quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O maravilhoso Mar do Caribe

O mar do Caribe é um mar semiaberto tropical do oceano Atlântico, com uma área de cerca de 2.754.000 km², situado a leste da América Central e a norte da América do Sul, cobrindo a superfície da Placa das Caraíbas. É também designado mar das Antilhas por se situar a sudoeste do arco das Antilhas. É limitado a norte pelas Grandes Antilhas e a leste pelas Pequenas Antilhas.
O ponto mais fundo do mar é a fosa das ilas Camão, a 786 m abaixo do nível do mar. O mar das Caraíbas comunica com o oceano Pacífico através do canal do Panamá.
A expressão "Caraíbas" ou "Caribe" é o nome genérico pelo qual é conhecida a região que inclui o mar das Caraíbas e os territórios continentais e ilhas na mesma zona.
Os primeiros habitantes das Antilhas foram os taínos, tribo sedentária com crenças religiosas de carácter politeísta e que se destacavam por ser bons agricultores, pescadores e oleiros; a sua língua deriva da dos arawak, família da qual procederam, migrando desde a América do Sul há aproximadamente três mil anos.
No momento do descobrimento, os caraíbas, que se destacavam pelas suas habilidades como navegadores e guerreiros, ocupavam predominantemente a região, provenientes das margens do rio Orinoco, e encontravam-se em plena conquista dos territórios taínos.
O mar das Caraíbas era um corpo de água desconhecido para a Europa e Ásia até 1.492, quando Cristovão Colombo o navegou pela primeira vez ao tentar encontrar uma rota marítima para a Índia.
Depois do descobrimento das suas ilhas, a área foi rapidamente colonizada pela civilização ocidental, convertendo-se num local comum para as rotas comerciais europeias e eventualmente atraente para a pirataria. Os Reis Católicos permitiram em 1.495 a todos os seus súbditos tripular embarcações com rumo às recém-descobertas Índias, o que fez com que muitos barcos se lançassem ao Atlântico sem a devida preparação, sendo presas fáceis para os piratas.
Durante aquela época, aconteciam nas costas das Caraíbas algumas feiras comerciais famosas, como a de Portobelo, que durava 40 dias; nesta povoação, produziam-se constantes ataques de piratas, razão pela qual os espanhóis construíram perto dela o Forte de São Lourenço nos finais do século XVI. Deu-se este mesmo problema noutros portos das Caraíbas como Cartagena das Índias e Havana, onde se construíram postos defensivos militares, trabalho para o qual foram transportados numerosos grupos de escravos africanos para a região.
Pouco depois do seu descobrimento e ocupação por parte de Espanha, o mar chamou a atenção das coroas inglesa e francesa, que enviaram marinheiros experientes à conquista de territórios e tomaram as ilhas de Martinica e Guadalupe para a França e Antígua, Montserrat, Barbados e Jamaica para a Inglaterra, sendo estas as possessões mais importantes perdidas pelo Império Espanhol nas Caraíbas. Em 1.625 estabeleceu-se na ilha Tortuga uma base onde corsários e bucaneiros de ambas nacionalidades se associaram para atacar embarcações provenientes das colônias espanholas e partiam dali expedições para assediar as cidades costeiras até finais do século XVII.
Outra famosa base de piratas estabeleceu-se no porto jamaicano de Port Royal em 1.656, até à sua destruição parcial por um sismo ocorrido no dia 7 de Junho de 1.692. Na região foram muito reconhecidos e temidos alguns nomes de piratas como Henry Morgan, François L’Olonnais e Barba Negra, entre outros.
A partir do século XIX começa a independência dos países colonizados, ainda que atualmente algumas possessões francesas, inglesas e holandesas continuem sob a administração europeia. Encontram-se nas águas das Caraíbas 22 territórios insulares e 12 países, sendo Cuba o último país a tornar-se independente de Espanha, em 1.898.
Em 1.903, com a intervenção dos Estados Unidos, o Panamá separou-se da Colômbia e construiu-se o Canal do Panamá, que liga o mar das Caraíbas ao oceano Pacífico. Foi inaugurado no dia 15 de Agosto de 1.914, mas foi administrado pelos Estados Unidos até 31 de Dezembro de 1.999.
A 12 de Dezembro de 2.001, os chefes de estado e de governo dos países membros da Associação de Estados das Caraíbas, reunidos na Ilha de Margarita (Venezuela), adotaram a Declaração de Margarita, "reconhecendo o mar das Caraíbas como patrimônio comum da região, e um bem valioso ao qual damos prioridade para a sua conservação", com o objetivo da "consolidação de uma identidade caribenha própria".
Comprometeram-se "a estabelecer a região das Grandes Caraíbas como uma Zona de Cooperação", que "consistirá inicialmente de ações conjuntas nas áreas de prioridade da AEC, ou seja, Comércio, Turismo Sustentável, Transporte e Desastres Naturais".
A flora do mar das Caraíbas apresenta uma grande biodiversidade. Estima-se que as Caraíbas tenham 13.000 espécies de plantas e que mais de 6.500 destas sejam endêmicas.

A fauna das Caraíbas é característica do clima subtropical, principalmente influenciada pelas correntes marinhas quentes, sendo 42% das suas espécies endêmica. Existem cerca de 450 espécies de peixes entre as quais se pode mencionar a barracuda, a garoupa, a moreia e diversas famílias de caraciformes.

Existem 500 espécies de répteis nas Caraíbas, das quais 94% são endêmicas como a iguana-verde e a iguana-azul, endêmica da ilha Grande Caimão (ambas em perigo de extinção), a iguana de Mona, endêmica da Ilha de Mona (Porto Rico), a iguana-rinoceronte própria da República Dominicana, e o crocodilo-americano espalhado pelas ilhas das Caraíbas, América Central e norte da América do Sul (em perigo de extinção), assim como diversas espécies de tartarugas marinhas como a tartaruga-de-pente.
Existem 170 espécies de anfíbios endêmicos nas Caraíbas e de acordo com a informação da avaliação anfíbia global, em 2004 mais de 80% dos anfíbios estavam ameaçados na República Dominicana, Cuba e Jamaica, e 92 % no Haiti.  Contabilizam-se 90 espécies de mamíferos nas Caraíbas. Dentro dos mamíferos nativos marinhos encontram-se o golfinho, o manati, e a baleia-jubarte como espécie migratória. Outras espécies, como a foca-monge-das-caraíbas extinguiram-se durante os últimos séculos devido à ação direta do homem.


Nas Caraíbas encontra-se cerca de 9% dos recifes de coral do planeta cobrindo cerca de 20.000 milhas quadradas, muitos deles localizados ao largo das ilhas das Caraíbas e da costa da América Central.
Entre eles destaca-se a Barreira de Coral do Belize, com uma superfície de 96.300 ha, que foi declarada patrimônio da humanidade em 1.996, e faz parte do Grande Recife Maia (também conhecido como Sistema Arrecifal Mesoamericano), que com mais de mil quilômetros de extensão é o segundo maior do mundo, cobrindo as costas caribenhas do México, Belize, Guatemala e Honduras. Atualmente as correntes de água quente colocam em perigo os recifes de coral das Caraíbas. Os recifes de coral contêm alguns dos mais diversos habitats do mundo, mas são ecossistemas muito frágeis.


Quando as águas tropicais superam os 30 °C durante um período prolongado, as zooxantelas morrem. Estas plantas providenciam alimento aos corais e conferem-lhes a sua cor. O branqueamento resultante dos recifes de coral mata-os e danifica o ecossistema. Mais de 42 espécies de corais sofreram já branqueamento completo, e cerca de 95% dos corais está a sofrer algum tipo de branqueamento.
O habitat mantido pelos recifes é crítico para algumas atividades turísticas como a pesca e o mergulho e providencia rendas econômicas para as nações das Caraíbas. A contínua destruição dos recifes pode deteriorar a economia da região. Em 1.986 entrou em vigor o protocolo da convenção para a proteção e desenvolvimento do ambiente marinho na região das Caraíbas, cujo propósito é proteger a vida marinha que se encontra em perigo através da proibição de atividades humanas que possam incrementar a sua destruição em diversas áreas.




Até hoje, este protocolo foi ratificado por 12 nações. Também se formaram algumas organizações para preservar a vida marinha das Caraíbas, como a Corporação para a conservação das Caraíbas que procura estudar e proteger as tartarugas marinhas, e educar a população a cuidar delas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_do_Caribe

O Caribe constitui uma região do continente americano formada pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares. Também é chamado de Antilhas ou Índias Ocidentais, nome originado pela crença inicial europeia de que o continente americano fosse a Índia (o termo "ocidentais" foi, posteriormente, adicionado para distinguir a região da Índia verdadeira). Os nascidos nas ilhas do Caribe são denominados caribenhos.
O Caribe está localizado na placa tectônica do mesmo nome - a Placa Caribeana, que engloba também a parte sul da América Central. Na fronteira desta placa com a Placa Sul-americana, a leste, junto ao Oceano Atlântico, existe uma zona de subducção vulcanicamente ativa, que originou as Pequenas Antilhas.
A História do Caribe revela o importante papel desempenhado pela região nas lutas coloniais das potências europeias desde o século XV.
No século XX, o Caribe foi novamente importante durante a Segunda Guerra Mundial, a onda de descolonização no pós-guerra, e as tensões entre Cuba comunista e Estados Unidos. O genocídio, a escravidão, a imigração e a rivalidade entre as potências mundiais têm dado a história do Caribe um impacto desproporcional ao tamanho desta pequena região.


A evidência mais antiga de seres humanos no sul do Caribe está em Trinidad em Banwari Trace onde foi encontrado restos com 7.000 anos de idade. Estes depósitos pré-ceramicos, que pertencem à idade arcaica, têm sido descritos como ortoiroides.
As primeiras evidências arqueológicas de assentamento humano em La Espanhola data de cerca de 3.600 AC, mas a fiabilidade destes resultados é questionável. Datas constituída de 3.100 AC aparecem em Cuba. As primeiras datas nas Pequenas Antilhas são a partir de 2000 AC, em Antígua.
A falta de sitios pré-ceramicos nas ilhas Windward e as diferenças em tecnologia sugerem que estes colonos arcaicos podem ter origens da América Central. É incerto se houve uma colonização ortoiroide das ilhas, mas há pouca evidência.

Entre 400 AC e 200 AC, os primeiros agricultores que utilizaram cerâmica, a cultura Saladoides entrou em Trinidad pela América do Sul.
Se expandiram abaixo do rio Orinoco, à Trindad, e depois se espalham rapidamente até as ilhas do Caribe. Algum tempo depois de 250 DC outro grupo, os barrancoides entraram em Trindad. A sociedade barrancoide desapareceu ao longo do Orinoco em cerca de 650, e outros grupos, os arauquinoides, expandiram nessas áreas e até a cadeia do Caribe.
Cerca de 1.300 um novo grupo, os mayoides entraram em Trindad e permaneceram como a cultura dominante até à colonização espanhola.

No momento da descoberta dos europeus da maior parte ilhas do Caribe, três grandes povos indígenas ameríndios viviam nas ilhas: os Tainos nas Grandes Antilhas, nas Bahamas e nas ilhas Leeward, os Caraíbas e os galibis nas ilhas de Barlavento e os Ciboneys no oeste de Cuba.
Os Tainos são subdivididos em Tainos clássicos: que detém La Espanhola e Porto Rico, Taínos Ocidentais, que ocuparam Cuba, Jamaica e o arquipélago das Bahamas, e Taínos Orientais, que ocupavam as ilhas Leeward. Trinidad era habitada por dois grupos que falavam tanto o Caribe como o aruaque.



Cristóvão Colombo foi o primeiro explorador europeu a viajar para a América, mas em breve, navios portugueses e espanhóis começaram a reclamar territórios na América Central e América do Sul.
Estas colônias trouxeram ouro, e outras potências europeias, nomeadamente Inglaterra, Holanda e França, esperavam estabelecer as suas próprias colônias rendáveis. Rivalidades coloniais fizeram do Caribe um lugar para guerras europeias ao longo dos séculos.


Durante a primeira viagem do explorador Cristóvão Colombo (enviado pela coroa espanhola para conquistar) foi feito contato com os Lucayanos nas Bahamas e Tainos em Cuba e na costa norte de Hispaniola, e muitos índios foram trazidos de volta à Espanha.

Pequenas quantidades de ouro foram encontradas em adornos pessoais e outros objetos, tais como máscaras e cintos. Os espanhóis, que vinham procurando riqueza, escravizaram a população nativa e rapidamente levou a quase extinção. Para complementar o trabalho dos ameríndios, os espanhóis importaram escravos da África.

O mar do Caribe é uma das mecas do turismo internacional. A Organização do Turismo das Caraíbas estima que cerca de 12 milhões de turistas visitam a região durante todo o ano. As Caraíbas são um dos principais destinos dos cruzeiros no mundo. A Organização do Turismo das Caraíbas estimou também que entre 1.991 e 1.992 receberam-se 8 milhões de turistas que viajaram em cruzeiros.


Entre os lugares preferidos pelos visitantes e turistas, encontram-se a ilha de Porto Rico, a República Dominicana, Cuba, Jamaica, Aruba, Barbados, as Ilhas Virgens, San Martín, Costa Rica, Trinidad ou Margarita na Venezuela; as cidades de Cancún, Playa del Carmen e Cozumel, na Riviera Maia;

Majahual, Xcalak e rio Huach na rota da Costa Maia do México; Cartagena de Indias, San Andrés y Providencia e Santa Marta na Colômbia; Puerto La Cruz, Barcelona, Ilha de Aves, Los Roques, Punto Fijo, Choroni, Tucacas, Barlovento na Venezuela; Bocas del Toro, Colón, Kuna Yala e o Canal do Panamá no Panamá.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Caribe



Aruba é um território autônomo neerlandês do Caribe, ao largo da costa da Venezuela. Além da Venezuela, os seus vizinhos mais próximos são Curaçao, São Martinho e a Península de La Guajira (Colômbia). Capital: Oranjestad.
É um país integrante do Reino dos Países Baixos.
Aruba foi descoberta e ocupada em 1.499 por exploradores espanhóis e adquirida pelos Países Baixos em 1.636.


A ilha separou-se das Antilhas Neerlandesas a 1 de Janeiro de 1.986 e tornou-se uma dependência autônoma do Reino dos Países Baixos.
Aruba se localiza diante do litoral da Venezuela, a 31 km da península de Maracaibo e a 130 km aproximadamente da Península de La Guajira, a oeste. Tem um clima tropical temperado.
A economia de Aruba é dominada pelo turismo e por uma refinaria de petróleo, aberta em 1.924.

A cultura de Aruba foi muito influenciada pelos neerlandeses, mas os costumes dos indígenas que ali viviam continuam vivos, assim com os costumes e a língua forjados localmente no período do domínio neerlandês.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Aruba


Antígua e Barbuda é um país independente das Américas constituído por 37 ilhas situadas entre o mar do Caribe e o Oceano Atlântico. É constituída por duas grandes ilhas, Antígua e Barbuda, e outras seis ilhotas: Great Bird, Green, Guinea, Long, Maiden e York; além de outras 29 ilhotas desabitadas. Separada por poucas milhas marítimas, o arquipélago faz parte das ilhas de Barlavento das Pequenas Antilhas, na América central; cerca de 17° norte da linha do Equador.
Os primeiros habitantes das ilhas surgiram há cerca de 4.400 anos, mas apenas em 1.493, elas foram descobertas por Cristóvão Colombo que as batizou, e colonizou em nome do reino da Espanha. Tal estatuto durou até 1.667, quando foram vendidas à Grã-Bretanha, tendo estado sob soberania britânica até à sua independência em 1.981. Desde então Antígua e Barbuda se tornou um dos 196 países reconhecidos pela ONU, além de uma das últimas 44 monarquias da atualidade, um dos 25 microestados (países com uma área menor que 1 000 km², e um dos dezasseis reinos da Commonwealth of Nations (Comunidade de Nações), a liga de ex-colônias britânicas que reconhecem a Rainha Elizabeth II como sua chefe de Estado.

Antígua e Barbuda é também um dos 46 países que tem o inglês como seu idioma oficial e um dos seis a adotar o dólar do Caribe Oriental como sua moeda. Sua população em 2.012 era de 88 mil habitantes, ocupando a posição 175 na lista de países por população; desses, cerca de 30% vivem em Saint John's (ou São João) que com 26 mil habitantes, é a capital e maior cidade do país.

A área total compreende a ilha maior, Antígua, a mais populosa, com 280 km² e suas dependências: Barbuda, com 160 km², e Redonda, com 2 km². As ilhas pertencem ao grupo de Sotavento das Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores.
Antígua possui baías com recifes de coral e grandes dunas. As amplas baías, que oferecem portos seguros, a diferenciam do resto do Caribe.

Barbuda tem origem coralina, com uma grande lacuna no lado ocidental. Ela se compõe de um pequeno vulcão unido a uma planície calcária. Praias de areia fina completam sua paisagem. Redonda é uma pequena ilha rochosa desabitada, reserva da fauna e flora.
As ilhas têm um clima tropical, com temperaturas bastante constantes ao longo de todo o ano e chuvas abundantes. Os furacões são habituais de julho a outubro.
As ilhas são em geral baixas. O ponto mais elevado é o Monte Obama, com 402 m de altitude, chamado "Pico Boggy" até 2.009. A principal cidade deste pequeno país é a capital, Saint John's, em Antígua. A maior cidade de Barbuda é Codrington.
A ilha Redonda está presentemente desabitada.

A economia depende principalmente do turismo. Também é importante a produção agrícola da cana-de-açúcar, algodão e frutas, bem como refino de petróleo e produção de têxteis, madeira e produção de rum. Também há produção de cerveja, vestuário, cimento, artesanato local e mobiliário.
A moeda oficial é o Dólar do Caribe Oriental (East Caribean Dolar).  Antígua e Barbuda exporta produtos petrolíferos, máquinas, equipamentos de transporte e alimentos à Organização dos Estados do Caribe Oriental (16%), Barbados (15%), Guiana (4%), Trinidad e Tobago (2%) e os E.U.A (0,3%) (2.000).
Dentre os produtos fabricados para exportação, destacam-se produtos de cama, artesanato e componentes eletrônicos.
As perspectivas para o crescimento econômico no médio prazo continuarão a depender do crescimento de renda do mundo industrializado, especialmente no Estados Unidos, dos quais cerca de um terço de todos os turistas que vêm. Entre os produtos agrícolas, para além dos nomeados, incluem-se mamão, goiaba, laranja, abacaxi, limão e cenoura. Na pecuária destacam-se o gado bovino e ovelhas.
Dos produtos importados, a origem principal são: Estados Unidos (27%), Reino Unido (16%), Canadá (4%), e de outros países (50%). A maioria os produtos importados são agrícolas e de produtos petrolíferos.
Após a abertura da Universidade Americana de Faculdade de Medicina de Antígua pelo investidor e Neil Simon advogado em 2.003, uma nova fonte de receita foi estabelecida.
A universidade emprega muitos Antiguans locais e os cerca de 1.000 alunos consomem uma grande quantidade de bens e serviços.
Um estudo científico independente classificou a Antígua e Barbuda como o décimo sexto país mais feliz do mundo. A cultura é predominantemente britânica, que é evidente dentro os muitos aspectos da sociedade. Cultura americana popular também tem grande influência na sociedade.
Família e religião têm um grande papel na vida dos residentes da Antígua e Barbuda. Todo ano, no mês de agosto, há um grande Carnaval: historicamente, o Carnaval é celebrado em memória da abolição da escravatura em 1.834. O Carnaval anual inclui desfiles, shows, competições e atividades festivas, é também uma grande atração turística.
Calipso e soca são importantes em Antigua e Barbuda, e Burning Flames é uma banda popular.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%ADgua_e_Barbuda



As Bahamas oficialmente Comunidade das Bahamas, são um país insular constituído por mais de 3.000 ilhas, cayos e ilhéus no oceano Atlântico, a norte de Cuba e da ilha Espanhola (Haiti e República Dominicana), a noroeste do território ultramarino britânico das ilhas Turcas e Caicos e a sudoeste do estado estadunidense da Flórida. A sua capital é Nassau na ilha de Nova Providência.

Geograficamente, as Bahamas situam-se no mesmo arquipélago que Cuba, Espanhola e Turcas e Caicos.
Originalmente habitadas pelos Lucaianos, um ramo dos Taínos, falantes do aruaque, as Bahamas foram o local do primeiro desembarque de Cristóvão Colombo no Novo Mundo em 1.492.


Apesar de os espanhóis nunca terem colonizado as ilhas, transportaram os lucaianos como escravos para a ilha Espanhola. As ilhas permaneceram quase despovoadas entre 1.513 e 1.648, quando colonos britânicos da Bermuda se estabeleceram na ilha de Eleutéria.
As Bahamas tornaram-se uma colônia da coroa em 1.718, quando os britânicos apertaram o cerco à pirataria. Depois da Guerra da Independência dos Estados Unidos, milhares de lealistas (apoiantes da monarquia britânica) e escravos africanos deslocaram-se para as Bahamas e implantaram uma economia com base em plantações. O tráfico de escravos foi abolido no Império Britânico em 1.807 e muitos africanos libertados de navios negreiros pela Marinha Real foram colocados nas Bahamas durante o século XIX. A escravatura em si foi abolida em 1.834.
Os descendentes destes escravos constituem a maioria da população baamiana atual.
As Bahamas são um dos países mais ricos da América (a seguir aos Estados Unidos e ao Canadá), quanto a número de PIB per capita. Localizadas a aproximadamente 160 km da costa da Flórida, com um ótimo clima — com média de pouco mais de 32 °C — e com um mar cristalino de águas azuis turquesa e praias de areia branca perolada, as ilhas das Bahamas são um dos principais destinos turísticos mundiais.

Nas Bahamas o turismo e a indústria pesqueira são extremamente relevantes para a economia havendo minerais como sal, e aragonita em seu território.
A produção agrícola destina-se ao consumo local (milho, trigo, frutas) e à exportação (cana-de-açúcar, bananas, algodão, sisal e verduras). A exploração florestal abastece de madeira a construção. A pesca de vários tipos de peixes é importante receita para algumas ilhas.

A indústria é pouco desenvolvida. A produção de cimento, sal, rum e outras bebidas se complementa com o refino de petróleo. O turismo é a principal fonte de renda: por sua beleza, ótimo clima, intercâmbio facilitado, e outros.





http://pt.wikipedia.org/wiki/Bahamas




Barbados é o país mais oriental das Caraíbas (Caribe), situado no Oceano Atlântico, a leste de Santa Lúcia e de São Vicente e Granadinas, na área conhecida como Índias Ocidentais. Sua capital é Bridgetown.
Descoberta pelos espanhóis em 1.492, foi visitada pelos portugueses de 1.536 até 1.625. Nesta data foi reclamada pelos britânicos em nome de Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, que lhe iniciaram a colonização em 1.627-1.628.
Manteve-se como colônia britânica até 1.966, ano de sua independência política. Membro da Comunidade Britânica, o país é governado por um primeiro-ministro apoiado pelo Senado e pela Assembleia.
Barbados é uma ilha relativamente plana, erguendo-se em vertentes de pequena inclinação até uma região central mais elevada, cujo ponto cimeiro é o monte Hillaby, com 336 m de altitude. Situa-se numa posição ligeiramente excêntrica no Oceano Atlântico, quando comparada com as restantes ilhas das Caraíbas. O clima é tropical, com uma estação das chuvas de Junho a Outubro.


A cidade principal é Bridgetown, a capital da nação. Outras localidades importantes são Holetown e Speightstown.

O país tem uma economia baseada no turismo, nas finanças (paraíso fiscal) e na exportação de açúcar e seus derivados (rum). Com excepção da cana-de-açúcar, os produtos cultivados são para consumo local.

O petróleo e o gás natural são produzidos em pequenas quantidades. O Governo incentivou o investimento na produção de medicamentos, de vestuário, de cerâmica, de vidro e de compostos eletrônicos.
Os outros produtos existentes são o açúcar, o melaço, os cigarros, o papel e os têxteis.


Os principais parceiros comerciais são os Estados Unidos, o Reino Unido, a Jamaica, Venezuela e Trindade e Tobago. A moeda de Barbados é o dólar barbadiano.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbados



Belize (no período colonial, designado por Honduras Britânicas) é um pequeno Estado soberano situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de o crioulo belizenho e de o castelhano serem comumente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, parte do Mar do Caribe e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua parte continental tem 290 km de largura e 110 km de largura.
Com 22 960 km² de área e uma população de 333.200 habitantes o Belize possui a mais baixa densidade populacional da América Central. A taxa de crescimento populacional situa-se nos 3,15% e é uma das mais altas da região, bem como uma das mais altas de todo o hemisfério ocidental. A abundância de espécies de fauna e flora e a sua diversidade de ecossistemas fazem do Belize um dos locais-chave do Corredor Biológico Mesoamericano.
O Belize tem uma sociedade diversificada, compreendendo uma míriade de culturas e línguas. É a única nação da região com uma herança colonial britânica, mas, sendo parte do ocidente da América Ocidental, partilha uma herança comum com outros países centro-americanos. De um modo geral, o Belize é considerado uma nação com fortes ligações quer às Caraíbas, quer à América Latina.
É membro da Comunidade das Caraíbas (CARICOM), da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e do Sistema da Integração Centro-Americana (SICA). Faz também parte da Comunidade de Nações (Commonwealth of Nations), sendo um dos reinos que têm a Rainha Isabel II como chefe de Estado.
Belmopan, ou Belmopã, é a capital do país enquanto que a cidade de Belize, com       61.461 habitantes, é a maior cidade.

Até à chegada dos europeus, era habitado pelos maias. No meio do Século XVII chegaram mateiros ingleses à costa. Os espanhóis não tinham chegado até essa zona. Em 1.968, os E.U.A. foram juízes de arbitragem para que o Reino Unido e Guatemala reconhecessem a independência de Belize, o que se conseguiu em 1.981. A Guatemala reconheceu o país em 1.992.
O norte de Belize consiste principalmente de planícies costeiras planas e pantanosas, densamente florestadas em alguns lugares. Para o sul se encontra a corrente montanhosa baixa das Montanhas Maia, das quais o ponto mais alto em Belize é o Doyle's Delight, a 1.124 metros de altitude.
Belize se encontra localizada entre os rios Fundo e Sarstoon, com o Rio de Belize fluindo no centro do país. Ao longo de toda a costa caribenha se encontram recifes de coral. Belize é o lar da barreira de coral mais longa do hemisfério ocidental e a segunda mais longa no mundo depois da Grande Barreira de Coral. O clima local é tropical e normalmente muito quente e úmido. A temporada chuvosa dura de maio a novembro, durante a qual perigos naturais como furacões e inundações são comuns.
A pequena e essencialmente privada economia do Belize baseia-se principalmente na agricultura, na indústria de base agrária e no merchandising, com o turismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção crescendo em relevância econômica nos últimos anos. O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da banana é o maior empregador do país. A produção de citrinos tem-se constituído numa indústria importante ao longo da estrada Hummingbird. As políticas expansiva, monetária e fiscal do governo iniciadas em setembro de 1.998 levaram a um crescimento do PIB de 6,4% em 1.999 e de 10,5% em 2.000.
O crescimento regrediu para 3% em 2.001 devido à desaceleração econômica global e a severos danos à agricultura, pescas e turismo provocados por furacões. As principais fontes de preocupação governamental continuam a ser o crescimento rápido do déficit comercial e a dívida externa.

Um objetivo-chave de curto prazo é a redução da pobreza com a ajuda de doadores internacionais. Em 2.009, havia mais belizianos vivendo fora do país (em especial nos Estados Unidos) do que no próprio Belize, e uma porção muito significativa do PNB do Belize provém das remessas desses emigrantes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Belize

Cuba é um país insular do Caribe. A nação de Cuba consiste na ilha principal de Cuba (incluindo a Base Naval da Baía de Guantánamo), além da Isla de la Juventud e de vários arquipélagos menores. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país. 


Santiago de Cuba é a segunda maior cidade. Ao norte de Cuba se encontram localizados os Estados Unidos e as Bahamas; a oeste está o México; ao sul estão as Ilhas Cayman e a Jamaica; enquanto que a sudeste estão situados a Ilha de Navassa e o Haiti.
Em 1.492, Cristóvão Colombo descobriu e reivindicou a ilha, hoje ocupada por Cuba, para o Reino de Espanha. Cuba permaneceu como um território da Espanha até a Guerra Hispano-Americana, que terminou em 1.898, sendo reconhecida com um país independente pela maioria dos países no início do século XX. Entre 1.953 e 1.959 ocorreu a Revolução Cubana, que removeu a ditadura de Fulgêncio Batista.

Cuba é o lar de mais de 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Seu povo, sua cultura e seus costumes foram formados a partir de fontes diversas, tais como os povos Taíno e Ciboney, o período em que foi uma colônia do Império Espanhol, a introdução de escravos africanos e a sua proximidade com os Estados Unidos. Politicamente, Cuba é o único país socialista das Américas na atualidade.
Em todo o mundo, apenas a China, o Laos, o Vietnã e a Coreia do Norte seguem adotando esta forma de governo.
Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%, uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos, e uma expectativa de vida média de 77anos. Em 2.006, Cuba foi a única nação no mundo que recebeu a definição da WWF de desenvolvimento sustentável; ter uma pegada ecológica de menos de 1,8 hectares per capita e um Índice de Desenvolvimento Humano de mais de 0,8 em 2.007.
O país agora está lentamente se recuperando de uma séria recessão econômica que se seguiu à retirada dos subsídios da antiga União Soviética (cerca de 4 a 6 bilhões de dólares anuais em 1.990). Só em 2.006 o povo cubano conseguiu recuperar quase o mesmo padrão de vida do final da década de 1.980, e a economia de Cuba ainda hoje sofre as consequências do rígido embargo comercial, imposto pelos Estados Unidos desde 1.962.
De acordo com as autoridades cubanas, o embargo norte-americano teria causado uma perda de mais de 79 bilhões de dólares à sua economia.

O embargo comercial imposto a Cuba pelos Estados Unidos, desde 1.962, dificulta enormemente a expansão do comércio exterior cubano. Mas Cuba tem conseguido atrair alguns investimentos estrangeiros, cerca de metade deles feitos pela União Européia; grandes investimentos têm sido feitos nas áreas de turismo, energia e telecomunicações.
Em meados de 2.007 o presidente em exercício, Raul Castro, anunciou novas medidas para incentivar os investimentos estrangeiros em Cuba.
O turismo em Cuba obteve um crescimento exponencial desde 1.989, quando apenas 270.000 viajaram à ilha caribenha. Em 1.990, Cuba recebeu a visita de cerca de 342 mil turistas estrangeiros, e dispunha de aproximadamente 12 mil apartamentos de hotel adequados ao turismo internacional.
Em 1.999 Cuba já recebeu 1,6 milhão de turistas, o que representou um crescimento médio anual de 19% no número de visitantes durante a década de 1.990, e já contava com 32.260 apartamentos de hotel de classe internacional. 
O turismo de massa foi uma das formas encontradas para contornar a crise econômica, e hoje é a principal fonte de divisas do país .

Estimativas feitas pela World Tourism Organization indicam que, caso tivesse sido levantado o embargo norte-americano, em 2.007 cerca de 4 milhões de turistas poderiam ter visitado Cuba, representando uma fatia de mercado de 15,9% do turismo na região do Caribe.
Esse turismo poderia gerar uma receita direta de US$ 7,5 bilhões, e geraria uma produção adicional, no resto da economia cubana, de US$ 7,650 milhões . A atividade turística já dá emprego a cerca de 268.000 cubanos, sendo 138.000 em empregos diretos (dos quais cerca de 20% de nível universitário), e 130.000 indiretos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba

Curaçao ou Curaçau, é a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Neerlandesas e um país autônomo constituinte do Reino dos Países Baixos. Os nomes dados inicialmente à ilha (1.501), Curasorbo e Curasoto, significando, respectivamente, "trago de bebida para cura" e "matagal de cura".
Assim se entende a palavra "curação" (arte de curar) e não com o significado de "coração". Havendo , também, a teoria de que o nome tem origem no fato de aí se produzir um licor a partir de cascas de laranja-da-terra, cravo e canela. Os holandeses denominaram assim a ilha por não serem capazes de pronunciar "Ilha da Curação", nome dado originalmente por navegadores portugueses que viram ali a cura de doentes atacados pelo escorbuto.
Provavelmente, terão sido salvos pelas vitaminas dos frutos que ingeriram na ilha.
Curaçao situa-se no sul do mar das Caraíbas. O território do país inclui outra ilha desabitada denominada Klein Curaçao.
A chegada dos primeiros exploradores europeus ocorre em 1.499, e dá-se quando uma expedição espanhola, comandada por Alonso de Ojeda, descobre a ilha durante a sua primeira viagem de exploração da costa norte da América do Sul.
Juntamente com ele encontravam-se, também, Juan de la Cosa e Américo Vespúcio os quais lhe atribuem o nome de Ilha dos Gigantes, devido à elevada estatura dos seus habitantes indígenas.
O domínio espanhol manteve-se durante todo o século XVI, período durante o qual, os seus habitantes indígenas foram transferidos para a colônia da ilha Hispaniola. Serviu de ponte para a exploração e conquista espanhola dos territórios no norte da América do Sul.
A ilha foi abandonada progressivamente, à medida que avançava a colonização do continente.
Os primeiros registos de regulamentos neerlandeses na ilha, datam do ano de 1.621, os que tinham necessidade de ser fornecidos de recursos vitais como madeira e sal. Foi durante o ano de 1634, que uma expedição da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, mandado por Johan van Walbeeck, que reclamou a ilha para os Países Baixos.

Em 10 de outubro de 2.010, a ex-colônia neerlandesa das Antilhas Neerlandesas dividiu-se em dois países autônomos: Curaçao e São Martinho.
Os dois novos países se juntaram a Aruba, que, em 1986, ganhou status de Estado individual, enquanto três outras ilhas, Bonaire, Santo Eustáquio e Saba, se tornaram municipalidades dos Países Baixos, com a dissolução das Antilhas Neerlandesas após 56 anos de existência.


Segundo os novos estatutos, quatro países agora formam o Reino dos Países Baixos, que é responsável pela segurança e relações internacionais dos seus países-membros: Países Baixos, na Europa; Aruba, São Martinho e Curaçao, no Caribe.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cura%C3%A7ao

Cancun ou Cancún é uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou um dos centros turísticos mais importantes do mundo, tendo conseguido preservar suas belezas naturais e sua cultura ancestral, representada principalmente em cidades maias, como Tulum, Uxmal ou Chichén Itzá, fundadas no período pré-colombiano.

Em Cancun existem cerca de 22 quilômetros de praias de areia fina, divididos entre a lagoa e o mar. As ruínas, as praias, a vegetação, os parques cheios de espetáculos de entretenimento, o clima, a fauna marinha e a estrutura hoteleira fazem de Cancun um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.
A zona que agora compreende Cancun e Isla Mujeres foi descoberta por Francisco Hernández de Córdoba, descobridor do Iucatão em 1.517. Mas a história da cidade, propriamente dita, é o resultado do sonho de um grupo de banqueiros que souberam encontrar um ponto geográfico onde se exploraria o turismo, convertendo seus sonhos em uma realidade de níveis internacionais.
Cancun é uma cidade cosmopolita. Sua recente criação e desenvolvimento tem provocado até hoje uma mescla de habitantes de diversas regiões do México e outros países, isso devido as numerosas ofertas de trabalho que se apresenta no ramo turísticos. No entanto devido a região na que se encontra, é identificada muito com o folclore, gastronomia e costumes do vizinho estado de Yucatán e a cultura do povos Mayas.
A Zona costeira é um faixa de areia branca que percorre todo o leste do município e é a principal atração turística da cidade. De norte a sul encontramos praias públicas desde Puerto Juárez (Playa del Niño, ou Playa Niños) até chegar a la Zona Hoteleira, onde existem 9 praias públicas com acessos sinalizados ao longo de 22 km da ilha: do km 0 ao 22: Playa las Perlas, Playa Langosta, Playa Tortugas, Playa Caracol, Playa Chac mool, Playa Marlín, Playa Ballenas, Playa Delfines (o famoso Mirador) e Playa Nizuc.

O acesso ao restante da faixa de praias foi restringido pelas diversas cadeias hoteleiras, de modo que você só pode chegar a outros lugares, caminhando na praia a partir de qualquer uma destas áreas de acesso público.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canc%C3%BAn



Cozumel é uma ilha do Mar das Antilhas, pertencente à província de Quintana Roo (México).

Fica situada perto da costa oriental da península de Iucatã. Está coberta por um espesso bosque e possui abundante pesca. Sua principal atividade é o turismo, apresentando uma indústria hoteleira desenvolvida. Possui um aeroporto.
Localizada no Caribe mexicano, Cozumel é uma ilha plana composto de rocha vulcânica porosa. A elevação natural mais importante da ilha é inferior a 100 metros.

O cenotes formado pela infiltração de água através da rocha pedra há milhares de anos podem ser exploradas através de atividades como a natação ou mergulho, pode apreciar diversas espécies marinhas.
A ilha é de cerca de 48 km de norte a sul e 16 km de leste a oeste, tornando-se a terceira maior ilha do México após o Isla Tiburón, no estado de Sonora e Isla Angel de la Guarda na Baja California.

Localizado a 20 km a leste da Península de Yucatán, e 60 km ao sul de Cancún, tem uma área de 647,33 km² e 1208 km² em comparação com o a Isla Tiburón e 895 km² da Isla Angel de la Guarda.

Descoberta por Juan de Grijalva em 1.518, serviu a Hernán Cortez de ponto de escala antes de iniciar a conquista do México.

Atualmente é muito procurada por mergulhadores, devido as suas águas claras e quentes e a grande concentração de vida marinha, possuindo uma das maiores formações de coral do mundo (ao sul da ilha, em direção a Belize, fica a segunda maior barreira de corais do mundo, depois da australiana).


De acordo com dados do Censo da População e Habitação 2.005, o município tinha 73.193 habitantes permanentes, dos quais 71.401 pessoas viviam na sede do município, chamada de San Miguel de Cozumel. O resto da população situa-se em outras 134 cidades com populações de entre 1 e 282 habitantes, a mais importante das quais é El Cedral.

Dados no início de 2.008 indicam que a ilha é habitada por 89 mil, mas não se sabe em detalhes como muitas dessas pessoas vivem na cidade permanentemente.



Cozumel não tem indústrias, de modo que depende do turismo para se desenvolver. Os alimentos e produtos manufaturados são enviados do continente para a ilha.
A ilha permanece como um destino turístico, principalmente para os seus sites dedicados a mergulho.

Em torno da costa da ilha encontram-se praias de areia branca e mar azul-turquesa de grande beleza.


Há áreas como Playa Norte e da Zona Sul e tem uma série de resorts espalhados ao longo da costa. Laguna de Chankanab está localizada a sul da cidade é um corpo de água fornecida por um túnel subterrâneo para o mar onde pode ser visto como um aquário natural da fauna e da flora ao redor do laguna.

Desde 2.009, a ilha de Cozumel conquistou o privilégio de abrigar uma etapa do circuito Ironman de Triathlon. Cerca de 2.200 atletas disputam as 50 vagas para o campeonato mundial, realizado em Outubro, no Havai. A prova, como é comum no circuito Ironman, atrai atletas de diversos países. A peculiaridade é que, por ser realizada depois do campeonato mundial, as vagas conquistas em Cozumel valem para o ano seguinte. A edição original qualificou 50 atletas que competiram em 2.010, no Havai.
Embora o percurso seja praticamente plano, a dificuldade da prova deriva do extremo calor e dos fortes ventos laterais na fase do ciclismo.
A largada para a natação ocorre dentro da água, em apenas uma volta de 3.800 metros. Em todas edições até hoje, a roupa de borracha foi proibida(as águas são quentes). A etapa do ciclismo é realizada em 3 voltas, assim como a corrida. 

Outra peculiaridade da prova é que a T1 (transição da natação para o ciclismo) e a T2 (transição do ciclismo para a Corrida) ocorrem em lugares diferentes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cozumel

Granada é um país caribenho constituído pela ilha homônima e pela metade sul das ilhas Granadinas, das quais a maior é Carriacou. Tem fronteira marítima com São Vicente e Granadinas, a nordeste, e está também próxima de Trinidad e Tobago, a sueste, e da Venezuela, a sudoeste. A capital do país é Saint George's.
A forma de governo adotada em Granada é a monarquia parlamentarista. Granada integra a Comunidade Britânica de Nações, e o monarca britânico é o chefe de Estado. O governo é dirigido pelo primeiro-ministro, responsável ante o Parlamento, que se compõe de 15 representantes eleitos por cinco anos e 13 senadores.
De origem vulcânica, Granada é atravessada de norte a sul por uma cadeia de montanhas cujo ponto culminante está no monte Saint Catherine, de 840 metros de altitude. O Grande Estanque, no centro da ilha, é um lago que ocupa a cratera de vulcão extinto, a 530 metros de altitude. A costa norte tem muitas praias, e a do sul numerosas enseadas, que formam portos naturais.
O clima, dada a latitude do país, 12°N, é tropical marítimo com duas estações: a úmida (junho-dezembro) e a seca (janeiro-maio). Com relativa frequência é atingida por ciclones que causam grandes danos à agricultura.
As chuvas frequentes e intensas, e o solo fértil, de sedimentos vulcânicos, dão lugar a uma densa vegetal tropical, em que se destacam madeiras de lei, como o mogno. Bananeiras, coqueiros e mangueiras crescem em profusão. Entre as especiarias características da ilha estão a noz-moscada, o gengibre, a pimenta e a baunilha. A fauna inclui macacos, cutias, tartarugas e caranguejos terrestres.

Nos primeiros anos da década de 1.980, Granada desenvolveu um sistema econômico controlado pelo Estado, que dependia basicamente das exportações agrícolas e do turismo. A pesca se desenvolveu com a ajuda técnica de Cuba e da ex-União Soviética. Posteriormente, se fomentou o surgimento de economia de mercado com apoio americano e de instituições financeiras internacionais.



A agricultura compreende aproximadamente um quinto do produto interno bruto e emprega um terço da força de trabalho. A terra cultivável é pouco aproveitada e os principais produtos agrícolas, basicamente destinados à exportação, são o coco, a banana, a cana-de-açúcar, as cítricos, especiarias e frutas tropicais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Granada_(pa%C3%ADs)



O Haiti, oficialmente República do Haiti, é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos), possuindo uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste.

Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe (Port-au-Prince).
O terreno do Haiti consiste principalmente de montanhas escarpadas com pequenas planícies costeiras e vales fluviais. O leste e a zona central é um grande planalto elevado.

A maior cidade é a capital, Porto Príncipe, com dois milhões de habitantes, seguindo-se-lhe Cap-Haïtien com 600.000. O Haiti encontra-se na placa Caribenha, que possui, relativamente, um pequeno tamanho quando comparadas as placas Sul-americana e Norte Americana. Estas "comprimem" a placa Caribenha e faz com que a região do Haiti se torne instável e propensa a terremotos.
A incidência de falhas é o fator agravante, uma vez que um simples movimento para cima ou para baixo faça com que os tremores sísmicos gerem uma grande catástrofe.
No século XVIII, o Haiti, então chamado de Saint-Domingue, e governado pelos franceses, era a mais próspera colônia no Novo Mundo. Seu solo enormemente fértil produzia uma grande abundância de colheitas e atraiu milhares de colonizadores franceses.
Desde o período de colonização o Haiti possui uma economia primária. Produzia açúcar de excelente qualidade, que concorreu com o açúcar brasileiro no século XVII e junto com toda produção das Antilhas serviu para a desvalorização do açúcar brasileiro na Europa. Após vários regimes ditatoriais, hoje em dia seu principal produto de exportação ainda continua sendo o açúcar, além de outros produtos como banana, manga, milho, batata-doce, legumes, tubérculos e muito mais.

Atualmente sua economia se encontra destroçada e em ruínas. O país permanece extremamente pobre e sem perspectivas a curto prazo, sendo o mais pobre da América, 45,2% da população é analfabeta, a expectativa de vida é de apenas 60,9 anos. Sua renda per capita é extremamente baixa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti



As Ilhas Caiman são um território britânico no Caribe, a sul de Cuba. Relativamente isoladas e afastadas umas das outras, as ilhas têm em Cuba e na Jamaica, 300 km a sudeste, os vizinhos mais próximos. Compreendem a Grande Caimão, Caimão Brac, e Pequena Caimão. A capital é George Town.
Até meados dos anos 60 do século XX, estas ilhas dedicavam-se à agricultura e à pesca. Atualmente, este arquipélago é um conhecido paraíso fiscal. O turismo é também um dos principais atrativos destas ilhas, representando cerca de 70% do PIB.
A população residente é maioritariamente de origem afro-europeia, sendo cerca de 20% jamaicana. Possui uma elevada taxa de alfabetização (98%), e a esperança média de vida é de 79 anos.


As Ilhas Caiman foram descobertas por Cristóvão Colombo em 10 de maio de 1.503, durante a sua quarta viagem à América.
O primeiro inglês a visitar oficialmente às ilhas foi Sir Francis Drake, em 1.586.
Foi governada juntamente com a Jamaica até 1.962, quando a Jamaica conseguiu a sua independência e as Ilhas Caiman passaram a ser um território britânico ultramarino.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Cayman


A Jamaica é uma nação insular localizada no mar do Caribe. Situa-se a cerca 145 quilômetros ao sul de Cuba e a 190 quilômetros a oeste da ilha de Hispaniola (onde se localizam o Haiti e a República Dominicana. É o terceiro país anglófono mais populoso das Américas, superada apenas pelos Estados Unidos e Canadá. Sua capital e maior cidade é Kingston.
Estudos etnológicos mostram que o nome Xamayca (terra dos mananciais) foi dado à ilha caribenha pelos aruaques, devido à abundância de fontes existentes em suas luxuriantes florestas.
A Jamaica foi descoberta pela Espanha depois de Luciano Silvera ter chegado em 1.895. Colombo usou a ilha como propriedade privada da sua família.
Os ingleses conquistaram-na em 1.670. Durante os primeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica tornou-se o maior exportador mundial de açúcar, o que se conseguiu pelo uso maciço de trabalho escravo africano.
O excesso de zelo britânico no uso de escravos voltou-se contra eles, e no início do século XIX o número de negros era quase 10 vezes maior do que o de brancos. Seguiu-se uma série de revoltas e, em 1.838, a escravatura foi formalmente abolida.
Ao longo dos anos que se seguiram, o grau de autonomia da Jamaica foi aumentando e, em 1.958, a Jamaica passou a ser uma província de uma nação independente chamada Federação das Índias Ocidentais. A Jamaica saiu da federação em 1.962 e é hoje uma nação soberana.
A deterioração das condições econômicas durante a década de 1.970 levou a um estado de violência endêmica e à queda do turismo.
Uma das antigas capitais da Jamaica era Port Royale, onde se acoitava o pirata e posteriormente governador Henry Morgan. Foi destruída por uma tempestade e um tremor de terra, e Spanish Town, na paróquia de St. Catherine, que foi o local da antiga capital colonial espanhola e da capital inglesa durante os séculos XVIII e XIX.
Em termos de economia, a Jamaica se destaca pelas seguintes riquezas:
Produtos agrícolas: cana-de-açúcar, milho, mandioca, café, cacau, frutas cítricas, banana e tabaco.
Minerais: o país é o quarto principal produtor mundial de bauxita.
Indústria: alimentos, têxteis, cimento, máquinas agrícolas e o famoso rum jamaicano.
Turismo: a Jamaica atrai milhões de turistas por suas paisagens exuberantes em flora e fauna, praias ensolaradas e uma infraestrutura que oferece bons hotéis, balneários litorâneos e eficiente sistema de transportes e comunicações.

A descoberta de jazidas de bauxita na década de 1.940 mudou a economia do território, até então baseada apenas no cultivo de cana-de-açúcar e banana.


O país possui muitas facilidades para investidores, incluindo facilidades para repatriar o capital, a postergação do pagamento de impostos por vários anos, além da isenção de impostos e taxas para a importação de bens de capital destinados a empreendimentos aprovados.

Mas, apesar destes benefícios, a indústria de vestuário têm sofrido redução em suas receitas de exportação e também com o fechamento de fábricas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jamaica

A Martinica (em francês: Martinique) é um departamento ultramarino insular francês no Caribe, com fronteiras marítimas com a Dominica ao noroeste, e com Santa Lúcia ao sul. Capital: Fort-de-France. Tem estatuto de região administrativa, assim como as outras colônias francesas (como Guadalupe, a Reunião e a Guiana Francesa). A antiga capital, Saint-Pierre, ficou mundialmente famosa após a grande erupção vulcânica de 1.902, no Monte Pelée. Em 29 de novembro de 2.007, houve um terremoto de 7,4 na escala de Richter, que foi sentido no Amazonas, no Pará, Rondônia, Roraima e Amapá. Seu mais ilustre filho foi a 1ª consorte do imperador Napoleão I, a imperatriz Josefina de Beauharnais.
Foi ocupada pela França a partir de 1.635. Em 1.660, os índios nativos da ilha foram deportados pelos franceses, no episódio que ficou conhecido como expulsão Caribenha. Desde então, a ilha tem sido uma possessão francesa, exceto por três breves períodos de ocupação estrangeira.
Desde 1.635 (chegada de Pierre Belain d'Esnambuc, um aristocrata francês que tomou posse da ilha para a França) até 1.946, a Martinica sobreviveu como colônia francesa produzindo mercadorias tropicais, como cana-de-açúcar, café, rum e cacau.
Prisioneiros africanos foram trazidos da África Ocidental para formar a população escrava que é a origem da maior parte da população atual.
A economia é baseada no comércio. A agricultura é responsável por aproximadamente seis por cento do PIB e o pequeno setor industrial por onze por cento.

A produção de açúcar declinou, ficando a maior parte da cana-de-açúcar destinada à produção de rum. A exportação de banana tem crescido, principalmente para a França. O volume necessário para o consumo local de carne, verduras e grãos precisa ser importado, contribuindo para o deficit crônico da balança comercial, que requer grandes transferências anuais de auxílio financeiro da metrópole.
Forte da França é o quinto porto da França em movimentação de contêineres. O turismo tem se tornado mais importante que as exportações agrícolas como fonte de intercâmbio internacional. Forte da França é considerada a mais francesa cidade fora da França. A maior parte da força de trabalho está empregada no setor de serviços e no setor administrativo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinica
Porto Rico, oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe, a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por um arquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, a maior das quais são Vieques, Culebra e Mona.

A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem Cuba, Hispaniola e a Jamaica.
Desde 1.947, os porto-riquenhos podiam escolher seu próprio governador. Suas línguas oficiais são inglês e espanhol, com este último sendo a língua mais falada.
O status politico da ilha, de independência ou por se tornar parte dos Estados Unidos, é um assunto de grande debate local. Em 6 de novembro de 2.012, num referendo popular, 65% da população do território aprovou elevar seu status a parte integral do território americano como um estado da União.

Conquistado pela Espanha em 1.493 e cedido em 1.898 aos Estados Unidos. Com o referendo de 14 de Dezembro de 1.998, os habitantes de Porto Rico decidiram manter o status de Estado Livre Associado, recusando entre as propostas de se tornar o 51º estado americano ou a de se tornar independente.
A partir de 1.917 os nativos de Porto Rico se tornaram cidadãos americanos. Por não fazerem parte da união, residentes de Porto Rico não podem votar para presidente, mas podem votar nas eleições primárias presidenciais dos Estados Unidos.
Porto Rico tem uma das economias mais dinâmicas e diversificadas da América Latina. Em meados do século XX, a economia porto-riquenha estava dominado pela agricultura, especialmente o cultivo da cana-de-açúcar.

No entanto, grandes investimentos em infra-estrutura e extensos programas de incentivo conseguiram transformá-la consideravelmente. Desde os anos 60, têm se estabelecido na ilha numerosas empresas multinacionais das indústrias farmacêutica, eletrônica, têxtil, petroquímica, e, mais recentemente, de biotecnologia.
Os líderes da ilha tentaram desenvolvê-la por meio da indústria de bens de consumo, para a qual havia boa disponibilidade de mão-de-obra, porém mercado consumidor reduzido. Esta tentativa falhou, com a recuperação industrial europeia depois da Segunda Guerra Mundial. O governo, na década de 60, vendo como Porto Rico se aproximava de uma bancarrota econômica e política, tentou resgatar a economia por meio do investimento na indústria petroquímica.

Porém, com a elevação dos preços do petróleo realizada pela OPEP, em 1.973 (1° Choque do Petróleo), houve um agravamento da crise, levando à revisão do modelo econômico desenvolvido até então. Os governantes lançaram uma terceira alternativa que era a extensão de contribuições das corporações privadas por meio da secção 936 do Código das Rendas Internas. 
Atualmente as manufaturas e o setor de serviços (incluindo o turismo), têm substituído a agricultura como principal fonte de divisas. Igualmente, a pecuária bovina e produção de laticínios tomaram o lugar da indústria açucareira como setor principal da agropecuária. A economia se desacelerou entre 2.001 e 2.003, devido à recessão da economia estadunidense. Em 2.004, começou a se recuperar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Rico

República Dominicana é um país que ocupa dois terços orientais da ilha de São Domingos. O terço ocidental da ilha é ocupado pelo Haiti, portanto, a ilha de São Domingos é compartilhada por dois países. Tanto pelo tamanho de área e pela quantidade populacional, faz da República Dominicana o segundo maior país do Caribe (atrás de Cuba), sua área é de 48.442 quilômetros quadrados e possui aproximadamente 10 milhões de habitantes. Limita-se ao norte com o Oceano Atlântico, ao sul com o mar do Caribe (mar das Caraíbas, em português europeu), a leste com o canal de Mona, que a separa de Porto Rico, e a oeste com a República do Haiti.

Habitada por taínos desde o século VII, o país foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1.492 e se tornou o local do primeiro assentamento europeu na América, denominado Santo Domingo, a capital do país. Em Santo Domingo está a Cidade Colonial, declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Após três séculos de dominação espanhola, francesa e haitiana, o país alcançou a independência em 1.821, mas foi rapidamente tomada pelo Haiti, em 1.822. Após a vitória na Guerra de Independência Dominicana, em 1.844, os dominicanos travaram várias lutas, a maioria internas, bem como um breve retorno ao domínio espanhol (1.861–1.865).
A ocupação dos Estados Unidos de 1.916 até 1.924, e posteriormente seis anos de prosperidade com o presidente Felipe Horacio Vásquez Lajara (1.924–1.930), foi seguido pela ditadura de Rafael Leonidas Trujillo Molina até 1.961. A guerra civil de 1.965 terminou com uma intervenção liderada pelos Estados Unidos, e foi seguida por vários períodos de governo de Joaquin Balaguer. Desde então, a República Dominicana tomou direção para a democracia representativa.

A República Dominicana tem a segunda maior economia caribenha. Apesar de conhecida pela produção de açúcar, a economia é dominada pelos setor terciário. No entanto, o desemprego, a corrupção e o serviço de abastecimento de energia elétrica permanece como grandes desafios para o país. Há também uma "acentuada desigualdade de renda".
No país se encontra a montanha mais alta do Caribe, o Pico Duarte, assim com o lago Enriquillo, o ponto mais baixo no nível do mar é o maior lago do Caribe. A República Dominicana tem uma temperatura média de 26 °C e uma grande biodiversidade.
A economia caracteriza-se por estar em vias de desenvolvimento, com uma receita financeira média, dependendo principalmente da agricultura, comércio, serviços e, principalmente, turismo.
Ainda que o setor dos serviços tenha superado a agricultura como principal criador de emprego (devido, sobretudo, ao crescimento da indústria do turismo e às Zonas Francas), a agricultura mantém-se como o setor mais importante a nível do consumo doméstico, estando em segundo lugar (depois da extração mineira) em termos de exportação. O turismo gera receitas de mais de 1 bilhão de dólares por ano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Dominicana

São Martinho ou Saint  Martin, chamado oficialmente de Coletividade de São Martinho (francês: Collectivité de Saint-Martin), é uma coletividade de ultramar da República Francesa, localizada nas Caraíbas. Foi criada em 21 de fevereiro de 2.007, englobando a parte norte da ilha de São Martinho e ilhéus vizinhos, sendo o maior deles Tintamarre. A cidade capital da coletividade é Marigot. A parte sul da ilha, chamada em neerlandês Sint Maarten, integra o Reino dos Países Baixos.

A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo em 11 de novembro de 1.493. Foi dividida entre a França e os Países Baixos em 1.648.
A parte francesa foi administrada a partir de Guadalupe até 21 de fevereiro de 2.007, quando se tornou uma coletividade ultramarina separada.
A parte francesa da ilha, tem uma área de 53.20 km². Em outubro de 2.004, pelo censo francês, a população na parte francesa da ilha foi de 33.102 (visto que em em 1.982 existiam apenas 8.072 habitantes), isso significa que a densidade populacional dessa parte é de 622 habitantes por km² em 2.004.

A economia é extremamente dependente do turismo, e conta com diversos resorts de alto nível que atraem milhares de turistas.
É considerada uma colônia agrícola, pela qual recebe subsídios do governo francês e, consequentemente, proíbe a instalação de casinos.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/28/Saint_Martin-CIA_WFB_Map.png

São Martinho ou Sint Maarten para o diferenciar da Coletividade de São Martinho (Saint-Martin), era um dos territórios que formavam as Antilhas Neerlandesas até o dia 10 de outubro de 2.010, data em que tornou-se um país de administração autônoma, embora ainda pertencente ao Reino dos Países Baixos. É composto pela metade sul da ilha de São Martinho.
Em 2.001, no censo das Antilhas Neerlandesas, a população dessa região era  de       30.594 habitantes, com uma densidade populacional de 900 hab./km².
São Martinho neerlandês divide a ilha com uma coletividade ultramarina francesa de mesmo nome, que ocupa a parte norte da ilha.
Em 1.493, durante a segunda viagem de Cristóvão Colombo às Índias Ocidentais, primeiramente ao avistar a ilha, ele chamou-a de Isla de San Martín, em homenagem a São Martinho de Tours, porque era 11 de novembro, dia do referido santo. No entanto, embora tenha reivindicado o território como espanhol, Colombo nunca desembarcou na ilha, e a Espanha não fez do povoamento da ilha uma prioridade.
Os franceses e holandeses, por outro lado, cobiçavam a ilha. Enquanto os franceses queriam colonizar as ilhas entre Trinidad e as Bermudas, os holandeses acharam São Martinho um intermédio conveniente entre suas colônias em Nova Amsterdã e o Brasil. Com poucas pessoas habitando a ilha, os holandeses fundaram facilmente um povoado naquele local em 1.631, erguendo o Forte de Amsterdam como uma proteção contra invasores.
Jan Claeszen Van Campen tornou-se seu primeiro governador, e logo depois a Companhia Holandesa das Índias Orientais começou suas operações de mineração de sal. Colônias britânicas e francesas também se estabeleceram na ilha. Observando essas colônias prósperas (lucrativas) e pretendendo manter o controle do comércio de sal, os espanhóis acharam São Martinho muito mais atraente. A Guerra dos Oitenta Anos que se disputava entre a Espanha e os Países Baixos também incentivou os ataques.
O exército espanhol tomou São Martinho dos holandeses em 1.633, assumindo o controle e expulsando todos ou 'quase todos' os colonos da ilha. Em Point Blanche, eles construíram o que é hoje o Antigo Forte espanhol para assegurar o território. Mesmo que os holandeses tenham retaliado em várias tentativas de ganhar de volta São Martinho, eles falharam.

Quinze anos após a Espanha conquistar a ilha, a guerra dos oitenta anos terminou. Desde que eles não precisavam mais da base no Caribe e São Martinho quase não dava lucro, a Espanha perdeu o interesse de continuar defendendo. Em 1.648, eles desertaram a ilha.



Com São Martinho novamente livre, tanto os holandeses como os franceses aproveitaram a chance para restabelecer as suas colônias. Os colonos holandeses vieram de Santo Eustáquio, enquanto os franceses vieram de São Cristóvão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Martinho_(Pa%C3%ADses_Baixos)


Trindade e Tobago oficialmente República de Trindade e Tobago é um Estado soberano insular do Caribe situado ao largo da costa nordeste da Venezuela e a sul de Granada, nas Pequenas Antilhas. Faz fronteira marítima com os Barbados a nordeste, com a Guiana a sudeste, e com a Venezuela a sul e a oeste. Situa-se na confluência do mar das Caraíbas com o oceano Atlântico.
O país tem uma área de 5.128 km² e consiste nas ilhas de Trinidad, Tobago, e numerosos ilhéus. A ilha da Trindade é a maior e mais povoada, representando 94% da área do total e 96% do total de habitantes.
As duas ilhas são de clima tropical e terreno montanhoso. A sua localização permite-lhe evitar a chamada "cintura de Furacões", região propensa à ocorrência do fenômeno nas Caraíbas.

A principal cidade da ilha de Trinidad é a capital do país, Port of Spain (ou Porto de Espanha) enquanto que a cidade principal da ilha de Tobago é Scarborough. Com mais de um milhão de habitantes, Trinidad e Tobago é o país com a segunda maior população de língua inglesa na região, depois da Jamaica.
A ilha da Trindade foi colônia espanhola desde a chegada de Cristóvão Colombo em 1.498 até à capitulação do governador espanhol, Don José María Chacón, aquando da chegada de uma armada britânica composta por 18 navios de guerra a 18 de fevereiro de 1.797. Durante esse período a ilha já havia mudado repetidas vezes de mãos entre colonizadores espanhóis, britânicos, franceses, neerlandeses e curlandeses.
Trindade, e também Tobago, foram cedidas ao Reino Unido em 1.802 de acordo com o tratado de Amiens. O país obteve a sua independência em 1.962, tornando-se posteriormente uma república em 1.976. Ao contrário do que acontece com a maioria dos países anglófonos das Caraíbas, a economia trinitária é principalmente industrial, com ênfase nas indústrias petrolífera e petroquímica.
Atualmente, o território atrai investimentos externos e apresenta uma economia florescente, almejando tornar-se um "Tigre do Caribe", a exemplo dos chamados Tigres Asiáticos.
A sua capital, Port of Spain (ou Porto de Espanha, na forma portuguesa), é a favorita para sediar o secretariado-geral da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).
Trindade e Tobago é conhecido pelo seu Carnaval e por ser o país de origem do tambor de aço,dos estilos musicais calipso, soca, chutney e da dança do limbo.
Trinidad e Tobago conquistou a reputação de ser um local de excelente investimento para as empresas internacionais. Um setor de ponta tem sido, nos últimos quatro anos, o do gás natural.
O turismo é um setor em franco crescimento, embora não seja tão importante, proporcionalmente, como em muitas outras ilhas caribenhas. A economia se beneficia de uma baixa taxa de inflação e de superavites comerciais. O ano de 2.002 foi marcado por um crescimento sólido no setor do petróleo, parcialmente ofuscado por incertezas políticas domésticas.

Há grandes reservas de petróleo e gás natural, e uma indústria pesada bem desenvolvida - ferro e aço, metanol e fertilizantes, além de do petróleo e seus derivados.
As ligações de transporte pelo ar, do mar e da terra são excelentes, e as ligações das telecomunicações com as Américas e a Europa são modernas.
Durante a década de 1.970, os preços de óleo elevados do mundo criaram uma expansão rápida da economia local, com o produto interno bruto real crescendo 72.5% entre 1.970 e 1.977. Estes foram os anos do crescimento em Trinidad e Tobago e muito da infraestrutura do país foi desenvolvida durante este período. Entretanto, a redução nos preços de óleo, juntamente com os índices elevados de gastos públicos levaram a um período prolongado de retração econômica, que começaram em 1.988 e terminaram finalmente em 1.993.
Após um período do ajuste econômico radical sob o Fundo Monetário Internacional e a supervisão de Banco Mundial, a política econômica do governo é bem na linha dos princípios que prevalecem no mercado atual: liberalização de comércio, economia aberta, racionalização do setor público, promoção da empresa confidencial e do investimento estrangeiro, e desenvolvimento das exportações e do turismo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trinidad_e_Tobago

A culinária caribenha é uma fusão da culinária africana, ameríndia, francesa, indiana, e espanhola. Essas tradições foram trazidas dos muitos países de origem pela população regional. Além disso, a população tem criado, a partir desta imensa riqueza de tradições, muitos estilos que são únicos na região.
Um prato típico e cada vez mais comum fora da região é o "charque" de carnes temperadas, normalmente de frango. É um sabor único, apimentado, que lembra a culinária creole da Louisiana, mas ainda bastante distinta. Os caris de cabra e frango são encontrados em todas as ilhas anglófonas do Caribe, introduzidos na região há mais de 150 anos pelos indianos, principalmente em Trinidad e Tobago e Guiana.
As culinárias do Haiti, Guadalupe e de outras ilhas de colonização francesa, são muito semelhantes no emprego de partes fritas de cabra juntamente com a carne de frango e pato. O arroz é outro alimento muito freqüente ingerido com vários molhos e feijão.
Uma versão local de ensopado de cabra foi escolhida como o prato nacional oficial de Montserrat e também é um dos pratos principais de São Cristóvão e Nevis.

É um ensopado à base de tomate, feito com carne de cabra, fruta-pão, mamão verde, e bolinhos (também conhecido como "conta-gotas"). Um outro prato popular no Caribe anglófono é chamado de "Cook-up", ou Pelau, um prato que combina as variações de carnes como o frango, rabo de porco, conserva de peixe e legumes com arroz e guandu. O Callaloo é um tipo de sopa contendo folhas de legumes e quiabo entre outros, amplamente difundida no Caribe, com uma mistura distintamente característica africana e indígena.

Entretanto, as ilhas do Caribe de língua espanhola tendem a preferir mais especiarias salgadas para acentuar os sabores. O limão e o alho, por exemplo, são mais comuns em Cuba do que a pimenta (ou a "pimenta-da-jamaica"). Outros condimentos comuns em toda a região incluem a canela e a noz-moscada.
Os pratos com peixes do mar são os mais comuns da culinária das ilhas, embora isto seja, sem dúvida, em parte devido à sua localização. Cada ilha provavelmente tem a sua própria especialidade. Alguns preparam lagosta, enquanto outros preferem determinados tipos de peixe. Por exemplo, a ilha de Barbados é conhecida pelo seu "peixe-voador", ao passo que Trinidad e Tobago é conhecida pela sua "cascadura" de peixe e caranguejo.
Outro prato principal do Caribe é o arroz, mas o arroz encontrado em cada ilha pode ser um pouco diferente. Alguns temperam seu arroz, ou adicionam ervilhas e outros ingredientes - como o coco.
Às vezes, o arroz é amarelo, outras vezes ele faz parte de um prato. Apesar de ser empregado de várias formas, é um acompanhamento comum em toda a região.
Atualmente, o molusco frito é uma especialidade de Key West. O molusco é um muito popular também nas Bahamas e Belize, onde as fritadas são também feitas (com poucas diferenças), adicionando uma massa de carne moida, temperos e ingredientes e, em seguida, bem fritos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Caribe

O ME Cancun, resort de luxo contemporâneo localizado no Caribe Mexicano, conhecido por sua excepcional proposta gastronômica, proporciona ao seus hóspedes uma experiência única de sabores, oferecendo cinco deslumbrantes espaços de refeições, além de sete bares para seus hóspedes.
O sofisticado Salt Restaurant é o lugar perfeito para explorar seus sentidos. O restaurante vai além da experiência básica. Para o café da manhã, não espere encontrar somente café. O estabelecimento oferece buffet com grande variedade de frutas, sucos, uma mesa com omeletes personalizadas e seleções incríveis de crepes e waffles com o recheio de sua preferência.
Para o jantar, envolva-se no sofisticado ambiente do restaurante com o melhor da cozinha mediterrânea. O reconhecido chef Heriberto Gomez utiliza sua vasta experiência para executar pratos com sabores originais e apresentações personalizadas.
Com vista espetacular para o mar, o restaurante The Water Grill oferece as melhores carnes, com destaque para o rodízio de carnes brasileiras e o grill argentino, acompanhando por vinhos de renome internacional. A noite fica ainda mais agradável com os sons das ondas do mar, que são perfeita música de fundo.
Já o Silk Restaurant, bistrô asiático, surpreende e encanta hóspedes com deliciosos sushis em um ambiente sedutor e eclético. O seu menu é uma fusão da tradicional cozinha asiática com a perfeita combinação dos sabores latinos. A proposta é uma jornada pela cozinha japonesa, chinesa e uma seleção privilegiada de contemporâneos sushi rolls esashimis.
O chef Ignacio Azcona desafia os turistas a descobrirem o México pelos seus sabores. Localizado à beira-mar, o Beach House é a principal entrada para os sabores caribenhos e a cozinha mexicana.


Os hóspedes devem estar preparados para mergulhar no frescor caribenho e aproveitar as bebidas tequila e mescal em um ambiente boêmio.
Os hóspedes que precisam de uma refeição rápida encontram no E-Space um cyber café com pequenos lanches, sucos, frutas, café, pães e canapés para se deliciar.

http://www.embarquenaviagem.com/2012/07/30/cinco-restaurantes-e-sete-bares-integram-experiencia-gastronomica-unica-no-me-cancun/


7 noites em cruzeiro partindo de Fort Lauderdale - Quem gosta de viajar para o estado norte-americano da Flórida pode aproveitar e embarcar em um cruzeiro a bordo do Oasis of the Seas, da Royal Caribbean, por lá mesmo em direção ao Caribe.
Opções como cruzeiro de sete noites da Royal Caribbean partindo de Fort Lauderdale incluem escalas pela paradisíaca Nassau, nas Bahamas.


Capital e maior cidade do país, Nassau tem entre os seus atrativos as águas claras e a arquitetura que mistura a europeia com colonial. Lugares visitados: Fort Lauderdale (Estados Unidos), Nassau (Bahamas), Charlotte Amalie (St. Thomas) e Philipsburg (St. Maarten).

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/cruzeiros/conheca-10-cruzeiros-para-aproveitar-o-caribe,dcc2e03cc3f1c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

O Marlim-azul (Makaira nigricans) é um peixe teleósteo, oceânico, da família Istiophoridae das águas tropicais e subtropicais do Atlântico e do Pacífico. Chega a medir até 4 metros de comprimento, possuindo dorso preto-azulado, ventre branco-prateado, primeira nadadeira dorsal preta ou azul-escura e as restantes marrom-escuras a azul-escuras.
Alguns espécimes encontrados pesavam mais de 900 kg. É uma espécie muito procurada em pesca esportiva.
O marlim azul põe milhões de ovos de uma só vez, e cada um dos ovos mede 1 milímetro de diâmetro. Também é conhecido pelos nomes de agulhão, agulhão-azul e agulhão-negro. O marlim-azul é conhecido como o "rei dos mares". A espécie é pelágica, vive na superfície e na meia água, e migradora.
O focinho tem forma de bico (daí a família ser chamada de peixes de bico). A migração desse peixe oceânico se dá no final da primavera e começo do verão (novembro a março), alcançando à costa brasileira quando as águas limpas, azuis e quentes se aproximam do continente.
O marlim-azul pode ser encontrado sobre as regiões do talude continental. Ele não costuma nadar em cardumes, somente na época reprodutiva forma pequenos grupos.
É um peixe pelágico, migratório e oceânico, freqüentando as correntes quentes (acima dos 22ºC) e de águas claras do chamado “mar azul”. Pode ser encontrado sobre as regiões do talude continental e nas “rampas” (também chamadas de paredes) após a plataforma continental, além de topos de montanhas submersas.


Não costuma nadar em grupos, a não ser durante a não ser durante a época de reprodução. A alimentação consiste basicamente de peixes como atuns, bonitos, dourados, peixes-voadores, farnangaios e de lulas.



Lugares
É mais abundante no Atlântico ocidental do que no oriental, apresentando concentrações particularmente elevadas no Golfo do México, Caribe, na costa leste da América do Sul e ao longo da costa brasileira. A melhor época para a pesca é no verão quando encosta a Corrente do Brasil no Sudeste e no meio do ano em ilhas afastadas e no Nordeste.
Métodos
Sua pesca é feita no corrico com embarcações especializadas. Para dominá-lo é preciso estar preso a uma cadeira de pesca. E para tira-lo da água uma equipe muito experiente.
Equipamentos
Em sua captura é empregado equipamento do tipo “barra pesada” para pesca oceânica. As varas devem ter passadores com roldanas e as carretilhas devem ter capacidade para armazenar pelo menos 500m de linha. A velocidade de corrico deve ficar entre 6 e nove nós.
Melhor época: durante os meses mais quentes do ano, de Novembro a Março, boa pesca.
Iscas
São utilizadas iscas naturais, como peixes voadores, farnangaios e atuns, e iscas artificiais. As iscas artificiais preferidas são as grandes lulas, mas algumas vezes atacam os plugs de meia água. As iscas artificiais mais produtivas são as grande lulas.


Dicas
A velocidade de corrico deve ficar entre 6 e 9 nós. Por melhor que seja o equipamento, se não houver calma, experiência e uma boa equipe, os peixes não serão embarcados.
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/marlim-azul-blue-marlin-makaira.html



Fontes : além das já citadas





Nenhum comentário:

Postar um comentário