quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cidades a beira mar IV - Africa

Nas matérias anteriores, conhecemos as cidades a beira mar do continente americano, do continente asiático e da Oceania e Europa.
Agora vamos conhecer as principais cidades a beira mar do continente africano.


Alexandria é uma cidade do Egito; com uma população de cerca de 4,1 milhões de pessoas, é a segunda maior cidade do Egito, e o maior porto do país, servindo 80% das importações e exportações da cidade. Além disso, é um grande ponto turístico.
Alexandria se estende por 32 quilômetros na costa mediterrânica do centro-norte do Egito.
É o local onde fica a famosa Biblioteca de Alexandria e é um importante centro industrial por causa do gás natural da cidade e dos poços de petróleo em Suez, uma outra cidade egípcia.
Alexandria também foi um grande ponto de encontro entre a Europa, a África e a Ásia, porque a cidade beneficiou da ligação entre o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho.
Nos tempos antigos, Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo. Foi fundada em torno de um pequeno "vilarejo" em 331 a.C. por Alexandre, o Grande.
Permaneceu como capital do Egito durante mil anos, até à conquista muçulmana do Egito, quando a capital passou a ser Futsat (que foi depois incorporada no Cairo).
Alexandria era conhecida pelo Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo),
pela Biblioteca de Alexandria (a maior do mundo antigo) e
pelas catacumbas de Kom el Shoqafa (uma das sete maravilhas do mundo medieval).
A arqueologia marinha em Alexandria estava em curso no porto da cidade em 1994, e tem revelado detalhes de Alexandria antes da chegada de Alexandre, quando aí existia uma cidade chamada Rhakotis, no Período Ptolomaico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandria


Trípoli é a capital, a maior cidade e a mais populosa da Líbia, sendo a sede do governo central e administração.
Tem uma população de aproximadamente 1,7 milhões de habitantes e está situada a noroeste da Líbia, na costa mediterrânica.
Foi fundada no século VII a.C. pelos fenícios, que a chamaram de Oea. Mais tarde, com a chegada dos romanos, a cidade adquiriu o estatuto de cidade romana mais importante de África.
Pela cidade, foram passando cronológica e historicamente vândalos, bizantinos, árabes, espanhóis, turcos, berberes e italianos.
Os italianos permaneceram em Trípoli de 1911 até 1951, quando finalmente a Líbia conquistou sua independência do domínio italiano.
A cidade é o principal porto marítimo, centro comercial e fabril do país. Nela se encontra a preciosa Universidade de Al-Fateh. Devido à sua longa história, há uma multidão de enclaves arqueológicos muito notáveis em Trípoli.
É uma das cidades mais modernas, ricas e com um maior nível de vida da África.
Trípoli é o baluarte econômico da Líbia. O centro de bancos, as finanças e os meios de comunicação, assim como o comércio e a indústria. Muitas das corporações mais importantes da Líbia possuem o seu "quartel-general" na cidade, assim como na maioria das companhias internacionais.
As principais indústrias são as dos setores alimentar, têxtil, materiais de construção e a indumentária.
Trípoli tem-se convertido num atrativo para o turismo e investimento estrangeiro, como se pode observar no constante desembarque de barcos e aviões no porto da cidade e ao seu aeroporto, o mais importante da Líbia.
A cidade é o lugar do Festival Internacional de Trípoli, um evento internacional dedicado à indústria, à agricultura e ao comércio, localizado na rua Omar Muktar.
Como um dos membros da Associação Global de Exibição Industrial, com sede em Paris, o evento é organizado anualmente de 2 a 12 de abril, formando parte ao redor de 50 países e mais de 150 companhias internacionais.
Desde o aumento do turismo e a chegada de homens de negócios com suas famílias, a demanda de hotéis tem subido. O Corinthia Bab Africa hotel, localizado no distrito central de negócios, foi construído, tem satisfeito estas demandas e converteu-se no maior hotel em tamanho da Líbia. Outros importantes são o Bab El Bahr hotel e o Kabir Hotel.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%ADpoli

Túnis é a capital da Tunísia e da província homônima.
Em 2004, o município do centro da cidade tinha 728 453 habitantes, a província cerca de um milhão e estimava-se que a região metropolitana tivesse cerca de dois milhões de habitantes.
Situada num grande golfo do mar Mediterrâneo - o golfo de Tunes -, do qual é separada pelo lago de Tunes e pelo porto de La Goulette (Halq al Wadi), a cidade estende-se pela planície costeira e pelas colinas que a cercam.
A almedina é cercada por bairros mais recentes (da era colonial e posterior). Em torno da cidade encontram-se os subúrbios de Cartago, La Marsa e Sidi Bou Said, entre outros.
A almedina, declarada Património Mundial em 1979, é o centro da cidade: uma densa aglomeração de vielas e passagens cobertas, com cores e aromas intensos,
comércio ativo e agitado e uma quantidade de bens em oferta que vão do couro ao plástico, do estanho à filigrana, das lembranças para turistas ao trabalho de pequenas lojas de artesanato.
A cidade moderna, ou Ville Nouvelle, começa no Portão do Mar (Bab el Bahr) e é cortada pela grande avenida Bourguiba, onde os edifícios da era colonial contrastam com estruturas menores.
Como capital nacional, Tunis é o centro da atividade comercial tunisina, bem como o foco da vida política e administrativa do país.
O gentílico para a cidade é "tunesino" em português europeu ou "tunisino" em português brasileiro; em francês é tunisois.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tunes










Argel  é a  capital e maior cidade da Argélia . De acordo com o censo 1998, a população da cidade propriamente dita era de 1.519.570, e que a aglomeração urbana foi 2.135.630. Em 2009, a população era de cerca de 3,5 milhões.
Uma estimativa coloca a população em cerca de 3,574 milhões a partir de 2010. É a primeira cidade do Magrebe. 
Argel localizada no Mar Mediterrâneo e norte da Argélia.
Alger la Blanche ("Argel a Branca") para o branco reluzente dos seus edifícios, Argel está situado no lado oeste de uma baía do Mar Mediterrâneo .
A parte moderna da cidade é construído no nível do solo à beira-mar, a parte antiga, a antiga cidade dos deys , sobe a colina íngreme atrás da cidade moderna e é coroado pelo casbah ou cidadela, 122 metros (400 pés) acima do mar. O Casbah e os dois cais formam um triângulo.
Argel é um importante centro econômico, comercial e financeiro, notadamente com uma bolsa com uma capitalização de 60 milhões de euros. A cidade tem o maior custo de vida de toda a cidade no norte da África , bem como o 50 º maior em todo o mundo, a partir de março de 2007.
Mohamed Ben Ali El Abbar, presidente da administração do Conselho do grupo emirado EMAAR, apresentou cinco "mega-projectos" para o presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, durante uma cerimônia que teve lugar sábado 15 de julho com o Palácio do Povo de Argel.
Os projetos vão transformar a cidade de Argel e seus arredores, equipando-os com uma área de comércio e lazer.
http://en.wikipedia.org/wiki/Algiers


Casablanca é a maior cidade de Marrocos, na costa atlântica do país, e uma das maiores do Norte de África. Tem cerca de 5,5 milhões de habitantes. É o maior porto e o maior centro industrial e comercial de Marrocos.
A cidade possui uma praça principal, da qual irradiam diversas avenidas. Na generalidade, os edifícios constituem uma versão francesa da arquitetura árabe-andaluza, brancos com linhas simples, sendo de especial interesse a área da Praça das Nações Unidas, onde se localizam as maiores infra-estruturas.
Foi completamente destruída pelo terramoto de 1755. Nessa época instalaram-se na cidade muitos mercadores espanhóis passando Casa Branca a ser conhecida como Casablanca.
Foi ocupada em 1907 pelos franceses que promoveram o seu desenvolvimento.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em Janeiro de 1943, foi o palco de uma conferência entre o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill.

Casablanca possui um dos maiores portos artificiais do mundo, sendo um local importante de negócios e comércio. As principais indústrias são a pesqueira, a vidreira, a de mobiliário, a de materiais de construção e a do tabaco. Existem várias áreas de comércio, onde são vendidos vários tipos de produtos, notadamente o artesanato.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Casablanca


O filme norte americano Casablanca de 1942, dirigido por Michael Curtiz, é um dos clássicos do cinema e foi muito premiado. O filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle do da França de Vichy. O filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("todo mundo vem ao café de Rick") de Murray Burnett e Joan Alison.
As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick 
Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund.
                           

O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas .


http://pt.wikipedia.org/wiki/Casablanca_(filme)


A música do filme, As Time Goes By é uma canção escrita por Herman Hupfeld em 1931. Tornou-se internacionalmente famosa em 1942 quando cantada pela personagem Sam (Dooley Wilson) no filme Casablanca.
Desde sua autoria, a canção sofreu inúmeras regravações, nas vozes de artistas como John Lennon, Frank Sinatra, Nat King Cole, Louis Armstrong, Julio Iglesias, Willie Nelson, Rod Stewart e Carly Simon, dentre inúmeros outros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Time_Goes_By


Santa Cruz de Tenerife é um município e cidade da Espanha na província de Santa Cruz de Tenerife, uma das cidades capitais da comunidade autônoma das Canárias conjuntamente com a cidade de Las Palmas de Gran Canaria, de área 150,56 km² com população de 220.902 habitantes (2007) e densidade populacional de 1457,73 hab/km².

Esta cidade está ligada à cidade de San Cristóbal de La Laguna. Estas duas cidades são unidas. Entre eles vivem mais de 400.000 habitantes, tornando-se uma maior nas Canárias.
A cidade tem um dos principais portos do Atlântico. Localizado na ilha de Tenerife, a ilha mais povoada da Espanha.
Cerca de cinco milhões de turistas visitam Tenerife cada ano.
Tenerife tem um dos maiores carnavais e  através do Carnaval de Santa Cruz de Tenerife está tentando se tornar um Patrimônio Mundial.
Tenerife é servida por dois aeroportos , Aeroporto de Tenerife Norte e Tenerife South Airport.
A Universidade de La Laguna , que foi fundada em 1792 e é a mais antiga universidade nas Canárias.
Tenerife também tem a maior elevação da Espanha, um Patrimônio Mundial, que é o terceiro maior vulcão do mundo a partir de sua base, El Teide.
A capital da ilha contém o símbolo arquitetônico das Ilhas Canárias, o moderno Auditório de Tenerife.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Cruz_de_Tenerife


Dakar é a capital e a maior cidade do Senegal, na península do Cabo Verde. Tem cerca de 2,61 milhões de habitantes.
Foi fundada pelos franceses em 1857.

A cidade de Dakar foi desenvolvida sob domínio francês em torno da Fortaleza da Ilha de Goreia, fundada originalmente por portugueses desde que o navegador Dinis Dias aí aportou em 1444.
Substituiu a cidade de Saint-Louis como a capital da colônia francesa do oeste em 1902. Foi a capital do Mali entre 1959 e 1960, convertendo-se depois na capital de Senegal.
Entre os séculos XVI e XIX, Dakar foi o maior centro para o tráfico de escravos para toda América. O governo senegalês restaurou e transformou em museu o forte de Estrées na ilha de Gorée, onde os escravos eram reunidos para serem enviados em navios negreiros.
Dakar é o ponto de chegada do famoso Rali Paris-Dakar que ocorre no início de cada ano.





http://pt.wikipedia.org/wiki/Dakar


Lagos é uma cidade localizada no sudoeste da Nigéria, na costa do Atlântico, no Golfo da Guiné. É a maior cidade do país, com 7.937.932 de habitantes (censo de 2006), e a segunda maior cidade africana logo depois de Cairo, capital do Egito.
É também o principal centro financeiro, econômico e mercantil do país. Foi capital da Nigéria até 1991, quando foi substituída por Abuja. Foi também capital do estado de Lagos até 1975, quando foi substituída por Ikeja.
É um porto no Golfo da Guiné. A cidade é constituída por uma parte continental e uma série de ilhas ao redor da lagoa de Lagos.
Lagos não é um município e nem possui uma administração que abranja toda a cidade. Na realidade, a cidade de Lagos é uma grande conurbação que abrange áreas de 16 LGAs (Áreas de Governo Local), cada uma com sua própria administração, equivalente a um município. 

Lagos é a cidade mais próspera da Nigéria, e grande parte da atividade econômica e riqueza do país estão aí concentradas. A maioria dos centros comerciais, financeiros e de negócios de Lagos e da Nigéria permanece no distrito central de negócios (Central Business District) na ilha de Lagos, onde se pode verificar a presença de altos edifícios.
Lagos é também o local onde a maioria dos grandes bancos e instituições financeiras do país e sedes das grandes empresas estão localizados. Lagos tem um dos mais altos padrões de vida em comparação com outras cidades da Nigéria e da África em geral.

O Distrito Central de Negócios de Lagos é também sede de muitas instituições financeiras da Nigéria, bancos e companhias de seguros.

O porto de Lagos é o porto principal da Nigéria e um dos maiores e mais movimentados da África. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagos_(Nig%C3%A9ria)

Luanda é a capital e a maior cidade de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é também o principal porto e centro econômico do país. Constitui um município subdividido em 13 distritos urbanos e é também a capital da província homônima.
Foi fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo fidalgo e explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de São Paulo da Assunção de Loanda, e  conta com uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes, o que a torna a terceira mais populosa cidade lusófona (que fala português) do mundo, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, ambas no Brasil.
As indústrias presentes na cidade incluem as de transformação de produtos agrícolas, produção de bebidas, têxteis, cimento e outros materiais de construção, plásticos, metalurgia, cigarros e sapatos.
O petróleo, extraído nas imediações, é refinado na cidade, embora a refinaria tenha sido várias vezes danificada durante a guerra civil que assolou o país entre 1975 e 2002. Luanda possui um excelente porto natural, sendo as principais exportações o café, algodão, açúcar, diamantes, ferro e sal.
Os habitantes de Luanda são, na sua grande maioria, membros de grupos étnicos, principalmente ambundu, ovimbundu e bakongo. Existe uma minoria significativa de origem europeia, constituída principalmente por portugueses, e uma importante comunidade chinesa. A língua oficial e a mais falada é o português, sendo também faladas várias línguas do grupo bantu, principalmente o kimbundu.
Luanda foi a principal cidade a acolher os jogos do Campeonato Africano das Nações 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luanda


A Cidade do Cabo (em inglês: Cape Town)faz parte do Município metropolitano da Cidade do Cabo, na província do Cabo Ocidental, na África do Sul.
É a capital legislativa do país, onde o Parlamento Nacional e muitos escritórios do governo estão localizados. Também é a capital da província. É a segunda cidade mais populosa do país, ficando atrás apenas de Joanesburgo.
A Cidade do Cabo é famosa pelo seu porto natural, incluindo marcos bem conhecidos, como a Tábua do Cabo (ou Montanha da Mesa) e a Baía da Mesa, sendo um dos mais populares destinos turísticos do Sul Africano.
É o segundo mais populoso núcleo urbano, financeiro e cultural do país, depois de Joanesburgo.
Localizada na costa da Baía da Mesa, a Cidade do Cabo foi utilizada pela Companhia Holandesa das Índias Orientais como uma estação de abastecimento de navios holandeses que navegavam para a África Oriental, Índia e o Extremo Oriente.
Jan van Riebeeck chegou à região em 6 de Abril de 1652 e estabeleceu o primeiro assentamento europeu permanente na África do Sul. A Cidade do Cabo desenvolveu-se rapidamente, tornando-se o polo econômico e cultural da Colônia do Cabo.
Até a febre do ouro de Witwatersrand, que resultou no desenvolvimento de Joanesburgo, a Cidade do Cabo era a mais populosa cidade da África do Sul.
A cidade é um importante polo comercial e industrial, tendo um dos principais portos do país. Sua economia é baseada nos setores de refinação de petróleo, automóveis, alimentar, químico, têxtil e construção naval.
Consequentemente, é considerado o segundo maior centro financeiro, econômico e comercial da África do Sul, ficando atrás apenas de Joanesburgo.
Em 2007, a cidade tinha uma população de 3.500.000 habitantes.
A área da Cidade do Cabo estende-se por 2.455 quilômetros quadrados, sendo maior do que outras cidades do Sul Africano, resultando em uma menor densidade populacional: de 1.425 habitantes por quilômetro quadrado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_do_Cabo



Porto Elizabeth é uma cidade na África do Sul, localizada na província do Cabo Oriental, a aproximadamente 770 km da Cidade do Cabo.
Situa-se às margens da Baía de Algoa e é um dos maiores portos do país.
A cidade foi fundada em 1820 por colonos britânicos. Hoje conta com mais de 1 milhão de habitantes em sua região metropolitana (Censo 2001) e é o quinto maior centro urbano do país. O africânder, o inglês e o isi-xhosa são as línguas mais faladas na cidade.

A área em torno da Baía de Algoa era esparsamente habitada por tribos autóctones, antes da chegada dos primeiros colonos europeus. Contudo há pouca ou nenhuma evidência desses primeiros habitantes.

Os primeiros europeus a visitar a área foram Bartolomeu Dias, que desembarcaram em St Croix Island em Algoa Baía em 1488[1], e Vasco da Gama em 1497.
Por séculos, a área foi simplesmente marcada nas cartas de navegação como "um local com água doce".
A área foi parte da Colônia do Cabo, que teve uma história turbulenta entre sua fundação pela Companhia Holandesa das Índias Orientais em 1652 e a formação da União Sul-Africana em 1910.


A cidade foi palco de alguns jogos da Copa do Mundo de 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Elizabeth



Zanzibar é uma cidade da Tanzânia . Ela está localizada na costa oeste de Unguja  a principal ilha do arquipélago de Zanzibar , aproximadamente norte de Dar es Salaam em todo o Canal de Zanzibar.  



Zanzibar City é composta por duas partes principais, Stone Town e Ng'ambo (literalmente: "o outro lado"). As duas áreas são historicamente divididas por um riacho , agora marcada por uma grande rua chamada Creek Road. 


Stone Town também conhecido como Mji Mkongwe ( Swahili para "cidade velha") é a parte antiga de Zanzibar City , a principal cidade de Zanzibar , na Tanzânia , ao contrário de Ng'ambo (Swahili para "o outro lado").
Ela está localizada na costa ocidental de Unguja , a principal ilha do arquipélago de Zanzibar .


Zanzibar é um grande produtor de especiarias, incluindo o cravinho, a canela e pimenta.


Freddie Mercury (nascido Farrokh Bulsara) da banda de rock Queen nasceu em Stone Town, Zanzibar.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Zanzibar


Mogadíscio é a maior cidade da Somália. Localizada no litoral Banaadir região do Oceano Índico , a cidade tem servido como um importante porto durante séculos.

Mogadíscio tradicionalmente é um centro comercial e financeiro. Antes da introdução na Europa e América,
os tecidos de Mogadíscio foram encaminhados para o interior do continente, bem como para a Arábia e mesmo tão longe como a costa persa .


A economia se recuperou um pouco da agitação civil, saindo relativamente melhor do que outras cidades da Somália , embora a Guerra Civil da Somália ainda apresente muitos problemas. Hotéis e outras empresas contrataram milícias privadas de segurança para proporcionar proteção e garantir o curso normal dos negócios. 
Principais indústrias incluem alimentos e processamento de bebidas e têxteis, especialmente de descaroçamento de algodão . O principal mercado oferece produtos, desde alimentos a aparelhos eletrônicos.
Hormuud Telecom , a maior de telecomunicações da empresa no sul e centro da Somália, tem a sua sede em Mogadíscio. Telcom é outro prestador de serviço de telecomunicações com sede na cidade.
Jubba Airways tem a sua sede em Mogadíscio. 

http://en.wikipedia.org/wiki/Mogadishu


Djibouti é a capital e maior cidade da República do Djibouti. É um porto no golfo de Tadjoura, a parte mais ocidental do golfo de Aden.
A cidade exporta principalmente café, couro e sal. Sua população é de cerca de 600 mil habitantes (2012). Foi fundada em 1.888 pelos franceses.
O seu porto é principal motor da economia nacional.

O país está localizado na África Oriental, mais precisamente a leste do golfo de Áden.
O golfo, o mar Vermelho e o canal de Suez são acidentes geográficos que servem de acesso ao oceano Índico e ao mar Mediterrâneo. A contribuição dada pela localização de Djibouti foi a transformação da capital do mesmo nome, em um porto principal. De modo potencial, a importância dessa localização é estratégica.
Apesar da livre passagem dos navios pela litoral de Djibuti, para uma nação poderosa tomar posse da área, a possibilidade seria o controle da navegação de navios entre o oceano Índico e o mar Mediterrâneo.
O Djibuti é o 133º país mais rico do mundo por PIB per capita e a 167ª maior economia por PIB, quase com ausência de recursos naturais. A independência do Djibuti foi proclamada em 1977, em relação à França, cuja área foi dominada a partir do final do século XIX.
O primeiro nome dado pelos franceses ao país foi Somália Francesa; em 1967, recebeu o nome de Território Francês dos Afares e Issas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Djibouti

Suez é uma cidade portuária no nordeste do Egito, localizada na costa norte do Golfo de Suez (um ramo do Mar Vermelho), próxima ao término do sul do Canal de Suez, tendo os mesmos limites da província de Suez. A cidade possui três portos, Adabya, Ain Sokhna e Port Tawfiq, e extensivas instalações portuárias.
Juntas, elas formam uma região metropolitana. Linhas férreas e rodovias ligam a cidade com o Cairo, Port Said e Ismaília. Suez tem uma planta petroquímica, e as suas refinarias de petróleo têm oleodutos que transportam o produto final para o Cairo.
Suez é uma estação de caminho para peregrinos Muçulmanos que viajam de e para Meca.
O Canal de Suez é um canal que liga Porto Said, porto egípcio no Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho.
Com a extensão de 163 quilômetros, permite que embarcações naveguem da Europa à Ásia sem terem que contornar a África pelo cabo da Boa Esperança.
Antes da sua construção, as mercadorias tinham que ser transportadas por terra entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
O canal não possui eclusas, pois todo o trajeto está ao nível do mar, contrariamente ao canal do Panamá. O seu traçado apoia-se em três planos d'água, os lagos Manzala, Timsah e Lagos Amargos.
O canal permite a passagem de navios de 15 m de calado, mas trabalhos são previstos a fim de permitir a passagem de supertankers com até 22 m até 2010. Atualmente, esses enormes navios devem distribuir parte da carga em outro tipo de transporte pertencente à administração do canal a fim de diminuir o calado e atravessar o canal.
A largura média do canal é de 365 metros, dos quais 190 m são navegáveis. Inicialmente, esses dois valores eram de 52 e 44 m. Situados dos dois lados do canal, os canais de derivação levam o comprimento total da obra a 195 km.
Aproximadamente 15.000 navios por ano atravessam o canal, representando 14% do transporte mundial de mercadorias. Uma travessia demora de 11 a 16 horas.
O canal foi construído por  Ferdinand de Lesseps, diplomata e empresário francês.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suez
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_de_Suez


Port Said é uma cidade que fica no nordeste do Egito se estende sobre 30 km (19 milhas) ao longo da costa do Mar Mediterrâneo , ao norte do Canal de Suez , com uma população aproximada de 603.787 (2010). 
A cidade foi fundada em 1859, durante a construção do Canal de Suez.
Port Said foi classificada como a segunda entre as cidades egípcias de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano em 2009 e 2010, e a base econômica da cidade é a pesca e indústrias, como produtos químicos  alimentos processados ​​e cigarros .
Port Said é também um importante porto de exportação de produtos egípcios como algodão e arroz , mas também uma estação de abastecimento de navios que passam pelo Canal de Suez. Ela vive em ser um duty-free port, bem como uma estância turística, especialmente durante o verão.
O Farol de Port Said (o primeiro edifício do mundo construído de concreto armado ).
Existem inúmeras casas antigas com grandes varandas em todos os andares, dando à cidade um aspecto distinto.
Cidade gêmea de Port Said é Porto Fuad , que fica na margem oriental do canal. As duas cidades convivem, na medida em que não há mal algum centro da cidade em Port Fuad.
As cidades estão ligadas por livre ferries em execução durante todo o dia, e juntos eles formam uma área metropolitana com mais de um milhão de habitantes que se estende tanto no Africano e os lados asiáticos do Canal de Suez. A única outra área metropolitana do mundo, que também se estende por dois continentes é Istambul .
Port Said atuou como uma cidade global desde a sua criação e floresceu especialmente durante o século XIX e a primeira metade do século XX, quando era habitada por várias nacionalidades e religiões. A maioria deles eram de países do Mediterrâneo, e eles conviveram na tolerância, formando um cosmopolita comunidade.
Referindo-se a este fato Rudyard Kipling disse uma vez: "Se você realmente gostaria de encontrar alguém que você conhece e que viaja, há dois pontos do globo que você tem, mas para sentar e esperar, mais cedo ou mais tarde o homem vai vir por aí: nas docas de London e Port Said ". 
http://en.wikipedia.org/wiki/Port_Said






E assim terminamos a nossa volta ao mundo virtual. Percorremos mais de 100.000 km por 5 continentes, América,Oceania, Ásia, Europa e África.

Conhecemos 80 cidades localizadas a beira mar nos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e nos mares Mediterrâneo, Báltico, Arábico, Cáspio, Negro, Mar do Norte, Mar da China, Japão e do Caribe.
Através de 510 fotos e imagens conhecemos as suas principais características e atrações.




Acho que agora precisamos de um descanso para recuperar as energias!




Fontes : além das já citadas


















Nenhum comentário:

Postar um comentário