quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Santa Catarina, um pedaço da Europa encravado no Sul do Brasil.

Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso além de ser o nono mais povoado com 295 municípios. O catolicismo é a religião predominante. O idioma oficial, assim como nas demais unidades federativas, é a língua portuguesa.
As dimensões territoriais abrangem uma área de 95.346,181 km², sendo maior do que Portugal ou a soma dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e Espírito Santo com o Distrito Federal. Limita-se com os estados do Paraná (ao norte) e Rio Grande do Sul (ao sul), além do Oceano Atlântico (a leste) e da Argentina (a oeste). A costa oceânica tem cerca de 450 km, ou seja, aproximadamente metade da costa continental de Portugal (943 km).
Sua capital e sede de governo é a cidade de Florianópolis, localizada na Ilha de Santa Catarina. Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta, o estado possui clima subtropical. Estas condições variam de acordo com o relevo regional, sendo que no oeste e planalto serrano é relativamente comum a ocorrência de geadas e neve, enquanto no litoral o clima é mais quente podendo atingir altas temperaturas durante a temporada de verão.

Em termos históricos, sua colonização foi largamente efetuada por imigrantes europeus: os portugueses açorianos colonizaram o litoral no século XVIII; os alemães colonizaram o Vale do Itajaí, parte da região sul e o norte catarinense em meados do século XIX; e os italianos colonizaram o sul do estado no final do mesmo século. O oeste catarinense foi colonizado por gaúchos de origem italiana e alemã na primeira metade do século XX.
Os índices sociais do estado situam-se entre os melhores do país. Possui o mais alto índice de expectativa de vida do país, uma das menores taxas de mortalidade infantil e violência, também é a unidade federativa com menos desigualdade econômica, pobreza e analfabetismo do Brasil. Santa Catarina é o sexto estado mais rico da Federação, com uma economia diversificada e industrializada. Importante polo exportador e consumidor, o estado é um dos responsáveis pela expansão econômica nacional, respondendo por 4% do produto interno bruto do país.
A região costeira do território que constitui hoje o estado de Santa Catarina foi, desde a época do descobrimento, visitada por navegantes de várias nacionalidades. Afora a discutida versão da presença do francês Binot Paulmier de Gonneville, que ali teria estado durante seis meses, em 1.504, não existe dúvida quanto à viagem dos portugueses Nuno Manuel e Cristóvão de Haro, que por lá passaram, em 1.514, e deram o nome de ilha dos Patos à atual ilha de Santa Catarina.
No ano seguinte, o espanhol Juan Díaz de Solís passou em direção ao Prata. Onze náufragos dessa expedição foram bem recebidos pelos índios carijós e a eles se integraram. Esses aborígines viviam de caça e pesca, eram exímios tecelões de redes, esteiras e cestos, e trabalhavam objetos em pedra.
Várias expedições espanholas detiveram-se no litoral catarinense a caminho do rio da Prata: Don Rodrigo de Acuña, em 1.525, deixou dezessete tripulantes na ilha, onde se fixaram voluntariamente. Sebastião Caboto, entre 1.526 e 1.527, ali se abasteceu, seguiu para o Prata e retornou. Após Caboto, nela aportaram Diego García e, em 1.535, Gonzalo de Mendoza.
Em 1.541, Álvar Núñez Cabeza de Vaca partiu da ilha de Santa Catarina para transpor a serra do Mar e atingir por terra o Paraguai. Mantendo sempre o propósito de tomar posse do Brasil meridional, o governo espanhol nomeou Juan Sanabria governador do Paraguai, com a missão de colonizar o rio da Prata e povoar também o porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.
Com a morte de Juan Sanabria, tomou posse seu filho Diogo. Alguns navios da expedição lograram chegar à ilha de Santa Catarina, onde os espanhóis permaneceram dois anos. Dividiram-se em dois grupos: um deles rumou para Assunção; o outro, chefiado pelo piloto-mor Hernando Trejo de Sanabria, estabeleceu-se em São Francisco do Sul, de onde, após as maiores privações e sempre sob a ameaça de ataque pelos silvícolas, seguiu para Assunção.
Os aborígines da região foram catequizados, a partir de 1.549, por jesuítas que viajaram em companhia do governador-geral Tomé de Sousa, sob a chefia do padre Manuel da Nóbrega. Os jesuítas empenharam-se com ardor nessa missão, colocando-se como obstáculo às tentativas dos colonizadores portugueses de escravizarem os índios.

Não conseguiram, contudo, levar a bom termo sua tarefa e, já em meados do século XVII, desistiram da catequese no sul. O paulista Francisco Dias Velho, que chegou à ilha atualmente chamada de Santa Catarina por volta de 1.675, teria dado esse nome ao lugar, onde edificou uma ermida em invocação a Santa Catarina de Alexandria, de quem, ao que consta, uma filha dele tinha o nome.
Outros atribuem a autoria a Sebastião Caboto, que teria consagrado a ilha, quando por lá passou entre 1.526 e 1.527, a santa Catarina ou, antes, prestara uma homenagem à sua mulher, Catarina Medrano. O nome do estado é um empréstimo ao da ilha.

Santa Catarina situa-se no sul do Brasil, em uma posição estratégica na Unasul. O estado faz fronteira com a Argentina na região Oeste.

Florianópolis, a capital, está a 1.539 km de Buenos Aires, 705 km de São Paulo, 1.144 do Rio de Janeiro e 1.673 de Brasília. Situa-se entre os paralelos 25º57'41" e 29º23'55" de latitude Sul e entre os meridianos 48º19'37" e 53º50'00" de longitude Oeste. Ao longo do litoral, aparecem planícies, terrenos baixos, enseadas e ilhas.

Essa porção do relevo recebe o nome de planaltos e serras de Leste-Sudeste. No centro-leste de Santa Catarina, surge a depressão periférica. No oeste, sudeste e centro do estado, onde as serras são mais comuns, o compartimento de relevo são os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.



Com 77% de seu território acima de 300 metros de altitude e 52% acima de 600 metros, Santa Catarina figura entre os estados brasileiros de mais forte relevo.
Quatro unidades, que se sucedem de leste para oeste, compõem o quadro morfológico: a baixada litorânea, a serra do Mar, o planalto paleozoico e o planalto basáltico. A baixada litorânea compreende as terras situadas abaixo de 200 metros de altitude. Ao norte, alarga-se bastante, penetrando no interior ao longo dos vales dos rios que descem da serra do Mar. Para o sul, estreita-se progressivamente. A serra do Mar domina a baixada litorânea a oeste.
Salvo no norte do estado, onde forma o rebordo escarpado de um planalto mais ou menos regular, a serra tem caráter muito diverso do que apresenta em outros estados, como Paraná e São Paulo. Em Santa Catarina, forma uma faixa montanhosa, de aproximadamente mil metros de altitude, constituída por um conjunto de maciços isolados pelos vales profundos dos rios que drenam para o oceano Atlântico.

Por trás da serra do Mar estende-se principalmente o planalto paleozoico, cuja superfície plana encontra-se fragmentada em compartimentos isolados pelos rios que correm para leste. O planalto paleozoico perde altura de norte para sul; na parte meridional do estado confunde-se com a planície litorânea, uma vez que a serra do Mar não chega até essa parte de Santa Catarina. O planalto basáltico ocupa a maior parte do estado.
Formado por camadas de basalto (derrames de lavas), intercaladas com camadas de arenito, é limitado a leste por um rebordo escarpado a que se dá o nome de serra Geral. No norte do estado, o rebordo do planalto basáltico se encontra no interior; para o sul vai-se aproximando gradativamente do litoral até que, no limite com o Rio Grande do Sul, passa a cair diretamente sobre o mar.
A superfície do planalto é regular e se inclina suavemente para oeste. Os rios que correm para o rio Paraná abriram neste planalto profundos vales.

O ponto mais alto do estado de Santa Catarina é o Morro da Boa Vista, situado entre os municípios de Bom Retiro e Bom Retiro, com uma altitude de 1.827 m. O segundo ponto mais elevado do estado é o Morro da Igreja, situado em Urubici, com 1.822 m, sendo considerado o ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil.



O clima de Santa Catarina é subtropical úmido, apresentando duas variações, Cfa e Cfb, de acordo com a Classificação climática de Köppen-Geiger. A variação Cfa é encontrada em praticamente todo o estado nas áreas abaixo de 800 metros de altitude. Já o Cfb encontra-se nas áreas mais altas, acima de 800 metros. Desta forma, as temperaturas médias variam bastante de acordo com o local: são mais baixas nas regiões serranas e mais elevadas no litoral, no sudeste e no oeste catarinense.
As chuvas são bem distribuídas durante o ano, atingindo em média, 1.500 mm anuais. Ao contrário do que é observado na maior parte do território brasileiro, em Santa Catarina as quatro estações são bem definidas, entretanto, o clima não é igual em todo o estado, pois existem diferenças significativas entre as regiões. Nas zonas mais elevadas do planalto norte, o verão é fresco e o inverno frio. No litoral (devido à baixa altitude) e no Oeste (devido à continentalidade), o verão é mais quente e prolongado.

No litoral, é comum ocorrer o vento sul, que traz para a atmosfera a umidade oceânica, tornando o inverno úmido. Já no planalto sul, devido às altitudes que variam de cerca de 800 a até 1.828 metros, o frio é mais forte e dura mais tempo. Ali, é frequente a ocorrência de geadas e neve, com temperaturas que podem atingir menos -15 °C.

Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema são os municípios mais frios do estado e estão entre os mais frios do Brasil. Contudo, a menor temperatura já registrada no país, -14 °C, ocorreu no município de Caçador, em 11 de junho de 1.952.

No final de novembro de 2.008 algumas regiões do estado, principalmente o Vale do Itajaí, sofreram enchentes após um intenso período de chuvas.

Várias cidades ficaram isoladas e algumas foram destruídas.

Floresta de Araucárias: típica da região Sul do Brasil, principalmente de Santa Catarina

A cobertura vegetal original do estado compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação.
Contudo, o plantio de árvores tem crescido, graças aos incentivos governamentais e ao desenvolvimento da indústria madeireira.

No planalto, apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da serra do Mar, apenas como floresta latifoliada.

Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.



Os rios que correm pelo território catarinense pertencem a dois sistemas independentes, que têm como divisores de águas a serra Geral e a serra do Mar.


O sistema da vertente do Atlântico é formado por bacias isoladas entre si, como as dos rios Itajaí-Açu, Tubarão, Araranguá, Tijucas e Itapocu.
O Rio Uruguai na divisa entre os estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No interior do estado, duas bacias se unem para formar a bacia do Prata: a do rio Paraná, que tem como principal afluente o rio Iguaçu, e a do rio Uruguai, cujos afluentes mais importantes são o rio Pelotas, o Canoas, o Chapecó e o do Peixe.
O Itajaí é o principal rio dessa parte de Santa Catarina. No centro e no oeste, localizam-se afluentes do rio Uruguai, como o rio Pelotas, o Canoas, o do Peixe e o Chapecó. Esses cursos d’água pertencem à bacia do rio Uruguai. Originalmente, o estado era recoberto por florestas e campos. Nas serras litorâneas predominava a Mata Atlântica e, nos trechos mais elevados das regiões serranas, a Mata de Araucárias. Os campos aparecem em manchas esparsas por todo o estado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Santa Catarina possui uma população de 5.866.487 de habitantes e uma densidade populacional de 61,53 hab./km², de acordo com a contagem populacional e estimativas realizadas em 2.007. As cidades mais populosas de Santa Catarina são: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Lages, Criciúma, Jaraguá do Sul e Palhoça. 
A população do estado de Santa Catarina é formada por mais de cinquenta etnias, sendo as predominantes descendentes de portugueses, alemães, italianos e, em menor medida, eslavos (poloneses, sobretudo), índios e africanos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, em 2.009 a população do estado era composta por 85,7% de brancos, 11,7% de pardos, 2,2% de negros e 0,3% de amarelos ou indígenas.
Litoral
Balneário Camboriú, no litoral do estado.

Os 500 quilômetros de litoral são um atrativo para quem busca belas praias e o contato com a natureza. Esta região, colonizada por açorianos no século XVIII, tem um relevo recortado, com baías, enseadas, manguezais, lagunas e mais de quinhentas praias. É ainda uma das mais importantes áreas de biodiversidade marinha do Brasil.
As principais cidades são Florianópolis, São José, Palhoça, Laguna, Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e Porto Belo. A pesca e o turismo são atividades econômicas marcantes.
Florianópolis, capital e centro administrativo do estado, tem o seu território situado parte em uma ilha oceânica com 523 quilômetros quadrados, a Ilha de Santa Catarina, e parte no continente. É a capital brasileira que oferece melhor qualidade de vida e o terceiro município brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

A porção continental do município é ligada à parte insular por três pontes. Seus mais de 400 mil habitantes convivem com o ritmo ágil de um centro urbano cosmopolita e com a tranquilidade dos vilarejos construídos pelos colonizadores açorianos. As 100 praias da cidade são em sua maioria limpas e próprias para banho.
Vale do Itajaí
Um "pedacinho da Alemanha" encravado em Santa Catarina. Assim é o Vale do Itajaí, situado entre a Capital e o Nordeste do estado. A herança dos pioneiros germânicos deixou marcas na arquitetura em estilo enxaimel, na culinária e nas festas típicas, nos jardins bem cuidados e na força da indústria têxtil. Sua paisagem de morros, matas, rios e cachoeiras é um forte atrativo para os ecoturistas.
Os principais municípios são Itajaí, Blumenau, Gaspar, Pomerode, Indaial, Brusque, Guabiruba e Rio do Sul.
Nordeste
Com forte tradição germânica, o Nordeste do estado concilia uma economia dinâmica com o respeito à natureza exuberante. Indústrias do ramo eletro-metal-mecânico dividem espaço com as densas florestas da Serra do Mar e as águas da Baía de Babitonga na cidade de São Francisco do Sul.
A região tem alto poder aquisitivo e excelente qualidade de vida. Suas principais cidades são Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
Planalto Norte
Nesta região, rica em florestas nativas e provenientes de reflorestamento, concentra-se o polo florestal catarinense - o mais expressivo da América Latina, abrangendo indústrias madeireiras, moveleiras, de papel e de papelão.
Os principais municípios são São Bento do Sul, Rio Negrinho, Canoinhas, Corupá, Mafra, Três Barras e Porto União.
Planalto Serrano/Serra Catarinense
Neve em São Joaquim, cidade localizada no Planalto Serrano.
O frio e o turismo rural são os grandes atrativos desta região, que tem como atividades econômicas a pecuária e a indústria florestal.
Por conta das paisagens bucólicas e da neve que se precipita em algumas cidades, todos os anos o Planalto recebe milhares de visitantes no inverno. A estrada da Serra do Rio do Rastro, que desce em curvas sinuosas de uma altitude de 1.467 metros até o nível do mar, é uma atração à parte. Os principais municípios são Lages, Curitibanos, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.
Sul
A presença dos descendentes de imigrantes italianos é uma característica marcante da região. Quem a visita pode conhecer de perto as vinícolas e apreciar a cultura italiana em festas típicas, além da colonização alemã, existente em menor escala. Extrativismo mineral, indústria cerâmica (Eliane, Portinari) e de derivados do plástico (Grupo Incoplast/Copobras, Copaza, Canguru, etc) são as principais atividades econômicas.

O sul do estado tem estações hidrotermais(Gravatal e Santa Rosa de Lima) e cânions (Lauro Müller e Urubici), além dos famosos cânions Itaimbézinho e Malacara que fazem parte da cidade de Praia Grande e o cânion Fortaleza que faz parte da cidade de Jacinto Machado, que são mundialmente conhecidos por suas belezas naturais, como piscinas naturais, ricos em biodiversidade.

Suas principais cidades são Criciúma, Içara, Tubarão, Laguna, Imbituba, Araranguá, Urussanga, Orleans e Braço do Norte. O sul de Santa Catarina também tem um grande potencial turístico, pois sedia o Circuito Mundial de Surfe (WCT) em Imbituba, capital nacional da baleia franca. O Sul catarinense, devido a sua beleza litorânea, recebe visitação principalmente de argentinos, paranaenses e gaúchos.

Meio-Oeste
Nesta região de morros ondulados localizada no centro do estado situam-se comunidades de pequeno e médio porte, colonizadas por imigrantes italianos, alemães, austríacos e japoneses. Sua atividade econômica está baseada na agroindústria, criação de bovinos e produção de maçã. Também há indústrias expressivas do polo metalomecânico e madeireiro.



As principais cidades são Joaçaba, Caçador, Videira, Fraiburgo e Campos Novos, com destaque para Treze Tílias e Piratuba, cidades com grande atividade turística em função de fontes hidrominerais termais.


Oeste/Extremo-Oeste
Colonizada por gaúchos descendentes em sua maioria de alemães e italianos no século XX, a região Oeste são o "celeiro" de Santa Catarina, onde foram fundadas empresas como Sadia, Aurora, Perdigão e Seara, de onde sai boa parte da produção brasileira de grãos, aves e suínos.
Frigoríficos de grande e médio porte estão associados aos produtores rurais em um modelo bem sucedido de integração: as empresas fornecem insumos e tecnologia e compram a produção de animais. A região começa a explorar o potencial turístico de suas fontes hidrotermais. Os principais municípios são Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Concórdia, São Miguel do Oeste e Itapiranga.
A economia se baseia na indústria (principalmente agroindústria, têxtil, cerâmica e metal-mecânica), no extrativismo (minérios) e na pecuária. O estado de Santa Catarina é o maior exportador de frango e de carne suína do Brasil, sendo que a Brasil Foods, a maior empresa de alimentos do Brasil, é catarinense. Entre as indústrias, sedia um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, a Weg (Jaraguá do Sul), um dos maiores fabricantes de motores elétricos, a Embraco (Joinville), e também a maior fundição da América Latina, a Tupy (Joinville).
Possuem grande expressividade as indústrias de eletrodomésticos (e metalmecânica em geral) no norte do estado, com marcas de projeção nacional como Consul e Brastemp (ambas de Joinville).
Santa Catarina é o sexto estado mais rico do Brasil, e, com o Paraná (quinto) e Rio Grande do Sul (quarto), controla 16,5% da economia do país. O estado também é um grande exportador.
Agricultura, pecuária e pesca
Colheita de arroz, Rio do Sul.
O principal produto agrícola de Santa Catarina é o milho, cultivado no planalto basáltico, que fornece ração para a criação de suínos. Seguem-se a soja, o fumo, a mandioca, o feijão, o arroz (cultivado com irrigação nas várzeas da baixada litorânea e do vale do Itajaí), a banana e a batata-inglesa.
O estado é também importante produtor de alho, cebola, tomate, trigo, maçã, uva, aveia e cevada.
A criação de bovinos se faz principalmente em campo natural, de maneira extensiva, e nas áreas florestais, em menor escala, com os animais submetidos a semi-estabulação. Nas áreas em que a agricultura é a atividade predominante, a criação se volta para os suínos, sobretudo no planalto basáltico, onde a produção de milho assegura ração adequada aos animais.
A suinocultura experimentou grande progresso no estado, em virtude do desenvolvimento dos frigoríficos especializados no processamento de carne de porco, como a Seara Alimentos, Perdigão S.A., a Sadia e a Aurora Alimentos. Grande expansão se verificou ainda na criação de aves.
A pesca desempenha importante papel na economia do estado. Santa Catarina é um dos maiores produtores de pescado e crustáceos do país.
A atividade, que remonta à origem açoriana da população, desenvolve-se sobretudo em Florianópolis, Navegantes e Itajaí.
Os principais centros industriais de Santa Catarina são Joinville e Blumenau. O primeiro tem caráter diversificado, com fábricas de tecidos, de produtos alimentícios, fundições e indústria mecânica. Blumenau concentra sua atividade na indústria têxtil, metal mecânica e na de softwares, além da recente eclosão de cervejarias artesanais. No interior do estado, ocorrem numerosos centros fabris de pequeno porte, ligados tanto à industrialização de madeira quanto ao beneficiamento de produtos agrícolas e pastoris.

O nordeste do estado (eixo Joinville-Jaraguá do Sul) se destaca na produção de motocompressores, autopeças, refrigeradores, motores e componentes elétricos, máquinas industriais, tubos e conexões. No sul do estado (incluindo as cidades de Imbituba, Tubarão, Criciúma, Cocal do Sul, Içara e Urussanga), por sua vez, concentram-se as principais fábricas de cerâmica de revestimento do Brasil. O estado de Santa Catarina também lidera, no país, a produção de louças e cristais.

Ao norte do estado, destaca-se a cidade de São Bento do Sul, que é o maior polo exportador de móveis do Brasil, sendo reconhecida como a capital nacional dos móveis.
As matrizes dos principais frigoríficos do país se encontram no meio-oeste e oeste do estado.

Entre as festas religiosas catarinenses tradicionais destacam-se: a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa de São Sebastião, a festa do Divino Espírito Santo (festa móvel, com três dias de duração) e a procissão de Santa Catarina (padroeira do estado).

Blumenau, onde ocorre a maior Oktoberfest fora da Alemanha.

Das festas folclóricas, as mais importantes são realizadas no mês de outubro em várias cidades: em Criciúma, a Festa das Etnias; em Florianópolis, a Fenaostra; em Blumenau, a Oktoberfest, festa tradicional alemã, com distribuição de chope, músicas típicas e grupos folclóricos;
em Joinville, a Fenachopp; em Rio do Sul, a Kegelfest, onde a atração, além da cerveja, é o bolão, jogo semelhante ao boliche e à bocha; em Treze Tílias, a Tirolerfest, que comemora o aniversário da imigração austríaca; em Jaraguá do Sul, a Schützenfest, mistura de competição de tiro com festival de comida e cerveja; em Brusque, a Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco; em Pomerode, a Festa Pomerana; em Itapema, o Festival do Camarão; e, em Itajaí, a Marejada, festa com comida típica portuguesa.

Outras festas folclóricas importantes no estado são o terno de reis, em janeiro; o boi-de-mamão, em janeiro e fevereiro, uma espécie de pantomima em que predomina a figura de um boi de papelão ou madeira, seguida de pessoas fantasia, dançarinos e cantores; e a farra do boi, na semana santa. Dos pratos típicos catarinenses, os mais conhecidos são a bijajica (bolinho feito de polvilho, ovos e açúcar, frito em banha) e o Ente mit Rotkohl (marreco com repolho roxo), especialidade da região de Brusque.
No mês de abril acontece a Expofeira Nacional da Cebola na cidade de Ituporanga. Período de realização das festas, o evento, a cada edição, foi firmando-se como tradicional para passeios, realização de agronegócios e difusão de novas tecnologias no setor da agropecuária.

Entre maio e julho acontece em Lages a Festa Nacional do Pinhão, com pratos típicos à base de pinhão, sendo considerada a maior festa tradicionalista do Brasil e em Urussanga no Sul do estado a Festa do Vinho e a festa Ritorno Alle Origini destacam-se como festejos da tradição italiana no estado.

O Estado de Santa Catarina possui um território repleto de contrastes: as serras com suas imponentes montanhas se contrapõem ao litoral com suas belas praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas; Na arquitetura, vários municípios mantêm as construções típicas da época da colonização enquanto suas maiores cidades, como Joinville, ao norte, e a capital Florianópolis, são cidades com edificações contemporâneas e sofisticadas.
Florianópolis é ainda uma cidade marcada pela forte presença de jovens, dos esportes náuticos e dos campeonatos de surfe.
Hoje, conhecer o Estado de Santa Catarina é uma oportunidade de conhecer uma peculiar combinação de nacionalidades, que se percebe não apenas na cultura, como também no patrimônio histórico.
O Estado oferece grandes atrativos, como as altas temperaturas do verão, que atraem inúmeros visitantes para suas lindas praias, espalhadas por destinos como São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Bombinhas, Garopaba e várias outras, além da beleza das lagoas situadas no sul catarinense; do rigoroso frio da Serra Catarinense durante o inverno, com suas fortes geadas – às vezes acompanhadas por neve - garantindo aconchegantes e românticos roteiros.

Faça frio ou faça sol, existem incontáveis opções de passeios para o ano inteiro.
No Vale do Itajaí – situado no litoral centro-norte, com destaque para Blumenau – estão concentrados destinos onde o forte é o turismo de negócios. Já no município de Timbó, o destaque fica por conta dos ótimos locais para a prática de esportes radicais como o rafting, canyoning e práticas verticais.

O único porto exclusivo para passageiros do Brasil está localizado na cidade de Itajaí, recebendo vários cruzeiros nas temporadas de verão.
Outra região que se destaca é a região oeste catarinense, conhecida como Rota da Amizade. A maior cidade da região é Chapecó.

Uma das cidades mais procuradas de todo o oeste catarinense é a cidade de São Carlos, conhecida pelos seus brilhantes carnavais, entre outros eventos, como o Natal Luz e Reveillon, bem como por seus monumentos arquitetônicos, pelo balneário de água termal de Águas de Pratas e a Igreja Matriz São Carlos Bartolomeu, aonde está localizado o maior órgão do Brasil.


No litoral sul do Estado, outra grande atração turística é o Farol de Santa Marta, o maior das Américas e o terceiro maior do mundo.
Conhecido como um pedaço da Europa encravado no Sul do País, o Estado de Santa Catarina tem um dos maiores índices de desenvolvimento econômico do Brasil, baseado numa economia bastante diversificada.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_em_Santa_Catarina


Barriga-verde é um gentílico utilizado para designar os nascidos no estado brasileiro de Santa Catarina. Esta alcunha é motivo de orgulho para os habitantes, culminando na nomeação da sede do governo de Palácio Barriga Verde, além do monumento em homenagem aos Voluntários da Pátria, heróis barriga-verde na Guerra do Paraguai.
Se há porém apelido que tanto honre pelo de glorioso que encerra e com o qual muito se desvanecem os filhos de Santa Catarina, é sem dúvida alguma o de Barriga-Verde. A hipótese mais aceita da origem do termo vem do apelido dado pelos açorianos ao Regimento de Infantaria de Linha da ilha, quando o brigadeiro José da Silva Pais, primeiro governador da capitania de Santa Catarina, organizou-os no século XVIII. No uniforme os soldados usavam uma larga faixa verde, como um cinturão sobre a barriga.
"Assim foram alcunhados os legionários catarinenses, que, com uma faixa verde à cinta, à guisa de distintivo, marcharam para a Cisplatina com o mesmo denodo com que mais tarde seguiram para o Paraguai os seus descendentes." Padre Carlos Teschauer.
Há controvérsias
O historiador Osvaldo Rodrigues Cabral contesta esta hipótese. Em uma de suas obras, publicou o resultado de suas pesquisas históricas sobre as milícias portuguesas para esclarecer o assunto, visto que se falava que entre uma dessas milícias deslocadas para o sul do Brasil, havia uma que portava uma faixa verde por debaixo do dólmã do fardamento, como um largo cinturão. Entretanto, Cabral não encontrou nada existente entre as várias gravuras de fardamentos que lhes foram enviadas de Portugal, não havendo, portanto, registro que estabelecesse a sua existência.
Essa mesma assertiva da existência do tal batalhão catarinense continuou sendo contestada em seu livro Nossa Senhora do Desterro-Memória II:
"Da terra mesmo, como gente dela, foi formado um Batalhão, depois Regimento, o de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, pelo Brigadeiro José da Silva Pais, com gente recrutada, está mais que visto, além de alguns elementos trazidos por ele do Rio de Janeiro. Este Regimento tornou-se glorioso, e é o mesmo para o qual, mais tarde, se inventou a alcunha de barriga-verde (pela qual nunca foi conhecido no seu tempo)."
"Do açoriano recebeu também o barriga-verde, alcunha originária de um antigo regimento de milicianos catarinenses, cujos soldados usavam um colete verde. Este batalhão tornou-se célebre pela sua bravura nas campanhas do sul, durante, o primeiro império." Virgílio Várzea.
"Barriga-Verde foi primitivamente apelido só do regimento de linha de Santa Catarina, criado em 1.739, como batalhão de artilheiros-fuzileiros de quatro companhias.
O nome não proveio duma faixa, peça indumentária que naquele tempo não existia como parte do uniforme, senão do colete verde usado por aquela unidade militar." Padre Geraldo Pauwels.
Lendas e outras histórias
Muitos escritores sem saberem a origem do nome e sem verificarem qualquer fonte, especularam sobre o termo, alguns de maneira inventiva e outros de maneira pejorativa.
Na campanha contra Artigas
O escritor Gustavo Barroso, também faz referência aos catarinenses, chamando-os de “Barriga-Verde”, na guerra contra o ditador Artigas do Uruguai.
Um historiador uruguaio, entretanto, insere em uma de suas obras a seguinte versão pejorativa:
"Determinado batalhão de infantaria catarinense, combatendo as tropas do Ditador Artigas, foi cercado de tal maneira pelas tropas do tirano, num cerco prolongado, e os milicianos catarinenses na tentativa de furarem o cerco em busca de comida e água, rastejavam sobre a relva verde e úmida, ficando com a frente da farda verde pela clorofila das relvas, vindo daí a alcunha de Barriga verde."

Na Guerra do Paraguai
"Durante a campanha do Paraguai o Batalhão de Voluntários da Pátria organizado na Província da atual Santa Catarina recebeu a missão de resgatar a bandeira imperial de posse dos paraguaios. De todos que lutaram somente um soldado retornou gravemente ferido ao acampamento brasileiro. Veio a falecer pouco depois. Quando tiraram suas roupas para enterrá-lo observaram a bandeira envolta na sua barriga, por debaixo da farda. Missão cumprida! Daí a alcunha barriga verde." Apesar de ser uma bela história não passa de mera fantasia sem valor histórico.
O Visconde de Taunay explica da seguinte forma:
"Aos soldados oriundos do litoral de Santa Catarina, por sua pele de cor branca e macilenta, meio esverdeada, talvez uma consequência da alimentação a base de peixes e crustáceos quase que exclusivamente, os soldados nordestinos, pretos, cafuzos, mulatos e caborés, na sua imensa maioria, alcunhavam de barrigas verdes, numa referência jocosa à cor da pele desses descendentes dos antigos imigrantes procedentes das ilhas portuguesas do Açores e da Madeira." 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barriga-verde

Os gentílicos são uma classe de palavras que designa um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência - um grupo a parte de adjetivos derivados de substantivos relacionados a países, estados, continentes, regiões, províncias, cidades, aldeias, vilas e povoados.


Os adjetivos pátrios não seguem um padrão para as suas terminações. Essa ausência de padrão se observa principalmente em nomes relativos às cidades. A maior parte deriva diretamente do nome do local em sua forma corrente ou então da etimologia toponímica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gent%C3%ADlico


Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ordem de 0.847, além de ser o terceiro município com o mais alto valor do índice no país, segundo os mais recentes dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2.010. Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina.
Em 2.012, possuía, segundo estimativa do IBGE, uma população de 433.158 habitantes, figurando como a segunda cidade mais populosa do estado, superada apenas por Joinville.10 Sua região metropolitana possuía, em 2.010, 1.012.831 habitantes.

A imagem "cartão-postal" que a identifica é a famosa Ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1.926, tendo sido a primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente.
Florianópolis é uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Vitória e São Luís). A área do município, compreendendo a parte continental e a ilha, abrange 436,5 km².

Fazem parte do município de Florianópolis os seguintes distritos: Sede, Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ratones, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho.



A ilha de Santa Catarina possui uma forma alongada e estreita, com comprimento médio de 54 km e largura media de 18 km. Com litoral bastante recortado, possui várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas. A ilha está situada de forma paralela ao continente, separadas por um estreito canal.
Seu relevo é formado por cristas montanhosas e descontínuas, servindo como divisor de águas da ilha. As altitudes variam entre 400 e 532 metros. O ponto mais alto da ilha é o Morro do Ribeirão, com 532 metros de altitude.
Paralelamente às montanhas surgem esparsas planícies, em direção leste e na porção noroeste da ilha.
Na face leste da ilha, há presença de dunas formadas pela ação do vento.





Considerava-se que Florianópolis tinha 42 praias, sendo este durante décadas um dos slogans do município. Por encomenda do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), realizou-se, pela primeira vez, um levantamento completo sobre as praias da capital catarinense, no qual foram mapeadas mais de 100 praias.
Como o objetivo do trabalho era toponímico, para cumprir lei municipal que determinava a sinalização de todas as praias, ficaram de fora mais de uma dezena que, de tão desconhecidas, nem possuíam denominação. Atualmente testes de balneabilidade comprovam vários pontos impróprios para banho, principalmente nas praias situadas ao Norte da Ilha.
As 100 praias catalogadas são reconhecidas como tais pela população local, tendo, em alguns casos, mais de um nome. Algumas ainda são pouco conhecidas dos turistas. Na Ilha de Santa Catarina existe uma grande laguna: Lagoa da Conceição e uma grande lagoa: Lagoa do Peri. Outra porção da cidade está localizada no continente, onde encontram-se bairros importantes como Estreito, Coqueiros, Bom Abrigo, Itaguaçu, Abraão, Capoeiras, Balneário e Jardim Atlântico entre outros.
Canasvieiras é um bairro e uma praia localizados no norte da Ilha de Santa Catarina, no município brasileiro de Florianópolis, entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus.
É sede do distrito de mesmo nome. Possui autosustentabilidade, com um comércio bastante diversificado. O acesso ao bairro é dado principalmente por meio da SC-401, principal ligação entre a região central da cidade e o norte da ilha.
Há algumas teorias sobre a origem do topônimo "Canasvieiras"; uma delas conta que se deve a um certo Senhor Vieira, que antigamente teria possuído uma plantação de cana-de-açúcar na localidade.
No entanto, uma explicação mais aceita historicamente seria o fato de uma espécie de cana-de-açúcar, a "cana-viera", ter sido bastante cultivada na região. De fato, a praia é identificada como "Praia Cana Vieiras" num mapa de 1.786.
A praia é uma das mais visitadas pelos turistas argentinos e uruguaios, devido ao mar tranquilo e à vida noturna. O mar de Canasvieiras é calmo e quente, apropriado para famílias com crianças. Ao largo da praia, não muito distante, há uma ilha particular, a Ilha do Francês, à qual é possível ir de caiaque ou em lanchas alugadas. Por ser o balneário preferido pelos turistas argentinos em Florianópolis, muitos dos estabelecimentos comerciais contam com atendentes bilíngues.
O "centrinho" de Canasvieiras funciona como uma pequena cidade, contando com delegacia de polícia, posto de saúde, supermercado 24 horas, mini-shopping, loja de aluguel de carro, agências bancárias, de correio e de viagem. Na área de alimentação, Canasvieiras oferece churrascarias, casas de massa, frutos do mar, comida típica, cozinha internacional, lanchonetes, docerias e sorveterias. O turista pode escolher ficar hospedado em hotéis de luxo, pousadas, residenciais, casas de aluguel, albergues e camping.

Está sendo construído em Canasvieiras um inovador parque tecnológico, denominado SAPIENS PARQUE.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Canasvieiras


Praia da Joaquina é uma praia oceânica da cidade brasileira de Florianópolis, ao leste da ilha de Santa Catarina, ao sul do Brasil. O ponto procurado por surfistas, já foi sede de alguns campeonatos mundiais de surfe.
A denominação da praia é recente, aparecendo pela primeira vez em mapas a partir de 1.975. Até então, era chamada de praia do Campeche. A Praia da Joaquina pertence ao Distrito da Lagoa da Conceição e dista 15 km do Centro da Cidade de Florianópolis na direção nordeste.
Possui 3.000 metros de extensão e sua largura varia de 8 a 70 metros. A Praia da Joaquina, ou Joaca, foi descoberto por surfistas, primeiro os brasileiros e depois os estrangeiros, a partir da década de 1.970.
Joaquina é um dos lugares mais procurados por sufistas e esportistas em geral, todos os dias têm partidas de futebol na areia, futevôlei, corredores, etc. Além de contar com boa estrutura para banhistas, com sanitários, chuveiros, posto policial, salva-vidas, iluminação noturna, etc.

A praia da Joaquina é também conhecida pelo criativo "surfe sobre as dunas" ou Sandboard, uma variação do surfe tradicional e que acontece sobre as grandes e belas dunas que contornam a praia. A "Joaquina", como normalmente é conhecida, tem início no final da Praia do Campeche e seu término acontece na Ponta do Retiro.
Conta-se que o nome teria sido dado em homenagem a Dona Joaquina, moradora das praias do leste da ilha de Santa Catarina, que ensinava as outras mulheres do local a fabricar utensílio domésticos de linhas entrelaçadas, além de alimentar os pescadores que compareciam à sua casa.
Segundo a lenda, ela teria sido tragada pelas ondas do mar da região.

Dizem que aproximadamente em 1.850 ela realizava seus trabalhos nas pedras do costão daquela praia deserta e sem nome. Um dia distraída pela magia do lugar não percebeu o tempo passar e nem a maré subir. Ela foi levada pelo mar junto com suas rendas, que a possibilitaram flutuar até sumir.

Esta história é contada pelas rendeiras da região e por um seu descendente, entretanto sem prova documental, que o nome derive de Joaquina Rosa de Oliveira Costa, filha dos segundos Barões da Laguna, Jesuíno de Lamego Costa e Leonor Auta de Oliveira. O Barão era senador por Santa Catarina no império, e a família tinha terras na área.
Joaquina Rosa casou-se com Antonio Gomes de Mattos Jr., falecido em 1.893, considerado o patrono da indústria naval brasileira.
Nesta Praia também é possível visualizar grande quantidade de oficinas líticas de indígenas que habitaram a região. Algumas sinalizações são em área de difícil acesso e outras já estão extintas, porém bacias de polimento e afiadores em rochas de granito e basalto são de fácil visualização na orla esquerda da Praia e era o local onde os indígenas faziam suas ferramentas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_da_Joaquina



Jurerê é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis. A praia de Jurerê é um balneário bastante urbanizado, que atrai turistas de todo o Brasil e de outros países, principalmente da Argentina.
Jurerê Internacional é um loteamento residencial sofisticado, localizado a cerca de 15 minutos do centro de Florianópolis, que possui um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil.1

Nos verões de 2.009 e 2.010, a MTV Brasil exibiu sua programação de verão direto das praias de Jurerê Internacional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jurer%C3%AA



Jurerê Internacional é famosa não apenas por suas águas esverdeadas e quentes ou pelo mar calmo e convidativo a banhos e mergulhos. Jurerê chama atenção pela sua sofisticação e por ser o lugar de agitos e encontros de muitas celebridades que não abrem mão de passar as festas de final de ano e o carnaval por lá.


Jurerê é uma praia que atende a todos os gostos. Procurada por famílias inteiras, também os apreciadores dos esportes náuticos encontram em Jurerê um lugar perfeito para passear de lancha, velejar e andar de jet-ski.

A infraestrutura do lugar não tem igual. O turista simplesmente pensa que está em casa tamanha a oferta de mercados, restaurantes, pousadas e hotéis. Até um shopping você irá encontrar em Jurerê.
Por razões de urbanização, a praia também é conhecida como Jurerê Internacional e tradicional.

A primeira foi construída do zero e obedece a um rigoroso planejamento de ocupação. A visão dos prédios luxuosos e mansões enormes impressionam. É o point dos famosos e descolados. Quem quer viver em um lugar com padrão de primeiro mundo, que venha para Jurerê.

http://vejanomapa.com/jurere-internacional-florianopolis-sc



A praia Brava fica situada ao norte da ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina e oferece uma água limpa e cristalina, além de belezas naturais e ótimas ondas para o surf e bodyboarding.

Ao noroeste da praia Brava, após o costão, encontra-se a praia de Ingleses.
A praia dos Ingleses está situada no bairro de Ingleses, norte da ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina.
É uma praia com 4,83 km de extensão, mar aberto, águas azuis e mornas e com poucas ondas, com muita areia, onde inclusive é praticado o surf de areia (sandboard), um esporte praticado por pessoas de todas as idades nas dunas existentes no local. São também realizados passeios náuticos.
Ao norte da praia dos Ingleses, após o costão, encontra-se a Brava, e ao sul, a praia do Santinho, também no distrito de Ingleses do Rio Vermelho.
Com a imigração em massa de açorianos para a cidade entre 1.747 e 1.756, as dificuldades de acesso aos lugares mais afastados levaram o governo a descentralizar o poder dividindo a Ilha em freguesias, que mais tarde dariam origem às intendências.
Ingleses fazia parte da Freguesia de São João Batista do Rio Vermelho, fundada em 1.831, e o nome da praia deve-se a um navio inglês que encalhou ali. Existem duas hipóteses para o destino do navio. A primeira diz que ele desencalhou e seguiu seu rumo, deixando alguns tripulantes na Ilha. A outra diz que ele naufragou.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_Brava_(Florian%C3%B3polis)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Ingleses


A praia do Santinho está situada no distrito de Ingleses do Rio Vermelho, norte da ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina.
Distante quarenta quilômetros do centro da cidade a praia oferece um recanto tranquilo aos seus visitantes e moradores. Com seus dois quilômetros de extensão, de mar aberto e agitado, proporciona boas condições para a prática de esportes marítimos, como o surfe.
Ao norte da praia do Santinho, após o costão, encontra-se a praia de Ingleses, e ao sul, a praia de Moçambique.
Delimitando a praia, os costões abrigam um interessante acervo de arte rupestre datada em torno de cinco mil anos, uma destas inscrições, a Pedra do Santinho foi a que deu o nome da praia, devido a sua caracterização. Relatos contam que pescadores faziam romarias e oferendas à imagem na década de 40.

Alguns dos principais aspectos culturais do local, são a manutenção da pesca artesanal, em destaque a pesca da tainha, realizada entre os meses de Maio e Julho, e, a prática da Farra do boi que apesar de ter sido proibida em todo território catarinense, ainda é cultivada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_do_Santinho



Praia Mole é uma praia ao leste na Ilha de Santa Catarina em Florianópolis. Com uma extensão de 960 metros é muito utilizada para a prática de surf e parapente, devido as suas condições geográficas. É uma das praias mais freqüentadas pela comunidade GLBT.

Seu nome é devido à areia solta e macia.

Praia Mole se encontra localizada a 15 quilômetros do centro de Florianópolis e 27 quilômetros de Canasvieiras, uma das mais coincididas praias do norte da ilha.

Encontra-se ligada com a capital do estado por meio da rodovia SC-404 e com Barra da Lagoa, Santinho e Ingleses pela SC-406. É uma das mais frequentadas da ilha e durante a temporada de verão, principalmente os fins de semana, o tráfego nas rodovias de acesso pode tornar-se lento, em especial durante as últimas horas do dia onde se produzem engarrafamentos.
Por meio de Mole se pode aceder a sua vizinha Praia da Galheta, uma reserva naturista onde está permitido o nudismo.


A infra-estrutura é pobre em comparação com as demais praias da ilha, em especial as do norte. Mas isto a converte num paraíso natural, interrompido por alguns bares localizados sobre a beira do mar. A praia conta com um dos postos de salva vidas mais equipados de toda a ilha, devido às fortes ondas causadas pelo mar aberto e a profundidade que aumenta abruptamente em poucos metros em direção ao mar.

O posto está formado por pessoal do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Com respeito ao alojamento, existe somente um hotel ecológico ao lado da rodovia. As opções de hospedagem mais próximas a esta praia se encontram nos distritos de Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_Mole

A Lagoa da Conceição é uma laguna brasileira localizada a leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no Brasil, entre uma cadeia de montanhas, planícies costeiras, uma restinga e o mar (Oceano Atlântico).
Lagoa da Conceição também é o nome do distrito da cidade de Florianópolis, capital do Estado brasileiro de Santa Catarina cuja sede se localiza na divisão entre as duas partes da Lagoa.

Foi criado pela Provisão Régia de 7 de junho de 1.750.
A Lagoa tem uma área de 19,71 km². Divide-se em duas partes: a Lagoa de Dentro, ao sudoeste, e a Lagoa de Fora, ao nordeste. Estas duas partes são separadas por um estreito no qual foi construída uma ponte que liga as margens do leste a do oeste.
No extremo norte da Lagoa da Conceição deságua o rio das Capivaras. Nas margens noroeste, onde predominam os morros, na Costa da Lagoa, há inúmeras pequenas praias intercaladas por pequenos costões. Existem pequenas proeminências de areia. Muitos córregos descem dos morros e deságuam na Lagoa. Mais ao sul, no Canto dos Araçás, há uma ponta de areia chamada Ponta das Almas onde há um Sambaqui.

Ainda mais ao sul a planície entre a lagoa e os morros se alarga. É onde está situado o estreito onde foi construída a ponte que separa as lagoas de fora e de dentro. Nesta última a planície arenosa atinge suas maiores proporções. Depois, em sentido sul principia a diminuir, até encontrar novamente os morros. Após o Morro do Badejo, no extremo sul, volta a encontrar as planícies arenosas, desta vez a planície de entre-mares, que separa o centro-norte da Ilha de Santa Catarina do sul.




Ao leste ocorrem as dunas, das quais é separada por uma estrada asfaltada, até chegar novamente à ponte. Deste ponto em diante a margem forma um ângulo reto, em sentido leste com as dunas ao sul, até encontrar as montanhas que a separam em parte do Oceano Atlântico.


Estas montanhas são divididas em dois maciços, entre os quais há uma depressão que a ligava ao mar em tempos antigos. Após o segundo maciço corre o canal que atualmente a liga ao mar através da Barra da Lagoa. Graças a esta ligação com o mar, a "lagoa" é, na verdade, uma laguna. Após o canal a restinga a separa do mar até o extremo norte.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_da_Concei%C3%A7%C3%A3o



Os pratos à base de frutos do mar são a principal atração gastronômica de Florianópolis. Come-se bem na Ilha de Santa Catarina, pelo simples fato de que aqui está o maior viveiro de frutos do mar do país.
Mas Floripa cada vez mais assume um papel cosmopolita. A cidade recebe vários universitários e pessoas das mais variadas idades e culturas que trazem na bagagem novos gostos e temperos.


Toda essa miscigenação transforma a Ilha da Magia em uma diversidade gastronômica impressionante que reflete no prato do dia-a-dia.
Assim, atualmente Floripa concentra um grande número de restaurantes das mais variadas especialidades.

Se você procurar informações sobre a gastronomia de Floripa, vai descobrir a nossa tradicional sequência de camarão. É uma iguaria que todo turista, principalmente aquele que mora longe do mar, deveria experimentar. As principais casas que servem a sequência ficam na Lagoa da Conceição. Se o turista experimentar, com certeza vai indicá-la aos seus conhecidos ao voltar para sua terra natal. 
A sequência tradicional serve duas pessoas. O prato completo é composto de casquinha de siri, seguida das porções de camarão frito ao alho e óleo, frito à milanesa e ao bafo e, para completar, filé de peixe grelhado ao molho de camarão com acompanhamentos. Os restaurantes mais tradicionais mandam pirão de caldo junto com o peixe. Outros oferecem porções de ostras ou mariscos como diferencial.
Em alguns, você pode escolher o tamanho do camarão. Não importa se com o pé na areia ou em restaurante com ar-condicionado, o fato é que quem é da Ilha também é doido por essa deliciosa sequência de camarão.
Por ser uma ilha e abrigar mais de 30 Km de praia, a base gastronômica de Floripa não poderia ser outra. Turista nenhum sai da Ilha sem experimentar, pelo menos, um petisco de praia.
A não ser que não goste ou tenha alergia. Afinal, eles são alimentos com ar de litoral.
Quem resiste a um camarão à milanesa ou ao alho e óleo, sentado na sua cadeira de praia, debaixo do guarda-sol, lá pelo meio-dia?
Ainda mais quem vem de longe, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e vários outros estados nos quais a base é apenas peixe, e ainda de água doce.


Agora, imagine saborear uma ostra bem tratada, peixe frito ou ao molho, a tradicional tainha, lagosta, polvo, o afrodisíaco berbigão, uma casquinha de siri, caranguejo, um marisco com limão, lula... e experimentar todas as receitas e variações destas delícias do mar em um ótimo restaurante!




A gastronomia italiana chegou ao Brasil com os imigrantes do século XIX. No novo país, eles tentaram manter sua culinária, que se caracteriza pela fartura e pelo sabor. Como era difícil encontrar os ingredientes originais, as famílias passaram a adaptar seus pratos, mas sem perder a essência da boa comida italiana. 


Na Itália, cada região possui características gastronômicas específicas, mas as massas e as pizzas foram os pratos que mais se difundiram no mundo. Hoje, são as principais especialidades italianas fora da Itália. Mas existem outros pratos que também fazem parte da gastronomia do país mediterrâneo, como a polenta, o nhoque, o tortelli, que é um tipo de ravioli, o carpaccio, prato com um leque de fatias finíssimas de carne crua, a bruschetta, fatias de pão torradas feitas com azeite, em que se adiciona o alho, e a salada caprese, preparada com tomates, mussarela de búfala e manjericão fresco, além de uma variedade de pratos baseados em frutos de mar. 


Uma refeição italiana é uma espécie de ritual que começa com a entrada, o antipasto. Na sequência, o prato principal, chamado de primo piatto, em que é sempre servida uma massa, risoto ou sopa, sem acompanhamento. Em seguida, o segundo prato, ou piatto di mezzo, onde servem carne, ave, peixe ou frutos do mar e devem ser acompanhados por verduras e legumes. A primeira sobremesa vem, geralmente, com queijos e frutas, a segunda, dolce, pode ser um pudim, frutas em calda ou sorvete. Os italianos adoram sorvete!
Para finalizar, um café expresso e um digestivo, como licores e vinhos, encerram a refeição. 

Em Florianópolis existem opções de restaurantes com cardápio baseado na culinária italiana há mais de 25 anos, administrados por famílias de descendência italiana que decidiram manter as tradições servindo a boa gastronomia daquele país. A maior parte está localizada nos bairros centrais da cidade, mas também existem opções no norte da Ilha, no leste e no continente.


O Brasil vem abrindo cada vez mais espaço para uma culinária diversificada de carnes nobres e exóticas. Floripa, como capital do turismo e com fama de cidade sofisticada não poderia ficar para trás. A ilha, que de frutos do mar é abençoada, também investe em pratos diferentes para pessoas de todos os tipos e gostos. Fazem parte desse cardápio rã, avestruz, jacaré e javali. Além de cortes nobres dos já conhecidos bovinos e suínos.

Assim como o resto do país, Florianópolis também é terra de apaixonados por carne. Bovinos, suínos, aves... Tudo faz parte do gosto dos morados da Ilha! Para satisfazer esse público, restaurantes oferecem muita carne, com variedade para todos os gostos e quantidade para todas as gulas.
As casas atendem inclusive os mais lights. Além de rodízios com várias opções de carnes, há grelhados, verduras, sushi, ostras, massas, entre outros. É para ninguém ficar de fora! 




A gastronomia japonesa conquistou seu espaço no ocidente e é cada vez menos estranho comer peixe cru. O comum agora é se perder nos nomes, mas aqui no Guia Floripa você vai tirar as dúvidas: para começar, sashimi é o fruto do mar sozinho e sushi é o que vem acompanhado de arroz.

O sashimi tanto pode ser completamente cru, e nesses casos é feito de peixe bem fresco, ou passado por água fervente, no caso de polvo, lula ou camarão.
Quanto aos sushis, cada um tem um nome diferente, conforme o formato.
Aquela bolinha de arroz que vem com um pedaço de peixe em cima é o Niguiri-sushi. O arroz com recheios diversos enrolado em folha de alga é o Maki-sushi e ganha denominações diferentes conforme o "sabor": Tekamaki, de atum, Kapamaki, de pepino, Shakemaki, de salmão e Califórnia, de pepino, kani e manga ou abacate. Quando a alga está enrolada por dentro do arroz, o nome é Uramaki.
Os especialistas também dão algumas dicas para valorizar o trabalho do cozinheiro. Uma delas é o uso do gari, o gengibre preparado. Ele deve ser consumido entre uma variedade e outra para limpar o paladar. Nos sushis, é recomendado utilizar o molho de soja somente no lado do peixe, porque além de correr o risco de desmanchar o bolinho, o molho salga demais o arroz, sobrepondo-se ao tempero.

Outra dica para sushis é consumí-los em uma bocada só. Os shushimen utilizam uma técnica especial para deixar o bolinho com um pouco de ar dentro e esse trabalho vai por água abaixo se você mordê-lo.

Para os apaixonados por esta culinária tão delicada e artesanal os Festivais de Comida Japonesa são uma verdadeira dádiva. Com preço único ou em quilo, o cliente pode degustar a seu gosto inúmeras variações de sushi e sashimi.



Não se sabe ao certo a origem do café colonial, mas existe a certeza de que ele veio para o Brasil junto com os colonizadores alemães. A principal característica desta verdadeira orgia gastronômica é a variedade de itens disponíveis para um "simples" café da tarde.
São grandes quantidades de doces, bolos, tortas, salgados, salgadinhos, frios, geleias, compotas, sucos, chás e, claro, o café. Servido quase sempre em sistema de buffet livre, propicia tardes agradáveis para se passar em grupo.

http://www.guiafloripa.com.br/cultura/gastronomia/index.php3


Fazenda Marinha Paraíso das Ostras 


Em um lugar escolhido pelo homem e abençoado pela Natureza encontra-se a Fazenda Marinha Paraí­so das Ostras. Situada na Caieira da Barra do Sul, extremo sul de Florianópolis, possui localização privilegiada - a menos de 1 km do mar aberto – e, adicionada a sua excelência no processo produtivo, sempre respeitando o meio ambiente, oferece ostras e vieiras com qualidade incomparável.

A Fazenda Marinha Paraíso das Ostras em atividade desde 2.004, tem como diferencial a sua localização, a menos de 1 km do mar aberto, o que permite que nossas ostras e vieiras estejam sempre em contato com a melhor água para o seu desenvolvimento. Nossas sementes têm procedência garantida pelo Laboratório de Moluscos Marinhos da Universidade Federal Santa Catarina.

Somos certificados pelo Programa de Certificação de Qualidade das Ostras da Grande Florianópolis, o qual está dentro das diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e que tem por objetivo o desenvolvimento da maricultura sustentável, através do aprimoramento das tecnologias de cultivo.
Contamos com uma equipe altamente treinada em todos os processos de produção dos moluscos. Fazemos também, um acompanhamento e monitoramento constante da água para garantir a máxima qualidade aos nossos clientes e o equilíbrio com o meio ambiente.


Todos os moluscos comercializados pela Fazenda Marinha passam por um rigoroso controle de qualidade, desde a chegada da semente do laboratório até sua comercialização. Aliado a qualidade da água, esses procedimentos garantem que nossas ostras e vieiras tenham um sabor refinado e qualidade incomparável, esta é a marca do Paraíso das Ostras.


http://www.paraisodasostras.com/site/
Conheça a Ostra Viva
Situada em Florianópolis, Santa Catarina, a Fazenda Marinha Ostra Viva iniciou suas operações em 1.998, na Baía Sul, mais especificamente no balneário do Ribeirão da Ilha, um local com excelente qualidade e movimentação da água, ideal para o cultivo de moluscos.
A Ostra Viva atende a todos os requerimentos legais de órgãos voltados ao setor e seus moluscos são cultivados em ambiente com sanidade atestada através de análises microbiológicas periódicas realizadas no Laboratório de Analises de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.


Nossa equipe técnica altamente capacitada, constituída por Engenheiro Agrônomo e Engenheiro Aquícola, monitora e acompanha todos os processos de produção e beneficiamento, garantindo assim a qualidade e a procedência dos nossos produtos.










Os moluscos são retirados da Fazenda Marinha no começo da manhã do dia da entrega, onde passam previamente por uma higienização (limpeza das incrustrações).







Imediatamente, a matéria-prima é levada para a recepção da Unidade de Beneficiamento em caixas plásticas fechadas, onde passa por uma rigorosa seleção, e uma nova higienização com água clorada (através de moto-bomba de pressão).




Após esse processo, os moluscos são encaminhados para o interior da Unidade de Beneficiamento para a realização da classificação. Terminada a classificação, o produto é embalado em caixas de isopor tipo exportação (com gelo filtrado), rotulado e lacrado.


   






Na etapa final, a caixa é revestida externamente com saco plástico e remetida para a expedição, onde é levada imediatamente para o aeroporto.




http://www.ostraviva.com.br/index.php


Navegantes é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º53'56" sul e a uma longitude 48º39'15" oeste, estando a uma altitude de 12 metros. Sua população estimada em 2.012 era de 63.764 habitantes.
Privilegiada pela natureza, a cidade de Navegantes nasceu voltada para o mar e logo foi colonizada por açorianos.
Navegantes conta ainda com o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, importante terminal de cargas e passageiros que serve as regiões da Foz do Itajaí e Vale do Itajaí, que juntamente com o Porto de Navegantes, uma conquista recente do município, torna a cidade referência no transporte nacional e internacional.
Em todo carnaval de Navegantes, é feita a famosa festa do Navegay, onde todos homens vão vestidos com trajes femininos e as mulheres com trajes masculinos. Esta festa já é tradição na cidade, e os mais bem fantasiados ganham prêmio de melhor traje do Navegay do ano. A festa ocorre toda segunda-feira de carnaval, havendo sol ou não.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Navegantes


Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado de Santa Catarina, no Brasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2.010, uma população de     108. 089 habitantes, sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total.
Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2.350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100.000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1.000.000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Blumenau.

A criação do município de Balneário Camboriú ocorreu apenas em 1.964, quando se emancipou de Camboriú, passando a ter o mesmo nome, mas com o adjetivo "Balneário" incorporado no nome. Em 1.964, o distrito obteve autonomia, passando a município com o topônimo de Balneário de Camboriú, alterado, em 1.979, para Balneário Camboriú.
Atualmente, a população é uma mistura de descendentes de alemães, poloneses, portugueses e italianos.
O município de Balneário Camboriú tem sua origem cultural na base luso-açoriana. Entre as manifestações locais, estavam: Folguedo do Boi-de-Mamão, Cantorias de Terno-de-Reis, tecelagem em tear de pente-liço, cerâmica artesanal ou louçaria de barro, fabricação de farinha de mandioca em engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeira do boi.

Na gastronomia, estavam as derivações de pratos a base de frutos do mar e farinha de mandioca, como a sopa de siri, pirão com peixe, tainha escalada (tainha cortada pelo dorso, salgada e seca ao sol, assada na grelha), sopa e bolinho de peixe, sardinha frita, em conserva ou a jato. Essas manifestações ainda são percebidas no Bairro da Barra e nas praias do sul.

Devido à migração de pessoas motivadas pela vida no litoral, a partir da década de 1.960, houve um significativo aumento demográfico, agregando outras apropriações culturais às manifestações locais, contribuindo para a formação da diversidade cultural da cidade, principalmente na região central.

Hoje, é comum a prática de bocha na praia entre as pessoas de mais idade, e atividades aeróbicas como caminhada, corrida, passeios de bicicleta para os moradores da região central. Durante o verão, o município é tomado por turistas do Paraná, Rio Grande do Sul, Chile e Argentina, que, no alto verão, são em maior número que os próprios moradores. Além da praia, a vida noturna é bastante importante.

O município é conhecido nacionalmente pelos eventos de triatlo e semelhantes (como o Mundialito de Fast Triathlon e o Mundial de Mountain Bike), e pelos shows de música eletrônica frequentes em seus arredores, reconhecidos mundialmente.
As principais atividades econômicas do município são a prestação de serviços, a indústria, o turismo e a construção civil.

Entre os equipamentos turísticos, temos na Barra Sul do município, um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e a demais praias da região sul de Balneário Camboriú: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil.

Essas praias são interligadas por uma estrada denominada Linha de Acesso às Praias (LAP), mais conhecida como Interpraias, que se estende até os limites do município de Itapema.
Balneário Camboriú oferece uma boa estrutura de apoio ao turismo, contando com mais de 100 hotéis, gastronomia variada e de qualidade, comércio forte e prestação de serviços.

A atividade da construção civil, é supervalorizada, com média de 3.000 reais o metro quadrado. A ocupação dá-se por edificações comerciais e residenciais, contando com cerca de 1.035 edifícios de classes média e alta. O município conta com cerca de 350 imobiliárias.



Durante o ano, a procura por Balneário Camboriú é feita não apenas por brasileiros, mas também por turistas da América Latina, América do Norte e alguns países da Europa.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Balne%C3%A1rio_Cambori%C3%BA


Itapema é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 27º05'25" sul e a uma longitude 48º36'41" oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população é estimada em 2.011 era de pouco mais de 48.000 habitantes.
Itapema é considerada a 29º maior cidade de Santa Catarina sendo que é o município que mais cresceu entre 2.000 e 2.010 segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2.010.
A cidade teve um crescimento de 77,1 por cento, passando de 25.869 habitantes em 2.000 para 45.814 habitantes em 2.010. Itapema é o terceiro município que mais recebe turistas no Estado de Santa Catarina e vem investindo amplamente em obras de infraestrutura, saneamento básico e espaços de lazer, como, por exemplo, com a construção de um parque linear à beira-mar, na Meia Praia: o Parque Calçadão.

Itapema é a cidade com a melhor infraestrutura entre as praias no Litoral Norte de Santa Catarina. A constatação é de um guia elaborado pelo Jornal de Santa Catarina, em que mostra um comparativo entre todas as praias da região. Já no Diário Catarinense, Itapema fica atrás apenas de Jurerê Internacional, de Florianópolis, como a segunda melhor infra-estrutura de praia do Estado.
O Jornal de Santa Catarina analisou as condições de nove itens: guarda-vidas, chuveiros, banheiros públicos, acesso à praia, posto policial, calçadão, estacionamento, sinalização para turistas e iluminação. A praia com o melhor conceito fica em Itapema.
A Meia Praia não teve qualquer item considerado ruim e se destaca pelo grande número de banheiros públicos e chuveiros, além do recém construído calçadão.
Em âmbito estadual, o Diário Catarinense considerou a infraestrutura como fundamental, já que facilita o acesso das pessoas à praia. Segundo o periódico, as três melhores praias em infra-estrutura são, em ordem: Jurerê Internacional, Meia Praia e a Praia Central, de Balneário Camboriú.
Depois de conversar com moradores e turistas, testar os chuveiros, conferir passarelas e deques, percorrer trilhas e andar na beira do mar, foi possível reconhecer a exuberância do Litoral Catarinense.
A Capital dos Ultraleves
Esse título deve-se ao fato de que, na área do município, tem-se o maior número de horas de voos de ultraleve do estado. Não dá para passar por Itapema sem experimentar um passeio por Meia Praia. Anualmente, é realizado na cidade o Encontro de Ultraleves, o evento é um sucesso e atrai milhares de admiradores da aviação. A Associação de Pilotos de Itapema prepara várias surpresas para o dia do encontro, como manobras radicais, exposições de aeronaves, sorteios de voos, acrobacias, pára-quedismo, aeromodelismo, revoadas sobre a cidade, entre outras atrações. No ano de 2.013 o evento estará em sua décima primeira edição.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Itapema

Laguna é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28º28'57" sul e a uma longitude 48º46'51" oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população em 2.007 é de 50.452 habitantes. Possui uma área de 445,24 km². Em primeiro de janeiro de 2.013 perdeu 1/5 de sua população com a instalação do município de Pescaria Brava.


No início da colonização do Brasil, o território onde seria instalada Laguna constituía a parte mais meridional do Brasil, na Capitania de Santana. Neste município passa a linha imaginária criada no tratado de Tordesilhas em 1.494, separando as terras de Portugal à leste e Espanha à oeste. Por este motivo, Laguna tornou-se um importante ponto geográfico para Portugal.
Em 1.684 a vila de "Santo Antônio dos Anjos de Laguna" teve os seus fundamentos lançados pelo capitão vicentista, enérgico bandeirante, Domingos de Brito Peixoto (e seu filho Francisco de Brito Peixoto) que, antes, segundo crônicas da época, deixou o seu nome a breve estabelecimento, em uma enseada da baía sul da ilha. (fonte: Colonização do Estado de Santa Catarina - dados históricos e estatísticos (1.640-1.916) - Secretaria Geral dos Negocios do Estado - 1.917).

Segundo outras fontes a atual cidade foi fundada em 1.676 por colonos da capitania de São Vicente. Em 1.714 a localidade foi elevada à categoria de vila e criado o município. Em 1.847 obteve a categoria de cidade. De qualquer forma, Laguna é considerado o terceiro município mais antigo de Santa Catarina.


Do extenso território original de Laguna, desmembraram-se duas capitais brasileiras: Porto Alegre e Florianópolis, antiga Desterro.
Em 1.880 as freguesias mais importantes eram: Vila Nova, Santana do Mirim, Senhor Bom Jesus da Pescaria Brava, São João Batista do Imaruí e Nossa Senhora Mãe dos Homens do Araranguá.


De Laguna originaram-se os municípios que hoje fazem parte da "Associação do Municípios da Região da Laguna" (Amurel), entre eles o município de Tubarão. A Amurel foi fundada em 1.970, e conta hoje com dezessete municípios.




Laguna também é conhecida por ser a terra natal de Anita Garibaldi, personagem importante da história, esposa do revolucionário Giuseppe Garibaldi.







Vista de Laguna
Cidade histórica e praiana, o carnaval da Laguna é considerado o melhor do sul do País. Seu carnaval é dividido entre as escolas de samba e os blocos carnavalescos. As agremiações desfilam no sambódromo inaugurado em 2.007, sendo que nas semanas que antecedem a festa os ensaios são uma atração à parte.
Já os blocos partem de suas sedes e vão puxando a multidão até um palco que é montado na areia da praia. O bloco mais popular e mais antigo é o da Pracinha, que reúne pessoas de todas as idades, vai às ruas no domingo, partindo da Praça Souza França, no bairro do Magalhães. Há mais de 50 anos, de forma gratuita, os foliões seguem atrás de trios e carros de som até a madrugada.
Há menos de 10 anos foram criados o Bloko Rosa e o Bloco Pangaré Elétrico, que vendem seus abadas e saem respectivamente no sábado e na segunda-feira, cuja "concentração" ocorre na zona portuária do Porto Pesqueiro de Laguna.


Laguna apresenta diversas e lindas praias com destaque para a do Mar Grosso.
A praia do GI e de Itapirubá destacam-se pelas dunas e preservação da natureza. O Farol de Santa Marta, localizado na Prainha do Farol, é considerado o maior das Américas e, mundialmente, o segundo em alcance. A praia dos Molhes é o local favorito para a prática do surfe e da pesca. Suas águas apresentam temperatura mais amena devido a corrente marítima do Atlântico Sul. Normalmente observam-se pinguins chegando as praias no verão e outono.


O Canal do Molhes ou Molhes é o local onde pescadores e golfinhos trabalham juntos na captura de peixes, especialmente a tainha nos meses mais frios.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laguna_(Santa_Catarina)

Tubarão é um município brasileiro do sul do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28º28'00" sul e a uma longitude 49º00'25" oeste, estando a uma altitude média de 9 metros, com uma área de 300,273 km². No ano 2.000 possuía 88.470 habitantes, atualmente de acordo com o IBGE sua população total observada no último recenseamento realizado em 2.010 foi de 97.281 habitantes, mostrando assim um aumento populacional de 9,96% em relação ao censo anterior.

O nome da cidade deve-se ao rio Tubarão, que em tupi-guarani era chamado Tubá-Nharô, "pai feroz". Outra versão corrente relaciona ainda este nome com o de um cacique muito influente que habitava a região. Não se relaciona, de toda forma, ao peixe homônimo.
Tubarão destaca-se por ser o segundo centro comercial do sul do estado, principalmente na área de cerâmica.
Destaque também para o turismo, centrado em suas estâncias hidrominerais.
Tubarão é importante pólo comercial da região e foi durante muitos anos sede da EFDTC. (Em 1.884, concluiu-se a Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, pioneira na então Província de Santa Catarina, com a extensão de 112 km, originária de uma concessão obtida pelo Visconde de Barbacena, com o objetivo de transportar o carvão de pedra das minas para o Porto de Imbituba). Atualmente a ferrovia não conta mais com a importância do passado, mas apresenta grande valor na cultura local. Em função dos anos em que era a principal forma de transporte da região, foi fundado um museu ferroviário que possui até locomotivas produzidas desde o século XIX.
Tubarão tem uma boa infra-estrutura urbana e seu potencial turístico concentra-se nas águas termais, canalizadas para confortáveis hotéis e no meio rural, com destaque para a localidade de Rio do Pouso, onde pode-se passar agradáveis horas em contato com a natureza e com a cultura e culinária do local. Pólo de integração da região, oferece passeios turísticos mensais nas locomotivas Maria-Fumaça pela Ferrovia Teresa Cristina, ligando as cidades de Imbituba, Laguna, Criciúma e Urussanga.

O percurso liga estas cidades às praias, à subida da Serra do Rio do Rastro, aos monumentos históricos e às tradições das etnias que ajudaram a povoar a região. É mantida pela Rede Ferroviária Federal. A ferrovia, situada entre a serra e o mar, às margens do rio Tubarão, tem como um dos seus atrativos as inúmeras pontes.
Conheça a Praça Dona Thereza Christina, inaugurada em 1.884, por ocasião do Centenário da Ferrovia do mesmo nome, a ponte pênsil localizada em frente à Universidade e o Centro Municipal de Cultura, que agrega um museu em homenagem a um dos maiores pintores catarinenses: Willy Zumblick, além de exposições paralelas, aulas de artes plásticas e cênicas e uma galeria dedicada à história do município.


Tubarão é um dos habitat de um animal muito conhecido no sul do Brasil, a capivara. Este animal é tão numeroso e querido pelos tubaronenses, que foi criada a Festa da Capivara, que hoje em dia é realizada na cidade de Capivari de Baixo, pois quando se realizou a primeira Festa da Capivara, Capivari era apenas um bairro pertencente a Tubarão.
A capivara é encontrada ao logo de toda a margem do rio Tubarão, sendo que, muitas vezes, devido ao alto volume de água do rio, pode-se encontrar as capivaras à beira das estradas que margeiam o rio.
Através de Tubarão pode-se chegar a diversas praias. Seguindo a Avenida Marcolino Martins Cabral, em direção norte, até chegar-se ao Rio Tubarão dai por diante segue-se em estrada de chão costeando o rio até os limites com Laguna, chegando-se ao Farol de Santa Marta, praia da Tereza, Ponta da Barra, Galheta e Camacho.
Via bairro Congonhas, chega-se as mesmas praias. A estrada é de chão até chegar-se a rodovia inter-praias (asfaltada recentemente) que liga a praia de jaguaruna a praia do Camacho,a partir dai todos os acessos as demais praias são por estradas de chão, algumas vezes passando por entre dunas de areias.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o_(Santa_Catarina)


Criciúma é um município brasileiro da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina, na mesorregião do Sul Catarinense, microrregião de Criciúma. Segundo as estatíscas do IBGE de 2.013, conta com 206.395 habitantes, sendo a principal cidade da Região Metropolitana Carbonífera, que possui cerca de 560 mil habitantes, além de ser a cidade mais populosa do Sul Catarinense, a quinta maior do estado de Santa Catarina e a 22ª da Região Sul do Brasil.


Pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, Criciúma abriga mais de 252 mil cadastrados.6 Está entre as 100 cidades do Brasil com o melhor IDH (0,788), ocupando a 76º posição. A dimensão que mais cresceu na cidade no últimos anos foi a educação, seguido de renda e saúde.
A cidade é pólo industrial em diversos setores, entre eles: confecção, embalagens, cerâmico, plástico e descartáveis, metalmecânico, extração do carvão mineral, construção civil e material gráfico.
Com a sede em Criciúma, a Rede Angeloni é a maior rede de supermercados de Santa Catarina e a 10ª maior do país, possui 27 lojas espalhadas pelo Brasil, o maior hipermercado da rede está localizado em Criciúma.
Além de possuir dois shopping centers, no setor de serviços — saúde e educação — destaca-se com três hospitais, duas unidades de atendimento 24 horas, a Universidade do Extremo Sul Catarinense, Instituto Federal de Santa Catarina e outras sete faculdades.
Conhecida por ser a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico. No seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do país.


A Mina de Visitação Octávio Fontana, permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade. Colonizada por italianos, a cidade recebeu também poloneses, alemães, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento.

Entre tantas festas populares que acontecem no Sul, uma delas é em Criciúma. Realizada há mais de 23 anos, a Festa das Etnias, que nas primeiras edições recebeu o nome de Quermesse por ser realizada na Praça Nereu Ramos, ao lado da Catedral São José, reúne todas as tradições étnicas da região e tem como principais objetivos promover as manifestações culturais e integrar os colonizadores de Criciúma, repassando assim sua história cultural.
Criciúma foi classificada em dezembro de 2.002 pela Revista Exame/Agência Simonsen Associados como a 42ª melhor cidade do Brasil para se fazer negócios (era a 37ª em 2.001 e a 27ª em 1.999/2.000).
Tal fato decorre do município ser polo internacional nos setores da indústria de plásticos e descartáveis, indústria química, metal-mecânica, confecção, cerâmica, colorificos e extração mineral, além de importantes construtoras, transportadoras e as maiores redes supermercadistas de Santa Catarina.
A cerâmica, extrativismo mineral, vestuário, a metal-mecânica e o plástico são os principais segmentos. A cerâmica tem dimensão internacional, competindo com a Itália e a Espanha no mercado mundial, com fabricantes de renome como Cecrisa e Eliane. A indústria de descartáveis plásticos é a mais importante do país, respondendo por cerca de 90% da produção nacional de copos, pratos e bandejas plásticas. O vestuário representa o terceiro polo de jeans do Brasil.
A indústria metal-mecânica é a única de envergadura regional, porém pela preocupação que tem demonstrado com os programas de qualidade, tende a obter reconhecimento mais amplo.
O comércio da região é fortemente concentrado em Criciúma, que detém 2.759 estabelecimentos comerciais, ocupando 18% da mão de obra empregada diretamente.
Criciúma é um referencial de compras de produtos da região, especialmente do setor vestuário. O Criciúma Shopping, localizado no bairro Próspera, é um empreendimento com 16,5 mil m² de área construída e 14 mil de ABL. Seu mix inclui 2 lojas âncoras, 100 lojas satélites, 2 salas de cinema, 11 operações de fast food, 2 restaurantes e mais de 900 vagas de estacionamento, apesar de este não suprir as necessidades do município, que já foi mapeado por um grupo de empreendedores a fim de implantar na cidade um shopping proporcional a sua demanda.


A Festa das Etnias é um evento da cidade de Criciúma, no estado de Santa Catarina.
Esse evento mantém as tradições étnicas e tem como principais objetivos promover as manifestações culturais e integrar os colonizadores de Criciúma e região, repassando assim sua história e tradições. A festa ajuda a movimentar o turismo no sul catarinense e tem expectativa de 100 mil visitantes.
No começo recebeu o nome de Quermesse porque era realizada na Praça Nereu Ramos, ao lado da matriz São José. Em 1.989 participaram as etnias italiana, polonesa, alemã, portuguesa e africana, só mais tarde as etnias árabe e espanhola entraram na festa. Depois da Nereu Ramos, também foram sedes: o Parque Centenário, o antigo Pavilhão da Cesaca, seguido do Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski. Atualmente é sediada no Centro de Eventos José Ijair Conte.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crici%C3%BAma

Blumenau é um município da microrregião homônima, na Mesorregião do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. É a cidade-sede da região metropolitana do Vale do Itajaí. É a terceira cidade mais populosa do estado, a 11ª da Região Sul do Brasil e única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais polos industriais, tecnológicos e universitários.
Foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Este desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1.850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel.
O intervalo ocupado entre a foz dos ribeirões Velha e Garcia definiu o atual centro da cidade.
A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo, que, em 2.012, acontece entre os dias 10 e 28 de outubro, e o stammtisch, tradicional reunião de associações na Rua 15 de Novembro.
O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem reuniões do Centro de Tradições Gaúchas e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.
Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, sobressaindo-se informática e particularmente indústria têxtil — com empresas de porte nacional e internacional, como a Companhia Hering, a 16º maior do estado, e a maior produtora de etiquetas do mundo, Haco. Nota-se também a relevância regional do setor de serviços e comércio; nomeadamente saúde e educação, com seus cinco hospitais e a universidade de


Blumenau, além de abrigar três shopping centers. Apesar dos problemas urbanos de poluição da água e do ar e do déficit habitacional, com mais de uma dezena de favelas, Blumenau conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do Brasil e uma cobertura vegetal crescente, sediando o Parque das Nascentes, maior parque natural municipal do país, e o Parque Nacional da Serra do Itajaí.
O município de Blumenau está localizado no nordeste de Santa Catarina, no chamado Médio Vale do Itajaí, região pertencente ao Vale do Itajaí. Possui uma área de 519,8 quilômetros quadrados, sendo 206,8 km² (39,8 por cento) de área urbana e 313,0 km² (60,2 por cento) de área rural, e apresenta as coordenadas geográficas 26° 55' 08" Latitude Sul e 49° 03' 57" Longitude Oeste.

Os municípios limítrofes de Blumenau são Jaraguá do Sul ao norte, Massaranduba a nordeste, Pomerode ao oeste, Indaial a sudoeste, Luiz Alves e Gaspar ao leste, e Botuverá e Guabiruba ao sul. Está a 130 km da capital Florianópolis, por via asfáltica, e 90,4 km em linha reta.

A cidade é banhada pelo Rio Itajaí-Açu e propensa a enchentes, constantes na história do município, inclusive tendo protagonizado algumas de repercussão nacional, como as enchentes de 1.983-1.984 e 2.008.
Blumenau possui um relevo muito acidentado, caracterizado por serras na região sul, vales na região norte e ribeirões, como o Ribeirão Garcia e o Ribeirão da Velha.
Um dos pontos culminantes mais conhecidos da cidade é o Morro Spitzkopf, com aproximadamente 940 metros de altura, porém o ponto mais alto da cidade é o Morro Loewski com cerca de 980 metros, seguido do Morro Santo Antônio com 970 metros — todos os três situados na Zona Sul de Blumenau e Serra do Itajaí. A altitude média é de 21 metros acima do nível do mar.
Apesar de figurar no quarto lugar entre as maiores economias de Santa Catarina, atrás de Joinville, Itajaí e Florianópolis, possui uma forte influência no estado, pois junto com Joinville e Itajaí, são os maiores centros industriais de Santa Catarina.
A principal atividade econômica de Blumenau é a indústria têxtil, responsável por fabricantes de grande porte como a Cia. Hering, a Dudalina, a Karsten, e a Teka.
Além de médias e pequenas empresas de destaque nacional. Devido a esse caráter da região, possui ainda empresas como a Haco Etiquetas, fazendo da cidade a maior produtora mundial de etiquetas. Blumenau se destaca ainda em outros setores industriais, como a metalúrgica, mecânica e de material elétrico, e é o maior pólo produtor de transformadores do Brasil.
Consolidando sua economia diversificada. Outro setor de destaque é o de informática, sendo a cidade-sede do chamado Vale do software e pioneira do setor no estado, tendo muitos softwares líderes em seu segmento, alguns dos quais nascidos na Blusoft, incubadora de empresas do setor.
Um mercado novo, mas em rápida expansão é a produção de cervejas artesanais, como a Eisenbahn e a Bierland.
Conta com uma economia vigorosa, reforçada por um forte comércio, prestação de serviços e turismo de eventos, contando com feiras de projeção internacional, que geralmente são realizadas na Vila Germânica.

A Oktoberfest de Blumenau é um festival de tradições germânicas que ocorre na cidade de Blumenau, Santa Catarina durante o mês de Outubro. Ela é uma das celebrações que surgiram no mundo similares à Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival. No Brasil além das que ocorrem em Blumenau, as "Oktober" ocorrem também em Igrejinha e Itapiranga em Santa Catarina, em Marechal Cândido Rondon e Rolândia no Paraná, em Santa Cruz do Sul e São Lourenço do Sul no Rio Grande do Sul, São Paulo em São Paulo e entre outras cidades.
Em Santa Catarina também existem outras inúmeras festas alemãs no mês de outubro, como a Fenarreco em Brusque, a Bierfest em Joinville, a Schützenfest em Jaraguá do Sul, a Kegelfest em Rio do Sul.
É considerada uma das maiores festas alemãs das Américas, a maior festa germânica do Brasil, e é uma das maiores Oktoberfest do mundo, junto da Oktoberfest de Kitchener-Waterloo no Canadá e atrás da original de Munique.
A Oktoberfest de Blumenau é realizada no Parque Vila Germânica, localizada no Bairro da Velha, com duração de 18 dias.
A Oktoberfest de Blumenau foi criada em 1.984, depois da cidade ter sofrido uma forte enchente do Rio Itajaí-Açu que corta a cidade, com o objetivo de recuperar a economia e levantar a moral dos habitantes da cidade. Antes mesmo disso, já era pretendida por empresários da indústria e comércio da cidade a criação desta festa nos moldes da de Munique, mas a enchente foi um fato marcante para o seu início efetivo.
Desde a primeira edição foi um sucesso, mantendo-se até hoje com um público médio de 700 mil por ano. Durante o evento acontecem os desfiles de danças típicas (Tanzgruppen), grupos de tiro (Schützenvereine), canto, trajes típicos e culinária alemã.
O Fritz e a Frida são os personagens típicos do alemão e da alemã.
A Vovó Chopão e o Vovô Chopão são personagens símbolos oficiais da festa.


O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro é um concurso que ocorre durante o evento. Pelas suas regras, o concorrente tem que beber um metro de chope (tulipa de 600 ml), sem babar ou tirar a tulipa da boca, vencendo o que tomar em menos tempo. 
Cada noite do concurso há um vencedor, e ao final do evento são conhecidos os tomadores de chope que fizeram o menor tempo em todos os dias de competição, nos dois naipes, masculino e feminino.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blumenau
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oktoberfest_de_Blumenau

Blumenau: Um pedacinho da Alemanha no Brasil
Uma volta ao mundo com um gostinho especial de Alemanha
Gastronomia em Blumenau
Além de toda importância para economia da região, e seu destaque como município, Blumenau não deixa a desejar no quesito alimentação. Como foi colonizada por alemães, seus pratos num modo geral, são influenciados pela tradição alemã.
E é por isso que no meio de todas as variedades que uma cidade deste porte apresenta, encontramos comidas típicas da região da Baviera. Não é difícil encontrarmos o kassler – costeleta de porco - e o eisben – joelho de porco - acompanhados por uma cerveja artesanal. E há também o delicioso marreco com purê de maçã e uma variedade imensa de salsichas. Outra culinária que também merece um destaque, é a italiana. A região de Blumenau conta com bons restaurantes que preparam massas ao melhor estilo da Itália.
Começaremos pela Casa da Gruta! Este restaurante funciona em um casarão, com uma decoração clássica que irá compor todo o ambiente e transformar sua refeição em um momento super agradável e diferente. Os principais pratos da casa são os pratos alemães, como as salsichas, joelho de porco, chucrute, e é claro com um bom chopp. Um ótimo lugar pra ir comer com a família, e fica localizado na rua São Paulo, 1.238.

Como foi recomendado, o lugar que serve o delicioso marreco, é uma linda casa no estilo típico da cidade, o enxaimel, e abre somente aos domingos, das 11 até às 15 horas. Chamada de Abendbrothaus, esta simpática casa serve um marreco recheado acompanhado de purê de maçã, que vale a pena ser provado.

É necessário programar sua agenda para o domingo, e reservar uma mesa com um dia de antecedência. Para saborear o marreco vá na rua Henrique Conrad, 1.194.
Para sair com seu par, a melhor indicação é o Frohsinn, que além de uma comida excelente, oferece uma vista privilegiada da cidade, que torna o momento inesquecível. A vista panorâmica da cidade, em conjunto com um delicioso cardápio, você encontra na rua Gertrud Sierich, 940.

Se seu desejo é se afastar um pouco de toda essa comida alemã, aqui te contamos a solução! A melhor comida italiana da cidade, em um ambiente descontraído e familiar, perfeito para você e sua família inteira. A decoração é linda e o espaço amplo, na Trattoria di Mantova, sua satisfação é garantida. Não deixe de conferir, fica na alameda Rio Branco, 833.

Também uma ótima opção, de mesmo nível da anterior, é o restaurante italiano Funiculì Funiculà. Com toda sua decoração trazida da Itália, o restaurante fascina pela seu ambiente, transportando o cliente para Itália através de paladares e ambientes.
Reconhecido internacionalmente, o Funiculì Funiculà fica na rua Hermann Hering, 532.

Para uma comida diferente, mais especificamente árabe, existe o Brimos Culinária Árabe. Com um ambiente conceitual, o Brimos começou com uma pequena loja e hoje, com um ambiente amplo, oferece o melhor da comida árabe em Blumenau. Não perca a oportunidade de experimentar a esfiha! Situado na rua Antonio da Veiga, 390, o Brimos Culinária Árabe é nossa recomendação.

Para tomar um chopp geladíssimo e aproveitar a noite de Blumenau, as recomendações são: Alemão Batata Chopperia e a Cervejaria Eisenbahn. O Alemão Batata Chopperia oferece a famosa batata recheada como prato mais famoso, acompanhado, é claro, de um maravilhoso chopp. A Chopperia tem ligações com o Oktoberfest e mantém o espírito festivo o ano inteiro! Localizada na rua Albert Stein, 199.


Já a Cervejaria Eisenbahn, fica localizada na rua Bahia, 5.181, e produz suas cervejas seguindo a Reinheitsgebot, uma lei alemã de pureza de produção. Com uma grande variedade de chopps e cervejas, vale a pena provar todas!

Outra opção muito tentadora para petiscar e tomar um chopp, é o Pancho Dog & Chopp. Localizado na rua Alberto Stein, 199, o Pancho oferece um cardápio variado que conta com hamburgers, panchos e até mesmo um rodízio de chopps. Um lugar maravilhoso para levar os amigos e se divertir.
Se o seu estilo é algo mais simples e convidativo, o lugar perfeito é a Baggio Pizzaria e Focacceria! Com um ambiente aconchegante, simples e original, a Baggio te deixa super a vontade em seu ambiente amigável. Para uma pizza pra lá de apetitosa e amistosa, vá até a rua Sete de Setembro e pare no número 250.


A fome bateu logo que você entrou no território da cidade? Pare o carro imediatamente na Praça do Biergarten, e entre no Expresso Blumenau.
Um belíssimo lugar, com um atendimento espetacular, e uma decoração interessante, Expresso Blumenau fica logo na entrada da cidade, e serve desde pratos e típicos da região até pratos internacionais. O endereço é: rua XV de Novembro, 160.



http://www.logitravel.com.br/guias-de-viagens/gastronomia-blumenau-821_2.html


Pomerode é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localizado na Mesorregião do Vale do Itajaí e na Microrregião de Blumenau.

Até o século XVI, a região do atual município de Pomerode era território tradicional dos índios carijós. Com a chegada dos colonizadores portugueses, nesse século, os carijós foram escravizados e exterminados.
Desde então, a região permaneceu pouco povoada, até o início da imigração alemã no Brasil, no século XIX. Foi, então, fundada uma colônia na área, criada em 1.861 pelos imigrantes pomeranos, estrategicamente localizada entre Blumenau e Joinville. A localização foi incentivada pelo doutor Hermann Blumenau, para que, assim, se fortalecesse o comércio entre ambas as cidades.
Os lotes de terras foram divididos entre os imigrantes, que se dedicaram à produção de arroz, batata, fumo, mandioca, feijão e à criação de animais. Com a chegada do século XX, pequenas indústrias se instalaram na região, com destaque para as de porcelana.
A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha e a Polônia.
Os pomeranos são descendentes de uma mistura de povos germânicos e eslavos e, desde o século XII, quando passaram a fazer parte do Sacro Império Romano-Germânico, sofreram um processo de germanização de seu idioma e costumes. Quando chegaram ao Brasil, os pomeranos não se identificavam como alemães, pois possuíam características culturais distintas. Entretanto, com o passar do tempo, acabaram se incluindo entre os alemães.


90% dos habitantes de Pomerode são descendentes de alemães pomeranos e a maior parte dos moradores são bilíngues: falam o português juntamente com o pomerano (Pomerisch ou Pommersch Platt, em alemão). Ao lado do dialeto alemão, também conhecido como Hunsrückisch, o Pomerano é o falar germânico mais difundido entre a população teuto-brasileira.
Em 1 de setembro de 2.010, o município instituiu a língua alemã como co-oficial secundária.

Por toda a cidade, há casas edificadas de acordo com a típica arquitetura germânica enxaimel, restaurantes de comida alemã e festas que celebram as tradições germânicas, cuidadosamente preservadas por seus habitantes.
Todo ano, no mês de janeiro, acontece a Festa Pomerana na cidade, uma festa conhecida por ser praticamente voltada a cultura alemã, muito parecida com a Oktoberfest. Há muitos aspectos da cultura local que acontecem nessas comemorações, como o ritual do casamento pomerano tradicional, comidas e bebidas típicas e muita música alemã. Na festa, há diversas competições entre os moradores, como o chope em metro, disputa de serrar madeira, tiro ao alvo, entre outros. Cada edição reúne cerca de 25 mil pessoas e dura quase 2 semanas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pomerode






“Pomerode tem mesmo o melhor Marreco Recheado do Brasil”.





Santuário Santa Paulina em Nova Trento
O Santuário Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.
Em cada espaço você sentirá a presença de Santa Paulina, através de cada marco histórico dedicado a ela e aos seus antepassados.
O Complexo oferece ao devoto uma estrutura de qualidade com restaurante próprio, hospedagem e loja de lembranças que possibilitam a todos aqueles que visitam o Santuário desfrutar de ricos momentos e ainda levar uma lembrança.
Características naturais que fazem a diferença
Além da beleza arquitetônica do templo, o parque ecológico é um capricho da natureza. São Bosques sempre verdes, desde o alto da montanha, até a planície do vale estreito e perfeito.
Aqui as nascentes cristalinas e puras correm as matas, brincam com as pedras e cantam sem parar. A glória de Deus é entoada também, pelo canto e encanto dos pássaros, sempre presentes e fascinantes. Fauna e flora completam a beleza sem igual, que extasiam os sentidos e inebriam a alma dos visitantes. A frase mais comum ouvida a partir da experiência dos visitantes é: “Aqui se respira paz e beleza”.


Daí, o status de santuário ecológico, porque fé, riqueza natural e beleza estão em harmonia e abundância, para serem contempladas.
Detalhes do projeto
A geometria do projeto remete ao formato de duas mãos em prece ou ainda de uma tenda, lembrando a itinerância dos peregrinos.
Este estilo permite a ventilação natural da nave central, por meio de uma lanternim, uma faixa contínua, localizada no eixo central da cobertura, direcionada ao céu. Mediante sua forma ascendente, busca a criação de um espaço repleto de luz, como forma de inspiração à meditação e às preces, à busca da espiritualidade e ao encontro com do divino.

http://www.santuariosantapaulina.org.br/



Brusque é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º05'53" sul e a uma longitude 48º55'03" oeste, estando a uma altitude de 21 metros. Sua população recenseada em 2.012 é de 112.763 habitantes considerando-se uma cidade média, sendo a 11ª maior cidade em população, maior número de carros por habitantes, 2° melhor cidade para se viver em Santa Catarina e 45°no Brasil.

Brusque é conhecida como "Berço da Fiação Catarinense" e "Cidade dos Tecidos" pois foi na cidade que se iniciou um dos maiores polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil. João Bauer, em 1.890, desenvolveu a primeira tentativa de produção de tecidos no município, contando com ajuda dos imigrantes poloneses, conhecidos como tecelões de Lodz.

A segunda tentativa que logrou êxito aconteceu com o apoio de Carlos Renaux, comerciante, que instalou teares de madeira rústicos, construídos pelos próprios poloneses, dentro do depósito de sua casa de comércio em 1.892, fundando a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux S.A., um dos ícones da indústria no Sul. Em 1.898, surgiu a Buettner e em 1.911 a Schlösser.

Essas indústrias dominaram a principal atividade econômica da cidade durante a maior parte do século XX, até no final dos anos 80. Ainda hoje é um dos setores mais fortes da economia local, agregando nomes importantes na área de malhas e serviços têxteis (tinturaria, fiação, tecelagem, estamparia), tais como Aradefe, Tinturaria Florisa, RVB Malhas, LoosTex, Warusky etc.

Foi em Brusque que se originaram as primeiras geladeiras da marca Consul, em 1.945. O incentivo do Cônsul Carlos Renaux, que fomentou uma pequena oficina para protótipos e testes, propiciou a criação de uma das maiores indústrias de refrigeração do Brasil. Poucos anos depois, em 1.950, a fábrica Cônsul se estabeleceu definitivamente em Joinville, no norte catarinense.
A indústria metalmecânica também prosperou na cidade. A primeira indústria metalúrgica de Brusque foi a Fundição Hércules S.A. As principais indústrias desse segmento se concentram na área automotiva, de grande projeção nos mercados interno e de exportação, como a ZM S.A., Zen S.A., 3RHO e a Remy. No setor de máquinas, equipamentos eletromecânicos e serviços metalúrgicos, outros nomes se destacam como a Irmãos Fischer, Siemsem, Kimak, Metalúrgica Brusque, Embreex, Fundição Hércules, Metalúrgica BOMASI entre outras.
A área de confecções, que surgiu durante os anos 80, estabeleceu na cidade centenas de pequenas e médias empresas. Destaca-se a Colcci, marca originalmente criada em Brusque e de grande projeção nacional. Segundo o IBGE, Brusque está entre as dez maiores economias de Santa Catarina e na posição 184 entre os municípios brasileiros.
Brusque é uma cidade pioneira no meio esportivo catarinense. O primeiro Clube de Caça e Tiro, ou Schützenverein, de Santa Catarina e mais antigo do gênero na América Latina - Clube Caça e Tiro Araújo Brusque foi fundado em 14 de julho de 1.866.

Em 1.900 fundou-se a Sociedade Esportiva Bandeirante, clube que sempre esteve na vanguarda esportiva da cidade, com times de Voleibol, Basquete, atletas de Tênis e outros esportes. Foi palco da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brusque


A Fenarreco – Festa Nacional do Marreco, nasceu em 1.985, inspirada na criação da Oktoberfest, de Blumenau, para atender aos inúmeros turistas que chegavam à cidade à procura da carne de pato. O marreco tornou-se tradicional depois que os clubes começaram a adotá-lo entre as opções gastronômicas servidas durante festas e eventos sociais.
O costume do uso da carne do marreco foi trazido pelos imigrantes alemães, que no continente europeu utilizavam o ganso como o principal prato na ceia natalina. Como em terras brasileiras, no início do século 19, não existiam gansos, eles foram substituídos inicialmente por patos selvagens e depois pela atual qualidade, denominado pato de pequim, já que marreco é a denominação dada ao pato de pequim na nossa região.
Seu gosto exótico e requintado, acrescido pelos temperos criados na cozinha regional, levaram o marreco a ser considerado uma iguaria e isso começou a despertar a curiosidade do público. A fama do seu produto logo cruzou fronteiras e a frenética procura surgida daí em diante inspirou a Secretaria de Turismo de Brusque a criar um evento em cima da fama do marreco. Assim, em 1.985 foi criado o primeiro esboço para a realização de uma festa. Entretanto, em virtude da grande destruição que a cidade viveu um ano antes, com a maior enchente do século, não houve condições físicas nem financeiras para sua realização.

Na época a cidade possuía pouco mais de 50 mil habitantes e quase nenhuma tradição turística. Por isso, também não existiam locais para a realização de eventos. Desta maneira, foram utilizadas as dependências do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, que também precisou passar por profundas reformas em virtude dos estragos da enchente e pela falta de conservação de algumas áreas daquela sociedade.
Assim, em 1986, foi anunciada oficialmente a realização da 1ª Fenarreco, promoção que a então Comissão Municipal de Turismo passou a divulgar em âmbito nacional junto com a Santur.
A ideia dos organizadores era preparar uma festa gastronômica na qual o público aproveitaria o clima de outubro para almoçar ou jantar em Brusque e depois seguir para Blumenau, onde na Oktoberfest, continuariam o divertimento.
Por isso, ela abria ao meio-dia e tinha encerramento previsto para às 23 horas. Entretanto, essa proposta foi desfeita no primeiro dia. Aberto no início da noite, o “jantar” que deveria terminar no horário previsto foi tomado por uma multidão. As pessoas, ao contrário do que se havia imaginado, não foram apenas para a Fenarreco para comer.
Foram com a disposição de também beber muita cerveja e dançar o ritmo das músicas tradicionais. Quando, às 23 horas, a banda tocou a valsa da despedida, o público não entendeu o que estava acontecendo e ninguém ia embora. A organização convenceu os integrantes a tocarem por mais algum tempo e o baile seguiu até a 1 hora da manhã.
Apesar de Brusque já realizar algumas edições da feira industrial durante os meses de verão, foi a chegada da Fenarreco que alavancou o turismo na cidade.
O crescimento da festa foi tão intenso e tão rápido que o Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque não comportava mais a expectativa de um público maior. Foi assim que a Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, construiu o Centro de Promoções. Com uma área superior a 12 mil metros quadrados de construção, é atualmente o principal local de eventos da cidade.
Depois de três edições no Clube, a Fenarreco foi realizada pela primeira vez no atual endereço, mas sem o pavilhão.
Duas grandes coberturas de lonas foram utilizadas para os bailes e a feira industrial e outros menores abrigavam os serviços de restaurante e bebidas, além dos sanitários. Pequenas construções de madeira também serviam alternativas de lanches para o público presente.

Somente em 1.991, com a conclusão da construção, a festa pôde ser realizada em dependências mais confortáveis e suficientes para receber um grande público.
E ele não decepcionou. Com pequenas alternâncias a Fenarreco continuou sendo uma festa típica alemã até o ano 2.000. Em 2.001, a nova administração tentou dar um novo foco à festa, misturando o típico ao moderno. Para isso foram contratados diversos shows com artistas nacionais, mas o resultado foi decepcionante.
O público não participou e criticou a iniciativa. Entretanto, por mais sete anos a experiência continuou sendo mantida, levando a festa aos piores níveis. Muitas pessoas apostavam que seria o fim da era Fenarreco e que esse tipo de festividade tinha cansado os participantes.
Em 2.009, a atual administração prometeu resgatar as raízes da festa e voltou a contratar somente bandas típicas, montar novas decorações, preparar diferentes desfiles e exigir maior qualidade aos responsáveis pela alimentação e bebida.
E a fórmula deu certo. Não só o povo voltou para o Centro de Promoções Maria Celina, mas também as tradicionais famílias da cidade retornaram. Agora, os organizadores já podem pensar novamente em buscar o turista de outros centros e mostrar-lhes um autêntico festival alemão, um festival brusquense com muito marreco.
Principais pratos servidos na Fenarreco
Marreco com repolho roxo – acompanhado de purê de batatas, macarrão e chucrute
Eisbein (joelho de porco) – cozido e assado
Bock und weiss wurst – salsichas vermelhas e brancas
Frango alemão – frango assado
Steak brasileiro – filé grelhado



Risoto de marreco – arroz arbóreo com carne de marreco
Banana Flambada com sorvete
Panqueca de frutas vermelhas com sorvete
Strudel de maçã com sorvete.
http://www.brusque.sc.gov.br/web/turismo_noticia.php?noticia=5941:historia_da_fenarreco

Itajaí é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se no litoral centro norte catarinense e faz parte do Vale Europeu, na foz do Rio Itajaí-açu. Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população em 2.010 era de 183.388 habitantes.
Possui o segundo maior produto interno bruto do estado e a maior renda per capita do estado.
Todo o atual litoral do estado de Santa Catarina foi habitado, até o século XVI, pelos índios carijós. A partir desse século, com a chegada de navegadores espanhóis e portugueses, os índios locais foram escravizados para servir de mão de obra nas plantações de cana-de-açúcar, localizadas principalmente na cidade de São Vicente.
Em 1.750, colonos portugueses vindos da Ilha da Madeira e dos Açores instalaram-se na região. Tornou-se um povoado em 1.823 e distrito em 31 de março de 1.833 e, no final do século XIX, recebeu um grande número de imigrantes alemães e imigrantes italianos.
Embora só tenha sido fundada em 15 de junho de 1.860, a colonização de origem europeia de Itajaí começou em 1.658. O primeiro sesmeiro da região foi João Dias Arzão, que, em 1.658, recebeu uma sesmaria em frente ao Rio Itajaí-Mirim.
Itajaí apresenta uma economia sólida e um padrão de qualidade de vida relativamente alto. Sua localização condiciona o desenvolvimento da atividade pesqueira, portuária e industrial, impulsionando o setor de serviços. O Porto de Itajaí é responsável pela maior parte das exportações da Região Sul do Brasil e é segundo colocado no ranking nacional de movimentação de contêineres, atrás somente do Porto de Santos.
Itajaí é considerada referência nacional em infraestrutura voltada à instalação de empresas. Polo da indústria naval, já conquistou a vinda de empresas exportadoras da área de montagem automobilística e também de vestuário.
Em matéria de expansão, os setores da economia que mais se expandem são, respectivamente: logística, armazenagem de contêineres e turismo.
Grande parte da capacitação da mão-de-obra lotada em Itajaí advém da Universidade do Vale de Itajaí, que é a maior universidade de Santa Catarina.
Cidade de praias, entre elas Molhes, Atalaia, Geremias, Cabeçudas, Morcego, Brava e Solidão, ampla área rural e belas paisagens naturais, com uma rica herança cultural de imigrantes alemães, italianos e portugueses.
Além de uma Comunidade Negra que tem na Sociedade Sebastião Lucas um de seus pontos de encontro.
Situada na cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, a Praia Brava é conhecida por sua exuberante natureza, águas límpidas e tranquilidade. São quase 3 km de orla do Canto do Morcego ao Canto dos Amores.
É também considerado um templo da música eletrônica no Brasil. Abriga o renomado Warung Beach Club, eleito três vezes o melhor clube do mundo. Além disso, a Brava conta hoje com o Kiwi Bar e o Madê Pantai Club.

E são nesses lugares, em meio a natureza, por onde passam os melhores djs do planeta e acontecem as melhores festas do verão catarinense.
A Brava também é um ponto importante para os amantes do voo livre e do surfe, inclusive a praia recebeu no ano de 2.007 pela primeira vez uma etapa do WQS, a divisão de acesso do surfe internacional.

Itajaí possui um píer para navio de passageiros que serve de ponto de apoio no litoral de Santa Catarina, alfandegado, dotado de infraestrutura adequada e exclusiva para recepção de embarcação de grande porte, voltado aos cruzeiros marítimos de lazer.


Sua estrutura para atracação de navios, conta com cinco Dolfins (dois de amarração e três de atracação), dez metros de calado, 220 metros de plataforma do cais, 945 metros de plataforma em concreto.
A Marejada, festa portuguesa e do pescado, é a principal festa municipal, mostrando atrações relativas ao mar e ao Açores, que acontece todos os anos durante o mês de Outubro, com uma duração geralmente entre sete e catorze dias. É a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil. Itajaí também é sede do Clube Náutico Marcílio Dias, agremiação esportiva de futebol e remo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Itaja%C3%AD



A combinação entre cerveja artesanal e shows de rock será apresentada no Festival Rock 'n Beer, que ocorre neste sábado, 21 de Setembro de 2.013, a partir das 11 horas no Centreventos Itajaí, em Itajaí. No evento estão representadas dez cervejarias artesanais de renome no Brasil, restaurantes, artigos cervejeiros, artigos musicais, vestuário e seis bandas de rock com diversas vertentes e estilos.
Estão confirmados os shows de Variantes, de Chapecó, Fevereiro da Silva, banda de Joinville, Café Brasilis, de Itajaí, Expresso Vermelho, de Curitiba, Helvéticos, de Bombinhas, e Ou3tórya, também de Itajaí.

Entre as cervejarias confirmadas estão Itajahy, Saint Bier, Coruja, Sambaqui, Klaus Bier, Kiezen Ruw, Eisenbahn, Baden Baden, Basement e Província, além dos empórios Einbier, Beer House e Mr. Beer.
Além dessas atrações, o evento terá lojas de vestuário e dois restaurantes, um de comida japonesa e outro especializado em gastronomia europeia. Haverá, ainda, a distribuição de canecas especiais personalizadas do festival, com o objetivo de evitar o desperdício de copos plásticos e oferecer uma lembrança da festa.
Os ingressos custam R$ 25,00 antecipados e R$ 30,00 na hora.


http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/musica/noticia/2013/09/evento-em-itajai-reune-shows-de-rock-com-cervejas-artesanais.html

Joinville é um município localizado na região nordeste do estado de Santa Catarina, no Brasil. É a mais populosa cidade do estado, à frente da capital, Florianópolis, distante 180 km. Possui área de 1.130 quilômetros quadrados e população de 526. 905 habitantes (em 2.012).

É o terceiro município mais populoso da Região Sul do Brasil e o 36º mais populoso do Brasil. É sede da Microrregião de Joinville, da Mesorregião do Norte Catarinense e da Região Metropolitana do Norte/Nordeste Catarinense, a qual contava, no último censo, aproximadamente 1.1 milhões de habitantes.

A cidade possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (0,809) entre os municípios brasileiros, ocupando a 21ª posição nacional e a quarta entre os municípios catarinenses. Joinville ostenta os títulos de "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança".

É ainda, conhecida por sediar o Festival de Dança de Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Joinville Esporte Clube.
Índios tupis-guaranis (mais especificamente, os índios carijós) ainda habitavam as cercanias quando aqui chegaram os primeiros imigrantes europeus.
No século XVIII, estabeleceram-se, na região, famílias de origem portuguesa, com seus escravos negros, vindos provavelmente da capitania de São Vicente (hoje estado de São Paulo) e da vizinha cidade de São Francisco do Sul. Adquiriram lotes de terra (sesmarias) nas regiões do Cubatão, Bucarein, Boa Vista, Itaum, Morro do Amaral e aí passaram a cultivar mandioca, cana-de-açúcar, arroz e milho, entre outros produtos.
O rio Cachoeira passa pelo centro da cidade e desemboca na baía da Babitonga. O município ainda conta com extensas áreas de manguezais (mangue).
A cidade é em geral plana, situando-se ao lado da baía da Babitonga - um dos atrativos naturais do município, ocorrendo algumas pequenas elevações conforme vai-se afastando. A altitude da sede é de 4,5 metros, embora, na parte central da cidade, a altitude chegue a apenas 4 cm, o que, em dias de maré muito alta, causa alagamentos.

Há montanhas elevadas em torno da cidade. A área em torno do rio Cachoeira é quase toda urbanizada, mantendo alguns manguezais preservados.
O ponto culminante é o Pico Serra Queimada, com 1.325 metros de altitude, na Serra Queimada. A vegetação em torno da cidade e nos morros em sua área urbana é constituída por remanescentes da mata Atlântica.
A abastada classe de industriais da região criou, logo no início do século XX, a Associação Comercial e Industrial de Joinville (atual Associação Empresarial de Joinville). Hoje, a região produz 18,9 por cento (valor adicionado fiscal) do produto interno bruto global do estado de Santa Catarina.
Joinville é cortada por várias rodovias e linha férreas que também contribuíram para tornar a cidade o 3º maior polo industrial da Região Sul do Brasil.


Apesar da progressiva terciarização do centro, a atividade industrial continua com grande relevância, laborando, na sua cintura industrial, grandes conglomerados do setor metal-mecânico, químico, plásticos, têxtil e de desenvolvimento de software, tornando-a um grande polo dessa tecnologia.
Sendo a cidade mais importante industrialmente em Santa Catarina, muitos das mais importantes grupos econômicos do país de diversos setores – tais como a Cipla, Buschle & Lepper, Amanco (antiga Akros), Schulz S.A, Franklin Electric (Schneider), Neogrid, Docol, Döhler, Embraco, Ciser, Lepper, Tigre, Tupy, Totvs, Britânia, KaVo Dental, Krona, Universal Leaf Tabacos, General Motors, Whirlpool, Wetzel, Laboratório Catarinense, Siemens, entre outras.



Joinville é o segundo maior polo metalúrgico do Brasil, ficando atrás, apenas do estado inteiro de Minas Gerais. Outra marca importante da cidade é que ela é o maior polo industrial de ferramentaria do país.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Joinville

Lages é um município brasileiro da região sul, localizado no estado de Santa Catarina. A cidade possui 158.961 habitantes, conforme estimativa do IBGE de julho de 2.013, e faz parte da mesorregião (política) e região (geográfica) serranas do estado. Lages é o maior município em área do estado e cidade-sede da Região Metropolitana de Lages.
Fundada em 1.766 pelo bandeirante paulista Antonio Correia Pinto de Macedo, Lages servia inicialmente como estalagem para a rota comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente na passagem do gado dos campos gaúchos para abastecer os trabalhadores da extração de ouro em Minas Gerais.

Correia Pinto batizou-a assim devido à abundância da pedra laje na região; o nome original era Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajens.
Décadas após o fim da Revolução Farroupilha, teve seu primeiro paço municipal edificado entre 1.898 e 1.902. O prefeito na ocasião era Vidal Ramos Júnior, e a prefeitura foi projetada por um desenhista da Diocese de Lages.



Com arquitetura neoclássica romana, tem os detalhes das aberturas em estilo coríntio; todas as estruturas em madeira são de araucária. Quando reformada pelo arquiteto João Preto de Oliveira, recebeu um pavimento superior.
O município localiza-se na Bacia do rio Canoas, cujos principais rios são: Pelotas, Canoas, Lava-Tudo, da Divisa, Vacas Gordas, Pelotinhas, dos Macacos, do Pessegueiro, Caveiras, Piurras, Dois Irmãos e Limitão. O principal curso de água urbano é o Rio Carahá.
A economia lageana é basicamente sustentada pela pecuária, agricultura (com destaque para a vinicultura), indústria madeireira (com destaque na produção de papel e celulose) e turismo rural.
A economia de Lages sofreu um forte declínio com a redução sistemática da pujança do ciclo da madeira, que teve seu auge até a década de 1.950. O município, outrora o maior e mais rico do Estado, teve sua fatia do PIB estadual bastante reduzida. Novos projetos industriais, desenvolvimento regional sustentável e investimentos no município têm contribuído para que a arrecadação volte a crescer.

O parque industrial de Lages consiste, em grande parte, de empreendimentos ligados à cadeia produtiva da madeira, como madeireiras, fábricas de grampos, fábricas de portas, soleiras, batentes e congêneres.
Todavia, empresas ligadas ao setor metal-mecânico têm papel importante na geração de emprego e renda do município.
Em Lages existem empresas que são sede de multinacionais no ramo de peças de tratores e outros veículos terrestres. Ademais, algumas grandes indústrias têm filiais no município, tais como uma grande cervejaria (Brahma/AmBev), uma exportadora de alimentos à base de frango (Vossko) e empresas de papel e celulose (Klabin).


Empresas do ramo têxtil começaram recentemente a instalar-se na cidade, por falta de mão-de-obra no litoral e Vale do Itajaí. Confecções de ramos variados como cortinas, lingeries e uniformes já se instalaram. 
O Turismo Rural em Lages nasceu no ano de 1.984, na Fazenda Pedras Brancas, pioneira do Turismo Rural do Brasil. Fazendas centenárias da região, começaram a adaptar-se para receber visitantes e turistas que queriam conhecer a lida de campo, a vida simples do homem serrano, com ordenhas, plantações, gastronomia, etc.

Hoje, o Turismo Rural é conhecido nacionalmente e cada vez mais procurado por pessoas que vivem no agito da cidade e refugiam-se para passar dias agradáveis junto a natureza. Lages também é conhecida como Capital Nacional do Turismo Rural.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lages


Caçador é um município brasileiro pertencente ao estado de Santa Catarina. A sede do município está localizada na Foz do rio Caçador no rio do Peixe, a 920 m de altitude. Com uma população estimada em 74 276 habitantes, Caçador é o 15º município mais populoso de Santa Catarina e o 420º do Brasil.

A área do município tem 981,9km². Caçador detém o título de capital industrial do meio-oeste catarinense e é o maior produtor de tomates por hectare do Brasil.
O território do município é rico em recursos hidrominerais, situando-se em sua totalidade sobre o Aquífero Guarani.
É banhado por vários rios, dentre os principais o que deu o nome à cidade, Caçador, e os do Peixe, Castelhano, XV de Novembro, Jangada, Preto, São Pedro e Veado.
A economia de Caçador desenvolveu-se através da extração e industrialização da madeira, num primeiro momento retirada das florestas centenárias de araucária e imbuia da região e, posteriormente, quando da exaustão destas, de reflorestamentos com pinus elliottii.
A agricultura emerge como nova opção de geração de divisas, com destaque para os hortifrutigranjeiros. Caçador já foi considerada a maior produtora de tomates do sul do Brasil.e também muitas industrias de plastico fio de cobre, metalúrgicas e por ultimo o ramo do transportes, com a Reunidas, maior empresa de transporte rodoviário do sul do Brasil.


A floresta nacional de Caçador contribui, com seus reflorestamentos de araucária, para a preservação desta espécie única, símbolo de toda a região e que, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), encontra-se em perigo crítico de extinção.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ca%C3%A7ador

Chapecó é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Considerada a capital brasileira da agroindústria e capital catarinense de turismo de negócios, foi totalmente planejada, e seu traçado é em forma de xadrez. Com uma população estimada em 210.885 habitantes, está localizada no Oeste Catarinense, na inserção da bacia hidrográfica do rio Uruguai, cujo curso define a divisa com o estado do Rio Grande do Sul.
Os municípios vizinhos são, basicamente, antigos distritos desmembrados, como Cordilheira Alta, Seara, Xaxim, Coronel Freitas, Guatambu e Nova Itaberaba.
Chapecó tem 626.060 km² . Os indicadores sócio-econômicos da cidade estão entre os mais elevados do país, possuindo um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0.790, sendo o 67º maior IDH municipal do Brasil e o 12º de Santa Catarina.
 
Chapecó é a cidade polo desta região do estado, onde existem cerca de duzentos municípios, que juntos somam mais de 2 milhões de habitantes. Nessa região do estado foi o nascimento e ainda estão instaladas algumas unidades industriais processadoras e exportadoras de carnes de suínos, aves e derivados , é conhecida como a capital brasileira agroindustrial, a cidade é sede da Cooperativa Aurora Alimentos e possui uma unidade da Brasil Foods S.A..
Seu parque industrial é diversificado, sendo que os setores que mais se destacam o metalmecânico (que vem se especializando na produção de equipamentos para frigoríficos), o de plásticos e embalagens, transportes, móveis , bebidas, softwares e biotecnologia. A construção civil e o comércio são também importantes fonte de renda.

A região tem grandes perspectivas derivadas da posição central no Mercado Comum do Sul, do alto potencial e da disponibilidade de energia elétrica, das condições favoráveis para a produção agropecuária, dentre outros fatores.
O turismo no município é basicamente concentrado nos eventos promovidos na cidade, como a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI) e a Novemberfest.
A cidade realiza, periodicamente, importantes eventos, destacando-se as feiras especializadas ou multissetoriais. O Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves é reconhecido como um dos melhores parques de exposições do Sul do País e o maior de Santa Catarina. Possui uma área de 210 mil m², que, aliado à boa estrutura de hotéis e restaurantes da cidade, viabiliza eventos durante todo o ano.
Dentre os principais eventos de Chapecó, podemos citar a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (Efapi), a Mercomóveis (Feira Mercosul de Indústria de Móveis), o Salão Brasileiro da Suinocultura, e a Feira Internacional de Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro). Na área de decoração, acontece a Mostra de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo (Decorare).
Entre os eventos da área cultural e artística acontecem a Festa das nações, o Rodeio Artístico Internacional Cidade de Chapecó, a Festa do Leitão Light, a Kerbfest, a Wurstfest - festa da linguiça, a Festa do frango e peru, a Festa da Colonização Italiana, o Dança Chapecó - Festival Sulbrasileiro de Dança, a Novemberfest, o Rodeio artístico e crioulo nacional, e a Feira Internacional de Cultura e Artesanato Mãos da Terra.
Como exemplos de feiras e eventos profissionais e de negócios, pode-se mencionar a EXPEN - Feira de Multissoluções em Gestão, a AMBIENTALIS - Conferência e mostra de sustentabilidade, o Congresso Sulbrasileiro Multiprofissional em Saúde, serviços e tecnologia, a Interleite, a Logistique - Feira internacional de logística, serviços, transporte e comércio exterior, a Mercoláctea, a Metalplast, a Projetec - Feira de projetos e tecnologias da construção civil e habitação, o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, e o Supermarket.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapec%C3%B3



Fontes : além das já citadas

Um comentário:

  1. Retificando: Natal Luz é oficial em Gramado, e os cânions Fortaleza e Itaimbezinho pertencem à cidade de Cambará do Sul (terra dos cânions)!

    ResponderExcluir