segunda-feira, 13 de maio de 2013

São Paulo, a mega capital dos paulistas, cidade onde eu nascí.


São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, e a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".
Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy.
O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.
A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F Bovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.
São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros.
São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com 19.223.897 habitantes, é a quarta maior aglomeração urbana do mundo.
Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.
A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus:
"A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!"

O Pátio do Colégio é um sítio arqueológico, onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo, quando o padre Manuel da Nóbrega e o então noviço José de Anchieta, e outros padres jesuítas a pedido de Portugal e da Companhia de Jesus, estabeleceram um núcleo para fins de catequização de indígenas no Planalto.

Após a Independência do Brasil, ocorrida onde hoje fica o Monumento do Ipiranga, São Paulo recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por Dom Pedro I do Brasil em 1823.
Em 1827, houve a criação de cursos jurídicos no Convento de São Francisco (que daria origem à futura Faculdade de Direito do Largo de São Francisco), e isso deu um novo impulso de crescimento à cidade, com o fluxo de estudantes e professores, graças ao qual, a cidade passa a ser denominada Imperial Cidade e Burgo dos Estudantes de São Paulo de Piratininga.


Outro fator do crescimento de São Paulo foi a expansão da produção do café, inicialmente na região do Vale do Paraíba paulista, e depois nas regiões de Campinas, Rio Claro, São Carlos e Ribeirão Preto.
De 1869 em diante, São Paulo passa a beneficiar-se de uma ferrovia que liga o interior da província de São Paulo ao porto de Santos, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, chamada de A Inglesa.
Surgem, no final do século XIX, várias outras ferrovias que ligam o interior do estado à capital, São Paulo. São Paulo tornou-se, então, o ponto de convergência de todas as ferrovias vindas do interior do estado. A produção e exportação de café permite à cidade e à província de São Paulo, depois chamada de Estado de São Paulo, um grande crescimento econômico e populacional.
De meados desse século até o seu final, foi o período que a província começou a receber uma grande quantidade de imigrantes, em boa parte italianos, dos quais muitos se fixaram na capital, e as primeiras indústrias começaram a se instalar.


Com o fim do Segundo Reinado e início da República a cidade de São Paulo, assim como o estado de São Paulo, tem grande crescimento econômico e populacional, também auxiliado pela política do café com leite e pela grande imigração europeia e asiática para São Paulo.
Sobre o grande número de imigrantes na capital paulista, Cornélio Pires recolheu, em seu livro "Sambas e Cateretês", uma modinha, de 1911, de Dino Cipriano, que descreve a impressão que o homem do interior tinha da capital paulista:
!Só úa coisa aquí in S. Pólo que eu já ponhei in reparo: que só se vê é estrangero! Brasilêro é muito raro!
— Dino Cipriano
Durante a República Velha (1889-1930), São Paulo passou de centro regional a metrópole nacional, se industrializando e chegando a seu primeiro milhão de habitantes em 1928. Seu maior crescimento, neste período, relativo se deu, na década de 1890, quando dobrou sua população. O auge do período do café é representado pela construção da segunda Estação da Luz (o atual edifício) no fim do século XIX e pela avenida Paulista em 1900, onde se construíram muitas mansões.
O vale do rio Anhangabaú é ajardinado e a região situada à sua margem esquerda passa a ser conhecida como Centro Novo. A sede do governo paulista é transferida, no início do século XX, do Pátio do Colégio para os Campos Elísios. São Paulo abrigou, em 1922, a Semana de arte moderna que foi um marco na história da arte no Brasil.
Em 1929, São Paulo ganha seu primeiro arranha-céu, o edifício Martinelli.
As modificações realizadas na cidade por Antônio da Silva Prado, o Barão de Duprat e Washington Luís, que governaram de 1899 a 1919, contribuíram para o clima de desenvolvimento da cidade; alguns estudiosos consideram que a cidade inteira foi demolida e reconstruída naquele período.
Com o crescimento industrial da cidade, no século XX, para a qual contribuiu também as dificuldades de acesso às importações durante a Primeira Guerra Mundial, a área urbanizada da cidade passou a aumentar, sendo que alguns bairros residenciais foram construídos em lugares de chácaras.
A partir da década de 1920 com a retificação do curso de rio Pinheiros e reversão de suas águas para alimentar a Usina Hidrelétrica Henry Borden, terminaram os alagamentos nas proximidades daquele rio, permitindo que surgisse na zona oeste de São Paulo, loteamentos de alto padrão conhecidos hoje como a "Região dos Jardins".
Jardins é uma região não-oficial da zona oeste da cidade brasileira de São Paulo. Compreende as ruas de quatro bairros nobres, todos pertencentes à Subprefeitura de Pinheiros: Jardim Paulista e Jardim América no distrito de Jardim Paulista; e Jardim Europa e Jardim Paulistano no distrito de Pinheiros além de certos trechos de Cerqueira César, localizados na área sul à Avenida Paulista também são considerados como parte integrante da região.
Popularmente e em algumas reportagens a região é erroneamente considerada como pertencente à Zona Sul, porém é administrada pela Subprefeitura de Pinheiros, sendo oficialmente integrada à Zona Oeste.
A região riscada por 28 ruas é uma das mais nobres regiões da cidade.
Destaca-se pela qualidade dos serviços oferecidos, como os restaurantes bem cotados em guias gastronômicos, e diversos bares.
Tem como limites a Avenida Paulista, a Rua Estados Unidos e a Avenida 9 de Julho ou, para muitos, a Brigadeiro Luís Antônio e a Rebouças.
Em 1932, São Paulo se mobiliza no seu maior movimento cívico: a revolução constitucionalista, quando toda a população se engaja na guerra contra o "Governo Provisório" de Getúlio Vargas.
Em 1934, com a reunião de algumas faculdades criadas no século XIX e a criação de outras, é fundada a Universidade de São Paulo (USP), hoje a maior do Brasil. Outro grande surto industrial deu-se, durante a Segunda Guerra Mundial, devido à crise na cafeicultura na década de 1930 e às restrições ao comércio internacional durante a guerra, o que fez a cidade ter uma taxa de crescimento econômico muito elevada que se manteve elevada no pós-guerra.
Em 1947, São Paulo ganha sua primeira rodovia asfaltada: a Via Anchieta, (construída sobre o antigo traçado do Caminho do Padre José de Anchieta), liga a capital ao litoral paulista. Na década de 1950, São Paulo era conhecida como A cidade que não pode parar e como A cidade que mais cresce no mundo.
São Paulo realizou uma grande comemoração, em 1954, do "Quarto Centenário" de fundação da cidade. É inaugurado o Parque do Ibirapuera, lançados muitos livros históricos e descoberta a nascente do rio Tietê em Salesópolis. Com a transferência, a partir da década de 1950, de parte do centro financeiro da cidade que fica localizado no centro histórico (na região chamada de "Triângulo Histórico"), para a Avenida Paulista, as suas mansões foram, na sua maioria, substituídas por grandes edifícios.
No período da década de 1930 até a década de 1960, os grandes empreendedores do desenvolvimento de São Paulo foram o prefeito Francisco Prestes Maia e o governador do estado de São Paulo Ademar de Barros, o qual também foi prefeito de São Paulo entre 1957 e 1961. Prestes Maia projetou e implantou, na década de 1930, o "Plano de Avenidas de São Paulo", que revolucionou o trânsito de São Paulo.
Estes dois governantes são os responsáveis, também, pelas duas maiores intervenções urbanas, depois do Plano de Avenidas, e que mudaram São Paulo: a retificação do rio Tietê com a construção de suas marginais e o Metrô de São Paulo: em 13 de fevereiro de 1963, o governador Ademar de Barros e o prefeito Prestes Maia criaram as comissões (estadual e municipal) de estudos para a elaboração do projeto básico do Metrô de São Paulo, e destinaram ao Metrô suas primeiras verbas.
Naquele ano, São Paulo somava quatro milhões de habitantes. Iniciado a sua construção em 1968, na gestão do prefeito José Vicente de Faria Lima, o metrô paulistano começou a operar comercialmente em 14 de setembro de 1974.
Atualmente, o crescimento tem-se desacelerado, devido ao crescimento industrial de outras regiões do Brasil.
As últimas décadas atestaram uma nítida transformação em seu perfil econômico, que vem adquirindo, cada vez mais, matizes de um grande polo nacional de serviços e negócios, sendo considerada, hoje, um dos mais importantes centros de comércio global da América Latina.

O clima de São Paulo é considerado subtropical (tipo Cfa segundo Köppen), com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 19,25 °C, tendo invernos brandos e verões com temperaturas moderadamente altas, aumentadas pelo efeito da poluição e da altíssima concentração de edifícios. O mês mais quente, fevereiro, tem temperatura média de 22,5°C e o mês mais frio, julho, de 16 °C.


A precipitação anual média é de 1 376,2 mm, concentrados principalmente no verão. As estações do ano são relativamente bem definidas: o inverno é ameno e subseco, e o verão, moderadamente quente e chuvoso. Outono e primavera são estações de transição. Geadas ocorrem esporadicamente em regiões mais afastadas do centro, e em invernos rigorosos, em boa parte do município. Também ocorrem frequentemente nos municípios vizinhos.




Com 21% da área do município coberta por área verde (incluindo reservas ecológicas), São Paulo possui 40 parques municipais e estaduais, como o Parque Estadual Turístico da Cantareira, que abriga uma das maiores florestas urbanas do planeta com 7.900 hectares, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o Parque Ibirapuera, o Parque Ecológico do Tietê, o Parque Estadual do Jaraguá, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1994, a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, o Parque Estadual da Serra do Mar, o Parque Anhanguera, o Parque Villa-Lobos, o Parque do Povo, entre outros. Apesar disso, a cidade de São Paulo possui apenas entre 5 e 6 m² de área verde por habitante, abaixo dos 12 m² por habitante recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cidade de São Paulo conta com diversos parques e reservas ambientais. Entre parques estaduais e municipais, somam-se 63 áreas espalhadas pela cidade.

Parque da Luz: é o parque mais antigo da cidade, localizado ao lado da Estação da Luz e da Pinacoteca do Estado, no distrito do Bom Retiro. É muito conhecido por Jardim Luz, já que sua área é relativamente menor que a dos parques atuais.
Parque da Aclimação: localizado no distrito da Liberdade, é um dos parques mais famosos da cidade, contando com uma intensa área verde, um lago, e áreas de entretenimento. O parque é muito frequentado por pessoas de várias partes da cidade.
Parque Buenos Aires: é um parque localizado no bairro de Higienópolis, no distrito da Consolação.

Zona Norte
Horto Florestal de São Paulo: é um parque localizado no distrito de Tremembé, situado aos pés da Serra da Cantareira, dentro do Parque da Cantareira.
Nele, está situada a casa de veraneio do Governador do Estado de São Paulo.
Parque Anhanguera: é um parque municipal situado no extremo noroeste da capital, no distrito de Perus. Possui uma área de aproximadamente nove milhões de metros quadrados de mata atlântica, sendo assim, um dos grandes parques de São Paulo.
Parque da Cantareira: é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira, a maior floresta urbana nativa do mundo, localizado na zona norte da cidade.
Parque Cidade de Toronto: é um parque localizado no distrito de São Domingos.
Parque da Juventude: parque criado no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, localizado nos bairros do Carandiru e Santana, zona norte da cidade.
Parque Estadual do Jaraguá: é um parque criado em torno no ponto mais alto de São Paulo, o Pico do Jaraguá, que também se localiza na Serra da Cantareira. Do alto do Jaraguá, pode-se ter uma ampla visão de boa parte da cidade e do lado oeste da região metropolitana de São Paulo.
Parque Lions Club Tucuruvi: é um parque situado no distrito de Tucuruvi.
Parque São Domingos: é um parque localizado no distrito de São Domingos, zona norte da cidade.
Parque Jardim Felicidade: é um parque localizado no distrito de Pirituba.
Parque Rodrigo de Gásperi: é um parque localizado no distrito de Pirituba.
Parque Vila dos Remédios: é um parque situado nas imediações do distrito de Jaguara, próximo do encontro dos rios Tietê e Pinheiros.
Parque Vila Guilherme: é um parque pertencente ao distrito de Vila Guilherme.
Zona Sul 
Parque do Ibirapuera: é o mais importante e famoso parque urbano de São Paulo, inaugurado em 21 de agosto de 1954, para a comemoração do quarto centenário da cidade. Localizado no distrito de Moema, nele são realizados grandes e importantes eventos.
Possui um rico conjunto arquitetônico, como o Obelisco de São Paulo, a Oca, Pavilhão Cicillo Matarazzo, Pavilhão Manuel da Nóbrega, Pavilhão Eng. Armando de Arruda Pereira, Palácio da Agricultura, Grande Marquise, onde está localizado o Museu de Arte Moderna de São Paulo, Ginásio do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Viveiro Manequinho Lopes, o Planetário do Ibirapuera, Escola Municipal de Astrofísica, o renomado Auditório Ibirapuera e o Monumento a Pedro Álvares Cabral.
De todo esse conjunto, diversas obras são do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O parque conta com ciclovias e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural do parque.
Parque da Independência: é um parque inaugurado em 1988, no distrito do Ipiranga. Faz parte do patrimônio histórico nacional. Abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins e a Casa do Grito. O parque Independência tem 184.830 m² de área total, desta: 51.960 m² de pisos impermeáveis, 124.500 m² de vegetação: bosque (32.200 m²); Gramado (67.900 m²); Área gramada (24.400 m²); 4.500 m² de fonte e córrego e 3.870 m² de edificações.
Parque Estadual Fontes do Ipiranga: é uma área na qual ainda se encontra vegetação remanescente de Mata Atlântica. Estende-se por 526 hectares.
O parque na verdade é um conjunto de outros parques, instituições, secretaria, observatórios, etc. Alguns de seus espaços são abertos para visitação pública, como o Jardim Botânico e o Zoológico de São Paulo.
Jardim Botânico de São Paulo: é um dos principais Jardins Botânicos do país, e está situado dentro do Parque Estadual Fontes do Ipiranga. É uma zona de preservação de Mata Atlântica, sendo composto bosques, estufas, trilhas, lagos, Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues e pelo Instituto de Botânica de São Paulo.
Parque Zoológico de São Paulo: é o maior zoológico do Brasil, e um dos maiores do mundo. Fica localizado em uma área de 824.529 m² de Mata Atlântica original, com 4 quilômetros de alamedas. Aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo.
Parque Estadual da Serra do Mar: é um parque com cerca de 315 mil hectares, que vai da divisa do estado de São Paulo com o estado do Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, e contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. No município de São Paulo ele está localizado no extremo sul, no distrito de Marsilac, na Serra do Mar.
Parque Ecológico do Guarapiranga: é um parque estadual localizado às margens da Represa de Guarapiranga, no distrito de Jardim São Luís.
Parque Guarapiranga: é um parque municipal localizado às margens da Represa de Guarapiranga, no distrito de Jardim São Luís.
Parque Santo Dias: é um parque situado nas imediações do distrito de Capão Redondo, subúrbio da região sudoeste de São Paulo.
Parque Severo Gomes: é um parque localizado no bairro de Granja Julieta, no distrito de Santo Amaro.
Parque Lina e Paulo Raia: é um parque localizado no distrito paulistano de Jabaquara.
Parque Nabuco: é um parque localizado no distrito de Cidade Ademar, na região sul da cidade de São Paulo.

Zona Leste
Parque da Consciência Negra: é o segundo maior parque da cidade de São Paulo, tendo 130.135 m². O parque foi inaugurado no dia 20 de novembro de 2009, no bairro Cidade Tiradentes. O parque foi uma homenagem aos moradores que são de maioria afrodescentes. O parque ainda conta com Mata Atlântica preservada e florestas de reflorestamento. No dia da inauguração foi plantado um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.
Parque Ecológico do Tietê: é uma área de proteção ambiental, onde foi instalado um parque. Está localizado na Várzea do Rio Tietê, entre os municípios de São Paulo, Itaquaquecetuba e Guarulhos. O parque é uma boa opção para lazer, recebendo de 150 a 200 mil visitantes por mês.
Parque do Carmo: é um parque municipal localizado no distrito homônimo de Parque do Carmo, na zona leste da cidade de São Paulo. Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, sendo o maior parque da cidade de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana.
Parque do Piqueri: é um parque localizado no distrito do Tatuapé, ao lado da Marginal Tietê, e tem uma área de 97.272 metros quadrados. Nele existe uma variada flora, de pequenos arbustos até árvores de grande porte.







Parque Anália Franco, antigamente
conhecido como Centro Educativo Recreativo Esportivo do Trabalhador (CERET), é um grande local onde se elabora programações recreativas, educacionais, culturais, sociais, esportivas, cívicas e correlatas, localizado no bairro do Jardim Anália Franco, distrito da Vila Formosa.
Parque Ecológico da Vila Prudente: é um parque situado no distrito de Vila Prudente, na região sudeste da cidade de São Paulo.
Parque Santa Amélia: é um parque localizado no distrito de Itaim Paulista, subúrbio da zona leste de São Paulo.
Parque Chácara das Flores: é um parque situado no subúrbio leste paulistano, no distrito de Guaianases.
Parque Chico Mendes: é um parque pertencente ao distrito de Vila Curuçá, região suburbana da zona leste da cidade.
Parque Raul Seixas: é um parque localizado no distrito de Itaquera.
Zona Oeste
Parque Trianon: trata-se do Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon ou Parque do Trianon, que foi inaugurado em abril de 1892 com a abertura da Avenida Paulista na cidade de São Paulo.
Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon, sendo um dos mais famosos parques da cidade de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, em frente ao MASP e entre o principal centro financeiro do país.
Em seu interior, além da única reserva remanescente de mata atlântica da região, outros atrativos como a estátua do Fauno de Vítor Brecheret, um viveiro de aves, fontes, chafarizes, locais de recreação infantil, sanitários públicos e centro administrativo, tornando-se um refúgio de lazer e descanso no meio da agitada Avenida Paulista
Parque Villa-Lobos: é um parque localizado no bairro Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheiros. Possui 732 mil m² de área verde, ciclovia, playground, ilha musical para shows e concertos e bosque de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de basquete, 3 quadras para futebol de salão, 7 para tênis, além de quadras poli esportivas, 4 campos de futebol, 2,4 km de pistas para caminhadas, 1,5 km de ciclovia.
Um anfiteatro aberto de 729 m², com 450 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos, lanchonete e 750 vagas para estacionamento. O parque também promove eventos musicais, especialmente instrumentais, como orquestras e grupos de choro e o Complexo de Tênis do Parque Villa-Lobos abriga o torneio internacional Aberto de São Paulo de Tênis.
Parque do Povo: é um parque localizado próximo ao bairro da Vila Olímpia. Atualmente conta com três quadras poliesportivas, pista de ciclismo, caminhada, corrida, trilha e aparelhos de ginástica.
Parque Luís Carlos Prestes: é um pequeno parque municipal situado no extremo oeste da cidade de São Paulo, no bairro de Jardim Rolinópolis, distrito do Butantã, próximo à rodovia Raposo Tavares. Possui uma área de 27.100m² e está situado em uma encosta inclinada, de forma que possui três planos distintos ligados por escadas rústicas unindo os três platôs.
Parque Previdência: é um parque municipal situado no extremo oeste da cidade, no bairro de Jardim Rolinópolis, próximo a rodovia Raposo Tavares. Possui uma área de 91.500m².
Parque Burle Marx: é um parque situado no distrito do Vila Andrade. Está localizado próximo à Marginal Pinheiros, na avenida Dona Helena Pereira de Morais, e foi inaugurado em 1995. Seus jardins foram projetados pelo renomado paisagista Burle Marx, o qual deu nome ao parque.
Parque da Água Branca: é um parque de 136.765.41 m², localizado na zona oeste da cidade, próximo ao centro. Foi criado em 2 de junho de 1929 pelo Secretário de Agricultura Dr. Fernando Costa, com o objetivo de abrigar exposições e provas zootécnicas.
Na ocasião, a Avenida Água Branca sequer havia sido asfaltada. Em 1996, o parque foi tombado pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo.
Atualmente abriga diversas associações de criadores de raças de equinos e bovinos.
Parque Alfredo Volpi: é um parque localizado no bairro de Cidade Jardim, distrito do Morumbi, na zona oeste da cidade. Possui uma área de 142.432 m². Anteriormente denominado Bosque do Morumbi, foi criado visando a preservação ambiental por meio de uma significativa área remanescente de vegetação do Domínio da Mata Atlântica inserido no tecido urbano.
Parque Raposo Tavares: é um parque localizado no subúrbio oeste da cidade, no distrito do Butantã.
Parque dos Eucaliptos: é um parque situado no oeste suburbano de São Paulo, no distrito de Vila Sônia.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Parques_da_cidade_de_S%C3%A3o_Paulo

São Paulo possui o maior PIB dentre as cidades brasileiras, o décimo maior do mundo e, segundo projeção da Pricewaterhouse Coopers, será o sexto maior em 2025.12 Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 seu Produto Interno Bruto (PIB) foi de 443.600.102 000,00 reais, o que equivale a cerca de 12% do PIB brasileiro, 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo e 21% da economia da região sudeste.
De acordo com uma pesquisa divulgada Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), se fosse um país, a cidade de São Paulo poderia ser classificada como a 36ª maior economia do mundo, acima de nações como Portugal, Finlândia e Hong Kong. De acordo com o mesmo estudo, o município sedia 63% dos grupos internacionais instalados no país e 17 dos 20 maiores bancos.
Sua região metropolitana possui um PIB de cerca de 613 bilhões de reais (dados de 2009). Segundo dados do IBGE, a rede urbana de influência exercida pela cidade no resto do país abrange 28% da população e 40,5% do PIB brasileiro.
A capital paulista é a sexta cidade do mundo em número de bilionários, segundo a listagem da revista Forbes considera como referência o endereço principal dos  210 bilionários da lista de 2011 feita pela revista, com base em valores convertidos para o dólar norte-americano.128 Entretanto, a crise financeira de 2008-2009 afetou a renda média domiciliar per capita dos moradores de São Paulo, que, em 2008, era de 816,40 reais, o que posiciona a cidade na oitava colocação no ranking das capitais brasileiras, atrás de Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.129 Segundo pesquisa da consultoria Mercer sobre o custo de vida para funcionários estrangeiros, São Paulo está entre as dez cidades mais caras do mundo, classificada na décima posição em 2011, 11 postos acima de sua classificação de 2010, e na frente de cidades como Londres, Paris, Milão e Nova Iorque.
Rua Oscar Freire, na região dos Jardins, eleita a oitava rua mais luxuosa do planeta.
Um dos maiores centros financeiros do Brasil e do mundo, São Paulo passa hoje por uma transformação em sua economia. Durante muito tempo a indústria constituiu uma atividade econômica bastante presente na cidade, porém São Paulo tem atravessado nas últimas três décadas uma clara mudança em seu perfil econômico: de uma cidade com forte caráter industrial, o município tem cada vez mais assumido um papel de cidade terciária, pólo de serviços e negócios para o país.

Painel de cotações da BM&FBovespa.

 Em São Paulo, por exemplo, está sediada a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a bolsa oficial do Brasil. Em 2012, a BMF&Bovespa era a oitava maior bolsa de valores do mundo em capitalização de mercado.
O município tem alguns centros financeiros espalhados por seu território, sendo o principal e mais famoso deles a avenida Paulista, que abriga sedes de bancos, multinacionais, hotéis, consulados e se impõe como um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade. O centro da cidade, que apesar de ter sido ofuscado pelas centralidades econômicas mais recentes, abriga a bolsa de valores, diversas empresas e hotéis. Contudo, existem outras centralidades no chamado vetor sudoeste, como a avenida Brigadeiro Faria Lima e os bairros do Brooklin e Vila Olímpia, na região oeste da cidade, que se destacam por sua intensa e moderna verticalização, pela presença de hotéis de luxo e empresas multinacionais.
Muitos analistas também têm apontado São Paulo como uma importante "cidade global" (ou "metrópole global", classificação dividida apenas com o Rio de Janeiro entre as cidades brasileiras). Como cidade global, São Paulo tem acesso às principais rotas aeroviárias mundiais, às principais redes de informação, assim como sedia filiais de empresas transnacionais de importância global, além de importantes instituições financeiras, mesmo estando conectada marginalmente aos fluxos transnacionais de pessoas, investimentos e empregos.
O urbanista João Sette Whitaker Ferreira, entretanto, considera que a desigualdade social e a segregação espacial descaracterizam São Paulo como uma cidade global. Apesar de ser o centro financeiro do país, São Paulo apresenta também alto índice de negócios ligados à economia informal. Neste mesmo cenário, segundo dados de 2001 da prefeitura do município, cerca de 10% dos paulistanos vivia abaixo da linha de pobreza.

Turismo na cidade de São Paulo
Edifício da Bienal de Artes de São Paulo.

São Paulo destaca-se mais como uma cidade marcada pelo turismo de negócios que pelo turismo recreativo. Grandes redes de hotéis cujo público-alvo é o corporativo estão instaladas na cidade e possuem filiais espalhadas em várias das suas centralidades. Toda a infraestrutura para eventos da cidade faz com que ela seja sede de 75% principais feiras do país.
Dentre as principais, estão o Salão do Automóvel de São Paulo, a Couromoda e a Francal, entre outras.
A cidade ainda promove uma das mais importantes semanas de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week, sendo um dos principais centros geradores de tendências em moda.

O turismo cultural também possui relevância para a cidade, especialmente quando se têm em vista os vários eventos internacionais que ocorrem na metrópole, como a Bienal de Artes de São Paulo e os vários shows de celebridades estrangeiras que, quando se apresentam no Brasil, escolhem poucas metrópoles.
A cidade possui inúmeras atividades culturais e uma vida noturna que é considerada umas das melhores do país. Há diversos cinemas, teatros, museus e centros culturais, alguns atendendo a parcela de maior poder aquisitivo, outros contemplando mais o público popular, o que leva muitos a dizerem que "sempre há um programa para se fazer em São Paulo".
A rua Oscar Freire, de acordo com a Mystery Shopping International, foi eleita uma das oito ruas mais luxuosas do mundo, e São Paulo, a 25ª "cidade mais cara" do planeta.
De acordo com a International Congress & Convention Association (ICCA), São Paulo ocupa o primeiro lugar entre as cidades que mais recebem eventos internacionais no Continente Americano e a 12ª posição no mundo, depois de Viena, Paris, Barcelona, Singapura, Berlim, Budapeste, Amsterdã, Estocolmo, Seul, Lisboa e Copenhague.
A diversidade de povos e culturas que construiram a cidade faz também com que a rica gastronomia da região seja por si só um grande atrativo turístico. Essa afirmação pode ser comprovada através da ampla variedade gastronômica da cidade, que abrange mais de 50 tipos de culinária. Durante o 10º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (CIHAT) realizado em 1997, a cidade recebeu o título de "Capital Mundial da Gastronomia" de uma comissão formada por representantes de 43 nações.
A cidade de São Paulo está ganhando espaço em diversos jornais internacionais (ex.: The New York Times, The Wall Street Jornal e CNN), que demonstram a pluralidade cultural da capital paulista para todo o mundo.
Mercado Municipal de São Paulo.

O Poder Executivo da cidade de São Paulo é representado pelo prefeito e seu gabinete de secretários, seguindo o modelo proposto pela Constituição Federal. A lei orgânica do município e o atual Plano Diretor da cidade, porém, determinam que a administração pública deva garantir à população ferramentas efetivas de manifestação da democracia participativa, o que faz com que a cidade seja dividida em subprefeituras, cada uma delas liderada por um subprefeito nomeado pelo prefeito.
O Poder Legislativo é representado pela câmara municipal, composta por 55 vereadores eleitos para cargos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição, que disciplina um número mínimo de 42 e máximo de 55 para municípios com mais de cinco milhões de habitantes). Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo, especialmente o orçamento municipal (conhecido como Lei de Diretrizes Orçamentárias).
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)


Como capital do estado de São Paulo a cidade é sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual.
O Palácio dos Bandeirantes é o edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo e residência oficial do governador. Localizado no distrito do Morumbi, na cidade de São Paulo, o palácio também abriga as Casas Civil e Militar, algumas secretarias de estado e um amplo acervo histórico e artístico aberto à visitação pública.

O Palácio dos Bandeirantes foi projetado por Francisco da Nova Monteiro em 1954 para abrigar a Universidade Conde Francisco Matarazzo, mas teve suas obras paralisadas em 1955, em virtude de problemas financeiros.
Desapropriado durante a gestão de Adhemar de Barros, o edifício substituiu o Palácio dos Campos Elísios como sede do poder executivo paulista.
Além do Bandeirantes, o Governo de São Paulo possui outros dois palácios oficiais: o Palácio do Horto, residência de verão do governador, localizado no Horto Florestal de São Paulo, e o Palácio Boa Vista, residência de inverno, na cidade de Campos do Jordão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_dos_Bandeirantes


Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude da lei. Desta forma, uma lei deve ser considerada uma regra a ser seguida, cumprida e respeitada por todos. Quem mostra o caminho a ser seguido no momento de criação de uma dessas regras é a Constituição.
Os Deputados, o Governador e em alguns casos o Tribunal de Justiça, o Procurador Geral de Justiça e os cidadãos, podem propor um projeto de lei.
No caso de ser iniciativa popular há necessidade de se reunir assinaturas de 0,5% do eleitorado do Estado que representa hoje cerca de 110 mil eleitores de um total de 22 milhões, e encaminhar o projeto à Mesa da Assembleia.

Leis polêmicas despertam maior interesse do público e da mídia no processo de discussão e votação porque interferem diretamente no dia-a-dia do Estado e de seus cidadãos.
Aqui estão algumas das mais polêmicas que tramitaram pela Casa nos últimos tempos: Lei do rodízio. Estabeleceu o rodízio de carros na região metropolitana de São Paulo, para diminuição do nível de poluição no ar. (L. 9690/97)
Privatização das energéticas (CESP, Eletropaulo e CPFL). Permitiu a desestatização de setores estratégicos para a economia do Estado. (L. 9361/96)
Orçamento das universidades. Aumento orçamentário para as universidades estaduais na lei de diretrizes orçamentárias.
Famosas
Uma das leis de grande discussão e votação polêmica na Assembleia Legislativa foi a lei de privatização do Banespa. Ela foi proposta pelo governador Mário Covas (Executivo), em 1995, logo após a intervenção do Banco Central (governo federal) na administração do Banespa. Este projeto de lei foi discutido ampla e minuciosamente pelas Comissões de Constituição e Justiça, de Economia e Planejamento e de Finanças e Orçamento, antes de sofrer avaliação e votação em Plenário.
Quando da votação, os partidos contrários à privatização do banco estadual tentaram obstruir a tramitação, e votaram contra o governo. No entanto, essa medida não foi suficiente para impedir a aprovação do texto final e, com a maioria necessária, o governo conseguiu aprovação em Plenário.

http://www.al.sp.gov.br/a-assembleia






O Tribunal de Justiça de São Paulo foi instalado no dia 3 de fevereiro de 1874, sendo denominado Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná. Por se tratarem de províncias bastante inexpressivas, foram nomeados apenas sete desembargadores para integrar o Tribunal, que tinha a função de julgar todas as causas em segunda instância, anteriormente julgadas pelo Tribunal de Relação do Rio de Janeiro. As primeiras instalações se deram em casarões situados no centro da capital paulista.
Com a separação judiciária das províncias, em 1891, surgiu o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mas foi apenas no ano de 1911, por conta do crescimento demográfico e econômico de São Paulo e da consequente expansão do Judiciário paulista, que se fez necessária a construção de uma sede para abrigar a Corte.
Para tanto, foi contratado o escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo, que, inspirado no Palácio da Justiça de Roma, criou o projeto do Palácio da Justiça do TJ paulista.
Construído em estilo neoclássico com cunho barroco, o prédio tornou-se orgulho para o Judiciário paulista.
A edificação foi inaugurada em duas datas distintas, nos anos de 1933 e 1942, quando foi concluído o 5º pavimento, destinado a algumas salas de julgamento e gabinetes do Órgão Diretivo do TJSP, sendo tombado pelo Condephaat em 1981.
Hoje, o Tribunal de Justiça é composto por 360 desembargadores e nos órgãos de cúpula estão o presidente, o vice-presidente, o corregedor-geral da Justiça, o decano e os presidentes das seções de Direto Criminal, Direito Público e Direito Privado. Eles integram o Conselho Superior da Magistratura. Também, há o Órgão Especial, composto por 25 desembargadores: o presidente, 12 mais antigos e 12 eleitos.
http://www.tjsp.jus.br/Institucional/ConhecaOTJ/Default.aspx




Gastronomia em São Paulo

 Por Fabíola Bemfeito

São Paulo é um dos maiores e melhores centros de gastronomia em todo o mundo.

Você está em busca de um dos 50 melhores restaurantes do mundo? O D.O.M, do chef Alex Atala, foi eleito pela revista britânica "Restaurant" um dos "Top 50" do planeta, o único da América Latina.
Procura por uma experiência única na qual os garçons começam a entoar canções consagradas da Broadway? Vá ao restaurante Brooklyn, prepare o coração e o paladar.


Prefere um ambiente mais descontraído, com petiscos consagrados que vão de uma simples coxinha, como a do Frangó, ou
um farto sanduíche de mortadela, como o do Mercadão?
Ou um tradicional pastel de feira como o das barracas em frente ao Estádio do Pacaembu?
Pizzas? Os paulistanos aprimoraram e fizeram dela uma instituição, que pode ser saboreada em charmosos casarões,
como a Veridiana (Higienópolis) ou a Leona (Campo Belo), com massas finas como a do Camelo ou Cristal, nos Jardins.
Mais grossas, como a Castelões, no Brás, ou até mesmo nas padarias, outra instituição da cidade. Há milhares de padarias espalhadas pela capital, que vão muito além do pão que, por si só, já é uma delícia. Prefere um rodízio? Então escolha entre o tradicional churrasco, sopas ou até mesmo os japoneses sushis.
Formada por mais de 50 nacionalidades e brasileiros de todos os estados, São Paulo é um verdadeiro mosaico de culturas que se reflete diretamente na sua identidade - multicultural e diversa - e consequentemente na sua cozinha, o que faz da capital um dos maiores centros de gastronomia do mundo.
A cidade possui cerca de 12,5 mil restaurantes, com 52 nacionalidades, etnias e regionalidades, apresentando das mais diversas influências dos temperos tipicamente brasileiros às tendências internacionais de cozinha contemporânea e formando uma combinação indescritível - é preciso experimentar. E os números seguem expressivos. Contabilizam-se 15 mil bares, 600 restaurantes japoneses, 3,2 mil padarias, 6 mil pizzarias e 500 churrascarias. Aqui são feitos diariamente 10,4 milhões de pãezinhos (ou 7,2 mil por minuto), um milhão de pizzas (720/min) e 400 mil sushis (278/min).
É só pensar em uma determinada culinária. Em São Paulo é possível encontrar sempre um restaurante, bar ou balada que seja do agrado do turista ou do morador. Tudo vai depender da equação entre o orçamento e o desejo. Sejam quais forem os indicadores, ninguém ficará de mãos abanando, pois aqui é possível encontrar restaurantes conforme o perfil e o bolso do visitante.
Isso é muito bem traduzido pela mistura de cores e sabores do Mercado Municipal (o Mercadão), onde os gourmets e gourmands acham de tudo - de temperos, guloseimas, vegetais, carnes, peixes e petit fours até os mais famosos pastéis de bacalhau e carne seca ou sanduíches de mortadela.
No bairro da Liberdade encontram-se restaurantes japoneses e muitas pastelarias.
O Bixiga é o bairro das cantinas, com uma infinidade de opções.
Na Vila Madalena estão os típicos bares e botecos, com petiscos de dar água na boca. Mas há muito tempo São Paulo cruzou essas fronteiras. Restaurantes japoneses, por exemplo, já não ficam apenas no bairro da Liberdade - é possível encontrar ótimos sushis nos Jardins, em Pinheiros e no Morumbi. Quibes e esfihas estão na Vila Mariana, no Paraíso e em Higienópolis. Franceses, na Consolação ou na Vila Madalena.
A cidade que não para tem também incontáveis restaurantes de fast food - especialmente lanchonetes, desde as de redes internacionais até as mais chiques. A moda é provar hambúrgueres "de grife", temperados por chefs de primeira grandeza. A maioria deles está no bairro do Itaim, que abriga o "corredor do hambúrguer": na Rua Joaquim Floriano e proximidades, o sanduíche é servido com capricho em estabelecimentos como Joakin's e New Dog.
Ou o General Prime Burger, pilotado pelo estrelado chef Sérgio Arno.
Já nos bairros de Moema e Ibirapuera, a concentração maior é na Avenida Lavandisca: ali há vários bares, do moderninho ao tradicional, passando por cantinas italianas.
A pizza está bem representada por lugares como a Brás, vizinho do ótimo bar Original, ambos também em Moema.
As docerias também fazem bonito e chegam a ficar abertas 24 horas, como a Ofner, da Avenida Ibirapuera ou da Rua João Cachoeira.

A presença germânica é forte nos restaurantes da região, incluindo os alemães Konstanz e Windhuk (a truta é imperdível) e os suíços Florina e Platz.
Se subir até a Vila Mariana, descubra os árabes Catedral e Jaber ou algum outro da região.
Na procura de petiscos recorra ao Rancho da Empada, cujo salgado derrete na boca. Na Rua Joaquim Távora concentram-se alguns dos melhores bares do bairro, frequentados durante a semana pelos alunos de universidades. É sempre uma garantia de gente bonita e animada na mesa ao lado.
A região da Avenida Paulista também reserva muitas opções. Alguns dos melhores restaurantes da cidade estão lá. De sanduíches às sofisticadas casas dos Jardins, passando pelos ambientes mais descolados e "moderninhos".
Numa de suas travessas, a Rua Haddock Lobo, convivem em paz o ótimo Arábia, servindo cuscuz marroquino aos sábados, e a rotisserie judaica Z-Deli, com um gefilte fish excelente.
Estrelados e recomendados apenas a bolsos bem reforçados, o Figueira Rubayat e o Fasano - dentro do luxuoso hotel da família - representam a alta gastronomia na cidade.
Se você não sabe se quer encontrar celebridades ou ser visto como uma, decida-se nas mesas do Spot.
A dois quarteirões da Paulista, o Mestiço ferve todas as noites, com gente bonita e famosa circulando entre as mesas, criando dificuldades para se decidir entre uma trouxinha tailandesa ou um baiano acarajé.
Para os famintos da madrugada, a boa padaria Galeria dos Pães, na Rua Estados Unidos, fica aberta 24 horas, prepara sanduíches e serve um bufê de sopas disputadíssimo.
Outra padaria que vem somando fãs pela cidade é a Villa Grano, na Vila Madalena, mais precisamente na Rua Wisard, também 24 horas.
Para quem preza a tradição, um dos lados da Paulista leva à região do Bixiga (Bela Vista). No bairro, a Rua Treze de Maio e suas travessas reúnem cantinas antigas, onde a ordem é servir porções fartas.
Ali fica uma das mais tradicionais pizzarias da cidade, a Speranza - responsável pela apresentação da pizza marguerita aos brasileiros e de um extraordinário pão de linguiça.
Entre as inúmeras cantinas, em direção à Consolação, em Higienópolis, próximo à Avenida Angélica, não deixe de experimentar o mais tradicional - e delicioso - polpetone da cidade, no Jardim di Napoli. Aproveite e peça um autêntico queijo parmesão de tira-gosto.
Se a boemia é sua praia, encontre a sua turma na Vila Madalena, na Zona Oeste.
Por suas ruas de nomes tão esquisitos como Aspicuelta (foi um padre espanhol do século 16), Girassol (a flor) e Purpurina (o enfeite), funcionam bares para todas as preferências: há botecos "clássicos", com azulejos na parede, chop gelado e caldinho de feijão, como o Filial; há os que reúnem jornalistas e aficionados por futebol, como o São Cristóvão (em homenagem a um time carioca do qual poucos se lembram); e para o público GLS - o Farol Madalena é a grande dica.
Para quem quer tomar um vinhozinho há o Posto 6 (que homenageia o Rio), o Zé Menino (presta homenagem a Santos) e o Salve Jorge e seu fartíssimo cardápio de cervejas de todos os cantos do mundo.
As churrascarias são outro grande atrativo da capital paulista. E há exemplares para todos os gostos e bolsos.
Em São Paulo, elas são mais de 500. Nas marginais e também na Avenida 23 de Maio está a maior parte delas. Dos famosos rodízios, como a Fogo de Chão (Avenida 23 de Maio e Avenida dos Bandeirantes),
a Jardineira (Avenida dos Bandeirantes), a Rodeio (na Rua Haddock Lobo), a Vento Haragano, na Avenida Rebouças, onde também está a ótima Paulista Grill, esta última para os bolsos mais modestos. Quando se trata de carne a la carte, as opções também são muitas - as da rede Rubaiyat (Baby Beef e Figueira), no Paraíso, Itaim e nos Jardins, são frequentadas por um público de alto poder aquisitivo e costumam ser consideradas as melhores casas de carnes de São Paulo.
E já que o tema é esse, não faltam restaurantes argentinos e uruguaios, com carne macia e das mais suculentas, como reza a tradição. Destaques para os argentinos Bárbaro, no Itaim, Parrilla Argentina, na Saúde, e La Caballeriza, na Alameda Campinas, nos Jardins, e para o uruguaio El Tranvía, na região de Higienópolis. Não esqueça de pedir o suflê de queijo de acompanhamento.
Prefere o original espanhol? Não perca a paella do Don Curro, eleito recentemente o melhor espanhol da cidade.
Vindos do outro lado do mundo, os restaurantes japoneses tomaram conta da cidade e vão dos sofisticados, como o Jun Sakamoto ou o Nakombi, aos mais acessíveis, como o Koi, de boa qualidade e presente em várias regiões da cidade. E há ainda os rodízios, fartos nas regiões de Pinheiros, Vila Madalena e Jardins, como o Mori Sushi e o Kabuki, ou Vila Olímpia e Itaim, destaque para o Noyoi.
E há muitos ambientes especiais para o fim de noite, como a Forneria São Paulo ou o Pasta e Vino.









 Prefere os românticos?
No inverno não faltam opções de fondues pela cidade para serem saboreados a dois, como o Casa da Suíça, em Pinheiros, ou o Chalet Suisse, no São Paulo Othon Hotel, no Centro.
Aliás, o Centro da cidade tem boas opções para quem não quer ou não pode gastar muito. O Bar do Léo, na Rua Aurora, está entre os mais tradicionais, assim como o Estadão, na Avenida Nove de Julho, no Anhangabaú.
Para bolsos medianos e amantes da MPB, o Bar Brahma completa uma das mais famosas esquinas da cidade - o cruzamento das avenidas Ipiranga e São João.
E há outras opções charmosas na região, como o Café Girondino, com decoração do início do século 20,
a rotisserie dos monges do Mosteiro de São Bento, dentro do próprio Mosteiro,
ou o tradicional Terraço Itália, no 44º andar do Edifício Itália e com uma bela vista em 360º de São Paulo.
Outra vista imperdível da cidade é a do Skye, no alto do Hotel Unique, na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, comandado pelo chef Emanuel Bassoleil, ou do The View, nos Jardins.
Ambientes especiais ainda incluem o francês La Tambouille e o italiano La Risotteria. Outras opções são a cozinha contemporânea e consagrada de chefs estrelados, como Carla Pernambuco (Carlota), Morena Leite (Capim Santo), Bella Masano (Amadeus) e o sempre consagrado Sergio Arno (La Vechia Cuccina).
Em uma autêntica viela italiana é que se sente quem visita o belo Il Viccolo Nostro, no Brooklin, Zona Sul da cidade.
Mas as delícias não se resumem às mesas de bares e restaurantes.
Elas passam por docerias como a Cristallo, pelos alfajores argentinos do Havana Café, pelos chocolates da Chocolat Du Jour, pelos sorvetes da Häagen-Dazs, do Stuppendo, da Sottozero ou da Gelateria Parmalat, todos nos Jardins, mas com algumas filiais pela cidade, especialmente nos shoppings.
Outra dúvida para os paulistanos, moradores e visitantes, é escolher entre o melhor café. O expresso é uma importação que se tornou instituição local e há pontos onde eles recebem requintes que vão de aromas a sabores e dezenas de combinações. Experimente o Suplicy, na Alameda Lorena, os muitos Frans Café, todos 24 horas e presentes em vários bairros, e o Starbucks, com filas que fazem jus a um dos mais famosos cafés do mundo.
Continuando a deliciosa disputa paulistana não há como nos depararmos com a dúvida: qual o melhor chop da cidade? São tantos os finalistas que o jeito é provar o máximo que puder. Não faltam candidatos na Vila Madalena, em Pinheiros, na Vila Mariana e no Centro. O diferencial fica por conta dos acompanhamentos, que podem começar no caldinho de feijão e acabar no frango assado na brasa.
Recém-chegado do Rio, o Devassa, na Alameda Lorena, vem sendo considerado como dono da melhor happy hour (outro hábito paulistano). Uns colocam a desculpa no trânsito, mas o fato é que a happy hour já se tornou parte da vida de quem vive na metrópole mais diversa do hemisfério sul.
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/191-diversidade-gastronomica?showall=1

O Mercado Municipal de São Paulo.

O Mercadão fica na Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II.
Se vier de metrô, desça na estação Luz ou na estação São Bento (linha azul).
O Mercadão também fica próximo ao Terminal Mercado, ponto final do Metrô Leve Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila), que é interligado ao Terminal Dom Pedro II.
Se vier de carro, existe um estacionamento no próprio Mercadão, que é administrado pelo sistema Zona Azul, assim como o bolsão da Praça São Vito, com 300 vagas. 


Os clientes e visitantes do Mercadão contam com mais uma opção de estacionamento para deixar seus veículos enquanto fazem suas compras no local. Além das vagas Zona Sul disponíveis dentro do próprio Mercadão e em seus arredores, agora também existe o bolsão de estacionamento Zona Azul da Praça São Vito. 
Implantado pela Prefeitura de São Paulo por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o novo bolsão - que tem acesso pela Avenida Mercúrio e pela Praça São Vito - duplica a capacidade de vagas do estacionamento do Mercado Municipal de 

São Paulo e beneficia toda a região da 
chamada Zona Cerealista.

Ao todo são 300 vagas do tipo rotativas, sendo 271 delas para automóveis, 15 para veículos que transportam idosos, 8 destinadas a ônibus fretados e 6 acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também foram criadas no novo bolsão 12 vagas para motociclistas.
A Zona Azul da Praça São Vito funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, sendo liberada nos demais horários.
de permanência máxima na mesma vaga é de 2 horas, como acontece na maioria das vagas de Zona Azul regulamentadas na cidade.

Aos domingos e feriados, o estacionamento é livre durante todo o dia. Lembrando que o tempo

Na região também há vasta oferta de vagas em estacionamentos particulares.
Atualmente o Mercadão oferece aos visitantes 22 vagas para estacionamento de bicicletas. 
O uso dos paraciclos é gratuito, mas por como medida de segurança os ciclistas devem trazer sua própria corrente e cadeado.
Atendendo à Portaria 1210/06, da Secretaria Municipal da Saúde, que diz respeito às boas 
práticas de higiene, não é permitida a entrada de animais em ambientes onde há 

comercialização e consumo de alimentos por apresentar riscos de contaminação.
O Mercado Municipal de São Paulo, com uma área de 12.600 m², inaugurado em 25 de janeiro 1933 (e ainda apresenta alguns estabelecimentos dessa época), é um importante entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. O Mercado localiza-se no centro antigo da Capital Paulista, às margens do Rio Tamanduateí, o que possibilitava a presença de barcos com produtos vindos das chácaras, no bairro Mercado na antiga Várzea do Carmo.
O edifício, em estilo eclético, foi construído entre 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. No interior, magníficos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho mostram vários aspectos da produção de alimentos.
O entreposto foi totalmente reformado em 2004, na administração da prefeita Marta Suplicy.
A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comes e bebes. Graças à reforma, o Mercado é hoje um ponto de encontro dos paulistanos. Atualmente está sendo cogitada a construção de um estacionamento subterrâneo para facilitar o acesso dos visitantes, mas ainda não há data prevista para o início das obras.
Curiosidades:
Considerado muito elegante, o Mercadão, como foi apelidado carinhosamente, foi considerado “majestoso demais para a finalidade”, na época de sua inauguração, quando também era qualificado como “templo da gastronomia”.
A construção tem mais de 10 metros de pé direito, sustentado por imponentes colunas.
Além dos produtos alimentícios das mais variadas procedências, outros grandes atrativos do Mercado Municipal são os 55 vitrais em estilo gótico vindos da Alemanha. Além disso, adornam o edifício abóbodas sustentadas por arcos abaulados.
Todos os dias saem do Mercadão cerca de 350 toneladas de alimento. Pelos seus corredores, circulam cerca de 10 mil pessoas — aos sábados, o número dobra.
O Mercadão conta atualmente com 316 boxes (que vendem desde bolinhas de mussarela com recheio de goiabada até carne de cordeiro, passando por charutos, flores, utensílios domésticos, animais de estimação e, claro, um delicioso cafezinho) espalhados por 12.600 metros quadrados de área.
Sanduíche de Mortadela
O sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo é um dos ícones da gastronomia local. Um dos mais populares é aquele servido do Bar do Mané.
O famoso sanduíche surgiu de uma brincadeira dos funcionários com um cliente chato. Este sempre reclamava da pouca quantidade de mortadela em seu pão. Certo dia um dos funcionários decidiu exagerar na dose do recheio. O cliente assustou com a fartura, mas comeu o sanduíche com gosto, saboreando cada mordida de seu lanche. A partir daí não teve jeito; todos os sanduíches passaram a ser enormes.
O sanduíche de mortadela do Bar do Mané é delicioso exatamente por ser tão simples: aproximadamente 200 gramas de mortadela fatiada bem fininhas, dobradas ao meio, e postas dentro de um pão francês fresquinho e crocante. Há ainda a opção de colocar algumas folhas de alface e rodelas de tomate. Uma dica: fuja de invencionices como o recheio feito de mortadela quente, passada na chapa, que só serve para alterar o seu já delicioso sabor.
Pastel de Bacalhau
Saborear o pastel de bacalhau do Mercadão é hoje um dos principais programas turísticos de São Paulo. Ícone da gastronomia, o mais disputado é servido no Hocca Bar.
A iguaria é feita com 150 gramas de bacalhau do Porto desfiado, temperado com cebola, salsinha e bastante azeite, e coberto com massa fininha de pastel antes de ser frita em óleo bem quente. Ao morder o pastel, se percebe que a maciez, o aroma e o sabor do bacalhau casam perfeitamente com a crocância da massa levemente salgada. Para deixá-lo ainda mais saboroso, acrescente bastante azeite a cada mordida.
Mercado Municipal
Horário: de segunda a sábado,das 5h às 16h
Rua da Cantareira, 306, tel. 3228-0673
Site: www.mercadomunicipal.com.br
http://granucci.wordpress.com/2010/10/25/mercado-municipal-sp/


A CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - mantém a maior rede pública de armazéns  de São Paulo e um complexo de 13 centrais atacadistas, que asseguram o abastecimento de grande parte do estado.
O Entreposto Terminal de São Paulo da CEAGESP é também ponto de referência na venda de pescados. Integrando cerca de 70 empresas de pesca e comercialização de peixes, constitui-se em importante centro Atacadista de Pescados. 
Além da atividade atacadista, a CEAGESP se destaca no comércio varejista de hortifrutigranjeiros, carnes, aves, flores e outros produtos, através de serviços conhecidos como Varejões e Feiras de Flores. 
Oferece serviços de apoio ao agricultor, ao comerciante e ao consumidor, assumindo, também, novos compromissos com o desenvolvimento de programas de responsabilidade social.

A CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - surgiu em maio de 1969, da fusão de duas empresas mantidas pelo Governo de São Paulo: o Centro Estadual de Abastecimento - CEASA - e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - CEAGESP. A Empresa que centralizava o abastecimento de boa parte dos grãos rapidamente consolidou sua atuação da nas áreas de comercialização de hortícolas de e armazenagem de grãos.
Em 1977, a Companhia ampliou o Pavilhão MLP (foto) no Entreposto da Capital, a Comercialização atingiu o Recorde de 6,2 mil toneladas de produtos vendidos só num dia e superou o maior mercado do Mundo, o Paris-Rungis, na França . Ainda hoje, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) é considerado um dos maiores centros de comercialização atacadista do Mundo, com a movimentação de 280 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores a cada mês.
No final dos anos 70, a empresa iniciou o processo de descentralização, inaugurando em São José do Rio Preto a primeira unidade de comercialização do interior. Atualmente, a Companhia mantém doze unidades no interior do estado , próximas aos polos de Produção e Consumo.
http://www.ceagesp.gov.br/


Teve início nesta quarta-feira, 8 de maio, o Festival de Sopas CEAGESP 2013, o mais tradicional da Cidade. O cardápio desta primeira semana, de 8 a 12 de maio, terá Creme de Couve-flor com Roquefort, Sopa de Rabada, Galinha Caipira com Legumes e famosas como Sopa de Cebola e Sopa de Cebola Gratinada. Semanalmente os sabores das sopas serão trocados, mas os de cebola permanecerão no cardápio até 18 de agosto. 
O Festival de Sopas CEAGESP 2013 funcionará quartas, quintas e domingos, das 18h às 00h e nas Sextas e Sábados, das 18h como 2h. As pessoas poderão servir-se  à vontade, apenas das sopas, por R $ 26,90 (sem cobrança de taxa de serviço). Também haverá uma farta mesa de antepastos (cobrados à parte), com queijos, frios, conservas, patês, azeites, pimentas, pães e outras delicias.
Haverá ainda opções de vinhos de varias nacionalidades, e de outras bebidas,incluíndo sucos e refrigerantes. Sobremesas e o café complementam o cardápio.

A Entrada é pelo Portão 3 do Entreposto Terminal de São Paulo da CEAGESP, localizado no n ° 1946 da Av. Prof. Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina. O estacionamento é grátis.


Site do Evento: www.festivaldesopasceagesp.com.br .
http://www.ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/index_html

Também nos Esportes São Paulo é destaque mundial. No futebol, o mais popular, 3 dos quatro grandes times do estado têm sua sede na cidade. Apenas o Santos F.C. se localiza na cidade do mesmo nome, na baixada santista.
Às 20h30 do dia 1º de setembro de 1.910, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, o grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista.
Com mais oito rapazes, foi formada a reunião dos primeiros integrantes e sócio-fundadores do Timão, que teve seu nome inspirado na equipe inglesa Corinthian-Casuals Football Club, que fazia excursão pelo Brasil. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Battaglia, que, já no primeiro momento, afirmou: "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado, virou campo e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma plateia entusiasmada, que garantiu: "Este veio para ficar!".
http://corinthians.com.br/site/clube/historia

Embora tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, seu reconhecimento e suas principais conquistas foram alcançados pelo futebol profissional. O clube conquistou dois Mundiais da FIFA (recordista ao lado do Barcelona), uma Copa Libertadores da América, 5 títulos do Campeonato Brasileiro, 3 títulos da Copa do Brasil, 5 títulos no Torneio Rio-São Paulo (recordista, ao lado de Palmeiras e Santos) e 26 títulos no Campeonato Paulista (atual recordista).
No futebol, o Corinthians costuma atuar como mandante no Estádio Municipal do Pacaembu. Seus rivais históricos são o Palmeiras, com quem disputa o Derby Paulista, o São Paulo, com quem disputa o Majestoso e o Santos, com quem disputa o Clássico Alvinegro.
Sua torcida é conhecida como "Fiel" e seus torcedores são estimados em aproximadamente 30 milhões espalhados por todo o Brasil e pelo mundo, atrás nacionalmente somente do carioca Flamengo, além de ser o primeiro na Região Sudeste.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Club_Corinthians_Paulista


Foi com mais de 100 mil pessoas presentes no estádio do Morumbi que o Timão faturou o título do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. O talismã Tupãzinho marcou aos nove minutos do segundo tempo e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. Naquela tarde de 16 de dezembro, a equipe entrou em campo com Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Tupãzinho; Neto, Fabinho e Mauro.
O grande ídolo da conquista foi o meia Neto, que marcou nove gols no torneio, cinco em cobranças de falta. O time do técnico Batista marcou 23 gols em 25 partidas e sofreu 20. A campanha foi de 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas.
http://corinthians.com.br/site/futebol/titulos/

Foi uma bela decisão. Jogo equilibrado, bem disputado e com os dois times buscando o ataque. Prevaleceu o cântico da Fiel, que transformou o estádio de Yokohama, no Japão, palco da final do Mundial de Clubes da Fifa, numa sucursal do Pacaembu. O bando de loucos que viajou ao outro lado do mundo viu o Corinthians conquistar o bicampeonato mundial com uma vitória maiúscula sobre o Chelsea, campeão europeu, por 1 a 0. 
http://oglobo.globo.com/esportes/corinthians-bicampeao-mundial-de-clubes-ao-vencer-chelsea-7065865

O novo estádio do Corinthians
A Arena Corinthians, na zona leste da cidade de São Paulo, terá capacidade para 48 mil torcedores. Para sediar a abertura da Copa de 2014 no Brasil, a Fifa prevê 65 mil lugares. Com a exigência, serão adicionados 20 mil assentos removíveis, ficando um total de 68 mil.
Os assentos excedentes serão retirados após o encerramento da Copa. O estádio próprio viabilizará um sonho de longa data do Clube. Odebrecht e Corinthians iniciaram em 2004 os primeiros contatos para a construção e, em 2010, como parte das comemorações do centenário corintiano, foi firmado um primeiro acordo entre as duas partes. Em julho de 2011, o novo estádio ficou orçado em R$ 820 milhões.
Neste valor, já estão incluídos os serviços iniciais de terraplenagem e preparação do terreno do estádio, cujas obras estão sendo executadas desde 30 de maio. O projeto da futura Arena Corinthians, de autoria do arquiteto Anibal Coutinho, prevê que ele tenha instalações para receber 32 Chefes de Estado, representantes dos países que irão disputar a Copa no Brasil. Também haverá estrutura para o trabalho simultâneo de cinco mil jornalistas de todas as partes do mundo.
http://www.odebrechtarenas.com.br/estadio/arena-corinthians

São Paulo Futebol Clube (conhecido apenas por São Paulo e cujo acrônimo é SPFC) é uma associação esportiva brasileira. O clube foi fundado em 1930, e refundado em 1935 após um breve período de inatividade. É um dos times mais bem sucedidos do país e do mundo, e dentre seus principais títulos, destacam-se os seis Campeonatos Brasileiros, as três Copas Libertadores, duas Copas Europeias/Sulamericanas e o Mundial da FIFA de 2005, totalizando três campeonatos mundiais interclubes, além de vinte e um Campeonatos Paulistas. Também possui tradição em outros esportes que não o futebol, como no atletismo, onde seu atleta Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico do país e quebrou recordes mundiais, responsáveis pelas duas estrelas douradas no escudo do clube.
Quanto a títulos internacionais, o São Paulo é a terceira maior equipe da América do Sul, depois de Boca Juniors e Independiente, com 12 títulos internacionais. Também é um dos clubes mais bem sucedidos do futebol brasileiro em termos de títulos globais, tendo conquistado 21 títulos estaduais, seis títulos do Brasileirão, três títulos da Copa Libertadores, uma Copa Sul-Americana, uma Supercopa Sul-Americana, uma Copa CONMEBOL, duas Recopas Sudamericanas, duas Taças intercontinentais e um Mundial de Clubes.
De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a terceira de maior valor no Brasil, ultrapassando os 771 milhões de reais, ficando atrás do Flamengo (com 792 milhões) e do Corinthians (com 1 bilhão) . Essa posição foi obtida graças a um incremento de 234% em bilheteria e 93% no marketing, além de possuir o Estádio do Morumbi.
No âmbito nacional, o São Paulo Futebol Clube só deixa de estar na primeira colocação no ranking da CBF, onde aparece em quarto. Já pelas classificações da revista Placar, Folha de São Paulo e RSSSF ele aparece sempre em primeiro.
O Tricolor do Morumbi, como é conhecido popularmente, também é um dos maiores clubes do mundo ocupando a oitava colocação segundo a Folha de São Paulo.
Pelo ranking da CONMEBOL, que leva em conta apenas os resultados obtidos nas últimas cinco edições das competições organizadas pela entidade, o clube é o quarto entre os brasileiros e o sétimo em toda a América Latina.
Já para a IFFHS, órgão de estatística reconhecido pela FIFA14 15 e que produz mensalmente um ranking de clubes, o Tricolor Paulista, outro nome pelo qual é conhecido, é o 10.º melhor clube atualmente16 e o 18.º melhor de todos os tempos, sendo o primeiro entre os clubes brasileiros. A mesma IFFHS, elegeu o São Paulo como o melhor time brasileiro da última década (2001-2011) e o segundo na América do Sul, atrás apenas do Boca Juniors da Argentina.
Em 18 de outubro de 2006 foi sancionada na cidade de São Paulo a lei n.º 14 229 de 11 de outubro do mesmo ano e cujo projeto de lei era de n.º 648 de 2005 onde fica definido que no dia 16 de dezembro de cada ano será comemorado o "Dia Tricolor", homenageando, dessa maneira, a data de refundação do clube.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_Futebol_Clube

Sociedade Esportiva Palmeiras (conhecida popularmente como o Palmeiras) é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol, com um dos times mais vencedores e de maior torcida do País. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o verde e branco. O vermelho, presente desde sua fundação em 1914, foi excluído durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo nacional, na mesma reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras.
Seus títulos mais importantes conquistados no futebol são a Copa Libertadores da América de 19996 e a Copa Rio de 1951, considerado na época como um Mundial de Clubes de futebol , embora não seja assim reconhecido pela FIFA, que em 15 de dezembro de 2007 divulgou comunicado oficial sobre o tema , voltando atrás de uma decisão tomada meses antes e comunicada ao clube pelo então secretário-geral da entidade, Urs Lins .
O Palmeiras é a equipe brasileira com o maior número de títulos de abrangência nacional conquistados, sendo o único a vencer todas as competições oficiais que disputou criadas no País, inicialmente pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e, a partir da década de 1970, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) . O alviverde possui 11 conquistas deste porte, com destaque maior para seus 8 títulos nacionais: 4 do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994), principal disputa do País desde 1971;
e mais 2 da Taça Brasil (1960 e 1967) e 2 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969), principais disputas brasileiras entre 1959 e 1970, que foram oficializadas pela CBF em 2010 também como Campeonatos Brasileiros . Além destes campeonatos, o Palmeiras já venceu no País as Copas do Brasil de 1998 e de 2012 e a Copa dos Campeões de 2000, competições também organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro.
No Estado de São Paulo, o Palmeiras também é um dos principais vencedores, com 22 conquistas do Campeonato Paulista de Futebol e mais dois títulos extras da mesma competição. Em 1996, o alviverde conquistou o estadual daquele ano com a melhor campanha de uma equipe na era profissional neste campeonato .
Na ocasião, foi campeão com 83 pontos ganhos em 90 possíveis, com um índice de aproveitamento de 92,2% dos pontos disputados e 102 gols marcados em 30 jogos realizados. Desde então, esta marca jamais foi alcançada por qualquer outra equipe na competição.
No mais recente Ranking Nacional de Clubes da CBF, que leva em conta o comportamento das equipes nas últimas cinco temporadas e que foi divulgado em 2012, o Palmeiras é o oitavo colocado, com 256 pontos .
No último ranking da confederação que levou em conta um período histórico mais abrangente do futebol brasileiro e que foi divulgado em 2011, o Palmeiras foi o líder absoluto, com 2.366 pontos .
De acordo com estudo de 2012 da empresa BDO RCS, que avalia as marcas dos maiores clubes de futebol do Brasil, a equipe paulistana tem a quarta marca mais valiosa no País, com valor de R$ 481,2 milhões .
A mesma consultoria apontou o Palmeiras como o quarto do Brasil em termos de receitas, com arrecadação 148,3 milhões de reais em 2010 . Um outro levantamento da BDO, divulgado em 2012, mostrou que o alviverde foi o clube que mais recebeu dinheiro (R$ 44,6 milhões) com patrocínio em 2011 no Brasil, à frente de todos os rivais .
Em 1965, foi inaugurado o Estádio Magalhães Pinto, o "Mineirão", e, para coroar os festejos da inauguração, organizou-se um amistoso entre a Seleção Brasileira e a do Uruguai. Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, um time, a Sociedade Esportiva Palmeiras, foi convidado para compor toda a delegação, do técnico ao massagista, do goleiro ao ponta-esquerda, incluindo os reservas.
Uma primazia única em reconhecimento a uma das melhores equipes do País na época, que vencia os adversários, convencia e encantava de tal maneira que recebeu da imprensa e do povo a alcunha de "Academia de Futebol". A partida foi realizada no dia 7 de setembro (data da independência brasileira), e o Palmeiras derrotou o Uruguai por 3 a 0 .
Em 2005, no dia 11 de outubro, foi sancionada na cidade de São Paulo a Lei n.º 14.060, que definiu o dia 20 de setembro como o "Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras", que passou a ser lembrado anualmente na capital paulista, já que passou a integrar o Calendário Oficial do Município.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Esportiva_Palmeiras

Também nos esportes olímpicos São Paulo é destaque no cenário nacional e mundial.
O Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida mais conhecido como Ginásio do Ibirapuera é um ginásio poliesportivo da cidade de São Paulo.
Integrante do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1957. Além de eventos esportivos, o ginásio também recebe diversos espetáculos.
Em 2011 foi reaberto após grande reforma, com novos assentos e refletores, iluminação de 3000 lux permitindo transmissões televisivas em alta definição. Sua capacidade atualmente é de 10.200 pessoas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1sio_Estadual_Geraldo_Jos%C3%A9_de_Almeida
Os Jogos Pan-Americanos de 1963 foram a quarta edição do evento multi esportivo, realizado na cidade de São Paulo, no Brasil, entre os dias 27 de agosto e 7 de setembro. A delegação brasileira foi composta por 385 atletas, entre os 1.665 participantes. O judô foi a modalidade estreante da competição.

O Estádio do Pacaembu lotado assistiu à cerimônia de abertura dos jogos. A chama olímpica, que fora acesa por índios carajás, adentrou o estádio nas mãos do velocista José Telles da Conceição, após ter passado por cidades como Goiânia, Uberlândia e Ribeirão Preto. Com direito a revoada de pombas e tiros de artilharia, as bandeiras olímpica e pan-americana foram hasteadas, logo antes do juramento do atleta, realizado por Amaury Pasos, campeão mundial de Basquetebol pelo Brasil em 1959. A cerimônia foi encerrada com o Hino Nacional Brasileiro, dando início à quarta edição dos Jogos Pan-Americanos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Pan-Americanos_de_1963



O Club Athletico Paulistano é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo, fundado em 29 de dezembro de 1900, suas cores são vermelha e branca. Sua sede encontra-se no Jardim América, próximo a Avenida Paulista.
O Club Athletico Paulistano conta com times de diversas modalidades esportivas amadoras, possuindo a única quadra no Brasil de pelota basca e gerou a Sociedade Harmonia de Tênis. É até hoje um dos clubes mais exclusivos do Brasil.


Formou um importante clube de futebol no início do século XX, tendo vencido o Campeonato Paulista de Futebol onze vezes (1905, 1908, 1913, 1916, 1917, 1918, 1919, 1921, 1926, 1927 e 1929).
Até hoje, o Club Athletico Paulistano, que fechou seu departamento de futebol em 1929, é o único clube a ter sido tetracampeão paulista consecutivamente, em 1916, 1917, 1918 e 1919. Nenhum clube paulista conseguiu igualar tal marca.
Seu uniforme titular era formado por uma camisa e calção brancos com detalhes em vermelho, e meias pretas . O segundo uniforme tinha camisa vermelha, calção branco e meias pretas 





Renato Miranda, Olavo de Barros e Sílvio Penteado assistiram, no Colégio Mackenzie, uma partida de futebol deste contra o Internacional, e ficaram estusiasmados. 


Assim, começou a nascer a ideia de se criar uma nova equipe de futebol que fosse para brasileiros e que representasse a cidade.
No fim de dezembro de 1900, na rua São Bento, nº 5, houve a reunião que selou definitivamente a fundação daquele que seria o maior time do país no seu tempo.
Como um dos fundadores da Liga Paulista, o Paulistano disputou todos os campeonatos por ela promovidos até 1912.
Em 1913 ocorre a primeira cisão das ligas, e o Paulistano liderava a criação da APEA. Na verdade, a equipe discordava da popularização que o esporte estava sofrendo com o surgimento de clubes como Corinthians e Ypiranga.
Em 1915, houve a desapropriação do terreno do Velódromo, o Club Athletico Paulistano ficou sem sua sede esportiva. Foi então decisiva a ação de um dos sócios fundadores, Manuel Carlos Aranha, neto, o Carlito Aranha que, juntamente com um grupo de rapazes, conseguiu que o time do Paulistano não acabasse. Um novo terreno foi adquirido no Jardim América, entretanto o Paulistano não possuía, de imediato, local para seus treinos. Carlito Aranha pediu emprestado os campos do Palestra Itália e do São Bento e, graças à sua iniciativa, a equipe de futebol do Paulistano pôde participar dos campeonatos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Club_Athletico_Paulistano

XIX MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO 
A Prova Pedestre XIX MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, doravante denominada EVENTO, será realizada no dia 06 de outubro de 2013, na cidade de São Paulo, por PESSOAS DE AMBOS OS SEXOS, devidamente inscritos, doravante denominados ATLETAS, independentemente da condição climática.
Deste EVENTO fazem parte: 
a. A CORRIDA INDIVIDUAL, com medida oficial de 42.195m, doravante denominada MARATONA.
b. A CORRIDA INDIVIDUAL, com medida de 25.000m, doravante denominada CORRIDA 25K.
c. A CORRIDA INDIVIDUAL, com medida de 10.000m, doravante denominada CORRIDA 10K.
d. A CAMINHADA INDIVIDUAL, com medida de 3.000m, doravante denominada CAMINHADA.
A LARGADA e CHEGADA de todas as CATEGORIAS será na Avenida Pedro Álvares Cabral - Ibirapuera - “Monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932 e Monumento ao Arquiteto Ramos de Azevedo”, conforme percursos detalhados divulgados no site oficial do EVENTO.


Os ATLETAS farão a LARGADA em pelotões específicos distintos entre si, nos seguintes horários abaixo:


a. Para a MARATONA:


CATEGORIA CADEIRANTE
LARGADA a partir das 07h40min em pelotão único.


CATEGORIA ELITE FEMININO
LARGADA a partir das 07h50min em pelotão único. 


CATEGORIA ELITE MASCULINO
LARGADA a partir das 08h25min em pelotão único. 


CATEGORIA PELOTÃO PREMIUM e CATEGORIA ATLETA COM DEFICIÊNCIA: DEV = Deficiente Visual / AMP = Amputado de Membro(s) Inferior(es) / DMAI = Deficiente Andante Membro(s) Inferior(es) / DI = Deficiente Intelectual / DMS = Deficiente Membro(s) Superior(es) / DAU = Deficiente Auditivo
LARGADA a partir das 8h25min em pelotão único. 


CATEGORIA PELOTÃO GERAL (Largada por setor em ONDA para os 42k, 25k e 10k).
O tempo entre as ONDAS de LARGADA será divulgado posteriormente no site do EVENTO.
LARGADA em ONDA a partir das 08h25min


b. Para a CAMINHADA:


CATEGORIA CAMINHANTE
LARGADA a partir das 08h25min em pelotão único, ao final dos demais pelotões.


A ORGANIZAÇÃO solicita extrema atenção às chamadas do sistema de som na área de LARGADA para eventuais alterações nos respectivos horários.
http://www.minhasinscricoes.com.br/maratonainternacionalsp/2013/

O Metrô de São Paulo
Metrô de São Paulo ou Metropolitano de São Paulo, conhecido popularmente como Metrô, é um sistema metropolitano que serve a cidade de São Paulo, operado pela empresa de capital misto do estado de São Paulo Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Fundada no dia 24 de abril de 1968, a empresa é responsável pelo planejamento, projeto, construção e operação do sistema de transporte metropolitano na Região Metropolitana de São Paulo. Tendo a maior parte de seu controle acionário associada ao governo do estado, é subordinada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Integra também a Rede Metropolitana de Transporte de São Paulo.
A empresa privada Via Quatro opera a recém-inaugurada Linha 4 do sistema.
O metrô paulistano está em operação desde 14 de setembro de 1974. Possui uma extensão de 74,3 quilômetros de linhas ferroviárias distribuídas em cinco linhas, ligadas por 64 estações (58 operadas pelo Metrô e 6 pela ViaQuatro).
Compõem o sistema as linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera - Palmeiras-Barra Funda), 4-Amarela (Luz-Butantã) e 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze). Possui interligação com o sistema de trens urbanos, através de integração com linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas estações Brás, Palmeiras-Barra Funda, Luz, Santo Amaro, Tamanduateí e Pinheiros, e em outros terminais de transporte intermodal na cidade de São Paulo. Diariamente o Metrô transporta 3,4 milhões de passageiros.
Em 2010 o Metrô de São Paulo foi considerado o melhor sistema de transporte sobre trilhos da América Latina pelo The Metro Awards. Não obstante, engenheiros especializados em transportes urbanos afirmam que o metrô está saturado e que a resolução deste problema só poderá ocorrer a longo prazo.
A rede atualmente passa por investimentos de expansão e modernização, mas sua extensão ainda é considerada insuficiente para as dimensões da região metropolitana que serve. Segundo reportagem publicada pela Folha Online em abril de 2011, com dados do CoMet (Comunidade dos Metrôs), o metrô paulistano é o mais lotado do mundo. A superlotação do sistema, aliada a falhas constantes na operação tem refletido na percepção dos usuários. Em setembro de 2011, o metrô obteve a pior avaliação de sua história, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha junto aos usuários do sistema.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4_de_S%C3%A3o_Paulo



Fontes : além das já citadas









Nenhum comentário:

Postar um comentário