quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cidades a beira mar III - Europa

Na matéria anterior conhecemos as cidades a beira mar da Oceania, Asia e Oriente Médio. Agora vamos conhecer as principais cidades a beira mar do continente europeu.

Istambul a antiga Bizâncio e Constantinopla (nome ainda usado em várias línguas, como no grego
Κωνσταντινούπολις, Konstantinúpolis), é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa, com 13.120.596 de habitantes na sua área metropolitana (2010). A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma ínfima minoria de cristãos e judeus.


É a capital da área metropolitana (büyükşehir) e da província de Istambul, a qual faz parte da região de Mármara. No passado foi a capital administrativa da Província de Istambul, na chamada Rumélia ou Trácia Oriental. Foi denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453, nome bastante difundido no Ocidente até 1930.
Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.


Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão, foi durante séculos reconhecido como califa, o chefe supremo de todos os muçulmanos, o que fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islão. Atualmente, embora a capital do país seja Ancara, Istambul continua a ser o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário (aí estão sediadas mais de uma dezena de universidades) do país.
É a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa.



A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes. A parte central da parte europeia é por sua vez dividida pelo estuário do Corno de Ouro. É usual dizer-se que a cidade tem dois ou três centros, conforme se considere ou não que na parte asiática também existe um centro.
No lado europeu há duas zonas com mais destaque em termos de movimento de pessoas e património cultural: o mais antigo, onde se situava o núcleo da antiga Bizâncio e Constantinopla, correspondente ao atual distrito de Fatih, fica a sul do Corno de Ouro, enquanto que Beyoğlu, a antiga Pera e onde se situava o bairro europeu medieval de Gálata, fica a norte.
O centro da parte asiática tem contornos menos precisos, e ocupa parte dos distritos de Üsküdar e Kadıköy.


Algumas zonas históricas da parte europeia de Istambul foram declaradas Património Mundial pela UNESCO em 1985. Em 2010, a cidade foi a Capital Europeia da Cultura e é candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2020.
Devido à sua dimensão e importância, Istambul é considerada uma megacidade e uma cidade global.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Istambul

Míconos ou Mykonos é uma ilha da Grécia. Faz parte do arquipélago das Cíclades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. Tem uma área de 86 km² e uma altitude máxima de 364 m. É composta principalmente de rocha de granito e tem pouca água. Tinha uns 6200 habitantes em 2002.
A maior cidade da ilha é Míconos, situada na costa oeste da ilha. Faz parte da periferia do Egeu Meridional.

Achados arqueológicos indicam que os jônios chegaram a Míconos no começo do século XI a.C.


Hoje, Míconos é uma ilha bastante cosmopolita, graças a ter se tornado destino, nas últimas décadas, de visitantes do jet set internacional. Muitas celebridades gregas e internacionais têm residências de verão na ilha, e frequentemente podem ser vistas nas belas casinhas brancas da ilha ou em tavernas locais. As belas praias da ilha também atraem praticantes de windsurf e nudismo.


http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADconos

Trieste é uma cidade do nordeste da Itália, no Mar Adriático, e comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, província de Trieste, com cerca de 209.520 habitantes.
Estende-se por uma área de 84,49 km², tendo uma densidade populacional de 2.479,8 hab/km².
Faz fronteira com as comunas italianas de Duino-Aurisina, Monrupino, Muggia, San Dorligo della Vallee Sgonico e com a Eslovênia .
Trieste foi uma importante cidade do Império Austro-Húngaro, do qual era o principal porto.


Praia de Trieste coloca muro para separar homens e mulheres
Homens ficarão à direita e as mulheres e as crianças à esquerda.
Prefeito investiu 300 mil euros para recuperar 'antigo esplendor'.
Praia El Pedocin tem muro separando homens e mulheres.
(Foto: Reprodução/Google Earth)
A cidade de Trieste, situada ao nordeste da Itália, revive a partir desta terça-feira  as tradições do Império Austro-Húngaro ao reabrir uma praia separada de olhares indiscretos na qual homens e mulheres se bronzeiam e nadam separadamente, informa a imprensa local. 
O local de banho conhecido como El Pedocin recuperou as cores do século XIX: branco para o muro divisório da praia e azul para as janelas e portas do balneário. 
Os homens ficarão à direita e as mulheres e as crianças à esquerda, como se fazia na época do Império, e só poderão se encontrar adentrando no mar e superando as boias separadoras e apoios flutuantes para nadadores cansados. 
O prefeito de Trieste, Roberto Dipiazza, inaugurou o balneário no qual investiu 300 mil euros para recuperar "o antigo esplendor" da época do imperador Francisco José da Áustria e Hungria.
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1111228-6091,00-PRAIA+DE+TRIESTE+COLOCA+MURO+PARA+SEPARAR+HOMENS+E+MULHERES.html


Veneza  é uma cidade italiana da região do Vêneto, província de Veneza no nordeste de Itália. Tem cerca de 271.009 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos.
A comuna de Veneza estende-se por uma área de 412 km², incluindo as ilhas de Murano, Burano e outras na lagoa de Veneza, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km².
Faz fronteira com Campagna Lupia, Cavallino-Treporti, Chioggia, Jesolo, Marcon, Martellago, Mira, Mogliano Veneto (TV), Musile di Piave, Quarto d'Altino, Scorzè, Spinea. A parte de Veneza em terra firme é a fração comunal de Mestre.
A cidade foi formada num arquipélago da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, no noroeste do mar Adriático.
Por mais de um milênio, foi capital da Sereníssima República de Veneza, cujo território, no ano da sua queda (1797), incluía grande parte do nordeste da atual Itália e da costa oriental da península, bem como das ilhas do Adriático.
Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, quando sua frota já era uma das maiores da Europa. Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade.
Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Suas feitorias eram cidades como Negroponto e Dyrrhachium (atual Durrës), assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou Veneza como a primeira capital econômica do capitalismo.
O patrono da cidade é São Marcos (festa em 25 de abril). A festa do povo do Véneto é celebrada em 25 de março, data da fundação da cidade.
É classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo projeto de Antonio da Ponte, a Ca' d'Oro e numerosas igrejas e museus.
Veneza é ainda famosa pelos seus certames internacionais, como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata Histórica, que ocorre no primeiro domingo de setembro, pelo fabrico de vidro,
pelo Carnaval de Veneza, pelos cassinos e pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel.
Nesta cidade nasceram os Papas Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII e Pio X, além de numerosos artistas e arquitectos como Antonio Vivarini (1440-1480), Antonio da Ponte (1512-1595), Tintoretto (1518-1594) e Canaletto (1697-1768). No campo da música, foi aqui que nasceu e viveu Antonio Vivaldi (1678-1741).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Veneza

Bari é uma cidade italiana da região da Puglia, província de Bari, com cerca de 320.550 habitantes. Estende-se por uma área de 116 km², tendo uma densidade populacional de 2694 hab/km².
Não se sabe as origens da cidade. No século III a.C. foi conquistada pelos Romanos. Após a queda do Império Romano em 476 a cidade foi invadida por Bárbaros e ocupada pelos Godos. No ano de 554 a cidade foi tomada pelos Bizantinos até 840 quando passou aos Sarracenos. Em 870 os Bizantinos retomaram a cidade. O domínio bizantino terminou no ano de 1071 quando a cidade passou aos Normandos. 
É a capital da província de Bari e da Apúlia (ou, em italiano , Puglia ) região , no Mar Adriático. 
É o mais importante centro econômico do continente sul da Itália , depois de Nápoles , e é bem conhecido como um porto e universidade da cidade, bem como a cidade de São Nicolau .
A cidade tem uma população de cerca de 320.475, a partir de 2011, mais de 116 km 2 , enquanto a área de rápido crescimento urbano conta com 653.028 habitantes mais 203 km 2 . A região metropolitana conta com 1 milhão de habitantes.
Bari é composta de quatro diferentes secções urbanas. Para o norte é a cidade construída perto de idade na península entre dois portos modernos, com a esplêndida Basílica de São Nicolau , a Catedral de San Sabino (1035-1171) e do Castelo da Suábia construído para Frederico II , que agora é também um grande zona de animação noturna.
Para o sul é o quarto Murat (erigido por Joachim Murat ), o moderno centro da cidade, que é colocado sobre uma grade retangular plano com um passeio no mar e da zona comercial principal (a via Sparano e Argiro via ) .
Modernas zonas residenciais cercam o centro de Bari, o resultado do desenvolvimento caótico durante os anos 1960 e 1970, substituindo os antigos subúrbios que se desenvolveram ao longo de estradas  fora de portas nas muralhas da cidade. Além disso, os subúrbios têm se desenvolvido rapidamente nos anos 1990.

A cidade tem um aeroporto reconstruído nomeado após o Papa João Paulo II , Karol Wojtyla Airport  com conexões para várias cidades europeias.
http://en.wikipedia.org/wiki/Bari





Nápoles é uma cidade italiana do sul de Itália, da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 1.000.000 habitantes (censo 2001) e com cerca de 4.400.000 habitantes na região metropolitana (que compreende áreas na província de Caserta, Avellino e Salerno).
Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália após Roma e Milão e tem a segunda ou terceira maior (dependendo dos dados) região metropolitana do país. Estende-se por uma área de 117 km², de densidade populacional 8.490 h/km².
É conhecida mundialmente pela sua história, sua música, seus encantos naturais e por ser a terra natal da pizza. O centro histórico de Nápoles é Património Mundial da UNESCO.
Localiza-se no golfo de Nápoles, no mar Tirreno. É um porto importante e o principal centro industrial e comercial do sul do país. É, também, um centro turístico pois nos seus subúrbios localizam-se vários locais de interesse: o vulcão do monte Vesúvio, as ruínas de Pompeia e de Herculano e as ilhas de Capri e de Ischia. 
Capri é uma ilha italiana situada no golfo de Nápoles (região da Campania), no mar Tirreno, a pouca distância do continente.
A ilha possui uma área de cerca de 10,36 km², a maior elevação da ilha é o monte Solaro (589 m).
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%A1poles






A pizza napolitana é conhecida e famosa em todo o mundo.






















Livorno é uma cidade da província homônima, na região da Toscana, na Itália. Possui cerca de 148.143 habitantes.
Estende-se por uma área de 104 quilômetros quadrados, tendo uma densidade populacional de 1 424 habitantes por quilômetro quadrado. Faz fronteira com Collesalvetti, Pisa (PI) e Rosignano Marittimo.
Livorno foi definida como uma "cidade ideal" durante a Renascença Italiana.
Hoje em dia, mostra a sua história através da estrutura dos seus bairros, cortados por canais e rodeados por muralhas, através dos labirintos das suas ruas e através do Porto Médici, caracterizado por torres e fortalezas que guiam até ao centro da cidade.
Planejada pelo arquiteto Bernardo Buontalenti no fim do século XVI, Livorno passou por uma grande expansão decorrente do planejamento urbano no fim do século XVII.
Perto do monte defensivo da Fortaleza Velha, uma nova fortaleza, juntamente com as muralhas da cidade e um sistema de canais navegáveis, foi construída.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Livorno

Gênova é uma cidade italiana da região da Ligúria, província de Gênova, com cerca de 639.560 habitantes (900.000 na área metropolitana). Estende-se por uma área de 243 km², tendo uma densidade populacional de 2484 hab/km². Faz fronteira com Arenzano, Bargagli, Bogliasco, Bosio (AL), Campomorone, Ceranesi, Davagna, Masone, Mele, Mignanego, Montoggio, Sant'Olcese, Sassello (SV), Serra Riccò, Sori, Tiglieto, Urbe (SV).

Gênova é um importante porto marítimo que rivaliza com a cidade francesa de Marselha na disputa pelo lugar de melhor porto do mar Mediterrâneo. e centro industrial cujo crescimento econômico e internacionalização data dos séculos XII e XIV. É também capital da província de mesmo nome, e ocupa lugar de destaque no golfo de Gênova.

A cidade de Gênova deve remontar aos Gregos, como atestam as escavações de uma necrópole datada do século IV a.C., mas provavelmente o porto terá tido uma utilização mais antiga. A cidade foi destruída pelos Cartagineses em 209 a.C., sendo posteriormente reconstruída pelos Romanos, que a usaram como base durante a guerra que travaram com a Ligúria.

Coligadas ao porto, temos agrupadas várias indústrias de diversas áreas: metalúrgicas, siderúrgicas, químicas, de cimento, de papel, refinarias de petróleo, madeireiras, têxteis e estaleiros.
Os principais produtos importados no porto de Gênova são o petróleo, o carbono e cereais; já os principais produtos exportados são: azeite de oliva, vinho e produtos têxteis (algodão e seda).
É o centro comercial das secções industrializadas do Piemonte e da Lombardia, duas regiões agrícolas privilegiadas do Norte de Itália e da Europa Central.

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A9nova










Cristóvão Colombo, descobridor da América, nasceu em Gênova.
Seu nome em italiano é Cristoforo Colombo.













Nice é uma cidade francesa, situada no departamento francês dos Alpes Marítimos e na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Nice conta com 344.890 habitantes (2008) e sua área metropolitana tem cerca de 1 milhão de habitantes (2010). Depois do Congresso de Viena (1815), voltou a fazer parte do reino da Sardenha, um dos que formaram a Itália moderna. Foi "anexada" à França em 1860, por meio do tratado de Villafranca. Algumas placas indicam, além da forma francesa Nice, a forma provençal Nissa. A origem do nome vem do grego Nikaia - vitoriosa - e a versão latina é Nicæa.
Situada no fundo da baía dos Anjos, perfeitamente abrigada por um anfiteatro de colinas, Nice está situada na costa do Mar Mediterrâneo, em uma baía fechada sobre o agrupamento montanhoso Mercantour, limitado ao oeste pelo vale do Var e ao leste pelo Mont-Boron. Nice está situada a leste de Rio Var na zona geográfica italiana.


A cidade é cruzada por dois pequenos rios ondeados, frequentemente secos no verão: o Paillon a leste (34 km), que nasce no alto do Coaraze e recebe as torrentes de Laghet e Saint-André, e o Magnan a oeste, muito menor, vindo das montanhas de Aspremont, que cruza o bairro de la Madeleine antes de se jogar no mar, no bairro que traz seu nome.


Diversas colinas dominam a cidade, sendo a mais conhecida a de Cimiez, com seus vestígios antigos. Outra colina legendária é a do castelo (Chateau de Nice), que separa a cidade velha do porto. As diversas colinas perturbam a extensão da cidade, seja para o norte, seguindo o curso do Paillon, seja no aplainado a oeste até Saint-Laurent-du-Var.


Nice é a segunda cidade turística francesa (após Paris), fato que, combinado com as dificuldades de comunicação terrestre de longa distância por causa dos Alpes, permitiu à cidade possuir o segundo aeroporto da França em termos de utilização (próximo dos 10.000.000 passageiros em 2005).


Nice também é famosa por sua parte velha (Vieux-Nice), pelo cours Saleya, que abriga mercados e restaurantes, pelos hotéis Régina - onde morou Matisse - e Negresco, pelos museus Chagall e Matisse, pelo Mamac (Museu de Arte Contemporânea),
e pelo Passeio dos Ingleses (La Promenade des Anglais), que se estende do teatro de Verdure até o aeroporto por vários quilômetros à beira-mar.



A 12 de Julho de 2008, nasceram na cidade Knox Léon Jolie-Pitt e Vivienne Marcheline Jolie-Pitt, filhos gêmeos dos atores norte-americanos Angelina Jolie e Brad Pitt.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nice






Cannes é uma cidade do sul da França, no departamento de Alpes-Maritimes, situada à beira do mar Mediterrâneo, na Costa Azul (Côte d'Azur).
É um destino turístico movimentado, por sediar anualmente o Festival de Cinema de Cannes, o maior evento mundial da categoria.
Desde a Idade Média até o início do século XIX, Cannes era uma pequena aldeia de agricultores e pescadores.
No início da década de 1830, a aristocracia francesa e estrangeira construíram residências de férias na região, transformando gradualmente a cidade em uma cidade turística.
O responsável do crescimento de Cannes é Lord Henry Peter Brougham (1778-1868).
Naquela época um respeitado e talentoso político, ele descobriu Cannes 1834, a caminho da Itália.
Após ter comprado terras ao oeste de Suquet, ele se serviu de seus vários contatos com os políticos franceses para ajudar a desenvolver a Riviera francesa.
Cannes é conhecida mundialmente por sediar o Festival de Cinema de Cannes, o maior e mais célebre festival da categoria do mundo.
Entretanto, a cidade apresenta outros diversos festivais e eventos, tais como:
Midem, a feira mais importante para a indústria da música;
MIPIM, a maior feira de propriedades do mundo;
O Festival de Publicidade de Cannes, criado em 1953 e realizado em junho.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cannes


O Principado de Mônaco é uma cidade-estado soberana e, portanto, um microestado, situado no sul da França. Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, fundado em 1297 pela Casa de Grimaldi - até hoje sua soberana -, fica a menos de 20 quilômetros a leste da cidade de Nice e 20 quilômetros a oeste da cidade de Ventimiglia.
Possui aproximadamente uma área de 2 quilômetros quadrados, sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano, com 0,4 km² de área, e é o estado com a densidade populacional mais alta do mundo.
Tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que o monarca é Sua Alteza Sereníssima o príncipe-soberano Alberto II do Mônaco.
Mônaco é um dos 6 microestados da Europa e um dos 24 do mundo. É governado há mais de sete séculos pela Casa de Grimaldi , sendo uma das 48 monarquias da atualidade.
O país tem sua economia baseada no turismo, e é conhecido por seu circuito de fórmula 1, o Grande Prêmio de Mônaco, o casino de Monte-Carlo e por ser a sede do World Music Awards. Vivem mais de 1.000 emigrantes portugueses no Mônaco.
Mas o maior atrativo é a fama de "paraíso fiscal" do principado, lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda. Por estes fatos seu custo de vida também é um dos mais caros do planeta.
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%B3naco





O grande campeão da Fórmula 1, Ayrton Senna foi um recordista das corridas de Mônaco.






Suas mais impressionantes vitórias foram conseguidas em Mônaco.




Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha; é, também, a capital da comarca de Barcelonês e da província de Barcelona.
É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Possui uma população de cerca de 1.621.537 habitantes e uma área de 101,4 km².
A área urbana de Barcelona, porém, se estende além dos limites administrativos da cidade e abriga uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes em uma área de 803 km²1 , sendo a sexta área urbana mais populosa na União Europeia, após Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Barcelona.
É a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo. É a parte principal de uma união de cidades e municípios adjacentes chamada Área Metropolitana de Barcelona, com uma população de 3 186 461 habitantes em uma área de 636 km² (densidade de 5 010 habitantes por km²).
Barcelona está localizada na costa do Mediterrâneo, entre a foz do Rio Llobregat e a foz do Rio Besòs, sendo limitada a oeste pela Serra de Collserola (512 metros de altitude).
Em Barcelona, se encontram as instituições mais importantes do governo da Catalunha: a Generalidade da Catalunha (governo autônomo) e o parlamento autônomo.
Barcelona foi, historicamente, uma cidade muito ligada à indústria. Foi a primeira cidade em Espanha a acolher a Revolução Industrial e, apesar de ter tido algumas crises econômicas, é hoje o maior centro industrial do país.

O porto de Barcelona converteu-se, nos últimos anos, no mais importante do Mediterrâneo em tonelagem de mercadorias e contentores. Também é o primeiro porto mediterrânico em número de cruzeiros que fazem escala na cidade.

Importante centro de cultura, economia e política, Barcelona é uma referência não só dentro de Espanha como também no contexto da União Europeia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barcelona


O Barcelona Futebol Clube é um dos maiores clubes do futebol mundial.

Valência é a capital e a mais populosa cidade da Comunidade Valenciana e a terceira mais populosa da Espanha, com 800.666 habitantes no município e 1.738.690 habitantes na área metropolitana (dados de 2008 do Instituto Nacional de Estatística).
Localiza-se na costa do Mediterrâneo, no leste do país. Tem uma área de 134,65 km² e densidade populacional de 6002,4 hab/km².
É uma cidade muito antiga, sendo referenciada já no século II a.C., e foi fundada em 138 a.C. Com uma longa história, diversos museus, tradições populares como as Fallas e a proximidade ao Mar Mediterrâneo, é uma das cidades mais conhecidas e visitadas em Espanha.
O crescimento econômico e demográfico resultantes dos movimentos migratórios estabelecidos no interior da província fez com que a cidade se expandisse, absorvendo pequenos núcleos de população, gerando distritos ocupados pelas classes média e operária.
Nesta época são abertas amplas avenidas como a Gran Via de Fernando, o Católico, o Passeio do Mar e nesta altura surge também a zona residencial universitária.
No início do século XX Valência era uma cidade industrializada. A seda desaparecera, mas havia produção de peles e couro, madeira, metalurgia e produtos alimentares, estes últimos com vertente exportadora, em particular de vinhos e citrinos.
Predominava a pequena empresa, mas cada vez mais se inseria a mecanização e as grandes empresas.
A melhor expressão desta dinâmica eram as exposições regionais, em particular a de 1909, feita junto à Albereda (Alameda), onde se mostravam os avanços da agricultura e da indústria.
Entre os edifícios mais importantes da época destacam-se os de estilo modernista, como por exemplo a Estació del Nord (Estação do Norte) e os mercados Central e de Colombo.
Valência, também conhecida como la ciudad de las flores (a cidade das flores), conta com muitos parques e zonas ajardinadas, por exemplo o Jardín Botânico, o Parque del Oeste, os Jardines del Real (mais conhecidos como Jardines Viveros) e o Jardín de Turia (conhecido como el Rio) de mais de 6,5 km de espaços verdes. No entanto, só dispõe de 5,3 m² de área verde por habitante, uma das médias mais baixas das grandes cidades espanholas.
Cerca 90% das vias da cidade dispõem de áreas ajardinadas.
O Jardim de Túria, situado no leito do rio Túria foi construído quando se desviou o rio do seu curso natural, e se reutilizou o seu espaço como área lúdica de mais de 6,5 km de comprimento, e é o maior parque da cidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Val%C3%AAncia_(Espanha)

Cartagena é um cidade espanhola e uma grande base naval localizada na Região de Múrcia , pela costa do Mediterrâneo , sudeste de Espanha.Tem uma população de 218.210 habitantes.
Cartagena foi fundada por volta de 227 aC durante a conquista fenícia. 
A cidade viveu seu auge durante o Império Romano , quando era conhecida como Carthago Nova (Nova Cartago) e Spartaria Carthago , capital da província de Carthaginensis .
Foi uma das cidades importantes durante a invasão omíada da Hispania , sob seu nome árabe de Qartayannat al-Halfa.
A confluência de civilizações, bem como seu porto estratégico, junto a ascensão da indústria de mineração local se manifesta por uma herança artística única, com um número de monumentos como o Teatro Romano , o segundo maior da Península Ibérica depois de Mérida .


Graças à sua posição estratégica no Mediterrâneo, Cartagena foi habitada por muitas culturas diferentes, que deixaram sua marca na sua rica herança cultural durante uma história gloriosa e turbulenta.

O "Cartagena, Porto de Culturas", foi criado para permitir aos visitantes desfrutar de uma grande variedade de atividades e visitas, descobrindo a riqueza cultural e rica história da cidade. 


http://en.wikipedia.org/wiki/Cartagena,_Spain

Lisboa, a capital e a maior e mais importante cidade de Portugal. Considerada uma cidade global Alfa-3 , Lisboa é também a capital do Distrito e da Área Metropolitana de mesmo nome.
É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Lisboa possuía, em 2011, uma população de 547.631 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², abrigando quase 2,9 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país.
A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal, mas com a peculiaridade da sua economia se concentrar, sobretudo, em serviços . 
O município faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com a Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos municípios da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Os principais meios de transporte na cidade são o Metropolitano de Lisboa e os autocarros e elétricos da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros, provenientes dos municípios periféricos.
Estes carros entram na cidade pela CRIL, pela CREL, a Ponte 25 de Abril, a Ponte Vasco da Gama e outros meios rodoviários importantes à capital.
Lisboa possui inúmeras atrações turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente.
Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projetos de novas sedes à beira rio. Considerada a "Capital do Mundo Lusófono", Lisboa abriga ainda a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A gastronomia de Lisboa está influenciada pela sua proximidade do mar. Especialidades tipicamente lisboetas são as pataniscas de bacalhau e os peixinhos da horta. Também se pode desfrutar das saborosas sardinhas (principalmente nas épocas festivas, como no Santo António). O famoso Bife à Café, é outro "ex-libris" alimentar da capital.
O doce mais famoso de Lisboa, é o Pastel de Nata, cujos mais famosos são os de Belém, que são feitos numa antiga fabrica na Freguesia de Belém. Reza a lenda, que há mais de 500 anos, uma cozinheira, não tinha ingredientes suficientes para fazer um doce, e que resolveu inventar, ai nasceram os Pastéis de Belém.
Foram fabricados durante anos no Mosteiro dos Jeronimos, em Belém, só há poucos anos é que mudaram o seu local de fabricação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lisboa


O Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica, sede do município homónimo com 41,66 km² de área, tendo uma população de 237.584 habitantes (2011).

A cidade é considerada uma cidade global gama, sendo a capital do Distrito de Porto, da Área Metropolitana do Porto e da região estatística do Norte, sub-região do Grande Porto.
A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano, conta com cerca de 1.286.276 habitantes, o que a torna a maior do noroeste peninsular e a segunda maior de Portugal, após a Grande Lisboa.
A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense.
É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e por um dos seus clubes de futebol, o Futebol Clube do Porto.
As relações econômicas do Porto com o vale do Douro estão bem documentadas desde a Idade Média. Nozes, frutos secos e azeite sustentaram um próspero comércio entre o Porto e a região. Do Porto, estes produtos eram exportados para mercados externos no Velho e no Novo Mundo.
No entanto, o grande impulso ao desenvolvimento das relações comerciais inter-regionais veio da agro-indústria do Vinho do Porto.
Esta atividade desenvolveu decididamente a relação de complementaridade entre o grande centro urbano do litoral e esta região de enorme potencial agrícola, particularmente vocacionada para a produção de vinhos fortificados de grande qualidade.
O desenvolvimento do Porto esteve sempre intimamente ligado com a margem sul do Douro, Vila Nova de Gaia, até 1834 parte integrante do seu termo, onde se estabeleceram as caves para envelhecimento dos vinhos finos do Alto Douro. 
O Porto sempre rivalizou com Lisboa ao nível econômico. A abastada classe de industriais da região criou, logo em meados do século XIX, a poderosa Associação Industrial Portuense, hoje Associação Empresarial de Portugal.
A antiga Bolsa do Porto foi transformada na maior Bolsa de Derivados de Portugal, tendo-se fundido com a Bolsa de Lisboa criando a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto. Em 2002, a BVLP acabou por se integrar na Euronext, em conjunto com bolsas da Bélgica, França, Países Baixos e Reino Unido.
O edifício que albergou durante muito tempo a bolsa, o Palácio da Bolsa, sede da Associação Comercial do Porto, é hoje uma das principais atrações turísticas da cidade.
O Porto e a região Norte constituem a região onde se situam a maioria das pequenas e médias empresas e onde se situam as regiões agrícolas mais produtivas e também a que mais contribui para as exportações nacionais, sendo a única região que exporta mais do que importa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto


San Sebastián é uma cidade 
localizada no norte de Espanha , no País Basco , na costa do Golfo da Biscaia e 20 km da fronteira com a França.


A cidade é a capital de Gipuzkoa, na comunidade autônoma do País Basco.  A população do município é de 186.122 (2011), e sua área metropolitana chega a 436.500 (2010).
Os moradores chamam donostiarras , em espanhol  e donostiarrak , em basco .



As principais atividades econômicas são o comércio e o turismo, sendo um dos destinos turísticos mais famosos em Espanha. 




Apesar da pequena dimensão da cidade, eventos internacionais, como a Sebastián Festival Internacional de Cinema de San deram-lhe uma dimensão internacional.




San Sebastián, junto com Wrocław , Polônia , será a Capital Europeia da Cultura em 2016. 

San Sebastián e sua área circundante é o lar de uma grande concentração de restaurantes ostentam estrelas Michelin, ou seja, Arzak (San Sebastián), Berasategi (Lasarte), Akelarre (distrito Igeldo) e Mugaritz ( Errenteria ),para mencionar apenas alguns. 


Somando-se estes cozinhar destaques, a cidade dispõe de petiscos semelhantes a tapas chamados de pintxos , que podem ser encontrados nos bares do Bairro Antigo.

É também o local de nascimento de sociedades gastronômicas bascos , com a mais antiga menção registrada em 1870.
http://en.wikipedia.org/wiki/San_Sebasti%C3%A1n

Le Havre é cidade francesa na região administrativa da Alta Normandia, no departamento Seine-Maritime.
Estende-se por uma área de 46,95 km², com 179.751 habitantes, segundo os censos de 2007, com uma densidade 3.829 hab/km².
Seus habitantes são chamados de Havrais e Havraises em francês.


Em 2005 a UNESCO listou o centro da cidade de Le Havre, reconstruído por Auguste Perret como Patrimônio Mundial da Humanidade.
A cidade portuária de Le Havre sofrou danos catastróficos durante a Segunda Guerra Mundial. Assim como muitas cidades costeiras francesas, o porto foi ocupado pelos alemães no começo da década de 1940. Milhares de residentes foram evacuados para os campos de refugiados nas áreas britanizadas ou para cidades vizinhas.
Le Havre continuou a funcionar mesmo durante a guerra. Grande parte da população optava a fugir a pé, de bicicleta ou carroça, somente retornando depois de horas dos bombardeios das Forças Aliadas.
A destruição de Le Havre atingiu seu ápice durante a Batalha da Normandia no verão de 1944. Durante os dias 5 e 6 de setembro daquele ano, os Aliados começaram a tomar de assalto a fim de liberar a cidade da ocupação alemã. A maioria das 132 bombas que atingiram a cidade durante o período de guerra foram apelidadas de "tempestade de aço e fogo".
A cidade foi finalmente liberada da ocupação alemã em 12 de setembro de 1944.
Le Havre, o segundo maior porto da França sofreu os maiores danos do país. Mais de 90% da cidade foi deixado em ruínas; todos os prédios públicos no centro administrativo incluindo a bolsa de valores, a prefeitura e os correios foram destruídos, bem como todas as igrejas, os dois hospitais, escolas e lojas.
O porto foi deixado inutilizado devido a fragmentos que bloquearam os canais e o acesso às docas. Logo depois, mais bombas deixaram a cidade completamente destruída. A distribuição de água da cidade foi obliterada pelas bombas da RAF,o que impossibilitava a tarefa de apagar o fogo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Havre

Brighton é a parte mais importante da cidade de Brighton e Hove (formados a partir das cidades da antiga Brighton, Hove, Portslade e várias outras aldeias), em East Sussex, no Reino Unido na costa sul da Inglaterra.
Para efeitos administrativos, Brighton e Hove não faz parte do condado não-metropolitano de East Sussex, mas continua a fazer parte do cerimonial do condado de East Sussex.
O antigo povoado de Brighthelmston data de antes do Livro de Domesday (1086), mas emergiu como estância de saúde durante o século XVIII e tornou-se um destino turístico após a chegada da ferrovia em 1841.
Brighton experimentou um rápido crescimento populacional atingindo um pico de mais de 160.000 em 1961. A moderna Brighton faz parte de uma aglomeração se estende ao longo da costa, com uma população de cerca de 480 mil.
Oito milhões de turistas por ano visitam Brighton. A cidade também tem uma importante conferência de negócios da indústria de hotelaria, regularmente o Partido Liberal Democrata, ocasionalmente o Partido Trabalhista, e sindicatos e conferências anuais do Partido Conservador.
Brighton têm duas universidades e uma escola médica.

Brighton tem uma alta densidade de empresas envolvidas na comunicação social, particularmente digital ou "nova mídia", e desde 1990 tem sido referido como "praia do silício". De acordo com o índice de criatividade Boho uma pesquisa na Grã-Bretanha desenvolvida pelos Estados Unidos sobre regeneração econômica pelo especialista Richard Florida, Brighton e Hove ocupa a sexta colocação entre 66 cidades britânicas, quando medidos três critérios em relação ao seu índice. Flórida declara que o índice mede o recurso das cidades para a "nova classe criativa", e é um indicador de saúde da cidade.


A American Express tem planos para construir uma nova sede na John Street, por trás de sua sede atual na Edward Street. Ela emprega cerca de 3000 pessoas, e é o maior empregador privado da cidade.
"The Lanes" formam uma zona de lazer e área residencial, perto do mar, caracterizada por vielas estreitas seguindo o padrão de rua da vila pesqueira original.
Lanes contém predominantemente lojas de roupas, joalherias, lojas de antiguidades, restaurantes e pubs. North Laine é uma área de trabalho, lazer e área residencial imediatamente ao norte das pistas. Seu nome deriva do anglo-saxão "Laine", que significa "campo". North Laine contém uma mistura de empresas dominadas por cafés, lojas independentes e de vanguarda, e teatros.
Churchill Square é um centro comercial com uma área de 43 663 m² e mais de 80 lojas, vários restaurantes e 1600 lugares de estacionamento automóvel. Foi construído na década de 1960 como uma feira ao ar livre, multi-nível pedonal, o centro comercial, foi reconstruído e ampliado em 1998 e já não mais ao ar livre. Entre outras áreas de varejo podemos incluir Western Road e a London Road.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brighton


Dublin é a capital e maior cidade da República da Irlanda.
Localiza-se na costa oriental da ilha, na província de Leinster. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs).
Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste.
Encontra-se na foz do rio Liffey, na baía de Dublin. Tem uma população de 505.739 habitantes na cidade e sua área metropolitana tem 1.661.185 habitantes.
Foi fundada pelos vikings que a dominaram até 1170.
Provavelmente a mais famosa indústria é a destilaria: a Guinness tem sido destilada, em St. James's Gate Brewery desde 1759.
Durante os anos do Tigre Celta, em finais da década de 1990, um grande número de empresas de tecnologia da informação e da indústria farmacêutica, foram se estabelecendo em Dublin e nos seus subúrbios, e grande volume da indústria de informática, leva a que lhe chamem o Silicon Valley da Europa.
A Microsoft Operations Center EMOA está localizada no Estado Sandyford Industrial, no sul da cidade, e o Google e Amazon estabeleceram bases operacionais na cidade. Intel e Hewlett-Packard possuem grandes instalações fabris em Leixlip no Condado de Kildare, a oeste de Dublin. O Google, Yahoo!, Facebook, eBay e PayPal têm os seus hubs europeus em Dublin.
A capital irlandesa tem uma vasta rede de vias rodoviárias, beneficiando também de acessos ferroviários. Na cidade, existem autocarros e metro que possibilitam uma fácil deslocação pela cidade. Por mar, Dublin usufrui de um porto e de um aeroporto.

Dublin é o principal centro de ensino na Irlanda, com três universidades e várias outras instituições de ensino superior. Há 20 institutos de nível terciário na cidade.
A Universidade de Dublin é a mais antiga universidade na Irlanda que data do século XVI.
O seu único colégio constituinte, o Trinity College, foi criado por Carta Real pela rainha Isabel I de Inglaterra e foi fechado aos Católicos Romanos até à Emancipação Católica, e em seguida, até 1970. Está situado no centro da cidade, no Colégio Verde, e tem 15.000 alunos, a maioria dos quais são católicos.
A Universidade Nacional da Irlanda (NUI) tem a sua sede em Dublin, que também está associado à localização do University College Dublin (UCD), a maior universidade da Irlanda, embora esteja situada em Dun Laoghaire-Rathdown, junto à fronteira da cidade.
Dublin City University (DCU) é a mais recente universidade e é especializada em negócios, engenharia, ciência e cursos, em especial com relevância para a indústria. O Royal College of Surgeons, na Irlanda (RCSI) é uma escola médica que é uma faculdade reconhecida da NUI, e está situada em St. Stephen's Green, no centro da cidade. A Universidade Nacional da Irlanda, Maynooth, outra constituinte da universidade NUI, está no vizinho Co. Kildare, cerca de 25 km do centro da cidade.
Os irlandeses da administração pública e gestão têm a sua sede em Dublin, o Instituto de Administração Pública oferece um leque de graduação e pós-graduação através da Universidade Nacional da Irlanda e em alguns casos, da Queen's University Belfast.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dublin






Roterdã é a segunda maior e mais importante cidade dos Países Baixos, ficando atrás somente da capital, Amsterdã. Sede do maior porto marítimo da Europa possuí cerca de 617.347 habitantes (dados de 2012).
Está situada às margens do rio Nieuwe Maas e é a capital da província da Holanda do Sul.
O nome "Rotterdam" é derivado de uma represa em um pequeno rio, o Rotte, que se junta ao Nieuwe Maas no local onde a cidade foi fundada.
É uma das cidades holandesas com uma arquitetura mais moderna, apresentando diversas construções famosas como é o caso das casas cúbicas.
Roterdã destacou-se como notável centro de transporte marítimo no final do século XVII, durante o período conhecido como a Idade de Ouro neerlandesa.
A cidade, que se beneficiou de todo o tráfego marítimo associado ao comércio das Índias Orientais Neerlandesas, ampliou suas instalações portuárias e estendeu-se ao longo do rio Nieuwe Maas.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Roterd%C3%A3o


Stavanger é uma cidade da Noruega, com 71 km² de área e 115.157 habitantes (estimativa 2006), com 181.300 em sua área metropolitana.
Historicamente é uma cidade pesqueira e industrial, uma vez que a partir da década de 1970 tornou-se a 'capital norueguesa do petróleo' e as atividades relacionadas à extração no mesmo no Mar do Norte tornou-se o principal setor econômico da cidade.
Graças ao extrativismo mineral, Stavanger é a cidade com menor índice de desemprego em toda a Europa e sede do Museu Norueguês do Petróleo.





Na cidade localiza-se, também, a mais antiga catedral do país(Stavanger Domkirke). Em maio ocorre anualmente o MaiJazz, um festival de jazz de grande repercussão nacional, em 2008.
Stavanger foi junto a Liverpool, no Reino Unido, a Capital Européia da Cultura de 2008.
Sua universidade,Universitetet i Stavanger, possui 9.000 estudantes.
Instalações militares nacionais e internacionais estão localizadas em Stavanger, entre estes é NATO 's Joint Warfare Center . Outros estabelecimentos internacionais e agências locais, especialmente de empresas de gás e petróleo, contribuir ainda mais para uma população estrangeira significativa na cidade.
Imigrantes compõem 11,3% da população de Stavanger. Stavanger tem desde o início de 2000 sempre teve uma taxa de desemprego significativamente inferior à média norueguesa e europeia. Em 2011, a taxa de desemprego era inferior a 2%.
 A cidade também está entre aqueles que várias listas freqüentes de cidades caras do mundo, e Stavanger mesmo foi classificada como a cidade mais cara do mundo por alguns índices. 

Stavanger é servida pelo aeroporto internacional de Stavanger, Sola , que oferece voos para cidades da maioria dos principais países europeus, bem como um número limitado de voos intercontinentais fretados. O aeroporto foi nomeado aeroporto regional europeia mais pontual por flightstats.com em 2010.

http://en.wikipedia.org/wiki/Stavanger





Fontes : além das já citadas
















Nenhum comentário:

Postar um comentário