quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cidades a beira mar I - Continente americano

Na matéria anterior falamos sobre o Mar, as suas características, a vida marinha e as praias.
Nem sempre o mar exerceu um grande fascínio sobre o homem. Na antiguidade o homem tinha medo do mar.
O Homem da Idade Média é preferentemente terrestre.
Apesar do grande número de recortes de terra e da elevada quantidade de pescadores e navegantes, a grande maioria da população europeia tem medo da água e, particularmente, da sua extensão ou seja do Mar Oceano.


Quando se desenvolveram os centros urbanos, os mercadores depressa descortinaram que o transporte mais seguro, mais rápido e com menos custos para mercadorias por grosso, era o transporte por via marítima ou fluvial.
Contudo, pescadores e marinheiros faziam normalmente vida à parte, formando comunidades distintas dos camponeses, e, só muito lentamente, os seus conhecimentos começaram a tornar-se patrimônio comum da cultura habitual.
Para o homem europeu, o oceano era um lugar perturbador, onde o reino da água excluía a vida humana. O homem podia percorrer os rios, navegar nos mares interiores, mas quando as águas se estendiam a perder de vista, até distâncias completamente desconhecidas, como o caso do oceano Atlântico, então o mar transformava-se no reino de todos os monstros.
http://www.arqnet.pt/PORTAL/artigos/jss_expansao2.html

Atualmente o mar exerce um grande fascínio sobre os homens e morar a beira-mar é um sonho de muitos.
De uma maneira geral e bastante simplista, o praiano nato é mais calmo e tem bom humor.
Uma das grandes vantagens de quem mora a beira mar é a pratica muito saudável de caminhadas e esportes nas praias.














Existem grandes cidades construídas a beira mar.

Uma das primeiras cidades do mundo construída a beira mar é Antália.
Antália é uma cidade do sul da Turquia situada região do Mediterrâneo capital da área metropolitana e da província de Antália. De acordo com o censo de 2009, a população do conjunto dos distritos urbanos era de 955.573. A altitude média da cidade é 30 m. Foi fundada cerca de 150 a.C..
Construída sobre falésias à beira-mar, a cidade está rodeada de montanhas. Os investimentos feitos a partir dos anos 1970 transformaram a cidade num centro turístico de fama internacional.
Segundo a lenda, no século II a.C. Átalo II, rei de Pérgamo ordenou ao seus homens que encontrassem o paraíso na terra. Depois de uma intensa busca, eles descobriram a região de Antália. O rei reconstruiu a cidade, dando-lhe o nome de Attaleia, que com o passar do tempo mudou para Adália em turco e finalmente Antália. Attaleia era igualmente o nome de um festival em Delfos e Attalis era o nome de uma antiga tribo grega de Atenas
Não se sabe ao certo quando o local onde se encontra a cidade foi habitado pela primeira vez. 
Átalo II, rei de Pérgamo teria fundado a cidade cerca de 150 a.C., e tornando-a uma base naval para a sua poderosa frota. No entanto, em 2008 foram descobertos vestígios do século III a.C. em escavações no distrito de Doğu Garajı, o que sugere que a cidade é mais antiga do que se supunha. Antália passou a fazer parte da República Romana quando o último rei de Pérgamo, Átalo III deixou em testamento o seu reino a Roma. A cidade prosperou durante o período romano.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A1lia






No mundo existem maravilhosas cidades construídas a beira mar. Vamos conhecer as principais, iniciando pelo continente norte americano.




















Vancouver é uma cidade litorânea localizada na Lower Mainland da Colúmbia Britânica, no Canadá. O nome da cidade vem do capitão britânico George Vancouver, que explorou a área na década de 1790. O nome "Vancouver" origina-se do holandês "van Coevorden", denotando alguém de Coevorden, uma cidade nos Países Baixos.
Vancouver é a maior área metropolitana no Oeste do Canadá e ocupa a posição de terceira maior do país e de oitava maior cidade propriamente dita. Segundo o censo de 2011, Vancouver tinha uma população de pouco mais de 603.502 habitantes e a sua Área Metropolitana excede os 2.313.328 milhões de pessoas.
Seus habitantes são etnicamente diversos, com 52% tendo uma língua materna diferente do Inglês.

Serrarias estabeleceram-se em 1867 na área conhecida como Gastown, que se tornou o núcleo em torno do qual a cidade cresceu. Vancouver foi incorporada como uma cidade em 1886. Em 1887, a ferrovia transcontinental foi prolongada até a cidade, para aproveitar o seu grande porto natural, que logo se tornou elo vital na rota de comércio entre o Oriente, leste do Canadá e Londres.
O Porto de Vancouver é o maior e mais movimentado do Canadá, bem como o quarto maior porto (em tonelagem) da América do Norte. A indústria madeireira continua sendo sua maior fonte de renda, mas Vancouver também é conhecida como um centro urbano cercado pela natureza, fazendo do turismo a sua segunda maior indústria.
É também o terceiro maior centro de produção cinematográfica na América do Norte depois de Los Angeles e Nova York, ganhando o apelido de "Hollywood do Norte".
Vancouver tem sido classificada como "a cidade mais habitável" no mundo há mais de uma década, de acordo com avaliações de revistas de negócios.
Recebeu muitos congressos e eventos internacionais, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos de 1976 e a Exposição Mundial de Transporte e Comunicação de 1986 (Expo 86). 
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e os Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 foram realizados em Vancouver e nas proximidades de Whistler, comunidade a 125 km (78 milhas) ao norte de Vancouver.
O comércio internacional é a principal fonte de renda de Vancouver. A cidade possui o porto mais movimentado do Canadá, sendo um dos principais portais do comércio pan-Pacífico da América do Norte.
O porto de Vancouver é o mais movimentado da América do Norte quanto ao total de exportações, e o segundo mais movimentado da costa oeste do continente, quanto à tonelagem movimentada anualmente.
O porto de Vancouver é o maior e o mais diversificado do Canadá, responsável pelo comércio de mais de US$43 bilhões em produtos entre mais de 90 países anualmente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vancouver

São Francisco (em inglês: San Francisco), oficialmente Cidade e Condado de São Francisco, é a quarta cidade mais populosa do estado da Califórnia e a 13ª mais populosa dos Estados Unidos, com uma população de 805 235 habitantes, segundo o censo nacional de 2010.
É a única cidade-condado consolidada na Califórnia, que abrange uma área de terra de 121 km², no extremo norte da península de São Francisco, dando-lhe uma densidade populacional de 6.633,30 pessoas/km². É a cidade mais densamente povoada da Califórnia e a segunda cidade grande (com uma população superior a 200.000) mais densamente povoada dos Estados Unidos. São Francisco é o centro financeiro, cultural e de transportes da área da baía de São Francisco, uma região com mais de 7,4 milhões de pessoas.
Em 1776, os espanhóis estabeleceram uma fortaleza no Golden Gate e uma missão chamada de Francisco de Assis no local. A Corrida do ouro na Califórnia, em 1848, impulsionou a cidade em um período de rápido crescimento, o aumento da população em um ano foi de 1 000 a 25 000 habitantes, e, portanto, transformando-a na maior cidade da Costa Oeste dos Estados Unidos na época. Depois de três quartos da cidade terem sido destruídos pelo terremoto e incêndio de 1906, São Francisco foi reconstruída rapidamente, recebendo a Exposição Universal Panamá-Pacífico nove anos depois.
Durante a Segunda Guerra Mundial, São Francisco foi o porto de embarque para a Guerra do Pacífico. Após a guerra, o retorno dos militares, a imigração em massa, atitudes de liberalização e outros fatores que levaram ao Verão do Amor e ao movimento pelos direitos dos homossexuais, consolidaram São Francisco como um centro de ativismo liberal nos Estados Unidos.
Hoje, São Francisco é um popular destino turístico internacional, conhecido pela sua neblina fria do verão, íngremes colinas, eclética mistura de arquitetura vitoriana e moderna e seus marcos históricos famosos, incluindo a Ponte Golden Gate, os bondes e Chinatown. 
A cidade é também um centro financeiro e bancário, sendo sede de mais de 30 instituições financeiras internacionais, ajudando a São Francisco a se tornar a décima oitava cidade mais rica do mundo e nona nos Estados Unidos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Francisco_(Calif%C3%B3rnia)


Los Angeles (forma em inglês de Los Ángeles, espanhol para "Os Anjos") é a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos (a mais populosa é Nova Iorque). Com uma população de 3 792 621 habitantes, segundo o censo de 2010, é a cidade mais populosa do estado da Califórnia e do oeste dos Estados Unidos. Além disso, a cidade se estende por 1 302 km² no Sul da Califórnia e é classificada como a 13ª maior área metropolitana do mundo, com 17 700 000 pessoas espalhadas por grande parte do litoral sul da Califórnia.


A área metropolitana Los Angeles-Long Beach-Santa Ana abriga 12 828 837 habitantes. Los Angeles é também a sede do condado de Los Angeles, o mais populoso e um dos condados mais multiculturais dos Estados Unidos. Os habitantes da cidade são referidos como "Angelinos".
Los Angeles foi fundada em 4 de setembro de 1781 pelo governador espanhol Felipe de Neve, com o topónimo El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula (A Vila de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos do Rio de Porciúncula).Tornou-se parte do México, em 1821, após sua independência da Espanha. 
Em 1848, no final da Guerra Mexicano-Americana, Los Angeles e o resto da Califórnia foram adquiridos como parte do Tratado de Guadalupe Hidalgo, tornando-se parte dos Estados Unidos, o México manteve o território de Baja California. Los Angeles foi incorporado como município em 4 de abril de 1850, cinco meses antes da Califórnia se ter tornado um estado dos Estados Unidos.

Muitas vezes, conhecida por suas iniciais, "LA", e apelidada de "Cidade dos Anjos", Los Angeles é, hoj,e um centro mundial de negócios, comércio internacional, entretenimento, cultura, mídia, moda, ciência, tecnologia e educação. É o lar de instituições de renome mundial cobrindo um vasto leque de campos profissionais e culturais e é um dos motores mais importantes da economia dos Estados Unidos.


Em 2008, Los Angeles foi classificada a oitava cidade mais economicamente poderosa do mundo pela Forbes.com, e a terceira nos Estados Unidos, atrás apenas de Nova Iorque e Chicago, fato pelo qual é considerada um dos maiores e mais importantes centros financeiros do mundo.
Como a sede de Hollywood, é conhecida como a "Capital Mundial do Entretenimento" e é a líder mundial na criação de filmes, produção de televisão, videogames e música gravada. A importância do setor de entretenimento para a cidade levou muitas celebridades a residir em Los Angeles e em seus subúrbios.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Los_Angeles




Honolulu é a capital do estado e a cidade mais populosa do estado americano do Havaí .
Conhecido mundialmente como um importante destino turístico , Honolulu é a principal porta de entrada para o Havaí e uma porta de entrada para o Estados Unidos da América . É também um importante centro de negócios internacionais, defesa militar, assim como a famosa série ser para uma grande variedade de leste-oeste do Pacífico e da cultura, culinária e tradições.
Embora o nome "Honolulu" refere-se à área urbana na costa do sudeste da ilha de Oahu , a cidade e o município estão consolidados como Honolulu County , que cobre toda a ilha. 
Honolulu é um importante centro financeiro das ilhas do Oceano Pacífico . A população da cidade de Honolulu era 390.738 no censo de 2010 ,  enquanto que a população da cidade e do município consolidadas foi 953.207.
Na língua havaiana , Honolulu significa "baía protegida" ou "lugar de refúgio". O nome antigo é dito ser Kou, um distrito que abrange aproximadamente a área de Nuuanu Avenue para Alakea Street e do Hotel Street a Queen Street, que é o coração do centro do distrito presente.

A cidade foi a capital do Havaí ilhas desde 1845 e ganhou reconhecimento histórico após o ataque japonês em Pearl Harbor , perto da cidade em 07 de dezembro de 1941 .

http://en.wikipedia.org/wiki/Honolulu

Palm Beach é uma vila incorporada do estado norte-americano da Flórida.
Quem não conhece Palm Beach de perto não tem ideia da importância dessa pequena vila.
Sendo uma vila habitada apenas durante certos períodos do ano, geralmente o inverno americano, as ruas costumam estar virtualmente vazias durante o verão.
Está localizada numa ilha no extremo leste do Condado de Palm Beach e fica a cerca de 120 quilómetros do centro de Miami. Está separada das cidades vizinhas de West Palm Beach e Lake Worth por uma passagem aquática intracostal.
De acordo com o U.S. Census Bureau, o Censo do ano de 2004 estimou a existência de uma polulação constante (que mora durante o ano todo) de 9.860 habitantes e uma população sazonal de 30.000 habitantes.
Com uma renda per capita de US$ 109.219 dólares por ano, é habitada principalmente por pessoas aposentadas com mais de 65 anos de idade (52% da população), na sua maioria milionários e até alguns bilionários.
Entre seus moradores ilustres encontramos a família Kennedy, Donald Trump, John Lennon, Rod Stewart, Marjorie Post, e muitas outras personalidades do mundo financeiro e empresarial norte-americano e mundial.
Seus moradores formam uma das mais filantrópicas sociedades de todos os Estados Unidos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palm_Beach_(Fl%C3%B3rida)
 http://colunistas.ig.com.br/viagens/2011/12/07/observar-os-exoticos-da-classe-aaa-em-palm-beach/

Miami é uma cidade localizada no estado americano da Flórida, no condado de Miami-Dade, do qual é sede. É a segunda cidade mais populosa da Flórida e a 44ª mais populosa do país.
A atual cidade tem origem numa povoação criada no fim do século XIX, que prosperou com o caminho-de-ferro e o porto. Miami é também conhecida por ter uma grande comunidade de exilados cubanos, principalmente concentrados na Little Havana
Miami é um centro turístico, sendo uma das cidades mais visitadas por turistas nos Estados Unidos, por causa de seu clima quente o ano inteiro, e pelas suas praias. A cidade é uma das mais frequentadas pelos snow birds (termo usado para descrever os habitantes da região norte dos Estados Unidos, que passam o inverno nos Estados do Sul, em especial, a Flórida, para fugirem da neve e ao frio). O turismo tornou-se uma importante fonte de renda de Miami a partir da década de 1920, e é atualmente a principal fonte de renda da cidade.
São falados comumente na cidade, além do inglês, o espanhol, devido à quantidade de hispano-americanos (de origem cubana, porto-riquenha, mexicana e de outros países da América Central) morando em Miami. A região também conta com uma colônia judaica numerosa.
Nos arredores da cidade está o Aeroporto Internacional de Miami, que é o segundo aeroporto mais movimentado do Estado, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Orlando.No aeroporto operam  jatos, como o A380, da Airbus e outros grandes aviões.
Muitos imigrantes ficam em Miami, ou pelo menos desembarcam de suas viagens imigrantes por Miami, por causa de sua proximidade com a América Central, e também pela cidade situar-se no litoral, facilitando assim o acesso aos Estados Unidos através do litoral.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miami
Miami Beach é uma cidade localizada no estado americano da Flórida, no condado de Miami-Dade. Foi incorporada em 1915.
De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 39,3 km², onde 19,8 km² estão cobertos por terra e 19,5 km² por água. 
Segundo o censo nacional de 2010, a sua população é de 87 779 habitantes e sua densidade populacional é de 4 441,90 hab/km². Possui 67 499 residências, que resulta em uma densidade de 3 415,66 residências/km².
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miami_Beach

Cancun ou Cancún é uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou um dos centros turísticos mais importantes do mundo, tendo conseguido preservar suas belezas naturais e sua cultura ancestral, representada principalmente em cidades maias, como Tulum, Uxmal ou Chichén Itzá, fundadas no período pré-colombiano.
Em Cancun existem cerca de 22 quilômetros de praias de areia fina, divididos entre a lagoa e o mar. As ruínas, as praias, a vegetação, os parques cheios de espetáculos de entretenimento, o clima, a fauna marinha e a estrutura hoteleira fazem de Cancun um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canc%C3%BAn


Cozumel é uma ilha do Mar das Antilhas, pertencente à província de Quintana Roo (México).
Fica situada perto da costa oriental da península de Iucatã. Está coberta por um espesso bosque e possui abundante pesca. Sua principal atividade é o turismo, apresentando uma indústria hoteleira desenvolvida. Possui um aeroporto.

Localizada no Caribe mexicano, Cozumel é uma ilha plana composto de rocha vulcânica porosa. A elevação natural mais importante da ilha é inferior a 100 m. O cenotes formado pela infiltração de água através da rocha pedra há milhares de anos podem ser exploradas através de actividades como a natação ou mergulho, pode apreciar diversas espécies marinhas.
A ilha é de cerca de 48 km de norte a sul e 16 km de leste a oeste, tornando-se a terceira maior ilha do México após o Isla Tiburón, no estado de Sonora e Isla Angel de la Guarda na Baja California. Localizado a 20 km a leste da Península de Yucatán, e 60 km ao sul de Cancún, tem uma área de 647,33 km² e 1208 km² em comparação com o a Isla Tiburón e 895 km² da Isla Angel de la Guarda.
Em torno da costa da ilha encontram-se praias de areia branca e mar azul-turquesa de grande beleza. Há áreas como Playa Norte e da Zona Sul e tem uma série de resorts espalhados ao longo da costa. Laguna de Chankanab está localizada a sul da cidade é um corpo de água fornecida por um túnel subterrâneo para o mar onde pode ser visto como um aquário natural da fauna e da flora ao redor do laguna.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cozumel


George Town, Grande Caimão, é a capital das Ilhas Cayman.
George Town é o coração da indústria financeira das Ilhas Caimão, com mais de 600 bancos localizados na cidade.

As Ilhas Caiman/Caimã (português brasileiro) ou Ilhas Caimão (português europeu)em inglês: Cayman Islands) são um território britânico no Caribe, a sul de Cuba. Relativamente isoladas e afastadas umas das outras, as ilhas têm em Cuba e na Jamaica, 300 km a sudeste, os vizinhos mais próximos. Compreendem a Grande Caimão, Caimão Brac, e Pequena Caimão. 
Até meados dos anos 60 do século XX, estas ilhas dedicavam-se à agricultura e à pesca. Atualmente, este arquipélago é um conhecido paraíso fiscal. O turismo é também um dos principais atrativos destas ilhas, representando cerca de 70% do PIB.
A população residente é maioritariamente de origem afro-europeia, sendo cerca de 20% jamaicana. Possui uma elevada taxa de alfabetização (98%), e a esperança média de vida é de 79 anos.

As Ilhas Caiman foram descobertas por Cristóvão Colombo em 10 de maio de 1503, durante a sua quarta viagem à América.
O primeiro inglês a visitar oficialmente às ilhas foi Sir Francis Drake, em 1586. Foi governada juntamente com a Jamaica até 1962, quando a Jamaica conseguiu a sua independência e as Ilhas Caiman passaram a ser um território britânico ultramarino.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Cayman


Bridgetown é a capital de Barbados, está situada na Baía de Carlisle, costa sudoeste da ilha, na paróquia de Saint Michael. Seu porto é destino de muitos navios de cruzeiro que levam turistas para as várias ilhas do Caribe.
Bridgetown é o principal porto e centro comercial da ilha, por seu porto se exporta, principalmente, açúcar, rum e melaço.
A cidade foi fundada pelo Império Britânico em 1628.
O clima da cidade é tropical, sofrendo amenização da temperatura no inverno e aumento da temperatura no verão por influência de massas.
A média anual é de 22,3º Celsius , a média do mês mais frio (abril) é de mínima de 16,3 °C e máxima de 24,2 °C e no verão a mínima média é de 22,7 °C e máxima média de 33,4 °C. A maior máxima registrada na ilha foi de 40,8 °C e a menor foi de 7,3 °C. A chuva é bem distribuída ao longo do ano, com uma precipitação média de 2,896 mm.
A população da cidade, de acordo com o censo de 1990, era de 6.720 habitantes. A população da região metropolitana de Bridgetown é estimada em 100.000 habitantes (2006).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bridgetown

Nassau é a capital e maior cidade e centro comercial das Bahamas. Tem uma população de 260 000 habitantes, quase 80% de toda a população das Bahamas (330 000 habitantes). A cidade foi um importante porto e possui uma arquitetura específica, colorida com a mistura européia e arquitetura colonial.
O clima tropical e proximidade com a cidades dos Estados Unidos tornou Nassau destino importante, principalmente depois da proibição de americanos de viajar a Cuba.
A principal atração da ilha é o Atlantis Paradise Island, um resort que emprega mais de 6 000 bahamenses, de frente para a ilha de Nassau, em Paradise Island.
Situa-se na ilha de Nova Providência e dista cerca de 290 km de Miami, sendo um porto muito atrativo e atarefado.

É também um importante pólo econômico e turístico - o clima tropical e a beleza natural das Baamas fazem de Nassau um importante destino de férias, conhecido pelo seu conforto relaxante e pela buliçosa vida noturna.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nassau_(Bahamas)


Aruba é um território autônomo holandês do Caribe, ao largo da costa da Venezuela. Além da Venezuela, os seus vizinhos mais próximos são Curaçao, São Martinho e a Península de La Guajira (Colômbia).
Capital: Oranjestad.
É um país integrante do Reino dos Países Baixos.
Aruba foi descoberta e ocupada em 1499 por exploradores espanhóis e adquirida pelos Países Baixos em 1636. A ilha separou-se das Antilhas Holandesas a 1 de Janeiro de 1986 e tornou-se uma dependência autônoma do Reino dos Países Baixos.



Aruba se localiza diante do litoral da Venezuela, a 31 km da península de Maracaibo e a 130 km (aproximadamente) da Península de La Guajira, a oeste. Tem um clima tropical temperado.

Como território dependente do Reino dos Países Baixos, Aruba pode considerar-se parte de uma monarquia constitucional, em que o monarca (a Rainha Beatriz dos Países Baixos) é representada na ilha por um Governador. No entanto, a ilha tem um governo próprio, dirigido por um Primeiro Ministro, nomeado de acordo com as eleições democráticas para o parlamento. As relações exteriores e a defesa estão a cargo do governo central neerlandês.

A economia de Aruba é dominada pelo turismo e por uma refinaria de petróleo, aberta em 1924.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Aruba






São Luís é um município e a capital do estado do Maranhão, no Brasil. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, tendo sido posteriormente invadida por holandeses. Em seguida, foi colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Em 1621, quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas — Estado do Maranhão e Estado do Brasil — São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa.
A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversos áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país, seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, o que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil
pelo Porto de Itaqui que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados, sofisticados e bem estruturados para o comércio exterior no Brasil.
A cidade está ligada ao interior do estado por meio de uma linha férrea e também aos estados vizinhos do Pará, Tocantins e Piauí o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui, sendo que, com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, a cidade vai estar interligada a todas as regiões brasileiras por ferrovias.
Por rodovia, a ilha já é servida pela BR-135. que a liga ao continente e, por ar, conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, com capacidade de atender mais de um milhão de passageiros por ano e que já opera com demanda quase saturada pelo movimento intenso de passageiros não somente da cidade de São Luís, mas também por servir como porta
de entrada por ser o maior e mais movimentado aeroporto próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O clima em São Luís é tropical e semiúmido. Isso se deve ao fato de a cidade estar localizada próxima a Zona de Convergência Intertropical. A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea. Há pequenas áreas de Floresta Amazônica que resistiram ao processo de urbanização da cidade, todas protegidas por parques ambientais.
Pequenos rios nascem na cidade: entre eles, o Rio Bacanga é o mais importante pois é muito útil para a pesca.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Lu%C3%ADs_(Maranh%C3%A3o)

Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. A cidade  desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".
Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2 500 194 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 7 815,7 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo. A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3 655 259 habitantes, sendo a sexta mais populosa do Brasil e a segunda do Nordeste. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Fortaleza, tendo o 9º maior PIB municipal da nação e o maior do Nordeste, com 37,1 bilhões de reais (segundos os dados mais recentes de 2010), é um importante centro industrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país. No turismo, a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, Beach Park. Em 2010 foi a capital do Nordeste mais procurada por viajantes nacionais, segundo um estudo do Hotéis.com. No cenário nacional, a capital cearense ocupou a 4ª colocação, atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades.
Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Chico Anysio e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.
É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5 608 km de Lisboa, em Portugal. É também uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza

Canoa Quebrada é uma praia localizada no litoral leste do Estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Distante 166 km de Fortaleza e 18 km da sede do município de Aracati, a qual pertence.
A sua paisagem é caracterizada por dunas e falésias avermelhadas de até trinta metros acima do nível do mar.
A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos "hippies", que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar.
Alguns desses "hippies" fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. Canoa Quebrada voltou a ser cenário de um filme em 1997, com a produção de Bella Dona, por Bruno Barreto), tendo, a partir de então, se transformado em um dos principais destinos turísticos do Ceará.
À noite, moradores e turistas se encontram na rua principal jocosamente apelidada de "Broadway", embalados pelo ritmo do "Reggae" e do Forró.
Atualmente a região encontra-se protegida através da Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ),com cerca de setenta mil hectares.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Canoa_Quebrada

Jericoacoara é uma praia localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, no Brasil. É parte integrante do Parque Nacional de Jericoacoara. Se localiza trezentos quilômetros a oeste da capital do estado, Fortaleza.
Segundo o jornal estadunidense The Washington Post, é uma das dez praias mais bonitas do planeta.
Jericoaquara" é um termo da língua tupi e significa "toca das tartarugas-marinhas", através da junção dos termos îurukûá (tartaruga-marinha) e kûara (toca)
A praia foi registrada no mapa do Ceará de João Teixeira Albernaz, o Velho, de 1629. Até 1985, a praia era habitada somente por pescadores e era isolada do resto do mundo.
A partir de então, foi descoberta pelo turismo. Em 1994, foi eleita pelo jornal The Washington Post como uma das dez mais bonitas do mundo. Em 1997, foi cenário para o filme brasileiro A Ostra e o Vento.

Pedra Furada - formação rochosa com aproximadamente cinco metros de altura.

Igreja Nossa Senhora da Consolação -
Serrote - formação rochosa com aproximadamente 95 metros de altura.
Farol de Jericoacoara - a luz do farol funciona com energia solar.
Windsurf - a praia é um dos melhores locais para a prática do esporte no estado e no país.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Jericoacoara

Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal. Com uma área de 170,298 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial (maior apenas que Vitória), fazendo desta a sexta maior capital do país em densidade populacional, distando
2.507 quilômetros de Brasília, a capital nacional.
Fundada em 1599, às margens do Rio Potenji, a cidade é conhecida mundialmente e conta com importantes monumentos, parques e museus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, a Catedral Metropolitana e praias como Ponta Negra e dos Artistas, e eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART), o Carnatal, as festas juninas, as comemorações natalinas e a Festa do Boi.
É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, atualmente localizada no município limítrofe de Parnamirim.
Historicamente, a cidade teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942 durante a Operação Tocha, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustível no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo".
Abriga três das sete maravilhas do Rio Grande do Norte: a Fortaleza dos Reis Magos, o Frasqueirão, o Morro do Careca. A capital potiguar será também uma das doze sedes da Copa do Mundo de 2014.
De acordo com a estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, sua população é de 817 590 habitantes, sendo o vigésimo município mais populoso do país. Sua região metropolitana, formada por Natal e outros nove municípios do Rio Grande do Norte, possui uma população de quase 1,4 milhões de habitantes, formando a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste, a décima sexta maior região metropolitana do país e a 388ª maior do mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal_(Rio_Grande_do_Norte)
Jenipabu é, juntamente com Ponta Negra e Pipa, um dos locais que mais atraem turistas no Rio Grande do Norte.
O que primeiro atraiu visitantes foi a beleza natural da região. Além do mar de águas límpidas e mornas, protegidas por uma coluna de recifes que garante tranqüilidade para banhos, Jenipabu conta com dunas (fixas e móveis) que chegam até a água do mar, e uma lagoa de água doce, formada pela água que brota das dunas.
A fama de Jenipabu cresceu com os passeios de buggy por entre as dunas móveis. Os buggeiros conhecem os caminhos que causam descidas abruptas, provocando sensação de queda; os buggeiros sobem as dunas maiores até quase atingir o topo, e manobram o carro para que ele retorne pelo mesmo lado da duna (por vezes, o carro desliza lateralmente).
Os passeios podem ser "com ou sem emoção". Passeios "com emoção" significam velocidades mais altas, manobras mais radicais. Mesmo os passeios ditos "sem emoção" (o buggy vai mais lentamente, o condutor evita surpresas" valem a pena por conta das paisagens de Jenipabu.
Após o passeio pelas dunas móveis, os buggies costumam fazer uma parada no topo das dunas fixas; desse mirante, é possível visualizar a Lagoa de Jenipabu e as praias de Jenipabu, Graçandu e Pitangui. A Lagoa de Jenipabu, de águas límpidas, é aberta para banhos e conta com uma infra-estrutura de apoio; o acesso à Lagoa, entretanto, é feito apenas pela praia, não sendo possível descer pela duna.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Genipabu

Recife é um município e capital do estado de Pernambuco, no Brasil. Pertence à Mesorregião Metropolitana do Recife e à Microrregião de Recife. Com uma área de aproximadamente 217km2, está localizado às margens do oceano Atlântico, e possui uma população de 1 546 516 pessoas.
É sede da Região Metropolitana do Recife, a maior aglomeração urbana do Norte-Nordeste e quinta maior do Brasil, com 3,7 milhões de habitantes, além de terceira metrópole mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, e quarta maior rede urbana do Brasil em população.
Metrópole mais rica do Nordeste brasileiro em PIB PPC, Recife desempenha um forte papel centralizador em seu estado e região, abrigando grande número de sedes regionais e nacionais de instituições e empresas públicas e privadas, como o Comando Militar do Nordeste, a SUDENE, a Eletrobras Chesf, o TRF da 5ª Região, o Cindacta III, o II COMAR, a SRNE Infraero, a TV Globo Nordeste, a Queiroz Galvão, entre outras, e com uma área de influência que abrange outras capitais, como João Pessoa, Maceió, Natal e Aracaju.
O Grande Recife é classificado pelo IBGE como uma metrópole regional, e inclui, além da capital pernambucana, mais 13 cidades, concentrando 65 por cento do produto interno bruto estadual.
Recife foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e à frente de Curitiba.
Segundo a consultoria britânica PricewaterhouseCoopers, Recife será uma das 100 cidades mais ricas do mundo em 2020, à frente de cidades como Munique, Nápoles, Shenyang, Amsterdã, Salvador, Fortaleza e Curitiba.
A cidade destaca-se por possuir o maior parque tecnológico do Brasil, o Porto Digital; o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sendo inclusive a única cidade, com exceção de São Paulo e do Rio de Janeiro, que tem consulado dos Estados Unidos; o segundo maior polo médico do Brasil; o melhor aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife; os dois maiores shopping centers do Brasil fora do estado de São Paulo, o RioMar Shopping e o Shopping Recife;o maior PIB per capita e o maior rendimento per capita entre as capitais da Região Nordeste; o nono maior número de arranha-céus das Américas, superada apenas por Nova Iorque, São Paulo, Rio de Janeiro, Toronto, Buenos Aires, Cidade do México, Chicago e Caracas; 
uma forte indústria de construção civil; e sua região metropolitana, o Complexo Industrial e Portuário de Suape, que abriga o melhor porto do Brasil, o maior estaleiro do Hemisfério Sul, entre outros empreendimentos.
Com um grande potencial turístico e forte vocação para o turismo de negócios, frequentemente é escolhida como sede de diversos eventos, como simpósios, jornadas e congressos: a Região Metropolitana do Recife foi o terceiro polo de eventos internacionais no Brasil em 2011, atrás somente de São Paulo e do Rio de Janeiro, graças ao desempenho do Recife e de Porto de Galinhas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Recife


O carnaval de Recife e Olinda é muito famoso em todo o mundo.

Maceió é um município da Microrregião de Maceió, na Mesorregião do Leste Alagoano, no estado de Alagoas, na Região Nordeste do Brasil. É a capital e a mais populosa cidade do estado. Ocupa uma área de 510 655 km². Sua população em 2011 estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 936.608 habitantes.
Integra, com outros dez municípios alagoanos, a Região Metropolitana de Maceió, totalizando cerca de 1 160 393 habitantes, sendo o mais populoso de Alagoas, o 17º de todo o país e o 73º do continente americano.
A cidade tem uma temperatura média anual de 25 a 29 graus centígrados. Na vegetação original do município, pode-se observar a presença de herbáceas (gramíneas) e arbustivas (poucas árvores e espaçadas).
Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,75 por cento, seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,735, considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o primeiro do estado.
Faz divisa com cidades como Rio Largo, Satuba, Marechal Deodoro, Paripueira entre outras às quais é ligada pelas BR-101, BR-104, BR-316 e AL 101, Maceió é a principal cidade do estado e, atualmente, vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, sendo uma cidade considerada capital regional A, segundo a hierarquia urbana do Brasil. É o maior produtor brasileiro de sal-gema. Seu setor industrial diversificado é composto de indústrias químicas, açucareiras e de álcool, de cimento e alimentícias.
Possui agricultura, pecuária e extração de gás natural e petróleo. Possui o maior produto interno bruto do estado   9.143 488 000 reais: o 41º maior do país.
As festividades realizadas na cidade anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas. Podem ser citados o Maceió Forró e Folia, Maceió Music Festival e o extinto evento carnavalesco Maceió Fest, além de suas festas de natal e réveillons como o Réveillon Absoluto e Réveillon Celebration.
Conta com importantes monumentos, museus, como o Museu Palácio Floriano Peixoto, o Museu Théo Brandão, o Teatro Deodoro. Foi desmembrada em 1839 da antiga Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, atual cidade de Marechal Deodoro.
Sempre conhecida como "Cidade-Sorriso" e "Paraíso das Águas", hoje é considerada como o "Caribe Brasileiro", devido às suas belezas naturais, que atraem turistas de todo o mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macei%C3%B3

Salvador é a maior cidade na costa nordeste do Brasil e capital do Nordeste Estado brasileiro de Bahia  Salvador também é conhecida como a capital do Brasil de felicidade devido a sua população descontraído e inúmeros populares festas ao ar livre, incluindo o seu carnaval de rua.
A primeira capital do Brasil colonial , a cidade é uma das mais antigas das Américas. Por um longo tempo, ela era simplesmente conhecida como Bahia , e aparece com esse nome (ou como Salvador da Bahia , Salvador da Bahia , de modo a diferenciá-la de outras cidades brasileiras de mesmo nome) em muitos mapas e livros antes de meados do século 20. Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil, depois de São Paulo e Rio de Janeiro . A área metropolitana da cidade, com 3,5 milhões de pessoas, no entanto, é a sétima mais populosa aglomeração urbana do Brasil , ea terceira na Região Nordeste do Brasil.
A cidade de Salvador é notável no Brasil por sua culinária, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica no Nordeste do Brasil.
A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade faz com que o centro de afro-brasileira cultura. Isso reflete uma situação em que Africano-associados práticas culturais são comemorados.
O centro histórico de Salvador, freqüentemente chamado o Pelourinho , é conhecido pelo seu Português arquitetura colonial , com monumentos históricos que datam do 17 ao século 19 e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.
Salvador está localizado em uma península pequena, aproximadamente triangular que separa Todos os Santos a partir das águas abertas do Oceano Atlântico . A baía, que recebe este nome por ter sido descoberta no dia de Todos os Santos forma um porto natural.
Salvador é um porto de exportação importante, deitado no coração do Recôncavo Baiano , uma região rica agrícola e industrial que engloba a parte norte do litoral da Bahia .
Uma característica particularmente notável é a escarpa que divide Salvador na Cidade Alta ("Cidade Alta" - resto da cidade) e da Cidade Baixa ("Cidade Baixa" - região noroeste da cidade), o ex-cerca de 85 m (279 pés ) acima da última, com a cidade de catedral e prédios administrativos mais pé no lugar mais alto.
Um elevador (o primeiro instalado no Brasil), conhecido como Elevador Lacerda , tem ligado as duas partes desde 1873, tendo desde então sofrido diversos melhoramentos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Salvador,_Bahia

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do Brasil. É uma das três ilhas-capitais do país (as outras são Florianópolis e São Luís). Situada a 20º19'09' de latitude sul e 40°20'50' de longitude oeste, Vitória limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.
Com uma população de 330 526 habitantes, segundo estimativas de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.
Vitória é cercada pela Baía de Vitória. É uma ilha de tipo fluviomarinho.
Além da ilha principal, Vitória, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental, perfazendo um total de 93,381 km². Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior.
Entre as capitais do Brasil, Vitória possui o 4° melhor índice de desenvolvimento humano (depois de Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba) e o maior produto interno bruto per capita.
Vitória possui dois grandes portos: o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado e que são considerados os melhores em qualidade do Brasil.
A cidade administra a Ilha de Trindade e a Ilha de Martim Vaz, a 1100 km da costa, que são importantes bases meteorológicas por causa de sua posição estratégica: localizam-se em área de dispersão de massas de ar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria_(Esp%C3%ADrito_Santo)

Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior,maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. Atualmente, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo.
É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor,
as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá,
o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba.


Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo.
Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de 2005. Destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro que publicou 5 952 artigos entre 1998 e 2002. Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).
Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para a recém-construída Brasília. Sendo, sucessivamente, capital do Estado do Brasil (1621-1815) - uma colônia do império ultramarino português - de 1763 até 1815, depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, em decorrência da fundação de Brasília, no mesmo ano, ocorrendo a transferência do governo para a última.
Em 1968, já com a capital brasileira sendo Brasília, o Estado brasileiro tomou o nome de República Federativa do Brasil, sua denominação oficial até hoje.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(cidade)


Garota de Ipanema" é uma das mais conhecidas canções de Bossa Nova e MPB, foi composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.
Em 19 de março de 1963 foi lançada pela gravadora Verve e no ano seguinte, saiu no LP "Getz/Gilberto", interpretada por Astrud Gilberto em conjunto com João Gilberto e Stan Getz, com a participação de Tom Jobim ao piano.
A canção é considerada a segunda mais tocada no mundo, perdendo apenas para ao single "Yesterday" dos The Beatles.
A versão definitiva foi refeita mais tarde por Vinicius, inspirado em Helô Pinheiro, que passava frequentemente em frente ao Bar Veloso (hoje Garota de Ipanema), em Ipanema.
Tom e Vinicius frequentavam assiduamente o bar, que dispunha de pequenas mesas na calçada. A Garota de Ipanema, Heloísa, morava na rua Montenegro, número 22 e somente dois anos e meio depois, já com namorado, ficou sabendo que era a inspiração da canção.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Garota_de_Ipanema

O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do mundo.













Santos é um município portuário sede da Região Metropolitana da Baixada Santista, localizado no litoral do estado de São Paulo, no Brasil. Abriga o maior porto da América Latina,o qual é o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio. A cidade é sede do poder executivo paulista todo dia 13 de junho (capital simbólica de São Paulo) e também é sede de diversas instituições de ensino superior.
Santos possui uma economia crescente. A cidade é a 17ª mais rica do país, com produto interno bruto de 27 616 035 000 bilhões de reais. Durante um bom tempo, sua economia centrou-se na comercialização do café (que também era a principal fonte de riqueza do país), abrigando, no Centro, a Bolsa Oficial do Café, importante centro de negócios do mercado cafeeiro inaugurada em 1922, e que resultou no atual Museu do Café, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.
Maior cidade do litoral paulista, durante todo o ano o turismo em Santos cresce em altos índices.
O principal cartão postal do município são os 7 km de praia. O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista, permeado de palmeiras e amendoeiras, são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio ambiente da região, muitas vezes ligados a universidades ou a instituições científicas.
Em 2010, Santos contava com 419 757 habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2000 posicionou a cidade de Santos em sexto lugar na lista dos municípios brasileiros por índice de desenvolvimento humano, e em terceiro lugar na lista dos municípios de São Paulo por índice de desenvolvimento humano.
Santos é uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos

O  por do sol na Ponta da Praia em Santos é deslumbrante.

A cidade de Santos tem um dos melhores times de futebol do Brasil e do Mundo.
O Santos Futebol Clube, Bi-Campeão Mundial Interclubes e várias vezes campeão nacional do Brasil é um orgulho para a cidade.
Foi o time de Pelé, o maior atleta do futebol mundial em todos os tempos.
Pelé ainda hoje representa o Brasil em vários eventos e organismos internacionais.
Neymar é hoje o maior craque do time santista. Profissional de grande talento e habilidade para fazer gols.





Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas das cidades de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo, e Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, possuindo cerca de 100 praias, consideradas também as continentais.
Em 2011, possuía, segundo estimativa do IBGE, uma população de 427 298 habitantes, figurando como a segunda cidade mais populosa do estado, superada apenas por Joinville. Sua região metropolitana possuía, em 2010, 1.012.831 habitantes.
A imagem "cartão-postal" que a identifica é a famosa Ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926, tendo sido a primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente.
Florianópolis tem sua economia alicerçada principalmente no setor da tecnologia, que é o maior contribuidor de impostos, sendo responsável por mais de 45% do PIB no município.Outros setores importantes são o comércio, prestação de serviços e turismo.
A construção civil é outra importante atividade econômica da cidade, com destaque para as praias da região norte da ilha (Jurerê, Jurerê Internacional, Canasvieiras e Ingleses).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Florian%C3%B3polis

Itapema é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 27º05'25" sul e a uma longitude 48º36'41" oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população é estimada em 2011 era de pouco mais de 48.000 habitantes.
Esse título deve-se ao fato de que, na área do município, tem-se o maior número de horas de voos de ultraleve do estado. Não dá para passar por Itapema sem experimentar um passeio por Meia Praia.
Anualmente, é realizado na cidade o Encontro de Ultraleves, o evento é um sucesso e atrai milhares de admiradores da aviação. A Associação de Pilotos de Itapema prepara várias surpresas para o dia do encontro, como manobras radicais, exposições de aeronaves, sorteios de voos, acrobacias, pára-quedismo, aeromodelismo, revoadas sobre a cidade, entre outras atrações. No ano de 2013 o evento estará em sua décima primeira edição.
Itapema é a cidade com a melhor infraestrutura entre as praias no Litoral Norte de Santa Catarina. A constatação é de um guia elaborado pelo Jornal de Santa Catarina, em que mostra um comparativo entre todas as praias da região. Já no Diário Catarinense, Itapema fica atrás apenas de Jurerê Internacional, de Florianópolis, como a segunda melhor infra-estrutura de praia do Estado.
O Jornal de Santa Catarina analisou as condições de nove itens: guarda-vidas, chuveiros, banheiros públicos, acesso à praia, posto policial, calçadão, estacionamento, sinalização para turistas e iluminação. A praia com o melhor conceito fica em Itapema. A Meia Praia não teve qualquer item considerado ruim e se destaca pelo grande número de banheiros públicos e chuveiros, além do recém construído calçadão.
Em âmbito estadual, o Diário Catarinense considerou a infraestrutura como fundamental, já que facilita o acesso das pessoas à praia. Segundo o periódico, as três melhores praias em infra-estrutura são, em ordem: Jurerê Internacional, Meia Praia e a Praia Central, de Balneário Camboriú. Depois de conversar com moradores e turistas, testar os chuveiros, conferir passarelas e deques, percorrer trilhas e andar na beira do mar, foi possível reconhecer a exuberância do Litoral Catarinense.
A única desvantagem que a Praia de Itapema está levando diante das suas vizinhas ao sul é a construção em demasia de prédios com dez andares ou mais, pois isto faz com que a praia fique desvalorizada pela ganância do setor imobiliário, que, após as catorze e as quinze horas, começam a fazer sombra na orla, promovendo, assim, a busca por parte dos turistas por um local com sol. Desta forma, começa assim a ocorrer uma desvalorização "natural" do espaço itapemense, fazendo o turista procurar por áreas onde a natureza esteja mais presente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Itapema

Torres é um município brasileiro situado no extremo norte do litoral Atlântico do estado do Rio Grande do Sul. A paisagem da cidade se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar, e por ter à sua frente a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.
O sítio da cidade foi habitado pelo homem desde milhares de anos atrás, que deixou testemunhos físicos na forma de sambaquis e outros achados arqueológicos. No século XVII, durante a colonização do Brasil pelos portugueses, por estar encravado em um estreitamento da planície costeira sulina, o local passou a se constituir rota de passagem obrigatória para os tropeiros e outros desbravadores e aventureiros luso-brasileiros vindos do norte pelo litoral - a única outra passagem que havia então era por cima do planalto de Vacaria - e que buscavam os rebanhos livres de gado que se multiplicavam no pampa mais ao sul e caçavam os indígenas para fazê-los escravos. Muitos acabaram por se fixar na região e se tornaram estancieiros e pequenos agricultores.
E por dispor de morros junto à praia, logo foi reconhecido seu valor estratégico como ponto de observação e controle de passagem, de importância militar e política no processo de expansão do território português sobre o espanhol. Foi fundada ali na última quadra do século XVIII uma fortificação, que entretanto logo foi desmantelada quando a conquista se efetivou.
A construção da Igreja de São Domingos no início do século XIX atraiu para seu entorno muitos dos residentes dispersos na região, estruturando-se desta forma um povoado. Sua evolução ao longo deste século, porém, foi morosa, mesmo tendo recebido levas de imigrantes alemães e italianos, sobrevivendo numa economia basicamente de subsistência. A expansão econômica, social e urbana só aconteceu a partir do início do século XX, quando em vista de sua bela paisagem, clima ameno e boas praias de banho, o potencial turístico da cidade foi descoberto e passou a ser explorado.
Desde então cresceu com mais vigor e celeridade, chegando hoje a se tornar uma das praias mais procuradas do estado, recebendo no verão um público flutuante mensal de duzentas mil pessoas, muitas delas estrangeiras, vindas principalmente dos países do Prata. Isso contrasta com as dimensões de sua população fixa, que pouco passa dos trinta mil habitantes.
Não por isso deixou de desenvolver uma economia consistente e boa infra-estrutura para atender a esta demanda turística, sua fonte principal de renda.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Torres_(Rio_Grande_do_Sul)

Punta del Este é uma cidade do Uruguai, localizada no departamento de Maldonado. Está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo e é um dos mais charmosos da América Latina, oferecendo tanto praias oceânicas (oceano Atlântico) quanto de rio (Rio da Prata).
A cidade foi fundada em 1829 por Don Francisco Aguilar, e seu primeiro nome foi Villa Ituzaingó. Em 1907, passou a se chamar Punta del Este.
Nas temporadas de verão o balneário ultrapassa os 200 mil habitantes.

A cidade de Punta del Este é reconhecida, entre outras coisas, como um dos mais importantes e exclusivos balneários da América do Sul, assim como o ponto de encontro do jet set Argentino. Balneária por excelência, natural e sofisticada, na atualidade conta com uma Rambla, suntuosas casas típicas de balneários, modernos edifícios de grande altura, um porto com grande infra-estrutura e capacidade de desembarque, locais comerciais de importantes marcas, restaurantes, pubs.
Distante aproximadamente 200 quilômetros da fronteira com o Brasil e 130 quilômetros da capital Montevidéu, o balneário é conhecido por ser freqüentado por artistas, milionários e membros da alta sociedade de vários países, atraindo mais de 400.000 turistas na alta temporada de verão.
Além das praias, os destaques de Punta del Este são: a gastronomia, com grande quantidade e variedade de restaurantes, onde a parrillada (churrasco à moda uruguaia, com carne e vísceras de animais grelhadas de maneira típica) pode ser saboreada, os cassinos (dentre eles, os famosos Cassino Conrad e Cassino Mantra) e as lojas de grifes famosas.
Uma marca tradicional de Punta del Este são os adesivos colocados nos carros de vários estabelecimentos, como hotéis, bancos, lojas e supermercados. Possui grande apelo turístico com jovens e pessoal de classe social de média alta à alta alta.
O fator proximidade, aliado às facilidades cambiais e econômicas, faz com que Punta del Este seja um dos paraísos naturais e turísticos mais apreciados pelos brasileiros.
Hotelaria e gastronomia
Punta del Este dispõe de abundante oferta hoteleira.
Entre os quais se destaca o Hotel Conrad Resort & Cassino da cadeia internacional Hilton, localizado na praia Mansa.
Em quanto a hotéis mais tradicionais sobressai o Hotel L'Auberge, na parada 19 da Brava, onde se servem os famosos wafels ao estilo belga.
Há também os hotéis, Hotel Mantra Resort, Spa e Cassino, o Awa Hotel, o Serena Hotel, o Golden Beach Hotel, o Casa Pueblo entre outros cinco estrelas.
Há ainda dois hotéis que instalaram-se recentemente no balneário, mais especificamente na atualmente muito apreciada praia de José Ignacio, e os mesmos já estão sendo bem conceituados.
O hotel The Setai - Resort, Spa e Residências, oriundo dos Estados Unidos, com sede em Miami, instalou-se na badalada praia de José Ignacio, que fica a cinco minutos de Punta del Este. Tem um estilo oriental bem despojado e encontra-se a frente da praia.
O hotel Estância Vik - Hotel Fazenda, fica a oito quilômetros de José Ignacio e foi fundado pelo multimilionário norueguês Alexander Vik. Na parte externa, cavalos e ovelhas estão presentes, juntamente com toda a sofisticação rústica uruguaia.
O hotel, recheado de obras de arte e de bom gosto, está em um ponto mais alto da propriedade com vista para uma lagoa e o oceano Atlântico.
Na cidade, há numerosos restaurantes com diversas especialidades, desde a refinada culinária francesa até comidas ao passo, como a típica culinária uruguaia; também estão presentes a culinária japonesa e árabe.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Punta_del_Este


Mar del Plata é uma cidade no centro-leste da Argentina, situada na costa do Oceano Atlântico.
Fundada em 1874, Mar del Plata é um dos maiores portos de pesca da Argentina, enquanto também é um destino turístico popular litorâneo.

É também onde se localizam os cassinos na república Argentina, atraindo assim vários apostadores, o que aumenta ainda mais a sua receita.
Mar del Plata sediou os Jogos Pan-Americanos em 1995.


O verão possui muitos dias ensolarados e secos, gerando grande variação de temperatura ao longo do dia. As chuvas são causadas pelas frentes frias. É uma estação de extremos, a temperatura pode atingir valores perto dos 40 °C nos dias mais quentes e valores próximos a 5 °C nos dias mais frios, com máximas de 14 °C.
No inverno a temperatura não muda tão bruscamente como no verão, pois a cidade é influenciada por massas de ar polar em quase toda a estação.
Apesar de chover um pouco menos do que no verão, a temperatura diária varia menos, devido à muitos dias nublados e com umidade alta.

Neve não é um fenômeno raro, mas não ocorre todos os anos, geralmente de 3 a 5 anos por década é registrado alguma precipitação de neve. As nevadas mais fortes na cidade nos últimos 40 anos foram as de 1975 e 1991.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_del_Plata


Viña del Mar é uma comuna da província de Valparaíso, localizada na região de Valparaíso, que é a V região do Chile. Possui uma área de 121,6 km² e em 2002 possuía uma população de 286 931 habitantes. Nesta cidade também nasceu Tom Araya baixista e vocalista da banda thrash metal Slayer.
Viña del Mar é uma das 5 cidades que compõem a conurbação da Gran Valparaíso (a região metropolitana da cidade de Valparaíso).
A origem toponímica de Viña del Mar provém dos vinhedos plantados na Fazenda Siete Hermanas.
Viña del Mar é conhecida popularmente no Chile como la Ciudad Jardín (a cidade-jardim).

Viña del Mar é considerada a capital turística do Chile, graças aos grandes dividendos gerados por este setor econômico. A cidade conta com ampla rede hoteleira e se fortaleceram durante os últimos anos todos os espaços que possam significar uma receita econômico advinda do turismo.

Um dos locais de destaque é o Casino Viña del Mar, inaugurado em 1929 e durante anos um dos poucos cassinos existentes no Chile. Na atualidade possui também o Hotel del Mar, que manteve o perfil clássico do cassino.

Relógio de flores, um dos símbolos da cidade.


O Relógio de flores, situado diante da praia de Caleta Abarca, na avenida que a une a Valparaíso, foi construído especialmente para dar as boas vindas à Copa do Mundo de Futebol de 1962, disputada na cidade.





O balneário de Reñaca é um dos mais importantes da cidade pelo grande número de visitantes, apesar de suas praias rochosas. O Jardín Botánico Nacional é outro atrativo, com cerca de 3 000 espécies distintas de plantas.



O Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar é considerado um dos festivais cinematográficos mais importantes do Chile.




Mas um dos mais conhecidos eventos da cidade é o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, realizado no anfiteatro localizado na Quinta Vergara, uma das maiores áreas verdes da cidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vi%C3%B1a_del_Mar



Valparaíso é uma cidade da província de Valparaíso, localizada na Região de Valparaíso, Chile. Possui uma área de 401,6 km² e uma população de 275.982 habitantes (2002).
Valparaíso pertencente à conurbação chamada Grande Valparaíso. É capital da Província de Valparaíso e capital regional da V Região do Chile.

Situa-se a 117 km da capital chilena, Santiago, por moderna rodovia.
Valparaíso é a sede do Poder Legislativo da República do Chile, ademais de outras repartições estatais (o Comando da Armada de Chile, o Serviço Nacional de Aduanas e o Conselho Nacional da Cultura e das Artes).

A Área Histórica de Valparaíso foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003.


A particular distribuição geográfica da cidade, onde os cerros invadem a costa, faz com que a vista do mar a partir destes morros seja o destaque. Por isto, os miradores (mirantes), como o Mirador Portales, Mirador Esperanza, Mirador O'Higgins e Mirador Marina Mercante, Paseo 21 de Mayo, Paseo Yugoslavo, Paseo Gervasoni, Paseo Atkinson e Paseo Dimalow, são atrativos turísticos. Durante as festas de Ano Novo, são procurados por turistas para se ter uma visão mais privilegiada dos espetáculos pirotécnicos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valpara%C3%ADso_(Chile)




Fontes : além das já citadas



















Nenhum comentário:

Postar um comentário