sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Os grandes humoristas

Cantinflas, nome artístico de Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, nasceu na Cidade do México em 12 de agosto de 1.911 e morreu em 20 de abril de 1.993. Foi um premiado ator e humorista mexicano.
Nasceu em uma família muito humilde e tinha 12 irmãos. Teve uma adolescência marcada pela pobreza o que o levou a começar a trabalhar muito cedo, primeiro como engraxate e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista.
A sua vida mudou quando aos vinte anos, trabalhando como empregado em um teatro popular, teve a oportunidade de substituir o apresentador do espetáculo que adoeceu. Ao inverter frases, trocar palavras e abusar do improviso, Cantinflas, conquistou o público hispânico.


As suas origens inspiraram várias personagens, entre eles o famoso "El Peladito". A sua maneira de falar acabou por prejudicar a sua carreira internacional. Dos mais de 40 filmes que fez, a maior parte foi produzida pela sua própria companhia.
Em Hollywood ele teve apenas dois filmes: A Volta ao Mundo em 80 Dias, um sucesso de bilheteria e vencedor do Óscar de Melhor Filme em 1.956, e Pepe, um fracasso de público e crítica. A sua carreira durou até a década de 80. A crítica, porém, destaca que os melhores filmes do comediante foram feitos nos anos 40 e 50.
Entre os seus trabalhos mais elogiados deste período estão, Os Três Mosqueteiros (1.942), O Circo (1.943), El Supersabio, O Mágico (1.948), O Bombeiro Atômico (1.950) e Se Eu Fosse Deputado. Todos escritos para ele pelo seu amigo Jaime Salvador.
Recebeu o Golden Globe Award para Melhor Ator (comédia ou musical) em cinema por A Volta ao Mundo em 80 Dias em 1.957.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantinflas






José Ronald Golias nasceu em São Carlos, em 4 de maio de 1.929 e morreu em São Paulo, em 27 de setembro de 2.005. Foi um humorista brasileiro, considerado um dos pioneiros da televisão no país.



Nascido em família humilde, era filho de Conceição D'Aparecida Rayol Golias e Arlindo Golias. O pai, fã do artista Ronald Colman, resolveu chamar o filho de Ronald. Sua estreia nos palcos foi aos 8 anos de idade, como artista amador, na Escola Dante Alighieri em São Carlos.

Golias não gostava de ser chamado de são-carlense, ele se intitulava carlopolitano, que também é gentílico latino de quem nasce em São Carlos.


Mudou-se para São Paulo em 1.940. Trabalhando como alfaiate e funileiro, começou a praticar natação no Clube Regatas Tietê, onde posteriormente entraria para o grupo Acqua Loucos, um dos precursores em espetáculos aquáticos no Brasil. Por sugestão de Golias, as apresentações passaram a ter uma parte com diálogos; suas performances com a trupe acabaram por levá-lo a participar do programa Calouros em Cena, da Rádio Cultura.

Nos anos 50, com o fim dos programas produzidos pela emissora, Golias passou a integrar a equipe de artistas da Rádio Nacional.
Foi então que conheceu Manuel de Nóbrega, que em 1.957 o convidou a participar do humorístico A Praça da Alegria, que estreara naquele mesmo ano pela TV Paulista.

Golias despontou para a fama a partir de seu trabalho na Praça. Interpretando o inquieto Pacífico (do bordão "Ô Cride, fala pra mãe..."), ele acabou tornando-se uma das estrelas da ainda incipiente televisão brasileira.
Com o sucesso na TV, ele foi convencido por Herbert Richers a entrar para o cinema. A iniciativa a princípio foi complicada; com agenda ocupada na televisão, o humorista enfrentou dificuldades em conciliar as gravações. Seu primeiro filme foi a comédia Um Marido Barra Limpa (1.957), de Luís Sérgio Person que, contudo, acabou finalizado por outro diretor e lançado apenas em 1.967.
Participou também de Os Três Cangaceiros (1.961), de Victor Lima, quando contracenou com Ankito e Grande Otelo. Entre seus últimos trabalhos cinematográficos estão O Dono da Bola (1.961) e Golias contra o Homem das Bolinhas (1.969).
Golias dedicou-se a maior parte de sua carreira para a televisão. Trouxe consigo das telas o personagem Carlos Bronco Dinossauro, que acabaria tornando-se um dos destaques da Família Trapo, programa exibido pela TV Record entre 1.967 e 1.971. Contracenando com Jô Soares, Ricardo Corte-Real, Cidinha Campos, Renata Fronzi e Otelo Zeloni, Golias consagrou-se definitivamente como um dos mais célebres humoristas do Brasil.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronald_Golias



Oscarito, pseudônimo de Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz nasceu em Málaga, na Espanha em 16 de agosto de 1.906 e morreu no Rio de Janeiro, em 4 de agosto de 1.970. Foi um ator hispano-brasileiro, considerado um dos mais populares cômicos do Brasil. Ficou famoso pela dupla que fez com Grande Otelo, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo.


Nasceu em família circense, vindo para o Brasil com um ano de idade, mas somente naturalizou-se em 1.949. Seu pai era alemão e a mãe portuguesa.
Estreou no circo aos cinco anos de idade, ali aprendeu a tocar violino, sendo ainda palhaço, trapezista, acrobata e ator.
Estreou no Teatro de revista em 1.932, na peça Calma, Gegê, que satirizava o ditador Getúlio Vargas, de quem tornou-se amigo.
No cinema estreou em Noites Cariocas, de 1935, embora tenha figurado num filme anterior, e foi nesta arte que ganhou enorme popularidade no país. Fez parceria com Grande Otelo em diversos filmes de chanchada.
Seu nome, no Brasil, era paralelo para os maiores humoristas do cinema, como Charles Chaplin ou Cantinflas.
Foi casado com Margot Louro, com quem teve dois filhos. Já aposentado, tentou imitar em casa seu pulo característico, tendo o acidente vascular que o matou, a 4 de Agosto de 1.970.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscarito

Grande Otelo, pseudônimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata nasceu em Uberlândia, em 18 de outubro de 1.915 e morreu em Paris, em 26 de novembro de 1.993. Foi um ator, comediante, cantor e compositor brasileiro. Grande artista de cassinos cariocas e do chamado teatro de revista, participou de diversos filmes brasileiros de sucesso, entre os quais as famosas comédias nas décadas de 1940 e 1.950, que estrelou em parceria com o cômico Oscarito, e a versão cinematográfica de Macunaíma, realizada em 1.969. 

Sua vida teve várias tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e a mãe era alcoólatra. Quando já era um ator consagrado, sua mulher se suicidou logo após matar com veneno seu filho de seis anos de idade, que era enteado do ator. 
Grande Otelo vivia em Uberlândia quando conheceu uma companhia de teatro mambembe e foi embora com eles, com o consentimento da diretora do grupo, Abigail Parecis, que o levou para São Paulo. Ele voltou a fugir, foi para o Juizado de Menores, onde foi adotado pela família do político Antonio de Queiroz. Otelo estudou então no Liceu Coração de Jesus até a terceira série ginasial.
Participou na década de 1.920 da Companhia Negra de Revistas, que tinha Pixinguinha como maestro. 
Foi em 1.932 que entrou para a Companhia Jardel Jércolis, um dos pioneiros do teatro de revista. Foi nessa época que ganhou o apelido de Grande Otelo, como ficou conhecido.
No cinema, participou em 1.942 do filme It's All True, de Orson Welles. O intérprete e diretor estadunidense considerava Grande Otelo o maior ator brasileiro. 
Otelo fez inúmeras parcerias no cinema, sendo a mais conhecida a com Oscarito. Depois os produtores formariam uma nova dupla dele com o cômico paulista Ankito. No final dos anos 50, Grande Otelo apareceria em dupla em vários espetáculos musicais e também no cinema com Vera Regina, uma negra alta com semelhanças com a famosa dançarina americana Josephine Baker. Com o fim da dupla com Vera Regina, Otelo passaria por um período de crise até que voltaria ao sucesso no cinema com sua grande atuação do personagens título de Macunaíma (1.969), filme baseado na obra de Mário de Andrade. Participou também do filme de Werner Herzog, Fitzcarraldo, de 1.982, filmado na floresta amazônica.
Teve cinco filhos, um deles o também ator José Prata.
A partir dos anos 1.960 Otelo passou a ser contratado da TV Globo, onde atuou em diversas telenovelas de grande sucesso, como Uma Rosa com Amor, entre várias outras. Também trabalhou no humorístico Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 1.990. Seu último trabalho foi uma participação na telenovela Renascer, pouco antes de morrer.
Grande Otelo morreu em 1.993 de um ataque do coração fulminante, quando viajava para Paris para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes. 


http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Otelo

Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin, nasceu em Londres, em 16 de abril de 1.889 e morreu em Corsier-sur-Vevey , Suiça em 25 de dezembro de 1.977. Foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.
Influenciado pelo trabalho dos antecessores - o comediante francês Max Linder, Georges Méliès, D. W. Griffith Luís e Auguste Lumière - e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford, foi influenciado pela mímica, pantomima e o gênero pastelão e influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Harold Lloyd, Buster Keaton e outros diretores e comediantes. É considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema", junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith.
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia.
Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em 1.919.
Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.
Em 2.008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1.915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego.
Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1.972).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin

Laurel and Hardy, O Gordo e o Magro foi uma famosa dupla de comediantes e uma das equipes cômicas mais populares do cinema dos Estados Unidos, em atividade desde o cinema mudo até meados da Era de Ouro de Hollywood. Composta por um magro, o inglês Stan Laurel (1.890–1.965) e um gordo, o americano Oliver Hardy (1.892–1.957), a dupla tornou-se conhecida durante as décadas de 1.920 e 1.930 pelo seu trabalho em filmes de comédia e também apareceram em apresentações teatrais na América e na Europa.

Os dois comediantes trabalharam juntos pela primeira vez no filme mudo The Lucky Dog (1.921). Após um período aparecendo separadamente em vários curta-metragens no Hal Roach Studios durante a década de 1.920, eles começaram a atuar juntos em 1.926. Laurel e Hardy tornaram-se oficialmente uma dupla no ano seguinte, e logo se tornaram as estrelas mais lucrativas de Hal Roach.
Entre seus filmes mais populares e bem sucedidos estão os longa-metragens Filhos do Deserto (1.933), Dois Caipiras Ladinos (1.937), e A Ceia dos Veteranos (1.938) e os curtas Negócio de Arromba (1.929), Liberdade e Seus Perigos (1.929) e Caixa de Música (1.932), este último vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem (Comédia).
A dupla deixou o Hal Roach Studios em 1.940, e apareceram em oito comédias "B" da 20th Century Fox e Metro-Goldwyn-Mayer de 1.941 até 1.944. Decepcionados com os filmes em que tinham pouco controle criativo, de 1.945 a 1.950, a dupla não apareceu em nenhuma produção cinematográfica e se concentrou em suas apresentações teatrais, embarcando em uma turnê pela Inglaterra, Irlanda e Escócia.


O último filme d'O Gordo e o Magro foi Atoll K (1.951), e depois se aposentaram das telonas. No total, eles apareceram juntos em 106 filmes, sendo 40 curtas sonoros, 32 curtas mudos e 23 longa-metragens, e nos outros 11 filmes fizeram pequenas pontas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Laurel_and_Hardy


Jacques Clouseau é o policial francês fictício dos filmes da série A pantera cor-de-rosa, interpretado por Peter Sellers (até A vingança da Pantera Cor-de-Rosa) e Steve Martin (desde The Pink Panther ). Ele já ganhou condecorações de guerra, mas até trabalhar na "Equipe dos sonhos" era guarda de trânsito. Se casou com sua secretária Nicole. Tem uma mente muito aguçada, mas é desajeitado e faz e fala muitas coisas absurdas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inspetor_Jacques_Clouseau

The Three Stooges (no Brasil, Os Três Patetas) foi um grupo cômico norte-americano do século XX, em atividade desde 1.922 até 1.970, mais conhecido por seus numerosos curta-metragens. Sua comicidade era marcada pela extrema comédia pastelão e farsa física.
A primeira formação do grupo consistia em Moe Howard, Larry Fine e Shemp Howard, que apareceram junto com Ted Healy no longa-metragem Soup to Nuts (1.930), da Fox Film Corporation. Shemp retirou-se do grupo em 1.932 para seguir carreira solo, e foi substituído por seu irmão mais novo Curly Howard.
Esta formação do grupo apareceu com Healy em vários filmes da Metro-Goldwyn-Mayer, de 1.933 a 1.934.
Moe, Larry e Curly deixaram Healy em 1.934 e se mudaram para a Columbia Pictures, onde passaram a estrelar sua clássica série de curta-metragens. Quando Curly retirou-se do grupo após sofrer um derrame cerebral, o cargo de "terceiro pateta" voltou a ser ocupado por Shemp, e posteriormente por Joe Besser.

Ao todo, o grupo protagonizou 190 curta-metragens para a Columbia entre 1.934 e 1.958.
Depois do cinema, os curtas foram exibidos na televisão, possibilitando o nascimento de uma nova geração de fãs. Com o ressurgimento da popularidade d'Os Três Patetas, Moe e Larry convidaram Joe DeRita (apelidado de "Curly-Joe") para juntar-se ao grupo. Moe, Larry e Curly-Joe estrelaram vários filmes de longa-metragem entre 1.959 e 1.970.
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Three_Stooges

Get Smart (Agente 86 ) é o nome de um conhecido seriado de televisão dos Estados Unidos. Consagrou-se como um dos grandes sucessos da televisão mundial na década de 1.960, gerando continuações e vencendo muitos prêmios.

Tudo deu início com o sucesso dos filmes de James Bond na década de 1.960. Os produtores Leonard Stern e Dan Melnick, associados a Mel Brooks e Buck Henry, idealizaram uma série de TV cômica com os mesmos temas, espionagem e Guerra Fria.
Don Adams foi escolhido graças à sua atuação no The Bill Dana Show, no qual fazia um atrapalhado detetive de hotel. Ele se engajou tanto no papel que chegou a sofrer acidentes devido às cenas de ação. Em compensação, ganhou muitos prêmios como ator de comédia. Adams nasceu em 13 de abril de 1.923 e faleceu em 25 de setembro de 2.005, vítima de pneumonia.

O episódio-piloto foi rodado em preto e branco. A história começa exatamente como os demais episódios, com o Agente 86 indo para o escritório secreto, atravessando várias portas. Ali também aparecem o sapato-fone e o cone-do-silêncio. Na missão contra o vilão Senhor Big (um anão), ele recebe ordens do Chefe e é ajudado pelos Agentes Canino, 99 (que ele não conhecia) e 34 (escondido em um armário).


Apesar de já contar com todos esses ingredientes cômicos que se tornariam famosos, os executivos de produção da Rede ABC recusaram-se a comprar a série, pois, na trama apresentada, a intenção dos vilões era explodir a Estátua da Liberdade.
Os criadores de Smart não se deram por vencidos e foram bater na porta da Rede NBC, que aprovou o projeto e concedeu autorização para iniciar a produção da série, agora totalmente em cores.
A melhor temporada do seriado é provavelmente a primeira, entre 1.965 e 1.966. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Get_Smart

Dolores Gonçalves Costa, mais conhecida como Dercy Gonçalves, nasceu em Santa Maria Madalena, em  23 de junho de 1.907 e morreu no Rio de Janeiro, em 19 de julho de 2.008. Foi uma atriz, humorista e cantora brasileira, oriunda do teatro de revista, notória por suas participações na produção cinematográfica brasileira das décadas de 1.950 e 1.960. Foi reconhecida pelo Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história mundial (86 anos).
Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bom humor e emprego constante de palavras de baixo calão, foi uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil.

Originária de família muito pobre, nasceu no interior do estado do Rio de Janeiro em 1.905, tendo sido registrada em 1.907. Na época era muito comum registrar os filhos mais tarde, pela falta de acesso a cartórios e informações da importância de um registro.
Era filha de um alfaiate, chamado Manuel Gonçalves Costa e de uma lavadeira, chamada Margarida Gonçalves Costa. Sua mãe abandonou o lar e os sete filhos ao descobrir a infidelidade do marido. Dercy, abandonada pela mãe ainda pequena, foi criada pelo pai alcoólatra.

A menina que foi crescendo, teve que conviver com um pai bêbado em casa e sofreu muito com o abandono da mãe, de quem nunca mais teve notícia.
Sofria preconceitos na infância, sendo constantemente chamada de "negrinha", por ser neta de negros.
Para ajudar nas despesas de casa junto com os irmãos, Dercy foi trabalhar em uma bilheteira de cinema. Vendo os filmes nas horas de expediente do serviço, aprendeu a se maquiar e atuar como as artistas. Seu grande sonho era seguir carreira artística. Mesmo não sendo ainda atriz profissional, apresentava-se em teatros improvisados para hóspedes dos hotéis em sua cidade natal.

Aos dezessete anos, destinada a ver seu sonho virar realidade, fugiu de casa para Macaé embaixo do vagão de um trem, arriscando sua própria vida pelo sonho de ser artista. Ela fugiu para Macaé pois queria se juntar à uma trupe de teatro mambembe que lá estava, diversos atores de circo experientes no qual ela poderia trabalhar, a Companhia de Maria Castro.
Após um tempo morando em Macaé e trabalhando no teatro circense, o circo teve que partir para se fixar em outra cidade e fazer apresentações novas.


Então, ela foi junto com a Companhia de Circo para Minas Gerais, onde estreou em 1.929, em Leopoldina, integrando o elenco da Companhia Maria Castro. Fazendo teatro itinerante, fez dupla com Eugênio Pascoal em 1.930, com quem se apresentou por cidades do interior de alguns estados, sob o nome de "Os Pascoalinos".

Enquanto excursionava com a trupe pelo interior de Minas Gerais, Dercy contraiu tuberculose, tendo que se afastar de sua maior paixão, o circo. Um exportador de café mineiro chamado Ademar Martins Senra a conheceu quando passava próximo a tenda do circo, e se encantou por ela, apesar de ter ficado com pena da pobre moça doente. De bom coração, pagou todas as contas do sanatório para a internação da atriz, que não tinha dinheiro suficiente para custear o tratamento.
Depois de curada, em 1.934, tendo largado o circo, teve um romance com o exportador de café mineiro Ademar Martins, mesmo ele sendo casado. Desse relacionamento de 2 anos, nasceu sua única filha, em 1.936, Dercimar.

Especializando-se na comédia e no improviso, participou do auge do Teatro de revista brasileiro, nos anos 1.930 e 1.940, estrelando algumas delas, como "Rei Momo na Guerra", em 1.943, de autoria de Freire Júnior e Assis Valente, na companhia do empresário Walter Pinto.
Na década de 1.960 iniciou sua carreira-solo. Suas apresentações, em diversos teatros brasileiros, conquistavam um público cheio de moralismos. Nesses espetáculos, gradativamente introduziu um monólogo, no qual relatava fatos autobiográficos. Paralelamente a estas apresentações, atuou em diversos filmes do gênero chanchada e comédias nacionais.
Na televisão, chegou a ser a atriz mais bem paga da TV Excelsior em 1.963, onde também conheceu o executivo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Depois passou para a TV Rio e já na TV Globo, convenceu Boni a trabalhar na emissora, junto de Walter Clark. De 1.966 a 1.969 apresentou na TV Globo um programa de auditório de muito sucesso, Dercy de Verdade, que acabou saindo do ar com a intensificação da censura no país após o AI-5.
No final dos anos 1.980, quando a censura permitiu maior liberalismo na programação, Dercy passou a integrar corpos de jurados em programas populares, como em alguns apresentados por Silvio Santos, e até aparições em telenovelas da Rede Globo. No SBT voltou a experimentar um programa próprio que, entretanto, teve curtíssima duração.

Sua carreira foi pautada no individualismo, tendo sofrido, já idosa, um desfalque nas economias por parte de um empresário inescrupuloso — o que a fez retomar a carreira, já octogenária.
Recebeu, em 1.985, o Troféu Mambembe, numa categoria criada especificamente para homenageá-la: Melhor Personagem de Teatro.
Em 1.991, foi enredo ("Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo") do desfile da Unidos do Viradouro, na primeira apresentação da escola no Grupo Especial das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Na ocasião, Dercy causou polêmica ao desfilar, no último carro, com os seios à mostra.
Sua biografia se intitula Dercy de Cabo a Rabo (1.994), e foi escrita por Maria Adelaide Amaral.
"Dercy de Verdade" é o título dado a minissérie sobre a vida da atriz, que também foi escrita por Maria Adelaide Amaral e direção de Jorge Fernando. A minissérie estreou no dia 10 de janeiro de 2.012 em 4 capítulos.
Em 4 de setembro de 2.006, aos 99 anos, recebeu o título de cidadã honorária da cidade de São Paulo, concedido pela câmara de vereadores desta capital.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dercy_Gon%C3%A7alves

Nair Bello Sousa Francisco nasceu em Santa Ernestina, em 28 de abril de 1.931 e morreu em São Paulo, em 17 de abril de 2.007. Foi uma atriz e humorista brasileira. Sua carreira, que foi marcada pelo humor ao interpretar seus personagens, não se limitou ao trabalho de locutora e atriz no rádio e televisão.

Começou sua vida profissional aos dezoito anos (1.949), na extinta Rádio Excelsior e trabalhou também na Rádio Record.
Dois anos depois de seu início de carreira, estreou no cinema em Liana, a Pecadora (1.951), filme em que contracenou com Hebe Camargo, sua grande amiga. O teatro a conheceria anos mais tarde, em 1.976, em "Alegro Desbum", peça de Oduvaldo Vianna Filho.
Em 1.953, Nair Bello casou-se com Irineu de Souza Francisco, com quem viria a ter os filhos Manuel (morto em 1.975, aos vinte anos), José, Maria Aparecida e Ana Paula.
Seu grande sucesso acabou se dando com a TV. Nair começou como garota-propaganda e participou de diversas novelas e minisséries em 1.958. Em 1.960 participou como atriz coadjuvante no seriado infantil A Turma dos Sete, na TV Record.
Um de seus personagens de maior destaque foi Dona Santinha, a dona da pensão, que usava o seu tamanco para se defender dos trapaceiros. O quadro humorístico "Epitáfio e Santinha" foi uma criação de Renato Corte Real, em 1.961, na TV Record, no programa Grande Show União, baseado na antiga história em quadrinhos Pafúncio e Maroca. Ela ficou no ar com Dona Santinha e com o também humorista Pagano Sobrinho, durante três anos, a partir de 1.961, na TV Record, indo depois para a TV Rio. Estrelou o seriado Dona Santa, exibido pela Bandeirantes em 1.982, com grande sucesso, onde interpretava uma taxista que sustentava a família.
No dia 07 de Abril de 2.000, foi convidada junto a Hebe Camargo e Lolita Rodrigues para uma entrevista no Programa do Jô na Rede Globo e falaram sobre o tão temido hino à 'televisão brasileira'.
Seu último trabalho foi pela Rede Globo, fazendo parte do programa Zorra Total, no papel de "Dona Santinha", em parceria com o humorista Rogério Cardoso.
Em 2.002, foi operada devido a um edema pulmonar agudo causado pelo fumo. No mês de outubro de 2.006 Nair Bello retirou um tumor maligno de um dos seios. Faleceu em 17 de abril de 2.007 de falência múltipla dos órgãos, após ter passado vários meses em coma na UTI em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Foi sepultada no Cemitério do Araçá em São Paulo, Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nair_Bello

Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape, no Ceará em 12 de abril de 1.931 e morreu no Rio de Janeiro, em 23 de março de 2.012. Foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.
Ao dirigir e atuar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas do Brasil.

Chico Anysio mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha oito anos de idade. Decidiu tentar fazer um teste para locutor de rádio quando a sua irmã também faria. Saiu-se excepcionalmente bem no teste, ficando em segundo lugar, somente atrás de outro jovem iniciante, por coincidência, o próprio Silvio Santos.


Na rádio na qual trabalhava, a Rádio Guanabara, exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Na década de 1.950 trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 1.950, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica. 
Na TV Rio estreou em 1.957 o Noite de Gala. Em 1.959 estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total.

Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil.

Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação do AI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar. Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar.
Em seguida, em meados de 1.969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1.972.
Desde 1.968 esteve ligado à Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num elenco que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni.


Após a saída de Boni da Globo nos anos 1.990, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1.996 por um acidente em que fraturou a mandíbula.
Em 2.005 fez uma participação no Sítio do Pica-pau Amarelo, onde interpretava o "Dr. Saraiva" e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo. 
Alberto Roberto, Apolo, Azambuja, Bento Carneiro, Bozó, Brazuca, Canavieira, Cleofas, Coronel Bezerra, Coronel Limoeiro, Dona Dedé, Haroldo, Justo Veríssimo, Nazareno, Painho, Pantaleão, Popó, Professor Raimundo, Salomé, Severino Pandolé, Simplício, Tavares foram alguns dos personagens criados por Chico Anysio.
O Professor Raimundo foi o primeiro dentre os 209 personagens criados por Chico Anysio. Foi o primeiro personagem criado para o rádio e, posteriormente, o primeiro para a televisão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Anysio

Escolinha do Professor Raimundo foi um quadro cômico comandado por Chico Anysio e exibido em diversos programas humorísticos por mais de 38 anos, período em que reuniu muitos dos maiores nomes do gênero no Brasil.
Estreou como programa próprio na Rede Globo em agosto de 1.990, sendo transmitido até maio de 1.995. Voltou ao ar em 1.999 como parte do humorístico Zorra Total, permanecendo até outubro de 2.000.


Retornaria a seu formato original em março de 2.001, quando foi exibida sua última temporada.
A partir de 4 de outubro de 2.010, passou a ser reprisado pelo canal por assinatura Viva.


O formato de humorístico formado por um professor e seus alunos já existia no rádio, sendo o precursor do gênero o programa Escolinha da Dona Olinda, criado pelo humorista Nhô Totico e transmitido pela EPR durante os anos 30. Já a Escolinha do Professor Raimundo surgiu em 1.952 pelas mãos de Haroldo Barbosa para a Rádio Mayrink Veiga.
Consistia de uma sala de aula onde o Professor Raimundo Nonato (Chico Anysio) servia como escada para as piadas de três alunos: o sabido, interpretado por Afrânio Rodrigues, o burro, papel de João Fernandes, e um esperto, Zé Trindade. Mais tarde, eles ganhariam a companhia de um mineiro desconfiado, Antônio Carlos Pires.
Com o sucesso do programa no rádio, ele ganhou sua versão televisiva em 1.957, sendo exibido no programa Noites Cariocas, da TV Rio. O aluno inteligente era agora interpretado por João Loredo; seu oposto por Castrinho; Vagareza era o malandro que tentava ludibriar o professor; e Ary Leite, um aluno gago e confuso.
A Escolinha passou ainda pelas TVs Excelsior e Tupi, até chegar à Rede Globo, onde foi exibida como parte dos programas Chico City (1.973), em seu formato de três alunos e professor, e Chico Anysio Show (1.988), com uma sala de aula maior, com 20 alunos.
A ideia de transformar o quadro em programa solo foi de Chico Anysio. Estreou no dia 4 de agosto de 1.990, com direção de Cassiano Filho, Paulo Ghelli e Cininha de Paula.

Gravado inicialmente nos estúdios da antiga TV Tupi, na Urca, e depois na Cinédia e nos estúdios do Renato Aragão, todos no Rio de Janeiro, a Escolinha ia ao ar aos sábados, às 21h30 da noite. Estreou com vinte alunos, e a partir de 29 de outubro, com a adição de mais três, passou a ser exibida de segunda a sexta-feira, às 17h30 da tarde.
No dia 11 de junho de 1.992 foi ao ar o programa de número 500.
A Escolinha parou de ser exibida aos sábados, passando para as noites de quarta-feira, mas depois de um tempo a mudança foi desfeita. Já então o elenco contava com 37 atores, entre alunos e personagens de apoio.
Em 1.995 as edições vespertinas começaram a ser reprisadas. O programa de sábado passou a ser transmitido às quartas-feiras, voltando para o sábado e indo parar até nas tardes de domingo, reflexo da queda inevitável de audiência - talvez devido à superexposição do formato, exibido seis vezes por semana durante cinco anos ininterruptos.
Como as mudanças não deram resultado, a Escolinha saiu do ar em maio de 1.995.
Em 1.999, Chico Anysio decidiu levar a Escolinha pelos teatros do Brasil e sua turnê teve o pontapé inicial dado em 8 de outubro de forma gratuita no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. No mesmo ano voltou a ser exibida na Rede Globo, agora como quadro do programa Zorra Total, permanecendo no ar até outubro de 2.000.
Uma última temporada, novamente como programa solo e com 25 minutos de duração, foi exibida de segunda a sexta-feira entre março e dezembro de 2.001.
Com o fim definitivo do quadro muitos humoristas do elenco da Escolinha acabariam sendo contratados pela Rede Record, onde estrelaram - sem Chico Anysio - o programa Escolinha do Barulho. No lugar de Chico, Dedé Santana, Gil Gomes, Benvindo Siqueira e Miéle, entre outros, faziam o papel do professor.
Em 2.008 a Globo lançou um DVD com episódios do ano de estreia, 1.990, num disco de três horas. No único extra, uma compilação de cenas de quadros do programa onde os alunos levavam seus parentes (geralmente pais e avós), sempre com atores convidados como Mario Lago e Renato Aragão.
Após a morte de Chico Anysio em 23 de março de 2.012, a Globo anunciou uma reprise especial da Escolinha em sua homenagem, num compacto de cinco capítulos exibidos entre 26 e 30 de março do mesmo ano.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escolinha_do_Professor_Raimundo

Walter D'Ávila nasceu em Porto Alegre, em 29 de novembro de 1.911 e morreu no Rio de Janeiro, em 19 de abril de 1.996. Foi um ator e humorista brasileiro.
Começou no teatro e estreou na Rádio Sociedade Gaúcha de Porto Alegre em 1.952. Foi para a televisão em 1.957 na TV Rio e alcançou o sucesso no programa "Praça da Alegria", comandado por Manuel de Nóbrega na TV Record como "O Sabichão", um homem que lia os livros mudando o som ou acentuação das palavras dando-lhes outros significados geralmente completamente errados.


Outro personagem famoso foi o "Seu Obturado", que só conseguia entender as anedotas que lhe contavam muito tempo depois (normalmente no final do quadro humorístico).
Trabalhou em vários programas de humor ao lado de Jô Soares, Renato Corte Real e Chico Anysio e fez uma novela, "Feijão Maravilha" na TV Globo. Seu último trabalho foi em "Escolinha do Professor Raimundo" como o "Baltazar da Rocha".

Era irmão da também atriz e comediante Ema D'Ávila.
Morreu de insuficiência cardíaca, às 10 horas e 50 minutos do dia 19 de abril de 1.996, na Clínica Sorocaba, situada no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, onde estava internado para tratamento de um câncer. Seu corpo foi sepultado no dia seguinte no Cemitério São João Batista.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_D'%C3%81vila

Antônio Carlos Pires nasceu no Rio de Janeiro, em 1 de janeiro de 1.927 e morreu no Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro de 2.005. Foi um ator e humorista brasileiro.
Foi um dos humoristas pioneiros do rádio brasileiro, atuando na rádio Mayrink Veiga, nos anos 40. Estreou no cinema em 1.953, em Santa de um Louco, de George Dusek. Celebrizou-se em chanchadas como O Primo do Cangaceiro, Trabalhou Bem, Genival, Tira a Mão Daí, Genival é de Morte, O Batedor de Carteiras, Quanto Mais Samba, Melhor, Aí Vem a Alegria, Pintando o Sete e Os Mendigos.
Chegou à televisão pela TV Excelsior e, em 1.966, estreou na novela O Anjo e o Vagabundo, de Benedito Ruy Barbosa, e depois em Éramos Seis, de Pola Civelli, baseada na obra de Maria José Dupré, ambas transmitidas pela TV Tupi. A partir de então, passou a intercalar novelas com filmes, que era o seu principal espaço de atuação. Nessa época, fez Anuska, Manequim e Mulher, O Donzelo e Vinte Passos para a Morte, ao mesmo tempo em que participou das novelas da TV Excelsior: O Direito dos Filhos, A Muralha e A Pequena Órfã; e de As Pupilas do Senhor Reitor e Tilim, transmitidas pela TV Record.
A partir dos anos 70, passou a atuar definitivamente na Globo. Foi nessa época que retornou às suas raízes humorísticas ao atuar em programas como Satiricom, Planeta dos Homens, Chico Anysio Show e Escolinha do Professor Raimundo. Neste último, onde atuou ao lado de antigos colegas como Chico Anysio, Grande Otelo, Zezé Macedo e Nádia Maria, interpretou seu personagem mais famoso, Joselino Barbacena, um aluno oriundo da cidade mineira de Barbacena que sempre tentava inutilmente se esconder do professor Raimundo. Atuou nesta de 1.990 a 1.994.

Em 1.995, após dez anos longe dos cinemas, atuou em seu último filme: O Quatrilho, ao lado de sua filha Glória Pires.
Sofrendo do Mal de Parkinson, parou de atuar pela dificuldade em decorar textos. Em 2.002, perdeu a capacidade de falar. Faleceu três anos depois, após dois meses de internamento na Clínica São José.
Antônio Carlos foi casado com a empresária Elza Pires, falecida no início da década de 1.990, com quem teve duas filhas: a terapeuta Linda Pires e a atriz Glória Pires. Eles também fundaram o Instituto Casazul para pessoas idosas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Carlos_Pires

Lírio Mário da Costa, mais conhecido como Costinha, nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de março de 1.923 e morreu no Rio de Janeiro, em 15 de setembro de 1.995. Foi um humorista e ator brasileiro.

Nascido no Rio de Janeiro, capital federal na época, Costinha vem de família de cunho artístico: seu pai foi palhaço de circo. A infância circense iria influenciar a trajetória do humorista de forma definitiva. Porém, a situação estável da família muda quando ele completa treze anos: seu pai e grande ídolo, abandona a família. Na época, ainda menino, Costinha tem de deixar a vocação artística e pegar no batente. Foi, dentre outras profissões, contínuo, garçom de botequim, engraxate e apontador de jogo do bicho.
Esse convívio ao lado de tipos urbanos e, muitas vezes, marginais do Rio dos anos 40, seria muito importante nos personagens feitos pelo humorista posteriormente.
Em 1.942, emprega-se como faxineiro da Rádio Tamoio. Pelo novo veículo ganha sua grande chance, sendo radioator em importantes programas da época como "Cadeira de Barbeiro", "Recruta 23" e mesmo na primeira versão radiofônica da Escolinha do Professor Raimundo. Fez parte do elenco de grandes emissoras como a Record e também a Mayrink Veiga. Foi ainda cômico no Teatro de Revista, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.
Em seguida, se tornaria um astro nacional pelas piadas obscenas e pelas famosas imitações de "bichinha".
Já como grande personalidade consagrada, Costinha fez diversas propagandas, destacando-se na das Loterias do Rio de Janeiro (onde chegou a ser dirigido pelo cinemanovista Cacá Diegues), uma delas fez uma sátira, a mais famosas dela. A série de discos de humor nos anos 70 e 80 “O Peru da Festa” e “As Proibidas do Costinha”, tiveram grande vendagem pelo selo CID.
No cinema, sua participação foi intensa desde os anos 50. Sua primeira participação foi logo no polêmico “Anjo do Lodo” de Luiz de Barros. O filme foi a segunda adaptação do livro “Lucíola” de José de Alencar as telas. Voltaria as ordens de Lulu de Barros em “O Rei do Samba”, biografia do lendário sambista Sinhô.

Seu tipo franzino e de cabelos engomados era perfeito para papéis secundários e pontas das chanchadas. Essa função ele desempenharia com atores como Wilson Grey, Wilson Viana e tantos outros daquela geração.
A produtora dominante da época, a Atlântida, tinha astros cômicos como Oscarito e diretores como Carlos Manga. Já a secundária mas não menos importante, Herbert Richers, apostava em outros nomes da época, como Ankito e em realizadores como Victor Lima e J.B. Tanko.
Costinha logo é chamado pela segunda para desempenhar papéis secundários. Às vezes conseguia ser bandido (“De Pernas pro Ar”), um aspone do Carlos Imperial (“Garota Enxuta”) ou mesmo um fotógrafo de jornal (“É de Chuá”).
O melhor filme de toda essa fase é “Sherlock de Araque”. Outros filmes do período na época são feitos ao lado de Zé Trindade.
Com a chegada de movimentos cinematográficos mais ambiciosos e pretensamente intelectuais de Gláuber e seus pares, o espaço de comediantes oriundos da chanchada foi a televisão. Nos anos 60, pouquíssimas comédias ou filmes populares foram feitos no Brasil comparados com a década anterior. Uma exceção é um interessante ciclo de fitas policiais e nazi-exploitation (“Os Carrascos Estão Entre Nós”). Porém, nomes como Oscarito, Grande Otelo, Ankito se viram mais sem meio do cinema e sem o estrelato de antes.
Mas a televisão, se é um excelente meio para os até então secundários em chanchadas. Por ele, Costinha consegue se tornar uma personalidade conhecida em todo território nacional, levando milhares de brasileiros a darem muitas risadas.
Os anos setenta, trazem os velhos comediantes de volta às telas. O cinema volta a ser popular. Seja em filmes urbanos (“Como Ganhar na Loteria Sem Perder a Esportiva”), homenagens à chanchada (“Salário Mínimo”), filmes de juventude (“Amor em Quatro Tempos”) ou mesmo em pornochanchadas (“Histórias Que As Nossas Babás Não Contavam”).
Outra coisa típica da década mais dinâmica da carreira cinematográfica do comediante foram as paródias em que ele desempenhou o personagem principal em diversos filmes. Isso ocorre em fitas como “O Libertino”, “O Homem de Seis Milhões de Cruzeiros Contra as Panteras”, “Costinha, o Rei das Selvas”, “Costinha e o King Mong”, “As Aventuras de Robinson Crusoé”… neste último, faz par com Grande Otelo, dom direção de Mozael Silveira. Continuando atuando em diversas peças de teatro, programas como “Apertura” (Rede Tupi), “Aperte o Cinto” e “Domingo de Graça” (Rede Manchete), "Costinha em 3 atos e 1/2" (SBT), “Planeta dos Homens”, “Os Trapalhões” e “Chico Anysio Show” (Rede Globo), Lírio Mário da Costa continuou levando alegria e risos a milhares de compatriotas.

Gravou vários discos de piadas, sendo os mais famosos os da série O Peru da Festa. Trata-se de uma série de cinco LPs, pela gravadora CID. Todos vinham com a tarja "Proibida a execução pública e a venda para menores de 21 anos", não só pelas piadas consideradas pesadas, mas pelas capas sugestivas. No primeiro volume, Costinha parecia estar nu, com uma mesa tapando suas partes íntimas e um peru assado sendo servido sobre ela. Seu último papel foi como "Seu Mazarito" na Escolinha do Professor Raimundo(1.990/1.995).

Em 4 de setembro de 1.995, Costinha deu entrada no Hospital Pan-Americano, no Rio de Janeiro, com falta de ar, falecendo no dia 15 do mesmo mês aos 72 anos, de enfisema pulmonar. Foi enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Foi casado com Irany Pereira da Costa, com quem teve quatro filhos naturais e adotou outros três.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Costinha_(humorista)

José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares ou simplesmente Jô, nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de janeiro de 1.938. É um humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral, ator e musico brasileiro.

Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona de casa Mercedes Leal, Jô queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro e em Lausanne na Suíça, no Lycée Jaccard, com este objetivo.
Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inata o apontavam para outra direção.

Dono de um talento versátil, além de atuar, dirigir, escrever roteiros, livros e peças de teatro, Jô Soares também é apreciador de jazz e chegou a apresentar um programa de rádio na extinta Jornal do Brasil AM, no Rio de Janeiro, além de uma experiência na também extinta Antena 1 Rio de Janeiro.
Entre 1.959 e 1.979, Jô Soares foi casado com a atriz Teresa Austregésilo. Com ela teve um filho: Rafael Soares (nascido em 1.964). De 1.980 a 1.983, a atriz Sílvia Bandeira, doze anos mais nova, foi sua esposa. Em 1.984 começou a namorar a atriz Claudia Raia. O romance durou dois anos. Já namorou a atriz Mika Lins. Em 1.987, casou-se com a designer gráfica Flávia Junqueira Pedras Soares, de quem se separou em 1.998.

Atualmente os dois tem sido vistos juntos novamente. O apresentador admitiu sofrer de TOC. Em sua casa os quadros precisam estar tombados levemente para a direita. É sobrinho de Kanela, ex-técnico da seleção brasileira de basquete. No dia 1 de outubro de 2.012, levou ao ar um programa especial que reprisou uma entrevista com Lolita Rodrigues e Nair Bello em homenagem à apresentadora Hebe Camargo, com quem declarou ter vivido intensas alegrias.
O apresentador fala, com diferentes níveis de fluência, seis idiomas: português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Traduziu um álbum de histórias em quadrinhos de Barbarella, criação do francês Jean-Claude Forest.


Viva o Gordo foi um programa de televisão humorístico brasileiro exibido pela Rede Globo na década de 1.980, com apresentação de Jô Soares e participação de convidados. Composto por esquetes feitas pelo humorista Jô Soares, com texto de Max Nunes, onde mais de 300 personagens foram compostos ao longo dos seis anos de existência do programa.
Viva o Gordo foi produzido de 1.981 a 1.987 e apresentava quadros fixos e esquetes, com personagens vividos pelo humorista e o elenco de apoio, além da participação de convidados especiais.

O programa estreou em 9 de março de 1.981 e dentre os personagens mais famosos de Jô Soares no Viva o Gordo estão: Capitão Gay (criado por Max Nunes para Jô Soares) e seu assistente Carlos Suely (Eliezer Motta), Alice no País das Maravilhas, Reizinho, Ciça (ginasta),
Aninha (a cozinheira que apresentava um programa de culinária), Zé da Galera (com seu bordão "Bota ponta, Telê!"), Vovó Naná, Pai Coruja e Dalva Mascarenhas (a mulheríssima). Grande parte do conteúdo das histórias eram críticas implícitas ao governo da época. O programa ia ao ar tradicionalmente às segundas-feiras a noite às 21:20h depois da novela das 8. O último programa foi ao ar em 15 de dezembro de 1.987.
O título foi retirado de uma peça de teatro do Jô Soares, Viva o Gordo e Abaixo o Regime, fazendo trocadilho com a palavra regime, já que o Brasil estava na fase final da ditadura.
Jô Soares saiu da Rede Globo e reeditou o programa no SBT, com o nome Veja o Gordo em 1.988.
O Xangô de Baker Street é um romance do humorista, escritor e apresentador de televisão brasileiro Jô Soares.

Rio de Janeiro, 1.886. A diva francesa Sarah Bernhardt pela primeira vez se apresenta no Brasil. O público se curva perante o talento de Sarah, incluindo o imperador Dom Pedro II, que lhe conta um segredo: um valioso violino Stradivarius, um presente seu à baronesa Maria Luíza, desaparecera misteriosamente.
Sarah então sugere que o imperador convide o famoso detetive Sherlock Holmes para investigar o caso. Dom Pedro II aceita o conselho e logo o detetive inglês concorda em viajar até o Brasil para desvendar este mistério.
Ao mesmo tempo, um assassinato choca a cidade e deixa em pânico o delegado Mello Pimenta. Uma prostituta fora assassinada e teve suas orelhas decepadas e uma corda de violino estrategicamente colocada em seu corpo pelo assassino.
Enquanto o delegado busca pistas, Holmes e Watson desembarcam no Rio de Janeiro sem saber os perigos que os esperam: feijoadas, caipirinhas, vatapás, pais de santo e o poder de sedução das mulatas locais.
Nesta história, Sherlock Holmes, dr. Watson e o delegado Mello Pimenta vão percorrer as ruas da capital brasileira atrás de informações para descobrir o mistério do violino e encontrar o autor dos crimes que estão chocando a cidade.
A trama ressuscita um Rio de Janeiro de fins do século XIX governado pela monarquia, envolvendo uma nobreza bajuladora e uma turma de boêmios cariocas.
Nesta história o famoso detetive inglês tem suas faculdades analíticas e seu senso de observação afetados pelo calor dos trópicos e por circunstâncias inesperadas. Em uma perseguição ao misterioso assassino Sherlock tem de parar por causa de um vatapá o qual lhe gerou uma dor de barriga. Este e outros acontecimentos que se seguem tornam o mesmo mais propenso a erros, mais humano.
Programa do Jô é um talk show brasileiro apresentado pelo humorista Jô Soares, definindo-se basicamente como um programa de entrevistas. É produzido pela TV Globo São Paulo, transmitida pela Rede Globo e pela rádio CBN e mistura entretenimento, entrevistas, e música.

O programa tradicionalmente apresenta entrevistas com convidados diversos. Tais entrevistas são conhecidas por demonstrar a celebrada irreverência de Jô Soares, assim como sua experiência na comédia.
Conta ainda com um sexteto musical próprio, responsável pela abertura do programa e pelo acompanhamento de alguns musicais. Jô Soares sempre termina o programa com a frase "Beijo do Gordo".
Seu cenário inicial foi projetado por Lia Renha (cenógrafa da Rede Globo que construiu diversos cenários, como os do infanto-juvenil TV Colosso).

http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%B4_Soares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_do_J%C3%B4
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Xang%C3%B4_de_Baker_Street

Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch nasceu em Newark, em 16 de março de 1.926. É um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor norte-americano. Ficou famoso por sua comédia estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Lewis também é conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2.005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.
Em fevereiro de 2.009, Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Lewis também foi creditado como inventor do video assist system, com o objetivo de ter mais visibilidade como ator e diretor ao mesmo tempo durante uma gravação de um filme (algumas pessoas ainda duvidam disso até hoje). Lewis também fez parceria com o cantor e ator Dean Martin em 1.946, formando a dupla Martin e Lewis. Além de terem feito sucesso em casas de shows, a dupla também emplacou fazendo filmes para a Paramount. Os dois se separaram dez anos depois.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerry_Lewis



Jurandyr Czaczkes, mais conhecido como Juca Chaves, nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de outubro de 1.938) É um compositor, músico e humorista brasileiro.

Com formação em música erudita, começou a compor ainda na infância. Iniciou sua carreira no fim da década de 1.950, tocando modinhas e trovas num estilo suave.
Nos anos 60 montou um circo nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Corte de Cantagalo. Ali apresentou seu show Menestrel Maldito. Conforme o próprio Juca, o nome do circo era uma sigla: S de "snob", D de "divino Dener", R de "ralé", U de "uanderful", W de "water-closet", S de "Sdruws mesmo".
O humorista costumava contar a seguinte história sobre o Sdruws, perto do qual ficava uma favela. Juca convidara para o circo políticos, empresários e também pessoal da alta-sociedade carioca, e antes da primeira apresentação resolveu reunir os líderes da favela para lhes falar com franqueza, indo direto ao assunto: "Vim aqui para saber como vai ficar o negócio do roubo!" - Uma mulher baixinha, morena, (líder da favela), foi logo respondendo com firmeza: "Olha aqui seu Juca, nós entendemos a sua preocupação e lhe agradecemos pela sinceridade, mas pode o senhor ficar tranqüilo, porque a nossa comunidade já se garantiu, e pediu proteção à polícia!".
Muitas de suas piadas ficaram famosas, marcando época. Exemplo dentre elas:
"a hiena é um animal que come fezes dos outros animais, só tem relações sexuais uma vez por ano e ri… mas ri de quê?"
"Escotismo: um bando de garotos vestidos de idiotas, comandados por um idiota vestido de garoto" (Juca teria pedido desculpas por esta frase).
Juca foi um crítico do Regime Militar, da grande imprensa e do próprio mercado fonográfico. Chegou a ser exilado em Portugal na década de 1.970 mas, ao incomodar o governo de Salazar com suas sátiras que então ganhavam espaço nas rádios e televisão locais, transferiu-se para a Itália.
De volta ao Brasil, apresentou programas de televisão. Na década de 1.980, lançou sua gravadora independente, a Sdruws Records. Um de seus bordões mais conhecidos é: "Vá ao meu show e ajude o Juquinha a comprar o seu caviar", seguido de sua risada característica.

Dentre suas canções mais conhecidas estão "A Cúmplice", "Menina", "Que Saudade", "Por Quem Sonha Ana Maria" e "Presidente Bossa Nova".
Em 2003 outro sucesso de Juca Chaves nos anos 70 - a canção "Take me Back to Piauí" - foi editado na coletânea "Brazilian Beats Volume 4" da gravadora britânica Mr. Bongo, especializada em música popular brasileira.
Juca Chaves tem duas filhas adotadas e reside na Bahia. Também é conhecido por ser um fanático torcedor do São Paulo Futebol Clube.
Em 2.006 lançou-se candidato a senador na Bahia pelo PSDC, ficando em 4º lugar, com 19.603 votos (0,35% do total). Suas propagandas em formato de poesias distinguiam-no dos demais candidatos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Juca_Chaves

Antônio Renato Aragão nasceu em Sobral, no Ceará em 13 de janeiro de 1.936. É um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1.970 e 1.980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1.961.
Nascido no interior do Ceará, advogado e filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. Em 1.955, tornou-se oficial do Exército (segundo-tenente de infantaria), formado pelo CPOR. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1.958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Comando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB).
Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam sido dados como mortos, pelo rádio. A muito custo conseguiram voltar para Fortaleza. Anos depois, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1.961. Aos 24 anos, inscreveu-se num concurso da TV Ceará para trabalhar como "realizador" - uma espécie de diretor, redator e produtor de programas.
Ele venceu, demonstrando seu talento e em pouco tempo já trabalhava como ator. O primeiro programa de televisão de que participou foi Vídeo Alegre. Em 1.964 Renato mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de estudar direção de programas e logo foi contratado pela TV Tupi, São Paulo para trabalhar no humorístico A E I O URCA. A mudança para a TV Excelsior em 1.966 lhe proporcionou a oportunidade de criar um humorístico próprio; nascia então Os Adoráveis Trapalhões, em que contracenava com Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino.
Apesar de ter participado de muitos outros programas humorísticos, Aragão nunca se esqueceria da fórmula utilizada em Adoráveis Trapalhões, e finalmente conseguiria consagrá-la em 1.974, ao estrear Os Trapalhões, já regresso à TV Tupi, ao lado de Dedé Santana, Mussum e Zacarias). Renato Aragão atuou em diversos filmes, tendo alguns recebido premiações estrangeiras, como Os Vagabundos Trapalhões e O Cangaceiro Trapalhão, no Festival Internacional de Cinema para a Infância e Juventude (Portugal), em 1.984, e Os Trapalhões e a Árvore da Juventude, no III Festival de Cine Infantil de Ciudad Guayana (Venezuela), em 1.993.
Entre outras grandes personalidades, Renato Aragão atuou com Pelé em 1.986 no filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol, quando gravou cenas em um Maracanã lotado antes de uma partida de seu clube de coração, o Vasco da Gama. Fundou, em 1.977, a Renato Aragão Produções Artísticas Ltda., responsável pela produção de filmes, programas de televisão, vídeos e shows, dentre outros.

Recebeu, em 1.980, o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e, em 1.982, o título de Personalidade Ilustre do Estado do Rio de Janeiro, ambos concedidos pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 1991, tornou-se representante especial do UNICEF e embaixador do mesmo órgão, em prol da infância brasileira. Foi condecorado chanceler da Ordem do Rio Branco, título concedido pelo MRE, em 1.994. Nesse mesmo ano, foi agraciado com a admissão na Ordem Nacional do Mérito Educativo, no grau de oficial, por indicação do Ministério da Educação e do Desporto.
Ainda em 1.994, Renato Aragão estreou um programa em Portugal, a convite da emissora portuguesa SIC, com a participação dos atores Dedé Santana e Roberto Guilherme, além de vários artistas portugueses. Em 1995, recebeu o título de Cidadão Paulistano, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. O grupo "Os Trapalhões" entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, em 1.997, como o humorístico brasileiro que permaneceu por mais tempo em exibição na TV.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Arag%C3%A3o


Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de abril de 1.932. É um ator e humorista brasileiro.
Filho do político Agildo Barata, Agildo Ribeiro foi casado cinco vezes. Suas esposas foram mulheres famosas como Consuelo Leandro, Marília Pera, mas passou 35 anos casado com Didi Barata Ribeiro, também atriz e bailarina, falecida em 2.009.
Agildo foi o primeiro ator a interpretar João Grilo, personagem principal da peça o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.
Humorista de enorme sucesso nos anos 1.970 tanto no Brasil como em Portugal, co-estrelou diversos programas de humor da TV Globo, ao lado de Jô Soares, Paulo Silvino e Chacrinha. Nessa fase, o seu programa mais famoso foi Planeta dos Homens.

Em 2.013 Agildo que apesar de ter se casado 5 vezes nunca teve filhos, descobriu que era pai, aos 81 anos de um homem de 47 anos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agildo_Ribeiro

Paulo Ricardo Campos Silvino, nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de julho de 1.939. É um humorista e ator brasileiro.
Filho de Silvino Netto e Naja Silvino, não tardou a despontar para a carreira artística. Com 20 anos, ao lado de nomes como Altamiro Carrilho, Durval Ferreira e Eumir Deodato, lançou o LP Nova Geração em Ritmo de Samba, compondo e interpretando com sua voz abaritonada a maioria das canções, ainda sob o nome de Silvino Júnior.

Durante as décadas de 1.960 e 1.970, ampliou sua produção musical e teatral, escrevendo e atuando em peças e filmes. Passa pelas extintas TV Tupi, TV Continental, TV Rio e TV Excelsior.
Estreou na TV Globo em 1.967, em TV Ó – Canal Zero e ganha dois prêmios como o melhor comediante de televisão do ano.
Desde então, apresentou e foi destaque em diversos programas de humor da TV Globo: Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens, Balança Mas Não Cai, Viva o Gordo e Brasil Pandeiro. Em 1.988, comandou inúmeras vezes o Cassino do Chacrinha, substituindo o Velho Guerreiro.
Esteve no SBT de 1.989 a 1.992, onde atuou em A Praça É Nossa e na Escolinha do Golias, com Ronald Golias.
Participou da Escolinha do Professor Raymundo (1.993 – 1.995), na Globo, e da Escolinha do Barulho (1.999), na TV Record.
De volta à Rede Globo, participa do programa Zorra Total, onde já fez muitos personagens mas agora interpreta o mulherengo Alceu.
Seu humor é fortemente baseado em bordões e piadas de duplo sentido. É, portanto, típico daquele que fez escola nos programas no qual atuou nos anos 60 e 70. São memoráveis o bordão do policial Fonseca, em quadro no qual contracenava com Jô Soares ("Guenta, doutor, ele gueeeeenta!!"), e, do porteiro Severino ("isso é uma tremenda bichona, seu diretor" e "Cara, crachá! Cara, crachá!"). O ator busca a piada simples, mas de gosto popular, ao criar seus tipos, popularizando assim os bordões de seus personagens.

No cinema, participou de Um Edifício Chamado 200 (1.973), Com a Cama na Cabeça (1.972), O Rei da Pilantragem (1.968), Minha Sogra É da Policia (1.958) e Sherlock de Araque (1.957)
Paulo Silvino tem três filhos: Flávio Silvino, João Paulo Silvino e Isabela Silvino. Após gravar seu primeiro LP e atuar em algumas novelas da TV Globo,
Flávio Silvino teve sua carreira parcialmente interrompida em 2 de novembro de 1.993 ao sofrer um grave acidente de carro que lhe causou danos cerebrais ao deixá-lo em coma durante 3 meses e meio.
Paulo Silvino continua fazendo parte do elenco de Zorra Total com seu personagem Severino, que participa do Strip Trem Quiz, e o Senador (Eu quero é mamar!!!)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Silvino

Antônio "Tom" José Rodrigues Cavalcante nasceu em Fortaleza, em 8 de março de 1.962. É um humorista brasileiro.
Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, tendo apresentado um telejornal local da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1.980, mantendo uma carreira paralela de humorista.
Em 1.989 começa a participar do Chico Anysio Show, programa de Chico Anysio na Rede Globo. Com o final deste, passa a participar de outro programa de Chico: a Escolinha do Professor Raimundo, exibida de 1.990 a 1.995, vivendo o João Canabrava, personagem criado por ele mesmo. Em 1.996, Daniel Filho o convida para participar do Sai de Baixo, vivendo o porteiro Ribamar. Depois de desentendimentos com outros atores do elenco e roteiristas do programa, Tom se retira do elenco do Sai de Baixo em maio de 1.999.
Em 1.997, Tom Cavalcante substituiu Xuxa por 1 dia durante sua licença maternidade no planeta Xuxa no qual apresentou seus vários personagens e imitações. Em 2.000, ganha seu programa solo, o Megatom, exibido nas tardes de domingo. O programa saiu do ar em Maio de 2.001.
Tom Cavalcante passa a fazer parte do elenco do Zorra Total, sempre esperando retomar seu programa. Assediado pela Rede Record desde 1.999, quando da sua saída do Sai de Baixo, em maio de 2.004 Cavalcante aceita o convite da emissora e estréia o Show do Tom, programa diário exibido no horário da noite, uma mistura do que era o Megatom com programas de auditório como o de Gilberto Barros, mas desta vez com grande sucesso, através de quadros como a paródia do "reality show" O Aprendiz, denominada O Infeliz. Em 2.007 ele apresentou o programa Louca Família.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Cavalcante

Richard Franklin Lenox Thomas Pryor nasceu em Peoria, em 1 de dezembro de 1.940 e morreu em  Los Angeles, em 10 de Dezembro de 2.005. Foi um comediante, ator, cantor e escritor estadunidense. Pryor é conhecido por examinar de maneira humorística o racismo e eventos recentes de sua época, como ofensas, profanidades e epítetos raciais. Ele alcançou sua plateia através de observações capiciosas e estilo humorístico. É considerado um dos maiores, mais importantes e mais influentes comediantes stand-up de sua época: Jerry Seinfeld o chamou de "Picasso de sua profissão", Bob Newhart o chama de "o comediante mais seminal dos últimos 50 anos". Seu legado é atribuído, em parte, pela familiaridade que Pryor trouxe ao uso de seu estilo humorístico.
Em palavras de Bill Cosby, "Richard Pryor cruzou a linha entre a comédia e a tragédia como ninguém poderia o fazer".
Seu material inclui gravações e filmes: Richard Pryor: Live & Smokin' (1.971), That Nigger's Crazy (1.974), ...Is It Something I Said? (1.975), Bicentennial Nigger (1.976), Richard Pryor: Live in Concert (1.979), Richard Pryor: Live on the Sunset Strip (1.982), e Richard Pryor: Here and Now (1.983). Estrelou também vários filmes em sua carreira de ator, como Superman III, embora tenha participado mais usualmente em comédias como O Expresso de Chicago (1.976) e ocasionalmente em dramas como Blue Collar, de Paul Schrader. Fez algumas colaborações em alguns projetos com o ator Gene Wilder e mais raramente com Paul Mooney.
Pryor venceu um Emmy Award (1.973) e cinco Grammy Awards (1.974, 1.975, 1.976, 1.981, e 1.982). Em 1.974, ganhou dois awards da American Academy of Humor e o Writers Guild of America Award. A ele foi presenteado o primeiro Kennedy Center Mark Twain Prize for American Humor, em 1.998. Pryor é listado como o "Número 1" na lista de maiores comediantes stand-up de todos os tempos do Comedy Central.
Ele faleceu no ano de 2.005 em consequência de um ataque cardíaco.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Pryor


William Henry "Bill" Cosby Jr. , nascido em 12 de julho de 1.937 é um comediante americano, ator, autor, produtor de televisão, educador, músico e ativista. Um veterano ator de stand-up, ele tem o seu início no i fome em San Francisco e vários outros clubes, em seguida, conseguiu um papel de protagonista na década de 1.960 a ação show, I Spy . Mais tarde, ele estrelou seu próprio seriado , The Bill Cosby Show . Ele foi um dos principais artistas nos programas infantis série The Electric Company durante suas duas primeiras temporadas, e criou o desenho animado educativo série de comédia Fat Albert e a Cosby Crianças , sobre um grupo de jovens amigos crescendo na cidade. Cosby também atuou em uma série de filmes.


Durante os anos 1.980, Cosby produziu e estrelou uma das sitcoms definição da década, The Cosby Show , que foi ao ar oito temporadas 1.984-1.992. Foi o número um show na América há cinco anos consecutivos (1.985-1.989).  A comédia destacou as experiências e crescimento de um afluente Africano-Americano família. Ele também produziu o spin-off da comédia A Different World , que se tornou o segundo a The Cosby Show em classificações. Ele estrelou o seriado Cosby 1.996-2.000.

Em 2.002, o estudioso Molefi Kete Asante incluiu em seu livro The 100 Greatest afro-americanos . 


Em 1.976, Cosby recebeu um grau de Doutor em Educação da Universidade de Massachusetts Amherst . Sua dissertação discutiu o uso de Fat Albert e as Crianças Cosby como uma ferramenta de ensino em escolas de ensino fundamental.

http://en.wikipedia.org/wiki/Bill_Cosby


Fontes : além das já citadas




Nenhum comentário:

Postar um comentário