sábado, 13 de julho de 2013

O País de Gales

O País de Gales é uma das nações que constituem o Reino Unido. Porém, atualmente, o País de Gales possui um parlamento autônomo em relação à coroa britânica. A capital é Cardiff.
Os romanos construíram fortes em Gales, e deixaram lá marcas históricas e culturais. Em Caerleon, construíram uma bela fortaleza, que é local do anfiteatro que é considerado o mais bem mantido e conservado da Grã-Bretanha.
O país nunca foi invadido pelos anglo-saxões, devido a seu povo, que tinha enorme desejo de proteger suas terras, e devido ao terreno montanhoso, que impedia a passagem. O País de Gales permaneceu céltico e o seu povo continuou a falar a língua galesa mesmo depois de os elementos célticos das vizinhas Inglaterra e Escócia terem desaparecido gradualmente.
O nome Wales é prova disso, uma vez que provém de uma palavra de raiz germânica que significa estrangeiro e está, assim, relacionada com os nomes de várias outras regiões européias onde os povos germânicos tomaram contacto com culturas não-germânicas.
O País de Gales situa-se numa península da Grã-Bretanha. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o canal de Bristol a sul, e com o mar da Irlanda a norte e Oeste.
A maior parte da população e das áreas industriais situam-se em Gales do Sul (South Wales), incluindo a capital, Cardiff, e as outras duas maiores cidades, Swansea e Newport.
Grande parte do País de Gales é montanhosa, particularmente Gales do Norte e Mid Wales (Médio Gales).
As Brecon Beacons (único local onde costuma nevar todos os anos), a sul, e Snowdonia, a norte, são unidas pela Cordilheira Câmbrica (de onde se foi buscar o nome da era geológica).

O ponto mais alto de Gales situa-se em Snowdon.
Fazem parte do País de Gales diversas ilhas no norte e ao longo da costa ocidental. Anglesey é a maior delas.
Partes do País de Gales foram fortemente industrializadas a partir do século XVIII. Procedeu-se à mineração de carvão, cobre, ferro, chumbo e ouro e exploraram-se pedreiras de ardósia.


As siderurgias e as minas de carvão atraíram grande número de imigrantes durante o século XIX, especialmente para os vales a norte de Cardiff, que hoje é a capital do país.
O santo padroeiro do País de Gales é São David, ou "Dewi Sant", em galês. 






Os emblemas nacionais do País de Gales são o alho-porro (ou alho-francês) e o narciso. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADs_de_Gales


Cardiff é a capital e uma subdivisão administrativa autônoma do País de Gales.
Cardiff é a capital mais nova da Europa. Há um século era o porto mais ocupado de carvão no mundo. Hoje, as antigas docas têm sido transformadas em um complexo de restaurantes e atrações aos visitantes.
Os museus, teatros e lojas proeminentes significam, o ano todo, diversão e entretenimento. Além disso, seus 330 parques e jardins colocam Cardiff entre as cidades mais verdes do Reino Unido.
Como na grande maioria das localidades da Europa, o clima levemente frio também é predominante em Cardiff. É raro que os termômetros indiquem menos de -15°C e mais de 25°C.
Cardiff é servida por seu próprio aeroporto internacional, com vôos diretos e regulares dos destinos britânicos e europeus.
O transporte público dentro da cidade conta com o nacional expresso, que opera muitos serviços luxuosos do ônibus a Cardiff das cidades de todo o Reino Unido. Existem rotas dos metro-buses (ônibus que levam às estações de trem) e contam com linhas que cobrem toda a cidade.
Os trens interCity de alta velocidade podem levá-lo a qualquer lugar de Cardiff. As estradas de ferro regionais operam os trens air-conditioned diretos de Birmigham, Manchester, Liverpool, Nottingham, Bristol, Southampton, Exeter, Torbay, Portsmouth e Bath até Cardiff.
É possível chegar a Cardiff também pelo mar. Para aqueles que viajam da Europa continental, há vastas opções de pontos de entrada ao Reino Unido, todos servidos por muitas companhias de balsa. Os 'Ferry Boats´ estão interligados por um sistema nacional de motorway, grandes rodovias, para fornecer o acesso rápido e fácil a Cardiff.
Os esportes mais populares de Cardiff são o rugby, o futebol e o cricket, a cidade abriga o time de rugby Cardiff Blues que disputa a Celtic League, o principal time de futebol é o Cardiff City FC.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardiff


O Castelo de Cardiff é um castelo medieval e palácio neogótico vitoriano, erguido a partir duma torre de menagem normanda construída sobre um forte romano. Localiza-se na cidade de Cardiff, capital do País de Gales. Encontra-se classificado como um listed building com o Grau I desde 2 de dezembro de 1.952.


No local onde se ergue o atual castelo, devem ter existido, pelo menos, dois fortes romanos anteriores. O primeiro foi, provavelmente, construído por volta do ano 55 durante a conquista da tribo dos Silures. Entre o final do século II e o início do século III, edifícios civis associados com trabalhos em ferro ocuparam o lugar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Cardiff

O País de Gales faz fronteira com o leste da Inglaterra. É um país pequeno, com um passado histórico rico e interessante, além de paisagens espetaculares. Há 3 Parques Nacionais e 5 áreas de Beleza Natural Excepcional. Com apenas 270 quilômetros de norte a sul e 100 quilômetros de leste a oeste, não importa onde se esteja, você nunca fica longe das montanhas ou do mar. Mas o País de Gales também tem cidades agitadas, vilarejos tradicionais e excelentes atrações turísticas. Embora a população fale inglês, o galês (welsh) também é falado por muitos. É uma língua de origem celta, que está entre as mais antigas do mundo.
Cultura e patrimônio
O País de Gales é rico em passado histórico, cultura, mitos e lendas. Conhecido como "a terra dos castelos", tem 641 fortalezas famosas – mais fortalezas per capita do que em qualquer outro lugar no mundo. O País de Gales também tem 2 locais na lista de Patrimônios da Humanidade locais na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO e, embora Cardiff tenha sido fundada no tempo dos romanos, é a mais nova cidade britânica.
Tal como a maioria das capitais, Cardiff é um paraíso para compras. Queen Street é a principal área de compras da cidade, onde você vai encontrar todas as lojas de marcas famosas, preferidas dos turistas. Mas se quiser encontrar tudo em uma mesma loja, dirija-se ao centro comercial de St. David. Para ótimas butiques e cafés, a dica é seguir para as Victorian Arcades.


A não perder de dia:
Percorra a pé o Caminho de Offa Dyke, que acompanha a fronteira entre o País de Gales e a Inglaterra.
Explore o Castelo de Cardiff , que domina o centro da cidade.
Faça uma viagem a Snowdonia e experimente escalar o Monte Snowdon.
Descontraia-se numa horse-drawn boat trip ao longo do canal de Llangollen.
Visite a St David's Cathedral , que tem mais de 14 séculos.

A não perder de noite:
Vá à baía de Cardiff à noite, para ver o Cardiff Bay Visitor Centre todo iluminado.
Vá ver uma produção da Welsh National Opera .
Visite a casa senhorial de Llancaiach Fawr, um dos 10 principais locais assombrados da Grã-Bretanha.
O País de Gales é a terra dos castelos, portanto que sítio melhor para pernoitar do que no seu próprio castelo?
http://www.visitbritain.com/pt/Destinations-and-Maps/Countries/Wales.htm


O Parque Nacional de Snowdonia, no noroeste do País de Gales, é o maior do país, com 100 lagos, 60 quilômetros de litoral e praias intocadas, charnecas e pântanos, além de 90 picos de montanha.
Você encontrará algumas das paisagens mais espetaculares da Grã-Bretanha no Parque Nacional de Snowdonia, incluindo Snowdon, a montanha mais alta do País de Gales, com 1.085 m, e Llyn Tegid, seu maior lago natural.
Acrescente a isso 2.130 quilômetros quadrados de áreas naturais de lazer a serem exploradas e você terá uma experiência ao ar livre difícil de ser superada.
Os picos de montanhas escarpadas e os vales profundos formam o cenário perfeito para uma caminhada relaxante, trilhas serranas desafiadoras ou subidas de terra para mountain bike.

Além disso, os lagos montanhosos, os rios caudalosos e as águas do porto oferecem oportunidades de vela, surfe, windsurf, wakeboard e rafting de corredeiras.
A área é rica em história e cultura, e há muito para se ver, das câmaras funerárias da Idade da Pedra e fortes romanos às igrejas e castelos. O rei Eduardo I construiu uma série de castelos durante sua conquista do norte do País de Gales, no século XIII, muitos dos quais permanecem até hoje.

Não perca o deslumbrante Castelo de Harlech, situado no topo de um penhasco, e o Castelo de Caernarfon, uma das mais incríveis estruturas medievais do mundo.
As 5 melhores coisas para ver e fazer
1. Fazer um passeio pela estrada de ferro da montanha de Snowdon até o seu cume.
2. Visitar Conwy, uma das cidades medievais mais preservadas do País de Gales.


3. Apreciar os contos do rei Artur e outras lendas galesas no labirinto do rei Artur.
4. Tomar as fortalezas do rei Eduardo I em Harlech e Caernarfon.
5. Relaxar em um veleiro ou em uma área de pesca de Llyn Tegid.
http://www.visitbritain.com/pt/Destinations-and-Maps/National-parks-and-scenic-areas/Snowdonia.htm

O Aqueduto de Pontcysyllte é uma ponte aquífera localizada em Wrexham, no nordeste de Gales.
Foi completada em 1805, e é o mais alto e mais comprido aqueduto da Grã-Bretanha, além de ser um Patrimônio da Humanidade.
Duas horas de viagens no barco motorizado Thomas Telford vai levá-lo através do belo Vale de Llangollen e em todo o famoso Pontcysyllte Aqueduto construído por Thomas Telford entre 1.795 e 1.805. 



Maior aqueduto navegável do país elevado a 38 metros acima do rio Dee é suportado por 18 pilares de pedra. O canal funciona através de uma calha de ferro de 306,9 metros de comprimento,  3,6 metros de largura e 1,6 metros de profundidade.



A água é alimentada a partir do rio Dee no Horseshoe Falls perto de Llangollen. O Thomas Telford é totalmente à prova de tempo e tem aquecimento central com assentos confortáveis ​​e excelentes vistas de cada mesa. 



http://www.horsedrawnboats.co.uk/aqueduct-trips.aspx

Cardiff Bay e Barrage
Cardiff Bay, o Barrage, Porto e partes do Rivers Taff e Ely interiores e exteriores são todos gerenciados com sucesso por Cardiff Harbour Authority (CHA), como parte do Conselho de Cardiff. Atraindo milhares de visitantes todos os anos, esta área oferece uma variedade de usos de esportes aquáticos para atracções turísticas, música e cultura aos restaurantes de alta qualidade.
Cardiff Bay tem muito a oferecer contra um belo cenário marítimo.
Sua visita a Cardiff Bay é reforçada por instalações marítimas fantásticas e serviços, incluindo acesso 24 horas através da barragem, o estacionamento do pontão para as embarcações de visitantes, dois clubes náuticos e vários operadores comerciais que oferecem atividades e transporte de água que liga a Baía com o centro da cidade.
Aproveite a oportunidade de desfrutar de uma variedade de atividades durante seu tempo aqui. A Autoridade Harbour oferece um calendário emocionante da água local, nacional e internacional e os acontecimentos terrestres para os visitantes e moradores de Cardiff para desfrutar. Com um mix diversificado de atracções turísticas de renome internacional, atividades e entretenimento, Cardiff Bay tem uma atmosfera verdadeiramente única.
http://www.cardiff.gov.uk/content.asp?nav=2868,2969,3021,3013&parent_directory_id=2865

UMA JOVEM E MODERNA CAPITAL EUROPEIA
Com o desenvolvimento alavancado pelas minas de carvão, Cardiff ganhou prédios modernos, arcadas vitorianas e o progresso se espalhou. Em 1.913, a cidade era considerada como o principal porto exportador de carvão do mundo. Pelo poder que detinha foi escolhida como a capital do País de Gales, em 1.955.
Logo, começou a queda pela demanda do carvão, mas o país se reinventou colocando um pé na tecnologia e conquistando o turismo. 
É impressionante a quantidade de shoppings, centros comercias e mercados cobertos espalhados pela cidade. As ruas são limpíssimas e há muitos jardins floridos. Não tem como não se apaixonar por Cardiff, especialmente no verão europeu.


RUMO À BAÍA
Ao sul, as docas são o outro ponto interessante da cidade. A baía está sendo revitalizada e os resultados são bem interessantes. Foi criada uma marina e um calçadão à beira-mar, especialmente ao redor do Inner Harbour. Também fica na orla marítma a Norwegian Church feita em madeira, no Waterfront Park. Ela foi construída em 1.868 por marinheiros noruegueses que traziam madeira para ser usada nas minas de carvão.

O Wales Millenium Centre é um centro cultural com uma vasta programação. Ele abriga a Ópera Nacional Galesa. Também vale a pena visitar o Techniquest, um museu de ciências interativo.
Passei um dia muito agradável na simpática Cardiff. A cidade é moderna, ótima para ser desbravada a pé e super segura.



Para facilitar a visita, dá para dividir a cidade em dois focos principais de interesse: o centro comercial (onde fica o Castelo de Cardiff) e a baía. 
A estação de trem (que leva duas horas a partir de Londres) fica a duas quadras do centro. Para chegar ao castelo se anda apenas cinco quarteirões a partir da Estação Ferroviária. Já, para ir até a baía, um ônibus circula constantemente do centro até lá num percurso de dois quilômetros que pode ser percorrido numa caminhada tranquila por quem gosta de caminhar, mas o caminho não oferece nada de especial. Então, por 1,70 libras se chega lá em menos de 10 minutos. 
Saí de Londres no trem das 8 horas da manhã e cheguei as 10 em Cardiff. Explorei o centro e o castelo. Fiz uma pausa para o almoço e claro, provei o cawl - um ensopado de carne e legumes - que era o principal alimento dos homens que trabalhavam nas minas de carvão. De tarde, fui até a baía. Caminhei, fotografei, tomei um café e, com tempo de sobra para ver tudo retornei para Londres no trem das 6.     Bate-e-volta perfeito! 
Adorei o País de Gales. Quero voltar com mais calma para explorar outras cidades e ver mais alguns castelos. Recomendo.

http://www.viajarpelomundo.com/2012/10/a-simpatia-de-cardiff.html



O CASTELO DE CARDIFF
Quando os romanos chegaram no território onde hoje fica a cidade de Cardiff ergueram um forte. Bem mais tarde, no século XII, os normandos fizeram nessa local a primeira torre de um castelo, em madeira. De madeira virou pedra. E, então, várias famílias nobres viveram ali e foram incrementando seu interior. Os descendentes do marquês de Bute contrataram um arquiteto considerado excêntrico para a época e entre os anos de 1.869 e 1.881 foi criada a mansão atual de fachada enfeitada com imagens medievais e detalhes românticos.







Mansão do Castelo de Cardiff.











O interior da mansão do conde de Bute é fantástico. A começar pelo "salão árabe" com o teto todo decorado com mosaicos em mármore, feito em 1.881.











A sala seguinte era designada aos banquetes. A decoração das paredes conta a história do castelo de forma muito original. Destaque para os murais sobre a lareira e acima das portas.


A biblioteca também merece um olhar atento. Acima da lareira tem imagens com letras antigas entalhadas. As letras são gregas, assírias, hebraicas e egípcias.
O ingresso para a visita do Castelo de Cardiff custa 11 libras(13 euros). Na entrada é entregue um fone informativo sem custo adicional. Também é possível agendar um Tour Premiun, em horários específicos e com o acompanhamento de um guia que conduz a algumas alas abertas somente para grupos guiados.
http://www.viajarpelomundo.com/2012/10/a-simpatia-de-cardiff.html

O futebol no País de Gales
A Associação de Futebol do País de Gales é a entidade máxima do futebol galês. Com sede em Cardiff foi fundada em 1.876.
A Seleção Galesa de Futebol representa o País de Gales nas competições de futebol da FIFA. Teve apenas uma participação em Copas do Mundo, em 1.958, conseguindo chegar às quartas-de-final. Não classificou-se ainda para nenhuma Eurocopa.
Não existe nas competições olímpicas; nelas, os galeses competem juntamente com os ingleses, escoceses e norte-irlandeses pelo Reino Unido, cuja seleção obteve (como Grã-Bretanha) as medalhas de ouro nos Olímpicos de 1.900, nos Jogos Olímpicos de 1.908 e nos Jogos Olímpicos de 1.912, apesar de formada basicamente por amadores ingleses.
Com a eleição de Londres como sede dos Jogos de 2.012, surgiu a cogitação de que a Seleção Britânica voltasse para disputar a competição (não disputa as qualificações desde 1.971). As federações de futebol da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte recusaram ceder seus jogadores, e decidiu-se amigavelmente que a seleção do Reino Unido competirá apenas com ingleses.
Melhor resultado
País de Gales 11 - 0  Irlanda - Wrexam, 3 de Março de 1.888.

Copa do Mundo de 1.958
A classificação para a Copa do Mundo de 1.958 contou com boa dose de sorte: os galeses tinham terminado em segundo lugar em seu grupo na UEFA, o que significava a eliminação. Enquanto isso, a Seleção Israelense aguardava um adversário advindo da África, adversário esse que seria o Sudão.
A Seleção Sudanesa, entretanto, recusou-se a jogar contra Israel, que se classificaria automaticamente à Copa sem disputar um único jogo, algo que a FIFA acabou não permitindo, decidindo que os israelenses decidiriam a vaga contra alguma seleção europeia que terminou em segundo lugar em seu grupo. Por sorteio, os belgas foram os escolhidos, mas recusaram.
Um novo sorteio apontou Gales como adversários de Israel nesta repescagem, e, após duas vitórias por 2 a 0, uma fora e outra dentro de casa, os galeses se classificaram para a sua primeira e até hoje única Copa do Mundo - curiosamente, o mundial de 1.958 foi o único que contou com as quatro seleções do Reino Unido.
O País de Gales conseguiu eliminar a Hungria, então vice-campeã mundial.

Foi eliminado pelo Brasil nas quartas-de-final, tornando-se a primeira seleção a tomar um gol em Copas do menino Pelé, então com apenas 17 anos.

19 de junho de 1.958 

19:00 Brasil 1x0 País de Gales, Gotemburgo,  Estádio Ullevi
Árbitro: Seipelt (Áustria)
Público: 25.000 pessoas


Na Copa do Mundo de 1.958, realizada na Suécia, o Brasil sagrou-se pela primeira vez, Campeão Mundial de Futebol.
A edição de 1.958 da Copa do Mundo FIFA marcou a sexta participação da Seleção Brasileira de Futebol nessa competição. Era o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA, fato que persiste até a última edição realizada da Copa, em 2.010. O Brasil chegava pela segunda vez em uma final e enfrentaria a anfitriã, Suécia. A seleção brasileira obteria seu primeiro título mundial calcado no trio Pelé-Garrincha-Vavá.


O time brasileiro na final contra a  Suécia era formado por Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando, Zito,  Nilton Santos e Didi, Garrincha, Pelé, Vavá e Zagalo.
O técnico era Vicente Feola.


Melhores jogadores

Bola de OuroBola de prataBola de bronzeMelhor Goleiro
Brasil DidiBrasil PeléFrança Just FontaineIrlanda do Norte Harry Gregg

                                               Artilheiros premiados

Chuteira de OuroChuteira de PrataChuteira de BronzeMelhor time
França Just FontaineBrasil PeléAlemanha Helmut RahnBrasil Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1958

Nas quartas de final do Mundial de 1.958, o Brasil precisou de apenas um gol para passar pelo País Gales e ver a oportunidade de levantar a taça ainda mais próxima. O time canarinho encontrou algumas dificuldades nesse duelo, entretanto, a genialidade de um garoto de 17 anos deu a vitória à Seleção.
Aos 21 minutos do segundo tempo, o jovem Pelé recebeu de costas para o marcador, girou e bateu para o gol, anotando o gol da vitória verde-amarela. Esse foi o primeiro tento do Rei em Copas do Mundo. O Brasil atuou da seguinte maneira frente aos galeses: Gilmar; De Sordi, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo.
http://www.euvivoaselecao.com.br/esportes/futebol/top5/vitorias-da-seleao-na-copa-do-mundo-1958-123



Cardiff City Football Club é um clube de futebol galês, com sede na cidade de Cardiff, no entanto, o clube faz parte do Campeonato Inglês.
O clube foi fundado em 1.899, como Riverside FC e mudou para o atual nome em 1.907. Atualmente está na Premier League.




Seu estádio é o Cardiff City Stadium, com capacidade para quase 29 mil espectadores e foi inaugurado em 2.009.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardiff_City_Football_Club

Bale recebe o prêmio de melhor jogador da Premier League 2.013
País de Gales invade a Premier League
É notório e evidente que não há nada mais cíclico do que a hegemonia no futebol. Em termos de seleções, a Espanha vem dominando tudo que disputa de mais importante desde 2.008. No âmbito dos clubes, o Barcelona vem encantando o mundo desde que Guardiola assumiu seu comando técnico. Mas e entre os campeonatos? Qual seria a liga mais forte do mundo?
Muitos apostam que a Bundesliga dominará o futebol nos próximos anos devido ao forte poderio econômico do Bayern de Munique, aliado à chegada do técnico mais badalado do momento, o já citado Guardiola. Mas, como diriam os antigos, uma andorinha só não faz verão. Alguns podem argumentar que a excelente fase do Borussia Dortmund (bicampeão alemão em 2.011 e 2.012) reforça o nível da liga alemã, mas fica evidente em matérias como esta que nenhum clube do país poderá fazer frente ao Bayern de Munique por um bom tempo.
Sendo assim, os olhos se voltam para a English Premier League, a primeira divisão da Inglaterra, que, até então, é proclamada como a principal liga nacional do mundo. Desde 2.003, os clubes ingleses chegaram à final da UEFA Champions League em oito oportunidades, mais do que qualquer outro país no período. Mesmo com o domínio recente do Manchester United, há, na Inglaterra, clubes e elencos capazes de fazer frente aos diabos vermelhos.
Um fato curioso marcará a próxima edição da liga inglesa: pela primeira vez desde 1.889 haverá dois clubes do País de Gales na EPL, o Swansea e o recém-promovido Cardiff. E, para reforçar o bom momento do país vizinho, um atleta galês, Gareth Bale, foi eleito o melhor jogador da atual edição. Sem esquecer de citar o fantástico título do Swansea na Copa da Liga Inglesa, justamente no ano de seu centenário.

SWANSEA CITY
Desde a temporada 2.011/12, o Swansea frequenta a primeira divisão na Inglaterra. Devido a um acordo dos dois países, alguns clubes galeses disputam as divisões inglesas de futebol. Com toque refinado, posse de bola e domínio das ações, os ‘Swans’, que eram comandados por Brendan Rodgers e atualmente estão sob a batuta de Michael Laudrup, sempre fizeram campanhas tranquilas na EPL, almejando uma vaguinha na Liga Europa. Nesta temporada, justamente no ano em que celebram seu centenário, a tão sonhada vaga veio. Através do título da Copa da Liga Inglesa, o Swansea disputará a sua primeira competição internacional desde a década de 1.990.
CARDIFF CITY
Em 2.013/14, o Swansea terá a companhia na EPL de seu maior rival local, o Cardiff City. Após alguns anos sempre caindo nos play-offs de acesso na Championship (segunda divisão inglesa), o Cardiff City finalmente conseguiu a tão sonhada ascensão. Curiosamente, isso aconteceu após o clube ter mudado de cor e remodelado seu escudo, antes azul, agora vermelho. Será que a nova cor trouxe sorte?
http://www.doentesporfutebol.com.br/2013/05/02/pais-de-gales-invade-a-premier-league/

A culinária do País de Gales é um conjunto específico de tradições e práticas associadas do País de Gales. Possui influência, bem como influencia a culinária britânica. A criação de ovinos é de forma extensa no país e a carne de cordeiro é tradicionalmente associada a cozinha galesa, como por exemplo em pratos de cordeiro assado com molho de hortelã fresca. A culinária galesa frequentemente inclui frutos do mar , tradicionalmente nas proximidades do litoral, onde a cultura de pescar é bastante forte. O alho-poró, devido ao seu papel como vegetal nacional , também é usado de maneira frequente em Gales.




Bara brith, "pão manchado" : é um pão doce que se originou no País de Gales. Ele é tradicionalmente feito com uvas passas, groselha Zante, e cascas cristalizadas.




Cawl : um ensopado de borrego  com alho-poró.






Fontes : além das já citadas
























Um comentário: