sábado, 5 de outubro de 2013

Como era sem celular, iPhone, iPad, notebooks, internet...

Há menos de 40 anos os telefones tinham manivela e eram operados por telefonistas em centrais telefônicas. Uma ligação telefônica de Santa Cruz do Rio Pardo para São Paulo, que você pedia para a telefonista chegava a demorar até 3 horas para ser completada. Hoje você disca seu telefone ou celular e instantaneamente fala em qualquer parte do Mundo.
É preciso considerar para os estudos da comunicação a evolução dos períodos da comunicação, como por exemplo: comunicação corporal, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação digital. Vários aspectos da comunicação têm sido objetos de estudos. Na Grécia Antiga, o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para estudantes. No início do século XX, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas. A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico distinto em meados do século XX. Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área.
Tem vindo a evoluir constantemente, devido às novas tecnologias e ao uso de redes sociais. Hoje em dia, não é necessário comprar um jornal para se estar informado. Obviamente, que temos a televisão e a rádio. Porém, podemos aceder a um jornal via internet, através do site do mesmo ou de redes sociais, caso do Twitter e do Facebook. Muitos jornais possuem contas nestas redes e postam informação, que se encontra sempre atualizada. É interessante, porque se pode comentar e debater com os outros.
Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório.
Quanto à forma, a Comunicação pode ser comunicação verbal, não-verbal e mediada.
A comunicação humana desenvolve-se em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens.
A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
A comunicação começou desde a pré-história em que os primeiros seres humanos começaram por se comunicar através de pinturas rupestres e de gestos.
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.
Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada. O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. 
A comunicação é uma evolução que não pára e está em constante movimento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o#Hist.C3.B3ria



Sinais de fumaça são um meio de comunicação em áreas vastas e despovoadas baseado no fumo originado por fogueiras. Eram mais comuns em tempos antigos, e podiam comunicar mensagens complexas e codificadas previamente entre postos de vigia ou atalaias para avisar da presença de inimigos ou informar sobre qualquer outro assunto.


A comunicação por sinais de fumaça tornou-se famosa com a sua frequência nos filmes do tipo western onde surgem quase sempre a ser usadas pelos ameríndios. Na Antiga China, soldados que permaneciam alerta nas torres da Grande Muralha da China podiam usar este meio de comunicar para alertar sobre ataques inimigos, enviando mensagens de fumo de torre a torre. As mensagens podiam ser retransmitidas a mais de 760 km de distância.
Também os aborígenes australianos e os Yagan comunicavam à distância com sinais de fumaça.

Atualmente são usados para comunicar o resultado das votações dos conclaves.

A comunicação por sinais de fumo, sendo observável por outros que não os destinatários da mensagem, obriga à utilização de códigos pré-combinados.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_de_fumo



O ser humano sempre teve a necessidade de interagir com os demais, não apenas para se descontrair e desenvolver relacionamentos, mas também trocar conhecimento e informações importantes. Durante a Pré-História, na época das cavernas, já havia um meio de comunicação  simples: as próprias pinturas feitas nas pedras, que transmitiam a mensagem através dos desenhos.


Com a invenção da escrita (quando se inicia a História) a comunicação passou a ser muito mais completa e eficiente, utilizando como meios o papiro (precursor do papel), a pedra e as placas de argila.
No Egito, ainda na época dos antigos faraós, surgiu o correio, um meio de comunicação que enviava cartas e documentos de um lugar ao outro. Os antigos “mensageiros”, encarregados de entrega-las, percorriam quilômetros de forma rápida e eficiente, e por muito tempo este foi o único meio de comunicação à distância que permitia às pessoas terem notícias de quem estava longe.

Telégrafo

Mais tarde, surgiu o telégrafo, um meio de comunicação que passou por diversas fases e utilizou diferentes materiais antigos, como tochas, tambores, fumo e, finalmente, eletricidade. Tratava-se de um emissor de mensagem que gerava sequências de sinais a serem decodificadas por outro meio de comunicação similar, posicionado em um lugar diferente (o telégrafo elétrico, por exemplo, trabalhava com o código Morse).

Meios de comunicação atuais

Televisão antiga
Depois dos antigos telégrafos surgiram outros meios de comunicação que se perpetuam até hoje, podendo ser considerados atuais, apesar de não tão novos. É o caso do jornal, publicação impressa com notícias, notas e colunas, do rádio, aparelho de som que utiliza ondas, do telefone, que estabelece uma chamada na qual duas pessoas podem falar e ouvir uma à outra, e da televisão, emissora de imagens e sons, considerada o maior meio de comunicação em massa.

Tablet ligado
Recentemente, difundiu-se um dos principais meios de comunicação atuais, utilizado globalmente: a internet. Ao contrário dos antigos, não necessita de grandes aparelhos e é muito mais portátil. Utilizando a rede através de um pequeno computador ou dispositivo, é possível conectar-se com pessoas de qualquer lugar do mundo instantaneamente, a qualquer hora.

Se nos tempos antigos era possível e aceitável esperar meses para receber alguma notícia, nos dias atuais, com a constante globalização ao redor do mundo, é praticamente impossível não comunicar-se de alguma forma. Precisamos dos meios de comunicação para tratar de assuntos pessoais e profissionais, gerenciar nossos relacionamentos e saber o que acontece ao nosso redor.


http://www.blogers.com.br/meios-de-comunicacao-antigos-e-atuais/


Correio é um sistema de comunicação que envolve o envio de documentos (cartas, faturas) e encomendas entre um remetente e um destinatário, que podem estar numa mesma cidade ou em lugares muito distantes entre si.
A princípio, o serviço postal pode ser privado ou público. Governos podem instituir restrições para que empresas privadas assumam o sistema postal.
Comunicação através de documentos escritos carregados por um intermediário até outro lugar certamente data-se anteriormente a invenção da escrita. Contudo, o desenvolvimento formal do sistema postal ocorreu muito depois.
O primeiro serviço organizado de difusão de documentos escritos que se tem notícia remonta a 2.400 anos antes de Cristo, tendo surgido no Antigo Egito, quando os faraós usavam mensageiros para a difusão de decretos em todo o território do Estado.

Os correios asteca e inca, na América pré-colombiana, possuíam desenhistas e reproduziam em telas figuras representativas de pessoas e animais de monta: eram os correios de Montezuma, imperador asteca. Os mensageiros usavam uma rica vestimenta (manta) atada ao corpo, eram respeitados e detentores de imunidades: a ninguém era permitido bloquear a passagem do "correio real". Os colonizadores espanhóis, quando souberam dos "desenhistas" e tiveram informações do organizado serviço postal dos nativos, esforçaram-se para eliminá-lo, receando que o sistema ameaçasse o domínio da terra. 
Os astecas dispunham de excelentes caminhos: canais de drenagem, pavimentação e muros protetores.
Possuíam um incipiente sistema telegráfico: as almenaras. Outros sistemas de comunicação dos astecas, além do percurso a pé, eram os rios, onde o mensageiro atravessava a nado ou agarrado a um tronco com a correspondência atada à cabeça. Em abismos, era utilizada uma cesta grande, presa por uma corda e impulsionada por outras duas. 
O "chasque" era o correio dos incas. Percorriam dois grandes caminhos: o da costa e o das serras, nos quais havia postos para repouso e um organizado sistema de revezamento para mensagens mais urgentes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Correio#Hist.C3.B3ria

Os Correios Na Antiguidade
Conta o historiador Estrabão que para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas em 490 a.c, o soldado Feidípedes correu 37 km do campo de batalha na planície de maratona até a cidade de Atenas, e quando chegou, caiu morto; na antiga Pérsia, a notícia transmitida oralmente chegava ao destino desejado trinta vezes mais depressa do que se fosse levada por um mensageiro a cavalo; entre os indígenas africanos e sul-americanos as notícias eram dadas através de batidas em tambores, outros povos primitivos usavam ao invés de tambores, instrumentos de sopro. Nos tempos de Alexandre Magno, as mensagens eram dadas através de tochas acesas em lugares altos, tais mensagens iam da índia à Grécia em cinco dias.
      
http://parafusoarquimedes.blogspot.com.br/2012/10/os-correios-na-antiguidade.html

A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse, nascido em 27 de abril de 1.791, em Charlestown, Massachusetts, Estados Unidos.
Estudou no Yale College, onde se interessou por eletricidade. Em 1.832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido.
Em 1.835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1.837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1.838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.
Conseguindo em 1.843 recursos financeiros para seu invento através do Congresso norte-americano, em 1.844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC, quando se deu a primeira transmissão oficial cuja mensagem foi: "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!)
A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares. A partir da Segunda Guerra Mundial passou a ser usada em paralelo com outras modalidades de transmissão como o SSB Single Side Band, atualmente utiliza-se o rádio pacote para comunicações criptografadas mas o código morse ainda continua sendo usado em NDB que são uma espécie de rádio-farol utilizado na navegação aérea e marítima.
Tambem alguns satélites utilizam o código morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria.
Samuel Morse faleceu em 2 de abril de 1.872, em Nova York.

Ainda hoje o Código Morse é amplamente utilizado no mundo inteiro pelo radioamadorismo todos os dias milhares de "pontos e traços" cruzam os ares através das transmissões de milhares de entusiastas deste modo de emissão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telegrafia



Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.

Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.


A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção. Geralmente não há recursos em AM (apenas o importante Rádio digital que é um ganho para as estações desta denominada modulação), é exclusividade de FM entre tanto são elas, som estéreo e o RDS.


Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.





Na mesma época em 1.893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.
As primeiras radioemissões
O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época.
Consideram alguns que a primeira transmissão radiofônica do mundo foi realizada em 1.906, nos Estados Unidos por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.
As primeiras transmissões para entretenimento regulares, começaram em 1.920 na Argentina e nos Estados Unidos.
No Brasil, inicialmente apenas militares poderiam ter aparelhos de rádio, a lei foi revogada por Francisco de Sá, e a primeira transmissão civil foi realizada no dia 6 de abril de 1.919, a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, pela PRA 8, Rádio Clube de Pernambuco, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(comunica%C3%A7%C3%A3o)



O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas.

É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes.
Para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.

Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que geralmente tem sido atribuída a Alexander Graham Bell.
Entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2.002, o aparelho foi inventado por volta de 1.860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou "telégrafo falante". A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1.860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque.

Meucci criou o telefone com a necessidade de comunicar-se com sua esposa, que era doente e por isso ficava de cama no seu quarto no andar superior. O laboratório de Meucci ficava no térreo, assim ele não tinha condições para cuidar da esposa e trabalhar ao mesmo tempo; assim sendo, ele inventou o telefone, a fim de que se sua esposa precisasse dele não tivesse que gritar ou sair de sua casa.


No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1.883 a cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1.000 linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio a Petrópolis.
Campinas foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica (logo após Chicago e o Rio de Janeiro).

A primeira empresa brasileira foi a Brazilian Telephone Co., que depois de passar por diversos proprietários, foi incorporada, em junho de 1.889, à Brasilianische Elektrizitäts Gesellschaft, com sede em Berlim, que ganhou uma concessão de 30 anos.





http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone


No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1.883 a cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com a capacidade para 1.000 linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis.
Em 1.906, um incêndio destruiu a central de telefonia na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro deixando a cidade sem telefones por 07 meses. Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operados por uma telefonista.
O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a “ corrente de toque” e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das “pegas”. Assim um assinante era conectado ao outro. Com o surgimento das centrais automáticas os telefones passaram a ser promovidos de “discos” para envio da sinalização. Estes discos geravam a sinalização decádica, que consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10).


Esta tecnologia prevaleceu até o final da década de 1.960 quando começaram a surgir os telefones com teclado eletrônico. Os telefones com teclado facilitavam a “discagem”, pois demorava menos para teclar um número. Foram desenvolvidos teclados que enviavam os pulsos de sinalização decádica conforme a tecla acionada (carregada).



Posteriormente com o advento da sinalização DTMF o envio de sinalização ficou ainda mais rápido.
Uma ligação interurbana entre cidades próximas era operada por telefonistas e chegavam a demorar até 3 horas para serem completadas.
http://ahistoriadacomunicacao.wordpress.com/2013/04/01/a-historia-do-telefone/


Heinrich Hertz, em 1.888, foi pioneiro na transmissão de códigos pelo ar. A descoberta tornou-se indefectível à idealização de rádio-transmissores. Além disso, proporcionou a primeira ligação por telefonia entre continentes, ocorrida no ano de 1.914.
A comunicação móvel era conhecida desde o começo do século XX. Desenvolvido inicialmente pela atriz Hollywoodiana Hedwig Kiesler (Hedy Lamaar) e patenteado em 1.940, o celular surge como um sistema de comunicação à distância que mudasse sempre de canal para que as frequências não fossem interceptadas. No ano de 1.947, começou-se o desenvolvimento no laboratório Bell, nos Estados Unidos. No laboratório Bell, foi desenvolvido um sistema telefônico de alta capacidade interligado por diversas antenas, sendo que, cada antena, era considerada uma célula.


Por isso o nome de "celular".
O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, em 1.956, denominado Ericsson MTA ( Mobilie Telephony A ) Ericsson MTA, pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros.
A empresa Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular e no dia 3 de abril de 1.973, em Nova York, apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X. Usando esse modelo ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho celular, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da empresa Motorola. O aparelho, muito prosaico, tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 quilo.
Em 1.979, no Japão e na Suécia O telefone celular entrou em operação e em 1.983 começou nos Estados Unidos.
Em 1.989, existiam 4 milhões de assinantes do serviço móvel em todo o mundo. Em 2.009 são 4,6 bilhões, a caminho de 6 bilhões antecipados para 2.013.
A União Internacional de Telecomunicações considera que "O telemóvel foi a tecnologia mais rapidamente adotada de toda história".
No Brasil, o primeiro celular foi lançado em 1.990, no Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo.
Os assinantes pagavam 20 mil dólares para possuir um sistema de telefonia deste tipo. Nas décadas de 70 e 80, países como Japão e Suécia efetivaram tecnologias próprias. Já no final da década de 1.980, a tecnologia estava desenvolvida em quase todos os países. A revolução propiciada pelo celular iniciou também o seu processo de digitalização.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_telefone_celular


Confira a história dos telefones celulares
Anos 80: os primeiros anos
O ex-empregado da Motorola Martin Cooper apresentou ao mundo o primeiro celular, o Motorola DynaTAC, em 3 de abril de 1974 (cerca de um ano após a sua criação). De pé, perto do hotel New York Hilton, ele fixou uma estação base no outro lado da rua. O feito funcionou, mas apenas quase uma década depois o telefone particular finalmente chegou a público.

Em 1.984, a Motorola liberou o Motorola DynaTAC ao público. Ele continha um teclado numérico de base, um display de uma linha e uma bateria deplorável com apenas uma hora de duração em tempo de conversação e 8 horas em modo de espera. Mesmo assim, era revolucionário para a época, razão pela qual apenas os mais ricos dos ricos podiam se dar ao luxo de comprar um ou pagar para o serviço de voz que custava US$ 50 por mês, não incluindo US$ 0,40/minuto durante o pico e US$ 0,24/minuto em outros horários.
O DynaTAC 8000X tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Pesava 794 g, e era capaz de memorizar até 30 números. A tela de LED e a bateria relativamente grande mantinham o seu design meio "encaixotado". Funcionava na rede analógica, ou seja, NMT, tendo sido descontinuado apenas em 1.994.

Seis anos após o DynaTAC aparecer, a Motorola deu mais um passo, apresentando o que se tornou a inspiração para o primeiro telefone de flip. Chamado de MicroTAC, este dispositivo analógico introduziu um revolucionário projeto: nele, o dispositivo de captura de voz era dobrado sobre o teclado. Além disso, ele media apenas 9 cm de comprimento e pesava menos de 0,5 kg, tornando-o o mais leve aparelho celular já produzido.

Anos 90
Foi durante os anos 90 que o tipo de tecnologia moderna de celular que você vê todos os dias começou a se formar. As primeiras mensagens de texto, processadores de sinais digitais e de alta tecnologia (redes iDEN, CDMA, GSM) brotaram durante este período tumultuoso.
1.993: primeiro telefone PDA

Modelos famosos nos anos 90
Em 1.993, a IBM e a BellSouth se uniram para lançar o Comunicador Pessoal Simon, o primeiro telemóvel a incluir funcionalidades de PDA. Não só poderia enviar e receber chamadas de voz, mas também servia como um livro de endereços, calculadora, pager e fax. Além disso, ele ofereceu pela primeira vez o touchscreen, que permitia que clientes usassem os dedos ou uma caneta para fazer chamadas e criar notas.
1.996: primeiro telefone com flip







Meia década após o lançamento do MicroTAC, a Motorola lançou uma atualização conhecido como o StarTAC. Inspirado por seu antecessor, o StarTAC se tornou o primeiro telefone flip de verdade. Operou em redes GSM nos Estados Unidos, e incluía o suporte para mensagens de texto SMS, acrescentou funções digitais como uma agenda de contatos e foi o primeiro celular a suportar bateria de lítio. Além disso, o dispositivo pesava apenas 100 g.

1.998: primeiro telefone em barra

Nokia apareceu em cena em 1.998 com o telefone em barra, o Nokia 6160. Pesando apenas 160 gramas, o dispositivo ostentava um display monocromático, antena externa e uma bateria recarregável com um tempo de conversação de 3,3 horas. Por causa de seu preço e facilidade de uso, o Nokia 6160 acabou se tornando dispositivo mais vendido da Nokia da década de 90.

1.999: precursor do smartphone BlackBerry

O primeiro dispositivo celular BlackBerry apareceu no final dos anos 90 como um Pager bidirecional. Ele apresentava um teclado QWERTY completo e poderia ser usado para transmitir mensagens SMS, e-mails e páginas. Além disso, ele ofereceu um display de 8 linhas, um calendário e um organizador. Devido a uma falta de interesse em dispositivos móveis de e-mail no momento, o aparelho foi usado tão somente por aqueles indivíduos que trabalhavam na indústria corporativa.

Anos 2.000: a era smartphone
O novo milênio trouxe consigo o surgimento de câmeras integradas, redes 3G/GPRS/EDGE e smartphones, bem como a divulgação final da rede celular analógica em favor do trabalho em rede digital.

Com intuito de otimizar o tempo e trazer mais facilidades ao dia a dia, o smartphone se tornou indispensável, pois tornou possível navegar na Internet, ler e editar arquivos de textos, planilhas e acessar seus e-mails rapidamente.

2.000: primeiro telefone bluetooth
O T36 Ericsson introduziu a tecnologia Bluetooth para o mundo celular, permitindo assim aos consumidores a conexão sem fio em seus telefones para seus computadores. O telefone também ofereceu conectividade no mundo inteiro através 900/1800/1900-band GSM, a tecnologia de reconhecimento de voz e Aircalendar, uma ferramenta que permitia ao consumidor receber atualizações em tempo real ao seu calendário ou agenda de contatos.

2.002: primeiro smartphone BlackBerry
Em 2.002 a Research in Motion (RIM) finalmente deslanchou. O PDA BlackBerry foi o primeiro a apresentar conectividade celular. Operando ao longo de uma rede GSM, o BlackBerry 5810 permitiu aos usuários enviar e-mails, organizar seus dados e preparar memorandos. Infelizmente, faltou nele um alto-falante e um microfone, ou seja, seus usuários eram obrigados a usar um fone de ouvido com um microfone acoplado.

2.002: primeiro celular com câmera

A Sanyo SCP-5300 eliminou a necessidade de comprar uma câmera, pois foi o primeiro aparelho celular a incluir uma câmera integrada com um botão dedicado ao snapshot. Infelizmente, foi limitado a uma resolução de 640×480, zoom digital de 4x e 3 m de alcance. Independente disso, os usuários do telefone podiam tirar fotos em movimento e depois enviá-las para o seu PC utilizando uma suíte de software.

2.004: primeiro telefone ultra fino

Antes do lançamento do Motorola RAZR V3 em 2.004, os telefones tendiam a serem grandes e volumosos. O Razr mudou isso com seus ínfimos 14 mm de espessura. O telefone também incluía uma antena interna, um teclado gravado quimicamente e azul de fundo. Era, em essência, o primeiro telefone criado para não só fornecer grande funcionalidade, mas também exalar estilo e elegância.

2.007: Apple iPhone

Quando a Apple entrou no setor de telefonia celular em 2.007, tudo mudou. Apple substituiu o teclado convencional por um teclado touchscreen multi-touch que permitia que os clientes se sentissem como se estivessem fisicamente manipulando as ferramentas do celular com os dedos: clicar em links, alongar/encolher fotos e folhear álbuns. Além disso, ele trouxe a primeira plataforma cheia de recursos para telefones celulares. Era como se eles pegassem um sistema operacional de um computador e colocassem em um minúsculo telefone.

2.012: atualmente
Só se passaram dois anos desde a virada da década e a tecnologia de telefonia celular só aumenta. A tecnologia 4G está em ascensão, o iPhone está em sua quinta geração e os smartphones mais tecnológicos podem gravar vídeos FullHD, reproduzir filmes completos e servir como um hotspot móvel para outros dispositivos. Se em tão pouco tempo o celular evoluiu tanto, imaginem quantas ferramentas estarão disponíveis para os próximos anos.
Fonte: Techtudo 
Edição: Anielle Brandão 
http://www.vooz.com.br/noticias/confira-a-historia-dos-telefones-celulares-91994.html

Telefone celular é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1.947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos.
Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração (1G) (a analógica, desenvolvida no início dos anos 1.980), com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 1.980 e início dos anos 1.990): GSM, CDMA e TDMA; na segunda geração e meia (2,5G) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xRTT; na terceira geração (3G) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 1990), como UMTS e EVDO; na terceira geração e meia (3,5G), como HSDPA, HSPA e HSUPA. Já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).
A primeira rede de telefonia celular do Brasil foi lançada pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro em 1.990, seguida da cidade de Salvador.
Segundo a União Internacional das Telecomunicações, o Brasil é sexto maior mercado do mundo em telefonia celular e atualmente, são 202,94 milhões de aparelhos em uso no Brasil,sendo assim o quarto país que mais utiliza telefones celulares no mundo( perde apenas para China, Índia e Estados Unidos).
Atualmente no Brasil existem 247 milhões de linhas de telefones celulares ativas.
O celular/telemóvel que quando lançado ainda na tecnologia analógica era somente usado para falar, já é usado para enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas, mas não para por aí, nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendentes até então não disponíveis para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler e-book a usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado.
Juntamente com tecnologia digital, chegou além de qualidade e segurança, a possibilidade de personalizar os celulares/telemóveis. Inicialmente podia-se configurar o toque monofônico, os quais são formados apenas por bip de mesmo tom, configurados para ter o ritmo da música, e também as figuras monocromáticas que são quase desconhecidas. Com a nova geração de aparelhos, principalmente nos lançamentos do sistema GSM, veio então além de toques polifônicos e em formato MP3 juntamente com imagens coloridas.
As imagens coloridas podem ser de dois tipos distintos:
Formato GIF; trate-se de um formato que só suporta 256 cores, nos aparelhos pioneiros, normalmente era usado esse formato.
Formato JPG; formato amplamente difundiu graças as câmeras digitais este suporta até 16 milhões de cores e é usado em aparelhos mais avançados, e praticamente todos que possuem câmeras digitais integradas ao celular.
Para personalizar o seu celular procure o portal da operadora na internet ou pelo próprio aparelho via WAP, porem lembre-se que WAP é cobrado mesmo para escolher o toque ou a imagem.
Há também sites que distribuem gratuitamente conteúdo para aparelhos diversos, o qual fica mais barato ao usuário final já que não são protegidos por direitos autorias.

Os celulares/telemóveis agregaram, ao redor do tempo, muitos recursos, tais como câmera, rádio FM e leitor MP3.6 Alguns telefones, inclusive, têm um computador de mão Palm ou PocketPC integrado - são os chamados smartphones (do inglês "smart", inteligente, "phone", telefone).

Sua principal característica é a possibilidade de instalar programas que utilizam os recursos disponíveis no aparelho. Alguns exemplos são dicionários, tradutores, jogos e clientes de e-mail.
Os sistemas operativos mais utilizados são o Symbian, Windows Mobile, iOS e Android.

Com as novas tecnologias de terceira geração (3G), que oferecem dados em alta velocidade, é possível realizar chamadas de vídeo conferência em tempo real, com a ajuda de novos equipamentos com câmera frontal, próxima ao visor.

A maioria dos novos modelos possui alguma forma de conexão com outros telefones - IrDA (infravermelho) ou Bluetooth. Essas tecnologias servem, principalmente, para envio de dados entre telefones.


Nos dias de hoje o celular já não é mais um simples telefone de bolso. Câmeras que possuem 14.1Mpx já foram lançados na Europa, no Brasil encontramos de até 12.1Mpx, resoluções maiores que muitas câmeras digitais. A internet já pode ser acessa via Wi-Fi e banda larga 3G e 4G no Japão. Jogos com gráficos que se comparam ao videogame PSP com qualidade 3D. Telas que, em 2.003, tinham 4 mil cores, agora possuem mais de 16 milhões. As polegadas também cresceram. Hoje os celulares tem telas com até 5,5" (polegadas) sensíveis ao toque. Um exemplo disto é o Galaxy Note 2 desenvolvido pela Samsung. Em poucos anos o celular será a nossa "Central de Entretenimento".

Atualmente não há nenhum estudo que apresente provas concretas que indiquem que os telemóveis acarretam riscos para a saúde. Os aparelhos celulares, assim como outros dispositivos eletrônicos como rádio, televisão, alguns controles remotos, redes sem fio de computadores, etc utilizam ondas eletromagnéticas de rádio frequência (RF) para comunicação. Essas ondas eletromagnéticas são consideradas como radiações não ionizantes, ou seja, consideradas seguras nas potências utilizadas nos dispositivos celulares cujo funcionamento atende às recomendações da International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection (ICNIRP) provisoriamente adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Diversos estudos têm sido conduzidos para se determinar possíveis riscos de longo prazo à saúde humana pelo uso aparelhos celulares: a Organização Mundial da Saúde divulgou resultados preliminares de um estudo que sugere que o uso de aparelhos celulares pode estar relacionado a uma predisposição maior a diversos tipos de cânceres; em contrapartida um estudo realizado com base nos dados colhidos nos últimos 30 anos abrangendo praticamente todos os habitantes da Escandinávia descarta a ligação de cânceres cerebrais ao uso de celulares.
A parte da divergência entre os estudos sobre os riscos à saúde do uso de celulares muitos especialistas e entidades de saúde oficiais têm recomendado a utilização limitada destes dispositivos assim como ao recurso do sistema de mãos-livres (viva-voz). Existe, contudo, um grande consenso sobre os riscos de acidentes provocados pelo uso de celulares: o uso desses dispositivos ao se dirigir um veículo automotor ou mesmo ao se caminhar aumentam significativamente o risco de acidentes através da distração provocada ao se conversar através do celular.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_celular


iPod é uma marca registada da Apple Inc. e refere-se a uma série de tocadores de áudio digital projetados e vendidos pela Apple. Desde 2.008, a linha de iPods inclui o iPod classic, o iPod shuffle, o iPod nano e o iPod touch. Outros produtos antigos incluíam o iPod mini e o iPod Photo, mas agora estão incluídos na linha do classic.
Os aparelhos da família iPod oferecem uma interface simples para o usuário, centrada no uso de uma roda clicável. O modelo de maior capacidade de armazenamento de mídia, o iPod classic, utiliza um disco rígido acoplado, enquanto todos outros modelos utilizam memória flash. Como a maioria dos tocadores portáteis digitais, o iPod pode servir como um armazenador de dados quando conectado a um computador.
Mas o modelo mais arrojado da linha dos iPods funciona e parece com o iPhone; o iPod touch, respondendo ao toque na tela, e permitindo o usuário acessar a Internet sem fio (wireless, wi-fi 802.11b/g) além de poder usar todos os aplicativos do iPhone.
É considerado até hoje o lançamento mais arriscado da Apple,[carece de fontes] pois foi lançado em outubro de 2.001, quando os Estados Unidos ainda estavam sob forte comoção, devido aos atentados de 11 de setembro.
O design já passou por diversas alterações desde sua introdução no mercado. Cada revisão significante é chamada uma "geração". Somente a geração mais recente permanece a venda no mercado entre os produtos novos da Apple, sendo que a Apple pode também vender (liquidar com desconto) o modelo anterior somente quando este foi retornado a eles por motivo de algum defeito de fabricação.
Em cada geração de cada modelo existe ainda, por vezes, mais do que uma edição. São oito configurações distintas de iPods atualmente no mercado com quatro básicos modelos diferentes (classic, nano, shuffle e touch): O iPod classic, tradicional e original, já está na 7ª geração; o nano (na sexta geração, agora com tela de multi-toque); o shuffle (na 4ª geração) e o touch (na 5ª geração). Ocasionalmente e informalmente o termo geração é abreviado com a letra "G", mas não deve ser confundido com o uso do nome "3G" do iPhone, que é um indicativo da banda de telefonia celular utilizada, um recurso não existente ainda nos iPods, e sem relação com "geração".
Novos modelos
As mais recentes mudanças nos novos lançamentos da linha dos modelos iPod da Apple surgiram como parte do evento Let's Pop, que a companhia produziu em Milão, no último dia 9 de Setembro de 2.007.
O iPod nano ganha um novo design e a função acelerômetro, semelhante a do iPhone. Dessa forma, é possível balançar o aparelho para ativar o modo de reprodução aleatória de músicas. "É o iPod nano mais fino que já fizemos", disse Jobs - o aparelho tem 6,2 mm de espessura. O iPod Touch, uma espécie de 'iPhone sem telefone', também foi atualizado. A segunda geração do aparelho multimídia tem versões de 8 GB (US$ 229), 16 GB (US$ 299) e 32 GB (US$ 399). Além disso, ele tem alto falante embutido e formato mais fino que o antecessor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/IPod



iPad é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2.010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco. Meses antes de seu anúncio, surgiram rumores do nome do aparelho: iSlate, iBook e iTablet, entre outros.
O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone, o iOS. A recepção inicial do iPad foi bastante misturada, com muitos entusiastas ficando contra o aparelho devido ao que percebem como limitações e com outros tantos demonstrando grande empolgação com facilidade de interação que a interface demonstra.

No Brasil, o iPad foi lançado dia 30 de novembro de 2.010. A quarta e atual geração foi lançada no dia 14 de dezembro de 2.012.

No dia 12 de setembro de 2.012, foi apresentada, por Tim Cook, a quarta geração do tablet, que apesar de ser idêntico em relação ao design com o seu antecessor, conta com um processador mais potente e também obteve melhorias em sua câmera dianteira (para video conferências).
Todas as outras especificações são idênticas ao iPad 3, o que os tornam meramente idênticos.
Em 2.013 o governo de Andorra decide obrigar todos os alunos do ensino público a comprar uma tablete Apple para uso escolar. O objetivo, em declarações feitas a imprensa andorrana, é evitar que alunos carreguem com livros pesados que prejudicam claramente a sua saúde, mesmo se num princípio o iPad não vai substituir completamente os livros.
Sendo assim, Andorra transformou-se no primeiro pais da Europa em apostar na tablete como meio de ensino, deixando os computadores considerados pelo governo mais caros. A decisão criou em seguida grande polémica no pequeno pais, pois nem todas as famílias têm recursos suficientes para pagar uma tablete de preço elevado. Entre as críticas também há quem diga que o iPad é um material muito frágil em mãos de crianças que podem fazê-lo cair e estragar facilmente.


Para acalmar a povoação, o governo assegurou que todas as famílias com dificuldades financeiras podem recorrer ao pagamento em prazos, que a tablete da Apple foi escolhida porque é a única no mercado em oferecer um espaço de ensino e pedagógico óptimo, e que o iPad permite controlar o aluno de maneira eficaz. Ou seja, evitar que tente baixar aplicações que não tenham nada a ver com as aulas. A decisão não foi criticada pelo professorado, paradoxalmente, que além disso recebeu formação antes de começar as aulas. Formação garantida pela Apple.

http://pt.wikipedia.org/wiki/IPad





A diferença entre iPhone, iPod e iPad

Por Guilherme

Ninguém pode negar que vivemos na era digital e que nossa dependência de aparatos tecnológicos está cada vez maior. Desde as crianças até os idosos, todos estão adaptando sua realidade à essa realidade. Todos estão, aos poucos, se acostumando com os avanços tecnológicos.
As pessoas simplesmente não se imaginam sem seus smartphones, tablets e notebooks. As funções desses aparelhos são bem variadas e realmente ajudam no nosso dia-a-dia, tornando-o mais prático, produtivo e divertido também. No ramo da tecnologia, uma empresa tem enorme destaque desde que foi fundada: a Apple. O mundo adora seus aparelhos!


Mas com a velocidade de lançamento dos produtos – tanto da Apple quanto de outras empresas – acaba confundindo os consumidores, que se perguntam, afoitos: qual a diferença entre tudo isso?

Com tantos produtos sendo lançados, acabamos nos confundindo.
Pois bem… hoje eu vou explicar brevemente a vocês a diferença entre iPhone, iPad e iPod:


iPhone

O iPhone é o aparelho de celular mais famoso do mundo. O smartphone foi lançado pela Apple em 2.007 e revolucionou o mercado de telefonia móvel, pois apresentou, gradativamente, funcionalidades novas para um aparelho, como tela sensível ao toque, aplicativos (e uma loja para comprá-los), loja de músicas, câmera fotográfica aprimorada, conexão à internet via 3G/4G e outras funções de deixar qualquer um de queixo caído. O iPhone mais atual é o iPhone 5.



…Ah, entre tanta funcionalidade, o iPhone também faz ligações! 


iPod
O iPod surgiu para consolidar o mercado de músicas em mp3, tanto é que sua primeira versão deixava apenas que os usuários colocassem músicas no dispositivo. Hoje, o iPod é bem parecido – em todos os sentidos – com o iPhone, começando pelo visual. Ao colocarmos um aparelho ao lado do outro, percebemos algumas pequenas diferenças.
E, no que diz respeito às funções, o iPod faz praticamente as mesmas coisas: tem câmera (com resolução menor), suporte à loja de música, livros e aplicativos… o iPod não tem suporte, porém, a ligações telefônicas e a conexão à internet é feita somente via Wi-Fi.

O iPod se parece, em todos os sentidos, com o iPhone, embora não faça ligações.

iPad
Quando foi lançado, o iPad recebeu o “apelido” de iPhone gigante, por ser idêntico ao iPhone, mas com uma tela maior (enquanto o iPhone tem telas de 3,5 ou 4 polegadas, o iPad tem telas de 9,5 e 7,9 polegadas).
O interessante do iPad é como ele melhora a produtividade que já era muito boa no iPhone e por deixar atividades que podem ser feitas em um notebook ainda mais práticas.
No iPad, você pode ver fotos de maneira mais fluída, pode montar apresentações e editar documentos de maneira fácil e rápida (o tamanho da tela é o fator que mais ajuda nessas atividades), ler livros em tamanho real e os jogos são mais divertidos na tela grande.
Outra dúvida bem recorrente é se o iPad é um tablet. Fiquem sossegados, o iPad é sim um tablet! Assim como o iPhone é um celular e o iPod é como se fosse um iPhone sem a função de realizar chamadas.
http://blog.groupon.com.br/2013/03/18/iphone-ipod-ipad/


IPHONE? IPAD? IPOD? ICARAMBA, QUE É ISSO?
Daniel Ribeiro e Eduardo Akira
Para começar qualquer conversa ou material de referência sobre determinado item nunca é má idéia ter certeza que o leitor saiba do que se trata. Por esta razão, se definir o que é exatamente um iPad, iPhone, iPod Touch se torna um ponto de partida interessante.
Então vamos lá. Neste artigo não abordarei as especificações técnicas do iPhone, iPad, iPod Touch, e sim as características que os tornam aparelhos tão únicos:
iPhone
Para muitos o iPhone é classificado como “smartphone“. Para este que escreve na verdade é outra coisa: é um computador de mão que faz chamadas telefônicas.

A razão é que não há como encobrir o fato que em condições tupiniquins de operação, qualquer Motorola Razr de 6 anos de idade tem recepção de sinal celular melhor que a do iPhone. Quem tem oportunidade de usar os dois juntos pode atestar.
Da mesma forma não se pode negar que o iPhone impactou o mercado e os fabricantes de celular de tal forma que a própria forma de se usar o aparelho no dia-a-dia se alterou. A tela capacitiva multi-toque da Apple reformulou a interface dos aparelhos de mão. Agora não é mais uma questão de se lutar com um minúsculo trackball ou joystick dos tempos do Atari para navegar nas intrincadas e labirínticas árvores de menu dos celulares. Agora basta tocar o ícone.
E não foi somente isso. O iPhone foi o primeiro aparelho que integrou a internet — a vida “nas nuvens” — ao aparelho de mão.
É o aparelho que facilitou o acesso à informação instantaneamente, democratizou o papo-furado e tornou-o mais que um apêndice de nossas vidas pessoais. É um sexto sentido — sério mesmo — que ocupa lugar junto ao tato, olfato, paladar, audição e visão. É a telepatia — quase mediúnica — de se olhar presente, futuro e passado que nos permite falar com quem está longe, prever qual o clima da tarde e olhar as fotos do domingo passado.
Não é mais um celular que — olha só, navega na internet também. É um dispositivo que tem em suas entranhas a interatividade e a interconectividade. Diferente de um smartphone de outrora, o iPhone permite levar sua vida com você.
Hoje não basta que os aparelhos tirem foto ou reproduzam música. É necessário que ele se torne um microportal para a vida on-line. Hoje navegamos na internet, consultamos o saldo do banco, lemos nossos e-mails, recebemos SMS, tiramos fotografias e as compartilhamos, blogamos…
Tudo da comodidade de nossos celulares. O iPhone agregou ao aparelho de mão popular as funções que antes eram reservadas a aparelhos de uso corporativo, com interfaces pouco amigáveis e uso complicado. Ele ofereceu ao público geral a capacidade de:
Navegar na internet e abre as páginas exatamente como um computador o faz (limitado por páginas em Flash);
Fazer e receber chamadas telefônicas;
Enviar e receber Mensagens Instantâneas SMS, MMS;
Enviar e receber e-mails;
Sincronizar e compartilhar informações (agendas, contatos, anotações);
Usar um GPS integrado (assistido em alguns modelos);
Tirar fotos;
Filmar (em alguns modelos);
Ouvir músicas, audiobooks, podcasts; assistir videocasts e vídeos;
Comprar e/ou instalar aplicativos que acrescentam mais recursos e aplicações ao aparelho (provindo de origem única, a AppStore);
Essas características existem em outros smartphones? Com certeza. Mas lembrem-se, estamos falando de 2007, quando o iPhone foi lançado. Se há smartphones melhores hoje, é porque o iPhone abriu o caminho.
iPod Touch
Em 2001 a Apple revolucionou o mercado dos reprodutores portáteis de áudio com o lançamento do iPod. Um reprodutor de áudio pequeno, caro, com interface esquisita e incompatível com o Windows. Vendeu como Churrasco Grego com Qsuco grátis.
A partir de então começa a corrida do MP3player — ou o reprodutor de música digital.
Com a queda de preços dos Discos Rígidos e memórias flash, os dispositivos se difundiram e antigos hábitos se alteraram.
O iPod Touch é basicamente um MP3 player com vídeo e algo mais. Tendo um antepassado em comum com o iPhone, é similar em sua interface e operação. Basicamente é um iPhone sem o Phone. Ele não tem celular, GPS e em alguns modelos iniciais – câmera fotográfica.
O aparelho é menor, e tem basicamente as mesmas funçoes do iPhone – compartilhando inclusive o mesmo Sistema Operacional. Em termos de conectividade conta somente com o wifi e o Bluetooth. O acesso à AppStore confere ao iPod Touch a mesma possibilidade de se expandir seus recursos com a instalação de Aplicativos extras — inclusive jogos (disponíveis em AppStores específicas).
Para pais que procuram uma alternativa mais barata ao iPhone que seus filhos querem, o iPod Touch se encaixa perfeitamente – desde que presenteado junto com um Motorola MotoCube por exemplo. Afinal adolescente fica sem uma perna, mas não sem celular.
iPad
Como o CEO da Apple, Steve Jobs,  mesmo disse: o iPad é um iPhone tomando esteróides. É um computador de mão, estilo tablet, medindo cerca de 19,0 x 24,0  centímetros com as mesmas características do iPhone – com exceção do celular e da câmera fotográfica. Porta a mesma tela multitoque com a mesma sensibilidade e qualidade visual.
A recepção inicial do iPad não foi o sucesso absoluto esperado — mas com o tempo o aparelho caiu no gosto popular pelas exatas mesmas razões que o iPhone o fez: interface simples. Minha filha de 3 anos e minha mãe de 63 o usam sem sentir qualquer intimidação. O iPad permite — por seu tamanho avantajado — ao usuário executar tarefas com maior conforto e rapidez. Em geral tarefas que são grandes demais para a diminuta tela do iPhone e pequenas demais para exigir que você tire os 2,5kg de notebook da mochila e o ligue.

O iPad tem como itens de conectividade o wifi, bluetooth e conexão de dados celular 3G (sem chamadas de voz). Da mesma forma que o iPhone, tem acesso ao vasto acervo de aplicativos da AppStore — expandindo assim os recursos do aparelho.
http://iosblog.org/iphone-ipad-ipod-icaramba-que-e-isso/



Um laptop (no Brasil, também é chamado de notebook) ou computador portátil é um computador portátil, leve, projetado para ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. Geralmente um laptop contém tela de LCD (cristal líquido), teclado, mouse (geralmente um touchpad, área onde se desliza o dedo), unidade de disco rígido, portas para conectividade via rede local ou fax/modem, gravadores de CD/DVD. Os mais modernos não possuem mais a entrada para discos flexíveis (disquetes), e, havendo necessidade de utilizar um desses dispositivos, conecta-se um adaptador a uma das portas USB.


Segundo o dicionário Aurélio, existe uma pequena distinção entre Laptop e Notebook, sendo o notebook aproximadamente do mesmo tamanho de um caderno universitário e necessariamente menor que o laptop. Apesar disso, não existe uma convenção oficial sobre a nomenclatura e na linguagem popular o uso dos dois nomes se faz de forma aleatória, sendo os computadores portáteis pequenos são ocasionalmente chamados de notebooks, e os computadores portáteis grandes são ocasionalmente chamados de laptops.


A expressão laptop deriva da aglutinação dos termos em inglês lap (colo) e top (em cima) significando computador portátil, em contrapartida aos desktop (em cima da mesa).

Laptops podem ser divididos em duas categorias: os portáteis, voltados especialmente aos que necessitam de um computador como acessório de trabalho, mas que locomovem-se com frequência entre um lugar e outro, e os desktops replacements, voltados a pessoas que querem computadores com alguma mobilidade, e com performance semelhante a de um computador de mesa.


Laptops portáteis são pequenos e leves, projetados para que suas baterias sejam capazes de abastecê-los por um longo período de tempo (quatro a cinco horas ou mais). Isto ao custo de configurações de hardware mais simplificadas, como pouca memória RAM (raramente superior a 4 GB), placa de vídeo na maioria das vezes integrada ao chipset ou processador, velocidade do processador raramente superior a 3,00 GHz, e hard drive quase sempre limitado a 500 GB de capacidade . As telas mais comuns são as de 14" (ou 14,1" em widescreen) e 15" (ou 15,4" em widescreen).




Atuais substitutos de desktop, por outro lado, são projetados de modo a possuir performance comparável a bons computadores de mesa (4 GB ou mais de RAM, placa de video dedicada, 250 GB de espaço ou mais e até 2,8 GHz (Core 2 Duo, Core i3, Core i5, Core i7) de velocidade do processador. Tais laptops, voltados aos que querem performance (para uso de aplicativos pesados, tais como jogos, por exemplo) estão ficando mais leves, relativamente menores, e gastam mais lentamente suas baterias (que normalmente duram no máximo 4 horas em laptops com baterias de 9 células, executando aplicativos de peso médio).
Desktop replacements comuns possuem entre 15 e 17 polegadas, embora alguns laptops possuam 19 ou mesmo 20 polegadas. Novos laptops possuem tamanho de uma agenda e são finos como uma capa de dvd, como alguns modelos da Acer e Asus, denominados netbooks

Atualmente, muitos laptops são dotados de adaptadores de rede wireless, que possibilitam a conexão a redes de computadores sem fio. Essas redes podem ser instaladas em escritório, e já é muito comum encontrá-las também em residências.
Com os adaptadores wireless, os usuários de laptops podem acessar a internet em diversos estabelecimentos, tais como restaurantes e aeroportos, sem a necessidade de conectar fios, desde que esses locais ofereçam o serviço. O acesso à rede sem fio também pode ser controlada, sendo que o internauta somente poderá se conectar à rede através do uso de senhas ou cartões.
Esse tipo de tarifação tem sido muito utilizada por fornecer ao estabelecimento a possibilidade de, além de cobrar pelo serviço oferecido, ter controle de todos os usuários do serviço. Um dos grandes exemplos de sistemas de tarifação é o ACCESSCARD, onde o internauta compra cartões pré-pagos com tempo definido, e se loga ao sistema através da inserção de um código impresso no cartão. Mas hoje as operadoras de celular cobram uma taxa fixa de navegação de dados 3G.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Laptop



O que seria do mundo sem internet?
Nícolas MÜLLER
Estava hoje em um ataque nostálgico lembrando da minha infância, dos dias em que estudava pela manhã e a tarde era uma "criança normal", fazia coisas normais, como sair para jogar futebol, andar de bicicleta com amigos, praticar algum esporte.
O ambiente mais tecnológico que tínhamos acesso era quando o vídeo-game era ligado. Ah aqueles 16 bits do Mega Drive eram demais.
O primeiro computador a qual tive acesso foi por volta de 1.998, rodando um MS-DOS, com disquetes, lindos disquetes barulhentos, problemáticos. Nestes benditos cabiam diversos joguinhos que faziam a alegria. Até então o computador pra mim era usado apenas por diversão, jamais foi objeto de trabalho, organização, etc.
Não lembro a data em que iniciei a usar internet, lembro que obviamente era discada, que fazíamos ligações interurbanas para poder acessar aqueles maravilhosos 56 Kbps por segundo, o modem instalado dentro do computador, para conectar fazia aquele barulho que os jovens de hoje sequer sabem que existe, era uma maravilha, usar uma sala de chat, baixar os mp3 em 1 hora por música, fotolog, uau. Eu era feliz demais, a conta de telefone era um tanto que cara, meu pai (até então morava com meus pais) me liberava acesso de 1 hora ou 2 por semana, geralmente em finais de semana, quando as ligações eram mais baratas.
Agora imaginando aquela época, que a pergunta deste artigo me venho à cabeça:
E se não existisse internet?
Você já parou para pensar um pouco. Como poderia ser a sua vida sem o mundo virtual? Eu trabalho desde 2.005 profissionalmente com internet, programador, administrador aqui do Oficina da Net e da Desenvolve Web, fico imaginando o que seria da minha vida se a internet não tivesse evoluído. Em 2.004 eu trabalhava como "carinha da TI", montava e formatava computadores em uma loja da pacata cidade que morava.
Teria continuado eu como “micreiro”?
Para quem trabalha com internet, sabe muito bem da dependência da existência deste ecossistema. Isto que nem estou falando da dependência do tipo vício, que ao acordar a primeira coisa a ser feita é ligar celular, iPad o que tiver na frente para ver e-mails, Facebook, relatórios, etc. O mesmo acontece antes de ir dormir, sei que você deve fazer isto também, ou será que só eu sou assim? Não creio.
E você que não trabalha com internet, mas usa e abusa dela, já pensou como seria a sua vida sem um mês de facebook? Youtube, ah este safadinho. Horas e horas em frente as telas olhando vídeos engraçados, vídeo aulas ou gameplays.
O que seria dos meios de comunicação sem internet? É difícil de pensar em algo que não use internet hoje em dia. Os padeiros usam internet para avisar que o pãozinho está pronto, imagine, você em casa, aquela fome batendo e boom, a mensagem em seu facebook avisando sobre o pão. Exemplos de uso da internet envolvendo a vida de todos teriam aos montes.

Creio eu que teria estudado para fazer um concurso público e ter um emprego estável ou algo do tipo. Mas a vida me direcionou para o lado da internet. Espero que esta jamais acabe, ou eu estarei em maus lençóis, rsrs.
E você, já pensou o que seria se não existisse internet?
http://www.oficinadanet.com.br/post/10154-e-se-nao-existisse-internet

A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial, ou seja, vários computadores e dispositivos conectados em uma rede mundial e dispõe milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2.010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população.
Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2.010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros.
A origem da rede mundial de comunicação, como também é conhecida, ocorreu na área militar. O lançamento soviético do Sputnik 1 causou como consequência a criação americana da Defense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), conhecida como DARPA, em fevereiro de 1.955, com o objetivo de obter novamente a liderança tecnológica perdida para os soviéticos durante a Guerra Fria.
A DARPA criou o Information Processing Techniques Office (Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações - IPTO) para promover a pesquisa do programa Semi Automatic Ground Environment, que tinha ligado vários sistemas de radares espalhados por todo o território americano pela primeira vez. Joseph Carl Robnett Licklider foi escolhido para liderar o IPTO.
Licklider se transferiu do laboratório psico-acústico, na Universidade de Harvard, para o MIT em 1.950, após se interessar em tecnologia de informação.
No MIT, fez parte de um comitê que estabeleceu o Laboratório Lincoln e trabalhou no projeto SAGE. Em 1957, tornou-se o vice-presidente do BBN, quando comprou a primeira produção do computador PDP-1 e conduziu a primeira demonstração de tempo compartilhado.
No IPTO, Licklider se associou a Lawrence Roberts para começar um projeto com o objetivo de fazer uma rede de computadores, e a tecnologia usada por Robert se baseou no trabalho de Paul Baran, que havia escrito um estudo extenso para a Força Aérea dos Estados Unidos recomendando a comutação de pacotes ao invés da comutação de circuitos para tornar as redes mais robustas e estáveis.

Após muito trabalho, os dois primeiros elos daquele que viria a ser o Arpanet foram interconectados entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o SRI (que viria a ser o SRI International), em Menlo Park, Califórnia, em 29 de outubro de 1.969. O Arpanet foi uma das primeiras redes da história da Internet atual.
Após a demonstração de que a Arpanet trabalhava com comutações de pacotes, o General Post Office, a Telenet, a Datapac e a Transpac trabalharam em colaboração para a criação da primeira rede de computador em serviço. No Reino Unido, a rede foi referida como o Serviço Internacional de Comutação de Pacotes (IPSS).
A abertura da rede para interesses comerciais começou em 1.988. O Conselho Federal de Redes dos Estados Unidos aprovou a interconexão do NSFNER para o sistema comercial MCI Mail naquele ano, e a ligação foi feita em meados de 1.989. Outros serviços comerciais de correio eletrônico foram logo conectados, incluindo a OnTyme, a Telemail e a Compuserve.
Naquele mesmo ano, três provedores comerciais de serviços de Internet (ISP) foram criados: a Uunet, a PSINet e a Cerfnet. Várias outras redes comerciais e educacionais foram interconectadas, tais como a Telenet, a Tymnet e a JANET, contribuindo para o crescimento da Internet. A Telenet (renomeada mais tarde para Sprintnet) foi uma grande rede privada de computadores com livre acesso dial-up de cidades dos Estados Unidos que estava em operação desde a década de 1.970.
Esta rede foi finalmente interconectada com outras redes durante a década de 1.980 assim que o protocolo TCP/IP se tornou cada vez mais popular. A habilidade dos protocolos TCP/IP de trabalhar virtualmente em quaisquer redes de comunicação pré-existentes permitiu a grande facilidade do seu crescimento, embora o rápido crescimento da Internet se deva primariamente à disponibilidade de rotas comerciais de empresas, tais como a Cisco Systems, a Proteon e a Juniper, e à disponibilidade de equipamentos comerciais Ethernet para redes de área local, além da grande implementação dos protocolos TCP/IP no sistema operacional UNIX.
Posteriomente, universidades, colégios e empresas foram se unindo a esta iniciativa, ampliando os horizontes e acabando a Internet a converter-se no fenômeno de hoje. A popularização da rede veio somente no início da década de 90, isso nos Estados Unidos. No Brasil tornou-se mais popular com o barateamento dos "modems" por volta de 1.995. Durante todo esse tempo, a rede tem experimentado um crescimento exponencial e espetacular, e hoje em dia, é acessível na maioria dos lugares do planeta.
Há quem afirme que a Internet é um espaço de comunicação independente e com vida própria. Com ela temos a oportunidade de nos comunicar com milhões de pessoas no mundo todo, acessar alguns milhões de computadores, distribuídos em cerca de 100.000 redes em mais de 100 países. Ou seja, pela ordem de grandeza dos dados anteriores, pode-se imaginar sua força como veículo de comunicação.
A Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. Corria o ano de 1.990, e o que, numa primeira fase, permitia apenas aos cientistas trocar dados, acabou por se tornar a complexa e essencial Web.
O responsável pela invenção chama-se Tim Berners-Lee, que construiu o seu primeiro computador na Universidade de Oxford, onde se formou em 1.976.
Quatro anos depois, tornava-se consultor de engenharia de software no CERN e escrevia o seu primeiro programa para armazenamento de informação – chamava-se Enquire e, embora nunca tenha sido publicada, foi a base para o desenvolvimento da Web.
A Internet distribui, através dos seus servidores, uma grande variedade de documentos, entre os quais formam a arquitetura World Wide Web. Trata-se de uma infinita quantidade de documentos (texto e multimédia) que qualquer utilizador de rede pode aceder para consultar e que, normalmente, tem ligação com outros serviços de Internet. Estes documentos têm facilitado a utilização em larga escala da Internet em todo mundo, visto que por meio deles qualquer utilizador com um mínimo de conhecimento de informática, pode aceder à rede.
A Internet tem possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais, graças as suas características básicas, como o uso e o acesso difundido.
Redes sociais, como Facebook, MySpace, Orkut, Twitter, entre outras, têm criado uma nova forma de socialização e interação. Os usuários desses serviços são capazes de adicionar uma grande variedade de itens as suas páginas pessoais, de indicar interesses comuns, e de entrar em contato com outras pessoas. Também é possível encontrar um grande círculo de conhecimentos existentes, especialmente se o site permite que usuários utilizem seus nomes reais, e de permitir a comunicação entre os grandes grupos existentes de pessoas.
Em pleno século XXl informação e tecnologia estão evoluindo a cada segundo, mesmo com toda a modernidade virtual, ainda existem países que não compartilham dessa realidade. Países como: Arábia Saudita, Belarus, Burma, Cuba, Egito, Etiópia, Irã, Coreia do Norte, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão, Vietnã e Zimbábue. Segundo a ONG que divulga os “inimigos da internet” intitulada: Repórteres Sem Fronteiras, "esses países transformaram a internet em uma intranet, para que os usuários não obtenham informações consideradas indesejáveis”.
Além do mais, todas essas nações têm em comum governos autoritários, que se mantêm no poder por meio de um controle ideológico". A Coréia do Norte por exemplo é o país que possui apenas dois websites registrados: o órgão de controle de uso da rede(Centro Oficial de Computação) e o portal oficial do governo. Para população, é completamente vetado o uso de internet até porque não existem provedores no país. Existem cyber’s autorizados pelo governo, com conteúdo controlado e ainda assim as idas e vindas dos policiais são indispensáveis.
Apenas os governantes tem acesso a conexão via-satélite. Já em Cuba, existe apenas um Cyber e o preço para acessar sites estrangeiros (e controlado) é de cerca de 6 dólares por hora, sendo que o salário médio da população é de 17 dólares por mês. Com a velocidade da informação que a internet proporciona, os governantes desses países omitem informações da população, pois elas não tem acesso a esse emaranhado de notícias em tempo real.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objectivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:
Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.
Redes profissionais: prática conhecida como networking, tal como o LinkedIn, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais.
Redes sociais online: tais como Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo WorldPlatform (normalmente estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas.
Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne pública) que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.
Como já dito acima, existem redes sociais públicas, em que o registo está desbloqueado para todos. As privadas podem pedir o endereço eletrônico e só depois de uma resposta é que o registo fica disponível, nesse tipo de rede nem sempre são aceites todos os tipos de pessoas. Existem ainda as redes sociais pessoais, para família ou amigos, pouco conhecidas na Internet.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social

Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2.004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc. Em 4 de outubro de 2.012 o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde sua criação em 4 de fevereiro de 2.004.
Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos".
O nome do serviço decorre o nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos possa se tornar usuário registrados do site.
O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. A composição do site foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade de Harvard, mas foi expandida para outras faculdades na área de Boston, da Ivy League e da Universidade de Stanford.
O site gradualmente adicionou suporte para alunos em várias outras universidades antes de abrir para estudantes do ensino médio e, eventualmente, para qualquer pessoa com 13 anos ou mais. No entanto, com base em dados de maio de 2.011 do ConsumersReports.org, existiam 7,5 milhões de crianças menores de 13 anos com contas no Facebook, violando os termos de serviço do próprio site.
Um estudo de janeiro de 2.009 do Compete.com classificou o Facebook como a rede social mais utilizada em todo o mundo por usuários ativos mensais. A Entertainment Weekly incluiu o site na sua lista de "melhores de", dizendo:
"Como vivíamos antes de perseguirmos os nossos ex-namorados, lembrarmos dos aniversários dos nossos colegas de trabalho, irritarmos os nossos amigos e jogarmos um jogo empolgante de Scrabulous antes do Facebook?". A Quantcast estima que o Facebook teve 138,9 milhões de visitantes únicos mensais nos Estados Unidos em maio de 2.011.
De acordo com o Social Media Today, estimava-se que em abril de 2.010 cerca de 41,6% da população americana tinha uma conta no Facebook. No entanto, o crescimento de mercado do Facebook começou a estabilizar em algumas regiões, sendo que o site perdeu 7 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos e no Canadá em maio de 2.011. O Facebook entrou com pedido de uma oferta pública inicial em 1 de fevereiro de 2.012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2.004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil a rede social teve mais de 30 milhões de usuários, mas foi ultrapassada pelo líder mundial, o Facebook.  Na Índia também é a segunda rede social mais visitada. O orkut tem mais de 33 milhões de usuários ativos no mundo.
A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2.008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.
Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).
Em outubro de 2.008 o orkut contava com mais de 600 aplicativos para os usuários escolherem, sendo alguns dos mais utilizados o BuddyPoke e a Colheita Feliz.
Como acontece na maioria dos sites de rede social no orkut existe um grande número de perfis falsos (também chamados de fakes ou bogus). Esses perfis geralmente se passam por pessoas famosas ou personagens de filmes ou desenhos, assim sendo óbvio que eles são falsos.

Eles são criados tanto para proteger a identidade da pessoa quanto para diversão, e não são ilegais. O problema é quando o perfil é de uma outra pessoa, seja ela viva ou morta. Nesse caso, isso pode se enquadrar como falsidade ideológica.
No Brasil, um homem de Santa Catarina foi preso por criar três perfis falsos e usá-los para difamar as vítimas.

Privacidade
No orkut é possível escolher quem pode visualizar fotos e mensagens, sendo assim a privacidade varia de acordo com a vontade do usuário. O ato de bisbilhotar a vida de estranhos, geralmente em busca de interesses em comum caracterizada nas redes sociais como o orkut, acompanhar fotos e recados de desconhecidos é típico da contemporaneidade, onde identifica-se um culto às personalidades, sejam elas famosas ou anônimas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut


Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.
O twitter foi criado por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone nos EUA. A ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de "SMS da internet" com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Inicialmente chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social está "piando" pela internet.
Desde sua criação em 2.006 por Jack Dorsey,Evan Williams e Biz Stone o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".


No dia 12 de setembro de 2.013, através do perfil do twitter da empresa, foi informado, que eles enviaram a SEC(CVM dos EUA) documentos confidenciais para a realização de um IPO(Oferta Pública de Inicial, em inglês) de ações. A empresa está avaliada entre U$S 10 e 15 bilhões.
Dick Costolo é o CEO da empresa e Jack Dorsey é o Chairman.
O retweet é uma função do Twitter que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original.6 7 Na página de início do site existe um botão chamado retwittear, que faz o envio automático da mensagem para todos seguidores da pessoa.
Antigamente, os usuários realizavam isto de forma manual, acrescentando um RT ao lado da @alcunha de quem escreveu. Quando um texto é "retweetado", o termo "RT" aparece em negrito no início da mensagem.

Twitter List é um recurso disponível no Twitter que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários. O que dinamiza a leitura dos tweets já que se torna possível ler o conteúdo postado por grupos de seguidores.
Várias empresas têm voltado suas atividades para o desenvolvimento de aplicações para o Twitter, proporcionando aos usuários maneiras e interfaces alternativas para a utilização do micro blog. Sorteios, promoções, e até mesmo uma análise mais aprofundada da opinião dos usuários a respeito da sua marca ou serviço já pode ser feita através de APIs desenvolvidas. Um fator que influência na alta taxa de empresas com seu desenvolvimento voltado ao Twitter é a documentação que é fornecida pela equipe de desenvolvedores do serviço.
O Twitter permite um excelente intercâmbio de informações com diversas redes sociais, entre elas o Facebook, em que é possível com que tudo que o usuário poste no Twitter seja postado em sua conta do Facebook também e vice-versa, o Formspring.me e o Skoob, que permitem que o usuário envie mensagens pré-programadas para o Twitter através deles, e o Tumblr que dá a opção de que o usuário escolha a mensagem que será enviada para o Twitter.
Com a criação do Twitter também surgiram diversas redes sociais dependentes dele que permitiam o envio de fotos e vídeos, como o Twitpic e o Twitvid. Outros, como o TwitDraw, permitiam que o usuário começasse um desenho e seus seguidores o completassem, e o Fun140 e LOLquiz que hospedam testes cujo resultado é enviado diretamente para o Twitter.
Websites como o Yfrog e Flickr também permitem o envio de mensagens para o Twitter.
O Twitter também tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando o "consumidor" a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido.
Além disso, o Twitter tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual, pois agrega seguidores que recebem as atualizações enviadas pelas empresas, porém ainda é uma ferramenta que deve ser melhor explorada para esse fim.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter



Fontes : além das já citadas



Um comentário:

  1. Sensacional seu artigo. Gostei!!!!!!
    Ajudou-me a elaborar uma aula. Obrigada amigo por compartilhar.

    ResponderExcluir