quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cidades a beira mar II - Oceania, Asia e Oriente Médio

Na primeira parte desta matéria conhecemos as cidades a beira mar do continente americano(América do Norte,Central e do Sul).
Agora vamos conhecer as principais cidades da Oceania, Ásia e Oriente Médio.

Bora Bora é uma ilha do grupo das Ilhas de Sotavento do arquipélago de Sociedade na Polinésia Francesa, um território ultramarino francês localizado no Oceano Pacífico.

A ilha é um atol, situado a cerca de 230 quilómetros a noroeste de Papeete (Taiti), encontra-se rodeada por uma laguna delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus.
No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), reminiscências de um vulcão entretanto extinto.
O nome original da ilha em língua taitiana, Pora Pora, pode ser traduzido como nascida primeiro.

Administrativamente a ilha faz parte da comuna (municipalidade) de Bora-Bora, pertencendo esta à divisão administrativa das Ilhas de Sotavento. Em Agosto de 2007 a sua população rondava as 8 880 pessoas.
A povoação principal, Vaitapé, situa-se na parte ocidental da ilha, em oposição ao principal canal de entrada na laguna.
Os produtos insulares estão limitados ao que pode ser obtido do oceano e aos coqueiros, historicamente devido a copra (polpa seca do coco. O nome deriva da palavra em malayam, koppara que significa coco seco).

Vaitape é a maior cidade da ilha de Bora Bora na Polinésia Francesa . Tem população de 4927. Esta cidade tem cerca de metade da população da ilha, que é de cerca de 9.000.
Ele está localizado a cerca de 130 milhas (210 km) a noroeste de Papeete, capital da Polinésia Francesa.
A principal língua de Vaitape é francês , embora 20 por cento da população fala Tahitian.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bora_Bora



Papeete é a de capital da Polinésia Francesa , uma coletividade ultramarina da França no Oceano Pacífico.
A comuna (município) de Papeete está localizado na ilha de Tahiti, na subdivisão administrativa do Ilhas de Barlavento , dos quais Papeete é a capital administrativa.
É o principal centro de Taiti e Polinésia Francesa públicas e privadas governamentais, serviços comerciais, industriais e financeiras, o centro de turismo da Polinésia francesa e uma comumente usado porto de escala .
As Ilhas de Barlavento são parte da Ilhas da Sociedade . O nome Papeete significa "água a partir de um cesto". 
A área urbana de Papeete tinha uma população total de 131.695 habitantes no censo de agosto de 2007, 26.017 dos quais viviam no município de Papeete.
Há ruas muito movimentadas no centro da cidade. Por vezes, o tráfego pode ser um problema, já que as ruas são demasiado pequenas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Papeete







Auckland é a maior área metropolitana da Nova Zelândia. Embora Wellington seja a capital da Nova Zelândia, Auckland é a cidade mais importante, sendo a mais populosa e a capital financeira do país.
Com uma população de aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, contando região metropolitana, Auckland detém cerca de 31% da população do país. Foi fundada em 1840, e foi a capital da Nova Zelândia até 1865.
A 37 graus de latitude sul, na ilha Norte, a cidade de Auckland está situada sobre um estreito que separa dois portos naturais: o porto de Manukau, aberto ao Mar da Tasmânia, a oeste e o de Waitemata, que se abre ao Golfo de Hauraki do Oceano Pacífico, a leste.
Umas das características da cidade é que ela localiza-se sobre um vulcão e há um grande número de géiseres no local.
Auckland possui vários aspectos positivos. Um deles é seu clima, que é considerado um clima ameno, além da abundância de empregos e oportunidades educativas, bem como numerosas instalações de lazer. Entretanto, problemas de trânsito, a falta de bons transportes públicos e o aumento dos custos da habitação, foram citados pela população da cidade como entre os fatores negativos dos que ali vivem,juntamente com o crime.
No entanto, Auckland está atualmente em uma boa posição em relação à qualidade de vida, sendo listada entre as 215 maiores cidades do mundo. Em 2006, Auckland ocupava a 23ª posição na lista das cidades mais ricas do mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auckland


Sydney é a cidade mais populosa da Austrália, com uma população, em sua área metropolitana, de aproximadamente 4,28 milhões de pessoas (estimativa 2006). É a capital do estado de Nova Gales do Sul e foi o local escolhido para a primeira colônia britânica no país. Foi criado em 1788 em Sydney Cove por Arthur Phillip, líder da Primeira Frota da Grã-Bretanha.
Um residente da cidade é referido como um Sydneysider. Está localizada a 300 km da capital do país, Camberra.
Sydney está situada na costa sudeste da Austrália. A cidade é construída em torno de Port Jackson, que inclui Sydney Harbour, levando para a cidade do apelido, o "Cidade Porto". Sydney é muita conhecida pela Opera House e pela Harbour Bridge, além de suas praias. A área metropolitana é rodeada por parques nacionais, e contém muitas baías, rios e enseadas. É considerada como uma cidade global beta pelo inventário da Loughborough University de 1999.
A cidade já sediou importantes eventos de repercussão internacional, seja em âmbito esportivo, político ou cultural, como, por exemplo, os Jogos do Império Britânico de 1938, os Jogos Olímpicos de Verão de 2000 e a Copa do Mundo de Rugby de 2003.
Em Setembro de 2007, a cidade recebeu os líderes dos 21 membros da APEC e em julho de 2008 sediou Jornada Mundial da Juventude de 2008. O principal aeroporto de Sydney é o Aeroporto de Sydney.
Sydney é uma das mais multiculturais cidades do mundo, o que reflete o seu papel como um importante destino imigratório na Austrália.
Segundo o levantamento Mercer sobre custo de vida, Sydney é a mais cara cidade da Austrália e a 15ª mais cara do planeta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sydney


Nagasaki é ao mesmo tempo capital e cidade mais populosa da província homônima, na ilha de Kyushu, no Japão. Nagasaki foi fundada por navegadores portugueses na segunda metade do século XVI, no local onde havia uma pequena vila de pescadores, que era parte Distrito de Nishisonogi.




A cidade tornou-se um centro de influência português e de outros povos europeus ao logo dos séculos XVI a XIX, tanto que, em 30 de janeiro de 2007, as igrejas e outros sítios cristãos da cidade foram inscritos na lista de candidatos a Patrimônio Mundial da UNESCO.




Nagasaki foi sede de uma grande base da Marinha Imperial Japonesa durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa e durante a guerra Russo-Japonesa.
Próximo ao final da Segunda Grande Guerra, os bombardeios nucleares ao Japão tornaram-na a segunda e, até os dias de hoje, última cidade do mundo a ser atacada com uma bomba atômica , que era chamada (essa que atingiu a cidade) de Fat Man.


Em 2004, a cidade tinha uma população estimada em 447 419 habitantes e uma densidade populacional de 1 320,9 hab./km².
Com uma área total de 338,72 km², Nagasaki é um importante porto do sudoeste do Japão, constituindo um grande centro industrial japonês.
Além da Bomba de Nagasaki, a cidade também é conhecida por abrigar a ilha Dejima, que foi o único entreposto comercial japonês a se manter aberto ao mundo exterior durante todo o Período Edo da história do Japão.


Dotada pela natureza de um belo porto natural, esta cidade foi o cenário da ópera "Madame Butterfly" de Giacomo Puccini. Apesar disso, a cidade de Nagasaki só ficou mundialmente conhecida em 1945, por ter sido quase totalmente destruída no dia 9 de Agosto, após sofrer um ataque com a segunda bomba atômica, lançada pelos Estados Unidos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nagasaki


Hong Kong é uma das duas regiões administrativas especiais  da República Popular da China , sendo a outra Macau.
Uma cidade-estado situada na costa sul da China e delimitada pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional, é conhecida por seu horizonte repleto de arranha-céus e por seu profundo porto natural. Com uma área de 1,104 km² e uma população de sete milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.
A população da cidade é composta por 95% de pessoas de etnia chinesa e 5% de outros grupos étnicos. A maioria chinesa Han da cidade é originária, principalmente, das cidades de Guangzhou e Taishan, na vizinha província de Guangdong.
Hong Kong se tornou uma colônia do Império Britânico após a Primeira Guerra do Ópio (1839-1842). Originalmente confinada à Ilha de Hong Kong, as fronteiras da colônia foram estendidas em etapas para a Península de Kowloon em 1860 e, em seguida, para os Novos Territórios, em 1898.
Foi ocupada pelo Império do Japão durante a Guerra do Pacífico, após a qual o controle britânico foi retomado até 1997, quando a China reassumiu a soberania da cidade.
Durante a era colonial, a região adotou a mínima intervenção do governo sob o ethos do não intervencionismo positivo. A era colonial teve grande influência na atual cultura de Hong Kong, muitas vezes descrita como o lugar onde o "Oriente encontra o Ocidente", e no seu sistema educacional, que costumava seguir o sistema do Reino Unido até que reformas foram implementadas em 2009.
Sob o princípio do "um país, dois sistemas", Hong Kong tem um sistema político diferente do da China continental. O judiciário independente de Hong Kong funciona no âmbito da common law. 
A Lei Básica, a constituição da cidade, estipula que Hong Kong deve ter um "alto grau de autonomia" em todas as esferas, exceto nas relações exteriores e na defesa militar. Embora tenha um sistema multipartidário em desenvolvimento, um pequeno círculo do eleitorado controla metade da sua legislatura. O chefe de governo da cidade é selecionado por um Comitê de Seleção/Eleição com 400 a 1200 membros, durante os primeiros 20 anos.
Como um dos principais centros financeiros internacionais, Hong Kong tem uma grande economia de serviço capitalista caracterizada pelo baixo nível de impostos e pelo livre comércio, sendo que a sua moeda, o dólar de Hong Kong, é a oitava mais negociada no mundo.Seu pequeno território e a consequente falta de espaço causou uma forte demanda por construções mais densas e altas, o que desenvolveu a cidade como um centro para a arquitetura moderna e a tornou uma das mais verticais do planeta. Hong Kong também tem um dos maiores PIB per capita do mundo.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que Hong Kong tenha a segunda maior expectativa de vida do planeta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hong_Kong


Singapura oficialmente a República de Singapura , é uma ilha cidade- estado do Sudeste Asiático ao largo da ponta sul da península malaia , 137 km (85 milhas) ao norte do equador .
Um país insular constituído por 63 ilhas, é separada da Malásia pelos Estreitos de Johor ao seu norte e Indonésia 's ilhas Riau pelo Estreito de Singapura ao sul.
O país é altamente urbanizada , com muito pouco floresta primária remanescente, embora mais terra está sendo criada para o desenvolvimento através de recuperação de terras .
Parte de vários impérios locais desde a ser habitada no século 2 dC, Cingapura sediou um posto comercial da Companhia das Índias Orientais , em 1819, com a autorização do Sultanato de Johor . A soberania britânica obteve a ilha em 1824 e Cingapura se tornou um dos britânicos Assentamentos Straits em 1826.
Ocupada pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial , Cingapura declarou a independência, unindo-se com outros ex-territórios britânicos para formar a Malásia em 1963, apesar de ter sido separados da Malásia, dois anos depois.
Desde então, ele tem tido um grande aumento na riqueza, e é um dos quatro tigres asiáticos .
Cingapura é líder mundial no quarto centro financeiro , e seu porto é um dos cinco portos mais movimentados do mundo . A economia depende muito das exportações e refino de produtos importados, especialmente na indústria transformadora, que constituíram 26% do PIB de Cingapura em 2005. Em termos de paridade de poder de compra ,
Cingapura tem a maior renda per capita por terceiro no mundo.
Cingapura é um unitária multipartidária república parlamentar com um sistema de Westminster de unicameral governo parlamentar. As Partido Popular Ação ganhou todas as eleições desde auto-governo em 1959. Há pouco mais de 5 milhões de pessoas em Cingapura, dos quais 2,91 milhões nasceram no local.
A população é muito diversificada, a maioria são chineses , com quase 75% da população total, enquanto malaios e indianos formam minorias significativas. Refletindo essa diversidade, o país tem quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil. Um dos cinco membros fundadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o país também é o anfitrião da APEC Secretaria, e um membro da Cúpula da Ásia Oriental  o Movimento dos Não-Alinhados , e do Commonwealth .
http://en.wikipedia.org/wiki/Singapore

Manila é a capital das Filipinas e a segunda cidade do país em número de habitantes.
A cidade está situada na costa oriental da baía de Manila, junto à desembocadura do rio Pasig, na ilha de Luzon.
Ocupando uma área total de 38,3 km é a segunda cidade mais populosa das Filipinas, com mais de 1,6 milhões de habitantes. Apenas a vizinha Quezon, a antiga capital do país é mais populosa. A área metropolitana é a segunda mais populosa do Sudeste Asiático.
Foi fundada em 24 de junho de 1571 pelo conquistador espanhol Miguel López de Legazpi, havendo sofrido ao longo de sua história diversos episódios bélicos, que provocaram a perda de parte de seu rico patrimônio arquitetônico e cultural.
Manila é também a sede de diversas universidades, assim como de um amplo elenco de entidades culturais do país, sendo classificada como cidade global "gama" pela Globalization and World Cities Study 
Group and Network (GaWC).



Depois do ataque a Pearl Harbor por parte da Marinha Imperial Japonesa em 7 de dezembro de 1941, tropas japonesas desembarcaram nas Filipinas, ocupando a cidade de Manila que, sob ocupação militar nipônica, converteu-se na sede de um governo colaboracionista pró-japonês.
Manila é o centro de "Metro Manila", nome pelo qual é conhecida sua região metropolitana que conforma uma metrópole de mais de 10 milhões de habitantes e que compreende as cidades de Quezon, Caloocan, Pasay, Taguig, e Manila. Também pertencem a ela os seguintes municípios: Navotas, Malabón, Valenzuela, Mariquina, Pasig, Mandaluyong, San Juan del Monte, Makati, Taguig, Parañaque, Las Piñas e Muntinglupa. 



Metro Manila é dirigida por um governador que gestiona seus serviços através de diferentes escalões administrativos.
Depois da independência de 1947, houve uma mudança na política econômica das Filipinas, de estímulo às exportações à substituição de importações. A região próxima à capital foi a grande beneficiada das políticas de substituição das importações.
A base industrial da cidade tem se incrementado nas décadas recentes para incluir produtos têxtis, publicações diversas, gráficas, comida processada, e a manufatura de tabaco, pinturas, produtos medicinais, óleos, sabão e madeira.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Manila

Dubai é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes.
Está localizada ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia.
O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado de mesmo nome.


Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas.
Existem registros da existência da cidade pelo menos 150 anos antes da formação dos EAU. Dubai divide funções jurídicas, políticas, militares e econômicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil e fornecimento e manutenção de instalações locais.
Dubai tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. Dubai e Abu Dhabi são os únicos emirados que possuem poder de veto sobre questões de importância nacional na legislatura do país.
Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos Emirados Árabes Unidos.
A receita do emirado é proveniente do turismo, comércio, setor imobiliário e serviços financeiros. As receitas de petróleo e gás natural contribuem com menos de 6% (2006) do PIB de US$ 37 bilhões da economia de Dubai (2005). O setor imobiliário e da construção, por outro lado, contribuiu com 22,6% da economia em 2005, antes do atual boom da construção em larga escala.
Dubai tem atraído atenção através dos seus projetos imobiliários e acontecimentos esportivos. Esta maior atenção, coincidindo com o seu aparecimento como um concentrador de negócios mundial, pôs em destaque questões dos direitos humanos relativas à sua mão-de-obra em grande parte externa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dubai




Tel Aviv é a segunda maior cidade de Israel, é por vezes referida como capital funcional de Israel,com uma população estimada em 2011 em 405.000 habitantes.
A cidade situa-se na costa mediterrânica de Israel, com uma área de 51,8 quilômetros quadrados. É a maior e mais populosa cidade da região metropolitana de Gush Dan, onde vivem 3,15 milhões de pessoas (2008).

Tel Aviv foi fundada em 1909 nos arredores da antiga cidade portuária de Jaffa. O crescimento de Tel Aviv, logo ultrapassou Jaffa, que tinha maioria árabe na época. Tel Aviv e Jaffa foram fundidos em um único município em 1950, dois anos após a criação do Estado de Israel.


A Cidade Branca de Tel Aviv, que foi considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2003, dispõe da maior concentração do mundo de edifícios de estilo modernista.



Tel Aviv é classificada como uma cidade global beta +, além de ser um importante pólo econômico e a cidade mais rica de Israel, abrigando a Bolsa de Valores de Tel Aviv e muitos escritórios de empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento.




Suas praias, bares, cafés, restaurantes, lojas de luxo, ótimo clima e estilo de vida cosmopolita, levaram a cidade a se tornar um popular destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros, além de ter feito a cidade ganhar a reputação de "metrópole do Mediterrâneo que nunca dorme".



Tel Aviv é a capital financeira do país e um grande centro de artes cênicas e de negócios.



A área urbana de Tel Aviv é a segunda mais rica do Oriente Médio, e está classificada entre as 42 cidades globais de 2008, pelo Foreign Policy Global Cities Index. Também é a cidade mais cara da região e a 17ª cidade mais cara do mundo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tel_Aviv



Haifa é a maior cidade do norte de Israel, e a terceira maior cidade do país, depois de Jerusalém e Tel Aviv, com uma população de mais de 264.900 habitantes. Haifa tem uma população mista de árabes e judeus dando um exemplo de co-existência pacífica. A população árabe costumava ser predominantemente cristã, enquanto parte da população judaica chegou da Rússia.
É também a casa do Centro Mundial Bahá'í, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Haifa, construída nas encostas do Monte Carmelo, tem uma história que remonta aos tempos bíblicos. O mais antigo assentamento nas proximidades foi Tell Abu Hawam, uma pequena cidade portuária estabelecida no final da Idade do Bronze (século XVI a.C.).
Ao longo dos séculos, a cidade mudou de mãos: foi conquistada e governada pelos bizantinos, árabes, cruzados, otomanos, egípcios e pelos britânicos. Desde a criação do Estado de Israel em 1948, a cidade é governada pela Câmara Municipal de Haifa.
Hoje, a cidade é um importante porto localizado na costa mediterrânica de Israel, na Baía de Haifa, abrangendo 63,7 quilômetros quadrados. Ele está localizado cerca de 90 quilômetros ao norte de Tel Aviv e é o grande centro regional do norte de Israel.
Duas respeitadas instituições acadêmicas, a Universidade de Haifa e o Technion, estão localizados em Haifa, a cidade desempenha um papel importante na economia de Israel. A cidade possui vários parques de alta tecnologia, entre eles o mais antigo e maior do país, um porto industrial e uma refinaria de petróleo. Haifa era anteriormente o ponto mais ocidental de um oleoduto que vinha do Iraque através da Jordânia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haifa








Beirute é a capital e maior cidade do Líbano. Localiza-se na costa do Mediterrâneo. Tem cerca de 1.940.000 habitantes. Na antiguidade era uma cidade fenícia com a designação de Berytus. No passado recebeu a alcunha de a Paris do Oriente por sua atmosfera cosmopolita, anterior à Guerra Civil do Líbano.
A capital todavia tem muitas atrações turísticas e oferece, entre elas o museu da universidade americana, o museu de Sursock, a gruta das pombas, muitos centros comerciais e uma grande quantidade de restaurantes com menus suculentos das cozinhas de todo o mundo, como especialidades libanesas locais.


Em 2006 depois de o grupo de guerrilheiro Hezbollah haver capturado dois soldados israelenses (em território libanês), o Estado de Israel bombardeou a cidade principalmente em redutos da resistência do Hezbollah .
Posteriormente, o Hezbollah passou a atacar constantemente Israel por meio de foguetes Katyusha, causando mortes em determinadas cidades do norte israelense.asimm criou - se um certo equilíbrio no conflito , Israel aumentou sua ofensiva contra o Hezbollah.

Embora tenha sido um porto florescente ao longo da Idade Média e no período otomano, sua verdadeira expansão foi fruto da modernização de suas instalações portuárias e da construção da ferrovia Beirute-Damasco. Em 1946, depois de ocupada por ingleses e franceses durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se capital do Líbano. Em 1980, a cidade foi dividida pela "linha verde" em dois setores: o oriental, habitado quase exclusivamente por cristãos, e o ocidental, onde predominam os muçulmanos. A instalação de campos de refugiados palestinos nos arredores de Beirute contribuiu para reforçar seu caráter de cidade dividida e conturbada.
Beirute foi tradicionalmente o maior centro de comércio e comunicações do país. Assentada sobre a baía de São Jorge, no mar Mediterrâneo, ganhou importância graças ao intenso tráfego terrestre e portuário com os países vizinhos, o qual, porém, praticamente cessou com a guerra civil. Sua indústria é pouco desenvolvida, à exceção da alimentícia, da têxtil e da editorial.
É sede de três universidades e conta com um museu arqueológico onde se acham expostas as descobertas feitas em Biblos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beirute




Fontes : além das já citadas



































Nenhum comentário:

Postar um comentário