domingo, 8 de setembro de 2013

Esquiar na neve


A neve é uma ocorrência meteorológica que consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo. O fenômeno pode apresentar intensidade leve, moderada ou forte, podendo receber a denominação de nevasca, quando se trata de uma tempestade de neve; ou nevisco, para uma precipitação de neve muito leve. De modo geral, a ocorrência de queda de neve costuma ser denominada como nevada.
Cada floco de neve é composto por água congelada em uma forma cristalina que, devido à sua grande capacidade de refletir a luz, adquire aparência translúcida e coloração branca. A precipitação desses flocos ocorre com frequência nas zonas de médias e elevadas latitudes do planeta Terra, uma vez que consistem em regiões de clima frio e temperado.
Também não é incomum sua ocorrência nos pontos mais elevados do planeta, caso das nevadas registradas em algumas formações montanhosas e planaltos serranos.
A meteorologia reporta inúmeros tipos de neve e de precipitação de gelo. Além da clássica forma, composta por cristais de gelo em flocos de formato hexagonal, lembrando pequenas estrelas, existem diversas variações na forma e tamanho das partículas de gelo que precipitam das nuvens. Nem toda a neve vem na forma dos tradicionais flocos e há diferenças entre a neve, neve granular, chuva congelada e granizo. 
Flocos de neve: Conforme definido pela Sociedade Norte-Americana de Meteorologia os flocos de neve consistem na forma mais conhecida e tradicional de precipitação de neve. É o cristal de gelo em forma de floco, de formato hexagonal e com o aspecto de uma pequena estrela.
Grãos de neve (também conhecidos como neve granular ou snow grains): precipitação na forma de partículas muito pequenas e opacas de gelo, ou equivalente à forma sólida de chuvisco. Lembram as pelotas de gelo na aparência externa, mas são mais achatadas e alongadas. Geralmente apresentam um diâmetro inferior a 1 milímetro. Não racham nem pipocam ao atingir uma superfície dura.
Normalmente, a neve granular cai em pequena quantidade e se origina de nuvens estratificadas ou até de um nevoeiro.
Grãos de gelo (também pelotas de gelo ou granizo miúdo): tipo de precipitação consistente de pelotas de gelo de 5 milímetros ou menos de diâmetro. Podem se apresentar na forma esférica, irregular ou até, raramente, no formato cônico. Os grãos de gelo geralmente pipocam ao atingir uma superfície dura e provocam barulho no impacto. São conhecidas nos Estados Unidos como ice pellets.
Graupel: Partículas de neve mais pesadas, geralmente chamadas de pelotas de gelo. É muito difícil distinguir do granizo miúdo, exceto pela convenção de que o granizo miúdo deve ter um diâmetro maior que 5 milímetros.
Granizo (ou saraiva): é uma precipitação composta por pedras sólidas de gelo, que podem medir de 5 mm ao tamanho de uma laranja. Muitos meteorologistas não o consideram como uma forma de neve, principalmente por sua precipitação poder ocorrer com temperaturas elevadas.
Chuva congelada (ou freezing rain): Chuva na forma líquida que congela após o impacto com a superfície. É necessário que as gotículas da chuva estejam super resfriadas e que a temperatura do solo se situe abaixo de zero para que se produza o congelamento.
Aguaneve (ou sleet): consiste na neve parcialmente fundida, que cai ao solo com traços de cristalização. Normalmente é transparente, não branca como a neve em sentido estrito, podendo conter uma certa quantidade de neve em seu interior.
Sincelo: consiste em um fenômeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a temperaturas entre -2 °C a -8 °C. Resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, quando estas entram em contato com a superfície7 . Quando sob um nevoeiro muito denso, pode produzir o mesmo efeito que uma nevada e ocorrer a precipitação de cristais de gelo em pleno nevoeiro, sem haver nuvens no céu.
Canhão de neve em Wildhaus (Suiça).
Neve artificial
A neve pode ser fabricada artificialmente mediante a utilização de máquinas conhecidas como canhões de neve. Trata-se de equipamentos que sopram ar abaixo da temperatura de congelamento sobre um spray de água, fazendo com que ela sofra congelamento instantâneo. Esse equipamento é muito utilizado para suprir deficiências de neve em estações de esqui, garantindo que as pistas possam ser utilizadas durante todo o inverno, mesmo quando a queda de neve estiver abaixo do esperado.
A fabricação de neve também tem importante função na agricultura, uma vez que o gelo é um bom isolante térmico, podendo minimizar a perda de calor do solo. Assim, algumas fazendas situadas em locais de clima mais frio utilizam-se de neve artificialmente produzida como um protetor para as safras de inverno, evitando que as plantas congelem mesmo quando a temperatura do ar está abaixo dos 0 °C.
Densidade da neve
A densidade da camada de neve que se acumula sobre o solo depende diretamente das condições ambientais em que esta se formou e precipitou, sendo que neves mais densas, quando acumuladas em locais íngremes, podem provocar a ocorrência de deslizamentos de gelo, conhecidos como avalanches.
De modo geral, considera-se que uma coluna de 10 metros de neve fresca (que tem densidade média de 30 kg/m3) apresente peso equivalente a 1,5 metros de neve mais velha (densidade de 200 kg/m3) que, por sua vez, têm a mesma massa presente em apenas 0,33 metros de gelo (densidade média de 900 kg/m3). Quanto maior a massa de neve acumulada nas encostas íngremes das montanhas e escarpas, mais intensas serão as avalanches ali geradas.
Linha de origem de uma avalanche
As avalanches ocorrem quando se têm três ingredientes fundamentais: neve, uma superfície inclinada e um agente deflagrador. Uma camada de gelo cristalizado dentro do manto de neve acumulada pode dar início ao processo. Se esta camada estiver próxima à superfície, ela provoca uma avalanche pouco intensa, que consiste em um aglomerado de neve solta que desce pela encosta da montanha e costumam causar poucos danos às pessoas, animais ou vegetação.
Mas, se a camada cristalizada estiver a uma profundidade maior, ou seja, encoberta por uma coluna de neve mais densa, ela pode causar o deslizamento de placas, o que gera uma avalanche muito mais perigosa. Nesse caso, uma porção considerável do manto de neve escorrega sobre sobre uma camada de neve velha e, consequentemente, mais dura, ganhando velocidade, derrubando tudo o que encontrar em seu caminho.

Quando camadas de neve são formadas no cume de montanhas muito elevadas, a baixa temperatura local faz com que elas não derretam, mesmo durante os meses do verão, quando a radiação solar é mais intensa. Assim, esses aglomerados de gelo, que cobrem os topos mais elevados recebem o nome de neve eterna.


A neve eterna está presente nos mais elevados topos das cadeias montanhosas, tais como as Montanhas Rochosas, Cordilheira dos Andes, Himalaias e Alpes europeus. Também pode se estruturar sobre topos isolados, como o Monte Kilimanjaro, na África ou o Monte Fuji, no Japão. Normalmente, com o tempo essa neve vai sendo compactada, dando origem a geleiras que deslocam-se para os vales nas proximidades.
A neve eterna também ocorre nas regiões polares, onde a baixa incidência de radiação solar faz com que não haja calor suficiente para ocasionar o derretimento das neves precipitadas durante o inverno. As baixas temperaturas fazem com que nessas áreas, mesmo durante o verão, a precipitação ocorra na forma de neve.
Atualmente, alguns pesquisadores reportam que estaria havendo uma retração da camada de neve eterna nos montes mais altos, em decorrência de um fenômeno conhecido como aquecimento global e afirmam que, dentro de poucos anos, seu derretimento terá impacto severo sobre o nível de grandes rios e a atividades econômicas a eles associadas. Contudo tal teoria não é consensual, havendo cientistas que refutem tal ocorrência, afirmando que o derretimento das neves eternas ocorreria em função da urbanização, e não do aquecimento do planeta.
Natal branco é uma denominação utilizada para designar a ocorrência de precipitação de neve em um dia de Natal. Este fenômeno é mais comum em países do extremo norte do globo como a Noruega e o Canadá, bem como países localizados em altitudes elevadas como a Romênia. No hemisfério sul, esse fenômeno é extremamente raro em regiões permanentemente habitadas, pois o natal acontece no período de verão, e só pode ocorrer em regiões elevadas do Chile, da Argentina ou da Nova Zelândia, e mais raramente na Austrália, quando a temperatura está muito abaixo do normal.



Bonecos de neve são representações antropomórficas feitas com uso de bolas de neve fresca, muito populares no inverno dos países do hemisfério norte, sendo por isso, considerado um dos símbolos do natal nesses locais.
Em países frios, após as quedas de neve, as pessoas - sobretudo as crianças - saem para elaborar bonecos de neve. Normalmente são feitos com a colocação de duas bolas grandes de neve, uma sobre a outra, um cachecol, e uma pedra ou cenoura para representar o nariz. Outros acessórios podem ser utilizados, como chapéu ou cartola, botões ou pedras para representar os olhos e galhos para servir de pés e mãos.

Diversas atividades de lazer e esportivas dependem da precipitação e acúmulo de neve para poderem ser praticados, tais como o esqui, o snowboarding, corridas de snowmobiles, deslizamento com trenós e caminhadas com uso de raquetes de neve.
Assim, diversos centros turísticos e desportivos estão instalados em locais onde o acumulo de neve é abundante o suficiente para a prática de tais atividades.  Estações de esqui são comuns em áreas montanhosas em setores de médias latitudes, onde a ocorrência de neve é comum. Na Cordilheira dos Andes há instalações em diversos locais do Chile e Argentina, como no Valle Nevado e em Bariloche.
Nas Montanhas Rochosas, na América do Norte, existem diversas cidades cujas economias estão diretamente ligadas à existência de centros de lazer voltados aos praticantes de esportes de inverno, sendo Aspen no estado do Colorado a mais famoso delas. Já no continente europeu, diversas estações de esqui estão espalhadas pelos Alpes, Apeninos e demais cadeias montanhosas.
Modalidades esportivas mais comumente praticadas na neve.
O Esqui é o esporte de inverno mais praticado, recebendo a mesma denominação das pranchas usadas para facilitar o deslizamento sobre a neve. A classificação clássica indica a existência de três modalidades desportivas de esqui:
esqui alpino
esqui de fundo (também conhecido como esqui nórdico ou esqui cross-country)
esqui alpinismo
O snowboard ou snowboarding é um esporte que, tal como o skate e o surfe, consiste em equilibrar-se sobre uma prancha, este porém se faz na superfície nevada das encostas de montanhas. A prancha é lisa e não há rodas ou ferros na sua parte inferior. Usa-se prendedores aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima.

Uma vez que a neve dificulta o impulso da prancha com a ajuda dos pés a única maneira de praticá-lo é descendo as encostas de montanhas. Há modalidades que incluem o uso de halfpipes e rampas para a realização de grandes saltos onde se pode fazer várias manobras antes de se alcançar o chão.


O snowkite é uma variante do kitesurf praticada como esporte de inverno, em que a prancha de surf é substituída por um snowboard ou esquis. Os praticantes deste desporto podem atingir velocidades de 70 km/h.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neve


Esqui nórdico é um desporto/esporte de inverno que abrange todos os tipos de esqui onde o calcanhar da bota não está fixado ao esqui, ao contrário do esqui alpino.
Os eventos Olímpicos de esqui nórdico são: o esqui cross-country, o salto de esqui, o combinado nórdico e o biatlo. O principal evento deste desporto/esporte é o Campeonato Mundial de Esqui Nórdico, que se realiza de dois em dois anos, nos anos ímpares.

O esqui alpino é um desporto de inverno que é praticado numa pista de esqui para se o poder fazer com toda a segurança.
A nível de competição, o esqui alpino consiste em percorrer um percurso descendente em velocidade, com passagens obrigatórias e entre estacas plantadas na neve chamadas "portas". O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível. 
A modalidade é disputada por homens e mulheres, nas categorias:downhill, slalom, slalom gigante, super- gigante. Além disso, existe um espaço de passagem obrigatória. E é justamente esse espaço que diferencia as categorias na modalidade:
No downhill elas estão mais distantes, permitindo atingir velocidades de 120 km/h.
Já no slalom super gigante, no slalom gigante e no slalom essa distância é menor, respetivamente, o que vai aumentando a dificuldade do competidor.
O esqui alpino é esporte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde os Jogos de 1.936, em Garmisch-Partenkirchen.
O esqui alpino evoluiu a partir do esqui de fundo de origem Norte-Americana e a infraestrutura para o seu desenvolvimento e prática está presente estâncias de montanha, com meios mecânicos para rebocar os esquiadores de volta ao topo das pistas, tornando assim possível desfrutar de esqui repetidamente e ultrapassar as inclinações íngremes, que seriam cansativas de escalar.
O reboque também permitiu o desenvolvimento de equipamentos e técnica, pois eliminou a necessidade de capacidade de corta-mato, nomeadamente permitindo o uso de botas duras e que fixa o calcanhar para baixo para um melhor controle de esqui. Ski touring é o nome de esqui que ocorre fora de resorts de esqui, com subidas de potência muscular e que exige um pouco diferentes equipamentos.
Um esquiador alpino famoso é Andrew Ferguson nasceu em Conon Bridge, que ganhou várias medalhas de ouro e é considerado um especialista em todos os tipos de esqui. Ele já se aposentou do esqui e agora está aprendendo a fazer snowboard.
Os principais desafios técnicos enfrentados pelos esquiadores são simplesmente a forma de controlar a direção e a velocidade de sua descida. O ganho de esqui alpino e esse controle através de tomada alternando direita e esquerda transforma. Normalmente, os esquiadores iniciantes usam uma técnica chamada de snowplough "/ snowplow" para manter a velocidade confortável e vir a um batente, apontando um ou ambos os skis para dentro, mas esquiadores mais avançados usam uma tecnica mais difícil, mas mais elegante e métodos mais rápidos.
Um método popular de giro é chamado por sua vez paralela, que envolve a manutenção de ambos os esquis paralelos uns aos outros enquanto alternando a distribuição de peso entre eles, a fim de forçá-los a transformar em uma determinada direção.
A inclinação do esqui em relação à inclinação (ângulo de borda) são, igualmente importante, pois determina a resistência (atrito), criado pelas bordas dos esquis. Avançada e moderna técnica de esqui é dominado por "escultura". Para "esculpir" a uma velocidade maior, um esquiador rola seus joelhos de um lado para outro, mantendo o tronco e os quadris virados para baixo do morro e manutenção direção reta para baixo, de modo que somente os joelhos e os pés são envolvidos em fazer voltas.
Esta técnica permite moderna "parabólico" esquis para transformar radial usando as propriedades das bordas do esqui sem derrapagens ou retardar, criando um arco suave.
À medida que os esquiadores ganham confiança, podem enfrentar pistas mais íngremes e outras possíveis modalidades (incluindo corridas fora de pista e ungroomed) em altas velocidades. Na América do Norte, as corridas mais fáceis de esqui estão marcadas por círculos verdes, e são normalmente bastante plana e lisa.
Algumas vezes conhecido como pistas de "coelho", são geralmente preparadas por snowcats especialmente equipados cada noite. As pistas azuis com marcas quadradas são de dificuldade média, estes quadrados azuis podem ser mais íngreme ou inferior aos círculos verdes, ou podem ser deixadas em estado natural, em vez de máquina preparado. Uma corrida de diamantes negros é ainda mais acentuada do que um quadrado azul e muitas vezes envolve desafiar o terreno, tais como líderes, passagens estreitas, os obstáculos não marcados, linhas de queda de casal, ou seções gladed.
Um diamante preto duplo é só para especialistas, estas trilhas são íngremes, raramente preparado e, muitas vezes deixados em um estado completamente natural. Não há um padrão para essas denominações, porém, e cada estância de esqui de determina-los em relação à sua própria dificuldade do terreno. Assim, por exemplo, de um azul-quadrado (nível médio trilha) com uma montanha de esqui pode ser bastante mais difícil do que um diamante negro (perito) na pista de uma outra montanha.
Na Europa, o sistema é baseado em uma cor só. Norte-americano círculos verdes, praças azul, diamantes pretos e negros correspondem a dupla verde europeu, trilhas azul, vermelho e preto, respectiva-
mente.
Neve e diferentes condições climáticas, como o ar seco em baixas temperaturas ou condições de primavera, ou crosta de gelo, pó ou fresco requerem diferentes técnicas e equipamentos de esqui.
O esqui alpino pratica-se normalmente com dois bâtons (um para cada mão) e dois esquis (um preso a cada pé). O controlo dos esquis é feito pela utilização de botas de esqui presas aos esquis por fixações que se soltam apenas em caso de impacto. Um capacete é por vezes utilizado para proteção contra impactos com a neve, com outros esquiadores ou com obstáculos ou mesmo para melhorar o aerodinamismo fora das competições.ele é muito praticado em países que há neve.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esqui_n%C3%B3rdico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esqui_alpino


O Campeonato Mundial de Esqui Alpino é organizado pela Federação Internacional de Esqui (FIS). A primeira edição no Mundial de esqui alpino foi realizada em 1.931. Durante a década de 1.930, o evento foi realizado anualmente na Europa, até ser interrompido pelo início da Segunda Guerra Mundial, não podendo ser realizado no ano de 1.940. Um evento foi realizado em 1.941, mas incluiu competidores de países apenas dos Poderes Axis (ou nações que não estivessem em guerra com eles), e os resultados foram posteriormente cancelados pela FIS em 1.946 devido ao limitado número de participantes, então,não aquela edição não é considerada oficial.
Após a guerra, as edições foram conectadas com os Jogos Olímpicos por diversas décadas. De 1.948 a 1.982, as competições eram realizadas a cada dois anos, com os Jogos Olímpicos de Inverno atuando como Mundial nos anos olímpicos, e com uma competição separada sendo realizada nos anos não-olímpicos.
O Campeonato Mundial de 1.950, em Aspen, foi a primeira edição oficial separada das Olimpíadas desde 1.939, e a primeira realizada fora da Europa.
Durante os anos olímpicos, medalhas extras de Campeonato Mundial foram entregues no evento Combinado, usando os resultados do Slalom e Downhill, já que o combinado não retornou com evento olímpico oficial até 1.988. Desde 1.985, o Mundial foi marcado para ocorrer em anos ímpares, independentemente dos Jogos Olímpicos. Um falta de neve no sul da Espanha na edição de 1.995 causou o adiamento do Campeonato Mundial para o ano seguinte.
Esquiadores com mais medalhas

Masculino

NomePaísTotalOuroPrataBronze
Kjetil André Aamodt Noruega12543
Marc Girardelli Luxemburgo11443
Lasse Kjus Noruega11380
Benjamin Raich Áustria10361
Pirmin Zurbriggen Suíça9441

Feminino

NomePaísTotalOuroPrataBronze
Christl Cranz Alemanha151230
Marielle Goitschel França14950
Anja Pärson Suécia13724
Annemarie Moser-Pröll Áustria9522
Hanni Wenzel Liechtenstein9432
Renate Götschl Áustria9342

Medalhas por País - Total ( masculino e feminino)

PosiçãoPaísOuroPrataBronzeTotal
1 Áustria748079233
2 Suíça575952168
3 França384528111
4 Alemanha323341106
5 Itália18171752
6 Noruega18171146
7 Suécia1741233
8 Estados Unidos16172760
9 Canadá115419
10 Croácia6017
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Esqui_Alpino

O Campeonato Mundial de Esqui Nórdico é um evento de esqui nórdico organizado pela Federação Internacional de Esqui (FIS). O campeonato é realizado atualmente a cada dois anos nos anos ímpares. A competição incluem três disciplinas do esqui nórdico: o esqui cross-country, o combinado nórdico e o salto de esqui.


As provas de biatlo são disputados no Campeonato Mundial de Biatlo.
Edições
Até os Jogos Olímpicos de Inverno de 1.980, os campeões olímpicos também foram considerados campeões mundiais, exceto no combinado nórdico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Esqui_N%C3%B3rdico

Cortina d'Ampezzo é uma cidade italiana da região do Vêneto, província de Belluno, com cerca de 5.954 habitantes, conhecida por ser uma famosa estação de esqui. Estende-se por uma área de 254,51 km², tendo uma densidade populacional de 23 hab/km². Faz fronteira com Auronzo di Cadore, Badia (BZ), Braies (BZ), Colle Santa Lucia, Dobbiaco (BZ), Livinallongo del Col di Lana, Marebbe (BZ), San Vito di Cadore.

Localizada no coração das Dolomitas em um vale alpino, é um conhecido centro de esportes de inverno. Após o programado Jogos Olímpicos de Inverno 1.944 que foram cancelados por causa da Segunda Guerra Mundial , foi palco do Jogos Olímpicos de Inverno 1.956 , bem como de vários eventos. É também é conhecida por seu jet set e da aristocracia europeia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Cortina_d'Ampezzo

Rainha das Dolomitas e Rainha da Neve, Cortina é o paraíso dos esportes de inverno por excelência, nos Alpes. Os picos Dolomitas cobertos de neve são majestosos e vão deixá-lo sem fôlego com suas formações únicas e de beleza incomparável.
Esquiar é um grande clássico que nunca sai de moda em Cortina, com tecnicamente desafiador e estimulante com pistas para esquiadores experientes, bem como para iniciantes. A qualidade e a condição da pista é garantida se você é um esquiador ou um entusiasta do esqui nórdico.
Além de esqui clássico, há muitos mais desportos de neve para descobrir em Cortina. Deixe-se seduzir pelo charme e elegância de Telemark, experimentar a adrenalina Ruch de esqui estilo livre ao longo das colunas íngremes, ou decolar no ar com snowkiting.

Mesmo os snowboarders die-hard encontrarão desafios nas encostas de Cortina, com saltos, descidas de tirar o fôlego, e um número de trilhas de diferentes graus de dificuldade.

http://www.dolomitisuperski.com/cortina/en-US/2789-Cortina_dAmpezzoEN.html



Boa comida é um culto em Cortina, onde se encontram restaurantes para todos os gostos e orçamentos. Experimente o canederli (bolinhos feitos de pão com bacon e espinafre), o casunziei (ravioli cheio de beterraba), cevada sopa ou sopa de feijão, bem polenta servido tanto com carnes grelhadas, veado, goulash, queijo ou cogumelos.
Os refúgios de montanha são famosos por suas excelentes cozinhas que servem pratos típicos caseiros.
Desde um sanduíche em movimento para refeições gourmet, nada é deixado ao acaso. 
Alguns refúgios receberam prêmios pela qualidade de sua cozinha e nível de serviço. Muitos oferecem refúgios privado com quartos e banheiros para aqueles que desejam passar uma noite na altitude das montanhas.
http://www.dolomitisuperski.com/cortina/en-US/2732-EnogastronomiaEN.html


Formado a 200 milhões de anos a partir de mares primordiais, hoje estas fascinantes montanhas sobem mais de 3.000 m de altura em direção ao céu.
As Dolomitas foram nomeadas pelo geólogo francês Deodat de Dolomieu, que foi o primeiro que identificou a composição única dos rochedos.



Em 26 de Junho de 2.009, os Dolomitas tornaram-se um Sítio do Patrimônio Mundial Natural da UNESCO pela sua beleza monumental e única.
As majestosas montanhas Dolomitas oferecem um cenário de tirar o fôlego para as suas férias de inverno.
http://www.dolomitisuperski.com/cortina/en-US/2727-Perche_venire_quiEN.html



Saint-Moritz é uma comuna da Suíça, no Cantão Grisões, com cerca de 5.029 habitantes.
Situada na região de Engadina, estende-se por uma área de 28,69 km², de densidade populacional de 175 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Bever, Celerina/Schlarigna, Samedan, Silvaplana.

A língua oficial nesta comuna é o Alemão, sendo o Italiano a segunda língua falada pelos 22 % dos habitantes, e 5,4% falam romanche, segundo as estatísticas de 2.000.
A partir de 1.864 a localidade desenvolve-se principalmente pela chegada dos primeiros alpinistas e ao mesmo tempo dos desportistas ingleses que introduzem nos anos 1.880 os "desportos de inverno" como o curling, o skeleton e o bobsleigh cuja primeira pista foi aberta em 1.890, antes que o esqui se imponha como " o desporto invernal".



Rapidamente torna-se uma estância mundana de repouso e desporto de primeira ordem na Europa e, por exemplo, São-Moritz foi a primeira comuna suíça a electrificar a iluminação pública em 1.878 e a inaugurar um telesquis em 1.935.


O desenvolvimento de São-Moritz como estação de desporto está diretamente ligado à criação de Megève na França e mesmo ao fato de ter sido escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1.928 e dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1.948.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Moritz

Megève é uma comuna francesa na região administrativa de Ródano-Alpes, no departamento da Alta Saboia.
Situada no coração dos Alpes no cantão francês de Sallanches deve a sua importância turística à família Rothschild que a partir dos anos 1.910 fizeram dela um local de férias e assim de fazer concorrência à estação de Saint Moritz na Suíça que nesse período de entre duas guerras estava cheio de alemães.
Aliás estavam em "concorrência" esta localidade e Tignes, mas finalmente foi em Megève que Noémie de Rothschild se decidiu instalar-se, e começou por mandar edificar vários hotéis, e entre eles, aquele que ainda hoje é o símbolo da estação, o Hotel Mont d'Arbois.
A mesma baronesa Noémie de Rothschild manda construir ao célebre arquiteto da época Henry Jacques Le Même um chalet que se assemelhe às casas de quinta da região, todo em madeira, com uma grande varanda ao correr da frontaria, quartos confortáveis e uma verdadeira chaminé na sala de estar.

Começaram a aparecer chalets desde tipo, como o que também mandou construir a princesa Angèle de Bourbon em 1.927, e a partir daí o aspecto atual desta estação e de todas as outras que se impuseram como estação de inverno de luxo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meg%C3%A8ve#Hist.C3.B3ria


Courchevel é o nome de uma estação de esqui situada no departamento da Saboia, nos Alpes franceses, e parte de Les Trois Vallées, a maior área esquiável interligada do mundo.

Courchevel refere-se às cidades de Courchevel 1.300 (Le Praz), Courchevel 1.550, Courchevel 1.650 (Moriond) e Courchevel 1.850, batizadas pelas suas altitudes em metros. As cidades tornam-se mais exclusivas e elegantes à medida que se sobe a montanha, com preços de propriedades na cidade de 1.850 significativamente mais elevados do que os de Le Praz, 1.550 ou 1.650.


O vale de Courchevel ainda compreende a cidade de La Tania, construída para abrigar os competidores dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1.992, em Albertville. Le Praz acolheu a prova de salto de esqui naquele ano.


A cidade de 1.550 atrai principalmente famílias, enquanto 1.650 tem uma atmosfera mais jovem e festeira e 1.850 é a destinação dos ricos e famosos deste mundo, com diversos hotéis 5 estrelas, chalés multimilionários e dois restaurante 2 estrelas Michelin, o Chabichou e o Bateu Ivre.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Courchevel





Chocolate é quase unanimidade, dificilmente você vai encontrar alguém que não goste. Todo mundo ama, todo mundo quer mais um. No inverno, com a queda da temperatura, nada melhor que uma xícara de chocolate quente, para transmitir a sensação de conforto e bem-estar. 
http://www.cozinhasitatiaia.com.br/blog/aprenda-fazer-chocolate-quente


É em Zermatt que a essência do esqui e dos famosos Alpes suíços se revela. Deslizar entre as pistas levemente azuladas da cadeia montanhosa, respirando o vento puro e cortante ao longo dos quase 320 quilômetros de trilhas sinalizadas, é uma experiência sem igual. Especialmente no inverno, quando a região vira uma espécie de parque de diversões para praticantes de esqui, snowboard, cross country, paragliding e patinação no gelo da Suíça e de toda a Europa.
De quebra, o turista tem a oportunidade de conferir, no Museu Matterhorn, a rica história da região, desde o lendário acidente da primeira escalada do Matterhorn, em 1.865, quando membros da equipe liderada por Edward Whymper morreram durante a descida. A fama da localidade se cristalizou e a vila hoje é farta em hotéis classudos, restaurantes chiquérrimos, lojas de relógios de luxo, pubs, galerias de arte e celebridades internacionais arriscando uma ou outra manobra sobre um par de esquis.
A discrição em relação aos famosos, no entanto, é quase tão absoluta quanto a dos bancos de Zurique ou Genebra a respeito das contas dos milionários. Não deixe de circular pela Praça Kirchplatz e conheça a aldeia que está sendo escavada por arqueólogos, revelando machados de pedra neolíticos e até a corda que se rompeu no cume do monte na fatídica primeira escalada.


Partindo de Zurique, a viagem de trem até Zermatt dura três horas e 15. De Genebra, o percurso de trem dura três horas e meia.


http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/suica-zermatt



Bem-vindo ao Restaurante Walliserkanne Zermatt 
Uma casa com história - testemunho das animadas idas e vindas na estrada principal Zermatt desde 1.889. A variedade da nossa cozinha é baseada em pratos tradicionais e cuidadosamente escolhido: Especialidades da região de Valais, raclette e uma escolha de fondue, a nossa carne criativa e pratos de peixe, massas e deliciosa pizza do forno a lenha, completam o menu.


Para coroar a sua refeição, você pode desfrutar de uma escolha dos melhores vinhos regionais e internacionais.
Restaurante com vista para a Bahnhofstrasse (rua principal), confortável 'Pfisterstube' dois terraços e 'Raclettestube' rústico.


 http://www.walliserkanne.ch/walliserkanne_zermatt_restaurant_de.htm

Äre, Suécia
Referência absoluta na Escandinávia, Äre consegue atender a todos os níveis. Além das pistas fáceis para iniciantes, há opções para os mais experientes. Já os aventureiros podem saltar de helicóptero no topo da montanha e encarar pistas selvagens.




A cidade ainda oferece diversas outras atividades ligadas à neve ou não.



Passeios de teleférico e trenó de Huskies Siberianos, safári no snowmobile e pular na mais longa tirolesa da Europa são imperdíveis. Durante a noite, Äre é uma cidade bem animada, com seus restaurantes, bares e boates.
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/os-10-melhores-destinos-para-esquiar-do-luxo-extremo-a-aventura,a10849a20c237310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html



Verbier é uma vila situada no sudoeste da Suíça , no cantão de Valais . É um dos maiores resort de férias e áreas de esqui no Alpes suíços e é reconhecido como um dos Premiere " fora de pista "resorts do mundo. Algumas áreas são cobertas com neve durante todo o ano. Muitos esquiadores top se instalaram na área de Verbier, a fim de aproveitar as encostas íngremes, condições variadas e cultura resort.
Debruçado sobre um planalto ensolarado no coração das montanhas, com seus chalés de ardósia enraizadas, Verbier foi cuidadosamente mantido o seu encanto como uma aldeia alpina. Esta é a porta de entrada para  a área de esqui 4 Vallées, com cerca de 100 elevadores e mais de 400 quilômetros de pistas de esqui para todos os níveis de conhecimento em seus pés. O Mont-Fort, o ponto mais alto da área de esqui (3.330 m) e oferece um panorama sobre o Matterhorn, os Combins e as faixas de Mont-Blanc.


Composta por aldeias pitorescas, o Val de Bagnes se estende por mais de 25 quilômetros, a partir de Le Châble ao impressionante Dam Mauvoisin. Este é um verdadeiro caleidoscópio de ambientes - de pastagens para as geleiras eternas - e na região é o lar de uma das maiores reservas naturais da Suíça.
http://www.myswitzerland.com/pt/verbier.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Verbier


Chamonix-Mont-Blanc é o nome completo dado à cidade conhecida geralmente só por Chamonix, que fica no departamento francês de Alta-Saboia, na região de Ródano-Alpes, e que tem em frente nada menos que o Monte Branco, o mais alto cume dos Alpes e da Europa Ocidental.
No centro da cidade encontra-se a estátua de Horace-Bénédict de Saussure em companhia do guia de montanha Jacques Balmat que lhe aponta o cume do Monte Branco onde o naturalista e geólogo suíço pretende ir fazer experiências e pelas ascensões que efetuou é considerado por muitos como o fundador do alpinismo.
Chamonix foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1.924.
Ponto de partida para inúmeros percursos de alpinismo de verão e de esqui de inverno, Chamonix e o Monte Branco são o terceiro lugar mais visitado no mundo, o que a torna uma estação de esqui e ao mesmo tempo uma cidade altamente cosmopolita e sempre muito cheia de vida em qualquer época do ano. Paralelamente, com 116,53 km2, Chamonix é a quarta comuna francesa mais vasta da França Metropolitana.
O teleférico da Agulha do Midi é o mais alto do mundo pois liga a cidade com a Aiguille du Midi a 3.777 m, ponto a partir do qual se pode ao seu pitão central tomando um elevador que nos deixa a 3.842 m de altitude.
Uma vez na Agulha do Midi, pode-se tomar a Telecabine Panorâmica do Monte Branco que com 5.093 m de comprimento atravessa a vallée Blanche e o glaciar do Gigante em 35 minutos, e termina na Ponta Helbronner junto da fronteira França-Itália a 3.466 m de altitude.

Do lado de Chamonix propriamente dito há várias estações de esqui como a de Le Brévent e mais a sul, no vale, e que parte de Argentière para se abordar as Agulha das Grandes Montets com as correspondentes telecabines e outras telecadeiras.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Chamonix-Mont-Blanc


A Aiguille du Midi (ou Agulha do Meio-dia), uma das montanhas que compõem o Maciço do Monte Branco (Mont Blanc), com altitude de 3.842 metros, a mais alta das Agulhas de Chamonix. Sobre o pico eleva-se uma torre, com antenas de telecomunicações, representando o ponto culminante atual e a capacidade do homem de se fazer presente junto a geomorfologia terrestre.
Nesta mesma torre fica a área de chegada do teleférico da Aiguille du Midi, um bondinho como o daqui do Rio ao qual estamos “acostumados”, mas que literalmente dá um frio na barriga haja vista a altitude a que se eleva. A estação superior está situada a 3.777 metros de altitude e, para alcançar o topo a 3.842 metros, existe um elevador. A montanha tem, no entanto, apenas 310 m de proeminência topográfica, um detalhe para quem vê a vista e sente-se ínfimo diante da grandiosidade oferecida pela natureza e pelo visual cinematográfico.
http://blogdati.com/aiguille-du-midi-com-a-familia-em-chamonix-franca-pelomundo/


Fondue é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.
Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho (ou, como na receita original, a Kirschwasser alemã), que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos.

Além da fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate e carne.
Existe também a fondue chinesa (fondue chinoise), bastante servida em restaurantes na Suíça, feita à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias, e a japonesa.



A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1.699. 

Contrariamente à crença popular, não teria sido inventada por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas. Assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue teria sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.
Na década de 1.950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma "coisa de homem" na Suíça.
A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.


Dentro da região Jura/Savoie fica a cidade de La Chaux-de-Fonds que diz ser o berço do fondue de queijo. Esta cidade é conhecida essencialmente pela manufatura de relógios. É considerada a principal cidade no fabrico de relógios na Suiça.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Fondue

Principiante ou experiente, o Club Med lhe propõe deslizar nas mais belas pistas de esqui alpino ou em snowboard, qualquer que seja o seu nível. Livres ou monitorados por profissionais, as alegrias do esqui os esperam para férias em condições ideais.
Pequenos Grupos do Mesmo Nivel
De acordo com o seu nível, você poderá progredir em um pequeno grupo de 12 pessoas.
Profissionais atenciosos
Graças às parcerias exclusivas entre o Club Med e a Escola de Esqui Francesa, Suiça e Italiana, todas as aulas são ministradas por profissionais.
Eles lhe darão conselhos personalizados para aperfeiçoar o seu estilo.
O Esqui alpino ou snowboard
Qualquer que seja o seu nível de prática em esqui alpino ou snowboard, as aulas adaptadas são ministradas pelos profissionais de ensino do esqui.
Para os esquiadores principiantes
Desfrute das ofertas para esquiadores com os esportes de inverno no Club Med.
Avance rapidamente e beneficie da melhor aprendizagem começando as aulas no dia seguinte ao da sua chegada para uma estada de 7 dias. 
Para os esquiadores experientes
Saia das pistas com toda a segurança ! Monitores profissionais o acompanharão em excursões fora das pistas e por itinerários reservados aos experientes. 


http://www.clubmed.com.br/cm/ferias-as-ferias-de-neve-by-club-med-o-esqui-no-club-med-para-todos-os-niveis_p-42-l-PT-pa-LE_SKI_AU_CLUB_MED_POUR_TOUS_LES_NIVEAUX-ac-ad.html

Aspen é uma cidade do Estado americano de Colorado. Possui 5.914 habitantes. É um importante resort americano, conhecido mundialmente por suas montanhas e seu clima, que propiciam a prática do esqui. A cidade é também muito conhecida pelas celebridades que circulam por lá. Existem quatro montanhas na cidade, próprias para prática de esqui e snowboard. São elas : Snowmass, Buttermilk, Highlands e Aspen Mountain (Ajax).
Snowmass, que é a maior e que tem o privilégio de ser a montanha mais vertical do país, é considerada por muitos o mais bonito cenário de esqui do planeta: uma pista que atravessa um bosque de pinheiros, com montanhas majestosas como pano de fundo. No outro extremo, Buttermilk, é a menor, e local muito apropriado para crianças e principiantes. Highlands é para experts.

Aspen Mountain, a mais badalada, tem uma oferta bastante diversificada. Snowmass e Aspen Mountain têm data de abertura entre o 26 de novembro e o 11 de abril, enquanto Aspen Highlands e Buttermilk abrem de 12 de dezembro a 4 de abril.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aspen
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/america/aspen-e-vail-conheca-o-que-oferecem-as-estacoes-de-esqui-mais-famosas-dos-eua,9508114973337310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html



Segundo informações da prefeitura, Aspen e Snowmass têm cerca de 130 restaurantes - grande parte comandada por renomados chefs de cozinha. As casas abrem por volta das 17h30 e fecham às 23h e, durante o inverno, estão sempre lotadas a qualquer dia da semana.


Quem tem o propósito de conhecer um restaurante em especial deve fazer reserva antecipada, para não correr o risco de esperar por mais de uma hora para conseguir uma mesa. Do contrário, é só caminhar por uma quadra ou duas que o visitante se depara com dezenas de restaurantes atrativos e de diferentes tipos de cozinha. 
http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/aspen_gastronomia.jhtm

Vail é uma cidade localizada no estado americano de Colorado, no Condado de Eagle.
A cidade foi fundada e construída como a aldeia de base para Vail Ski Resort , com o qual ele foi originalmente concebido. A primeira estação de Vail Ski Resort foi em dezembro de 1.962 e é a segunda maior montanha de esqui na América do Norte (depois de Whistler Blackcomb ).
Vail é o maior resort de esqui dos EUA.
Possui uma excelente infraestrutura gastronômica e oferta de esportes diferenciados, como o esqui biking - misto de esqui com bicicleta. Um dos principais pontos de atração de Vail é Back Bowls, com terrenos virgens para esquiadores avançados e um entorno natural privilegiado. Keystone também faz parte do complexo de Vail e fica próximo à Floresta de Arapahoe.


Lá, os praticantes de esqui e de snowboad podem explorar as diversas pistas, como a A51 Incubator, indicada para iniciantes. Steamboat, por sua vez, é a escolha preferida pelas famílias. Pistas de inclinação suave percorrem uma floresta de pinheiros, enquanto restaurantes, equipamentos de produção de neve artificial e elevadores de alta velocidade agregam atrativos ao local. E se as crianças têm um centro para aprenderem a deslizar sobre a neve, os pais podem relaxar: sistemas de localização fixados em relógios permitem acompanhar os deslocamentos da molecada. 



Ainda para as famílias, Vail disponibiliza o Adventure Ridge: uma área de entretenimento com snowmobiles (motos de neve), patinagem no gelo e outras diversões. Vail estará aberta entre 20 de novembro e o 18 de abril. 
http://en.wikipedia.org/wiki/Vail,_Colorado
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/america/aspen-e-vail-conheca-o-que-oferecem-as-estacoes-de-esqui-mais-famosas-dos-eua,9508114973337310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html



Whistler Blackcomb é um grande resort de esqui localizado 125 km ao norte de Vancouver , em British Columbia , Canadá . Por muitas medidas é o maior resort de esqui na América do Norte (é 50% maior do que o seu concorrente mais próximo em termos de tamanho), tem a maior capacidade de elevação para cima, e até 2.009, teve a maior distância esquiável vertical, por uma larga margem.
Com toda essa capacidade, Whistler Blackcomb também é muitas vezes o mais visitado resort de esqui, muitas vezes superando 2 milhões de visitantes por ano.
Whistler foi concebido originalmente como parte de uma tentativa de ganhar a Olimpíada de Inverno de 1.968 , mas uma série de eventos levou os lances serem retirados ou de perder para outras cidades.

A construção do resort começou, apesar disso, e o resort foi aberto pela primeira vez para o negócio em fevereiro de 1.966. O resort expandiu amplamente na década de 1.980 e 90, tornando-se a peça central de uma oferta renovada por parte da vizinha Vancouver..
Whistler e Blackcomb eram originalmente resorts separados, até que se fundiram em 1.997.
http://en.wikipedia.org/wiki/Whistler_Blackcomb

Vancouver é uma cidade litorânea localizada na Lower Mainland da Colúmbia Britânica, no Canadá. O nome da cidade vem do capitão britânico George Vancouver, que explorou a área na década de 1.790. O nome "Vancouver" origina-se do holandês "van Coevorden", denotando alguém de Coevorden, uma cidade nos Países Baixos.
Vancouver é a maior área metropolitana no Oeste do Canadá e ocupa a posição de terceira maior do país e de oitava maior cidade propriamente dita. Segundo o censo de 2.011, Vancouver tinha uma população de pouco mais de 603.502 habitantes e a sua Área Metropolitana Censitária excede os 2.313.328 milhões de pessoas. Seus habitantes são etnicamente diversos, com 52% tendo uma língua materna diferente do Inglês.
Serrarias estabeleceram-se em 1.867 na área conhecida como Gastown, que se tornou o núcleo em torno do qual a cidade cresceu. Vancouver foi incorporada como uma cidade em 1.886. Em 1.887, a ferrovia transcontinental foi prolongada até a cidade, para aproveitar o seu grande porto natural, que logo se tornou elo vital na rota de comércio entre o Oriente, leste do Canadá e Londres.
O Porto de Vancouver é o maior e mais movimentado do Canadá, bem como o quarto maior porto (em tonelagem) da América do Norte. A indústria madeireira continua sendo sua maior fonte de renda, mas Vancouver também é conhecida como um centro urbano cercado pela natureza, fazendo do turismo a sua segunda maior indústria.

É também o terceiro maior centro de produção cinematográfica na América do Norte depois de Los Angeles e Nova York, ganhando o apelido de "Hollywood do Norte".

Vancouver tem sido classificada como "a cidade mais habitável" no mundo há mais de uma década, de acordo com avaliações de revistas de negócios.
Ela recebeu muitos congressos e eventos internacionais, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos de 1.976 e a Exposição Mundial de Transporte e Comunicação de 1.986 (Expo 86). Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2.010 e os Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2.010 foram realizados em Vancouver e nas proximidades de Whistler, comunidade a 125 km ao norte de Vancouver.
Diversas estações de esqui estão localizadas em montanhas próximas a Vancouver. Entre elas, está a Whistler-Blackcomb Resort, localizada a 126 quilômetros da cidade, que foi uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2.010.

Vancouver é uma cidade que vive basicamente do turismo, com centenas de parques, praias, lagos e montanhas, sem contar com os vários prédios famosos e com algumas construções em estilo europeu. São mais de 153 pontos turísticos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vancouver


Ski Jam Katsuyama, em Fukui, no Japão é um resort de esqui de tamanho médio com 8 teleféricos, que oferece aos esquiadores uns impressionantes 710 metros de ascendência vertical. Ski Jam Katsuyama tem 13 pistas. Ski Jam Katsuyama é o mais adequado para esquiadores intermediários e snowboarders, mas há um também um lote de terreno para iniciantes e especialistas também.  O aeroporto mais próximo fica em Nagoya e da estação de trem mais próxima de Ski Jam Katsuyama está em Katsuyama.
http://www.snow-forecast.com/resorts/SkiJamKatsuyama


Hunter Mountain Shiobara é um dos maiores resorts de neve na região de Tóquio. Tem 12 trilhas para que você possa desfrutar, incluindo uma pista de downhill de 3 km. Há também o 'Snow Park', que tem trilhos, caixas de retrocessos e um half pipe, pista 'Slalom', o 'Family Park', onde as crianças podem desfrutar de esqui e snowboard, e o 'Kids Park', para jogar.  Hunter Mountain Gondola (Ropeway) está a 1.600 metros acima do nível do mar, e é um dos locais mais famosos do Japão para as cores do outono. Há ônibus de JR Nasushiobara Station & Station Onsen Tobu Kinogawa.
http://www.japanguides.net/tochigi/hunter-mt-shiobara-ski-snow-resort.html


Bariloche, cujo nome oficial é San Carlos de Bariloche, é uma cidade da Argentina, localizada na Província de Río Negro, junto à Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile. Está rodeada por lagos (Nahuel Huapi, Gutiérrez, Mascardi) e montanhas, como o Cerro Tronador (3.354 m de altitude, na fronteira com o Chile), o Cerro Catedral (movimentada estação de esqui) e o Cerro López. Possui cerca de 130 mil habitantes.
Há evidências da existência de assentamentos indígenas à beira do Lago Nahuel Huapi e na zona hoje ocupada pela cidade de Bariloche, prévios a chegada dos colonizadores brancos. Em meados do século XVII e início do século XVIII, a zona foi objeto de viagens dos missionários do Chile, entre os que se contam estão os padres: Diego Rosales, Nicolás Mascardi, Felipe Laguna e Juan José Guillelmo.
O primeiro homem branco que chegou à região vindo das regiões próximas ao Atlântico foi o Dr. Francisco Pascasio Moreno, que na época tinha 23 anos.
A fundação da cidade deu-se em 1.895, quando um imigrante alemão, Karl (Carlos) Wierderhold, criou ali um armazém. Em 1.902, tornou-se a cidade de San Carlos de Bariloche. Sua arquitetura, principalmente na área central, lembra a de cidades alemãs e austríacas.
Bariloche está situada numa micro-zona climática e de vegetação de floresta temperada. Seu clima é temperado, influenciado pela proximidade dos Andes, e suas florestas se mantêm graças à abundância de água dos grandes lagos glaciais, como o Nahuel Huapi. No inverno (junho a agosto), as temperaturas caem abaixo de zero e a maior quantidade de neve nas montanhas mais altas dá início à temporada de esqui.
A cidade tem um aeroporto, o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria que está equipado para receber jatos, e opera voos domésticos e internacionais para países vizinhos. Por rodovia, fica a 1.638 km ao sul da capital argentina, Buenos Aires. Liga-se ao Chile por rodovia (cerca de 130 km até a fronteira, e mais 115 km até a cidade chilena de Osorno), havendo a opção, para turistas, de travessia em percursos alternados entre barcos e ônibus, num passeio conhecido como Cruce de Lagos, até Puerto Montt.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bariloche


San Carlos de Bariloche
Bariloche linda em todas as estações! Aproveite sua natureza privilegiada, com paisagens de perder o fôlego, passeios para a família toda.
Centro Cívico
É um dos lugares mais bonitos do centro. Monumento Histórico Nacional, seus edifícios em estilo medieval estão localizados em torno de uma pequena praça. Inaugurado em 1.934 ,ali se encontram: a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Turismo, Polícia Local, Museu da Patagônia e Biblioteca Sarmiento.     

Museo  de  la  Patagônia     
Localizado no Centro Cívico, apresenta salas de Ciência Natural, Etnografia, Pré-história, História Regional e local. Bem interessante, mostra a história de Bariloche, artigos indígenas, com importante acervo e interessantes exposições temporárias. 

Calle  Mitre  
Passeio obrigatório para o turista, é o "point" da cidade. Mil lojas de casacos, moletons, artigos de ski, anoraks, chocolates, lembranças, restaurantes, cachecóis, luvas, gorros, casacos de pele, presentes, mais chocolates, botas, recuerdos de madeira, peças de alpaca, lanchonetes, etc. É a rua principal, onde todo mundo passa. Possui também farmácia e supermercado.



Teleférico  Cerro Otto  
A apenas 5 km do centro cívico da cidade de Bariloche, sobre uma bela estrada pavimentada cercada por densos bosques de pinheiros, se ergue o complexo Teleférico Cerro Otto.
Localizado em um bonito parque de 25.000 m², onde gôndolas panorâmicas, totalmente fechadas nos levam a apreciar a magnífica paisagem protegidos da chuva, vento ou neve. Lá em cima está a única confeitaria giratória da América do Sul, com uma velocidade de giro variável entre 20 e 40 minutos, bem devagarinho. Há um pequeno museu e uma discoteca bem animada. 
   


Cerro Catedral     
Com mais de 103 km de pistas, no meio de um parque de 600 hectares , o Cerro Catedral oferece 32 meios de elevação com uma capacidade horária de 26.700 pessoas.  É o maior complexo de esqui da América do Sul! É o máximo! Cerro Catedral recebeu este nome, por seus picos parecerem uma catedral gótica. Famoso também por representar a América do Sul na "Leading Mountain Resorts of the World"!


Lá na base há um shopping "Las Terrazas", onde há um grande entra-e-sai de gente com roupas coloridas, esquis à tiracolo. Há várias lojas (se de repente estiver mais frio do que você imaginava...), e vários lugares gostosos para um almoço ou lanche.


Há vários meios de elevação e as vistas são espetaculares!! Se destaca por possuir a mais moderna tecnologia em meios de elevação da América do Sul. Além disso, se a neve não for suficiente, os turistas não têm motivos para se preocupar: 45 canhões estão de prontidão para produzir flocos artificiais. Certamente você conseguirá esquiar...

http://www.vamosparabariloche.com.br/passeios.html



Conheça Bariloche através dos seus Aromas e Sabores
Gastronomia em Bariloche
Bariloche possui mais de 450 estabelecimentos comerciais entre restaurantes de alta cozinha, defumadouros, grelhas, casas de massas, pizzarias, confeitarias, pubs e casas de chá. Essa ampla oferta permite que "degustemos" Bariloche literalmente!
Comece o dia com um pão trançado recheado ou um bolinho quente com manteiga e uma variada mesa de doces regionais acompanhados de uma xícara de café ou um delicioso chocolate quente para tomar energias.
Deixe-se seduzir pelos fondues fumegantes, os goulashes estimulantes e os pratos tradicionais de trutas, javalis, cervos e queijos defumados. Ou comece a desfrutar das merecidas férias em uma entrega do paladar às melhores carnes vermelhas ou brancas, temperadas e acompanhadas com o melhor da região.

Peixes ao vinho branco, manteiga negra, uma variedade de massas, cordeiros patagônicos "al asador" ou ainda a tradicional "parrillada" com verduras preparada por expertos.
Se o que gosta é de experimentar coisas típicas, vale a pena pelo peculiar do seu preparo, pedir o Curanto, cozido debaixo da terra sobre pedras quentes da mesma forma que os ancestrais cozinhavam na região.
Acompanhe esses manjares com vinhos finos das zonas frias ou champagnes rionegrinas.
Difícil é ter espaço no estômago, mas é um pecado não reservar o direito de uma sobremesa na terra das delícias!
Escolha entre mousses, tortas doces, sorvetes caseiros, tortas quentes e crepes cobertos e decorados por molhos naturais elaborados com framboesas, amoras, mosqueta entre outros deliciosos sabores.
Depois dos passeios na pausa da tarde, estão as divinas casas de chá que oferecem além de deliciosas infusões, merendas de dar água na boca entre tortas de limão, tortas de mousse, cheese cakes, tortas Selva Negra ou divinas tortas de maçã.
Pela noite, a diversão também inclui comida de boa qualidade.
Sua cerveja convida a degustar uma tábua de defumados que compartem mesa com carnes regionais e patês caseiros.
Junte todo o seu apetite e coloque de cenário a incrível natureza da cordilheira. Estará diante de janelões que permitirão ver o grande lago que banha Bariloche enquanto aprecia a boa mesa argentina, sentado na frente de uma lareira quentinha.
Alguns lugares recomendados em Bariloche:
Cozinha Local no Restaurante Família Weiss; carnes assadas e parrilladas nos restaurantes La Parrilla de Tony e El Refúgio del Montañes de Julián. Seguimos com comida caseira no La Fonda del Tio; boas massas no Trattoria Della Famiglia Bianchi; pizzas no Lo de TonY; duas casas de chá e confeitarias para desfrutar são Chocolates Rapa Nui e a Confitería Giratória no pico da colina Otto. Pra finalizar o pub Pilgrim e para degustar uns bons aperitivos junto a uma encorpada cerveja o Blest.

http://www.logitravel.com.br/guias-de-viagens/gastronomia-bariloche-534_2.html

O Portillo, é o primeiro centro de Esqui da América do Sul
No ano de 2.013, Portillo celebrando os seus 64 anos como o Centro de Esqui mais antigo e prestigiado da América do Sul!
O Portillo está localizado acima da linha da vegetação, a 2.850 metros acima do nível do mar, no Caminho Internacional que une Santiago do Chile com Mendoza, Argentina, a só 2 horas de Santiago.
A montanha mais alta do Hemisfério Ocidental, o Aconcagua, está muito perto do Portillo. O Hotel e a área de esqui estão situados em redor da formosa Laguna do Inca onde a vista brinda uma incrível sensação de prazer e bem-estar.
Os hóspedes do Portillo vêm de todas partes do mundo.
O Hotel é a única coisa que há nesse setor, de maneira que os nossos 400 hóspedes têm todas as instalações e as canchas de esqui somente para eles. Como é um programa semanal os passageiros chegam juntos cada sábado, desde Junho até Outubro, e vão-se embora o sábado seguinte depois de ter desfrutado de uma semana cheia de atividades, do melhor serviço e dias de esqui inesquecíveis.
O Centro de Esqui Portillo é reconhecido no mundo dos esquiadores pela sua história..., o famoso Jean Claude Killy ganhou as suas primeiras medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Ski que se celebrou no Portillo em 1.966. Os esquiadores que competiram no Kilómetro Lanzado no Portillo foram os primeiros em bater o recorde dos 120 km/hora.
Quatro dos melhores esquiadores olímpicos, ganhadores das medalhas de ouro, têm sido Diretores da Escola de Esqui e muitos dos campeões olímpicos têm treinado no Portillo.
Os esquiadores e os esportistas que praticam o snowboard deleitam-se com a nossa neve pó, como também com as nossas canchas empinadas, as gargantas, o esqui fora da pista e a impressionante beleza do lugar. 
http://www.chileanski.com/por/portillo/


Valle Nevado Chile
Este centro de esqui constitui o principal resort de montanha da Cordilheira Dos Andes e se encontra aberto o ano todo.
O Hotel Valle Nevado, com seu estilo refinado, oferece 53 amplias habitações com uma espetacular vista panorâmica da cordilheira, uma agradável piscina temperada e um moderno Fitness Center.
O restaurante La Fourchette D”or está disposto a receber seus visitantes com uma variada oferta de sabores e aromas para serem degustados a qualquer hora do dia.
Esquie em Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro. A somente 56 Km do aeroporto internacional de Santiago, Valle Nevado encontra-se no coração dos Andes, oferecendo mais de 9.300 hectares de terreno esquiável e um total de mais 37 km de pistas divididas por níveis de dificuldade, com um forte incremento de pistas negras (as de maior dificuldade).
Com mais de 23.000 acres de território esquiável, Valle Nevado é o maior centro invernal do hemisfério sul. Em Valle Nevado você explorará um mundo de aventura do esqui, com pistas e encostas especialmente preparadas e espetaculares prados andinos com fora de pista e excelente neve virgem.
SnowBoard
Em 2.003, Valle Nevado novamente foi escolhido para realizar a Copa do Mundo de Snowboard. Valle Nevado tem sido o único centro esportivo designado para acolher a Copa no Mundo FIS de Snowboard, que em 2.003 se realizou entre 8 e 16 de Setembro.
Heli - Boarding
Snowboarding en Valle Nevado
Partindo desde nosso heliponto em um Bell 407, conheça a experiência de esquiar em uma neve virgem e apreciar um majestoso e intocado entorno natural. Para aqueles esportistas que gostam de emoções extremas, em esquis ou snowboard, Valle Nevado oferece aventurar-se pela neve em pó dos Andes, sempre em meio a espetaculares paisagens da cordilheira.

Heli - Riding
Para aqueles que preferem andar em Snowboard, temo suma aventura incrível na neve em pó dos Andes. Em companhia de expertos guias, poderá recorrer pistas fora do traçado e encontrar paraísos com neve virgem, junto ao desafio de estar no meio dos Andes.
Escola de Neve
Valle Nevado possui uma equipe de 50 profissionais de esqui e snowboard para todos os níveis. Nossos profissionais falaz mais de uma dúzia de idiomas e oferecem a possibilidade de introduzir, afirmar-se e avançar nestas disciplinas, desafiando-se a si mesmo e a natureza.
Nossos guias são certificados de montanha preparados para expedições fora da pista e Heli-Ski.
Loja de Esqui
Em seu centro de aluguel de equipamentos esportivos, Valle Nevado Chile dispõe de mais de 1.200 equipamentos de última geração para esqui e snowboard, incluindo os mais recentes esquis de carving.
http://www.chileanski.com/por/valle-nevado/


Valle Nevado - Chile
MONTANHA EL PLOMO - 5.430 metros.
Este é o ponto mais alto e visível do nosso centro de esqui. Os incas o nomearam Apu, o guardião do Valle, e o visitavam constantemente para fazer cerimônias e rituais sagrados. Foi nesta montanha que se encontrou a famosa múmia de “El Niño del Plomo”, a qual se encontra atualmente no Museu  de Historia Natural do Chile. 
LA PALOMA - 4.910 metros
Localizado ao norte das montanhas El Plomo e Altar, La Paloma destaca-se pela impressionante geleira que cai desde a cima ate o Santuário natural chamado Yerba Loca.

EL PINTOR - 4.000 metros
As linhas horizontais com as cores verde, roxo marrom e laranja fazem com que
El Pintor seja uma das montanhas mais belas de Valle Nevado. A somente 45 minutos de trekking se chega à cume. A vista é simplesmente maravilhosa



http://www.vallenevado.com/pt/esqui-no-chile/


Mirador del Plomo
Localizado no Hotel Puerta del Sol, este restaurante de cozinha internacional buffet, o surpreendera dia a dia com variadas opções gastronômicas. Poderá optar tanto de carnes grelhadas ou solicitar que um de nossos chefes prepare frente a seus olhos uma deliciosa pasta com os ingredientes escolhidos por você. Tudo isto em um ambiente totalmente reformado para oferecer aos nossos hóspedes a melhor experiência gastronômica, divertida e familiar.
La Fourchette
Um toque diferente
Completamente reformado esta temporada, este restaurante de categoria mundial no coração da Cordilheira dos Andes, te leva a desfrutar da melhor comida mediterrânea e do mais variado cardápio de vinhos, junto a mais espetacular vista à montanha.



Don Giovanni
Pastas e carnes
Ao lado do Bar Lounge esta este delicioso restaurante. Nele poderá degustar a mais deliciosa e exclusiva cozinha italiana gourmet acompanhada do melhor atendimento.

http://www.vallenevado.com/pt/restaurante-montanha/




Fontes : além das já citadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário