segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

As mais belas e talentosas artistas da televisão brasileira - Gloria Pires.

Glória Maria Cláudia Pires de Morais, nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1.963. É uma renomada atriz brasileira, que já recebeu uma vasta quantidade de prêmios em função dos seus trabalhos. Tais trabalhos são advindos da televisão, teatro e cinema.
É conhecida por papéis como Zuca em Cabocla, Maria de Fátima Acioly em Vale Tudo, Ruth e Raquel em Mulheres de Areia e Nice em Anjo Mau.
É mãe das também atrizes Cléo Pires e Antônia Morais.
Filha da produtora e empresária Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires, tem uma irmã chamada Linda Pires. Na década de 1.970, namorou o filho de Chico Anysio, Anisinho (Nizo Neto). Já foi casada com o ator e cantor Fábio Jr., pai de sua filha, Cléo Pires, que também é atriz. Atualmente, é casada com o músico Orlando Morais, com quem tem três filhos, Antônia (1.992), Ana (2.000) e Bento (2.005).

Estreou na televisão com apenas cinco anos de idade, em 1.968, na telenovela A Pequena Órfã, da TV Excelsior. Depois, em 1.972, trabalhou ao lado do pai e do humorista Chico Anysio em Chico City, ainda na época da TV em preto e branco.
Durante a década de 70 participou de diversos programas da linha de shows da TV Globo, como Satiricom, Faça Humor, Não Faça Guerra e Chico em Quadrinhos. Participou ainda de mais duas novelas, ambas assinadas por Janete Clair, O Semideus (1.973) e Duas Vidas (1.976).
Fez o seu primeiro papel marcante na história das telenovelas em Dancin' Days (1.978), de Gilberto Braga, interpretando a mimada Marisa de Sousa Mattos, criada pela tia, a socialite Iolanda Pratini (Joana Fomm). Seu ótimo desempenho na trama, rendeu-lhe o papel de protagonista da novela Cabocla (1.979), de Benedito Ruy Barbosa.
Participou de uma única peça de teatro, o infantil "Era Uma Vez Uma Gata" em 1.979.
Na década de 80 integrou o elenco de diversas produções, entre elas: Água Viva e Louco Amor, de Gilberto Braga, As Três Marias, de Wilson Rocha, Partido Alto, de Aguinaldo Silva e Glória Perez, Direito de Amar, de Walther Negrão, e da minissérie O Tempo e o Vento, de Doc Comparato, com a colaboração de Regina Braga. Importante ressaltar que, a atriz queria tanto interpretar a personagem Ana Terra que pediu ao diretor Daniel Filho para desempenhar o papel.

Outra contribuição importante na TV foi em Vale Tudo, que é considerada por muitos como a melhor novela das 21 horas do país, por mostrar o Brasil de forma tão realista. Na trama, destacou-se como a terrível vilã Maria de Fátima e levou o título também da filha mais ingrata da televisão.

Na década de 90 acumulou participações em: Mico Preto, de Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho, O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, Anjo Mau, remake de Maria Adelaide Amaral, Suave Veneno, de Aguinaldo Silva, e na minissérie Memorial de Maria Moura, de Jorge Furtado e Carlos Gerbase; durante as gravações da última a atriz chegou a fraturar o cóccix.

Memorável a atuação da atriz como às gêmeas Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia (1.993), que lhe rendeu o prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como melhor atriz do ano de 1993, além do Troféu Imprensa de melhor atriz de 1.993. Apesar do apelo sexual das personagens, a atriz negou todos os convites da edição brasileira da revista Playboy para posar nua.
Após três anos afastada das novelas, voltou à televisão em 2.002, em Desejos de Mulher, de Euclydes Marinho, retomando parcerias antigas como a atriz Regina Duarte e o diretor Dênis Carvalho, com quem trabalhara em Vale Tudo.
Em 2.005 protagonizou Belíssima, de Silvio de Abreu, e em 2.007 esteve mais uma vez numa trama do autor Gilberto Braga, Paraíso Tropical. Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Mário Lago, na homenagem dos Melhores do Ano, do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo de Televisão.
No cinema, estreou em 1.981, no filme Índia, a Filha do Sol, de Fábio Barreto. Participou também de Memórias do Cárcere (1.984), de Nelson Pereira dos Santos, Bésame Mucho (1.987), de Francisco Ramalho Jr., e Jorge, um Brasileiro (1.988), de Paulo Thiago.

Em 1.995 atuou em O Quatrilho, de Fábio Barreto. Por seu desempenho, recebeu três prêmios: dos Festivais de Havana e de Viña del Mar e da APCA. Em 1.999 fez uma participação no filme Pequeno Dicionário Amoroso, de Sandra Werneck. Dois anos depois, integrou o elenco de A Partilha, de Daniel Filho.
Em 2.006, mostrou seu lado cômico ao atuar ao lado de Tony Ramos na comédia romântica Se Eu Fosse Você, também de Daniel Filho, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro dos últimos anos.
A partir de 2.008 decidiu dedicar-se ainda mais à família e junto com Antônia, Ana e Bento, além do marido, o músico Orlando Morais, foi morar em Paris. Também em 2.008 filmou a continuação de Se Eu Fosse Você (Se Eu Fosse Você 2), e atuou no longa É Proibido Fumar, de Anna Muylaert.




No inicio de 2.009 atuou nas filmagens do longa metragem sobre a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2.011 voltou às novelas em Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares como a antagonista Norma Pimentel.
Em 2.012 foi uma das protagonistas da série As Brasileiras de Daniel Filho. No segundo semestre coprotagonizou o remake Guerra dos Sexos, de Sílvio de Abreu, como Roberta Leone (interpretada por Glória Menezes na versão original).
Em 2.013 foi homenageada pelo Festival de Cinema de Gramado com o Troféu Oscarito.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%B3ria_Pires



A atriz é muito querida em todo o Brasil. 
Tem um blog editado por uma de suas grandes admiradoras.
http://www.memorialgloriapires.blogspot.com.br/
Selva De Pedra: Novela que a atriz Gloria Pires fez aos 9 anos está a venda
Depois de ter participado da abertura da novela 'A Pequena Órfã' na extinta TV Excelsior em 1.968, a pequena Gloria Maria como era conhecida foi escalada para a novela de Janete Clair no horário das 8 e grande sucesso de 1.972. Em 'Selva De Pedra' ela viveu a garotinha Fátima, também conhecida como Fatinha.
Recentemente a Globo Marcas lançou em DVD o Box da novela e já está a venda, para os colecionadores é uma ótima oportunidade de guardar essa relíquia da televisão brasileira.

http://memorialgloriapires.blogspot.com.br/2013/02/selva-de-pedra-novela-que-atriz-gloria.html

Gloria Pires foi homenageada pela escola de samba Portela ao participar de um evento da agremiação ao lado das filhas, Cleo e Antonia. O o show A Noite Veste Azul reuniu, além de Monarco e a Velha Guarda Show da escola, os músicos Paulinho da Viola e Marisa Monte. 
Sem pisar na quadra há mais de 20 anos, quando desfilou pela escola pela última vez, Gloria Pires recebeu o título de sócia honorária e uma medalha, das mãos de Monarco e do vice-presidente, Marcos Falcon. Muito aplaudida, ela agradeceu o carinho dos portelenses. 


"Sou portelense desde criança. Meu avô tinha um comércio em Madureira e colaborava com a escola assinando o Livro de Ouro, para ajudar a Portela nos desfiles. Minha ligação com a escola sempre foi muito forte. Parei de desfilar, em 1.990, porque comecei a trabalhar muito. Mas a Portela nunca saiu de mim. Sempre aprendi os sambas e acompanhei as notícias da minha escola durante todo esse tempo", disse.

http://memorialgloriapires.blogspot.com.br/





Fontes : além das já citadas







Nenhum comentário:

Postar um comentário