quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O melhor bar do Brasil

A mesa de um bar já foi tema ou cenário de muitas músicas de compositores famosos.
Local idolatrado por muitos e também execrado por outros, pode ser um local de reunião de muitos amigos comemorando grandes alegrias, como o cenário de um bêbado solitário afogando as mágoas de um amor mal sucedido.
Vamos agora fazer uma viagem pelos melhores e mais famosos bares do Brasil e conhecer as suas histórias.
O Bar Brahma é um tradicional estabelecimento comercial localizado no centro da cidade de São Paulo, no Brasil. Fundado em 1.948 pelo imigrante alemão Henrique Hillebrecht, logo se tornou um ponto de encontro de personalidades importantes dos meios acadêmico e político (Jânio Quadros, Ademar de Barros e Fernando Henrique Cardoso) e do mundo artístico (Adoniran Barbosa, Orlando Silva, Ari Barroso, Vicente Celestino, etc.).
Nos anos 60, foi palco de discussões políticas promovidas pelos estudantes da Faculdade de Direito da USP, bem como ponto de negócios dos fazendeiros do interior paulista. Nas décadas seguintes, o bar acompanhou a deterioração de parte da área central da cidade de São Paulo, acabando por fechar as portas no início dos anos 90.
Foi reaberto em 1.997, com o nome de "São João 677", mas encerrou as atividades já no ano seguinte.
Em 2.001, foi reinaugurado com o nome original. Localizado em um dos endereços mais famosos do centro de São Paulo, na esquina das avenidas Ipiranga e São João, recebe uma média de 700 visitantes por dia. Possui agenda fixa de shows, onde se apresentam regularmente nomes como Demônios da Garoa, Tobias da Vai-Vai e Ângela Maria, entre outros expoentes da Música Popular Brasileira.


O Bar Brahma localiza-se na esquina das avenidas Ipiranga e São João, um dos locais mais conhecidos da Capital de São Paulo e reverenciado na letra da música Sampa de Caetano Veloso: 
"Alguma coisa acontece
No meu coração
Que só quando cruzo a Ipiranga
E a Avenida São João…"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bar_Brahma

Com todas essas receitas, o Bar Brahma do Centro ganhou o título de melhor Bar, melhor Porção e mais quatro prêmios de um guia especializado. O menu do bar ainda conta com Saladas, Canapés, Massas, Pizzas na Pedra, Pratos Executivos de Boteco e Especiais, Pratos Clássicos do Bar Brahma, Porções servidas na pedra, Caldinhos, Sandubas, Tábuas de Queijos e Frios, sem contar a tradicional Feijoada, servida todas as quartas e sábados, com samba. 
Uma atenção especial vai para o chopp do bar, conhecido como um dos melhores da cidade, servido na temperatura ideal, com colarinho cremoso, perfeito para acompanhar os petiscos do cardápio. A carta de bebidas ainda conta com caipirinhas, coquetéis, doses e uma seleção de cachaças. 
Com uma programação musical de segunda a domingo, o bar inclui em seu repertório ritmos como MPB, jazz e samba.
São 1.500 apresentações que sobem ao palco a cada ano, entre elas grandes nomes de artistas nacionais. 
A casa recebe cantores e bandas tradicionais no famoso palco do salão principal como Demônios da Garoa, Originais do Samba, Carolina Soares e Cauby Peixoto. Aos sábados, o bar promove “Samba e Feijoada” com show animado do Naninha e banda para agradar tanto os paulistanos como os visitantes da cidade. 

Atraindo públicos de todas as idades, o Bar Brahma do Centro oferece música ao vivo e petiscos de primeira. Os frequentadores aproveitam também para desfrutar do glamour dos tempos antigos com móveis e decoração da época.



http://www.baressp.com.br/bares/bar-brahma



Parando para examinar as construções existentes no Brasil, vamos concluir que podemos dividir sua história em dois períodos bem distintos. A história do antes e do depois da transformação completa provocada pela grande quantidade de indústrias e da explosão em série de diferentes tipos de máquinas. As duas Grandes Guerras contribuíram bastante para isso.
Esta verdadeira revolução reduziu as diferenças entre os grupos sociais e transmitiu a todos a necessidade de buscar o melhor, o mais bonito e o mais agradável e fez surgir também, no impacto inicial das grandes descobertas, os novos meios de transporte e de comunicação. Entre estas duas grandes fases da história das construções no Brasil, surge o estilo conhecido como o art déco, verdadeira transição entre o antigo e o moderno.
Este estilo originário da França, influenciou os países da Europa, os Estados Unidos e toda a América. No Brasil, por ocasião da era Vargas, a art-déco teve uma espansão muito grande. O Palácio Duque de Caxias, antigo Ministério da Guerra, a Estação da Central do Brasil (ambos na cidade do Rio de Janeiro), teatros, cinemas e mais de 200 prédios foram construídos em estilo art-déco.
Em todos estes prédios sente-se a fuga dos tradicionais estilos de épocas passadas e a vontade de agradar e transmitir o belo.
Neste mesmo período, precisamente em 1.934, quando Ipanema e Leblon eram ainda lugares ermos e isolados, habitados apenas por pescadores, foi construído às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, em estilo art déco, o Bar Berlim, atual Bar Lagoa. O mármore de Carrara, que reveste grande parte do interior do bar, foi trazido da Itália em navios mercantes que aportavam em um cais que existia em Ipanema, perto do Canal do Jardim de Alá.
A atual administração do Bar Lagoa vem preservando, com muito cuidado, o estilo do restaurante com seus mármores originais encimados por frisos dourados, por seus espelhos elípticos nas portas, por suas luminárias interessantes, seus portões, janelas e o grande balcão dos músicos que nos anos 30 e 40 tocavam músicas alemãs para os frequentadores que, na maioria, eram imigrantes alemães.
Conta a história que quando o Brasil entrou em guerra com a Alemanha, o Bar Lagoa, que na ocasião se chamava Bar Berlim, foi todo apedrejado e quebrado por um grupo de jovens revoltados com o afundamento de navios brasileiros, que diziam ter sido bombardeado por submarinos alemães. O tempo passou, mas o Bar Lagoa, que merece ser visto por quem não o conhece, continua vivo contando a sua história.


"Dos tempos em que atendia por Bar Berlim, ficaram as sugestões de inspiração alemã no cardápio e a lembrança de protestos de estudantes na porta, realizados durante a II Guerra Mundial. Inaugurado em 1.934, tem belo interior art déco, incluído na lista de bens tombados pela prefeitura. Cremoso, o chope da Brahma é servido em calderetas de 350 mililitros.
Muitos brindes são erguidos no salão e na varanda, principalmente em comemorações futebolísticas. 

O cardápio lista pratos como o kassler defumado com chucrute e o par de salsichões guarnecido de salada de batata. Para beliscar, boa pedida são os croquetes de carne."

Mantido por três gerações da mesma família, o restaurante Bar Lagoa é tradicional do bairro de Ipanema, aberto em 1934. A casa é um exemplar da construção do estilo art déco, que é originário da França e vem sendo preservado ao longo dos anos.


O capricho na confecção dos pratos é outro destaque do local. Entre as opções mais pedidas estão o estrogonofe de filé mignon, o salsichão com salada de batatas e o kassler (carré de porco defumado com chucrutes).


http://www.barlagoa.com.br/index.php?pagina=card%E1pio
http://www.guiadasemana.com.br/rio-de-janeiro/noite/bares/bar-lagoa



O Bar Léo
Um dos bares mais tradicionais da cidade com o melhor Chopp de São Paulo.
O Bar Léo é um dos bares mais tradicionais da cidade. Inaugurado em 1.940,  ficou conhecido pelo saboroso chopp que é considerado por muitos como o melhor de São Paulo. 
O Bar Léo acomoda 70 pessoas sentadas, mas a casa pode receber até o dobro de clientes, pois muitos preferem ficar de pé próximo ao balcão ou mesmo do lado de fora, na calçada, onde existem outras 20 mesas.
São 180 m², 2 sanitários, 1 cozinha e o balcão, que sustenta duas grandes chopeiras - a marca oficial da casa - criadas por Hermes de Rosa. No balcão fica a estufa onde são produzidos os canapés, porções de frios e sanduíches. Assim, quem desejar pode ver como são preparados os tradicionais canapés do Bar Léo.

A decoração é feita basicamente por garrafas das mais variadas bebidas de diferentes países do mundo e por canecas de chope, incontáveis! Nas paredes, diplomas da Brahma, como o de “melhor chopp”, dividem espaço com quadros de “bolachas” de cervejas do mundo inteiro e de matérias em revistas como Veja São Paulo.


Outro orgulho do bar é ter sido eleito pelo saudoso jornalista David Zing, em uma reportagem da Playboy, um dos cinco melhores do mundo. A temática do Bar é formada por uma mistura entre  a cultura alemã (com pratos típicos e bebidas como a Schnaps) e o estilo pub.
Mas vamos lá, o concurso “Um Bar, Muitas Histórias”, realizado pela Sociedade da Cerveja, é um movimento que visa ampliar o conhecimento sobre cerveja pelos seus apreciadores. Donos de bares de todo o país contaram histórias inusitadas, divertidas e originais sobre fatos ligados a cultura nacional e tradição de boteco que aconteceram em seus estabelecimentos. E o vencedor foi o Bar Léo, que ganhou devido a dois fatos curiosos, foi o bar que criou o copo de chope usado em todo o país, também conhecido como caldereta e, entre seus funcionários, está Seu Luís, o garçom mais antigo em atividade em São Paulo.
http://www.barleo.com.br/#!sobre/c42f
http://www.dicassaopaulo.com.br/tag/bar-mais-antigo-de-sao-paulo/


Seu Luiz de Oliveira, 90, gosta de se apresentar de duas formas: como garçom do Leo (bar tradicionalíssimo do centro de São Paulo) há 50 anos e palmeirense (melhor, "palestrino", como faz questão de corrigir) há 90.
Karime Xavier/Folhapress
Seletivo, não dá entrevista para qualquer um. Tem de ir com horário marcado, com bastante antecedência, e torcer para ele ir com a sua cara.

Com os clientes, é simpático, mas firme. Não serve chope sem colarinho nem canapé sem mostarda.

Karime Xavier/Folhapress
Seu Luiz de Oliveira, 90, é o garçom mais antigo do tradicional bar Leo, em SP; *Folha* resgata sua história.
Os 90 anos foram comemorados no Leo, há poucas semanas, servindo os clientes que de tão assíduos tornaram-se amigos e lotaram o bar para homenageá-lo.


http://www1.folha.uol.com.br/comida/938852-aos-90-anos-garcom-relembra-meio-seculo-de-trabalho-no-bar-leo.shtml


Anos 60: Lembranças do saudoso Bar do Antonio`s, no Leblon.
Anna Ramalho
Houve um tempo na Avenida Bartolomeu Mitre, 297 loja C esquina com Ataulfo de Paiva no Bairro do Leblon – Rio de Janeiro, a existência de um lendário Bar, chamado Antonio’s, local de atendimento perfeito, menu saboroso e com ambiente acolhedor, fraterno e de uma intensa vida cultural, frequentada por habitués famosos da televisão, jornalismo, literatura e política.
Sua inauguração ocorreu às 20 horas do dia 11 de fevereiro de 1.967, com o nome de uma música de sucesso do Frank Sinatra – Strangers In The Night, no início eram três sócios, o nordestino Antonio, hoje cozinheiro em Nova York  os espanhóis Manolo e Florentino; este em 1.980 resolveu prosseguir em “vôo solo” e  abriu a casa com o seu nome na General San Martin, final do Leblon, posteriormente Florentino estendeu seu vôo a Brasília.
O nome Antonio’s coube em referência óbvia ao nome do Antonio, cozinheiro preferido do jornalista Armando Nogueira, que ajudou a conseguir o financiamento ao Banco Nacional, para a compra do bar - restaurante,  amizade com a diretoria do Banco.
A partir de 1.980 ficou  Manolo em carreira solo à frente do Antonio’s, seu nome de batismo Manuel Rieiro Romar, nascido na Galícia – Espanha, um especialista em encontros, assim dizia o amigo e poetinha Vinicius de Moraes “ A vida é a arte do encontro” e, Manolo sabia como poucos realizar esta arte, vocação de agregar pessoas.
O cartunista e escritor Ziraldo
O cartunista e escritor Ziraldo, referindo-se ao Manolo:
“Ninguém ainda conseguiu no Brasil realizar a mágica do Manolo: Erigir o que, positivamente, é o único bar definitivo do país, um bar acima das modas e das enquetes, dos outs e dos ins, um bar. Mas o Manolo é um bruxo, todos sabem. Um bruxo feito – remar – das águas salgadas do Atlântico e – rieiro – das doces águas do pequeno Ulla, o rio que corta sua pedregosa Santiago, a do campo das estrelas, na Galícia, onde ele nasceu fazendo milagres. Daí as romarias O Manolo é, ainda que sereno e calmo, longânime. Ele é continente, morigerado, parcimonioso. Mais essa coisa rara entre nós: bem-educado!.” 

http://www.jb.com.br/anna-ramalho/noticias/2011/08/25/anos-60-lembrancas-do-saudoso-bar-do-antonios-no-leblon/


Pequeno no espaço, o Bar-Lounge Louis conquista o público do Itaim com estilo, bom humor e trilha sonora moderna.
Por Julio Caldeira
Uma balada com som alto, mas sem pista de dança. Eis o conceito por trás da franquia paulistana do Bar-Lounge Louis de Miami, inaugurada em março na Rua Amauri, com Marcus Buaiz entre os sócios.
Da porta já dá para ter uma visão total do pequeno espaço, com capacidade para 200 pessoas: um bar à esquerda e outro nos fundos, a cabine do DJ à direita (com formato que lembra a metade de uma casca de ovo quebrada), o salão ocupado pelos sofás e mesas que compõem os camarotes, e um mezanino à esquerda. O clima é de bar para quem chega antes das 22 horas, com uma moçada na faixa dos 30 anos pedindo seus primeiros drinques e conversando, apesar do som alto.
Perto da meia-noite, o clima esquenta. Além da forte iluminação vinda dos dois bares, há pequenos focos de luz púrpura que passeiam pelo ambiente, compondo uma atmosfera lânguida e intimista – para a qual contribui ainda o néon azul de uma coluna ao fundo. O público logo invade o corredor para dançar, tornando difícil a circulação por ali. Nessa hora, a trilha sonora faz a diferença. Em vez daquele house palatável e padrão, os DJs colocam os habitués (mais endinheirados que modernos) para dançar ao som de Hot Chip, Clash, Smashing Pumpkins e até Pearl Jam – tudo espertamente disfarçado em remixes dance.
No cardápio, drinques e cervejas dividem espaço com ótimas porções (prove a de mandioquinha com gorgonzola). A decoração é ostensivamente chique, mas marcada pelo bom humor. Atrás do DJ, por exemplo, caveirinhas (em vez de botões) pontuam os quadrados no tecido de veludo capitonê. E os cinco lustres, rebuscados na forma, não são de cristal, e sim de acrílico transparente. BAR-LOUNGE LOUIS **** R. Amauri, 282, Itaim Bibi- São Paulo.
http://epocasaopaulo.globo.com/comida-e-bebida/bar-lounge-louis-luxo-em-alto-e-bom-som/

O Astor é assim
Um bar que poderia estar em qualquer esquina do mundo
Todo boêmio sabe que bar tem vida própria e, portanto, personalidade. Para cada desejo etílico-gastronômico, sempre haverá um bar para atendê-lo, em toda grande cidade do mundo.
Um desabafo de balcão, aquela sede de chope que não passa, um mergulho no universo da coquetelaria, a fominha de petiscaria, a fome grande de fim de noite... Para cada um destes casos, um bar. Para todos eles, Astor.
Fim de semana, no Astor, começa ao meio-dia de sexta. Porque é na sexta que se encerram os trabalhos e se começam outros.


Porque um final de semana gordo, de tempos em tempos, cai muito bem. Porque o almoço de sexta é especial, menos corrido, mais alegre. Porque sexta é quase sábado, dia em que a cidade fica mais silenciosa e feliz.


Porque sexta é dia de lembrar que só se vive uma vida, e que cada hora de lazer, conta.
Rua Delfina, 163 - Vila Madalena - São Paulo.

Avenida Vieira Souto, 110 - Ipanema - Rio de Janeiro.


http://www.barastor.com.br/home
Vila Madalena: O charmoso núcleo de bares e restaurantes de São Paulo
A Vila Madalena, conhecida como Vila Madá, é certamente um dos bairros mais charmosos de São Paulo. Localizada no distrito de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, este bairro nobre é conhecido no Brasil e no exterior como sendo um núcleo gastronômico com inúmeras opções de restaurantes e bares para todos os gostos.
A fama de reduto boêmio da cidade não é recente, de fato, o bairro começou a ganhar fama na década de 70, quando estudantes da USP (Universidade de São Paulo), começaram a procurar o bairro como opção de moradia. De lá pra cá o bairro não só cresceu, mas também ganhou estilo e, atualmente, é um dos bairros mais chiques e bonitos da cidade.


As opções são muitas, desde barzinhos barulhentos e super lotados até ambientes calmos ao som de bandas tocando Jazz. Há opções para amantes de esportes, bares com música ao vivo tocando desde MPB até Rock. Há também opções para o público GLS, baladeiros, botequeiros e até para os amantes do samba.

http://euqueroeviajar.wordpress.com/2011/05/23/vila-madalena-o-charmoso-nucleo-de-bares-e-restaurantes-de-sao-paulo/


Um dos clichês envolvendo a bebida – clientes saboreando uísque e fumando charutos – ganha vida no Esch Café (Alameda Lorena, 1.899, Jd. Paulista, São Paulo, 3062-2285). 
Resenha por Fabio Wright

Ímã de amantes de charutos cubanos, o misto de bar, restaurante e tabacaria do empresário Edgar Esch faz sucesso.
Para acompanhar as baforadas, o cardápio reúne uma boa seleção de conhaques, uísques e outros destilados. Dos coquetéis, vale provar o rum maple sour. Servido em taça de martíni, é uma feliz combinação de rum envelhecido, suco de limão-siciliano e maple syrup, um melado típico do Canadá. A seção de petiscos inclui os canapés de brie, presunto cru e rúcula.
http://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/esch-cafe


Desde sua fundação, o Restaurante Café Lamas sempre foi um dos mais famosos estabelecimentos gastronômicos do Rio de Janeiro.
Desde os primórdios, quando estava estabelecido no Largo do Machado, além da sua cozinha internacionalmente conhecida que sempre atraiu turistas de inúmeros países, tornou-se o ponto de encontro de intelectuais, políticos, escritores, banqueiros, diretores e executivos de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais de diversas áreas, expoentes de inúmeras artes, músicos e cantores, estudantes universitários, atores e atrizes de cinema, teatro e televisão.
Inúmeros dos seus assíduos frequentadores consideram-no sua segunda casa devido a seu ambiente acolhedor, sentindo-se inteiramente à vontade pela familiaridade e lhaneza de tratamento de seus responsáveis e funcionários, colaborando para estreitar ainda mais os laços que unem clientes e seus diretores.
Sua cozinha internacionalmente famosa ultrapassou fronteiras oferecendo cardápio variado criado especialmente pelos seus chefs, mantendo sua mística de ser considerado um dos mais  completos estabelecimentos do ramo em todo o mundo, constando em todas as publicações estrangeiras como uma referência para os turistas que nos visitam.
Após sua mudança para a Rua Marquês de Abrantes, devido às obras decorrentes da instalação do Metro, em 1.974, o Café Lamas continua ocupando lugar de amplo destaque entre os estabelecimentos gastronômicos brasileiros, seguindo a mesma linha de organização ao longo de décadas que lhe trouxe o reconhecimento e a reputação ímpar conquistada com muito trabalho, dedicação e o prazer de servir aos seus frequentadores.  

http://www.cafelamas.com.br/a-historia.htm


Com 138 anos de história o Café Lamas é o bar (em funcionamento) mais antigo da cidade. Fundado em 1.874, o Lamas é um marco da boemia carioca, e foi ponto de encontro de intelectuais, políticos, escritores, empresários e artistas. Oscar Niemeyer, Manuel Bandeira, Juscelino Kubitschek, Sergio Buarque de Holanda, Candido Portinari, Getúlio Vargas, Monteiro Lobato, Ruy Barbosa, Machado de Assis, Oswaldo Aranha e Epitácio Pessoa são apenas alguns dos nomes que compõe a história do tradicional bar do Flamengo.
Enquanto me deliciava no meu filé Oswaldo Aranha, pensava nas conversas que ali haviam se passado. Planos comunistas sendo discutidos em sussurros no cantos, debates árduos em gritos nas mesas dos artistas, musicas e poemas cantadas nas altas horas da madrugada – tudo acompanhado por muito chopp bem tirado, comida deliciosa e um serviço de primeira.  E vamos combinar, esses são quesitos imprescindíveis para os bares que, como o Lamas, vão permanecer na memória do carioca e na história gastronômica da nossa cidade.

http://gourmetkitchendiary.com/cafe-lamas/


Filé Oswaldo Aranha, o prato mais carioca de todos.
Entrada do restaurante Cosmopolita
Nossa receita de hoje é o prato mais carioca de todos os tempos e o nome desse prato é em homenagem ao ilustre diplomata Oswaldo Aranha, autor dessa e de inúmeras outras frases. Ok, mas por que ele tem um prato em sua homenagem?
Então senta que lá vem história…
A história do Filé Oswaldo Aranha.
O prato recebeu esse nome em homenagem ao diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, que entre as décadas de 1.930 e 1.940, costumava almoçar no restaurante Cosmopolita, cujo apelido era “Senadinho” na Lapa, Rio de Janeiro, local de concentração de políticos na época. Ali o diplomata costumava almoçar o prato que levou seu nome. Oswaldo Aranha também pedia o mesmo prato no Café Lamas, que na ocasião também o incorporou ao cardápio.
http://www.papodebar.com/conheca-o-file-oswaldo-aranha/


Picadinho carioca
O picadinho é um clássico da boemia carioca dos anos de 1.950. Sua fama extrapolou os limites do Rio, ganhou São Paulo e hoje é presença marcante nos dois estados. Está em boa parte dos pratos executivos tanto de restaurantes populares, quanto das casas mais gourmets.
O prato inicialmente era servido nos bares da madrugada para aplacar a fome de quem varava a noite. E acabou chegando na charmosa Boate Meia Noite, do Hotel Copacabana Palace, em que foi celebrizado. Na época, metade do século XX, essa casa noturna recebia celebridades nacionais e internacionais como Edith Piaf, Nat King Cole, Tony Bennett, Louis Armstrong e Marlene Dietrich.
Na capital paulista, o picadinho também passou pelos bares e lanchonetes da boemia
De tão apreciado, o picadinho acabou entrando para o apetitoso menu dos pratos executivos, saciando a fome também dos trabalhadores de todas as classes.
O hábito de ter no almoço dos restaurantes de São Paulo dias marcados para cada prato existe desde a década de 1.930. Na época, a cidade estava crescendo e as pessoas não tinham mais tempo de almoçar em casa. Assim, acabavam comendo nos botecos que, para facilitar a vida, passaram a servir um prato a cada dia da semana.

http://omanjericao.wordpress.com/2012/04/15/picadinho-e-prato-trivial-para-a-segunda-feira-veja-a-historia-e-aprenda-a-fazer/
Quem nunca comeu um PF que atire o primeiro bife. O prato feito está entre as tradições mais populares do Brasil. Uma ideia que surgiu lá traz, no século XIX, junto com a industrialização do país.

“Tínhamos os primeiros restaurantes e hotéis que serviam pratos à francesa para os ricos e, por outro lado, casas mais simples, botecos e botequins, que serviam aos operários uma comida caseira, feita geralmente pela cozinheira e esposa do dono”, conta Sandro Dias, professor de história da gastronomia do Senac Águas de São Pedro.
O objetivo era ter uma comida rápida, mas substanciosa e nutritiva, capaz de alimentar a massa trabalhadora crescente, justifica Dias. Um fenômeno genuinamente brasileiro, mas que teve influência dos imigrantes. “Temos traços no cardápio herdados dos europeus, desde os portugueses e espanhóis a franceses e alemães, e mais tarde, de japoneses e povos que pra cá vieram”.


Com o tempo, a cozinha brasileira evoluiu e se regionalizou, mas a necessidade de ter a mão uma refeição completa e rápida não desapareceu. Ao contrário, resistiu ao surgimento das modernas redes de fast-food e dos bufês por quilo.

E hoje, de tão presente no dia-a-dia do brasileiro, ganhou até um concurso que elegeu os melhores PFs do país, como a Galinhada Santa Ana, do Santa Ana Bistro, em São Paulo (SP); o PF Peixe Crocante, do Restaurante Ponto X, de Pedreiras, no Maranhão e o Nhoque de Quiabo com Confit de Frango, do Restaurante Santa Receita, também de São Paulo.
http://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/08/13/pf-confira-a-historia-e-receitas-do-nosso-prato-feito-de-cada-dia.htm


Uma cidade onde todo o mundo é um Bar
Belo Horizonte, no estado brasileiro de Minas Gerais, conseguiu se tornar a terceira maior cidade do país, mantendo-se quase completamente desconhecida para o mundo exterior. Se os turistas - mais atraídos para os prazeres sibarítico de Rio de Janeiro ou o clamor urbana de São Paulo - Conheça-o em tudo, é porque eles podem passar por ela a caminho de Ouro Preto e Diamantina, tratando-o como um pouco mais de um reabastecimento parar como eles cabeça em direção a essas pitorescas cidades mineiras da era colonial.
Seu anonimato Internacional nasceu de nenhuma costa de mar, portanto, não há praias , nenhum famoso carnaval e, portanto, nenhuma loucura em fevereiro, e também sem grandes obras de Oscar Niemeyer.
Mas Beagá, apelido da Cidade descobriu como ser a capital do Brasil : há 12.000 bares na Cidade.


Foi publicada no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte a sanção da Lei 9.714. O texto declara a cidade de Belo Horizonte como a Capital Mundial dos Botecos. Para tal, esclarece que entende-se como botecos todos os bares, restaurantes e assemelhados. A lei, originária do projeto 67/09, de autoria do vereador Alberto Rodrigues, estabelece ainda o Dia Municipal dos Botecos, a ser comemorado, anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio.

Com aproximadamente 12 mil estabelecimentos do ramo, Belo Horizonte é a cidade com maior número de bares e restaurantes per capita do Brasil.
O presidente da Abrasel-MG destacou a importância de associar a gastronomia local ao turismo e citou os grandes festivais gastronômicos realizados em BH como exemplos do sucesso que a comida mineira faz e a capacidade de atrair um grande número de turistas em virtude desses eventos.
http://www.nytimes.com/2007/10/28/travel/28next.html?_r=0#h[]
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=900262


O melhor chope de BH: Redentor
As férias escolares de Daniel Rezende Ribeiro, aos 15 anos, se passaram em meio a tulipas e caldeiretas da cervejaria que sua família até hoje mantém em um shopping no Centro. O jovem foi tomando gosto pela coisa e, mais tarde, enquanto cursava administração, embrenhava-se nas manhas e segredos de como conseguir o melhor chope.
Tanta dedicação lhe rendeu os atributos necessários para que hoje esteja à frente dos negócios da família. Seu pai, o empresário Fausto Dias Ribeiro, foi quem tirou o primeiro chope da casa, dez anos atrás. Fã de bossa nova, ele mirou no gênero musical de Tom e Vinicius para compor a decoração.
Com vista para imagens do Cristo Redentor e do bondinho do Pão de Açúcar, os garçons manejam onze variações da bebida da marca Brahma. O pelourinho, por exemplo, é o escuro de 300 mililitros. Na caneca de 500 mililitros, ele ganha o nome de gauchão. O Zé cremoso chega numa caldeireta com 300 mililitros só de creme, mas quem não quer sair do tradicional opta pelo comum.
Para petiscar, prove o cubilac de salmão com camarão ao molho de alcaparras e cogumelos. Perguntar a Daniel o que, afinal, torna todas essas combinações do chope tão cremosas é inútil. Ele não entrega a receita. 

http://vejabh.abril.com.br/comer-e-beber/melhor-chope-bh-742012.shtml


Localizado em uma região nobre de Belo Horizonte o Bar do Antônio é conhecido cariosamente como Pé-de-Cana. Um dos pontos forte da casa é ambiente informal. A simplicidade deixa o local acolhedor e agradável. 
O “Pé De Cana” foi um apelido dado pelos próprios clientes do bar, em uma brincadeira com o dono do estabelecimento, que jogava os restos de cachaça dos copos direto no canteiro.
Além das cervejas nacionais e importadas, e o chopp gelado, a casa também serve algumas das tradicionais receitas de boteco há mais de 20 anos. São mais de 50 petiscos que misturam ingredientes típicos da boemia , como a mandioca, o filé, linguiça, carne seca, jiló, torresmo, entre outros.
As receitas já foram destaque no "Comida di Buteco" e nas revistas Veja BH e Encontro.


Lugar simples e agradável.  Comida realmente de primeira e chopp geladíssimo.
Rua Flórida, 15 , Sion, Belo Horizonte.


http://www.guiabh.com.br/bar-do-antonio
http://soubh.com.br/plus/modulos/estabelecimento/detalhe.php?cdestabelecimento=84&cdgrupo=2

Bem-vindo ao Bar BREJAS, uma experiência cervejeira

O Bar que nasceu de um Site na internet. O sítio brejas.com.br é hoje um dos mais acessados do país quando o assunto é cerveja. São mais de mil cervejas cadastradas em um ranking, que hoje é referência tanto para os consumidores, quanto para os cervejeiros, importadores, etc.
O BREJAS é feito por amigos (ou “Confrades”) absolutamente fanáticos e estudiosos da cerveja, que viajam o mundo todo em busca dos mais diferentes e exclusivos rótulos. No site, dedicam-se ao que chamam de “beer-evangelizar”, ou seja, levar as novidades cervejeiras ao público brasileiro tão carente de estilos diferentes de cerveja. Essa experiência não tardou em sair do mundo virtual e entrar no real.
Nosso staff é treinado para ajudar o cliente a encontrar os melhores rótulos de acordo com os seus gostos pessoais. Nosso cardápio de porções e lanches é inteiramente harmonizado com os estilos das cervejas disponíveis no Bar, a fim de tornar a experiência cervejeira ainda mais intensa e inesquecível.

No Bar Brejas você terá a companhia de quem, como você, quer buscar sabores e aromas que vão além das “pilsens” de massa. Nossos rótulos são selecionados para proporcionar o que há de melhor nas chamadas “cervejas especiais”, que são brejas — nacionais e importadas — que se respeitam um bom padrão de qualidade em seus insumos e em seus métodos de fabricação.
Venha ao Bar Brejas e surpreenda-se com esse novo mundo cervejeiro que você sequer sabia que existia. Queira mais!
Endereço: Rua Conceição, 860 - Cambuí - Campinas/SP
http://barbrejas.com/sobre-o-bar/


A Choperia Pinguim é uma das mais famosas e tradicionais choperias do Brasil. Desde sua inauguração serve chopp da marca Antarctica (da Ambev), mantendo sempre o mesmo padrão e qualidade. É localizada na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, num edifício histórico do centro. Grande atração turística, tem a fama de servir o "melhor chope do Brasil" e é frequentada intensamente por turistas e artistas famosos.
Inaugurada em 10 de novembro de 1.936 por Nicolás Miranda, a famosa casa de chope está instalada no Edifício Diederichsen e também no Quarteirão Paulista, onde inicialmente funcionou o Snooker Pinguim. Possui também outras filiais na cidade. 
Há uma lenda que tenta explicar a fama de excelência do bar. Segundo os antigos moradores ribeirãopretanos a qualidade do chope é devido a proximidade do Pinguim com a antiga fábrica da Antártica na cidade, segundo a lenda o chope era transportado logo após sua produção para a choperia por meio de um encanamento subterrâneo, chamado de "chopeduto".
Albano Celini, comprou a choperia em 1.965. Desde lá, passou a registrar mais de duas mil pessoas, diariamente, consumindo mais de dois mil litros de chope, servidos em tulipas de cristal em um processo de congelamento da cantina passando por mais de 800 metros de serpentina até a saída da bomba.
Os novos proprietários, liderados pelo empresário Antônio Alves, passaram a administrar o Pinguim em 1.984, que é conhecido como Pinguim 1 porque em 1.977, no Edifício Meira Júnior, do Quarteirão Paulista, em frente ao primeiro, foi inaugurado o Pinguim 2.
Em 1.990, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou lei de preservação do local onde funciona o Pinguim 1 para que não seja licenciado outro tipo de comércio a não ser choperia, para manter a tradição. A choperia é um ponto turístico muito importante da cidade, reconhecida por diversos guias de turismo e pela própria prefeitura.
Hoje a Choperia Pinguim possui mais duas unidades em Ribeirão Preto, sendo uma no Ribeirão Shopping e outra no Shopping Santa Úrsula, além de uma unidade na cidade de Belo Horizonte.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Choperia_Pinguim


A 8º edição do evento de premiação da Real Academia do Chopp e da Cerveja, criada pela Ambev, premiou as duas unidades do bar Vila Dionísio, a de São José do Rio Preto e a de Ribeirão Preto. O Vila Dionísio de São José do Rio Preto ganhou os prêmios “MELHOR BAR DO BRASIL” e “MELHOR BAR PARA SE BEBER CERVEJA DO INTERIOR DE SÃO PAULO”. Já o pub de Ribeirão Preto faturou o prêmio de “SEGUNDO MELHOR BAR PARA SE BEBER CERVEJA DO INTERIOR DE SÃO PAULO” e também o de “TERCEIRO MELHOR BAR DO BRASIL”. Concorreram 1.850 estabelecimentos de todo o país.

As duas unidades ainda foram premiadas com a “Certificação de Especialista na Arte de Servir Chopp e Cerveja”. Os bares estavam concorrendo com mais de 1.850 estabelecimentos de todo o Brasil, incluindo as capitais. “A força desse prêmio é ainda maior se pensarmos na tradição de outras ótimas casas do país e na proposta inovadora de entretenimento de alta qualidade dos bares Vila Dionísio”, analisou Alexandre Zanin, outro sócio dos pubs.”Ainda mais vindo da maior companhia de cerveja do mundo – a AmBev”, complementou.
O Vila Dionísio surgiu em 2.004, na cidade de São José do Rio Preto, e apenas depois de quatro anos foi inaugurado em Ribeirão Preto (abril de 2.008), tendo como principal objetivo criar uma nova proposta de entretenimento para o público das cidades. Com uma série de conceitos culturais, comerciais e de marketing, o pub desenvolveu identidade própria, baseando-se na difusão da cultura cervejeira, na apresentação de shows de blues, rock e jazz, criando assim um ambiente único.
http://www.brejas.com.br/blog/26-05-2009/vila-dionisio-eleito-melhor-bar-do-brasil-1946/


Chico e Alaíde -O boteco pós praia do Leblon
Passando em frente a este bar você pode, por algum momento, se enganar e achar que trata-se de mais um bar no Leblon “igual-a-todos-os-outros”. Mas este bar tem de cara dois marcos importantes: primeiro o fato de o Chico e a Alaíde serem ex “quituteiros” do tradicional Bracarense, famoso por seus petiscos perfeitamente fritos e recheados. E segundo que os preços aqui ainda conseguem ser relativamente menores do que os outros bares Leblon à dentro.
Embora já profundamente incorporado nos corações dos habitantes locais, este bar tem agraciado este cantinho da rua Dias Ferreira apenas desde 2.009. 
O chopp perfeitamente “trincando” é da Brahma e os garçons os distribuem frenéticamente por todos as mesas, basta um contato visual ou uma espriguiçada vigorosa. Mas o apelo real aqui são os petiscos e lanches.
A Maravilhosa de camarão é tão pequena como requintada, mas para aqueles com apetite maior o sanduíches de bife é irresistível a ponto de pedir logo dois na sequencia. O bolinho de feijoada também é um clássico carioca, bem como os pesteis de camarão.
A "chef petisqueira" Alaíde criou pratos exclusivos muito bons também, como o bolinho de aipim com camarão, que uma vez provado não será esquecido. 
Uma razão alternativa para conhecer este bar é para um (ou alguns) aperitivo(s) antes descer a rua gastronômica mais famosa do Leblon até um dos restaurantes de alta gastronomia do bairro.
http://www.timeout.com.br/rio-de-janeiro/bares/venues/772/chico-e-alaide

Apontado pelo jornal The New York Times como o melhor bar do Brasil e eleito pela Prefeitura do Rio quatro vezes como o melhor bar da cidade, quem frequenta o Bracarense, o Bar mais famoso do Leblon, sabe que as tentações vão além do tradicional bolinho de aipim com camarão e catupiry – receita mais antiga da casa e um dos favoritos de celebridades e boêmios de plantão.

O responsável pela casa, Carlos Tomé, orgulha-se do Bar, que já contou com a ajuda do filho Kadu Tomé, que com apenas 28 anos tocou o negócio da família onde trabalhou como garçom, caixa, copeiro e gerente e hoje roda o Brasil atrás dos melhores petiscos, do melhor chope e da cerveja mais gelada em uma eterna pesquisa etílica. Uma das maiores preocupações do Sr. Carlos é “preservar a tradição do bar”.
O motivo de tanto sucesso? Vou contar um deles: a casa conta com dois “chopeiros” profissionais há 26 anos, os mais antigos do Brasil, que garantem que a bebida seja tirada de forma impecável!
Recentemente, o Bar lançou novos bolinhos, como o de couve-flor recheado com camarão, o bobozinho de camarão, bolinho de abóbora com carne-seca e o bolinho de feijoada e já são grandes sucessos na casa.
http://melhoresbaresdorio.com.br/leblon/bar-bracarense-leblon-release


Armazém São Thiago
O estabelecimento funcionava originalmente como uma mercearia e após mudança de ramo, transformou-se em um dos mais populares bares de Santa Teresa. Em 2.011 o estabelecimento, que também é conhecido como Bar do Gomes, adquiriu o status de Patrimônio Cultural da cidade após ter sido tombado pela prefeitura.
O que comer e beber
Petiscos - Minicroquete de carne, pastel de bacalhau, empanadas de frango e palmito.
Sanduíches - Os mais pedidos são de jamón serrano, de picanha cozinha e de pastrami.
Cachaças - São vários rótulos de variadas procedências, dentre elas as famosas Canarinha, Anísio Santiago, Maria da Cruz e Lua Nova.


Cerveja - É um dos poucos lugares onde se pode tomar a cerveja Serramalte.

"O Armazém São Thiago é daqueles lugares que todos devem conhecer. Entrar ali é como voltar ao passado, mas sem achar que o lugar vive só de fama. O bolinho de bacalhau é uma delícia e a cerveja geladíssima, com destaque para a Serramalte, que é difícil de encontrada no Rio." 

http://www.wikirio.com.br/Armaz%C3%A9m_S%C3%A3o_Thiago


Aos Democratas - Curitiba - PR.
Bar tipicamente brasileiro, que mescla o perfil dos bares cariocas e a qualidade dos serviços dos estabelecimentos paulistas, como o “passador” de Chopp, com a exigência dos consumidores paranaenses. Foi inaugurado em maio de 2.003 e tem como principais atrações o Futebol, Chopp Campeão, Samba de raiz e MPB.
Esporte é o grande tema do bar Aos Democratas. Nas paredes do estabelecimento podem ser vistas camisetas autografadas por grandes atletas e fotografias de jogadores de futebol. Samba de raiz e MPB são os sons que tocam no bar, que conta com o maior painel de video wall de Curitiba. O equipamento é composto por 16 telas de 46 polegadas.
O bar passou por uma reforma em 2.009 e se transformou no primeiro bar construído na vertical em Curitiba. Com a ampliação, o Aos Democratas dobrou de tamanho e ganhou três novos ambientes, cada um decorado de forma bem brasileira.
Outro destaque da casa é a cozinha. No cardápio, petiscos como o Bolinho de Feijoada, Carne de Onça e Frango Democratas são alguns dos pratos mais pedidos.
No quesito bebida, o carro chefe da casa é o chope. O bar lançou seu próprio exemplar desta tradicional bebida no final do ano de 2.011. Fabricado pela Heineken Brasil especialmente para a casa, o Chope Aos Democratas traz a seus clientes mais uma excelente opção desta bebida.

A cerveja de garrafa e o chope são como irmãos gêmeos separados ao nascer. As duas bebidas, de uma marca específica, são originadas do mesmo barril e têm os mesmos componentes.
No entanto, a cerveja extraída para o engarrafamento passa pela pasteurização – processo em que o líquido é aquecido a 60°C e depois resfriado – para a eliminação de todos os micro-organismos; já alguns chopes não. “Chamamos de cerveja viva”, disse o cervejólogo Guilherme Baldin sobre o chope.
Segundo ele, o chope é servido direto do barril, com as leveduras e substâncias criadas no processo de fermentação.

Apesar dos mesmos ingredientes e processos, o chope ainda causa uma sensação de mais leveza e refrescância em relação à cerveja. O beer sommelier Rodrigo Lemos explica que quando o chope é tirado da máquina, ocorre uma pressão de gás, que pode ser CO2 ou nitrogênio. O gás se incorpora à bebida e a torna mais leve e fria. “Chope nitrogenado é ainda mais leve”, disse Lemos. Além disso, a pressão deixa a bebida mais cremosa, do que a engarrafada.

Curiosidades sobre Chopp


1 ) De onde vem a palavra chopp?
Chopp vem do alemão schopp e é uma medida de volume. Equivale a 300 ml.
Com o tempo, a palavra passou a designar a bebida.
2 ) Quanto mais gelado melhor o chopp?
Chopp a zero grau de temperatura tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor.
3 ) Então qual a temperatura ideal?
O ideal é que o chopp saia da máquina com temperatura entre 0 e 2 graus, para que chegue à mesa com 3 ou 4 graus e seja consumido entre 6 e 8 graus.

4 ) Como tirar um bom chopp?
Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo! ! deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador é aquele que faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.
5 ) Chopp estraga?
Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril tem prazo de validade de 10 a 20 dias. Por isso é bom freqüentar bares onde o chopp tem mais saída. Bar vazio significa chopp velho.
6 ) Do que é feito o chopp?
Os ingredientes são água tratada, malte (que é feito da cevada), cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo (uma planta parecida com a cevada - da família das trepadeiras!!).
7 ) Qual a diferença entre chopp e cerveja?
Os ingredientes são os mesmos. No entanto, a cerveja recebe mais uma etapa no processo: a pasteurização. A bebida que segue para a garrafa tem sua temperatura elevada e, rapidamente, abaixada, dando uma vida útil maior! Daí resulta a diferença de sabor.
8 ) Chopp é mais leve que cerveja?
Não. Por ser mais fresco, a pessoa tem a impressão de que o chopp é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.

http://www.aosdemocratas.com.br/bar/sobre-o-bar

http://www.aosdemocratas.com.br/chopp/dicas/802-cerveja-vs-chopp

http://www.aosdemocratas.com.br/chopp/chopp/665-curiosidades-sobre-chopp
http://guia.gazetadopovo.com.br/bares/aos-democratas/652/
RIO - Com degustação e música ao vivo, o bar mais antigo do Rio festejou na segunda-feira de janeiro de 2.012, seus 125 anos, completados no último dia 3. Situado na Rua da Carioca, no centro da cidade, o Bar Luiz abriu suas portas em janeiro de 1.887, quando o Brasil ainda era um império sob as ordens de Dom Pedro II.
Fachada do Bar Luiz, que já teve outros nomes no centro do Rio - Wilton Júnior/AE
Wilton Júnior/AE
Criado por Jacob Wendling, filho de suíços nascido em Petrópolis, na região serrana, o bar ficava na Rua da Assembleia, também no centro, e chamava Zum Schlauch ("A Mangueira" ou "A Serpentina", em alemão), referência ao sistema usado para servir o chope.
No primeiro ano de vida, no entanto, a casa servia apenas cerveja.

Em 1.888 a Brahma foi inaugurada e o bar passou a oferecer o chope produzido pela cervejaria. A bebida era servida bem gelada, mas clientes de paladar sensível podiam usar um esquentador, objeto de metal preenchido com água quente que era pendurado na parte interna do copo por uma alça.
A fama da casa se ampliou quando Adolf Rumjaneck, afilhado de Jacob, passou a trabalhar lá.
Praticamente invencível na queda de braço, ele desafiava clientes que preferiam bebidas diferentes de chope: quem vencesse Adolf podia consumir qualquer drinque à vontade. Se o cliente perdesse, deveria provar o chope e pagar pela bebida.
Mais mudanças. Em 1.901 o bar mudou de endereço (mudou-se para um prédio vizinho na mesma rua) e de nome, passando a chamar Zum Alten Jacob (Ao Velho Jacob), uma homenagem ao fundador.
Em 1.908, Jacob se mudou para a Suíça e vendeu o bar a Adolf.
Em 1.915 uma lei proibiu a manutenção de letreiros em língua estrangeira e o Zum Alten Jacob passou a se chamar Bar Adolph. O praticante de queda de braço morreu em 1.926 e o estabelecimento passou então às ordens de seu sócio austríaco Ludwig Vöit.

Em 1.927 o bar se mudou para o endereço atual, um prédio em estilo art déco pertencente a uma ordem católica, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. O primeiro contrato de aluguel foi firmado entre o grupo católico e a própria Brahma, que cedeu o imóvel ao bar.



http://www.estadao.com.br/noticias/geral,bar-luiz-o-mais-antigo-do-rio-de-janeiro-completa-125-anos,823370,0.htm


Finnegan's Pub - A casa é o mais antigo Pub de São Paulo
O nome desse pub - que é o mais antigo de São Paulo e existe desde 1988 - homenageia um personagem folclórico da Irlanda, conhecido por beber demais. Instalado em um antigo casarão do bairro Pinheiros, o Finnegan´s reúne um público jovem, que vai para paquerar e participar de jogos de dardos eletrônicos.
A casa possui um telão para assistir filmes, espaço para aluguel de festas e jukebox para embalar os casais. O cardápio tem boa variedade de petiscos, cervejas importadas e o destaque da casa: o legítimo irish coffee, que traz whisky irlandês Jameson, café e espuma de creme de leite.
Endereço: R. Cristiano Vianna, 358 - Pinheiros - São Paulo.
http://www.obaoba.com.br/sao-paulo/bar/pinheiros/finnegans-pub


Parece um sonho. Eu diria que Dr. Scotch cairia em prantos ao entrar em contato com tal raridade etílica. Não só ele, mas como qualquer outro apreciador de whisky.
Estou falando do Baccarat, uma versão do Johnnie Walker Blue Label para o Bicentenário de John Walker. Meu camarada Dr. Scotch comentou sobre o Blue Label e as outras variedades deste maravilhoso whisky. Mas agora é um caso raro e especial que falaremos. Afinal, bicentenário não é para qualquer um.
Bicentenário de Johnnie Walker
Garrafa e caixa do Blue Label Baccarat
Meus olhos estão cheios de lágrima…
Como já foi dito acima, esta edição especial foi criada para celebrar o bicentenário do nascimento do criador de Johnnie Walker em 2.005, a edição comemorativa Johnnie Walker Blue Label Baccarat.
É a mistura dos maltes mais raros e de características mais marcantes da Escócia, num decanter sofisticado, com design exclusivo, que lembra um frasco de perfume.
Esta parceria histórica entre a mais tradicional cristallerie do mundo e a mais famosa família produtora de whisky proporcionou a produção mundial de apenas 4 mil unidades desse exclusivo produto. Destas, apenas 170 garrafas estão disponíveis no Brasil, no valor de R$ 10.000 cada.
Garrafa do Blue Label Baccarat
Belo perfume :)
Corra atrás da sua. 

http://www.papodebar.com/johnnie-walker-blue-label-baccarat/


The Double Seven
Filial de uma badalada casa de Nova York, que tem entre os sócios o empresário Jeffrey Jah, também à frente da unidade catarinense, o The Double Seven estreia em alto estilo no rol dos vencedores, abocanhando os prêmios de melhor carta de drinques e de bar revelação. Sofisticado, o ambiente aliou a atmosfera nova-iorquina a tons sóbrios e uma iluminação baixa, o que confere um clima intimista à casa.
Formada majoritariamente por turmas de mauricinhos e garotas arrumadinhas numa faixa entre os 20 e os 40 anos, a clientela se esparrama por sofás de couro que imitam a pele de jacaré para curtir os drinques listados na carta, dividida em coquetéis, spring cocktails, shots e coquetéis não-alcóolicos. Manuseando as coqueteleiras, o barman Felipe Palanowski prepara drinques criados em parceria com o americano Cyrus Kehyari, responsável pelas bebidas da unidade de Manhattan.


São sugestões a ginger caipiríssima, de rum branco com limão e gengibre, o bourbon peach smash, de uísque com pêssego, limão-siciliano e hortelã, e o blackberry gimlet, com gim, amora, caldo de amora e limão, sucesso entre o público feminino. 
http://vejabrasil.abril.com.br/santa-catarina/roteiro/bares/os-bares-vencedores-109/


Spinoza Bar
Num cantinho do Mercado Público Municipal de Floripa, mais precisamente no boxe de número 1, fica este legítimo representante dos botecos pé-sujos da cidade. Pequeno e com poucas mesas, o local começa a receber os clientes logo que abre, às 9 da manhã. Apesar do horário, já é possível acompanhar o vaivém dos garçons entre as mesas com tulipas de chope Brahma.



É também nesse momento do dia que uma clientela mais velha se reúne para jogar conversa fora e discutir sobre futebol. Quem orquestra toda essa movimentação é Alvim Fernandes da Luz, que em 2.002 transformou o açougue de seu pai num botequim que caiu nas graças dos manezinhos.
No final da tarde, quando o movimento aumenta consideravelmente, a equipe responsável pela cozinha prepara petiscos triviais de bar, como bolinho de bacalhau e pastel de camarão. As ostras ao bafo, em porção de doze unidades, custam R$ 15,00. A linguiça Blumenau frita faz boa parceria com uma dose da cachaça Armazém Vieira.
http://vejabrasil.abril.com.br/santa-catarina/roteiro/bares/os-bares-vencedores-109/




The Basement - Blumenau - SC.
Você certamente nunca viu um Pub como o The Basement. Isso porque nós funcionamos no porão de um prédio tombado pelo patrimônio histórico e, ainda por cima, na rua mais charmosa do Centro de Blumenau: a XV de Novembro.

E não é só isso. Nós somos um autêntico Gastropub. Isso mesmo, um Pub que, além de opções bem elaboradas de cervejas, vinhos e destilados, oferece uma gastronomia bem executada e mais saborosa do que as normalmente encontradas nos Pubs tradicionais.
E por falar em cervejas elaboradas, os sócios do The Basement são os fundadores da Cervejaria Eisenbahn.
E o The Basement é o fruto das experiências que eles tiveram em bares e pubs europeus, ao longo dos anos em que estiveram à frente da cervejaria.

A nossa influência vem nitidamente dos Pubs ingleses, refletida nas paredes de pedras e tijolos aparentes, que criam um ambiente aconchegante e bonito. Mas não foi só na decoração que nos espelhamos. Os pubs ingleses reúnem o que consideramos fundamental em qualquer bar: atmosfera envolvente, boa música e ótimas bebidas.
Isso significa que tanto as nossas bebidas quanto a gastronomia, o ambiente, a música e o serviço recebem o máximo de atenção em cada detalhe.
O coração de um bom Pub está nas suas bebidas. E disso a gente entende. Por isso, selecionamos uma excelente seleção de cervejas nacionais artesanais.
São cervejas renomadas e premiadas internacionalmente, que possibilitam uma vasta gama de sensações e experiências gustativas.

Isso sem falar na carta de vinhos elaborada pelo premiado sommelier Guilherme Correa e nos whiskies selecionados por Cesar Adames. 
AMBIENTE
Quando você vai a um Pub, invariavelmente está buscando diversão. E é exatamente o que encontra no The Basement. Um ambiente agradável onde se toca o melhor de estilos como Jazz, Blues e Rock 'n Roll.
E como se não bastasse, nós também oferecemos uma programação especial, com noites de degustação e palestras com especialistas em cervejas, vinhos e destilados, além da presença de Chefs de Cozinha renomados para jantares especiais. 
http://www.basementpub.com.br/o-pub
Boteco Imperial - Porto Alegre- RS.

"O Imperial foi idealizado com a essência do boteco misturada a forte cultura gaúcha.
O objetivo é servir comida e bebida da melhor qualidade tendo pratos muito bem servidos, cervejas geladas e o chopp Brahma tirado da maneira clássica."
A varanda coberta, bastante concorrida, ganhou mais espaço e passou a contar com 48 mesas junto à movimentada esquina das ruas Santana e Jerônimo do Ornellas.
Ali são servidas porções de violinha à milanesa, tirinhas de peixe empanado escoltado por molho rosé e limão, que acompanham novidades da carta de coquetéis, caso do morango imperial, que leva vodca, rum, leite condensado, morango e limão. Em dias de jogos, as partidas são exibidas em um telão.
http://vejabrasil.abril.com.br/porto-alegre/bares/boteco-imperial-42980
http://www.hagah.com.br/rs/porto-alegre/local/397527,2,boteco-imperial.html

Cervejaria Mangueira - Goiânia.
O proprietário, José Maria de Oliveira Soares, está no ramo de botecos há 21 anos. Em maio de 1.986 ele abriu o Bar da Mangueira, localizado no Setor Bueno, e há sete anos está à frente da Cervejaria Mangueira – mais conhecidos pela maioria dos frequentadores apenas como Mangueiras. Turmas de jovens e famílias dividem democraticamente o mesmo espaço no boteco, eleito pelo júri de VEJA Goiânia o melhor na sua especialidade.
Os petiscos são preparados no próprio bar. A carne é tipo exportação e a escolha dos alimentos é supervisionada de perto pelo dono. Uma das novidades é a porção com vinte bolinhas de kafta de frango, levemente empanadas, recheadas com mussarela e servidas com molho picante. Outro destaque entre tira-gostos é o pernil de cordeiro grelhado, servido na chapa acompanhado de mandioca e vinagrete.
Destaque também para os espetinhos, servidos em 23 variedades. Uma sugestão é o de picanha argentina. Todos são servidos com mandioca e feijão-tropeiro. Aos sábados, a casa é aberta para o almoço e serve pratos à la carte, como a picanha acompanhada de mandioca, vinagrete, feijão-tropeiro, manteiga do sertão, paçoca e arroz. Para beber, há cerveja Skol, Antarctica, Original, Bohemia e a belga Stella Artois, todas geladas por pelo menos 24 horas para garantir que cheguem na temperatura ideal à mesa.

O cardápio também lista drinques como o coco louco, preparado com Malibu, rum, abacaxi, leite de coco e leite condensado. Dois telões e duas TVs de plasma exibem jogos. Outra opção de entretenimento é o cardápio musical. Clientes podem escolher o som ambiente entre cerca de 2.000 títulos em DVDs.

http://veja.abril.com.br/melhor_da_cidade/goiania/bares.shtml

Divino Botequim - Campo Grande - MS
O DIVINO BOTEQUIM, na avenida Afonso Pena, a mais famosa da cidade. O Bar estava tranquilo com várias mesinhas disponíveis e tão logo entramos no estabelecimento já nos sentimos em casa.
A casa foi recém inaugurada e trata-se de uma filial do Bar Divino Botequim localizado no interior do Estado, na cidade de São Gabriel do Oeste-MS.
Mas diferente da matriz, o Botequim de Campo Grande-MS tem um diferencial estético: um elevador especial para deficientes logo na entrada do Bar... 
O Divino Botequim é muito bonito, bem localizado, com bebida de qualidade, e atendimento informal.
Na fachada do Botequim há uma estrela vermelha enorme simbolizando a marca da cerveja vendida no Divino Botequim: HEINEKEN. 


A decoração e as cores verde e preto chamam a atenção de todos. O caixa é um charme e merece ser apreciado com moderação. A exclusividade da marca HEINEKEN é um diferencial, mas também pode ser uma barreira, já que as bebidas da AmBev ainda são bem mais populares nos bares em geral.
http://www.ciadosbotecos.com/2012/10/divino-botequim.html


Democratas - Cuiabá - MT.
Sob nova direção, o pub volta a funcionar no comando dos três sócios que prometem muita novidade, mas que se comprometem a manter o DNA da casa que sempre foi um grande diferencial!
A casa vai funcionar de quarta à sábado. A cada dia disponibilizará um estilo diferente de atração, no intuito de agradar ao máximo o público que frequenta as imediações da Praça Popular.
As Quartas serão destinadas ao público Sertanejo, a Quinta será comandada pela Banda LUST LIVE, com house music da melhor qualidade e convidados. As sextas serão marcadas pelo regaee fusion da Banda LA RICA e aos SÁBADOS, MP ROCK se apresenta com o melhor do Pop Rock nacional e internacional.
O Clube do Wisky continuará sendo um atrativo do Democrata, que contará com diferentes tipos e marcas de cerveja, Chopp, Vodkas, Drinks, entre outros tipos de bebidas. E para comer, petiscos e porções.

http://www.malacomrodinha.com/2011_08_31_archive.html



Bar Todos os Santos - Salvador - Bahia.
O cenário é dos mais charmosos: um convento carmelita, erguido em 1.586, transformado em hotel de luxo. Logo na entrada, em vez de uma tradicional recepção, o visitante avista o altar de Nossa Senhora das Portas do Céu.
Passa-se ainda por uma primeira área ao ar livre circundada por arcos antes de chegar ao segundo pátio, cuja lateral abriga este discreto bar, eleito o melhor destino para ir a dois da cidade. Confortáveis poltronas de couro e sofás convidam os casais a sentar-se bem juntinhos. Reforça a atmosfera intimista a trilha sonora, composta de jazz e bossa nova, executada ao vivo às quintas e sextas. Para embalar a noite, o barman Marcos Sousa prepara drinques como o mojito e a caipirinha feita com cachaça artesanal mineira. Se a ideia for brindar com um bom vinho, a oferta contempla oitenta rótulos, além de sugestões oferecidas em taça, entre elas os chilenos William Cole Mirado Carmenère e Viu Manent Malbec. No enxuto menu, executado pelo chef Fernando Fonseca, destacam-se as tiras de polvo ao alho e os pastéis de bacalhau, servidos na companhia de maionese de limão-siciliano. Pastel de nata, toucinho do céu e outros docinhos portugueses deixam o encontro ainda mais açucarado.
http://vejabrasil.abril.com.br/salvador/bares/bar-de-todos-os-santos-28032



Sankofa African - Salvador - Bahia.

Em meio ao agito do Pelourinho, o Sankofa African Bar é tomado pelo estilo afro chic e funciona em um antigo casarão. A cultura africana sempre presente nos diversos ambientes da casa onde acontecem shows com muita música e dança.
Um lugar perfeito e animado para tomar drinks saborosos, curtir um bate-papo e, claro, paquerar.
O SANKOFA AFRICAN BAR fica bem no agito do famoso Pelourinho em Salvador, no Brasil. Além de estar sempre bem servido com nosso atendimento e drinks exclusivos, aqui você vai encontrar um ambiente diferente que explora uma nova proposta de afro chic. Através de uma iluminação indireta, o lugar ganha ares mais sofisticados à medida que revela o charme das paredes originais do antigo casarão onde está instalado. No SANKOFA AFRICAN BAR, você curte a noite desde a entrada! Quatro ambientes estilizados pra você.
http://www.curtosim.com.br/sankofa-african-bar
http://www.sankofabrasil.com/bar.html

Groove Bar - Rock bar na Barra - Salvador, Bahia.
Painéis de figuras que vão do “underground”, como capas de discos de vinil de bandas nacionais e internacionais, passando pelo “pop rock” com guitarras e pôsteres de ícones, como o grande painel com a foto dos Ramones na entrada, à ícones do cinema dos anos 70 e 80 integram a decoração do Groove Bar.
Com uma programação mista, a casa oferece ao público, às quintas experimentais, onde a discotecagem não tem hora para acabar. O DJ Pingüim, residente do local, convida os mais consagrados DJs à apresentarem seus sets. Às sextas, o espaço cede lugar às bandas e artistas locais. Sábado, é o dia em que DJs de todo o país se apresentam, revezando-se em clássicos e atualidades em sets ou clipes que não se repetem.
http://www.obaoba.com.br/salvador/bar/barra/groove-bar

Bares e botecos do Recife participam de festival com petiscos exclusivos
A 7ª edição do festival gastronômico Roda de Boteco movimentou bares e restaurantes do Recife até o dia 12 de outubro. Ao todo, 20 estabelecimentos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes participaram do festival.

Conheça os vencedores do Roda de Boteco Recife 2013!



Categoria Boteco 1º Lugar: O Pescador (http://goo.gl/jJUITa)

2º Lugar: Derbilhar Sinuca Bar (http://goo.gl/2G9YXE)

3º Lugar: Caldeirão Furado - Olinda (http://goo.gl/BAfecu)



Categoria Bar 1º Lugar: CIA do Chopp (http://goo.gl/k3UF4L)
2º Lugar: Capitania Forneria e Mar (http://goo.gl/8clrmQ)
3º Lugar: Paranóia do Mar (http://goo.gl/fdosjn)
Categoria Atendimento 1º Lugar: CIA do Chopp - GENILSON ARAÚJO
2º Lugar: Capitania Forneria e Mar - ALEXANDRE CLERICUZI
3º Lugar: Bodega do Barão - JEFERSON NASCIMENTO
http://www.rodadeboteco.com.br/recife/blog/categoria/Premiacao


Cia do Chopp - Recife - PE.
Com o salão sempre cheio, onde só quem tem vez são as calderetas, o ambiente vai sendo ocupado por apaixonados por chope e churrasco – uma fórmula rara de dar errado. Ah, mas se qualquer coisa sair errado por aqui, é justa causa, segundo Migué – garçom D.O (denominação de origem) da casa.
O Migué é tão importante lá dentro, assim como sua batata portuguesa à la migué. E gente, anota aí, só falta uma embalagem pra derrubar a concorrência...

E já que por aqui tudo é D.O, não podia deixar de fazer a propaganda do mais premiado nas rodas de boteco, o pastel beijoqueiro, recheado com camarão, azeitona, pimenta dedo de moça e queijo servido com geleia de pimenta. Mas, antes da foto preciso contar mais um detalhe sobre o prato que foi criado em homenagem ao garçom Joaquim, o beijoqueiro!
“Amar é para quem ama”, como já dizia Lenine.  Chope é para quem saber tirar, servir e apreciar.  São vendidos 7 mil litros ao mês! 
http://www.destemperados.com.br/regiao/pe/cia-do-chopp-em-arte-de-cremar-se-errar-e-justa-causa

Tapioca da Glória - Maceió - Alagoas.
As irresistíveis tapiocas de Maceió.

A devoção dos soteropolitanos pelo acarajé é semelhante a dos maceioenses pela tapioca. Saboreá-la nas barracas montadas sobre a areia de Ponta Verde e Jatiúca é parte da rotina de muitos. Enquanto alguns a preferem no final do expediente, outros gostam de prová-la no início da madrugada. Mas seja qual for a hora, o que importa é que a tapioca é a primeira opção de vários alagoanos e de vários visitantes da cidade quando o assunto é saciar a fome.
Até que as tapiocas fiquem prontas, a clientela se distrai com o mar agitado e a vista das praias do litoral norte. As receitas mais vendidas, por R$ 12,00 a unidade, são frango com bacon e quatro queijos (coalho, mussarela, catupiry e cheddar). Ao acrescentar algum item extra aos recheios, a exemplo de catupiry, cheddar, tomate seco, milho ou azeitona, desembolsam-se mais R$ 4,00 por porção.


Encarregada de encerrar o programa, a versão doce de abacaxi, queijo de coalho e leite condensado sai a R$ 10,50.
http://ritzlagoadaanta.blogspot.com.br/2012/10/as-irresistiveis-tapiocas-de-maceio.html
http://vejabrasil.abril.com.br/maceio/comidinhas/tapioca-da-gloria-37044


Pirata Bar –  Fortaleza - Ceará -  A Segunda-feira mais louca do mundo!
A decoração é impressionante. O bar fica em um navio de verdade, atracado em terra firme.
E se você curte um forrózinho, esquente o pé. Lá não tem como ficar parado. O ritmo corre solto durante sete horas direto, com quatro bandas se revezando. Consulte a programação. Ainda tem a banda do Pirata, que fecha a noite com axé, pagode, samba-rock, rock e o que mais der vontade de tocar.

As mulheres são as maiores frequentadoras do local. Outra atração são os Pirata’s Boys, que fazem verdadeira performance para delírio delas. E quando você estiver já cansado de tanto dançar, no convés do navio, a beira-mar, o Sopão da Madrugada é servido sem custo nenhum. 

http://vejanomapa.com/pirata-bar-fortaleza-ce


Donna Noite - Belém - PA.
O Donna Noite é uma choperia com ares de antigamente, localizada no Umarizal. Toda decorada no estilo vintage, tem música ao vivo durante a noite, a partir de terça-feira.
Quando você abrir o cardápio do Donna Noite, escolha um dos pratos de nomes bem
humorados, como a Carnuda (picanha fatiada com farofa de banana), o Piu Piu (frango à passarinho com lascas de alho e farofa apimentada) ou o Bem Dotado (linguiça metro que chega à mesa enroladinha e bem crocante) e combine com um dos drinks originais preparados pelo barman da casa, como a Caipicointreau de abacaxi com hortelã e gengibre.
O Donna Noite fica na rua Boaventura, esquina com a rua Dom Romualdo de Seixas e tem um ambiente interno e uma área externa, boa para aproveitar as noites do verão.
http://www.meugroupon.com.br/belem/donna-noite/

Bar Heinz - Santos, SP.
Inaugurado na década de 50, o Bar Heinz é uma casa tradicional da Baixada Santista. No canal 3, próximo à praia, o bar atrai o público com telões, deck coberto e petiscos alemães.
Para acompanhar o kassler desfiado com tomate  ou a porção de salsichão com molho de mostarda e batata, o chopp Brahma bem tirado é a indicação.
O simples fato de uma bar existir há mais de 50 anos em uma cidade onde a maioria de seus concorrentes abrem e fecham ininterruptamente numa velocidade impressionante deve ter algum significado. E o significado é óbvio: o Heinz é o melhor bar de Santos. Ponto.

Esse tipo de declaração costuma causar polêmica, afinal, todos têm suas predileções, a cidade é grande, tem dezenas de bons bares e restaurantes e cada casa tem sua especialidade. Mas neste caso, não há o que contestar. O Heinz é especial.
A referência número 1 da casa, aquela que todos se lembram assim que ouvem o nome “Heinz”, é o chopp, considerado desde sabe-se lá quando, o melhor da cidade. O precioso líquido é consumido tão vorazmente em suas mesas que a casa chega a servir quase 10 mil litros por mês. Ele é o primeiro a ser atendido pelos fornecedores. Se não sobra para os outros bares, paciência.
O chopp do Heinz é servido – sempre – na temperatura de 1 grau centígrado, cremoso, em uma taça fininha e bonita chamada Trianon, após passar pelas mãos de um chopeiro com mais de 20 anos de experiência e por uma serpentina de 200 metros.
http://www.lugarzinho.com/heinz-santossp/
http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/noite/bares/bar-heinz


Petit Verdot - Santos, SP.

Na Petit Verdot você encontra vinhos (para beber em casa ou aqui mesmo), livros de gastronomia e de vinhos, comidinhas e um café exclusivo. Venha nos visitar: Rua Alexandre Herculano, 79 - Boqueirão - Santos/SP. 
Inaugurado em 2.011 pelo jornalista José Rodrigues, o Petit Verdot é uma mistura de bar e empório. No cardápio do wine-bar consta uma seleção de cerca de 350 rótulos de vinhos, entre eles o chileno Casas del Toqui Carmenère e o argentino Llama, produzido com a uva Malbec.
Para acompanhar, esfihas e empanadas de carne e queijos (como brie no réchaud com mel ou geleia de amora na cachaça).

Vamos despedir de 2.013 em grande estilo. A Petit Verdot reservou uma surpresa para a noite de segunda-feira, dia 30: Tempo de música de todos os tempos, com a cantora Alice Mesquita interpretando as grandes músicas que permanecem vivas na memória de todos. Canções brasileiras, francesas, italianas, do mundo todo.
Tudo isso num clima especial de festa de fim de ano, com as tradicionais delícias, os grandes vinhos por preços honestos. Haverá também degustação grátis do rosé Tabali reserva pinot noir, uma sensação nessa sua despedida do mercado. As novidades não param por aí, mas são surpresas...
http://petitverdotvinhos.blogspot.com.br/

http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/noite/bares/petit-verdot

Os melhores petiscos - Juliana Andrade
Depois de um dia osso no trabalho ou de uma semana que tirou praticamente todas as suas energias, a melhor coisa que tem é sentar em uma mesa de boteco com bons amigos para bebericar uma cerveja estupidamente gelada e beliscar um petisco gostoso.

Cada um tem a sua preferência, mas existem alguns petiscos que combinam muito com cerveja, um bom exemplo que é hit em qualquer lugar do Brasil é a calabresa acebolada. Para os vegetarianos, uma boa opção é o provolone à milanesa, que aliás, é considerada uma das melhores por muitos botequeiros.
Prepare-se para ficar com água na boca!
BOLINHO DE BACALHAU
Essa porção é um pouco mais cara do que as outras e por isso não encontramos em qualquer boteco de esquina, mas o tradicional bolinho de bacalhau é um dos petiscos mais queridos nos bares e botequins. Mas antes de pedir uma porção no bar, certifique-se que a porção é bem feita, porque muitas vezes o bacalhau passa longe e só fica mesmo a lembrança.
PROVOLONE À MILANESA
Muitos bares e botecos servem essa porção, mas não são todos que conseguem fazer “O” provolone à milanesa. Ele tem que ser sequinho! O segredo pra esse petisco ficar ideal é não deixar que o queijo derreta durante a fritura e para isso uma boa massa é importante. O salgadinho do provolone e a crocância dessa porção é uma das melhores combinações em uma mesa de bar.

TORRESMO
Tem coisa melhor de comer um torresminho e depois dar aquela golada em um copo bem gelado de cerveja? O torresmo é famoso no Brasil inteiro, principalmente quando se fala em culinária mineira, mas ainda bem que é possível encontrar essa delícia em diversos botecos do país.
CALABRESA ACEBOLADA
Todo bar e boteco do brasil tem essa porção no cardápio e, não tem como não ficar com água na boca quando o seu vizinho de mesa pede uma porção de calabresa acebolada. O cheiro é tão hipnotizante que mesmo se você não tiver com fome, você vai querer pedir alguma coisa pra comer.
CAMARÃO FRITO
Se você tiver em um quiosque na praia então é perfeito, mas mesmo em um boteco nas grandes cidades esse petisco é uma ótima escolha. Como é camarão, a porção é um pouco mais cara que as usuais, mas mesmo assim vale a pena. Só tem que ficar esperto em qual bar você vai pedir, não é sempre que o camarão é fresquinho.
PASTELZINHO
De palmito, carne, queijo e outros sabores que você encontra dependendo do bar. É uma ótima porção pra pedir quando tem uma galera na mesa que não está entrando em consenso nenhum na hora de escolher o petisco. O melhor dos pasteizinhos é quando vem acompanhado com vinagrete. Delícia!
FRANGO À PASSARINHO
O bom e velho frango à passarinho. Sabe quando eles ainda colocam aquele alhinho frito crocante por cima? Hummmmm. Já tá com água na boca, né? Com agrião vai super bem, uma pena que a maioria dos botecos e bares preferem alface.
BOLINHO DE CARNE SECA
Os bolinhos ficam melhores ainda quando a massa é feita com mandioca, não é? O engraçado desse petisco é que antigamente ele não era tão comum nos bares, mas de uns anos pra cá fez tanto sucesso que se popularizou. Uma gotinha de molho de pimenta dá um toque especial.
BRUSCHETTA
Pode ser que você não concorde, mas para quem não é muito chegado em fritura ou simplesmente não pode comer muita coisa gordurenta é uma ótima opção. Coisa rápida. Pãozinho, queijo e tomate saindo do forno. É simples porém uma delícia! Alguns lugares arriscam outros sabores como mussarela de búfala ou presunto parma. Vale a pena!
http://www.guiadasemana.com.br/noite/noticia/os-melhores-petiscos-de-boteco-para-acompanhar-uma-cerveja-gelada


Você conhece um bar muito legal e que não está nesta postagem? Indique para nós.
Mande um comentário e fotos.
O Blog pretende fazer a eleição para escolha do melhor bar do Brasil. 
VOTE no setor de Comentários no final.
Os resultados serão computados até 30 de Março de 2.014. O resultado será publicado no dia 31 de Março de 2.014.
                                               PARTICIPE!


Fontes : além das já citadas





Nenhum comentário:

Postar um comentário