indevidamente atribuída aos portugueses. Severamente danificada quando daquele cerco, foi demolida e reedificada, nela se encontrando inscritas as armas da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais (VOC). É fonte coeva dessa reconstrução o relatório do governador Neerlandês, Balthazar Bort, datado de 1.678.


Em sua origem, "A Famosa" era o epíteto da primitiva torre, erguida por Afonso de Albuquerque quando da conquista da cidade em 1511, mas que foi severamente danificada quando do cerco de 1.640-1.641, e que culminou com a conquista da cidade pelos Neerlandeses. A torre foi posteriormente utilizada como depósito e veio a desaparecer.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_Malaca





O Estádio Nacional Bukit Jalil está localizado no Complexo Esportivo Nacional de Kuala Lumpur, na Malásia. Com capacidade para mais de 87.411 pessoas, é o décimo maior do mundo. Foi construído em 1.998 para os Jogos da Commonwealth. O estádio, considerado o melhor da Malásia, é a casa da seleção malaia de futebol. Também foi uma das sedes da Copa da Ásia de 2.007.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Nacional_Bukit_Jalil


As Ilhas Perhentian ficam a cerca de 19 quilômetros ao largo da costa nordeste da Malásia Ocidental , no estado de Terengganu , aproximadamente 64 km ao sul da fronteira da Tailândia.
As duas ilhas principais são Perhentian Besar ("Big Perhentian") e Perhentian Kecil ("Small Perhentian"). As pequenas ilhas, desabitadas da Susu Dara ( Virgin Leite ), Serenggeh e Rawa e Kecil. Os Perhentians pertencem ao Parque Nacional Marinho Pulau Redang, o que significa que a pesca, a coleta de lixo e coral são estritamente proibidos.

Ambas as ilhas são cercada por praias de areia branca, e os recifes e águas cristalinas são locais de uma grande variedade de corais , tartarugas marinhas, água-viva, pequenos tubarões e recifes. A elevação máxima das ilhas é de aproximadamente 100 metros e elas são uniformemente cobertas de selva tropical costeira, com poucas trilhas e estradas.
Além dos proprietários e funcionários dos numerosos resorts  que pontilham as ilhas, os únicos habitantes permanentes das ilhas vive em uma pequena vila de pescadores em Kecil. Com a exceção de uma única torre de comunicações em cada ilha, não há estruturas mais altas do que dois andares.
O turismo de natureza é a base econômica para as ilhas.Ambas as ilhas têm coral, praias de areia branca com palmeiras  e mar azul-turquesa.

Atividades turísticas mais populares incluem mergulho , mergulho e natação. Na maioria das praias, a água é rasa. Para o mergulho, há dezenas de lugares em torno das ilhas, bem como vários lugares off-shore. Além destes, atividades como camping, pesca, canoagem, trekking na selva os passeios de banana boat também estão disponíveis.


Quanto ao alojamento, a maior parte do que pode ser encontrado no Perhentian Besar, a ilha maior. 
O único acesso para as ilhas é por barco a partir das aldeias de pescadores de Kuala Besut e Tok Bali . Operadores turísticos locais passam com barcos de pesca e barcos de velocidade várias vezes ao dia. 
http://en.wikipedia.org/wiki/Perhentian_Islands



Malásia: Kuala Lumpur, todas as Ásias numa só.



Eles podem ser largos, discretos, exagerados, espontâneos, dissimulados, apaixonados, falsos, forçados, amarelos, engraçados. Sorrisos são assim, diversificados.   Mas os sorrisos malaios inserem-se numa categoria especial: os genuínos.  Diferem dos sorrisos “bangkokians” -  os complexos, e também dos “singaporeans” - os plásticos.

Esse gênero de sorriso - ou sorriso ideal - até já recebeu uma definição técnica: “sorriso de Duchenne”, homenagem ao fisiologista francês que em 1862 estudou detalhadamente os músculos envolvidos no ato de sorrir.  Segundo ele, nos sorrisos genuínos os cantos da boca se erguem, as pálpebras se apertam, formam-se discretas rugas em torno dos cantos dos olhos e as maçãs do rosto se elevam. Para além de genuínos, francos, por vezes são encantadores, especialmente nas meninas e moças com seus lenços à moda muçulmana postos de maneira padronizada e cuidadosa sob as cabeças, cobrindo cabelos, orelhas e pescoços. Quando são dirigidos a nós, e muitas vezes ao dia serão, não há como não nos encantarmos e percebermos sua genuinidade. Experimente um sorriso malaio e note a diferença.
Toda cidade tem sua marca registrada e Kuala Lumpur tem nas Torres Petronas - aquelas que já foram os maiores arranha-céus do planeta - o símbolo que a projeta para o Mundo. Todavia é o sorriso malaio que marcará mais fortemente o visitante, algo que se percebe desde o primeiro contato com o solo malaio:  um povo que sorri. 


http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagens/2009/2/16/malasia-kuala-lumpur-todas-as-asias-numa-so.html

Gastronomia da Malasia.
A culinária da Malásia é influenciada por vários culturas de todo o mundo. A população da Malásia é composta de três etnias principais, malaios, chineses e indianos, com uma série de outros grupos étnicos. Como resultado das migrações históricas e da vantagem geográfica, o estilo de culinária da Malásia é uma mistura das culinárias malaia, chinesa, indiana, tailandesa e árabe, para citar apenas algumas.
Um prato popular baseado em arroz na Malásia é nasi lemak, consistindo de arroz cozido com leite de coco, e servido com anchovas fritas, amendoim, pepino fatiado, ovos cozidos e uma pasta de malagueta picante conhecida como sambal. Para uma refeição mais substancial, o nasi também pode ser servido com uma variedade de molhos, ou um guisado de carne picante chamado rendang. De origem malaia, o nasi lemak é muitas vezes chamado o prato nacional.
Nasi lemak não deve ser confundido com dagang nasi, que é vendido na costa leste da Malásia (Terengganu e Kelantan) embora ambos possam ser encontrado lado a lado durante o café da manhã.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_da_Mal%C3%A1sia


Kuala Lumpur: gastronomia para quem tem espírito de aventura.
A comida daqui é deliciosa, mas sem frescura. Claro que há lugares refinados, mas o melhor está reservado para quem tem coragem de experimentar a comida de rua ou restaurantes que estão mais para pés-sujos do que para três estrelas do Michelin.
No Brasil, comida de rua é sinônimo de cachorro-quente, churrasquinho de gato e milho cozido em água de procedência duvidosa. Com algumas exceções - como a cartola de Olinda, os acarajés de Salvador - dificilmente a gente encontra qualidade nas calçadas. Em alguns países da Ásia, como Vietnã e Malásia, a comida de rua não deixa nada a dever aos melhores restaurantes. É preciso, porém, ter coragem e mente aberta.

Eu decidi encarar essas aventuras inspirada por Anthony Bourdain, o chef americano que desmistificou a alta gastronomia no livro Cozinha Confidencial. Para o programa de TV No Reservations, Bourdain seguidamente grava aqui na Ásia e sempre prefere a comida popular aos restaurantes chiques.
O lugar onde a gente encontra alguns dos pratos mais saborosos de Kuala Lumpur é uma rua pequena com um restaurante ao lado do outro, inúmeras barraquinhas de comida e milhares de pessoas – malaios e turistas estrangeiros - experimentando os petiscos preparados ali. Tem tanta gente que as mesas são colocadas no meio da rua e, por incrível que pareça, o trânsito não é interrompido. Os carros passam a 20 centímetros dos braços dos fregueses.
Ou seja, uma bagunça. O nome é Jalan Alor.
Eu consegui uma mesa ao lado de uma barraca de durian, a fruta mais fedorenta da face da terra. Como comentei em um post anterior, o durian cheira tão mal que, em alguns países,  os passageiros são proibidos de entrar nos ônibus com essas frutas. Apesar disso, o movimento na barraca ao lado da minha mesa era intenso e cada vez que um freguês pedia para o barraqueiro abrir um durian, era um cheiro horrível.

A tal barraquinha de durian... 

Do outro lado da rua, havia um churrasquinho de asa de galinha. Quando o vento virava, vinha uma fumaceira para o meu lado. Em relação ao chão, era melhor não prestar muita atenção para tentar descobrir se aqueles objetos em movimento eram folhas carregadas pelo vento ou algo pior…


No cardápio, havia uma página inteira dedicada às inúmeras preparações de sapo. Eu não provei. Mas um casal de brasileiros, que encontrei em seguida, comeu e adorou.
Eu optei por caranguejo ao molho de pimenta preta e caramujos temperados com um molho escuro, cheio de especiarias. Quando os pratos vieram à mesa, dei uma de Maria Antonieta e perguntei pelos talheres de escargot.
A atendente fez um gesto mostrando que era para pegar com a mão mesmo e tentar tirar o bicho de dentro da concha usando a mais rústica técnica de sucção.
Ok. Até aí você deve estar pensando: “que nojo!!!”. Não é. O bichinho é delicioso, embora dê um trabalho danado comê-lo. O molho é apimentado na medida e saborosíssimo. Tão gostoso que o caranguejo – um dos pratos fortes da culinária local – ficou parecendo sem graça.
No Chinatown, há um restaurante que todos os guias recomendam e o New York Times ama. Ao chegar lá, a gente acha que esse pessoal ficou louco.
O Old China Café fica num prédio parecido com um cortiço. Lá dentro, em meio a fotos antigas de famílias chinesas, a pintura está descascada. Num canto, a geladeira faz um barulhão. Os garçons são simpáticos, mas atendem arrastando os chinelos. Quando os pratos chegam à mesa, a gente descobre porque o restaurante está lotado de pessoas de visível bom gosto. A comida é maravilhosa!
O Old China Café é especializado na culinária dos estados malaios de Melaca e Penang. A comida é basicamente chinesa, mas com influências portuguesas, holandesas e inglesas. O porco abaixo com molho de mel e especiarias combinou muito bem com arroz de coco e espinafre malaio puxado no alho.
Para quem não dispensa um guardanapo de linho, uma das melhores pedidas é o restaurante Top Hat, que tem um cardápio tipicamente malaio e outro ocidental, caso o freguês esteja cansado de temperos picantes. Os dois têm a mesma qualidade, mas o mais legal é degustar os quitutes típicos daqui, como peixe com capim-limão, carneiro com curry, camarão assado na folha de bananeira...


Entradinha com o nome do restaurante, Top Hat: massa de pastel em forma de cartola com vegetais e molho agridoce.
Quando a gente pensa que nada poderia ser melhor, vem a sobremesa... Fui duas vezes ao Top Hat só para comer um dos melhores doces da minha vida. Não é típico malaio, mas é fenomenal. Pudim de chocolate e pera com uma bola de sorvete de gengibre e creme inglês. Vale cada quilinho a mais.
http://oglobo.globo.com/blogs/sushidebanana/posts/2010/09/16/kuala-lumpur-gastronomia-para-quem-tem-espirito-de-aventura-324933.asp

Jalan Alor – a rua da comida em Kuala Lumpur
Sempre que vamos para um novo destino, eu e Jorge já pesquisamos logo: onde tem comida boa?
E em Kuala Lumpur não foi diferente. A rua da comida é: Jalan Alor. Uma rua cheia de comidas diferentes, deliciosas, e com ótimo preço.
Onde comer em Kuala Lumpur Malásia
Lá tem restaurante? Não, você come mesmo na rua, mas é uma delícia! Olha que sou meio fresquinha, mas nessa viagem pelo Sudeste Asiático, fiquei fã de comida de rua!



Olha o cardápio de uma das barraquinhas. Eu viciei nesse 121.
Esse cogumelo gigante você tem que comer! Vende na barraquina, é muito bom!

O cogumelo já pronto para comer, o tempero é uma delícia!
Várias opções para quem quiser um espetinho delicioso!

Jalan Alor
Como chegar?
Se estiver em Bukit Bitang, beleza. Só perguntar onde é essa rua (Jalan Alor) e vá caminhando.
Se estiver no centro – dependendo de onde for deu hotel – dá para ir andando também.
http://www.viagemparamulheres.com/jalan-alor-a-rua-da-comida-em-kuala-lumpur/

Laksa é uma sopa típica da Malásia e de Singapura e tem muitas variantes, mas todas incluem dois ingredientes obrigatórios: massa de arroz e folha-de-laksa, também conhecida como “coentro-do-vietname”.


As variantes principais são:
Laksa de Penang, também conhecida como “asam laksa”, cuja base é um caldo-de-peixe;
Nonya laksa, também conhecida como “laksa lemak”, baseada num molho de leite-de-coco; o nome está associado aos descendentes de chineses que imigraram, nos séculos XV e XVI, para as colónias britânicas da Indonésia e Malásia, e que se designam como “Baba-Nyonya”, palavras que indicam, respetivamente, o homem e a mulher, mas são também conhecidos como peranakan ou “Straits Chinese” (dos Estabelecimentos dos Estreitos, com referência ao estreito de Malaca).
Laksa de Penang
O caldo, ou melhor, o molho que é a base da laksa de Penang começa por um cozido de anchovetas secas (ikan bilis) que depois se retira do caldo; junta-se massa de tamarindo, sumo de ananás, a parte branca de folhas de chá-príncipe, chalotas, hortelã, folhas de laksa, malagueta, flor-de-gengibre (bunga kantan, brotos das flores do gengibre vermelho) e leng kuas (gengibre azul) e deixa-se ferver durante três horas.
Tradicionalmente, a laksa de Penang não leva carne nem camarão, mas apenas folhas de hortelã, cebola vermelha e pedaços de ananás, além da pasta de peixe. A massa tradicionalmente usada para o laksa em Penang é um beehoon grosso (massa de farinha de arroz, feita artesanalmente), mas também pode ser servido com beehoon fino ou com massa de farinha de trigo com ovos. 
Alguns peranakans consideram esta laksa como parte da sua tradição; em especial, as flores de gengibre são utilizadas em muitos pratos desta cultura. 
Nonya Laksa
A laksa da tradição peranakan é feita combinando duas preparações separadas, a “pasta” de chá-príncipe com cebola e malagueta (ou um molho já preparado onde a malagueta é preponderante), e o caldo, preparado com leite-de-coco (lemak), caldo-de-galinha e camarão seco. Da fervura destes ingredientes resulta um molho leitoso e avermelhado, que se serve com ovo cozido, camarão, rebentos de soja, massa de arroz e folhas-de-laksa.
De acordo com as tendências da casa ou dos clientes, vários tipos de massa podem ser usados e, além ou em vez dos camarões, a sopa pode levar lagosta, caranguejo, ou mesmo galinha cozida. 
Muitas vezes, principalmente em Penang, a nonya laksa é chamada laksa-de-caril (“curry laksa”). Numa receita, a pasta de condimentos inclui chalotas, alho, nozes de iguape (“candlenuts” ou “buah keras”, cuja utilização é típica da culinária
peranakan) moídas, gengibre e malagueta, camarões secos que foram demolhados durante alguns minutos, e pasta de camarão (belacan); depois de bem misturada, a lume brando, com óleo, se necessário, juntam-se pedaços da parte branca de folhas de chá-príncipe.
A esta pasta, junta-se leite-de-coco e caldo-de-galinha e deixa-se ferver; junta-se camarões descascados, lulas em pedaços, amêijoas, tofu frito (“tau foo pok”), sal e pimenta, e deixam-se cozer os mariscos. A sopa serve-se sobre tijelas com massa de arroz (fresca ou seca, ou beehoon, e demolhada), rebentos de soja, folhas-de-laksa picadas, ovos de codorniz (ou um ovo de galinha cozido e cortado em rodelas) e chalotas fritas. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laksa
Satay é uma espetada malaia ou indonésia, que consiste de carne temperada e grelhada em espetos de madeira, e servida normalmente com molho de amendoim.
Cúrcuma é um ingrediente necessário usado para marinar o satay, que dá ao prato sua cor amarela característica. A carne comumente utilizada inclui carne bovina, carne de carneiro, carne de porco, carne de veado , peixe, camarão , lula , frango, coelho e tripas . Alguns também têm utilizado as variedades mais exóticas de carne, como a tartaruga , crocodilo , cavalo , lagarto e cobra.
http://en.wikipedia.org/wiki/Satay



O Ritz-Carlton, Kuala Lumpur é um elegante e exclusivo 5 estrelas que oferece modernas acomodação perto dos locais mais populares de Kuala Lumpur, como Pavilion Kuala Lumpur, Bukit Bintang Monorail Station e Sungei Wang Plaza. É, desde 1.997, um hotel proeminente situado no coração de Kuala Lumpur.



Devido à sua refinada gastronomia autêntica e internacional, confeccionada por chefes de cozinha profissionais, o restaurante tornou-se num local espetacular para passar uma noite maravilhosa com a sua família.


http://www.ritzcarlton.com/en/Properties/KualaLumpur/Default.htm

Singapura, oficialmente República de Singapura, é uma cidade-Estado localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático, a 137 quilômetros ao norte do equador. Um país insular constituído por 63 ilhas, é separado da Malásia pelo Estreito de Johor, ao norte, e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura, ao sul. Singapura é altamente urbanizado, mas quase metade do seu território é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio de aterramento marítimo.
Singapura tinha sido uma parte de diversos impérios locais desde que foi habitada no século II d.C.
A Singapura moderna foi fundada como um posto comercial da Companhia das Índias Orientais por Sir Stamford Raffles em 1.819 com a permissão do Sultanato de Johor. Os britânicos obtiveram a soberania completa da ilha em 1.824 e a cidade se tornou um dos Estabelecimentos dos Estreitos britânicos em 1.826. Singapura foi ocupada pelo Império do Japão na Segunda Guerra Mundial e voltou ao domínio britânico após a guerra. Tornou-se auto-governada internamente em 1.959.
O território uniu-se a outros ex-territórios britânicos para formar a Malásia em 1.963 e tornou-se um Estado totalmente independente dois anos mais tarde após a separação da Malásia. Desde então, teve um aumento maciço em termos de riqueza e é um dos quatro Tigres Asiáticos. A economia depende fortemente da indústria e dos serviços. O país é um líder mundial em diversas áreas: é o quarto principal centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de jogos de casino e o terceiro maior centro de refinação de petróleo do mundo. O porto da cidade é um dos cinco portos mais movimentados do mundo. O país é o lar do maior número de famílias milionárias em dólares per capita do planeta. O Banco Mundial considera a cidade como o melhor lugar no mundo para se fazer negócios. O país tem o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo, tornando Singapura um dos países mais ricos do planeta.
A cidade é uma república parlamentar com um sistema Westminster de governo unicameral. O Partido de Ação Popular (PAP) ganhou todas as eleições desde a concessão britânica de autonomia interna em 1.959. O sistema legal de Singapura tem suas bases no sistema da common law inglesa, mas modificações foram feitas a ela ao longo dos anos, como a remoção de julgamento por júri. A imagem popular do PAP é a de um governo forte, experiente e altamente qualificado, apoiado por um serviço especializado civil e um sistema de educação com ênfase na realização e na meritocracia.
No entanto, o partido é visto por alguns eleitores, críticos da oposição e observadores internacionais como sendo autoritário e demasiado restritivo quanto a liberdade individual.
Cerca de 5 milhões de pessoas vivem em Singapura, dos quais 2,91 milhões nasceram no local. A maioria da população é descendente de chineses, malaios e indianos. Há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil.
Um dos cinco membros fundadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático, Singapura também abriga a Secretaria da APEC e é membro da Cúpula do Leste Asiático, do Movimento dos Países Não-Alinhados e da Commonwealth.
Singapura tem uma economia altamente desenvolvida baseada no mercado, que historicamente girava em torno do entreposto comercial, em outras palavras, uma enorme economia de exportação, dependente da exportação de mercadorias para outros países.
Juntamente com Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, Singapura é um dos quatro Tigres Asiáticos. A economia (que entre 1.966 e 1.990 cresceu, em média, 8,5% ao ano) depende fortemente da exportação e refino de produtos importados, especialmente na indústria transformadora. A indústria constituía 26% do PIB de Singapura em 2.005. A indústria de transformação é bem diversificada, contando com os setores de eletrônica, refino de petróleo, produtos químicos, engenharia mecânica e ciências biomédicas.
Em 2.006, Singapura produziu cerca de 10% da produção mundial de wafer de fundição. Singapura tem um dos portos mais movimentados do mundo e é o quarto maior centro de negociação de câmbio do mundo depois de Londres, Nova York e Tóquio.
Singapura foi avaliada como o país com o maior número de empresas de economia familiar em todo o mundo, com milhares de expatriados estrangeiros a trabalhar em empresas multinacionais.
Singapura é também considerado como um dos principais centros de financiamento da região e do mundo. Além disso, a cidade-estado também emprega dezenas de milhares de trabalhadores colarinho branco estrangeiros de todo o mundo.

A economia de Singapura é uma economia de mercado baseada no capitalismo financeiro e industrial. Assim como acontece com os demais tigres asiáticos, os principais produtos de exportação são máquinas e equipamentos eletrônicos de última geração.
Singapura é um país extremamente pequeno, sem recursos naturais e sem espaço para a agricultura, mas com uma economia que não para de crescer, especialmente por ser uma plataforma de exportação - modelo de desenvolvimento que colocou Singapura no patamar dos países emergentes (mas não no G-20).
Embora seja uma potência industrial e tecnológica, Singapura tem forte dependência de importação de alimentos, energia e matéria-prima, além de uma visível instabilidade econômica, uma vez que é um país extremamente dependente de capital externo.
Os setores de finanças e de turismo também vêm se destacando muito. A bolsa de valores de Singapura é uma das mais importantes do mundo e o número de turistas, principalmente asiáticos, cresceu de maneira surpreendente nas últimas décadas.
Singapura é também um dos centros industriais mais importantes do mundo, sendo inclusive a sede de algumas grandes empresas como a MobileOne, a MediaCorp, a Singapore Airlines, a StarHub, a DBS Bank Limited, a Flextronics e a Creative Technology Limited.
Singapura faz parte de um tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Oceano Pacífico numa área de livre comércio e que engloba as economias asiáticas, americanas e da Oceania.
Ao contrário dos demais tigres asiáticos, Singapura não conta com mão-de-obra barata, principalmente devido ao fortalecimento da força sindical no país e ao excelente nível de escolaridade dos habitantes.
O porto da cidade de Singapura é um dos mais movimentados do mundo, estando também localizado em um ponto estratégico no Oceano Pacífico, na saída do Estreito de Malaca, permitindo uma massiva entrada e saída de produtos - isso é necessário para manter o país em funcionamento, já que até o alimento e a energia precisam ser importados. Singapura utiliza seu porto como um ponto onde os navios cargueiros descarregam suas mercadorias para serem redistribuídas por outros navios pelo sudeste asiático, e também carregam mercadorias vindas do sudeste asiático para serem levadas ao resto do mundo.
O porto de Singapura obteve uma importância estratégica considerável após a abertura do Canal de Suez, pois os navios que passam pelo canal navegam preferencialmente pelo Estreito de Malaca, caminho mais curto do Oceano Índico ao Pacífico.
Na ausência de espaço para a prática da agricultura e da pecuária, Singapura investe pesado na aquicultura e nas mais variadas atividades pesqueiras para suprir, pelo menos parcialmente, a necessidade de importar alimentos.
De um modo geral, Singapura possui bons índices econômicos e sociais, tendo um IDH elevado, alta renda per capita e baixíssimas taxas de criminalidade e analfabetismo.
Singapura é um popular destino turístico, contribuindo para a importância desse tipo de indústria. O total de visitantes em 2.007 foi de 10,2 milhões de pessoas. Para atrair mais turistas, o governo decidiu legalizar o jogo e permitiu que dois resorts casino se desenvolvessem na Marina Sul e em Sentosa, em 2.005. Para competir com os rivais regionais, como Bangkok, Hong Kong, Tóquio e Xangai, a área da cidade foi transformada em um dos lugares mais emocionantes do país, iluminando prédios públicos e comerciais.
O Singapore Food Festival é realizado todo mês de julho para celebrar a culinária de Singapura. Outros eventos anuais incluem o Singapore Sun Festival, o Christmas Light Up e o Singapore Jewel Festival.43 Singapura está se promovendo como um centro de turismo médico: cerca de 200.000 estrangeiros procuram atendimento médico a cada ano e o objetivo é servir um milhão de pacientes estrangeiros por ano até 2.012 e gerar US$ 3 bilhões em receitas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Singapura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_Singapura

Cozinha de Cingapura: Sete pratos que você deve experimentar
A cozinha de Cingapura é um exemplo da diversidade étnica da cultura de cingapura. Nos restaurantes de Cingapura você encontra uma ampla variedade de pratos de todo o mundo para escolher, tem de tudo. Se você visitar Cingapura você não pode deixar de experimentar os pratos locais favoritos, aqueles pratos que aquecem o coração do povo de Cingapura.
Estes pratos não são puramente de Cingapura em sua origem, a maioria deles são oriundos da península malaia, China e Índia, mas os cingapurianos abraçaram esses pratos e fizeram parte de suas vidas.
Bak Kut Teh – Chá de costelas de porco e ervas sortidas

Bak Kut Teh significa simplesmente “chá de costela de porco” – para fazer este prato, as costelas de porco são cozidas para criar uma base de sopa saborosa, então combinada com dentes de alho e uma variedade de ervas. Fãs de Bak Kut Teh amam este prato pelo seu aroma distinto de ervas.
Há duas escolas distintas de fazer Bak Kut Teh – os chineses possuem duas verões a Hokkien onde colocam o molho de soja na base de sopa, acrescentando uma cor distinta e sabor ao caldo por cima da mistura de ervas, e a versão Teochew que é mais clara e mais leve, mais inclinado para o sal e pimenta.
Bak Kut teh é geralmente servido com arroz branco do lado, bem como bolinhos de massa e juntas de carne de porco na brasa.
“Carrot cake” ou Bolo de Cenoura

O “Bolo de cenoura” não contém cenouras – o ingrediente principal é rabanete branco, que é conhecida localmente como “cenoura branca”, daí o nome. O “rabanete” é ralado, combinado com farinha de arroz e água e depois cozido no vapor em bolos. Estes bolos são picados e fritos rapidamente com ovos em conserva, rabanete, alho e cebolinha.
Algumas tomadas servirá bolo de cenoura com camarão ou cogumelo em cubos, e todos os centros de vendedor ambulante lhe dará a opção de “black” (frito com molho de soja doce) ou “branco” (em linha reta). Você também pode pedir uma pitada de pimenta em pó para dar aquele bolo de cenoura um impulso extra.
Cingapurianos desfrutam de bolo de cenoura em todos os momentos do dia. O prato é rico em colesterol (ovos, fritos em óleo – você faz a matemática), deve se apreciar este prato com moderação.
Char Kway Teow – Noodles feito por um perito

Char kway Teow é um prato de macarrão, preparado com molho de soja escuro, ovo, lingüiça chinesa, camarão, amêijoas, e bolo de peixe fatiado, frito por vendedores experientes – as altas temperaturas e tempos de cozimento rápido exigidas pelos chineses frite técnicas torna este um prato feito rigorosamente pelos profissionais.
Este prato é melhor apreciado com uma pitada de pimenta; spice-fóbicos não sabem o que estão perdendo. Um bom Char kway Teow é cozido apenas para a direita, não queimado, e não encharcado de óleo.
Caranguejo Chili – Melhor comido com as mãos

Caranguejo Chili é o prato mais famoso de Cingapura, uma mistura de frutos do mar oleoso e picante que simplesmente não pode ser apreciado a menos que você mergulhar com as mãos nuas.
Cada caranguejo de casca dura é cozido em uma pasta feita de alho, cebola, gengibre, óleo de gergelim, vinagre de arroz preto, o açúcar, o ketchup, chili e solo.
Ovos e farinha de milho engrossar a mistura, até obter um aveludado, revestimento molho saboroso caranguejo uma tubulação quente em sua concha.
Para comer caranguejo chili, é melhor usar seus dedos para destrinchar a carne de caranguejo, alguns restaurantes servem pãezinhos quentes para ajudar a enxugar o molho restante.
Hainanese Chicken Rice – Maionesse e Arroz de Frango
Hainanese Chicken Rice

É um prato de arroz pálido, mas aparentemente saboroso, servido com gengibre mash, molho de pimenta limão e molho de soja preto doce.
O frango é escalfado em caldo contendo ervas, alho, ossos de galinha e temperos variados.
Quando a galinha é preparada, o caldo é então usado para cozinhar o arroz em conjunto com folhas pandan e alho. O arroz resultante é amarelado e gorduroso, graças aos sucos que sobraram da galinha.
Arroz de frango normalmente vem com pepinos do lado, e por um custo extra, você também pode tê-lo com tofu assado, ovo assado, fígado, frango ou legumes em molho de ostras.


Satay – Estilo Churrasco asiático
Satay é carne assada no espeto, servido com molho de amendoim, juntamente com as cebolas, pepinos, e bolo de arroz.
Esta não é a sua carne assada usual, as cebolas, pepinos, e bolo de arroz e o molho se combinam para dar a carne uma identidade asiática única. Satay é melhor apreciado com os amigos e a mais gelada cerveja ao ar livre.

Fish Head Curry (Cabeça de Peixe) – A Recompensa deliciosa para os aventureiros.
“Fish Head Curry” pode desligar os menos aventureiros, mas a cabeça de peixe é invulgarmente carnuda e saborosa, especialmente quando cozidos em um caldo picante vermelho feito de Belacan, pimenta, capim limão, sementes de mostarda e cebola, misturados com tomate e quiabo.
http://www.viajarpelomundo.com.br/culinaria-de-cingapura-sete-pratos-que-voce-deve-experimentar/
Singapura é uma ilha que se localiza no sudeste asiático e, como tal, da mesma fora que acontece com os seus vizinhos, a Malásia e a Indonésia, conta com lindas praias de areia branca, de areia escura e com águas cristalinas. As praias de Singapura são ideais para umas férias com a família, amigos ou parceiros. Em muitas zonas, as praias são realmente paraísos, noutras nem tanto devido á sua proximidade com os centros urbanos do litoral da ilha e devido também á poluição. De uma forma geral, irá encontrar belas praias em Singapura.
O nosso percurso inicia-se pelas praias mais destacadas de Singapura. Começamos pela praia Siloso, uma praia artificial, com muitas possibilidades tanto para a vida noturna como para os serviços que se encontram nas praias exclusivas. Esta zona é famosa pelas suas praias de areia e pela sua animada vida noturna, assim como pelas inúmeras atividades que podem ser realizadas tanto de dia como de noite.
Desde a praia Siloso vamos para a praia Palawan, uma praia rodeada por um ambiente natural, onde poderá desfrutar de um ambiente natural e pacífico, assim como de muita tranquilidade. Trata-se de uma praia isolada onde as pessoas podem passear os seus animais em Singapura. Outra praia que é altamente recomendada é a praia Changi, onde poderá desfrutar de passeios de caiaque ou de canoa e ter a oportunidade para explorar a costa. É uma praia de areia branca, com numerosos serviços e muito familiar.
Na ilha principal também devemos destacar a praia da costa este, uma praia onde irá ter a possibilidade de praticar vários desportos como o ciclismo ou até mesmo o golfe, além de outros tipos de desportos, neste caso, desportos náuticos como o esqui aquático ou a vela.
Nesta praia irá encontrar numerosos serviços e desportos que poderá praticar, irá encontrar comida saborosa e tudo que poderá necessitar para que possa desfrutar ao máximo da sua estadia neste local.


Fora da ilha principal de Singapura sitia-se a praia de Sentosa Tanjong, um dos principais destinos turísticos da ilha. Esta praia na Ilha de Sentosa, está rodeada por bares, restaurantes, pubs, hotéis e campos de golfe, além de contar com todos os serviços necessários. Esta é uma das principais praias de Singapura.

http://singapura.costasur.com/pt/praias.html

As Filipinas, oficialmente República das Filipinas, é um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul. Também Palau se situa nas imediações, para sudeste. A sua capital é Manila.  Ao contrário dos demais países da Ásia, as Filipinas é um país maioritariamente católico.
Fernão de Magalhães, um navegador português a serviço do Rei de Espanha, durante a primeira viagem de circum-navegação, descobriu as ilhas em 1.521. Ele procurava uma rota alternativa para comercializar especiarias, e chamou a região de San Lázaro. Ao chegar na Ilha de Cebu, convenceu o chefe local Humabon e outros 800 nativos a se converter ao catolicismo, posteriormente tentou a mesma ação na Ilha Mactan, liderada por Lapu-Lapu, onde faleceu em 21 de abril.
No arquipélago, seus nativos possuíam uma religiosidade na qual seus deuses eram associados a natureza. O catolicismo empregado sofria concessões, ou seja, ajustes de acordo com a cultura local, facilitando assim o domínio e aceitação desta religião naquele local. Um exemplo é o fato de muitos nativos considerarem a sexta-feira um mau-presságio e os pescadores faziam oferendas aos deuses com multilações; sob o catolicismo as oferendas passaram a serem feitas na sexta-feira santa.
Apesar de uma resistência com os moradores, as Filipinas acabaram sob domínio estadunidense, sendo explorado o comércio e mantidos centros educacionais sustentados por protestantes. Os novos ocupantes com o tempo passaram a serem bem recebidos. Mesmo assim, o catolicismo predominou. Em 4 de julho de 1.946, a Independência do arquipélago foi reconhecida pelos EUA, apesar da influência ter se mantido: os filipinos lutaram a favor dos americanos nas guerras da Coreia e do Vietnã e a predominância da língua inglesa (tendo significativa presença da língua espanhola e outras nativas).
As Filipinas são um arquipélago de 7.107 ilhas com uma área terrestre total de cerca de 300 mil km², localizadas entre as longitudes 116° 40' e 126° 34' E e as latitudes 4° 40' e 21° 10' N, entre Taiwan, a norte, o Mar das Filipinas a leste, o Mar de Celebes, a sul e o Mar da China Meridional a oeste.
As ilhas costumam ser divididas em três grupos: Luzon, a norte, Visayas, no centro e Mindanao, no Sul.
O movimentado porto de Manila, em Luzon (a maior ilha), é a capital do país e a sua segunda maior cidade, depois de Cidade Quezon.
Filipinas faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.
É considerado um país em desenvolvimento. Seu PIB ocupa o 118º lugar entre 178 países. Uma das principais atividades econômicas é a industrialização de alimentos. Sua produção agrícola consiste principalmente de copra, milho, cânhamo, arroz, cana-de-açúcar e tabaco. Possuía também quantidades razoáveis de minérios de cromo, cobre, ouro, ferro, chumbo, manganês e prata.

A economia do país sofreu com a crise asiática de 1.998. O crescimento anual caiu de 5% em 1997 para 0,6% no ano seguinte, porém recuperou-se em 1.999 com 3%, passando para 4% em 2.000 e mais de 6% em 2.004. O governo prometeu prosseguir com reformas que auxiliassem na continuidade do ritmo de crescimento em relação aos demais países da Ásia.
A elevada dívida pública (equivalente a 77% do PIB) mina os esforços de diversificação da economia.
Turismo gastronômico
Comidas e Bebidas Típicas:
Existe uma variedade grande de comidas típicas (sinigang, adobo, relyeno, pakesin, etc), podendo a mesma ser considerada como um apanhado das melhores receitas de origem espanholas, malacia, chinesa e americana, dando um caráter próprio filipino. Os pratos com frutos do mar são largamente utilizados.
Bebidas Típicas - Tuba e Lambanog- confeccionadas com o líquido obtido do coqueiro ou palmeira.
Quem já esteve nas Filipinas costuma dizer que o seu povo tem pela vida o mesmo amor que sente pela boa comida. Os pratos, devido a qualidade da terra e a no mar, são típicos e delicados e não tem a condimentação das demais cozinhas asiáticas, excetuando-se as especialidades dos Bicolanos, llongos, llocanos, Cebuanos, Capampangan, árabes, e chineses.
Para os turistas,a melhor introdução á cozinha regional é o adobo, uma tenra carne de galinha ou porco, comida com alho, molho de soja, vinagrete e molho de louro. Experimente também o Sinigang, a sopa feita com legumes, carne, camarões ou peixes.
O Kare-Kare, é outra comida filipina feito de pedaço de carne cozida e legumes em molho de nozes; e o Lechon, um porco inteiro, recheado com folhas e tostado no fogo, prato de resistência de qualquer celebração filipina, serviço principalmente nas festas.
No dia-a-dia dos filipinos não pode faltar o arroz, servido em grandes porções. As refeições mais tradicionais são o leche flan (manjar); macapuno (coco em molho e uma geléia feita da fruta nativa, o inhame, chamado de uve) e o petisco halo - halo, feijão e frutas com gelo moído, acompanhado por leite. As bebidas típicas mais conhecidas são a tuba e a lambanog, produzidas a partir do líquido extraído do coqueiro ou da palmeira.
A capital das Filipinas não se limita, porém, a cozinha regional. São numerosos os restaurantes que servem pratos da culinária chinesa, japonesa, tailandesa, turca, mexicana e vietnamita. Quem tem pressa pode se dirigir às lanchonetes, que servem pizzas e hambúrgueres, ou as cadeias de estabelecimentos que fornecem comida rápida.
A rede hoteleira de Manila tem estabelecimentos luxuosos, com serviços de padrão internacional.


O maior é o Westin Philippine Plaza, com 620 quartos e 53 suítes. Seguem-se o Manila Península com 514; Silahis Internacional e Manila Hotel com 506; Manila Midtown, com 457; Manila Garden, com 453; Mandarin Oriental, com 428; Century Park Shereton, com 406; Cebu Plaza, com 398; Manila Hiltom Internacional, com 390; IntercontinentalManila, com 337; Puerto Azul Beach, com 332; Holiday Inn Manila, com 284 e Hyatt Regency, 232 quartos. Os Hotéis de quatro estrelas cobram, em média, de US$ 40 a US$ 60 e os de cinco estrelas, de US$ 50 a US$ 80, mais uma taxa de 25% (incluindo a de serviço).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipinas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_das_Filipinas

Manila é a capital das Filipinas e a segunda cidade do país em número de habitantes. A cidade está situada na costa oriental da baía de Manila, junto à desembocadura do rio Pasig, na ilha de Luzon.
Ocupando uma área total de 38,3 km é a segunda cidade mais populosa das Filipinas, com mais de 1,6 milhões de habitantes. Apenas a vizinha Quezon, a antiga capital do país é mais populosa. A área metropolitana é a segunda mais populosa do Sudeste Asiático.
Foi fundada em 24 de junho de 1.571 pelo conquistador espanhol Miguel López de Legazpi, havendo sofrido ao longo de sua história diversos episódios bélicos, que provocaram a perda de parte de seu rico patrimônio arquitetônico e cultural.
Manila é também a sede de diversas universidades, assim como de um amplo elenco de entidades culturais do país, sendo classificada como cidade global "gama" pela Globalization and World Cities Study Group and Network (GaWC).
Manila, antes da chegada dos espanhóis, era um enclave muçulmano no qual já se desenvolvia um florescente comércio com a China e outros pontos da Ásia Oriental. Em 1.570, depois de ter sido obrigado a retirar-se de Cebu por piratas portugueses, López de Legazpi, sabendo de uma próspera cidade muçulmana em Luzón, decidiu fazer dela sua capital. Para tanto, enviou seu tenente, Martín de Goiti para que localizasse o sultanato e averiguasse seu potencial econômico.
Goiti ancorou sua frota em Cavite, e tentou estabelecer a autoridade da coroa espanhola por meios pacíficos, enviando uma mensagem de amizade ao rajá Suleiman II. O soberano respondeu que queria estabelecer laços amigáveis com os espanhóis, mas que não se submeteria aos invasores e não se tornaria um súdito do rei espanhol.5 Os conquistadores entenderam essa resposta como um ato de guerra e depois de requisitar reforços, atacaram os muçulmanos em junho de 1.570.
Após conquistarem a cidade, Goiti voltou a Panay, onde se encontrava o governador. Finalmente, em 1.571, Legazpi, retornou com suas tropas para estabelecerem-se definitivamente. Os muçulmanos atearam fogo à cidade e a abandonaram, instalando-se em Tondo e outros povoados vizinhos. Em 9 de junho de 1.571 começou a construção do forte.
Em agosto de 1898, durante a Guerra Hispano-Estadunidense e após a Batalla de Cavite, o exército dos Estados Unidos arrasou e ocupou a cidade.
A frota espanhola havia sido amplamente derrotada na baía. Após a intervenção estadunidense, o movimento independentista tomaria especial vigor, ajudado pelos aportes econômicos dos norte-americanos.
Sem embargo, os insurgentes contra a Espanha não tardariam em sofrer amarga surpresa ao ver que os norte-americanos, que se haviam apresentado como libertadores, instituíam-se agora em novos amos coloniais. Boa prova disso foi a Batalla de Mock, em 13 de agosto do mesmo ano, na qual os novos invasores derrotaram e expulsaram de Manila as tropas independentistas filipinas. Isso foi seguido por um movimento de brutal repressão e torturas. A partir de então, Manila se instituiu capital do protetorado norte-americano das Filipinas. Até 31 de julho de 1.901, os estadunidenses governaram militar e despoticamente tanto o país quanto a cidade, data em que a Junta foi transferida a um grupo de colaboracionistas pertencentes à burguesia manilenha.
Segunda Guerra Mundial
Manila após a queda do governo pró-japonês em 9 de maio de 1.943.
Fotografia de Intramuros destruído, durante a II Guerra Mundial.
Depois do ataque a Pearl Harbor por parte da Marinha Imperial Japonesa em 7 de dezembro de 1.941, tropas japonesas desembarcaram nas Filipinas, ocupando a cidade de Manila que, sob ocupação militar nipônica, converteu-se na sede de um governo colaboracionista pró-japonês.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Manila sofreu uma nova hecatombe por parte dos norte-americanos e filipinos sundalos, que, querendo acabar com as tropas japonesas ocupantes não hesitaram em bombardear e arrasar a cidadela colonial de Intramuros, causando um elevadíssimo número de vítimas civis. Por sua parte, as tropas japonesas se dedicaram a efetuar massacres sobre a indefesa população civil.
Manila ocupa uma posição única nas Filipinas, tanto por ser a capital do país como por ser igualmente a capital de sua área metropolitana, composta por várias cidades e treze municípios.
Limita ao norte com as cidades de Navotas e Caloocan, a nordeste com Cidade Quezón e San Juan del Monte e ao sul com a cidade de Pasay. A oeste da cidade encontra-se a maravilhosa baía de Manila.
Situada na costa oriental da vasta e profunda baía homônima, bem protegida pela península de Bataan e fechada sua saída ao mar da China pelo ilhéu de Corregidor, estende-se na desembocadura do rio Pasig que a divide em duas partes. Ao sul se encontra o antigo centro espanhol de Intramuros, solar da cidade amuralhada. No norte encontram-se os modernos bairros residenciais e comerciais. A zona industrial concentra-se na região portuária.
Destruída durante a Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída sob critérios urbanísticos estadunidenses. Deixou de ser uma elegante cidade de traços hispânicos e europeus para converter-se em uma metrópole de grandes ruas retilíneas e elevados arranha-céus, caracterizada por um tráfego caótico e barulhento. Seus numerosos bairros superam já os limites provinciais: O de Makati, em torno ao parque Forbes, é um centro residencial muito importante. O incremento demográfico foi enorme: possuía 100.000 habitantes em 1.890; 300.000 em 1.920 e 600.000 às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manila

Ginataan é uma sopa doce típica das Filipinas, feita com base em batata-doce, banana-da-terra, fruta-pão e tapioca em pérolas, tudo cozido em leite-de-coco e adoçado ao gosto; esta “sopa” é muitas vezes comida como lanche, quente ou, de preferência fria, podendo mesmo ser consumida como um gelado.
A palavra “ginataan” significa uma comida preparada com leite-de-coco, havendo portanto outras preparações cujo nome contém esta palavra.
Menudo é um prato típico das Filipinas, que consiste num guisado de carne de porco com vegetais e condimentos próprios daquela região. Apesar do nome, este prato não usa miúdos, nem tripas, como os pratos com o mesmo nome do México e Espanha.
Saltear cebola e alho em óleo corado com atsuete; juntar carne de porco, fígado e “chorizo de Bilbao”, cortados em pequenos pedaços; quando a carne tomar o gosto, acrescentar tomate, pimentão, páprica, molho de peixe e caldo de galinha; deixar cozer em fogo brando, até a carne ficar tenra. Juntar batata frita em cubos, grão-de-bico cozido e passas de uva; deixar que tomem o gosto, verificar temperos e servir quente com arroz branco. 
Pancit Luglug é uma sopa de massa da culinária das Filipinas, feita com um caldo ou molho de mariscos. É um “prato-irmão“ de Pancit Palabok and Pancit Malabon, que levam praticamente os mesmos ingredientes; as principais diferenças são na massa que é do tipo “bihon” no Palabok, enquanto que Malabon e Luglug usam a massa mais grossa, usada na laksa da Malásia; além disso, o Luglug leva mais molho, portanto pode considerar-se uma sopa, enquanto os outros são mais secos; ainda há algumas diferenças na guarnição, por exemplo no uso de lula, peixe fumado e tofu, mas essas diferenças podem ser devidas apenas a variantes regionais ou locais. 
Malabon é um distrito ou subdivisão de Manila e o Pancit Malabon, um prato de massa cozinhada com mariscos e colorau (“annatto”) e guarnecido com diferentes mariscos, torresmos e fatias de ovos cozidos, é popular naquela região. O Pancit Luglug é preparado a partir dum cozido de camarão, mexilhão e lula; assim que os mariscos estão cozidos, separam-se do caldo e reservam-se; os camarões são descascados e as cascas e cabeças amassadas dentro dum pano, para lhes retirar o molho.
À parte, salteia-se cebola e alho e junta-se carne e gordura de caranguejos, annatto e flocos de peixe fumado, adiciona-se maizena diluída no caldo de cozer os outros mariscos e leva-se ao lume até que a mistura fique espessa.
Mistura-se a massa a este molho, guarnece-se com os mariscos cozidos, torresmos, ovos cozidos e fatiados, cebolinho cortado e alho frito e serve-se, regado com sumo de limão.

Tinola é um prato forte da culinária das Filipinas, apesar de ser basicamente uma sopa, mas com muitos ingredientes: galinha, papaia verde, hortaliça e condimentos. A galinha pode ser substituída ou agregada a peixe, marisco, carne de porco ou mesmo pernas de rã.
Começa por se saltear cebola, gengibre cortado e alho, até mudarem de cor; junta-se a galinha em pedaços e molho de peixe (“patis”); quando a galinha ficar dourada, junta-se água e a papaia cortada em pedaços e deixa-se cozer.
Quando a galinha estiver cozida, juntam-se as folhas de “sili” (ou “siling labuyo” - malagueta), deixa-se ferver apenas um minuto e serve-se. Normalmente, este prato é acompanhado com molho de peixe misturado com folhas de “sili” cruas e esmagadas, mas tradicionalmente, quando se usa uma galinha acabada de matar, junta-se à sopa o sangue da galinha e arroz. Outra variante consiste em cozer outros vegetais na sopa, como batata-doce, chuchu, aipo, coentro, cenoura ou couve-flor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Culin%C3%A1ria_das_Filipinas
Palawan é uma província insular de Filipinas localizada na região de Mimaropa. Suas ilhas são famosas por seus belos cenários de águas transparentes.Possui uma área de 14.649,6 km² e uma população de 771.667 habitantes. Sua capital é Puerto Princesa situada na ilha principal, Palawan.
Palawan é considerada nas Filipinas como última fronteira ecológica.
A província possui muitos esplêndidas praias e resorts, e é onde está o Tubbataha Reef National Marine Park e o Rio subterrâneo de Porto Princesa, dois Patrimónios Mundiais da UNESCO. Além de Palawan, uma série de outras ilhas menores estão situadas ao redor da ilha principal.
Além disso, Palawan cobre a Ilhas Cuyo no Mar de Sulu e as disputadas ilhas Spratly, localizadas a poucas centenas de quilômetros a oeste, chamadas localmente de Grupo de ilhas Kalayaan.
http://aurelioschmitt.blogspot.com.br/2013_12_01_archive.html
http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br/2013/02/ilha-de-palawan-filipinas.html


Fontes : além das já citadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário