quinta-feira, 16 de maio de 2013

São Paulo para quem gosta de comer e beber bem II

Continuando o nosso giro gastronômico por São Paulo, iniciado na matéria anterior.

Jardineira Grill.

Antes do "boom" da agitação que marcou a Vila Olimpia e Itaim nos anos 90, a Jardineira já estava presente sendo um marco no ressurgimento da história do bairro.
Os anos passaram e a Jardineira desde sua inauguração permanece com a proposta de oferecer sabor e complexidade, modelo até então não encontrado em outros restaurantes em São Paulo. 

Um marco na gastronomia paulista. Pois o pioneirismo em atrelar a culinária interiorana dos pampas por excelência na marca única da carne às peculiaridades do litoral em seus muitos pescados, muquecas, e frutos do mar marcaram a cidade e entornos levando progressivamente o nome Jardineira Grill aos mais distantes rincões mundo afora.
São muitos os clientes que hoje tem por hábito a frequência em nossa casa. De famílias que nos visitam a três gerações, passando por figuras do cenário pop, atletas, turistas dada a proximidade com congonhas, a chefes de estado do G8. 


Ofertar o melhor desde nossas entradas tendo o muslito e o pão de queijo por destaques em meio à nossos clientes chegando à nossas exclusivas e marcantes delícias adocicadas para fechar a refeição.
Sem esquecer das múltiplas opções que reserva exclusivamente a nossos frequentadores a mesa de antepastos amparada por 44 saborosas exóticas e nobres porções de saladas, peixes, servidos como sashimi ou cozidos e até defumados, legumes e saladas receitas Jardineira Grill assinados por nossa chef. ou ainda nossas carnes nobres grelhadas e temperadas no ponto mais saboroso ao paladar. 


Fica fácil saber quando se está próximo da Jardineira Grill, uma vez na Bandeirantes sentido Marginal Pinheiros estamos no centro de um oásis de belas árvores em meio à paisagem tipicamente concreta de nossa capital. O número 1001 nos acompanha abaixo da marca única de nossos telhados.


Missão

Fidelizar, treinar, ter os melhores produtos e inovar sempre. 

Política de qualidade

Não medir esforços no processo de melhoria contínua da qualidade de nossos produtos e serviços.



Jardineira Grill

Av. dos Bandeirantes, 1001 – Vila Olímpia – (11) 3048-0299



Um dos estilos preferidos para degustação de carnes no Brasil é o rodízio – uma experiência gastronômica original e deliciosa. O sistema encanta porque oferece, a um valor fixo, uma grande variedade de diferentes cortes de carne – bovina, suína, de cordeiro, de aves, além de peixes, que podem ser servidos diretamente do espeto, feitos na grelha ou na chapa.
Nosso serviço personalizado visa servir o cliente da maneira mais individual e satisfatória possível. Utilizamos produtos cuidadosamente selecionados, importados e qualificados pelo Ministério da Agricultura, pela Vigilância Sanitária e ainda por um rigoroso processo interno de controle de Qualidade e Segurança de Alimentos.
O rodízio inclui visitas ilimitadas ao nosso variado buffet, que possui uma grande diversidade de saladas, frios, antepastos e pratos quentes, incluindo especialidades vegetarianas. Destaque também para os acompanhamentos, que são servidos ao gosto do cliente.
Buffet
O buffet, rico em cores, aromas e sabores, conta com antepastos, frios, queijos, saladas, acompanhamentos diversos, além de receitas elaboradas à base de frutos do mar, carnes e aves.
Bebidas
Além de opções básicas, como chopes e refrigerantes, temos sucos naturais de sabores variados e exóticos. Os vinhos são uma experiência à parte. Drinques nacionais e importados, caipivodkas e caipirinhas genuínas também encantam brasileiros e turistas, que se deliciam degustando nossas misturas.
Adega
A adega climatizada da Jardineira Grill tem uma variedade enorme de vinhos: são mais de 200 rótulos com qualidade única. Abastecida por mais de 1.200 garrafas, atende aos paladares mais exigentes.
American Bar
Um lounge agradável para o aperitivo que antecede a refeição.
Após as 18 horas, tem início o Piano Bar, com jazzistas renomados.
Ambientes
A Jardineira Grill fica localizada em uma das áreas mais belas de São Paulo. Além de ser uma grande referência gastronômica da cidade.

http://www.jardineiragrill.com.br/




A maravilhosa cozinha portuguesa


Tasca da Esquina, sabores portugueses inéditos em São Paulo



Com o mesmo conceito da Tasca da Esquina Lisboa - “Queremos que se sinta bem, perto de nós!”, a equipe liderada pelo chef Vitor Sobral abriu as portas da Tasca da Esquina nos Jardins, bairro paulistano de muita tradição gastronômica.
Vitor frequenta o Brasil há mais de 15 anos e considera-se um grande apaixonado pelo país, valorizando por demais a troca de experiências, bem como a amizade que desenvolveu com chefs e cozinheiros brasileiros.
Vitor concebeu um ambiente bem descontraído e alia o estilo de cozinha bem cuidada e simples a produtos de qualidade, sempre com maestria na confecção.
Os petiscos, preparados com todo o carinho, também têm ênfase especial no cardápio. O conceito informal da Tasca da Esquina São Paulo é equivalente ao da matriz em Lisboa. É importante ressaltar que a equipe de chefs dá atenção a todos os detalhes, desde a escolha das matérias-primas, algumas importadas de Portugal, assim como aos utensílios, como porcelanas, taças e talheres.
A Tasca da Esquina São Paulo ainda reservou um espaço em que o cliente pode almoçar na companhia dos chefs e jantar na descontração do momento e, pontualmente, assistir a aulas de gastronomia.
Este espaço, bem próximo da cozinha, tem a finalidade de proporcionar um contato mais íntimo entre criação e degustação. Os chefs estarão sempre ao alcance para uma simples conversa e proporcionar uma empatia visual do dia a dia de uma cozinha.
Comer e Beber – Na Tasca da Esquina a equipe do chef apresenta uma cozinha de autor tão autêntica, que os mais atentos conseguem, através dos sabores, identificar um pouco, ou um tanto, da personalidade do chef.
O Espaço - Assinado pela arquiteta portuguesa Paula Moura, a linha é a mesma adotada em Lisboa e a finalidade do local é muito precisa: fazer com que todos os visitantes se sintam em casa. Como ponto de destaque no espaço, os chefs da equipe de Vítor Sobral confeccionam os pratos bem à vista de todos, atrás do balcão, à entrada do restaurante.
Cuidado com o vinho – Os vinhos nacionais e internacionais da Carta foram criteriosamente selecionados pelo sommelier português e responsável pelo salão Norberto Moutinho. Na Tasca, uma grande porcentagem dos vinhos é vendida em taças e cada um é tão cuidadosamente tratado que o cliente sentirá que a garrafa foi aberta só para ele.

Os menus da Tasca da Esquina
A nossa proposta atualizada para o ano 2013 é composta cartas renovadas, tal com se segue:
Hoje Há Dia é a sugestão diária da Tasca da Esquina e inclui uma entrada e um “prato do dia” no horário do almoço. Nestas listas temos uma grande variedade de petiscos confeccionados pelos nossos talentosos Chefes. A novidade das nossas cartas são os menus de degustação denominados “fique nas mãos do Chefe”, em que a ideia é surpreendê-lo com as nossas iguarias. O cliente desconhece o menu que varia diariamente. Qualquer que seja a sua escolha, será sempre a acertada.
Há Lá Carta é o menu fixo. Apenas alguns pratos serão alterados sazonalmente. Nele pode encontrar os pratos clássicos da nossa equipa, deliciosas sobremesas e, para picar, os melhores queijos, enchidos e fumados nacionais. Neste menu pode ter a certeza de vir sempre comer aquele prato que já conhece.
Por fim a nossa carta de sobremesas e especiais para sobremesas.
Aqui Bebe-se (atualizada e com novidades!) é a nossa carta de vinhos. Disponibiliza uma selecção cuidada de vinhos nacionais e internacionais. Qualquer um pode ser servido a copo e assim acompanhar a degustação dos diversos petiscos propostos.


Tasca da Esquina São Paulo na visão do chef Vitor Sobral
“Grande parte das pessoas não faz o que gosta. Considero-me uma pessoa feliz por muito cedo descobrir a minha vocação e ter conseguido atingir os objetivos profissionais que pretendia. Tive o privilégio por desde o início de minha carreira viajar profissionalmente e, então retirar influências e conhecimentos que foram definindo a minha matriz na cozinha, em especial as oportunidades de visitar muitas regiões do Brasil que receberam a influência portuguesa e de todas as outras culturas que miscigenaram o país.
Portugal tem uma cozinha regional fantástica e influenciou várias gastronomias que por si próprias tiveram uma grande evolução. A riqueza de países como o Brasil, Angola, Moçambique, ou mesmo Macau, entre outros, são uma fonte de inspiração inesgotável para um profissional da cozinha.
Nunca me tinha verdadeiramente apercebido da forma como fui influenciado pelo Brasil até alguns anos atrás.
Analisando os títulos das minhas criações, constato que comecei a usar fruta nas guarnições, confecções, ligação dos molhos e suas composições, de uma forma constante com produtos que conheci no Brasil. As farofas surgiram naturalmente, de farinha de mandioca, pão de trigo, broa de milho.
Ao viajar pelo interior do Brasil, tive oportunidade de conhecer a cozinha regional e me apaixonar por matérias prima como o bacuri, a mandioca, o palmito fresco, a mandioquinha, o jambu e muitos outros. Resumindo, hoje, tudo isto faz parte da minha cozinha.
A Tasca da Esquina em São Paulo é o reflexo de toda a minha experiência como cozinheiro associada aos meus parceiros restauranters brasileiros.
Sempre ambicionei ter um restaurante no Brasil e aprendi que é necessário ter as parcerias certas e um conceito de sucesso.
O prolongamento da Tasca da Esquina de Lisboa para a cidade de São Paulo é a mistura do que há de melhor das duas culturas e dar a conhecer um Portugal atual.”


LOCALIZAÇÃO:
Alameda Itu, 225
Jardins • 01421-000 • São Paulo

RESERVAS
E-mail: reservas@tascadaesquina.com.br
T: 55 11 3262-0033 / 3141-1149.
http://www.tascadaesquina.com/SP/



A cozinha alemã



Charmoso Chalé, o restaurante Konstanz é um misto de choperia e restaurante alemão. Localizado em Moema, desde 1981 é aclamado com uns dos melhores no gênero.
O Konstanz passou no ano de 2005 por uma reestruturação completa, entraram novos donos, e vem ganhando mais clientes, atraindo o público brasileiro, que gosta de conhecer a culinária de outros países e bebericar um excelente chopp, além dos imigrantes e descendentes, público já cativo do Konstanz.
O Restaurante & Choperia tomou emprestado o nome da cidadezinha turística situada na fronteira da Suíça com Alemanha, engenhosamente foi reproduzido no ambiente do Konstanz esta referencia geográfica, temos o lado germânico com o pé direito alto, toalhas xadrezas, o local mais descontraído e no lado suíço temos toalhas verdes, forro baixo, dando um tom mais intimista, o cliente pode escolher se sentar no lado alemão ou suíço, cuja fronteira é exatamente o bar da casa, que reúne excelentes aperitivos.
A cozinha, sempre muito elogiada pelos clientes e pelos críticos gastronômicos está conectada com a evolução da cozinha Alemã e Internacional sempre desenvolvendo e produzindo receitas supervisionadas por nutricionistas para que seja atingido um alto padrão de qualidade e higiene.
Ao som de música alemã, jazz ou bossa nova, é o lugar perfeito para se saborear as deliciosas especialidades e seu chopp Brahma Pilsen (claro), Ashbyl (escuro), ou variedade de cervejas alemãs.
O Chopp no Konstanz é tratado como líquido mais precioso do planeta, assim que os barris chegam são colocados em câmara frigorífica onde descansam a 5ºC até serem utilizados.
Nossas Chopeiras são quinzenalmente higienizadas fator crucial para a qualidade do produto, antes de chegar ao copo, o precioso liquido passa por dois conjuntos de serpentinas para que alcance a temperatura ideal, sempre bem tirado por nossos chopeiros que possuem vários anos de experiência. Conhecido como Chopp Elegante é considerado como um dos melhores de São Paulo.
Ao entrar no Konstanz, prepare-se para um verdadeiro banquete alemão. A comida é farta e bem servida e você pode ter a referência do melhor da cozinha alemã. Inicie com Hackepeter, canapés de carne crua condimentada e cebola picada, porção para 2 pessoas ou os inigualáveis bolinho de cerveja.
Entre as especialidades, está o Schlachtplatte, também conhecido como Chucrute Garni (Joelho de Porco, Kasseler, Salsichão, Salsichas, Lingüiça Branca, Batatas Cozidas, Chucrute) para duas pessoas. Ou Ente a La Konstanz Mit Rotkohl, Salzkartoffeln und Püre (Pato à Konstanz com molho agridoce à base de laranja, repolho Roxo e Batatas Cozidas).
Outra opção se a mesa estiver cheia e a idéia é um prato mais descontraído é o Konstanzwurstbier (Diversos Tipos de Salsichas preparadas à mesa com Cerveja, Steinhager e Zimbro, que serve 2 pessoas). A dica é saboreá-lo acompanhado das cervejas Warsteiner, Erdinger, HB ou as excelentes Eisenbahn de Blumenau muito apreciadas pelos admiradores da bebida.











KONSTANZ - A Cidade
Situada na região de Bodensee, Konstanz é uma cidade turística da fronteira suíço-alemã, pertencente ao Estado Federal Baden- Württemberg, Alemanha.




Avenida Aratãs, 713- Moema - São Paulo.
 Tel. 11 5543-4813 / 5041-0969

http://www.konstanz.com.br/restaurante.asp

Inspirado nos livros de receitas das mães, avós, tias e sogras, o restaurante Dalva e Dito, do chef Alex Atala, evoca uma cozinha brasileira afetiva servida em um cenário que mescla o rústico e o moderno em São Paulo.
Aberta em 2009, a casa é a realização de um sonho antigo do chef de oferecer a cozinha brasileira dentro de um padrão internacional, preparada com a aprimorada técnica da baixa temperatura, mas sem perder o charme e os sabores de nosso receituário mais tradicional e trivial.

Almoço Executivo - De segunda a sexta-feira
Salada Dalva e Dito: folhas verdes, tomate, palmito e cebola e cenoura
Divirta-se com:
Galeto de televisão,
Filé mignon,
Pernil de porco,
Costelinha suína ou
Peixe do dia crocante
Arroz branco, feijão do dia gordo e magro, batatas crocantes, couve manteiga e farofa.

Para começar...
Saladinha da Dalva
A saladinha do dia-a-dia com alface, tomate, cebola, palmito, cenoura, rabanete e ovo caipira cozido.
Salada de palmito
Pedaços de palmito rústico cru e cozido, abacaxi em pedaços, camarão marinado, ervas e creme de leite com canela.
Salada verde
Mix de folhas com tomate-caqui em vinagrete de laranja e manjericão, azeitonas e croûton de alho e ervas.
Ostras de Santa Catarina, servidas com limão e sal. ½ dúzia
Salada de rúcula com parmesão, mel e gengibre
A dona Dalva roubou essa receita do D.O.M.

Da terra e do ar...
Arroz vermelho do sertão com espeto de queijo coalho e legumes assados
O arroz típico de povos ribeirinhos ao lado do nosso queijo tostado com a elegância dos legumes.
Porco na lata com purê de batata e pequi
Costela e paleta de leitão, confitados e combinados com o exótico pequi do cerrado brasileiro.
Rabada com agrião, canjiquinha, arroz branco e pirão
Clássica contribuição mineira ao nosso inverno.
Galeto de televisão com risoto caseiro
Franguinho corado e macio como só a nossa televisão de cachorro consegue fazer. Para 1 pessoa ou para 2 pessoas.
Carne-de-sol com mandioca cozida e manteiga de garrafa
Com direito aos segredos da família Oliveira (do Mocotó).
Pimentão vermelho recheado e assado com picanha na ponta da faca
Todas as mães fazem, perca seus preconceitos.
O vermelho, sem a pele, é para melhorar a digestão.



Lombo de porco com laranja e tropeirinho mineiro
A receita de sempre, porém aqui úmido e macio.
Picanha gaúcha com farofa
300 g do mais nobre corte nacional, servido como um espeto corrido e a nossa onipresente farofinha.
Filé mignon acebolado, arroz branco e ovo frito.



Precisa mais?
Bife à milanesa com salada de batata
Generoso e crocante, contrastando com a maciez e o geladinho da salada de batata.
Lombo de cordeiro com batata crocante
Rosadas noisettes preparadas na tradição gaúcha com chimichurri.




Macarrão com feijão e linguiça, 
Surpreenda-se.



Das águas...
Pirarucu na chapa com vinagrete de castanha-do-Pará e ratatouille do sertão
maior peixe de rios brasileiros, provindo de criadouro sustentável, com os vegetais típicos.
Surubim com jambu, capim-santo e arroz
O pescado é acompanhado por uma erva que tem uma sensação gustativa única, descrita como elétrica.
Peixe do dia ao sal com palmito ao forno
O melhor do mercado - Tempo de preparo: 45 minutos. Para 2 pessoas.
Moqueca capixaba, arroz branco e pirão 
Leve, delicada e saborosa. Uma versão regional. Coentro opcional.
Moqueca baiana com camarão, arroz branco e pirão
Postas de peixe e camarão com dendê e leite de coco. Coentro opcional.
Abóbora assada com bobó de camarão e catupiry
Camarão VG grelhado na chapa e purê de mandioquinha
Camarões-rosa frescos com gremolata e limão.






Bacalhau do Seu Dito
A melhor qualidade do bacalhau assado com mini legumes, ovo caipira, azeitona, azeite e alecrim. Acompanha arroz branco.
Polvo crocante com risoto de brócolis e camarão.

Para matar a saudade da vovó, das tias, das mães...
Caldinho de feijão
Arroz de forno caseiro
Arroz de forno vegetariano, com tomate, ervilha e cenoura gratinada.
Palmito pupunha ao forno
Grandes ingredientes não precisam de grandes explicações.
Purê de mandioquinha
Ratatouille do sertão
Mandioquinha, maxixe, batata doce roxa, quiabo e jerimum, palmito assado, banana da terra, chuchu, cebola com um leve toque de manteiga de garrafa. Os nossos vegetais mais simples colocados no seu devido lugar.
Batatas crocantes
Fritas, rústicas e saborosas.
Salada de batata
Batatas cozidas com ovos, cebola e maionese.


Farofa mista
Purê de batata com pequi
Tradicional purê de batata com o perfume do nosso cerrado.
Tropeirinho mineiro
Mandioca gratinada com manteiga de garrafa e queijo coalho.
Feijão do dia
Ovo frito





Para adoçar a vida...
Babá à cachaça com ovos moles
Romeu e Julieta
Goiabada cascão, queijo fresco, Catupiry, creme de goiaba e sorbet de goiaba.



Tapioca doce
Depois do pastel, um hit das feiras livres de São Paulo.
Creme de papaia com catuaba
Muito melhor que com licor de cassis.

Degustação de sorvetes e sorbets de frutas brasileiras
Café, tapioca, coco, caju, umbu e papaia com pitanga, com três sabores à livre escolha. Exóticas quando deveriam ser domésticas.
Fruta da estação
Creme de chocolate e priprioca
Chocolate de altíssima qualidade com o cheiro do Pará.


Pudim de leite
Generoso, porque tenho trauma de infância.
Morangos flambados
Servidos com sorvete de canela.


Espuma de manga com sorvete de côco e calda de gengibre
Seleção de doces da fazenda com queijo fresco
Tradição, tradição, tradição.
Cafezinho
A dona Dalva também faz cafezinho
O compadre Dito oferece café, queijo e prosa

Rua Padre João Manuel, 1.115
Cerqueira César, São Paulo, SP, Brasil

Para reservas e eventos: 
tel. 55 11 3068-4444 
eventos@dalvaedito.com.br
http://www.dalvaedito.com.br/imagens/logo_dalva.png


E por falar em comida brasileira, estavam faltando as moquecas, os camarões e os outros frutos do mar.

O Bargaço iniciou o que seria o marco da comida baiana e frutos do mar no Brasil. Hoje, o restaurante possui várias filiais espalhadas pelo país. 
Além da consolidação da nossa marca, o objetivo maior do Bargaço, segundo seu idealizador, é continuar sendo um marco referencial de qualidade na gastronomia do país.
A história do Bargaço começou há 37 anos, quando o pernambucano da cidade de Limoeiro Leonel Evaristo da Rocha chegou à Bahia em 1968 para trabalhar.
Foi camelô e balconista até chegar a garçom. Na década de 70, montou seu próprio restaurante, graças ao seu ex-patrão Camafeu de Oxossi, que possuía um dos melhores restaurantes de Salvador e deu a Leonel a oportunidade de comandar a casa. Como o restaurante ia bem, conseguiu ganhar dinheiro e comprar um terreno de 720 metros quadrados na então afastada Praia de Armação, onde construiu uma casa simples com uma grande varanda.
Certa vez Camafeu foi visitá-lo. “Aqui dava um belo restaurante” disse ele, ao avistar a varanda. E assim começou o primeiro Bargaço com cinco mesas, todas elas emprestadas por Camafeu. Detalhe: Leonel tinha que usar a cozinha da sua própria casa.
O nome Bargaço surgiu do resultado de um erro de um pintor analfabeto que escreveu na placa de identificação Bargarçõ em vez de Bargaçon, por falta de dinheiro para repintar a madeira para refazer a placa, Leonel resolveu aproveitar excluindo o til. O primeiro cliente só entrou 11 dias depois. Hoje, o restaurante Bargaço é um marco referencial de qualidade na gastronomia do país.


Ostras
Lagostinha Natural
Siri Mole
Filet de Agulha
Camarão Frito
Camarão Frito (Especial)
Camarão a Dorê
Camarão Especial - KG
Camarão Gratinado
Casquinha de Siri
Casquinha de Lagosta
Coquiles Saint Jaques


A atração fica mesmo por conta das suculentas moquecas. As treze versões da iguaria aparecem fartas à mesa, ideais para duas pessoas. Todas elas vêm acompanhadas de farofa de dendê, pirão e arroz.

Camarão
Polvo
Peixe
Lagosta
Siri Mole
Mariscada (3 pessoas)
Badejo
Misto com Badejo


Misto - Camarão com Peixe
Camarão Especial
Misto Bargaço
Ostra
Siri Catado
Bacalhau






                       



Bobó de Camarão
Peixe Cozido com Verduras

Camarão ao Catupiry

Lagosta ao Thermidor

Lagosta ao Molho de Manteiga

Lagosta Especial










Peixe Grelhado
Grelhado Misto
Filet com Fritas





Peixe ao Molho de Camarão
Badejo Grelhado
Picanha Grelhada







Manzuá de Pescado Nobre





Grelhado Misto



Lagosta ao Molho de Manteiga
Salmão com Molho de Ervas
Spaghetti ao Frutos do Mar
Risoto de Polvo ou Camarão
Peixe ao Molho de Acerola
Camarão Hawai
Bacalhau ao Bargaço
Camarão na Moranga
Badejo Grelhado
Peixe Assado Inteiro


Rua Oscar Freire, 1189, São Paulo.
Tel.  55 (11) 3085-5058
http://www.restaurantebargaco.com.br/

A cozinha do Amadeus vem do mar. Rigor na escolha, respeito aos ingredientes e esmero no preparo fundamentam o trabalho da equipe, para que cada prato traduza o equilíbrio e a harmonia que existem entre a força do mar e a delicadeza de seus sabores. 
É também compromisso da família Masano, que rege a orquestra do Amadeus há mais de vinte anos, transformar sua visita à casa em um memorável momento ao redor da mesa. 
Entre, seja bem-vindo.

O Amadeus é um pedaço da família Masano. Carol e Bella, filhas do casal-proprietário, costumam brincar dizendo que têm um irmão mais novo – que a esta altura tornou-se já um adulto de vinte e poucos anos. 
Os pais, Ana Maria e Tadeu Masano, sempre adoraram reunir os amigos para longos e divertidos jantares. Nestas ocasiões recebiam várias provocações – por que não abrir um restaurante?

E eles gostavam da ideia. “Quem sabe um dia...” Este dia chegou no final do ano de 1989 e a notícia correu entre os conhecidos: os Masano ampliaram sua sala de jantar! Assim começou a história deste filho caçula do casal, fruto mais de sonho do que de planejamento. Daquele dezembro em diante, a família alterou completamente sua rotina – os pais passaram a se dedicar dia e noite à estruturação do restaurante e as meninas acabaram ganhando uma segunda casa. 
Primeiramente localizado em um casarão da rua Pamplona, após alguns anos o Amadeus se mudou para a esquina da alameda Jaú com a rua Haddock Lobo, que se transformou na “esquina do peixe” de São Paulo por excelência. 
O balcão de ostras e os cuidados especiais com a seleção de peixes e frutos do mar definiram a vocação do restaurante, num movimento encorajado pelos clientes. Desde então, o cardápio passou a ser uma vitrine dos sabores e aromas do mar e os Masano decidiram criar seu cultivo próprio de ostras e mariscos, localizado em Santa Catarina. 
Mais de vinte anos depois, a casa continua a receber a dedicação diária da família. Ana é quem sempre esteve à frente do Amadeus, ao longo de todo esse tempo, coordenando os bastidores e transitando dia e noite pelo salão. Bella, a filha caçula, já há alguns anos é a chef e responsável pelas criações do cardápio.

Tadeu, o pai, criou receitas clássicas da cozinha do restaurante, estruturou o cultivo de ostras e é o responsável pela premiada adega da casa. Carolina, a primogênita, seguiu outra vocação, mas adora ajudar no Amadeus, sendo acionada sempre que preciso para representar o clã. Também integram essa grande família os membros da equipe do Amadeus, que colaboram dia após dia para que essa história continue a ser escrita com amor e afinco.
A Chef
Bella pensou em ser médica. E, para nossa sorte, mudou de ideia. Cara de menina, a caçula da família Masano tem mesmo esse “ar” de mascote da turma. Mas que as aparências não enganem – é ela, com seu olhar atento e suas mãos talentosas, a grande responsável por imprimir sua personalidade ao mesmo tempo forte e delicada à cozinha do Amadeus já faz alguns anos. 
Bella passou boa parte de sua infância no restaurante, transitando pelo jardim, pelo salão, pelo escritório e especialmente pela cozinha. Gulosa, sempre comeu e experimentou de tudo. Certa vez, ainda criança, chegou a pedir um vidro de azeite ao Papai Noel – pedido que foi atendido com prontidão.
A chegada profissional ao Amadeus aconteceu de forma pouco consciente – e, não diferente de tudo que você possa já ter lido por aqui, foi guiada pelo coração.
Formada em Hotelaria e Turismo, ela não demorou a se aproximar mais da gastronomia, passando uma temporada na Europa e ingressando em escolas como a tradicional Le Cordon Bleu, para trazer na bagagem as técnicas e conhecimentos que aplica à sua cozinha, sempre minuciosa e salpicada de detalhes. 
Entre a entrega de uma mesa e outra, a chef circula pelo salão em busca dos comentários de seus clientes. Nesses momentos, não há dúvida de que a menina de sorriso no rosto e faixa na cabeça seja Bella.

Como reconhecimento de seu trabalho, que prima pela qualidade das matérias-primas e pelo cuidado com que os ingredientes são manuseados até chegarem à sua mesa, o Amadeus hoje coleciona prêmios.
Em 2009, foram importantes conquistas: a segunda estrela concedida pelo Guia Quatro Rodas - tornando-se o principal indicado pela publicação com especialidade em pescados no Brasil - e a sétima vitória como a Melhor Cozinha de Peixes e Frutos do Mar, em premiação organizada pela revista Veja São Paulo. A casa também acumulou dois prêmios concedidos pelo Guia da Folha, em 2009 e 2010, em edições especiais que apontaram O Melhor de São Paulo na mesma categoria. 

Ainda fazem parte do repertório de prêmios do restaurante o Award of Excellence para a Carta de Vinhos, concedido pela revista especializada Wine Spectator e conquistado pela quinta vez em 2010, e seis vitórias como melhor carta de vinhos em eleição realizada pela Prazeres da Mesa, uma das publicações brasileiras mais prestigiadas do ramo, que também já premiou Bella Masano como chef-revelação.






Bar

O momento do aperitivo é transformado em arte no Amadeus.


         

Petiscos para pequenas fomes e receitas para grandes conversas são compartilhados no jardim, onde uma simpática canoa repleta de ervas deseja as boas-vindas e
algumas mesas envolvem o emblemático Balcão de Ostras e Frutos do Mar.
Entre os destaques do cardápio estão o Plateau, que traz uma seleção de especialidades da casa, e as Ostras de Cultivo Próprio, que repousam sobre o gelo e convidam a celebrar novas e antigas amizades à mesa. 
No bar interno, onde é possível ouvir um suave piano à noite, uma grande variedade de garrafas para todos os gostos marca presença.
Aos apreciadores de vinhos, um agrado bem-vindo: o Amadeus é um dos raros lugares no Brasil a dispor de uma moderna máquina de vinhos em taça, que garante a conservação dos rótulos servidos – são mais de 16 opções, que podem ser degustadas em três diferentes tamanhos de dose. A seleção muda mensalmente, permitindo que você conheça uma maior variedade de grandes vinhos e infinitas possibilidades de harmonização com as receitas do restaurante.

Adega
Montar uma adega e uma carta de vinhos é um processo seletivo e construtivo. É Tadeu quem cuida pessoalmente desta área, elegendo os exemplares da carta e do wine bar e os parceiros para confecção dos rótulos próprios do Amadeus. 
Premiada, a carta do restaurante exibe cerca de 300 rótulos, reunindo garrafas dos quatro cantos do mundo, com diferentes cepas e variadas safras. A respeitável coleção de vinhos brancos da casa é considerada uma das maiores e melhores do país. 
Para os que preferem vinhos em taça, a galeria Amadeus exibe diariamente mais de 16 sugestões, entre brancos e tintos, que podem ser degustadas em três tamanhos de dose. A seleção muda frequentemente, para que os clientes desfrutem de uma maior diversidade de rótulos na dose certa. 
Um brinde!

Nos almoços de segunda a sexta-feira, além do cardápio à la carte, o Amadeus oferece sugestões especiais que chegam à mesa em simpáticas panelinhas de cobre ou barro. Em cartaz alguns clássicos da casa, que ganham a companhia de entradas e sobremesas sugeridas pela chef de acordo com os produtos frescos encontrados a cada dia. 

Segunda-feira: Risoto de Frutos do Mar  Terça-feira: 

Moquequinha de Peixe e Camarão.
Quarta-feira: Pescada amarela na panela de barro.
Quinta-feira : Bobó de Camarão.
Sexta-feira : Bacalhau.
Cardápio no Jantar
No cardápio, uma seleção dos melhores peixes e frutos do mar se apresenta em receitas clássicas que contam a história do restaurante e também nas criações assinadas por Bella Masano. 
Disponíveis no jantar e nos finais de semana, os Menus Degustação são a sugestão da chef para quem quiser desvendar de maneira mais completa as nuances de aromas, sabores e texturas do Amadeus. 
Em destaque, a tradicional Sinfonia de Camarões, que trabalha o crustáceo em cinco diferentes receitas, e os Menus da Chef, que mudam regularmente e exploram ingredientes da estação e temas específicos, mesclando receitas mais autorais com clássicos do Amadeus. Para complementar a experiência, cada uma das etapas do menu pode ser harmonizada com rótulos da adega, cuidadosamente selecionados por Tadeu Masano. 

Cultivo Próprio
Ostras e mariscos. Na ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, está situado o cultivo próprio do Amadeus, criado por amor e pelo esmero da família Masano em garantir acesso irrestrito às delicadas pérolas do mar. Para isso, buscaram um pedaço de oceano da costa brasileira que tivesse temperaturas e condições ideais para acolher a criação.

O rigor na escolha e o alto nível de exigência com os produtos, controlando qualidade, manejo e frescor, foram fatores determinantes para que a família decidisse desenvolver sua produção. 
Uma equipe baseada no local garante a empreitada diária dos cuidados com os moluscos, desde a seleção da matriz e dos berçários colocados no mar até o embarque com destino a São Paulo. Trabalhosa, a jornada começa cedo e se alonga até o final do dia – esforço recompensado pela satisfação de trazer o sabor e a brisa do mar até a sua mesa.


Rua Haddock Lobo, 807 | Jardins
CEP 01414-001
São Paulo SP | Brasil 
Manobrista no local 
Telefones: 55 11 3061-2859 ou 3088-1792 
Email: restauranteamadeus@terra.com.br

http://www.restauranteamadeus.com.br/principal.php

A pizza em São Paulo

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas no mundo: são 720 por minuto e mais de um milhão por dia. A capital paulista só perde para Nova York. Não por acaso, as duas metrópoles têm algo em comum: uma enorme colônia italiana, que se formou a partir do fim do século 19, quando multidões de imigrantes vindos da “bota” começaram a desembarcar nos maiores centros urbanos do Brasil e dos Estados Unidos. Resultado: as duas cidades, ao lado de Nápoles, na Itália, se tornaram as capitais mundiais da pizza.
O que os imigrantes italianos trouxeram para a América foi uma comida que tem, provavelmente, mais de 6 mil anos de história, mas que só ganhou a forma atual em 1889, quando um cozinheiro da cidade de Nápoles, chamado Rafaelle Esposito, criou um prato para homenagear a rainha da Itália, Marguerita de Saboia. Sobre uma massa redonda, ele colocou três ingredientes com as mesmas cores da bandeira do país: o verde do manjericão, o branco da mussarela e o vermelho do tomate. Nascia, assim, a margherita, que se tornou o grande modelo da pizza moderna.
Hoje, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana tem critérios para classificar os estabelecimentos ao redor do mundo que seguem o tipo de preparo criado na cidade italiana. Os ingredientes, o tamanho, o tempo e o tipo de forno devem obedecer um padrão. Existem 500 pizzarias em todo o planeta com o selo de aprovação da associação, e algumas delas estão em São Paulo.
É mais difícil achar uma pizza ruim que uma boa na capital paulista. E a redonda está em todo lugar. A maioria das padarias e lanchonetes da metrópole serve os sabores mais básicos, como mussarela e calabresa em pedaços, no balcão mesmo. Ótima pedida para quem está com pressa e não quer arriscar.
Quem busca algo mais tradicional, com uma mesa longa e um time de garçons experientes, deve ir aos bairros de tradição italiana, como Mooca, Brás e Bixiga. As entradas com pão italiano e sardela também valem a pena, isso sem falar nos shows de música ao vivo – com canções italianas, claro. Lá, estão as pizzarias mais antigas e conhecidas da cidade.
Mas as outras regiões não ficam devendo nada a elas.
É possível encontrar bons estabelecimentos em todo lugar, já que são mais de seis mil na cidade toda!

Atenção, no entanto, na hora de escolher: alguns lugares só fazem entregas, o que explica o batalhão de motoboys que transitam pelas ruas da capital à noite.
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/turismo-de-negocios/sao-paulo/imigrantes-italianos-fizeram-de-sp-uma-das-capitais-da-pizza,97ef8d6a154ae310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

No almoço de sábado, a pedida é uma bela feijoada.
A feijoada do Figueira Rubayat  
na Rua Haddock Lobo 1.738 é ótima.
Uma majestosa e centenária figueira derrama sua sombra sobre a clientela e dá um ar descontraído a qualquer almoço de negócio – além de fazer desta , a unidade mais bonita do grupo Rubaiyat, que inclui os dois Baby Beef Rubaiyat (na Alameda Santos e na Faria Lima).
Mas existem também outros lugares maravilhosos para você saborear uma suculenta feijoada, depois de tomar uma  caprichada caipirinha e acompanhada de um chop ou uma cerveja bem gelada.










Fontes : além das já citadas
























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário