quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Pantanal e outras maravilhas do Mato Grosso




Pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas, o que facilita o alagamento.
A origem do Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos. Animais que estão presentes no mar também existem no pantanal, formando o que se pode chamar de mar interior. A área alagada do pantanal se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul. Atraído pela existência de pedras e metais preciosos (que eram usados por indígenas, que já povoavam a região, como adornos), entre eles o ouro.
O português Aleixo Garcia, em 1.524, acabou sendo o primeiro a visitar o território, que alcançou o rio Paraguai através do rio Miranda, atingindo a região onde hoje está a cidade de Corumbá. Nos anos de 1.537 e 1.538, o espanhol Juan Ayolas e seu acompanhante Domingos Martínez de Irala seguiram pelo rio Paraguai e denominaram Puerto de los Reyes à lagoa Gayva. Por volta de 1.542-1.543, Álvaro Nunes Cabeza de Vaca (espanhol e aventureiro) também passou por aqui para seguir para o Peru. Entre 1.878 e 1.930, a cidade de Corumbá/MS (situada dentro do Pantanal) tornou-se o principal eixo comercial e fluvial no Mato Grosso (antes da divisão dos estado, ocorrida em 1.975).
Depois acabou perdendo sua importância para as cidades de Cuiabá e Campo Grande, iniciando assim um período de decadência econômica.
O incentivo dado pelos governos a partir da década de 1.960 para desenvolver a região Centro-Oeste onde se localiza Mato Grosso através da implantação de projetos agropecuários trouxe muitas alterações nos ambientes do cerrado, ameaçando a sua biodiversidade.
Preocupada com a conservação do Pantanal, a Embrapa instalou, em 1.975, em Corumbá, uma unidade de pesquisa para a região, com o objetivo de adaptar, desenvolver e transferir tecnologias para o uso sustentado dos seus recursos naturais. As pesquisas se iniciaram com a pecuária bovina, principal atividade econômica, e hoje, além da pecuária, abrange as mais diversas áreas, como recursos vegetais, pesqueiros, faunísticos, hídricos, climatologia, solos, avaliação dos impactos causados pelas atividades humanas e sócio-economia. Nos últimos anos houve investimentos maciços no setor do ecoturismo, com diversas pousadas pantaneiras praticando esta modalidade de turismo sustentável. E hoje o maior pecuária,agricultura entre outros estão em Mato Grosso.

Alimentação
O pantaneiro tem hábito de acordar muito cedo, para as lidas dos seus afazeres, como por exemplo: a lida dos seus animais na grande planície da sua região. No seu alimento matutino, logo na manhã antes de ir à lida, tem o hábito de se alimentar muito bem. Esse hábito tem o nome de quebra-torto, que é praticamente um café reforçado, com pão, arroz com carne seca, café e outras delícias proporcionadas pela vasta planície.


O Tereré
Uma cuia contendo tereré.
Herdado da tradição guarani, o Tereré é uma bebida servida em cuia, com erva-mate e água gelada. É bastante consumido pelos pantaneiros, principalmente antes do meio-dia, depois da realização do trabalho matutino. Também se toma o tereré a tarde e antes da noite, quase sempre em rodas de conversas entre famílias, peões ou amigos. Esse costume também chegou nas cidades pantaneiras, locais onde as pessoas se reúnem nas calçadas para uma "conversa à-toa" e se refrescar com a bebida.


Em outras regiões, como no Oeste do Paraná, ele é tomado com refrigerante, mas o tereré original é composto apenas por erva-mate e água natural. Na região norte de Mato Grosso do Sul o tereré tem como objetivo resgatar lendas,mitos,músicas regionais nas rodas de tereré.
Sarrabulho
O sarrabulho é uma unanimidade em Corumbá é um prato de alto teor calórico que poucos sabem preparar. O prato é de origem portuguesa e tornou-se popular na cidade. No norte de Portugal é preparado com miúdos de porco ou cabrito. Aqui, talvez pela atividade pecuária e abundância do produto, se fez a opção pela carne de bovinos, deve ser servido com arroz branco e mandioca cozida. Ingredientes para o preparo: fígado, rins, coração e carne moída.

Urucum
Urucum é uma semente de coloração avermelhada, que vem do tupi uru-ku, significa vermelho, conhecida popularmente por Urucum, açafrão, colorau, nome científico da família botânica Bixáceas, serve como tempero e corante de alimentos.
 É muito utilizado na culinária pantaneira em preparos de peixes, jacarés e caldo de piranha, e os índios sempre usaram para pintar o corpo em suas comemorações festivas e com isso, se defender contra picadas dos mosquitos.
Jacarés
Jacarés são répteis bem adaptados ao meio ambiente e dominam ainda hoje muitos habitats. Ao contrário do que se pensa o jacaré não é lento, se for ameaçado ou estiver preste a dar o bote, adquire velocidade impressionante. Dentro da água, seu ataque é geralmente mortal, já que é um exímio nadador. Os jacarés do Pantanal são diferentes dos da Amazônia.
O do Pantanal mede até 2,5 metros e se alimenta de peixes e é quase inofensivo ao homem. Enquanto o da Amazônia é um pouco maior (quase 6 metros) e ataca quando ameaçado. Sua carne é comestível, a parte mais nobre do corpo do animal que é aproveitada é o rabo. É uma carne branca e consistente. Lembra muito a carne de frango, mas tem um leve sabor de carne de peixe de água doce. Pode ser servida frita ou ensopada como os peixes.
Caldo de piranha pantaneiro
Piranhas são um grupo de peixes carnívoros de água doce que habitam alguns rios do pantanal e demais regiões brasileiras, existem 3 espécies de piranha no Pantanal e elas podem ser perigosas. Por isso, em local onde se costuma limpar peixes não é aconselhável mergulhar, pois ela poderá mordê-lo por engano.



A piranha também pode morder depois de morta. Seus dentes afiados podem cortar carne e até osso num movimento brusco. Na região do Pantanal sua carne é utilizada para se fazer o famoso Caldo de Piranha.
Como preparar o caldo: Limpe as piranhas, deixe-as com a cabeça e tempere-as com o limão, a cebola, o alho, o cheiro-verde, o sal e a pimenta. Deixe repousar por uma hora. Esquente o óleo, frite as piranhas por alguns minutos com todos os temperos, adicione o pimentão e o tomate, junte o extrato de tomate e a água, tampe a panela e deixe ferver. Após uma hora verifique se o tempero está bom. Coe numa peneira grossa e sirva.
Atividades econômicas




Foto aerea do Hotel SESC Porto Cercado da Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal.
Bovinos no Pantanal.
As principais atividades econômicas do Pantanal estão ligadas à criação de gado bovino, que é facilitada pelos pastos naturais e pela água levemente salgada da região, ideal para esses animais. Para peões, fazendeiros e coureiros, o cavalo é um dos principais meios de transporte.
Os pescadores, que buscam nos rios sua fonte de sustento e alimentação. Há também, uma pequena população indígena ribeirinha.
Entre os problemas ambientais do Pantanal estão o desequilíbrio ecológico provocado pela pecuária extensiva, pelo desmatamento para produção de carvão com destruição da vegetação nativa; a pesca e a caça predatórias de muitas espécies de peixes e do jacaré;
o garimpo de ouro e pedras preciosas, que gera erosão, assoreamento e contaminação das águas dos rios Paraguai e São Lourenço; o turismo descontrolado que produz o lixo, esgoto e que ameaça a tranquilidade dos animais, etc.
Uma atividade relativamente nova é o ecoturismo, já existem diversas pousadas pantaneiras praticando esta modalidade de turismo sustentável.
Em Corumbá a atividade de mineração e siderúrgica são importantes geradoras de emprego e renda, os impactos ambientais destas atividades estão sendo avaliados existindo muita controvérsia.
O incentivo dado pelos governos a partir da década de 1.960 para desenvolver a região Centro-Oeste através da implantação de projetos agropecuários, trouxe muitas alterações nos ambientes do cerrado ameaçando a sua biodiversidade e amadores.
A Embrapa Pantanal tem desenvolvido tecnologias sustentáveis para a região.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal





Pantaneiro é o habitante tradicional da região do Pantanal. Os pantaneiros tradicionais vivem com as condições oferecidas pela própria natureza, adaptando-se aos períodos das chuvas, que alagam a região por longo tempo.

As populações tradicionais, entre elas os pantaneiros, foram reconhecidas pelo Decreto Presidencial nº 6.040, assinado em 7 de fevereiro de 2.007, nele o governo federal reconhece, pela primeira vez na história, a existência formal de todas as chamadas populações tradicionais. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantaneiro


A fauna do Pantanal Matogrossense  (ou simplesmente fauna pantaneira) é o conjunto de espécies animais encontradas no Pantanal, bioma característico do sudoeste de Mato Grosso e oeste e noroeste de Mato Grosso do Sul. É considerado um dos ecossistemas mais ricos do mundo no que diz respeito à diversidade de espécies animais. Acredita-se existir aproximadamente 1.000 espécie de aves, 400 espécies de peixes, 300 espécies de mamíferos e 480 espécies de répteis.
Répteis
Os mais encontrados da região são a iguana (espécie herbívora que faz seus ninhos junto às margens dos rios), e o jacaré.
Há alguns anos, o jacaré encontrava-se em ameaça de extinção, em decorrência da caça ilegal. Hoje, porém, afirma-se que há mais de três milhões de jacarés adultos na região, vivendo em rios, lagoas e corixos.
Aves
São encontradas as mais variadas espécies de pássaros e aves em todo o bioma. O tuiuiú, considerado o símbolo do Pantanal, pertence à família das cegonhas européias, podendo medir mais de 1,5 m e pesar dez quilos.
Outras espécie marcante do Pantanal, presente na lista dos ameaçados de extinção, a arara-azul pode ser avistada nas proximidades das fazendas.




Na época do acasalamento, ocorre a separação em casais, dando origem a ninhos na parte oca das árvores.
Outros exemplos de espécies encontradas são o colhereiro, o biguá, a andorinha, o gavião-preto, o gavião-de-penacho, o chororó e a garça.


Mamíferos
Duas importantes espécies estão ameaçadas de extinção: o lobo-guará e a ariranha. A onça-pintada é um dos animais de maior porte, junto com a onça-parda (ou suçuarana).




Veados, macacos e capivaras também merecem destaque quanto à ocorrência no bioma.
Peixes

Piranha, curimbatá, pacu, pintado e dourado são algumas dos diversos tipos de peixes encontrados nos rios, lagoas e corixos da região.
A caça indiscriminada e predatória de animais como jacarés e ariranha (para obter couro e pele), a pesca na piracema (período de reprodução dos peixes, onde é vedada a atividade pesqueira nos cursos d'água) e o desequilíbrio ecológico (causado pela matança de algumas espécies) são os mais graves problemas relacionados à fauna pantaneira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauna_do_Pantanal


Corumbá é um município da Região Centro-Oeste do Brasil, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Maior cidade pantaneira, sempre foi muito estratégica regionalmente para a entrada das mercadorias europeias e sua localização, após a serra de Albuquerque (que finaliza o Pantanal ao sul), no último trecho facilmente navegável do Rio Paraguai para embarcações de maior calado e a beira do Pantanal, lhe garantiu um rápido e rico crescimento entre o final do século 19 e começo do século 20, quando a borracha da Amazônia passou também a ser exportada por ali. Era também um importante entreposto fluvial de Cuiabá e Cáceres, ambas importantes centros fluviais da região numa época em que só se chegava a Corumbá pelo rio, o que fez com que fosse centralizado temporariamente ali o parlamento estadual (nessa época por pouco Corumbá não foi a capital do estado).
O gentílico dos habitantes da cidade é corumbaense e de acordo com estimativas do IBGE de 2.012, possui uma população de 104.912 habitantes (sendo assim a quarta cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, além de ser o 270º maior município brasileiro e o 138º maior município interiorano do Brasil. É também o 5º município fronteiriço mais populoso do Brasil), o que resulta em uma densidade de 1,615 hab/km² divididos em 32.259 domicílios.
Com exatos 64 960,863 km² de área territorial, o município de Corumbá é o 11º maior município em extensão territorial do Brasil (o maior fora da região Norte) e o 1º colocado em Mato Grosso do Sul e na Região Centro-Oeste.
Corumbá é uma cidade conhecida através da sua diversidade multicultural, especialmente influências culturais árabes, italianas, portuguesas, sul-americanas (paraguaios, argentinos, uruguaios, bolivianos), índios, pela sua culinária e música.
Corumbá é um destino turístico internacionalmente famoso graças aos seus vários eventos. Entre elas, as mais importantes são o Carnaval, Festival América do Sul, Festival Latino Americano de Arte e Cultura, entre outros.
Fundada originalmente pelo sargento-mor Marcelino Rois Camponês a mando do Governador da Capitania de Mato Grosso, o Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, as disputas por território entre portugueses e espanhóis estão na origem da cidade cujo primeiro vilarejo surgiu em 1.778, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque.
Constitui o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia (situação conhecida como tríplice fronteira), Corumbá é considerada o primeiro pólo de desenvolvimento da região.
Segundo o IBGE, Corumbá possui um PIB de cerca de R$ 3,2 bi, representando mais de 7% do total das riquezas produzidas no estado e cerca de 0,1% do total nacional. Com isso, o município ficou em terceiro lugar no estado, logo atrás da capital e Dourados. No Brasil ficou entre os 170 primeiros colocados e o 75º maior PIB entre os municípios interioranos brasileiros. Além disso, 95% dos professores municipais tem ensino superior.
Existe uma conurbação de Corumbá com mais 3 cidades: Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro. Com isso existe uma rede urbana de cerca de 150.000 pessoas, sendo atendida por dois aeroportos: Corumbá e Puerto Suárez.

Principal exportador de Mato Grosso do Sul em 2.008, o município de Corumbá atingiu a condição de cidade mais dinâmica do Estado e 86ª dentre as 300 mais dinâmicas de todo o País, conforme o "Atlas do Mercado Brasileiro 2.008", divulgado em junho pela Gazeta Mercantil.
Corumbá possui vários cognomes, que descrevem características locais. Entre elas as mais conhecidas são Capital do Pantanal (pois é a principal e mais importante zona urbana do território pantaneiro e por abrigar 60% da mesma região), Cidade Branca (da cor clara de sua terra, pois está assentada sobre uma formação de calcário, que dá a cor clara as terras), Triplice-Fronteira do Centro-Oeste (única cidade da Região Centro-Oeste do Brasil nessa situação), Capital Portuária do Centro-Oeste (principal porto da mesma região) e Capital Fronteiriça do Centro-Oeste (principal cidade fronteiriça da região). O nome da cidade é abreviado geralmente para CRBÁ ou CMB.

O município de Corumbá está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanais Sul-Mato-Grossenses (Microrregião do Baixo Pantanal), próxima da fronteira com a Bolívia, à beira do rio Paraguai. O município é também ponto de parada da ligação ferroviária entre o Brasil e a Bolívia, sendo a última cidade brasileira antes do território boliviano, do qual se separa por fronteira seca. Corumbá abrange 60% do Pantanal sul-mato-grossense, 37% do Pantanal brasileiro, 30% do Pantanal sul-americano e algo em torno de 10% do Chaco sul-americano.
Sendo assim, considerada a capital do pantanal e a principal cidade às margens do rio Paraguai depois de Assunção, no Paraguai. Dentro do município está localizada a cidade de Ladário, que faz divisa apenas com Corumbá. Localiza-se na latitude de 19º00’32” Sul e longitude de 57°39’10” Oeste.
Distâncias: 420 km da capital estadual, Campo Grande.
Agricultura e pecuária
Com cerca de 10% da população vivendo na zona rural, o município tem no campo uma importante fonte de renda. A produção agrícola baseia-se nas culturas do arroz, milho, mandioca, tomate, feijão, algodão herbáceo, banana e cana-de-açúcar. A produtividade ultrapassa as 15 mil toneladas anuais. As condições edafo-climáticas da região são favoráveis à agricultura, entretanto, apresenta algumas limitações em relação ao clima, principalmente no período chuvoso (dezembro a fevereiro), onde ocorrem veranicos (períodos secos); dificultando o sucesso da produção agrícola.
Também são favoráveis à agricultura intensiva, mas a deficiência de água, em grande parte devida ao baixo índice pluviométrico, dificulta o sucesso da produção agrícola. Existem áreas inundáveis, bem como áreas semi-áridas com dificuldade de estruturar um sistema de irrigação. Dessa forma não seria possível desenvolver culturas permanentes como é o caso de um grande número de espécies frutíferas. O município é o quinto produtor de lã e o quarto produtor de mel de abelha do estado.


A região de Corumbá apresenta grande aptidão também para a pecuária, possuindo os maiores rebanhos ovinos, equinos e asininos de Mato Grosso do Sul. O rebanho bovino, que totaliza 1.811.254 cabeças, continua obtendo a 1ª posição entre os 5.564 municípios brasileiros.

Indústria e mineração
Apesar de o setor industrial ser incipiente, a arrecadação por ele gerada supera os setores de pecuária e agricultura, característicos do estado como um todo. Na indústria de transformação, é representativa a produção de cimento, calcário, laticínios e os estaleiros. Segundo o IGBE, Corumbá tem um total de 98 indústrias de transformação.

Principais Ramos: Indústria extrativa, entreposto de pescado, frigorífico de bovinos, produção de cimento, produção de concreto, calcário, mineradoras, metalúrgica, produtos alimentícios, minerais não metálicos, editorial e gráfica, madeira, perfumaria, sabões e velas, álcool etílico e vinagre.


Outra atividade industrial importante é a extração mineral (extração da Mineração Corumbaense Reunida (extração de ferro), Urucum Mineração (extração de manganês) e da fábrica de cimento Itaú (extração de calcário, extração de areia e fabricação do cimento).
Em razão da natureza das suas rochas, o Maciço do Urucum possui grandes reservas minerais, que se destaca o manganês (possui a maior reserva do Brasil) e o ferro (terceira maior do Brasil). A exploração ali começou em 1.930. No caso da Ferroligas, apenas é feito o beneficiamento do manganês. O manganês é extraído das minas subterrâneas do Maciço do Urucum e o ferro a céu aberto.
No caso do manganês, suas minas estão entre as maiores do mundo, podendo ser extraído 30 milhões de toneladas. Corumbá também é a maior produtora dos seguintes minérios: dolomito, cristal de rocha, areia, argila, água mineral, calcita ótica e industrial, cobre e mármore.
Comércio
Segundo o IGBE, em 2.006 foram 1.080 estabelecimentos comerciais em toda a cidade. Em Corumbá não há shopping Center, mas possui vários outros centros de compras menores que são chamadas de galerias, além de supermercados, hipermercados, lojas de conveniências, mercados e mercearias. Do outro lado da fronteira há uma zona franca com vários centros comerciais e shopping centers (Dutty Free) que vendem produtos a preços bem mais baixos que do lado brasileiro, inclusive alimentos.

Serviços
Corumbá é uma cidade estruturalmente completa em matéria de serviços, pois na cidade está sediada também de um aeroporto internacional, porto de cargas, bancos, restaurantes, bares, danceterias, escolas, órgãos públicas importantes (Ministério da Defesa, Ibama, Embrapa, Polícia, Receita Federal, entre outras) para o atendimento e bem-estar da população e turistas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corumb%C3%A1

Hotel em Corumbá
Bem-Vindos
O Nacional Palace Hotel é o seu ponto de referência em hospedagem no Pantanal. O único na região com estrutura três estrelas.
Para seu descanso, lazer ou negócios, hospede-se no Nacional Palace Hotel.
Referência em Qualidade
O Nacional Palace Hotel faz parte da Rede Hoteleira Martins, referência em qualidade no atendimento, conforto e segurança.
http://www.hnacional.com.br/


Pescarias no Pantanal
Em Corumba existem várias empresas de turismo que organizam pescarias e passeios turísticos nos rios do Pantanal.
Barco Hotel Magnata - Pesca esportiva e lazer em alto estilo. Passeio, pescaria e ecoturismo no Pantanal de Corumbá em Mato Grosso do Sul.
Estrutura do Barco Hotel


10 amplas e confortáveis suítes com vista panorâmica para o Pantanal e tematicamente decoradas.

Valorizando seu conforto: isolamento acústico, piso em madeira nobre, silencioso ar condicionado split e frigobar. Mesa para leitura e ou notebook com vista panorâmica; exclusivas camas de solteiro com 1 metro de largura e luz de leitura. Banheiro privativo com ducha higiênica e box blindex;



Majestoso Deck Solarium com Spa (hidromassagem para 11 pessoas), American Bar, esteira computadorizada, bicicleta ergométrica, vídeo karaokê, Som, TV, churrasqueira e refrescante ducha pantaneira. São 200 metros quadrados para seu lazer e ou banho de sol;
Amplo restaurante panorâmico com privilegiada vista das belezas do Pantanal;


com TV 42 polegadas LCD,
Home Theater, vídeo karaokê, DVD, sala de jogos, e sistema de comunicação via satélite.
Ambientes climatizados;
Capacidade: 10 a 40 Passageiros.
EMBARQUE: Corumbá/Ladário – MS / Rio Paraguai
Sábado às 15:00 horas.
DESEMBARQUE: Quinta-feira às 15:00 horas.
INCLUSO NO PACOTE A BORDO
4 refeições diárias: café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e aperitivos;
Cerveja, água mineral e refrigerante à vontade;
3 litros de whisk, 3 litros de vodka, 3 litros de Campari, 3 litros de Martini e 3 litros de caipirinha para cada grupo de 12 pessoas;
1 barco por dupla (bote), equipado com motor de popa, salva-vidas, confortáveis cadeiras giratórias almofadadas, caixa térmica para bebidas, e experiente guia conhecedor da região;
Combustível à vontade;
Iscas vivas da região à vontade: (tuvira, cascudinho, caranguejo).
http://fenixtour.com.br/



Peixes típicos nas pescarias no Pantanal

Tucunaré 
Corpo alongado e um pouco alto de coloração amarelada-esverdeada com o dorso mais escuro e ventre branco, podendo pesar até 15 Kg.


Surubim
Corpo de coloração cinza-escuro, muito alongado e roliço, cabeça grande e achatada com focinho arredondado, mais larga que o restante do corpo dando-lhe a aparência de uma flecha quando visto de cima, podendo pesar até 30 Kg.

Piraputanga
Corpo de coloração prateada, tendendo ao amarelo depois de retirado d'água,alongado e pouco comprimido lateralmente. Boca e dentes fortes, pode medir até 50 cm de comprimento e pesar 4 Kg.
Pintado
O corpo alongado e roliço sem escamas (de couro), de coloração acinzentada escura no dorso clareando em direção ao ventre onde pode chegar ao branco é coberto de máculas escuras de diferentes tamanhos, podendo pesar até 50 Kg.
Piapara
Corpo alongado e afusado de coloração prateada-amarelada com três manchas pretas esmaecidas sobre a linha lateral, nadadeiras douradas e boca pequena.

Pacu
Possui corpo ovalado e comprimido. Dorso castanho ou cinza escuro, com ventre amarelo. É comum apanha-lo em baixo de árvores cujos frutos caem na água pois visita comumente os campos alagados na época da cheia em busca destes alimentos.
Corvina
Corpo coberto de escamas de coloração prateada-azulada com boca obliqua dotada de dentes recurvados e pontiagudos. Pode atingir mais de 50 cm de comprimento.

Cachara
Corpo alongado e roliço sem escamas (de couro), de coloração acinzentada escura no dorso clareando em direção ao ventre onde pode chegar ao branco, coberto de faixas verticais irregulares pretas, podendo pesar até 20 Kg.
Barbado
Corpo alongado e pouco alto de coloração cinza-azulado e dorso com grande nadadeira adiposa tendendo para o castanho-esverdeado ao ser retirado d'água. Cabeça com boca pequena e barbilhões sensoriais achatados. Pode atingir 80 cm de comprimento.

Jaú
O corpo curto e grosso em relação ao comprimento e com a cabeça grande e achatada é de coloração parda esverdeada sobre o ventre branco variando do claro na lateral ao escuro no dorso, podendo pesar até 70 Kg.
Dourado
Espécie de alta esportividade. Coloração dourada por todo corpo, cada escama tem um pequeno filete negro no meio, formando riscos longitudinais da cabeça à cauda, podendo pesar até 18 Kg.

http://fenixtour.com.br/peixes.php







Jaú pescado no Barco Hotel Magnata







Pintado pescado no Barco Hotel Magnata






Dourado pescado no Barco Hotel Magnata










Lazer a bordo do Barco Hotel Magnata







Refeição a bordo do Barco Hotel Magnata



http://fenixtour.com.br/galeria.php?pageNum_galeria=8&totalRows



Existem outras várias empresas e um grande numero de barcos com várias opções.


                Barco Barão de Melgaço

         
          http://www.barcobarao.com.br/







                        Barco Pantanal Vip






Dourado pescado no Barco Pantanal Vip







          http://pantanalvip.com.br/2012/





Peixe gigante de 180 KG capturado em Mato Grosso. É Jaú ou Piraíba?
Muitas pessoas têm recebido recentemente um email onde um suposto jaú gigante de 180 Kg foi capturado aqui em Mato Grosso. O peixe é monstruoso, com proporções de dar inveja a qualquer bagre africano (catfish) que se preze, nota-se que chega a atingir mais de 2 metros de comprimento.  Confira as fotos.


É realmente difícil de acreditar que um peixe com essas proporções tenha sido capturado nos dias atuais, porém ja observei muito as fotos e além de a qualidade ser digital (o que indica que são fotos atuais) , não consegui encontrar nenhum erro que indicasse uma montagem. Tudo indica que o peixe é real, porém nenhum veículo de mídia, nem mesmo estadual registrou o ocorrido, somente via email o fato esta sendo repassado, esse pequeno detalhe me deixa meio desconfiado da veracidade deste peixe, porém eu prefiro pensar que ainda existam maravilhas como esse peixe escondidos no rio me esperando.
CASO ENCERRADO
O leitor do blog Jean Carlos em seus comentários realmente me convenceu de que este lindo peixe se trata de uma piraíba, enviando a foto de um jaú de grande porte e também dá para notar isso nas fotos postadas aqui. Então se receberem um email falando que isto é um jaú saiba que esta informação está errada, esse peixão é uma piraíba. 
http://os-pescador.blogspot.com.br/2009/09/jau-enorme-de-180-kg.html



As piranhas são um grupo de peixes carnívoros de água doce. Habitam alguns rios da América do Sul. Eles pertencem a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae (que também inclui peixes como pacus e dourados). Na região central do Brasil, assim como no Pantanal e na Amazônia, a piranha é bastante utilizada no preparo do prato Sul-Mato-Grossense conhecido como Caldo de Piranha.

Trata-se de um peixe muito voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas. A maioria das piranhas são rápidas, mas geralmente atacam quando estão estimuladas para isso. Dentro das inúmeras espécies de piranhas, algumas são canibais e outras não, mas todas possuem comportamentos agressivos. As piranhas são parentes próximos dos Pacus e são facilmente confundidos quando pequenos. Para quem deseja manter essas feras em um aquário deve pensar em manter plantas muito fortes ou apenas montar o aquário com pedras pequenas. Não se deve misturar espécies no aquário, pois as piranhas geralmente atacam seu companheiro. A alimentação inicial deverá ser de carne moída, mas depois começam a se alimentar com rações tradicionais, que é o mais recomendado, pois a carne pode poluir o aquário em pouco tempo e a piranha é um peixe suscetível a doenças quando a água não esta de acordo com suas necessidades; pH levemente ácido e livre de compostos nitrogenados com uma composição diferenciada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piranha
http://motoprazer.blogspot.com.br/2012_04_29_archive.html

Dourado - Salminus brasiliensis

Dourado é um peixe dos rios do Brasil.  

Muito apreciado pelos pescadores esportivos, é lendário por sua bravura e resistência uma vez fisgado. Se o salmão é frequentemente citado como o alvo mais cobiçado da pescaria esportiva no hemisfério norte, na América do Sul impera o dourado.
Aliás, o dourado, como indica seu nome científico (salminus = pequeno salmão), ocupa o mesmo nicho ecológico de trutas e salmões mesmo sendo de outra ordem (Characiformes), a qual fazem parte a piranha, o lambari, o tambaqui, o pacu, a traíra e o néon.
Inúmeras empresas turísticas, especialmente na Argentina, Paraguai e no Brasil, oferecem pacotes turísticos a pescadores com o objetivo de pescar dourados na bacia do Rio Paraná e no Pantanal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salminus_brasiliensis

Pacu é o nome geral dado a várias espécies de peixes caracídeos da subfamília Serrasalminae, que também inclui as piranhas.
São típicos do pantanal sul-matogrossense, dos rios amazônicos e bacia do Prata, e originários dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai.
Alimenta-se de frutos, caranguejos e de detritos orgânicos encontrados na água. Atinge 25 kg de peso, comum até 8 kg.
São praticadas duas formas diferentes de pesca: na vara de bambu, fisgada com frutos (tucum, laranjinha ou genipapo) ou pesca apoitada com isca de caranguejo.
Pacu-caranha: originário, principalmente, dos rios Paraguai e Paraná, desde Entre Rios (província Argentina) até a represa de Itaipu: Piaractus mesopotamicus = Colossoma mitrei.
Tambacu ou paqui: Híbrido entre Colossoma macropomus e Colossoma mitrei.
Tanto o tambaqui, quanto o pacu-caranha e seus híbridos foram introduzido, em diversos rios, como a parte da bacia do rio Paraná no Estado de São Paulo onde só existiam espécies menores de pacu, como o pacu-peba.
No Brasil, essas espécies povoam a maioria dos lagos de pesque-pague e pesca esportiva, devido à sua grande resistência e por serem bem competitivos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pacu
http://motoprazer.blogspot.com.br/2012_04_29_archive.html


O surubim-pintado (Pseudoplatystoma corruscans), também conhecido como pintado, surubim-caparari, brutelo, caparari, piracajara e moleque, é um peixe da ordem dos Siluriformes, ocorrendo exclusivamente na América do Sul.
É uma espécie fluvial de couro com hábitos noturnos. Apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras. Frequentador do fundo dos rios, tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade. É um dos maiores peixes do Brasil, normalmente atinge 1 metro de comprimento, pesando entre 60 kg e 80 kg. Mas há registros de exemplares com mais de 2 metros, pesando 100 kg.
Vive em entradas de corixos, poços profundos e leito dos rios. As bacias com maior ocorrência são a do rio São Francisco, Amazônica, Prata e em grande abundância no Rio Paraná .
Manuseio deve ser feito com cuidado, pois possuem espinhos nas nadadeiras. Quando fisgado, procura esconder-se em tocas sob as pedras e paus. Sendo sua carne bastante apreciada, o pintado é bastante procurado por pescadores, o que contribui para a redução dos seus estoques. É um peixe de hábitos noturnos e piscívoro, sendo encontrado geralmente nas partes mais fundas dos rios.


Se alimenta de pequenos peixes como piaus, curimbatás e mandis. Podem ser utilizadas, como iscas, as tuviras, filés de peixes e minhocuçu. O pintado da Bacia do Prata pode chegar a 50 kg de peso, e o da Bacia do São Francisco chega a ultrapassar os 100 kg.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintado


O pintado é a carne de peixe mais apreciada.

Sem sombra de dúvida, trata-se do peixe mais desejado pelos pescadores que vão ao Pantanal, não só pela qualidade da carne, mas também por sua força e valentia. A captura do pintado sempre atraiu pescadores amadores e profissionais, principalmente durante os meses em que os rios estão abaixando, durante a vazante e no período de seca.

Para as populações ribeirinhas das bacias do Prata, do Amazonas e do São Francisco, tanto para a pesca artesanal como para a profissional, a captura do pintado sempre foi importante fonte de renda e fator de segurança alimentar, por constituir umas das poucas fontes de proteína animal na região.

Além do seu valor econômico e social, é bastante apreciado pelos praticantes da pesca desportiva.
No estado do Mato Grosso do Sul está localizada a maior fazenda de engorda de pintado em cativeiro do Brasil. São 130 hectares de tanques alimentados com a água do rio São Domingos, que corta o município de Itaporã, cidade de 17 mil habitantes, perto de Dourados. Com o sucesso da criação de pintado, Itaporã passou a ser chamada de cidade do peixe, onde mais de 300 pessoas vivem da atividade. Os alevinos (filhotes) de pintado, vindos dos criadouros de Terenos, perto de Campo Grande, são descarregados em tanques de terra, onde começa a fase de recria dos peixes. Quando atingem 300 g de peso, os peixes são transferidos para tanques de engorda e passam a receber ração granulada à base de farinha de peixe. Aos 12 meses de idade e pesando em média 1,3 kg, seguem para o abate. O mercado interno consome mais o peixe inteiro, ao passo que o filé é exportado, principalmente para os Estados Unidos. Em 2.009, os americanos pagavam o equivalente a 22 reais o quilo. Para a Europa, na mesma época, era vendido a 30 reais o quilo.
Como têm espinhos nas nadadeiras, devem ser limpos com atenção. O pintado é o peixe de água doce de maior valor comercial no Brasil. Apresenta carne branca e saborosa, de consistência firme, sem espinhos e com baixo teor de gordura. Isso possibilita prepará-lo das mais diferentes formas: assado, cozido, na brasa, frito em filés. 



Em Goiás, o peixe é apreciado assado na telha. No Mato Grosso, a mojica de pintado se sobressai, o peixe cortado em cubos é ensopado com temperos como o alho, cebola, tomate, cheiro-verde, coentro e pimenta e espessado com toletes de mandioca, preferencialmente feito em panela de barro ou assado em churrasqueira. 
O pintado é também apreciado em escabeche, assado com banana-da-terra envolto em folha de bananeira ou em forma de moquecas e caldeiradas.
O peixe tem carne de sabor forte e apresenta gordura sob a pele. É apreciado devido à ausência de espinhos nos filés.
Valores nutricionais por 100 g do peixe assado
Água 57%
Calorias 192 
Proteína 36,5 g
Carboidratos
Fibra alimentar n/a 
Colesterol 126 g
Lipídios 4 g
Ácido graxo saturado 1,8 g
Ácido graxo monoinsaturado 1,3 g
Ácido graxo poli-insaturado 0,3 g
Cálcio 114 mg
Fósforo 332 mg
Ferro 0,8 mg
Potássio 527 mg


Sódio 81 mg
Vitamina B1 0,03 mg
Vitamina B2 
Vitamina B6 



Fonte: Site Informação Nutricional! (www.informacaonutriocional.net)
http://www.ateliergourmand.com.br/br/ingredientes.aspx?ukey=60

A culinária do pantanal é muito rica e saborosa. Existem muitos pratos deliciosos feitos com carne bovina ou suína, frango, legumes e verduras.
Um exemplo é a moqueca de pintado.
Moqueca de Pintado
Ingredientes:
3 Kg de filé de pintado
1 1/2 Kg de tomate
1 Kg de cebola
3 pimentões
500 ml de leite de coco
1 lata pequena de azeite de dendê
1 maço de coentro
1 maço de cebolinha
PREPARO:

Corta-se o filé em pedaços. Tempere som sal, alho, pimenta do reino e limão e um pouco de vinagre. Reserve. Corte bem pequeno, 1Kg de tomate, 650 g de cebola e refogue. Reserve. Coloque en uma panela grande uma camada de filé, uma camada de molho outra com o restante de cebola, tomate e do pimentão, em todos cortados em rodelas. Quando terminar, acrescente o azeite de dendê e o leite de coco. Deixe cozinhar por 35 minutos.
http://www.portalpantanal.com.br/receitaspantaneiras/57-receitassalgadas/178-moquecapintado.html

Pintado na brasa é feito do mesmo jeito desde os anos 60
DA ENVIADA ESPECIAL A PIRACICABA
O prato mais conhecido da culinária piracicabana é o pintado na brasa. E o pintado mais conhecido da cidade é o do Mirante, que leva fama de ter inventado a receita. Instalado desde a década de 1.960 em frente ao salto do rio Piracicaba, o restaurante deixou o local em maio de 2.008, e reabriu em outubro na avenida Mauricio Allain. O prato, porém, continua o mesmo: cubos da carne do peixe de couro, tostados por fora e macios por dentro, servidos com molho tártaro. O menu oferece outras opções, como tambaqui. Mas não tem jeito: a clientela só pede o pintado.
"Vem gente de todo o lugar atrás do pintado", diz a proprietária do Mirante, Rosângela Benites, 52. A casa, fundada em 1.962 pelas famílias Rondino e Cardoso para atender os pescadores, se entrelaçou com a história dos Benites em 1.968, quando Antonio Benites, tio de Rosângela, entrou no negócio. A família credita aos fundadores do Mirante a invenção do prato que segue fazendo, do mesmo jeitinho, até hoje. A receita ultrapassou fronteiras. Um membro da família, num restaurante no Rio de Janeiro, deu de cara com o prato no menu, batizado de "pintado na brasa do Mirante de Piracicaba". O pintado -peixe de água doce que pode chegar aos 100 kg- servido no restaurante, aliás, não vem do rio Piracicaba, mas de Belém. 
MIRANTE 
Avenida Maurício Allain, 100, Piracicaba, SP. Diariamente, das 11 horas até o último cliente. 
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx1902200905.htm


Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Polo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas.




Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.






Com o objetivo de incrementar o ecoturismo o Programa de Desenvolvimento do Turismo, recentemente houve investimentos de mais de R$ 130 milhões em obras e programas de saneamento, pavimentação e incentivo ao ecoturismo na região da Serra da Bodoquena.
Localização
A cidade de Bonito está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, a oeste de Mato Grosso do Sul, sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como Serra da Bodoquena) e Depressão do Miranda. Localiza-se a uma latitude 21º07'15" sul e a uma longitude 56º28'55" oeste. 
Distâncias:265 Km da capital estadual, Campo Grande.



A cidade está em meio a um dos vales do planalto da Bodoquena, cuja rocha predominante é o calcário.
Entre tais rochas, há espaços, dos quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicabornato de cálcio e magnésio.
Apesar disso, as águas continuam incolores.
Apresenta um clima tropical na faixa dos 32°C. O período das chuvas vai de novembro a abril.
O Município de Bonito pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai, Sub-bacia do Miranda. Os rios da região tem origem em rochas calcáreas.


Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E o motivo para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principalmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.







O turismo em Bonito, cidade localizada no estado de Mato Grosso do Sul, baseia-se principalmente nos recursos naturais locais. O rio Formoso e sua fauna e flora é um local de visita conhecido, bem como o Balneário Municipal e a Gruta do Lago Azul.


É a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena (juntamente com Bodoquena, Jardim e Guia Lopes da Laguna), sendo o turismo a principal atividade da região há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza. Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau, este que gerencia mais de 30 opções turísticas na região.




Abismo Anhumas
Rapel de 72 metros por uma fenda na rocha leva a uma caverna com formações e um lago de águas cristalinas.

Cachoeiras do Aquidaban
Num total de onze cachoeiras entre 5 e 120 metros de altura (sendo a mais alta uma das maiores da região, com visão panorâmica da Serra e da planície pré-pantaneira). Se avista também uma imensa área de cerrados e matas totalmente preservadas que pertencem à Reserva Indígena Kadiwéus, conhecidos também pela alcunha de os índios cavaleiros.



Cachoeiras do Rio do Peixe
Localizado na Fazenda Água Viva, possui rios de águas potáveis, cachoeiras e fauna com macacos, araras, tucanos, entre outros.


Gruta do Lago Azul
Considerada como Monumento Natural, foi tombada pelo IPHAN (em três dos quatro livros do tombo: etnográfico, paisagístico e arqueológico). Está situada na Unidade de Conservação das Grutas do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida.


Gruta do Mimoso
Uma das mais belas cavernas do mundo para o mergulho autônomo. A profundidade máxima atingida fica em torno de 18 m. Possui um salão imenso com formações calcárias de quase 8 m de altura, lembrando uma paisagem lunar.
Grutas de São Miguel
O acesso às grutas é feito parte por uma trilha suspensa de 180 metros de comprimento que permite caminhar por entre as copas das árvores do cerrado, levando o visitante até a gruta principal, onde existe uma rica variedade de espeleotemas e outras formações calcárias. Ali também habita a coruja Suindara (Tyto Alba).




Parque das Cachoeiras
Trilha pela mata ciliar do Rio Mimoso, onde se observa a fauna e flora local. Possui seis cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas.

Parque Ecológico Rio Formoso
Possui uma mata ciliar margeando o Rio Formoso. Subindo o Morro da Piúva avista-se ao longe a Serra da Bodoquena. A flora exuberante atrai pássaros e animais silvestres.
A caminhada de 2.300 metros termina no “Deck Paraíso” onde se inicia a descida do Rio Formoso.
O Passeio Alto Formoso, localizado numa antiga empresa de mineração e exploração de calcário, hoje com a área destinada ao ecoturismo, é o maior projeto de recuperação de área degradada da região, colocando novamente Bonito como modelo em conservação e ecoturismo.
Reserva Ecológica da Baía Bonita


Possui uma trilha que leva até a nascente principal, de onde se inicia um percurso de 900 metros nas águas cristalinas da nascente do rio Baía Bonita com piraputangas. Ao longo do rio Baía Bonita vivem aproximadamente 30 espécies de peixes.
Também pode-se observar animais da região, alguns ameaçados de extinção, como lobo-guará, cervo-do-pantanal e o jacaré-do-pantanal. Além destas espécies, há outros recintos com emas, antas e serpentes. Os animais fazem parte do programa que visa a preservação de espécies em extinção. Ali também o Museu de História Natural da Baía Bonita.






As agências da cidade organizam passeios para todo tipo de público, como o mergulho da superfície ou flutuação, rapel, passeios a pé e a cavalo, que permitem conhecer suas atrações naturais e o cotidiano das fazendas. Nos roteiros culturais, conhece-se as lendas, músicas e costumes regionais. É o centro da prática de esportes na natureza, oferecendo grande número de atividades em diferentes atrativos, como:





Arborismo
A prática do Arborismo (em tupi-guarani Ybirá pe, que significa caminho das árvores) em diversas travessias por cabos de aço instalados em árvores nativas.


Bóia Cross
Após uma pequena caminhada pela mata ciliar, vem as corredeiras do Rio Formosinho em bóias individuais. A água cristalina permite que se observe os peixes e o leito do rio com a mesma facilidade com que se vê a fauna e a flora da mata ciliar.


Bonito Aventura
Possui uma trilha de 1.800 metros onde se observa uma grande variedade árvores nativas (palmeiras, bromélias) e alguns animais (pássaros, cotias, macacos pregos e tatus). Possui 2.200 m cheias de troncos submersos, tufas calcárias e espeleotemas que formam o Rio Formoso.


Ceita Corê
Na língua tupi-guarani significa terra de meus filhos e possui trilhas, cachoeiras e nascentes.

Discovery Dive ou Batismo
Mergulha-se com equipamento scuba por aproximadamente 30 minutos no Rio Formoso ou no Rio da Prata.
Eno Bókoti
O nome Eno Bókoti na linguagem dos índios terena, significa muitas cachoeiras. O passeio inicia-se por uma trilha de 2 km pela mata ciliar do Rio do Peixe.


Projeto Vivo
Passeio onde se aprende sobre educação e conservação ambiental em trilha interpretativa, bote, oficina de artes e reciclagem de papel.
Rio Sucuri Ecoturismo
Trilha para observar diversos animais e árvores com visita à nascente do Rio Sucuri, onde há um mirante elevado sobre as águas cristalinas.





http://pt.wikipedia.org/wiki/Bonito_(Mato_Grosso_do_Sul)
Hotel em Bonito
Wetiga Hotel
O Wetiga oferece piscina coberta e ao ar livre, sauna e centro de massagens, a 1.5 km do centro de Bonito. O restaurante luxuoso do hotel serve buffet de café-da-manhã e o Wi-Fi é gratuito na propriedade.
Os quartos de decoração contemporânea possuem varanda, vista para a piscina, ar-condicionado, TV e frigobar. O banheiro inclui secador de cabelo. O serviço de quarto está à sua disposição.



O Wetiga Hotel fica a 20 km da Gruta do Lago Azul, 15 km do Aeroporto Regional de Bonito e 290 km do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Para sua maior comodidade, o estacionamento privativo é gratuito.


http://www.wetigahotel.com.br/


Curiosidades sobre o Pantanal
A maior cobra do Pantanal é a sucuri amarela. Mede até 4,5 metros e se alimenta de peixes, aves e pequenos mamíferos.
Tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas.
O jacaré do Pantanal mede até 2,5 metros de comprimento, alimentando-se principalmente de peixes.
O maior peixe do Pantanal é o jaú, um bagre gigante que chega a 1,5 metro de comprimento, pesando até 120 quilos.
O Pantanal apresenta grande diversidade de espécies de plantas superiores, como árvores e arbustos (1.647 espécies) e alta diversidade de fauna: 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1.132 espécies de borboletas e 656 espécies de aves.
As cheias anuais dos rios da região atingem cerca de 80% do Pantanal e transformam a região em um impressionante lençol d'água, afastando parte da população rural que migra temporariamente para as cidades ou vilas.
O Pantanal atrai cerca de 700 mil turistas por ano, 65% dos quais são pescadores.
Os 210 mil quilômetros quadrados do Pantanal equivalem à soma das áreas de quatro países europeus – Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.
A onça pintada do Pantanal chega a pesar 150 quilos, alimentando-se de aproximadamente 85 espécies de animais que vivem na região.
O Pantanal brasileiro tem 144.294 km2 de planície alagável, 61,9% dos quais (89.318 km2) no Mato Grosso do Sul, e 38,1% (54.976 km2) em Mato Grosso.
O bioma do Pantanal foi reconhecido em 2.000 como Reserva da Biosfera.
Essas reservas, declaradas pela Unesco, são instrumentos de gestão e manejo sustentável integrados que permanecem sob a jurisdição dos países nos quais estão localizadas.
O reduzido desnível da região produz a inundação periódica do Pantanal. Além disso, o relevo faz com que o Rio Paraguai ande bem devagar. Uma canoa à deriva no rio demoraria cerca de seis meses para atravessar o Pantanal.
A cada 24 horas, cerca de 178 bilhões de litros de água entram na planície pantaneira.

Existem mais espécies de aves no Pantanal (656 espécies) do que na América do Norte (cerca de 500) e mais espécies de peixes do que na Europa (263 no Pantanal contra aproximadamente 200 em rios europeus).
http://www.portalpantanal.com.br/variedades/47-curiosidadespantanal.html


Parque Nacional do Pantanal - PARNA
Em todo o Pantanal a área reservada oficialmente - como parque e estação ecológica - se restringe a apenas 135.000 hectares de terras inundadas, isto é, apenas 1% da área total do Pantanal. Existe apenas uma Reserva Ecológica oficialmente implantada pelo IBAMA.
É a única reserva ecológica em todo território alagado oficialmente mantida pelo IBAMA. Uma área de 135.000 hectares compreendida entre os rios Paraguai e São Lourenço (Cuiabá), nas fraldas da Serra do Amolar. Esta grande área está totalmente localizada dentro do Estado de Mato Grosso.
Grande parte desta área, isto é, 90 % aproximadamente está totalmente alagada, durante o ano todo.
Situada numa região de difícil acesso, sendo a via fluvial a mais utilizada para se chegar até lá. Mesmo quando se quer alcançar a região por via aérea, com pequenos aviões, a dificuldade será a de achar um pista de pouso.
Com autorização prévia, pode-se pousar na pista da Fazenda Acurizal, bem no pé da Serra do Amolar.



http://www.portalpantanal.com.br/reservasecologicas/55-parna.html


Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada há mais de 113 anos por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.

A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas. Relativamente arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena.
A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. O aquífero Guarani passa por baixo da cidade.
Campo Grande está localizada equidistante dos extremos norte, sul, leste e oeste de Mato Grosso do Sul, fator que facilitou a construção das primeiras estradas da região, contribuindo para que se tornasse a grande encruzilhada ou polo de desenvolvimento de uma vasta área. É considerado o mais importante centro impulsionador de toda a atividade econômica e social do estado, posicionando-se como o de maior expressão e influência cultural, sendo também o polo mais importante de toda a região do antigo estado, desmembrado em 1.977.
Em 1.950, o município concentrava 16,3% do total das empresas comerciais de Mato Grosso do Sul; em 1.980, este número subiu para 24,3% e, em 1.997, a 34,85%. Também registrou crescimento populacional acima da média nacional nos anos 1.960, 70 e 80. Hoje, a cidade possui dimensões e características próximos aos de uma metrópole, com uma população acima de 800 mil habitantes.
Segundo pesquisa feita em 2.006 pela revista Exame, Campo Grande é a 28ª melhor cidade do Brasil em infraestrutura, fator decisivo na atração de investimentos.

Campo Grande é a capital do vigésimo primeiro estado mais populoso do Brasil, Mato Grosso do Sul, situando-se próximo ao paralelo 20º26’34” sul e do meridiano 54°38’47” oeste. Suas cidades limítrofes são Jaraguari e Rochedo ao norte; Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia ao sul; Ribas do Rio Pardo ao leste; e Terenos ao oeste.


Situa-se sobre o divisor de águas das bacias dos rios Paraná e Paraguai. O Aquífero Guarani passa por baixo da cidade, sendo capital do estado detentor da maior porcentagem do Aquífero dentro do território brasileiro. O município não tem grandes rios, sendo cortado apenas por córregos, ribeirões e rios de pequeno porte. Campo Grande está na baciado Rio Paraná, e na sub-bacia do Rio Pardo. Possui dois rios (Anhanduí e Anhanduizinho) e vinte e cinco córregos.
Campo Grande dispõe de uma grande infraestrutura tanto para o turismo tradicional quanto para turismo de eventos e histórico. Oferece várias opções de hotéis e equipamentos de lazer rural e urbano, sendo considerada um importante ponto turístico em território brasileiro. Campo Grande é uma das opções por onde começa a aventura turística dos que se propõem a conhecer o Pantanal.
A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Campo Grande Convention & Visitors Bureau.
Campo Grande também se destaca no turismo de eventos, oferecendo diversas oportunidades de negócios. Recebe vários eventos nacionais e internacionais, dispondo de uma infraestrutura de serviços. Também a opção do turismo rural. Pode-se conhecer estâncias, pousadas rurais, pesque-pagues, trilhas ecológicas, cachoeiras e fazer esportes radicais e cavalgadas. No day-use o turista pode conhecer a história e cultura dos peões locais, além de ter a opção de comprar guloseimas e artesanato rural.
Em Campo Grande a rede hoteleira chega a 50 unidades e o número de leitos a 4 mil. Faltam dois mil leitos em hotéis para atender a demanda de eventos na Capital. Os investimentos que vem para aliviar essa deficiência é o novo hotel em frente ao Shopping Eldorado Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, da rede hoteleira Metropolitan e Hotel Internacional. O prédio terá classificação de quatro estrelas, com oito andares, 200 apartamentos, dois restaurantes, seis salas de conferência, uma sala de ginástica e galeria de lojas que atenderá as classes A e B. As obras da rede Metropolitan iniciaram em março de 2.007, com previsão de conclusão até o 2° bimestre de 2.010.

O custo do investimento deve superar R$ 25 milhões. Outro hotel, o Holiday Inn de categoria cinco estrelas, está sendo construído em frente à Base Aérea, na Avenida Duque de Caxias. A obra do hotel seria parte do projeto da prefeitura para trazer a Copa do Mundo de 2.014, mas a cidade acabou não-escolhida subsede da copa. O proprietário é o empresário Jair Pandolfo, dono de três hotéis em Campo Grande.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Grande_(Mato_Grosso_do_Sul)

Aquífero Guarani


Chama-se de aquífero a formação ou grupo de formações geológicas capaz de armazenar água e de fornecê-la através de poços. São estruturas importantes, devendo ser protegidos contra contaminações e uso inadequado. pois constituem reservatórios de água subterrânea que podem ser usados para a indústria, agricultura e, dependendo da qualidade, para consumo humano.
Aquífero Guarani foi o nome que, em 1.996, o geólogo uruguaio Danilo Anton propôs para denominar um imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e principalmente Brasil, ocupando 1.200.000 km2. Na ocasião, ele chegou a ser considerado o maior do mundo, capaz de abastecer a população brasileira por 2.500 anos.


A maior reserva atualmente é o Aquífero Alter do Chão. O Aquífero Guarani é, sim imenso, mas menor do que se supunha e, sobretudo, com volume e qualidade da água inferiores aos estimados inicialmente. Além disso, é descontínuo, como na região de Ponta Grossa (PR), e heterogêneo. Um dos mais importantes estudos feitos sobre ele foi desenvolvido pelo geólogo José Luiz Flores Machado, do Serviço Geológico do Brasil.
A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero — cerca de 1,2 milhão de km² — está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (58 500 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.
Mato Grosso do Sul (213 700 km²)
Rio Grande do Sul (157 600 km²)
São Paulo (155 800 km²)
Paraná (131 300 km²)
Goiás (55 000 km²)



Minas Gerais (51 300 km²)
Santa Catarina (49 200 km²)
Mato Grosso (26 400 km²)




Localização detalhada
Nomeado em homenagem ao povo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1.800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%ADfero_Guarani

A Serra da Bodoquena, situada na borda sudoeste do Complexo do Pantanal, Estado de Mato Grosso do Sul é um dos mais interessantes ecossistemas do Pantanal. Formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena, conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em novembro de 2.000, com 76.400 ha, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Trufas calcárias modernas e antigas, estas últimas situadas em canais de drenagem abandonados, apresentam excelentes moldes de folhas, os quais, juntamente com estudos de isótopos de carbono e oxigênio, possibilitam interpretações paleoclimáticas e paleohidrológicas. Além deste interesse científico, as tufas calcárias formam conjuntos paisagísticos de inusitada beleza, muito procurados pelos turistas, motivos estes que implicam na necessidade de preservação deste depósitos e atenção especial para a qualidade das águas de seus rios, do que depende a continuidade do processo de formação destes depósitos


Há mais de um bilhão de anos, formas primitivas de vida habitavam um antigo mar que existia na região.Alguns desses seres eram algas que proporcionaram a formação de sedimentos calcários.Com o tempo esses sedimentos se depositaram no fundo do mar, que secará e hoje esses sedimentos deram origem as pedras cinzas que podem ser avistadas nas cavernas da região, cuja idade é de 650 milhões de anos.


Os rios da região são conhecidos por suas águas muito cristalinas e bicarbonatas de gosto salobro.Tal transparência deve-se a fatores como, saírem da nascente com pouquíssima turbidez, não adquirindo argila em seu movimento, nas nascentes rochas calcárias muito puras evitam a presença de argila. Este calcário calcário presente nos rios que vem de tais rochas presentes nas nascentes age como um filtro, depositando as impurezas no fundo, onde rochas encontram-se em permanente dissolução e através de fraturas no solo formam cavernas, abismos e condutos subterrâneos.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Bodoquena


Chapada dos Guimarães é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.
Já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros.


Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.




Chapada dos Guimarães tem vários atrativos turísticos: 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.

O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesãos locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas. Existe um projeto de uma "Rua do Artesanato", que visa criar um local específico para os artesãos, mas nada projetado ainda. Além de todas estas opções, o município conta com o turismo nos dias mais frio do ano, quando a temperatura pode diferir-se até -2°C para menos, da próxima capital Cuiabá.














Localiza-se a uma latitude 15º27'38" sul e a uma longitude 55º44'59" oeste, estando a uma altitude de 811 metros. Sua população estimada em 2.010 era de 17.799 habitantes. Possui uma área de 6.249,44 km². É o segundo município mais alto de Mato Grosso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_dos_Guimar%C3%A3es

Nobres é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.




Localiza-se à latitude 14º43'13" sul e à longitude 56º19'39" oeste, estando à altitude de 200 metros. Possui área de 7341,31 km² e sua população estimada em 2.004 era de 15.432 habitantes.
Chamam a atenção os pontos turísticos como a Lagoa Azul, Cachoeira do Tombador, entre outros. Sua principal fonte econômica é o cimento e o calcário, além das grandes plantações de grãos.


É em Nobres que se situa a única cimenteira do estado de Mato Grosso, a Votorantim Cimentos Brasil Ltda. , a qual está em operação desde 1.992.
A região do atual município de Nobres foi ponto de passagem, no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1.747, entre Cuiabá e Diamantino. É Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação bacairis. Nobres é região rica em belezas naturais. Nos meandros da Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, e algumas totalmente inexploradas.

Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde ploriferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região.
No ponto onde situa-se a sede municipal, principiou uma povoação chamada de Seis Marias, talvez numa referência aos moldes de divisão de lotes no período provincial - sesmarias. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nobres

Cuiabá é a capital e maior cidade do estado de Mato Grosso. O município está situado na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município vizinho, Várzea Grande. Segundo estimativas de 2.012 feitas pelo IBGE, a população de Cuiabá é de 561.329 habitantes, enquanto que a população da conurbação se aproxima de 820.000; já sua região metropolitana possui 859.130 habitantes e o colar metropolitano quase 1 milhão; sua mesorregião possui 1.100.512 habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade é umas das 12 sedes da Copa do mundo FIFA de 2.014, representando o Pantanal (a cidade se situa a cerca de 100 quilômetros da região pantaneira).
Fundada em 1.719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1.970 e 1.980.
Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país.
Hoje, além das funções político-administrativas, é o polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização.
Já o Estado de Mato Grosso, alcançou um superávit de US$ 3,5 bilhões no primeiro quadrimestre de 2012, valor 32% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior, quando chegou a US$ 2,65 bilhões.

Os valores acumulados com as exportações até abril foram de US$ 3,93 bilhões, num incremento de 26,8% sobre o montante de R$ 3,1 bilhões, obtido entre janeiro e abril de 2.011. O Saldo comercial no período foi favorecido pela redução de 5,3% nas importações, que caíram de US$ 450,224 milhões no acumulado dos 4 primeiros meses de 2.011 para US$ 426,379 em 2.012.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) demonstram que o saldo da balança comercial matogrossense foi o quarto maior do país, superado apenas por Minas Gerais (US$ 6,650 bilhões), Rio de Janeiro (US$ 4,980 bilhões) e Pará (US$ 3,858 bilhões).

Cuiabá faz limite com os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. É um entroncamento rodoviário-aéreo-fluvial e o centro geodésico da América do Sul, nas coordenadas 15°35'56",80 de latitude sul e 56°06'05",55 de longitude oeste.


Situado na atual praça Pascoal Moreira Cabral, foi determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1.909 (o correto ponto do centro geodésico já foi contestado, mas cálculos feitos pelo Exército Brasileiro confirmaram as coordenadas do marco calculadas por Rondon).



O município é cercado por três grandes biomas: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal; está próximo a Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da floresta amazônica. A vegetação predominante no município é a do cerrado, desde suas variantes mais arbustivas até as matas mais densas à beira dos cursos d'água.
Cuiabá é abastecida pelo rio Cuiabá, afluente do Rio Paraguai e que divide a capital da vizinha Várzea Grande. O município se encontra no divisor de águas das bacias Amazônica e Platina e é banhado também pelos rios Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso, São Lourenço, das Mortes, Cumbuca, Suspiro, Coluene, Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões.

A economia de Cuiabá, hoje, está concentrada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é varejista, constituída por casas de gêneros alimentícios, vestuário, eletrodomésticos, de objetos e artigos diversos. O setor industrial é representado, basicamente, pela agroindústria.
Muitas indústrias, principalmente aquelas que devem ser mantidas longe das áreas populosas, estão instaladas no Distrito Industrial de Cuiabá (DIICC), criado em 1.978. Na agricultura, cultivam-se lavouras de subsistência e hortifrutigranjeiros.
O município, com um PIB de 6,67 bilhões de reais em 2.005, de acordo com o IBGE, respondeu por 21,99% do total do PIB estadual, ocupando a primeira posição no ranking mas ainda estando a baixo de Campo Grande e Goiânia .
Cuiabá gera boa parte da energia elétrica consumida pelo estado. Próximo ao Distrito Industrial, funciona a Usina Termelétrica de Cuiabá. Concluída em 2.002 e abastecida com gás natural boliviano, através de um ramal do Gasoduto Brasil-Bolívia. Esta usina possui potência instalada de 480 MW, respondendo em 2.005 por 23,13%,17 do total da potência instalada do estado.

Cuiabá tem diversos atrativos turísticos por estar situada em uma região de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, e por ser um município muito antigo, com um patrimônio histórico importante. O turismo de eventos também é crescente no município.
A arquitetura da área urbana inicial de Cuiabá, como em outras cidades históricas brasileiras, é tipicamente colonial, com modificações e adaptações a outros estilos (como o neoclássico e o eclético) com o tempo. Ela foi bem preservada até meados do século XX, mas, depois dessa época, o crescimento demográfico e o desenvolvimento econômico afetaram o patrimônio arquitetônico e paisagístico do centro histórico. Vários prédios foram demolidos, entre eles a antiga igreja matriz, demolida em 1.968 para dar lugar à atual.


Copa de 2.014
Cuiabá foi anunciada como sede da Copa do Mundo FIFA 2.014, em 31 de Maio de 2.009, representando o Pantanal. As obras da Arena Pantanal começaram em Abril de 2.010.



Em 2.011 começaram as obras de mobilidade urbana, dentre elas a da duplicação da Ponte Mário Andreazza, em 2.012 o município consegue aprovar o Modal de Transporte Urbano, a cidade implantará metrô de superfície, modelo VLT (Veículo Leve sobre trilhos) estimado em mais de 1 bilhão de reais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuiab%C3%A1io









Os rios do Mato Grosso













O Rio Juruena é um rio brasileiro, afluente esquerdo do Rio Tapajós, que banha o estado de Mato Grosso.
Ele passa pelo município de Juruena, o qual é banhado pelas águas caudalosas, lindas praias de água doce e os peixes são grandes e abundantes.

http://www.mochileiro.tur.br/pantanalmt.htm





O Rio Teles Pires é um importante rio brasileiro que banha os estados de Mato Grosso e Pará.





É um dos melhores rios do mundo para a pesca, servindo de morada para grandes peixes como Jaús, Pintados, Dourados e Pirararas. Nele também fica localizada a famosa Cachoeira 7 Quedas, próxima a cidade de Alta Floresta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_Manuel

A Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) é um peixe que pode ser encontrado na bacia do rio Araguaia, Tocatins e Amazonas. É um peixe de couro, que pode chegar aos 60 kg e 1,5m de comprimento. Sua coloração é cinza escuro nas costas e branca na parte de baixo, assim como um tubarão. Sua cauda é avermelhada, mas esta coloração também aparece na barbatana dorsal.


É um peixe onívoro, comendo praticamente tudo que encontra no fundo dos rios, entre outros peixes, frutas, moluscos e crustáceos. A Pirarara junto com a onça-pintada e o jacaré são os maiores, senão únicos predadores do peixe piranha no pantanal matogrossense.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirarara

Rio Teles Pires, sua bacia ocupa uma área de aproximadamente 146.600 km2 incluindo os Estados de Mato Grosso e Pará, que utilizam os recursos hídricos da bacia principalmente para o abastecimento público, agropecuária, pesca, turismo, lazer e produção industrial. O Teles Pires tem suas nascentes no município de Primavera do Leste e suas águas banham dois importantes biomas brasileiros: o cerrado e a floresta amazônica.
http://www.mochileiro.tur.br/pantanalmt.htm


Primavera do Leste  fica distante de Cuiabá 192 km e tem população de 45.658 habitantes. O município tem forte agropecuária e belos locais para ecoturismo.
Primavera do Leste era chamada de "Bela Vista das Placas", localizada na Rodovia 070, km 150. A Fundação e implantação do projeto Cidade de Primavera ocorreu a 26 de setembro de 1.979, projetada pela Construtora Imobiliária Consentino.
No ano de 1.981, Primavera do Leste é elevada a categoria de Distrito, do Município de Poxoréo e em 24 de agosto de 1.984, criou-se a Comissão Pró-Emancipação do distrito, composta por vinte e seis membros e como presidente Darnes Egydio Cerutti.
Parque da Lagoa Azul
Como primeira sugestão, escolheu-se o nome de Primavera D`Oeste, nome foi rejeitado pela Comissão de emancipação da Assembléia Legislativa Estadual, pois o mesmo estava incorreto geograficamente, em vista disto, no dia 27 de junho de 1.985 definiu-se que o novo Município deveria chamar-se Primavera do Leste.
Em 13 de maio de 1.986, o Governador do Estado de Mato Grosso, assinou a Lei estadual n°. 5.014, que outorgava ao distrito, a categoria de Município de Primavera do Leste.
Mergulho na Lagoa Azul





Com uma área de 5.664 Km2, tornou-se
Comarca, através da Lei Estadual n°. 5.436 de 03 de maio de 1.989.



http://www.mochileiro.tur.br/primavera-leste.htm


O rio Xingu nasce em Mato Grosso, ao norte da região do Planalto Central, na união entre as serras do Roncador e Formosa, aos 600 metros de altitude. O rio se alimenta com a confluência de três rios principais: pelo oeste, o rio Ferro (400 km), que recolhe as águas do lado oriental da Serra Formosa, com seus afluentes Steinen, Ronuró e Jabota; pelo sul, o rio Betavil (330 km); e pelo leste, o rio Culuene, o mais importante e caudaloso, um grande rio de 600 km de extensão que recolhe as águas do lado noroeste da Serra do Roncador e possui muitos afluentes, como os rios Auiita, Culiseu, Tanguro, Sete de Setembro y Conto de Magalhães.
O rio Xingu tem suas fontes em uma região onde outros importantes rios brasileiros também nascem, como o rio Teles Pires e o rio Guaporé, afluentes do rio Amazonas, ou o rio Cuiabá, que deságua na Bacia do Rio da Prata, a mais de 4.000 km de distância.
A região de sua nascente está no Parque Indígena de Xingu. O rio Xingu corre em seu curso alto na direção sul, dentro do parque, por uns 150 km, um trecho em que recebe vários afluentes, como os rios Manissauá-Miçu, Arraias e Suiá-Miçu (450 km). Ao sair do parque entra na Área Indígena Jarina, onde recebe os rios Huaiá-Miçu, Aiuiá-Miçu e Jarina. Neste trecho o rio é atravessado a unos 40 km a oeste de São José do Xingu.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Xingu

O Rio Xingu nasce no estado de Mato Grosso, segue pelo estado do Pará e deságua próximo à foz do rio Amazonas.Na região de sua cabeceira fica o Parque Indígena do Xingu, o primeiro parque indígena do Brasil, é a principal fonte de água e alimentos para uma população de cerca de 4.500 índios que vivem no parque.

As nascentes do Rio Xingu estão situadas em altitudes de 600 metros, na junção da Serra do Roncador com a Serra Formosa. Sua extensão total é de 2.045 Km, sendo 1.815 Km com a denominação Xingu.A bacia hidrográfica do rio Xingu abrange uma área de 531.250 Km2 .
http://www.mochileiro.tur.br/pantanalmt.htm






O Parque Indígena do Xingu (antigo Parque Nacional Indígena do Xingu) foi criado em 1.961 pelo então presidente brasileiro Jânio Quadros, tendo sido a primeira terra indígena homologada pelo governo federal.



Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo e então funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, Darcy Ribeiro.


A área do parque, que conta com mais de 27.000 quilômetros quadrados (aproximadamente 2.800 000 hectares, incluindo as terras indígenas Batovi e Wawi), está situado ao norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica.


A região, toda ela plana, onde predominam as matas altas entremeadas de cerrados e campos, é cortada pelos formadores do Rio Xingu, e pelos seus primeiros afluentes da direita e da esquerda.
Os cursos formadores são os rios Kuluene, Tanguro, Kurisevo e Ronuro - o Kuluene assume o nome de Xingu a partir da desembocadura do Ronuro, no local conhecido pelos indígenas como Mÿrená (Morená). Os afluentes são os rios Suiá Miçu, Maritsauá Miçu, Auaiá Miçu, Uaiá Miçu e o Jarina, próximo da cachoeira de Von Martius.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Ind%C3%ADgena_do_Xingu


Sinop é um município brasileiro do Estado de Mato Grosso. Sendo a quarta maior cidade deste estado, sua população em 2.011 é estimada em mais de 110 mil habitantes, o que coloca Sinop em 229º lugar no Brasil, 114º lugar entre os municípios interioranos e 4º lugar no estado. Possui uma área de 3.194,339 km².
Está instalado ali um radar do SIVAM, para monitoramento da Amazônia Legal. Também a Embrapa tem sede em Sinop, a única do estado do Mato Grosso. É conhecida como a Capital do Nortão, sendo atualmente polo de referência em todo o norte mato-grossense.
Em 1.948 Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho fundam a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, mais conhecida como Sinop Terras S/A.
Em 1.954 Ênio Pipino vai ao Estado do Paraná, onde funda várias cidades. No inicio dos anos 70, o norte de Mato Grosso era populacionalmente vazio. Numa área de 645 mil hectares denominado Gleba Celeste (onde originou-se Sinop) inicia a colonização, situados a 500 km de Cuiabá na BR-163 (trecho Cuiabá-Santarém). O Núcleo de Colonização Celeste pertencia á Jorge Martins Phillip e possuía área inicial de 198 mil hectares de terras destinadas para colonização, sendo adquirido em 1.971 por Ênio Pipino.
A principal atividade econômica é a prestação de serviços, com grande destaque também para o setor pecuário (bovinos e suínos), cultivo de algodão e cereais (soja, milho e arroz) e indústria madeireira. São mais de 10 mil empresas instaladas e consolidadas em Sinop das quais 1.401 pertencem a indústria, 3.197 pertencem ao atacado, 392 ao varejo e 5.243 a prestação de serviços. A prefeitura está trabalhando na criação de projetos para instalação de dois Distritos Industriais (DIC`s) no município, um destinado para empresas poluentes e outro para não poluentes, facilitando, assim, a estruturação das áreas.











O setor agropecuário é considerado a sua principal atividade econômica, com destaque para o cultivo de grãos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinop

Os rios do Mato Grosso do Sul


















http://www.mochileiro.tur.br/pantanalmt1.htm

O rio Paraguai é um rio da América do Sul que banha quatro países. Nasce na Chapada dos Parecis, no estado brasileiro de Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul, sendo afluente do rio Paraná. O rio, ao contrário da percepção popular comum, não define a fronteira Bolívia-Brasil, mas sim parte da fronteira Brasil-Paraguai e da fronteira Argentina-Paraguai.
Em seu percurso inicial (cerca de 50 km) tem o nome de rio Paraguaisinho, mas logo passa a ser conhecido como rio Paraguai, percorrendo um trajeto de cerca de 2.621 km até desaguar no rio Paraná.
Dentro do território brasileiro, o rio Paraguai percorre cerca de 1693 km desde as nascentes até a desembocadura do rio Apa. A navegabilidade do rio em terras do Brasil dá-se satisfatoriamente a partir de Cáceres (passando por Corumbá) até a foz do rio Apa. Seu trajeto tem extensão total de cerca de 1.323 km.
Seu trajeto no centro do Pantanal é tão sinuoso, e consequentemente a sua velocidade é tão lenta, que uma canoa solta em Cáceres (MT) tardaria cerca de seis meses para chegar ao Oceano Atlântico.



O rio Paraguai é o principal rio da Bacia do rio Paraguai, uma das doze macrobacias hidrográficas do Brasil.





http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Paraguai


O Rio Miranda é um rio brasileiro que banha o estado de Mato Grosso do Sul.
O Rio Miranda é formado no encontro do Rio Roncador e o Córrego Fundo, nos limites dos municípios de Jardim e Ponta Porã, a uma altitude de 320 metros acima do nível do mar. Percorre uma distância estimada de 490 km, desembocando no Rio Paraguai, no município de Corumbá, a 83 metros de altitude.
Cruza os biomas Cerrado e Pantanal, tendo como principal afluente o Rio Aquidauana.

É no vale do rio Miranda que se desenvolveram importantes missões jesuítas, na então chamada "Província de Itatim", entre as missões está a cidade de Santiago de Xerez que foi fundada por espanhóis e destruída por bandeirantes paulistas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_miranda

O Rio Aquidauana é um rio brasileiro que banha o estado de Mato Grosso do Sul. Já teve várias denominações: Mateteú, Mboteteú e Embeteteú, Mondego, Guachiu e Miranda.
Pertence a bacia do rio Paraguai e é afluente do rio Miranda, fazendo parte da Planície do Pantanal. O rio tem suas cabeceiras sobre a serra de Maracaju cerca de 1.200 km de leito, juntando-se ao rio Miranda a cem quilômetros de sua foz no rio Paraguai.

Sendo o único rio navegável da cidade de Aquidauana, sua navegação atende somente fazendas com pequenas embarcações nas épocas das cheias, quando as estradas do Pantanal ficam intransitáveis. Com isso, cumpre um importante papel ao atender a demanda de fazendeiros da região que necessitam de escoamento e trânsito.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Aquidauan

A Fazenda Baía Grande está localizada em uma grande fazenda com animais selvagens e gado, no meio do sul do Pantanal, e oferece atividades como pesca, trilhas a pé, passeio a cavalo e piscina. Para sua comodidade, a propriedade conta com Wi-Fi gratuito.
Os quartos climatizados apresentam uma decoração simples e rústica, e dispõem de varanda e banheiro privativo com chuveiro quente.
Você pode saborear diariamente um buffet de café-da-manhã, que inclui uma variedade de frutas da estação, pães e frios. Você também pode saborear especialidades regionais, bem como uma seleção de bebidas, no restaurante da pousada.
A Fazenda Baía Grande está situada no bairro de Miranda, a 22 km do centro da cidade e da estação rodoviária. Aproveite para visitar a cidade de Bonito, que fica a 145 km de distância da pousada. Para sua comodidade, a propriedade oferece estacionamento gratuito.
http://www.fazendabaiagrande.com.br/

Pantanal, onde a exuberância da natureza pode ser apreciada e desfrutada em um dos ecossistemas mais fantástico do planeta.
A beleza de sua paisagem é indescritível em todas as estações do ano. Na época das cheias, período em que os principais rios que constituem a bacia do Rio Paraguai extravasam, garantindo assim a revigoração do ecossistema.
A fauna rica e exótica está presente em vários ambientes do Pantanal.
É nesse paraíso intocado, totalmente cercado pela natureza que encontramos o PANTANAL PARK HOTEL, o primeiro Resort do Pantanal Sul-Matogrossense, reconhecido como um dos melhores equipamentos de hotelaria do Pantanal Brasileiro.
Essa imensa variedade de vida, traduzida em constante movimento de formas, cores e sons é um dos mais belos espetáculos da Terra. 
Quem vai ao Pantanal, não deixa de impressionar-se com sua beleza e potencialidade... 
Sua paisagem, com diferentes tipos de vegetação, topografia, a fartura de alimentos e a imensa quantidade de água encontrada no Pantanal, criam condições para o aparecimento de uma forma diversificada e abundante de vida animal em toda sua planície. 

O Pantanal, abriga na sua imensidão, um fantástico zoológico, de mamíferos, peixes, répteis, pássaros, adaptados para viver em um ambiente onde a água torna-se abundante em uma época do ano e escassa em outra. Você pode topar com onças, porcos do mato, lobos-guará, veados, capivaras, enormes sucuris e certamente com muitos dos 32 milhões de jacarés... 


Quem visita o Pantanal chega perto dos tuiuiús, das belas araras azuis, garças brancas, colhereiros, gaivotas, biguás, curicacas e dezenas de pássaros menores. São mais de 650 espécies que povoam a região. 
http://www.pantanalpark.com.br/i,8585,f015d466d06d064.html



Fontes : além das já citadas



Nenhum comentário:

Postar um comentário