Senhores passageiros, sua atenção por favor. Estamos iniciando nossos procedimentos para aterrissagem no aeroporto de Berlim, onde o tempo é bom e a temperatura local é de 20 graus centígrados. Solicitamos colocar os assentos de suas poltronas na posição vertical e afivelar os cintos de segurança.
Ao desembarcarem verifiquem para não esquecer a bordo seus objetos pessoais. Foi um enorme prazer tê-los a bordo no vôo 777 da Lufthansa, procedente de São Paulo, com destino a Berlim.Desejando que todos tenham uma ótima estadia na Alemanha, esperamos novamente tê-los a bordo nos vôos da Lufthansa.
Alemanha (em alemão: Deutschland), oficialmente República Federal da Alemanha é um país localizado na Europa central. É limitado ao norte pelo Mar do Norte, Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polônia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. O território da Alemanha abrange 357.021 quilômetros quadrados e tem um clima temperado sazonal. Com 81,8 milhões de habitantes em janeiro de 2010, o país tem a maior população entre os Estados membros da União Europeia e é também o lar da terceira maior população de migrantes internacionais em todo o mundo.
A região chamada Germânia habitada por vários povos germânicos foi conhecida e documentada pelos romanos antes de 100 d.C. A partir do século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano-Germânico, que durou até 1806. Durante o século XVI, o norte da Alemanha se tornou o centro da Reforma Protestante.
Como um moderno Estado-nação, o país foi unificado pela primeira vez em consequência da Guerra Franco-Prussiana em 1871. Em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados, a Alemanha Ocidental, oficialmente "República Federal da Alemanha", e a Alemanha Oriental, oficialmente "República Democrática Alemã".
A Alemanha foi reunificada em 1990. A Alemanha Ocidental foi um dos membros fundadores da Comunidade Europeia (CE), em 1957, que posteriormente se tornou a União Europeia, em 1993. O país é parte do espaço Schengen e adotou a moeda europeia, o euro, em 1999.
A Alemanha é uma república parlamentar federal de dezesseis estados (Länder). A capital e maior cidade do país é Berlim, localizada no norte do território alemão. O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, G8, G20, da OCDE e da OMC.
É uma grande potência com a quarta maior economia do mundo por PIB nominal e a quinta maior em paridade do poder de compra. É o segundo maior exportador e o segundo maior importador de mercadorias. Em termos absolutos, a Alemanha atribui o segundo maior orçamento anual de ajudas ao desenvolvimento no mundo,e está em sexto lugar em despesas militares.O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e estabeleceu um sistema global de segurança social. A Alemanha ocupa uma posição-chave nos assuntos europeus e mantém uma série de parcerias estreitas em um nível global. O país também é reconhecido como líder científico e tecnológico em vários domínios.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha
densidade populacional na Alemanha |
Com cerca de 81,8 milhões de habitantes, a Alemanha é o país mais populoso da União Europeia. No entanto, sua taxa de fertilidade é de apenas 1,39 filhos por mulher, uma das mais baixas do mundo, e o escritório federal de estatísticas estima que a população vai decrescer para entre 69 e 74 milhões em 2050 (69 milhões assumindo uma migração líquida de +100 000 por ano; 74 milhões se a migração for de +200 000 por ano). A Alemanha tem um grande número de cidades grandes, sendo as mais populosas Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt am Main e Estugarda (Stuttgart). De longe a maior conurbação é a Região do Reno-Ruhr, que inclui Dusseldórfia (Düsseldorf) e cidades como Colônia (Köln), Essen, Dortmund, Duisburgo, e Bochum.
Em dezembro de 2004, por volta de sete milhões de cidadãos estrangeiros estavam registrados na Alemanha, e 19% dos residentes do país eram de fora ou tinham ascendência estrangeira.
A Alemanha é uma federação democrática e parlamentária, cujo sistema político é definido num documento constitucional (Grundgesetz, lei fundamental) de 1949. Por chamar o documento de Grundgesetz, invés de Verfassung (constituição), os autores expressaram a intenção de que ela fosse trocada por uma constituição apropriada quando a Alemanha fosse reunida em um só estado. Emendas ao Grundgesetz geralmente requerem aprovação de dois terços dos parlamentares de ambas as câmaras do parlamento; os artigos garantem direitos fundamentais, a separação dos poderes, a estrutura federalizada, e o direito de resistir contra tentativas de sobrepor-se à constituição são perpétuos e não podem sofrer emendas.Apesar da intenção inicial, o Grundgesetz permaneceu em vigor depois da reunificação alemã em 1990, com apenas algumas pequenas emendas.
O Bundeskanzler (Chanceler Federal)—atualmente Angela Merkel— é o chefe de governo e exerce o poder executivo, similar ao Primeiro-Ministro em outras democracias parlamentares. O poder legislativo é comandado pelo parlamento consistido pelo Bundestag (Dieta Federal) e o Bundesrat (Conselho Federal), que juntos formam um tipo excepcional de corpo legislativo. O Bundestag é eleito através de eleições diretas combinada com representação proporcional. Os membros do Bundesrat representam os governadores dos 16 estados federais (Bundesländer) e são membros dos gabinetes de estado. Os respetivos governadores dos estados têm o direito de apontar e exonerar seus enviados em qualquer momento. Ocasionalmente há conflitos entre o Bundestag e o Bundesrat, que criam dificuldades administrativas.
Joachim Gauck, o presidente do país.
Estado Capital Território(km²) Habitantes
1 Baden-Württemberg Estugarda 35 752 10 736 000
2 Baviera Munique 70 552 12 469 000
3 Berlim Berlim 892 3 395 000
4 Brandemburgo Potsdam 29 479 2 559 000
5 Bremen Bremen 404 663 000
6 Hamburgo Hamburgo 755 1 744 000
7 Hessen Wiesbaden 21 115 6 092 000
8 Mecklemburgo Schwerin 23 180 1 707 000
9 Baixa-Saxônia Hannover 47 624 7 994 000
10 Renânia do Norte Dusseldórfia 34 085 18 058 000
11 Renânia-Palatinado Mainz 19 853 4 059 000
12 Sarre Saarbrücken 2 569 1 050 000
13 Saxônia Dresda 18 416 4 274 000
14 Saxônia-Anhalt Magdeburgo 20 446 2 470 000
15 Schleswig-Holstein Kiel 15 799 2 833 000
16 Turíngia Erfurt 16 172 2 335 000
Ocupação da Alemanha pelos Aliados em 1947, com os territórios a leste da linha Oder-Neisse sob administração polaca ou anexação soviética, além do protetorado de Sarre e a Berlim dividida. A RDA era formada pela Zona Soviética, enquanto a RFA era formada pelas zonas ocupadas pelos aliados ocidentais.
O Papa atual é alemão.
O Cardeal Joseph Ratzinger.
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Papa Bento XVI (em latim: Benedictus PP. XVI, em italiano: Benedetto XVI), nascido Joseph Alois Ratzinger, em Marktl am Inn, Alemanha,em 16 de abril de 1927. Cardeal-Bispo Emérito de Roma, é o Papa de Roma desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 265º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o atual Sumo Pontífice da Igreja Católica. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005 que terminou no dia 19 de Abril.
Casa onde Joseph Ratzinger nasceu em 1927, Marktl am Inn no sudeste da Baviera: Mauthaus. |
Domina pelo menos seis idiomas (alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano) e possui conhecimentos de português, ademais lê o grego antigo e o hebraico. É membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra, é também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006).
O Palácio Holnstein, residência do Cardeal Ratzinger enquanto era Arcebispo de Munique e Freising. |
É pianista e tem preferências por Mozart e Bach. É o sexto e talvez o sétimo (segundo a procedência de Estêvão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou na Alemanha) papa alemão desde Vítor II e, nos seus 80 anos, tem a idade máxima para ser cardeal eleitor. Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como sendo uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Papa Bento XV |
O último papa com este nome foi Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922, foi o Papa durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger é o primeiro Decano do Colégio Cardinalício eleito Papa desde Paulo IV em 1555, o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio VIII em 1829 e o primeiro superior da Congregação para a Doutrina da Fé desde Paulo V em 1605.
Em 11 de fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI anunciou que renunciaria ao Pontificado em 28 de fevereiro. "O papa anunciou que renunciará a seu ministério às 20h (hora de Roma) de 28 de fevereiro. Começará assim um período de sede vacante", informou o padre Federico Lombardi. Bento XVI comunicou sua renúncia em discurso pronunciado, em latim, durante um consistório convocado para anunciar três canonizações. "No mundo de hoje", disse, "sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida e para a fé, para governar a barca de Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário vigor, tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu de tal modo em mim que devo reconhecer a minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado. Deverá ser convocado, por quem de direito, o Conclave para eleição do novo Sumo Pontífice".
Em 2012, o arcebispo italiano aposentado Luigi Betazzi, que conhece o Papa há 50 anos, já havia especulado abertamente sobre a possibilidade de sua renúncia: "Aqueles entre nós que têm mais de 75 anos não são autorizados a comandar nem mesmo uma diocese pequena, e os cardeais com mais de 80 anos não podem eleger o papa. Eu entenderia se um dia o Papa dissesse ‘mesmo eu não posso mais realizar meu trabalho'.Acho que se chegar o momento em que ele vir que as coisas estão mudando, terá coragem para renunciar."
O último papa a renunciar foi Gregório XII, que abdicou em 1415, no contexto do Grande Cisma do Ocidente,[9] e, antes dele, houve apenas dois casos: Ponciano e Celestino V.
O Papa deixará o Vaticano às 17h de Roma (3 horas antes da formalização da Renúncia) e irá para a Residência de Verão de Castel Gandolfo. Depois de eleito o seu sucessor, o Papa retirar-se-á para um mosteiro de clausura dentro dos muros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Bento_XVI
A Alemanha tem grandes empresas em todas as áreas de produção e serviços no mundo moderno. Todas conhecidas mundialmente e algumas com muito a ver com o desenvolvimento brasileiro.
A Volkswagen é um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Wolfsburg, Alemanha.
O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche,Skoda, MAN e Volkswagen Caminhões e Scania.
Em março de 2011, a Volkswagen adquiriu o segmento comercial da Porsche, por 3,3 bilhões de euros, tendo assim o direito de negociar e operar pela marca "Porsche", fazendo com que a Volkswagen fique mais próximo à fusão com a "PHS" (Porsche Holding Salzburg)
Em Julho de 2011 a Volkswagen que já era o maior acionista do Grupo MAN SE, elevou sua participação para 55,9% das ações, consolidando-se como acionista majoritário.
Em abril de 2012 a Volkswagen, por intermédio da Audi, anunciou o compra da fabricante italiana de motos Ducati, aumentando a rivalidade com a BWM também no segmento de motos esportivas
A Volkswagen também patrocina alguns eventos esportivos, como o Rali Dakar, a Seleção Argentina de Futebol, a Seleção Brasileira de Futebol, Seleção Neozelandesa de Futebol e a Seleção Russa de Futebol, além da Academia do David Beckham. Também patrocinou os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 e patrocina o time alemão VfL Wolfsburg.
A origem da empresa remonta à década de 1930, na Alemanha nazista, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido no Brasil como "Fusca", em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Reino Unido da Grã-Bretanha, como "Beetle". O termo "Volkswagen" foi cunhado por volta de 1924 pelo engenheiro alemão-judeu Josef Ganz, que lutava para modernizar a indústria automobilística alemã, publicando suas idéias de introduzir suspensões independentes com semieixos oscilantes, baixo centro de gravidade e chassi com tubo central num automóvel popular que custasse o mesmo que uma motocicleta. Em 1933, Adolf Hitler visita o Salão Internacional do Automóvel de Berlim e vê no Volkswagen, uma forma eficiente de propaganda nazista, e passa a defender a ideia de carro do povo como se fosse sua. Josef Ganz e Edmund Rumpler foram cogitados para dirigir o projeto, mas logo foram descartados por serem judeus. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.
Cerca de 336 mil pessoas pagaram pelo modelo, e protótipos do carro, chamados em alemão KdF-Wagen (KDF significa Kraft durch Freude, em português, "força através da alegria", um dos lemas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conhecido Partido Nazista), surgiram a partir de 1936, sendo os primeiros modelos produzidos em Stuttgart. O carro já possuía as curvas de seu formato característico e o motor refrigerado a ar, de quatro cilindros, montado na traseira, similar ao Tatra. Erwin Komenda, chefe de desenho da Porsche de longa data, desenvolveu o corpo do protótipo que seria igual ao dos Carochas/Fuscas posteriores.
A nova fábrica - implantada numa cidade que foi criada em torno da mesma e batizada de KdF-Stadt (atual Wolfsburg) - só havia produzido algumas unidades quando a Segunda Guerra Mundial iniciou-se em 1939. Como consequência da guerra, sua produção foi adaptada para veículos militares, como o jipe Kübelwagen, o modelo anfíbio Schwimmwagen e o Kommandeurwagen.
A empresa deve a sua existência no pós-guerra a um homem, o major britânico Ivan Hirst. Em abril de 1945 a KdF-Stadt e sua fábrica fortemente bombardeada foram capturados pelos norte-americanos, e passaram às mãos da administração britânica. A primeira idéia foi usá-la para a manutenção de veículos militares pesados. Para Hirst, como ela fora usada para produção militar e fora um "animal político" (menção pessoal) ao invés de um empreendimento comercial, seu equipamento na época fora destinado às reparações de guerra. Assim, Hirst pintou um dos carros da fábrica de verde e o exibiu em instalações militares britânicas. Dispondo de poucos veículos leves de transporte, em setembro de 1945 o exército britânico foi persuadido a encomendar 20.000 unidades. As primeiras unidades foram para o pessoal das forças de ocupação e para o correio alemão. Por volta de 1946 a fábrica estava produzindo 1000 carros por mês, uma quantidade notável, uma vez que a fábrica ainda precisava de reparos: o teto e os vidros danificados interrompiam a produção quando chovia, e o aço para fazer automóveis era pago com veículos produzidos.
O carro e a cidade mudaram seus nomes da época da Segunda Guerra Mundial para, respectivamente, Volkswagen e Wolfsburg. Enquanto isto, a produção crescia. Como ainda era incerto o futuro da fábrica, a mesma foi oferecida a representantes de empresas automobilísticas britânicas, americanas e francesas. Todos a rejeitaram. Depois de visitar a fábrica, Sir William Rootes, da indústria britânica Rootes Group, declarou que "o modelo não atrai o consumidor médio de automóveis, é muito feio e barulhento... se vocês pensam que vão fazer automóveis neste lugar, vocês são uns grandes tolos, rapazes". Ironicamente, a Volkswagen fabricou nos anos 80 uma versão do Hillman Avenger, modelo criado pela empresa de Rootes (Hillman), após esta ter sido absorvida pela Chrysler em 1978, e de a Chrysler, por sua vez, ter vendido sua fábrica na Argentina - que produzia este modelo como "Dodge Polara" - para a Volkswagen.
1948-1974 - Ícone da recuperação alemã
Fábrica da Volkswagen na cidade de Wolfsburg, Alemanha.
Fusca 1949.
Após 1948, a Volkswagen se tornou um importante elemento simbólico e econômico, da recuperação da Alemanha Ocidental. Heinrich Nordhoff (1899-1968), ex-gerente da área de caminhões da Opel foi chamado para dirigir a fábrica naquele ano. Em 1949 Hirst deixou a empresa, agora reorganizada como um monopólio controlado pelo governo alemão ocidental. Além da introdução do veículo comercial "VW tipo 2" (conhecido como Kombi) em suas versões de passageiros, furgão e camioneta, e do esportivo Karmann Ghia, Nordhoff seguiu a política de modelo único até pouco antes de sua morte em 1968.
Desde a introdução do Golf, a Volkswagen tem oferecido uma gama de modelos semelhantes a de outros fabricantes europeus. O Polo, menor em tamanho que o Golf e introduzido na mesma época, os esportivos Scirocco e Corrado, e o Passat, de maior tamanho, foram os mais importantes e significativos. Em 1998 a Volks lançou o chamado New Beetle, um carro com plataforma baseada no Golf e desenho que lembrara o "Beetle"/"Käfer". Em 2002, a empresa alemã - cujo nome traduzido ao português significa "carro do povo" - lançou dois automóveis para o segmento de alto luxo: a limusine Phaeton(como chamam os sedãs na Alemanha,seu maior mercado) e o SUV Touareg.
Em 30 de julho de 2003, o último Carocha/Fusca foi produzido no México, selando para o modelo um total de 21.529.464 unidades produzidas em todo o mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen
A Mercedes-Benz uma marca alemã de automóveis pertencente ao grupo Daimler AG criada em 1924, resultado de uma fusão entre a Benz & Cia. e a Daimler. É a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo. Esta produz automóveis, caminhões, autocarros, e os seus próprios motores.
Criada em 1871, a Benz & Cia foi a maior empresa criada pelo alemão Karl Benz. A Daimler foi fundada por Gottlieb Daimler e pelo seu parceiro Wilhelm Maybach em 1890. Daimler viria a morrer em 1900 e Maybach deixou a empresa em 1907. Nessa altura, a Daimler e a Benz eram as grande rivais de uma da outra. Contudo em 1924, as duas empresas assinaram um acordo de ajuda mútuo devido à necessidade de estimular a economia germânica após a I Guerra Mundial. Este acordo viria a ser quebrado em 2000. Mesmo assim, as duas empresas criaram os seus próprios automóveis e as suas próprias marcas. Mercedes-Benz está associada à primeira e mais antiga linha de montagem de automóveis do Mundo. Em 1926, quando então se formou a empresa Daimler-Benz, um novo símbolo fora então criado para cada parte (Daimler e Benz).
A estrela de três pontas foi desenhada por Gottlieb Daimler em que cada ponta representava o ar, a terra e o mar mostrando que os motores desenhados adaptavam-se a estes três meios. A estrela apareceu primeiramente num automóvel de um Daimler datado de 1901 e viria a ser usada então pela Mercedes-Benz. O círculo à volta da estrela viria a ser desenhada por Karl Benz juntando na parte inferior o seu nome. Até 1937, este símbolo não era usado.
A união entre a DaimlerChrysler AG viria a acabar a 14 de Maio de 2007 separando assim as duas empresas.
Além de produzir automóveis, a empresa fabrica também autocarros, motores para aviões, caminhões, entre outros meios de transporte. Actualmente fabrica também protótipos de motores para as equipas de Fórmula 1 da Force India, da McLaren e da própria Mercedes GP.
As origens da Daimler-Benz datam do fim do século XIX quando Gottlieb Daimler (1834-1900) juntamente com Wilhelm Maybach (1846-1929) e Karl Benz (1844-1929) inventavam independentemente o primeiro automóvel internamente movido por um motor de combustão no sul da Alemanha. Contudo e curiosamente não se conheciam.
Karl Benz tinha a sua loja em Mannheim e inventou o primeiro automóvel realmente movido através de uma motor de combustão interna em 1885 e possuia três rodas.
Em 1885, Gottlieb Daimler e o seu colega desenhador Wilhelm Maybach que trabalhavam em Cannstatt, Stuttgart, foram premiados a 29 de Agosto de 1885 por terem construído o primeiro protótipo de um motor movido a gás.
A 8 de Março de 1886, Daimler comprou uma carroça fabricada por Wilhelm Wimpff & Sohn e, juntamente com Maybach, juntou então o motor a esta mesma carroça criando um automóvel de quatro rodas movido por um motor como muitos anteriormente feitos por eles. A única diferença era que este motor era movido a gás. Segundo o site oficial da Mercedes-Benz, Daimler inventou a carroça "sem cavalo". Daimler e Maybach fundaram juntamente a DMG em 1890 e venderam o seu primeiro automóvel em 1892. O negócio continuara a crescer, mas Karl Benz continuava a melhorar o seu Motorwagen (o seu primeiro motor) e vendeu o seu primeiro automóvel em 1888. Construiu o seu primeiro carro a quatro rodas em 1891. A Benz & Cia. criada por Karl Benz, não só se tornou a primeira linha de montagem como também se tornou a maior do mundo no início do séc. XX.
Em 1899, a DMG construiu um novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek: Mercédès Jellinek. Jellinek prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor como "Mercedes 35hp" e se Daimler o tornasse o agente oficial para vendas dos automóveis na França, Áustria-Hungria, Bélgica e Estados Unidos da América. Sendo assim, Jellinek comprou os 36 carros e gastou 500.000 marcos.
A mudança do nome ajudou a evitar problemas legais porque depois da morte de Daimler em 1929, a DMG decidiu vender o nome registado "Daimler" ficando o nome Mercedes salvaguardado.
Naquela altura as maiores rivais do setor automóvel eram a DMG e a Benz & Cia. Em 1924, devido à necessidade de dar um impulso à economia da Alemanha após a I Guerra Mundial, estas duas empresas acordaram numa cooperação mútua e em 1926 a empresa Daimler-Benz AG(AG significa sociedade anónima, como SA em Portugal). A Daimler-Benz AG produzira motores, automóveis e caminhões. O acordo entre as partes exigia a união das duas empresas até ao ano de 2000. Além dos automóveis e dos caminhões, a Daimler-Benz AG fabricava também barcos e aviões (militares e civis).
Karl Benz decidiu acrescentar o seu nome "Benz" à marca Mercedes. Acrescentou uma auréola à volta da estrela e nasceu assim o famoso nome Mercedes-Benz juntamente com o seu símbolo e que dura até aos dias de hoje.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a DMG foi uma importante contribuidora de meios de transporte como carros de combate, automóveis militares e motores para aviões.
Depois da derrota da Alemanha Nazi, a empresa continuou a ser uma importante empresa para as exportações alemãs de automóveis para estimular a economia que voltara a fracassara. Contudo, os resultados não foram os melhores devido aos altos preços que a DMG praticava. Isso obrigou à criação de modelos mais baratos e a criação de Classes de modelos (A e B) que perduram até hoje.
Classe A
A Mercedes-Benz é, hoje em dia, uma das marcas de automóveis mais conhecidas do Mundo inteiro. A sua fama e diversidade na produção permitem obter grandes lucros e o desenvolvimento tecnológico constante. Os carros produzidos não param de encher os olhos dos consumidores. Muitos famosos compram Mercedes de alto valor e, claro, potência. De forma a variar a sua oferta, a Mercedes diversificou os seus modelos criando carros mais pequenos e menos luxuosos. Porém, a qualidade dos automóveis é sempre um objectivo da marca. A qualidade, aliás, foi sempre uma aliada à empresa garantido serviços de atendimento em todo o mundo. As peças produzidas pela marca são únicas e difíceis de serem ilegalmente copiadas (chaves, motores, suspensões, etc.).
Sede da Mercedes-Benz em Stuttgart
Além da Mercedes propriamente dita, a DaimlerChrysler AG (nome do antigo grupo, antes da recente venda da Chrysler, que acumulava prejuízos) criou outras marcas mas com os motores Mercedes. Um exemplo delas é o Smart - um carro pequeno e citadino que vai agora na segunda geração. Apesar de ter tido bons números de vendas na Europa, esta marca nunca foi capaz de apresentar lucros, em parte graças ao elevado investimento inicial que não foi partilhado com mais nenhum construtor. Para emendar esse aspecto o actual smart partilha o seu motor de três cilindros com 1.0 litros (e três níveis de potência) com a Mitsubishi. Outra novidade é que este pequeno automóvel passou também a ser comercializado nos Estados Unidos, para já com algum sucesso.
Outra marca de que a Mercedes é responsável é a Maybach, que vende automóveis de topo, com uma qualidade e preço ao nível da Rolls-Royce.
A Mercedes também faz o desenvolvimento de motores para competição. Um exemplo é a participação na Fórmula 1: faz parte das equipes McLaren, Force India e Mercedes GP.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz
Até há pouco tempo a própria BMW dizia que o seu símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera, mas em descobertas recentes, a BMW alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera.
Bayer AG é uma empresa farmacêutica e química alemã fundada em Barmen, no ano de 1863, por Friedrich Bayer e Johann Weskott. Atualmente sua sede localiza-se em Leverkusen, na Renânia do Norte-Vestfália, e seu presidente é Werner Wenning. A empresa, conhecida por sua marca original de aspirinas, é a quarta maior companhia farmacêutica do mundo.
No início, era uma fábrica de corantes artificiais para o tingimento de tecidos. Posteriormente tiveram a idéia de lançar a Aspirina® e juntamente com ela veio o desenvolvimento de pesquisas e muitas patentes. Por isso, em 1939 um pesquisador da Bayer, Gerhard Domagk, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta da ação anti-bacteriana da sulfonamida.
No período da II Guerra Mundial, suas fábricas e escritórios, marcas e patentes foram vendidas e/ou confiscadas pelos países aliados, devido à sua ativa participação na elaboração do pesticida Zyklon B (enquanto constituinte da Ig Farben), usado nas câmaras de gás, sendo assim responsável perante a corte marcial americana pelo assassinato massivo dos campos de concentração nazistas. Porém, com o fim da Segunda Guerra, conseguiu se reconstruir trazendo de volta suas instalações, marcas e patentes.
O Grupo Bayer, instalou-se no Brasil em 1896, possuindo hoje cerca de 3.300 colaboradores nas suas divisões Bayer HealthCare, Bayer CropScience e Bayer MaterialScience que atuam, respectivamente, nas áreas de saúde humana e animal, alimentação e materiais inovadores. Sua sede está localizada no bairro do Socorro, Zona Sul de São Paulo, sendo Theo van der Loo o atual presidente e porta-voz.
Em 2006, a Bayer comprou a empresa farmacêutica alemã Schering que trouxe em sua bagagem grandes contribuições para a já existente pesquisa e produção na área de saúde humana da Bayer.
Bayer CropScience
Em 2002, a Bayer AG adquiriu Aventis CropScience e fundiu-a com os seus próprios agroquímicos para formar a Bayer CropScience. A empresa é hoje uma das líderes mundiais nas áreas da protecção das culturas (por exemplo, pesticidas, defensivos agrícolas), controle de pragas não-agrícolas, sementes e biotecnologia vegetal. Além dos convencionais negócios agroquímicos ela está envolvida na engenharia genética de alimentos. A companhia biotecnológica belga Plant Genetic Systems, tornou-se parte da companhia pela aquisição da Aventis CropScience.
Com sede em Monheim, Alemanha, a empresa está presente em mais de 120 países e conta com 17.800 mil colaboradores.
Uma das grandes controvérsias em relação a Bayer, é a morte de abelhas em escala mundial devido os seus pesticidas.
No Brasil, são mais de 900 funcionários, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e uma Estação Experimental no Estado de São Paulo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bayer
A Deutsche Lufthansa AG é uma empresa alemã da aviação mundial, que opera no transporte aéreo de passageiros, com logística para manutenção, reparo e operação, fornecendo também serviços de TI. O Grupo Lufthansa inclui mais de quatrocentas subsidiárias e empresas associadas. Lufthansa transportou 65,458 milhões de passageiros em 2011 e ocupa a nono posição das maiores companhias aéreas do mundo.
Nos anos 1920, período em que a Europa ainda sofria as consequências da Primeira Guerra Mundial, ainda se era muito esperado o fato de poder voar em uma aeronave na qual o clima, como a chuva, e as estações, como o inverno, não atrapalhasse em nada, nas viagens dos passageiros. As viagens eram realizadas, de preferência, sobre as linhas ferroviárias durante a luz do sol, sem comunicação via rádio. A aviação da Alemanha, possuia um número pequeno de companhias aéreas, e dessas poucas, restaram duas companhias, a Deutscher Aero Llyod, e a Junkers Luftverkehr. Então, As únicas duas companhias aéreas vigentes na Alemanha, resultaram na Deutsche Luft Hansa AG, no dia 6 de janeiro de 1926.
O avião Junkers Ju 52 da Lufthansa, em Langenhagen.
Nos anos 1930, a aviação mundial teve que lidar com problemas mais comuns de um voo, como condições climáticas, baixa visibilidade do caminho, e pontualidade. Foram aprimoradas as condições das distâncias dos voos, já possuindo aeronaves com maior capacidade de cursos. A América do Sul e o Extremo Oriente já estavam sendo visados pela Lufthansa.
Com a guerra estourada na Europa e no mundo, a Lufthansa teve que servir ao governo, com voos de transportes e operações técnicas. O transporte de passageiros que estavam em países neutros, em relação à guerra, foi extremamente importante para a empresa poder continuar servindo, assim, empresários e diplomatas realizaram voos neste período. Mas em 1945, não se tinha outra opção a não ser suspender os serviços, bem como o uso do Aeroporto de Berlin-Tempelhof, por exemplo, graças ao malogro bélico alemão.
A Segunda Guerra Mundial estava perdendo seu efeito, mas a Guerra Fria vigorou nesta década. Acontecia de pilotos russos e alemães trabalharem juntos nos voos, mas a antiga capital do Reich não permitiu, intencionalmente por décadas, que esses pilotos estrangeiros passassem nos aeroportos de Berlim, Tempelhof, e Tegel. Em consequência, a Lufthansa desenvolveu centros em Hamburgo, Colônia, e em Frankfurt am Main, porque teve de tirar sua sede de Berlim.
Boeing 707 da Lufthansa.
O mundo estava com uma crise política. A Lufthansa adquire novos aviões a jato com velocidade e capacidade superiores, reestruturando toda a frota usada nos cursos das linhas aéreas. Entre essas novas aeronaves, estavam os aviões do modelo 707 da Boeing, funcionais para viagens de longo curso. Com isso, as viagens passaram a ter menores intervalos. As tarifas, para trafegar nas linhas aéreas, foram diminuídas, principalmente nas linhas do Atlântico Norte.
Ainda com dificuldades internacionais, surge a Crise do Petróleo em 1973 e em 1979, que deixou as várias empresas do mundo todo, inclusive a Lufthansa, com a economia inferior. Isto foi ruim, pois o petróleo é indispensável nos voos das aeronaves, assim como a matéria-prima do querosene, cujo valor aumentou significantemente também. Os profissionais da empresa então tiveram de diminuir os gastos de certos produtos, e como esta empresa, uma quantidade fabricantes também teve de reduzir os gastos na produção. Contudo, a empresa conseguiu nesta década adquirir "Jumbos" Boeing 747, que são aeronaves de fuselagem larga, que começaram a atuar na empresa em 26 de abril de 1970.
A Alemanha Ocidental está agora junta com a Alemanha Oriental, com a queda do Muro de Berlim, voltando a sede para Berlim. As linhas aéreas já existiam em maior quantidade, e as escalas já funcionavam mais rapidamente, quando comparado aos anos 70. Neste tempo, a empresa toma uma maior estrutura em sua relação com o meio ambiente e os funcionários.
A Crise de 1990 declinou a economia da empresa, podendo esta falir. A empresa, então, procurou buscar novas parcerias. Então, no dia 14 de maio de 1997, a Lufthansa se une a outras companhias aéreas, pela Star Alliance. E um pouco mais adiante, ainda em 1997, a empresa se privatiza.
Primeiro Airbus A380, no Aeroporto de Frankfurt.
Desde 2000, a empresa fez várias encomendas de aeronaves para sua frota. Em 2001, quinze aeronaves Airbus A380 são adquiridos. De 2001 a 2005, a empresa se concentra em negócios regionais, e a Star Alliance cresce com novas companhias aéreas atuando nesta. Dentro das aeronaves, a Classe Executiva das aeronaves já oferecia aos clientes conexão com banda larga à Internet. Em 2005, a SWISS é integrada ao grupo Lufthansa, consolidando a Lufthansa entre as maiores companhias aérea da Europa. De 2006 a 2008, a empresa encomendou vinte aeronaves Boeing 747-8, sendo a primeira empresa que adquiriu estes. A empresa planejou o percurso, o hangar de manutenção, e a área terminal das aeronaves Airbus 380. A Lufthansa Cargo com a DHL Express, funda a AeroLogic, para aprimorar o serviço de carga aérea da Lufhansa.
A Lufhansa e seus aliados pela Star Alliance, crescem a sua aliança comercial com outras empresas aliadas ao grupo, sendo até este período vinte e um membros no total.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lufthansa
A Mercedes-Benz uma marca alemã de automóveis pertencente ao grupo Daimler AG criada em 1924, resultado de uma fusão entre a Benz & Cia. e a Daimler. É a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo. Esta produz automóveis, caminhões, autocarros, e os seus próprios motores.
Criada em 1871, a Benz & Cia foi a maior empresa criada pelo alemão Karl Benz. A Daimler foi fundada por Gottlieb Daimler e pelo seu parceiro Wilhelm Maybach em 1890. Daimler viria a morrer em 1900 e Maybach deixou a empresa em 1907. Nessa altura, a Daimler e a Benz eram as grande rivais de uma da outra. Contudo em 1924, as duas empresas assinaram um acordo de ajuda mútuo devido à necessidade de estimular a economia germânica após a I Guerra Mundial. Este acordo viria a ser quebrado em 2000. Mesmo assim, as duas empresas criaram os seus próprios automóveis e as suas próprias marcas. Mercedes-Benz está associada à primeira e mais antiga linha de montagem de automóveis do Mundo. Em 1926, quando então se formou a empresa Daimler-Benz, um novo símbolo fora então criado para cada parte (Daimler e Benz).
Sede da Mercedes-Benz em Stuttgart
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A união entre a DaimlerChrysler AG viria a acabar a 14 de Maio de 2007 separando assim as duas empresas.
Além de produzir automóveis, a empresa fabrica também autocarros, motores para aviões, caminhões, entre outros meios de transporte. Actualmente fabrica também protótipos de motores para as equipas de Fórmula 1 da Force India, da McLaren e da própria Mercedes GP.
As origens da Daimler-Benz datam do fim do século XIX quando Gottlieb Daimler (1834-1900) juntamente com Wilhelm Maybach (1846-1929) e Karl Benz (1844-1929) inventavam independentemente o primeiro automóvel internamente movido por um motor de combustão no sul da Alemanha. Contudo e curiosamente não se conheciam.
Benz Patent Motorwagen 1886 (Replica). O primeiro automóvel realmente movido por um motor de combustão interna. |
Em 1885, Gottlieb Daimler e o seu colega desenhador Wilhelm Maybach que trabalhavam em Cannstatt, Stuttgart, foram premiados a 29 de Agosto de 1885 por terem construído o primeiro protótipo de um motor movido a gás.
Benz Velo 1894 |
Em 1899, a DMG construiu um novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek: Mercédès Jellinek. Jellinek prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor como "Mercedes 35hp" e se Daimler o tornasse o agente oficial para vendas dos automóveis na França, Áustria-Hungria, Bélgica e Estados Unidos da América. Sendo assim, Jellinek comprou os 36 carros e gastou 500.000 marcos.
A mudança do nome ajudou a evitar problemas legais porque depois da morte de Daimler em 1929, a DMG decidiu vender o nome registado "Daimler" ficando o nome Mercedes salvaguardado.
Naquela altura as maiores rivais do setor automóvel eram a DMG e a Benz & Cia. Em 1924, devido à necessidade de dar um impulso à economia da Alemanha após a I Guerra Mundial, estas duas empresas acordaram numa cooperação mútua e em 1926 a empresa Daimler-Benz AG(AG significa sociedade anónima, como SA em Portugal). A Daimler-Benz AG produzira motores, automóveis e caminhões. O acordo entre as partes exigia a união das duas empresas até ao ano de 2000. Além dos automóveis e dos caminhões, a Daimler-Benz AG fabricava também barcos e aviões (militares e civis).
Karl Benz decidiu acrescentar o seu nome "Benz" à marca Mercedes. Acrescentou uma auréola à volta da estrela e nasceu assim o famoso nome Mercedes-Benz juntamente com o seu símbolo e que dura até aos dias de hoje.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a DMG foi uma importante contribuidora de meios de transporte como carros de combate, automóveis militares e motores para aviões.
Depois da derrota da Alemanha Nazi, a empresa continuou a ser uma importante empresa para as exportações alemãs de automóveis para estimular a economia que voltara a fracassara. Contudo, os resultados não foram os melhores devido aos altos preços que a DMG praticava. Isso obrigou à criação de modelos mais baratos e a criação de Classes de modelos (A e B) que perduram até hoje.
Classe A
Sede da Mercedes-Benz em Stuttgart
Além da Mercedes propriamente dita, a DaimlerChrysler AG (nome do antigo grupo, antes da recente venda da Chrysler, que acumulava prejuízos) criou outras marcas mas com os motores Mercedes. Um exemplo delas é o Smart - um carro pequeno e citadino que vai agora na segunda geração. Apesar de ter tido bons números de vendas na Europa, esta marca nunca foi capaz de apresentar lucros, em parte graças ao elevado investimento inicial que não foi partilhado com mais nenhum construtor. Para emendar esse aspecto o actual smart partilha o seu motor de três cilindros com 1.0 litros (e três níveis de potência) com a Mitsubishi. Outra novidade é que este pequeno automóvel passou também a ser comercializado nos Estados Unidos, para já com algum sucesso.
Outra marca de que a Mercedes é responsável é a Maybach, que vende automóveis de topo, com uma qualidade e preço ao nível da Rolls-Royce.
A Mercedes também faz o desenvolvimento de motores para competição. Um exemplo é a participação na Fórmula 1: faz parte das equipes McLaren, Force India e Mercedes GP.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz
A BMW AG (abreviatura de Bayerische Motoren Werke, em português: Fábrica de Motores da Baviera) é uma empresa alemã, fabricante de automóveis e motocicletas. Foi fundada por Karl Rapp e Gustav Otto com o intuito de produzir motores para aviões, mas após a Primeira Guerra Mundial, devido ao Tratado de Versailles, foi proibida de construí-los. Por esse motivo chegou a produzir motocicletas, e mais tarde dedicou-se à fabricação de automóveis.
Sede da BMW em Munique |
A BMW historicamente, sempre esteve envolvida nos desportos motorizados, inicialmente nas motocicletas e posteriormente nos automóveis.
A BMW hoje é dona também das marcas Mini e Rolls-Royce e anteriormente também da Land-Rover - o atual Range Rover foi desenvolvido em grande parte pela marca germânica. Hoje a Land-Rover pertence ao Grupo Tata.
Atualmente, o grupo BMW orientou firmemente sua visão para o setor de alto padrão do mercado internacional de automóveis e motos, reunindo quatro marcas: BMW, Mini, Rolls-Royce Motor Cars e Husqvarna.
O símbolo BMW foi estampado na carroceria de um carro pela primeira vez em 1928.
Um pacote majoritário das ações da BMW, no valor de mais de 12 bilhões de euros, encontra-se em mãos da poderosa família Quandt, de origem holandesa calvinista, que emigrou para a Alemanha em 1700. Foi em 1959 que Herbert Quandt assumiu o controle ao aumentar sua participação na empresa, que atravessava então uma séria crise, evitando assim que ela fosse à falência.
Os nomes dados aos modelos dos carros da BMW seguem um padrão, que indica, em três dígitos, o modelo do carro e sua motorização. Assim, temos como exemplo o BMW 325, que indica um carro da série 3, com motorização 2.5 Litros de cilindrada. Em alguns casos, o número não indica com fidelidade a motorização do modelo, podendo variar. A regra geral, porém, é de que a cilindrada do veículo é maior quanto maior for esse número. Para as demais séries, como a Z e a X, a empresa adotou outro padrão, sem nenhuma relação com a motorização.
BMW no Brasil
Em outubro de 2012, o vice-presidente da BMW Ian Robertson confirmou a instalação de uma fábrica da marca na cidade de Araquari, região metropolitana de Joinville. A empresa deve investir cerca de 535 milhões no projeto e passará a produzir somente o modelo BMW X1. Ainda não há plano para exportação dos automóveis produzidos no Brasil. A fábrica vai gerar cerca de 1.000 empregos, sua construção terá início em 2013 e o primeiro BMW feito no país deve ficar pronto até o final de 2014.
http://pt.wikipedia.org/wiki/BMW
Bayer AG é uma empresa farmacêutica e química alemã fundada em Barmen, no ano de 1863, por Friedrich Bayer e Johann Weskott. Atualmente sua sede localiza-se em Leverkusen, na Renânia do Norte-Vestfália, e seu presidente é Werner Wenning. A empresa, conhecida por sua marca original de aspirinas, é a quarta maior companhia farmacêutica do mundo.
No início, era uma fábrica de corantes artificiais para o tingimento de tecidos. Posteriormente tiveram a idéia de lançar a Aspirina® e juntamente com ela veio o desenvolvimento de pesquisas e muitas patentes. Por isso, em 1939 um pesquisador da Bayer, Gerhard Domagk, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta da ação anti-bacteriana da sulfonamida.
No período da II Guerra Mundial, suas fábricas e escritórios, marcas e patentes foram vendidas e/ou confiscadas pelos países aliados, devido à sua ativa participação na elaboração do pesticida Zyklon B (enquanto constituinte da Ig Farben), usado nas câmaras de gás, sendo assim responsável perante a corte marcial americana pelo assassinato massivo dos campos de concentração nazistas. Porém, com o fim da Segunda Guerra, conseguiu se reconstruir trazendo de volta suas instalações, marcas e patentes.
O Grupo Bayer, instalou-se no Brasil em 1896, possuindo hoje cerca de 3.300 colaboradores nas suas divisões Bayer HealthCare, Bayer CropScience e Bayer MaterialScience que atuam, respectivamente, nas áreas de saúde humana e animal, alimentação e materiais inovadores. Sua sede está localizada no bairro do Socorro, Zona Sul de São Paulo, sendo Theo van der Loo o atual presidente e porta-voz.
Em 2006, a Bayer comprou a empresa farmacêutica alemã Schering que trouxe em sua bagagem grandes contribuições para a já existente pesquisa e produção na área de saúde humana da Bayer.
Bayer CropScience
Em 2002, a Bayer AG adquiriu Aventis CropScience e fundiu-a com os seus próprios agroquímicos para formar a Bayer CropScience. A empresa é hoje uma das líderes mundiais nas áreas da protecção das culturas (por exemplo, pesticidas, defensivos agrícolas), controle de pragas não-agrícolas, sementes e biotecnologia vegetal. Além dos convencionais negócios agroquímicos ela está envolvida na engenharia genética de alimentos. A companhia biotecnológica belga Plant Genetic Systems, tornou-se parte da companhia pela aquisição da Aventis CropScience.
Com sede em Monheim, Alemanha, a empresa está presente em mais de 120 países e conta com 17.800 mil colaboradores.
Uma das grandes controvérsias em relação a Bayer, é a morte de abelhas em escala mundial devido os seus pesticidas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bayer
A Deutsche Lufthansa AG é uma empresa alemã da aviação mundial, que opera no transporte aéreo de passageiros, com logística para manutenção, reparo e operação, fornecendo também serviços de TI. O Grupo Lufthansa inclui mais de quatrocentas subsidiárias e empresas associadas. Lufthansa transportou 65,458 milhões de passageiros em 2011 e ocupa a nono posição das maiores companhias aéreas do mundo.
O avião Junkers Ju 52 da Lufthansa, em Langenhagen.
Nos anos 1930, a aviação mundial teve que lidar com problemas mais comuns de um voo, como condições climáticas, baixa visibilidade do caminho, e pontualidade. Foram aprimoradas as condições das distâncias dos voos, já possuindo aeronaves com maior capacidade de cursos. A América do Sul e o Extremo Oriente já estavam sendo visados pela Lufthansa.
Com a guerra estourada na Europa e no mundo, a Lufthansa teve que servir ao governo, com voos de transportes e operações técnicas. O transporte de passageiros que estavam em países neutros, em relação à guerra, foi extremamente importante para a empresa poder continuar servindo, assim, empresários e diplomatas realizaram voos neste período. Mas em 1945, não se tinha outra opção a não ser suspender os serviços, bem como o uso do Aeroporto de Berlin-Tempelhof, por exemplo, graças ao malogro bélico alemão.
A Segunda Guerra Mundial estava perdendo seu efeito, mas a Guerra Fria vigorou nesta década. Acontecia de pilotos russos e alemães trabalharem juntos nos voos, mas a antiga capital do Reich não permitiu, intencionalmente por décadas, que esses pilotos estrangeiros passassem nos aeroportos de Berlim, Tempelhof, e Tegel. Em consequência, a Lufthansa desenvolveu centros em Hamburgo, Colônia, e em Frankfurt am Main, porque teve de tirar sua sede de Berlim.
Boeing 707 da Lufthansa.
O mundo estava com uma crise política. A Lufthansa adquire novos aviões a jato com velocidade e capacidade superiores, reestruturando toda a frota usada nos cursos das linhas aéreas. Entre essas novas aeronaves, estavam os aviões do modelo 707 da Boeing, funcionais para viagens de longo curso. Com isso, as viagens passaram a ter menores intervalos. As tarifas, para trafegar nas linhas aéreas, foram diminuídas, principalmente nas linhas do Atlântico Norte.
Ainda com dificuldades internacionais, surge a Crise do Petróleo em 1973 e em 1979, que deixou as várias empresas do mundo todo, inclusive a Lufthansa, com a economia inferior. Isto foi ruim, pois o petróleo é indispensável nos voos das aeronaves, assim como a matéria-prima do querosene, cujo valor aumentou significantemente também. Os profissionais da empresa então tiveram de diminuir os gastos de certos produtos, e como esta empresa, uma quantidade fabricantes também teve de reduzir os gastos na produção. Contudo, a empresa conseguiu nesta década adquirir "Jumbos" Boeing 747, que são aeronaves de fuselagem larga, que começaram a atuar na empresa em 26 de abril de 1970.
A Alemanha Ocidental está agora junta com a Alemanha Oriental, com a queda do Muro de Berlim, voltando a sede para Berlim. As linhas aéreas já existiam em maior quantidade, e as escalas já funcionavam mais rapidamente, quando comparado aos anos 70. Neste tempo, a empresa toma uma maior estrutura em sua relação com o meio ambiente e os funcionários.
A Crise de 1990 declinou a economia da empresa, podendo esta falir. A empresa, então, procurou buscar novas parcerias. Então, no dia 14 de maio de 1997, a Lufthansa se une a outras companhias aéreas, pela Star Alliance. E um pouco mais adiante, ainda em 1997, a empresa se privatiza.
Primeiro Airbus A380, no Aeroporto de Frankfurt.
A Lufhansa e seus aliados pela Star Alliance, crescem a sua aliança comercial com outras empresas aliadas ao grupo, sendo até este período vinte e um membros no total.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lufthansa
Berlim
– a capital da Alemanha
Berlim (em alemão Berlin) é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa cidade e a sétima área urbana mais populosa da União Europeia. Situada no nordeste da Alemanha, é o centro da área metropolitana de Berlim-Brandemburgo, que inclui 5 milhões de pessoas de mais de 190 nações. Localizada na grande planície europeia, Berlim é influenciada por um clima temperado sazonal. Cerca de um terço da área da cidade é composta por florestas, parques, jardins, rios e lagos.
Documentada pela primeira vez no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701-1918), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1933) e do Terceiro Reich (1933-1945). Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida; Berlim Oriental se tornou a capital da Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental se tornou um enclave da Alemanha Ocidental, cercada pelo muro de Berlim, entre os anos de 1961-1989, enquanto a cidade de Bonn tornou-se a capital da Alemanha Ocidental. Após a reunificação alemã em 1990, a cidade recuperou o seu estatuto, como a capital da República Federal da Alemanha, sediando 147 embaixadas estrangeiras.
Berlim é uma cidade global e um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência. Sua economia é baseada principalmente no setor de serviços, abrangendo uma variada gama de indústrias criativas, as corporações de mídia e locais de convenções. Berlim também serve como um hub continental para o transporte aéreo e ferroviário, e é um destino turístico popular. As indústrias significativas incluem TI, farmacêuticas, engenharia biomédica, biotecnologia, eletrônica, engenharia de tráfego e energia renovável.
A cidade serve como um importante centro do transporte continental e é a sede de algumas das mais importantes universidades, eventos esportivos, orquestras e museus. O rápido desenvolvimento da metrópole atraiu uma reputação internacional aos seus festivais, arquitectura contemporânea e vida nocturna, sendo um grande centro turístico e moradia para pessoas de 180 nações diferentes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Berlim
Monumentos
Monumentos
Desde a sua construção, em 1961, o Muro de Berlim foi durante muitos anos o lugar, onde a divisão geopolítica da Europa, da Alemanha e de Berlim se manifestou. Cidadãos e visitantes da cidade-Oeste poderia literalmente tocar a divisão com as mãos. Na parte oriental da cidade, no entanto, as barreiras e controles obstruído o acesso à zona situada na frente da fronteira.
Devido a este motivo o aspecto visual da fronteira é menos claro na memória para o cidadão da antiga Alemanha Oriental, como a visão ocidental era característico, do muro de cimento com um tubo de cimento amianto, que se tornou um símbolo para "The Wall".
Desde 1990, o Landesdenkmalamt (Berlim Monumento Authority) comprometeu-se para a preservação da linha antiga fronteira. No decorrer dos anos, todos em todas as 25 partes de sites monumento foram listados - algumas centenas de metros dos segmentos de parede e três torres de vigia. A proteção do muro de Berlim é um grande desafio para a Autoridade Monumento. A fronteira no meio da cidade estava sobrecarregado com lembranças dolorosas e evocou, devido à sua tenra idade, bem como o seu estado ruinoso, uma recusa amplo. A mediação de sua importância e, portanto, o seu valor como um monumento foi e ainda é particularmente exigente. listagens primeiro já aconteceu em 1990/91 contra a crítica amarga do público e da esfera política.
Após a queda do Muro, em 9 de novembro, em 1989, a alegria e o alívio do fim da divisão era onipresente e compreensão pública para a proteção dos depoimentos das fortificações de fronteira entre os envolvidos era pequeno. Como um símbolo dos 40 anos de East-West-divisão e da política da RDA que ia contra os direitos humanos, a parede deve ser eliminado o mais rápido possível da visão e experiência. É suposto "para crescer juntos, o que pertencia juntos" (Willy Brandt) e o unrightfulness histórica deve ser compensado por um novo uso e construção sobre os pedaços de terra do Muro. Em concorrência com os interesses políticos e econômicos da linha de fronteira não tem a chance de ser protegida em maior escala: o desejo espontâneo, para remover o estigma da divisão alemã, e mais tarde também os interesses de uso para os fundamentos de parede antigos, liderada para a demolição completa da área fechada. desde há alguns anos, visitantes e cidadãos ter proferido o desejo, que a recente Berlim paisagem urbana deve também no futuro será capaz de dizer sobre a história da cidade dividida. A demanda para manter a memória da divisão e sua viva superar, encontra aprovação sempre mais.
Políticos lamentam a perda quase traceless do Muro. Foram apresentadas propostas para uma marcação do antigo curso da fronteira e exposições, bem como apresentações de arte escolheu o espaço antiga fronteira e seus postos como um tema central. Por ocasião do 40 º aniversário da construção do Muro de a 13 de Agosto de 1961, a Autoridade de Berlim Monumento listou ainda mais os segmentos existentes do Muro como monumentos. A Administração do Senado para Townplanning que é responsável pela conservação encomendou a cadeira de conservação da Universidade Técnica de Cottbus Brandenburg com a elaboração de uma documentação sistemática dos vestígios ainda existentes e vestígios do Muro e suas instalações de fronteira no centro da cidade. Com base neste registro cobertura geral e recomendações do Conselho Monumento Senado de Berlim Monumento Autoridade listados os últimos segmentos de parede e elementos importantes do muro como monumentos. Conforme testemunhos autênticos, os segmentos de parede listados podem melhor lembrar da divisão da cidade, que durou 28 anos e o terror que foi ligada com as instalações de fronteira ea desumanidade do sistema.
Juntamente com outros restos mortais e vestígios da linha de fronteira, como seções singulares da faixa de patrulha, ainda existentes lâmpadas de rua ou tubos de barreira, as seções cotadas do muro e torres de vigia também lembrar da fortuna e da alegria, que a divisão foi superado e da Cortina de Ferro caiu.
Devido a este motivo o aspecto visual da fronteira é menos claro na memória para o cidadão da antiga Alemanha Oriental, como a visão ocidental era característico, do muro de cimento com um tubo de cimento amianto, que se tornou um símbolo para "The Wall".
Juntamente com outros restos mortais e vestígios da linha de fronteira, como seções singulares da faixa de patrulha, ainda existentes lâmpadas de rua ou tubos de barreira, as seções cotadas do muro e torres de vigia também lembrar da fortuna e da alegria, que a divisão foi superado e da Cortina de Ferro caiu.
http://www.stadtentwicklung.berlin.de/denkmal/denkmale_in_berlin/en/berliner_mauer/
Alguns chamam-lhe selvagem, colorido e cheio de surpresas, enquanto outros acham que é um pouco agitado e rude. Berlim é intrigante porque é tão versátil e tão multi-facetado. As diferenças são mais extremos, os conflitos mais tangíveis, e problemas maiores do que eles estão em outro lugar. No entanto, mesmo de Berlim contradições fazem parte de seu apelo.
http://www.berlin.de/berlin-im-ueberblick/leben/index.en.html
Berlim: criativo e internacional
Heckmann Höfe © Presse-und Informationsamt des Landes Berlim / G. Schneider
Berlim reflete a rápida sucessão de influências e tendências, e essa justaposição e colisão de estilos torna a cidade especialmente atraente para os jovens de todo o mundo. Eles estabeleceram novas tendências e, com seu estilo de vida individualizados, são uma parte da atmosfera criativa da cidade gera.
http://www.berlin.de/berlin-im-ueberblick/leben/kreativ.en.html
Moradores de todo o mundo
Berlim é um lugar ideal para um diálogo entre culturas: mais de 494 mil cidadãos não-alemães vivem aqui (o número de berlinenses de origem não-alemã é, naturalmente, muito maior, uma vez que Berlim levou a nação por anos em números de naturalização). Eles vêm de 185 países diferentes e assegurar o pluralismo cultural. A sua contribuição decisiva ao carácter distintivo e cosmopolita da cidade é aparente não apenas durante o Carnaval das Culturas.
Os mais de 102 mil berlinenses turcos formam o maior grupo, alguns de cujos membros são de terceira geração berlinenses. Berlim tornou-se uma cidade de imigração mais cedo do que outras partes da Alemanha. Diversidade étnica e cultural enriquecer a cidade, mas também exigem habilidades especiais e fazer novas exigências para a sociedade como um todo. O Comissário do Senado para a Integração e Migração tem sido uma fonte indispensável de informação por muitos anos para pessoas que procuram aconselhamento e assistência. É também um contato importante para as questões relacionadas com a integração e o trabalho realizado no estado, federal, e nível da UE para combater a discriminação.
A metrópole de um império, a cidade do regime nacional-socialista, uma cidade dividida, a capital de um país re-unida - história de Berlim agitado pode ser visto em sua arquitetura. Para as numerosas camadas um adicional agora está sendo adicionado, e da pesquisa "Construção e Revitalização Desde 1990" documenta esse estrato passado: o de Berlim se tornar capital da nação. Organizadas de acordo com a área e / ou de acordo com a ênfase temática, a pesquisa documenta a situação da arquitetura de Berlim, na virada do milênio, tanto que ele pega os fios do passado e onde ela transcende fronteiras existentes. Esta pesquisa não tem a pretensão de ser concluído.
http://www.stadtentwicklung.berlin.de/bauen/baubilanz/en/baubilanz.html
© Muhs / Elsen
O "Museumsinsel" complexo (Ilha dos Museus), designado como Património Mundial em 1999, inclui tanto o "Alte" (Velha) e "Neue" (Novo) Museus, o Museu Pergamon, o Museu Bode, bem como o "Alte Nationalgalerie "(Antiga Galeria Nacional). A ilha, em combinação com os museus de Dahlem e no "Kulturforum" (Fórum Cultural), bem como na área em torno "Schloss Charlottenburg" (Castelo de Charlottenburg), forma o núcleo do novo conceito estratégico da Museen Staatlichen Berlim - Preußischer Kulturbesitz (Museus Nacionais de Berlim - Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano). Desde a queda do Muro, as coleções previamente divididos devido à Segunda Guerra Mundial foram reunidas eo complexo restaurado. A "Deutsche Historische Museum" (Museu Histórico Alemão) sequer foi dado um novo anexo.
http://www.stadtentwicklung.berlin.de/bauen/baubilanz/en/museumsinsel.html
Introdução
A rede cobre ciclismo ciclovias, ciclovias, pistas de ônibus compartilhadas, as pistas não-exclusivos para bicicletas e ruas prioritárias de bicicleta. A introdução de tráfego acalmou zonas e áreas com limites de velocidade de 30 kmh tops da série de medidas destinadas a melhorar as condições da rua. Rotas recém-abertas através do parque, floresta e ao lado de hidrovias para o público melhoraram consideravelmente a atratividade do ciclismo em Berlim.
As rotas que ligam os principais pontos de partida e destinos do tráfego de bicicletas são seguros e atraente. A partir do centro da cidade (Schlossplatz), 12 ciclovias estender para fora dos subúrbios em uma rede em forma de estrela ("radial") ligados por oito rotas circulares.
Na primavera de 2005, a Rota Wannsee a primeira rota radial foi aberto. A Rota Gatow (em alemão) , a Rota Spandau (em alemão) , a Rota Hellersdorf (em alemão) , a rota para Alt-Hohenschönhausen ea Rota Teltow (em alemão) seguido. No Outono de 2008, o Rota Südspange (em alemão) a primeira rota tangencial foi aberto. Ele se conecta Dahlem-Dorf para Biesdorf-Sul e Schöneberg cruzes, Kreuzberg, a norte de Treptow e sul de Lichtenberg. A Rota Nordspange (em alemão) foi inaugurado no Outono de 2009 e leva de Volkspark Jungfernheide para Alt-Hohenschönhausen.
Além das rotas Berlim bicicleta existem actualmente quatro supra-regionais de longa distância de rotas que atravessam Berlim: o Europeu de bicicleta Rota R1 (Oeste) (em alemão) e (Leste) (em alemão) , a Berlim-Copenhague ( em alemão) e Rota do Caminho de bicicleta Berlin-Usedom (em alemão) , bem como o Havel-Radweg.
Além disso, a rota Berlim-Leipzig ea Spree-Radweg estão em fase de planejamento.
http://www.stadtentwicklung.berlin.de/verkehr/mobil/fahrrad/radrouten/en/routennetz_uebersicht.shtml
Pariser Platz
O nosso passeio em Berlim começa na Pariser Platz, onde fica o Portão de Brandemburgo. O monumento em si é o ícone de Berlim e tornou-se parte da fronteira entre o Oriente dividido e Berlim Ocidental desde o final da guerra, em 1945.
Um dos lugares mais movimentados do mundo, durante o século XX e mais tarde o motivo da tristeza de uma cidade dividida, Potsdamer Platz tornou-se o símbolo da renovação de Berlim após a queda do Muro de Berlim. Depois de concluído, Potsdamer Platz apresentou-se como uma cidade dentro da cidade, como um local onde os mais variados princípios de planejamento urbano do século XX e de entrada de saída 21 foram em conjunto realizado.
Pariser Platz" (Paris Place) foi dado o seu nome em 1814, por ocasião da conquista de Paris pelas tropas aliadas prussianas. Um símbolo da classe média orgulho cultural, a partir de meados do século 19 que tem cultivado uma arquitetura uniforme clássico. Destruída após a Segunda Guerra Mundial, o local foi praticamente varrido durante a época do Muro, mas, após a queda do Muro de a vegetação guilhermino foi replantada. Em 1993, o Senado de Berlim decidiu restaurar a Pariser Platz - o "salão de recepção oficial de Berlim" - para suas dimensões originais sem diretamente reconstrução ou copiando sua arquitetura histórica. Instituições tradicionais, como o EUA e embaixadas de França , bem como o Hotel Adlon e "Akademie der Künste" (Academia das Artes) já retornaram para seus locais originais lá.
Diariamente, cerca de 70.000 pessoas estão em curso na Potsdamer Platz. Devido a sua nova estação de trem de subúrbio - a rota norte-sul do metrô da cidade (linha U2) e trem suburbano (linhas S1, S2 e S25) todas cruzam aqui - Potsdamer Platz foi restabelecida à sua tradicional posição como um centro da cidade.
http://www.stadtentwicklung.berlin.de/bauen/baubilanz/en/potsdamer_platz.html
Na década de 1920, tornou-se uma lenda, e não apenas devido ao romance de Alfred Döblin. Um concurso para redesenhar o "centro cosmopolita" foi anunciada em 1929, mas os únicos edifícios foram realizados Alexanderhaus Peter Behrens e Berlinahaus. Durante os anos 1960 Alexanderplatz foi convertido em um centro público, no meio do qual o "Weltzeituhr" (Relógio Hora mundial) ficou desde 1969. Também foi dado um novo rosto, através da construção de novos edifícios, como o 123 Hotel Forum metros de altura, a "Haus des Lehrers", a "Haus des Reisens" e do "Haus der Elektroindustrie". Em 1989 Alexanderplatz recuperou sua estatura mítica, como resultado das enormes manifestações contra o regime da RDA que ocorreu lá. Um projeto elaborado pela Kollhoff / Timmerman para a reurbanização completa do site existe desde 1993.
http://www.stadtentwicklung.berlin.de/bauen/baubilanz/en/alexanderplatz.html
"Gendarmenmarkt" era uma vez nada mais do que simples prados e terras adjacentes as paredes originais da cidade de Berlim, acabou ganhando o nome do regimento da "Militar" Rei Friedrich Wilhelms o primeiro, que teve seus estábulos - o "Gens d'armes" - aqui no século 18. Em 1821, o "Schauspielhaus" (Teatro House) foi construído seguindo os desenhos de Schinkel, e no final do século 19, no decurso do desenvolvimento da Freiderichstrasse, o Gendarmenmarkt tornou-se um centro financeiro e administrativo.
Desde 1991, a praça foi reconstruído seguindo modelos históricos, e sua aparência atual é formada por edifícios residenciais e administrativos que abrigam as duas lojas e restaurantes.
Desde 1991, a praça foi reconstruído seguindo modelos históricos, e sua aparência atual é formada por edifícios residenciais e administrativos que abrigam as duas lojas e restaurantes.
http://www.stadtentwicklung.berlin.de/bauen/baubilanz/en/gendarmenmarkt.html
City West
Ao mesmo tempo o epítome dos "anos vinte Dourados", na década de sessenta a oeste da cidade (como Side de Berlim Ocidental é chamado) experientes inúmeras violações à sua estrutura urbana. As intersecções e projeto de layout de "Adenauerplatz" (Adenauer Square) são remanescentes dos planos vigentes para uma "cidade carro-friendly" - o túnel estrada há barras através de um antigo bairro densamente construída residencial. Da mesma forma, "Olivier Platz" (Olivaer Square) deve o seu perfil atual de planos anteriores, para um centro de cidade de by-pass, enquanto o Straße Lietzenburger estava destinado a tornar-se um link para uma auto-estrada da cidade. Somente a partir da década de 80 eram estes planos finalmente colocado para descansar e um desenvolvimento mais orientada municipal da cidade voltou a - um exemplo de que é o "Leibnizkolonnaden" (Colonnades Leibniz) no Leibnizstrasse.
O antigo centro de Berlim Ocidental agora pretende enfrentar a concorrência pesada entretanto fornecido pela "Mitte" (como é chamado centro da cidade), através da construção de arranha-céus. Os dois arranha-céus "Neue Kranzler-Eck" (Esquina Kranzler Nova) e "Zoofenster" (Janela Zoo) apontam o caminho de onde ir.
O antigo centro de Berlim Ocidental agora pretende enfrentar a concorrência pesada entretanto fornecido pela "Mitte" (como é chamado centro da cidade), através da construção de arranha-céus. Os dois arranha-céus "Neue Kranzler-Eck" (Esquina Kranzler Nova) e "Zoofenster" (Janela Zoo) apontam o caminho de onde ir.
http://www.stadtentwicklung.berlin.de/bauen/baubilanz/en/city_west.html
A Baviera, oficialmente Estado Livre da Baviera (Freistaat Bayern), é um dos dezesseis estados federais (Länder) da Alemanha. Localizada no sudeste do país, a Baviera tem uma área de 70.553 km², sendo o maior estado alemão, e 12,5 milhões de habitantes, o que a torna a segunda região mais povoada depois da Renânia do Norte-Vestfália. A sua capital e maior cidade é Munique (em alemão: München), a terceira maior cidade da Alemanha.
Inicialmente Ducado da Baviera e depois Reino da Baviera, o território foi governado pela Casa von Wittelsbach de 1323 a 1918, quando foi proclamada a República de Weimar (1919-1933), em decorrência da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Atualmente, encontra-se como um estado da República Federal da Alemanha.
Como a Casa von Wittelsbach - a soberana da Baviera de 1323 a 1918 - declarou-se inimiga da Alemanha nazista (1933-1945), a princesa Antonieta de Luxemburgo, que era princesa consorte da Baviera, casada com Rodolfo von Wittelsbach, príncipe-herdeiro da Baviera, foi interceptada por uma milícia nazista e presa, em 1944, tendo sido enviada ao campo de concentração de Sachsenhausen. Antonieta e seus filhos foram, no ano seguinte, enviados ao campo de concentração de Dachau, sendo libertados neste mesmo ano. No entanto, ela jamais se recuperaria do trauma.
Maria Isabel von Wittelsbach, nascida princesa da Baviera, casou-se, em 1937, no Palácio Nymphenburg, com Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 a 1981, sendo até a sua morte, de jure, a imperatriz-mãe do Brasil.
A Baviera é o maior estado da Alemanha, partilhando da fronteira alemã com a Áustria (Estados da Alta Áustria, Salzburgo, Tirol e Vorarlberg) a sudeste, com a República Checa a oeste e o lago de Constança a sudoeste. No mapa da Alemanha, é rodeada pelos estados de Baden-Württemberg (a oeste), Hessen (a noroeste), Turíngia (a norte), e Saxónia (a nordeste).
Os rios mais importantes são o Danúbio (Donau em alemão) e o Meno (Main em alemão).
Os rios Iller, Lech, Isar e Inn são os afluentes de direita do Danúbio em territorio bávaro; os rios Wörnitz, Altmühl, Naab e Regen são afluentes de esquerda.
Ammersee, Chiemsee e Starnberger See são os lagos principais da região.
A Zugspitze, nos Alpes Bávaros, vem a ser o ponto mais alto da Baviera e da Alemanha, com 2.962 metros de altitude.
Na Baviera existem 2.056 municípios e 215 casos de área não-incorporada, que não fazem parte de nenhum município.
Os maiores municípios do estado:
Município Habitantes(31 Março 2007)
Munique 1.298.354
Nuremberga 500.591
Augsburgo 262.371
Würzburgo 134.225
Ratisbona 131.489
Os 71 distritos (Kreise) da Baviera:
Aichach-Friedberg
Altötting
Amberg-Sulzbach
Ansbach
Aschaffenburg
Augsburgo (Augsburg)
Bad Kissingen
Bad Tölz-Wolfratshausen
Bamberg
Bayreuth
Berchtesgadener Land
Cham
Coburg
Dachau
Deggendorf
Dillingen
Dingolfing-Landau
Donau-Ries
Ebersberg
Eichstätt
Erding
Erlangen-Höchstadt
Forchheim
Freising
Freyung-Grafenau
Fürstenfeldbruck
Fürth
Garmisch-Partenkirchen
Günzburg
Haßberge
Hof
Kelheim
Kitzingen
Kronach
Kulmbach
Landsberg
Landshut
Lichtenfels
Lindau
Main-Spessart
Miesbach
Miltenberg
Mühldorf
Munique (München)
Neuburg-Schrobenhausen
Neumarkt
Neustadt (Aisch)-Bad Windsheim
Neustadt (Waldnaab)
Neu-Ulm
Nürnberger Land
Oberallgäu
Ostallgäu
Passau
Pfaffenhofen
Regen
Ratisbona (Regensburg)
Rhön-Grabfeld
Rosenheim
Roth
Rottal-Inn
Schwandorf
Schweinfurt
Starnberg
Straubing-Bogen
Tirschenreuth
Traunstein
Unterallgäu
Weilheim-Schongau
Weißenburg-Gunzenhausen
Wunsiedel
Würzburgo (Würzburg)
Amberg
Ansbach
Aschaffenburg
Augsburgo (Augsburg)
Bamberg
Bayreuth
Coburg
Erlangen
Fürth
Hof
Ingolstadt
Kaufbeuren
Kempten
Landshut
Memmingen
Munique (München)
Nuremberga (Nürnberg)
Passau
Ratisbona (Regensburg)
Rosenheim
Schwabach
Schweinfurt
Straubing
Weiden
Würzburgo (Würzburg)
Os distritos e cidades independentes supramencionados estão agrupados em sete regiões administrativas (Regierungsbezirke, singular Regierungsbezirk).
Além disso é possível distinguir três grandes regiões culturais, que no entanto não tem relevância administrativa. Trata-se da Baviera Antiga (Altbayern), o territorio originario dos bávaros, da Francônia e da Suábia, que passaram para o domínio bávaro por vontade de Napoleão. A cultura e os dialectos destas duas regiões são diferentes do resto da Baviera.
História da Baviera
Celtas e romanos habitaram a Baviera, muito antes desta receber esse nome. Baiovarii foi o nome de um povo germânico que chegou à região nos séculos V e VI d.C., mas perderam o domínio da região ao esta ser conquistada pelos francos. A dinastia dos Wittelsbach governou a Baviera ininterruptamente, desde 1180 até 1918. Straubing, Ingolstadt e Munique formaram durante toda a Idade Média a Baviera Superior, enquanto o resto do Estado era denominado Baviera Inferior (Landshut). No ínício do século XVI, as várias províncias que ocupavam o território da Baviera Antiga unificaram-se formando um país.
A Baviera sempre foi e ainda é um estado católico, o mais significativo representante do catolicismo dentro do Sacro Império Romano Germânico junto com a Áustria. A Baviera combateu a União Protestante ao longo da Guerra dos Trinta Anos durante o reinado de Maximiliano. Em 1623, Maximiliano recebeu o título de príncipe eleitor do Sacro Império, o que lhe dava o direito de votar na escolha do imperador: tudo isso graças à leadade à Igreja Católica.
Em 1806, o duque da Baviera foi feito rei, um desenvolvimento que surge no contexto da influência de Napoleão na política europeia. Além disso, a Baviera obteve os territórios da Franconia e da Suábia. Maximilian von Montgelas vem a ser um dos estadistas com um papel marcante neste tempo. Em 1815, após a desagregação do Império Napoleónico, também o Eleitorado do Palatinato tornou-se parte do Reino da Baviera. O rei Luís II (1845 - 1886), que reinou de 1864 até à sua morte em 1886, é provavelmente o mais conhecido monarca bávaro, responsável pela construção de verdadeiros castelos de contos de fadas, designadamente o célebre Neuschwanstein.
Em 1871, em virtude do processo de unificação alemã, o reino entrou a fazer parte do Império Alemão (1871-1918 (Deutsches Reich). Depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) o rei da Baviera foi destituido. Hoje a Baviera é um estado no seio da República Federal da Alemanha.
Regiões administrativas de Baviera
A Baviera dispõe presentemente de um parlamento unicameral (Landtag), eleito por sufrágio universal. Até dezembro de 1999, existia também um Senado (Senat), cujos membros eram escolhidos pelos grupos sócio-económicos da Baviera; no entanto, no seguimento de um referendo havido em 1998, esta instituição foi abolida.
O governo bávaro, como o resto dos demais estados federais (Bundesländer) da Alemanha, é chefiado por um Ministro-Presidente (Ministerpräsident).
O Ministro-Presidente da Baviera é Horst Seehofer (eleito pelos democratas-cristãos da CSU e os Democratas Livres).
Depois de ter sido uma região pobre com uma economia majoritariamente agrária, a Baviera é hoje um dos estados mais ricos da Alemanha e da Europa. De fato, a Baviera tem uma taxa de desemprego de 3,8% e na renda por pessoa se coloca 35,6 pontos sobre a média européia.
A região de Munique tem importantes industrias mecánicas-automobilísticas (BMW, Audi, MAN, Knorr-Bremse), no sector dos armamentos (EADS, Krauss-Maffei), da tecnologia informática (Infineon, Microsoft), da prensa e televisão (Premiere, Kabel Deutschland, Burda Verlag).
Em Munique está o quartel-general da Siemens.
Na Baviera meridional se situam outra vez a Audi (cuja sede principal é em Ingolstadt), a Media-Saturn-Holding e o chamado triângulo da química.
No norte o centro economicamente mais importante é Nuremberga. Adidas e Puma, famosas marcas de roupas para desporto, provêm desta área.
O turismo desempenha também um papel importante, sendo a Baviera a primeira região turística alemã.
A Baviera tem três centrais nucleares (Kernkraftwerk Isar, Kernkraftwerk Grafenrheinfeld e Kernkraftwerk Gundremmingen).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baviera
fotos - http://viagem.uol.com.br/ultnot/2010/08/08/uma-historia-de-guerra-e-reuniao-em-tegernsee-na-alemanha.jhtm
Munique conta atualmente cerca de 1,4 milhão de habitantes, chegando aos 2,5 se contarmos com a sua área metropolitana. É assim a maior cidade da Baviera, e a terceira maior da Alemanha, depois de Berlim e de Hamburgo. Uma das atividades de destaque na cidade e na região é o turismo. Munique também é a sede da BMW.
Munique é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis). Adicionalmente, Munique é também sede do governo do distrito administrativo da "Alta Baviera" (Oberbayern em alemão) bem como do distrito territorial (Landkreis) de Munique.
Cidades grandes próximas são Zurique (Suíça), a 315 km a oeste, Praga (República Checa), a cerca de 380 km a nordeste, Viena (Áustria) a cerca de 440 km a leste, Milão (Itália) a 490 km a sul e Berlim, a cerca de 590 km a norte. Foi fundada em 1158. O número de habitantes da cidade de Munique ultrapassou por volta de 1854 o número dos cem mil, tendo nessa altura obtido o estatuto de cidade grande (Grosstadt). A cidade foi destruída pela metade durante a Segunda Guerra Mundial, porém reconstruída. Desde 1960 a cidade possui mais de um milhão de habitantes. Munique é atravessada pelo rio Isar.
A cidade de Munique situa-se na região entre os climas atlântico úmido e continental seco. Outros fatores essenciais que determinam o clima da cidade são os Alpes e o rio Danúbio, que fazem a divisão do tempo da região (um lado dos Alpes apresenta clima diferente do outro). Graças a esses fatores o tempo é relativamente muito variável. O vento Föhn traz da região sul, durante o ano todo, correntes de ar irregularmente quentes e secas. Em conjunto com as correntes de ar está a boa vista à distância - e especialmente o conhecido céu azul da Baviera - estando os alpes da Baviera muito nitidamente visíveis. A temperatura mais alta já registrada pelo serviço meteorológico alemão na cidade foi de 35,8 °C em Nymphenburg.
Munique também já foi atingida em sua região por climas intensos. O mais importante foi o de 12 de Julho de 1984, que causou prejuízos calculados em 1,5 milhões de Euros. Graças a sua proximidade com os Alpes, Munique é também a cidade grande alemã que mais neva.
Uma estimativa das estatísticas climáticas relatou que a parte sul da cidade é a mais ensolarada. A porção norte da cidade possui mais neblina. A porção oeste é mais seca que a leste. Isso é fundamentalmente uma consequência das diferenças de altitude na cidade, que criam um pequeno clima, e da divisão que o Rio Isar faz na cidade na direção leste-oeste.
O estado da Baviera, no sul da Alemanha, é predominantemente católica, ao contrário de estados como Baden-Württemberg a oeste, bem como a maior parte dos estados situados no norte da Alemanha, que são na maioria protestantes (Luteranos).
Münchner Hauptbahnhof.
O Aeroporto Internacional de Munique Franz Josef Strauß foi aberto em 17 de Maio de 1992 em Erdinger Moos (código internacional de aeroportos: MUC (Código-IATA) EDDM (Código-ICAO)). A 29 km de distância de Munique, o aeroporto, com 30,8 milhões de passageiros em 2006, é o segundo maior da Alemanha e o sétimo da Europa.
Desde a decisão da Lufthansa de ter Munique além de Frankfurt como centro, o aeroporto internacional tem recebido cada vez mais conexões. Devido ao fluxo cada vez maior de passageiros um novo terminal foi construído e em 2003 aberto. Ainda é discutida a construção até 2011 de uma terceira pista de pouso e decolagem.
Uma ligação do aeroporto com Munique através do Transrapid foi apoiada pelo Freistaat Bayern e pelo Bundesregierung, mas foi recusada pela Stadtrat devido aos altos custos. O projeto milionário foi interrompido. Essa ligação iria diminuir o tempo de viagem até o aeroporto em 10 minutos e seria uma ligação do aeroporto com a linha de trem de longas distância (Fernbahnnetz) da Deutschen Bahn AG.
No oeste de Munique há a Base Aérea de Fürstenfeldbrück e a Base Aérea Oberpfaffenhofen. Atualmente há discussão de ambas abrirem para o tráfego aéreo comercial. O Aeroporto Memmingnen, localizado a 90 km a oeste da cidade é também conhecido como Aeroporto Munique-West.
Munique está bem ligada às linhas internacionais de trens. Entre outras, passam ou começam na Estação de trem principal:
TGV-Linie Munique – Stuttgart – Karlsruhe – Strasbourg – Paris
ICE-Linha 11: Berlim – Frankfurt am Main – Munique – Innsbruck
ICE-Linha 25: Hamburgo – Nürnberg – Munique – Garmisch-Partenkirchen
ICE-Linha 28: Munique – Augsburg – Nürnberg – Leipzig – Berlim
ICE-Linha 41: Munique – Ingolstadt – Nürnberg – Würzburg – Frankfurt am Main
ICE-Linha 42: Munique – Stuttgart – Frankfurt – Köln – Dortmund – Amsterdam
ICE-Linha 116: Munique – Salzburg – Linz – Wien
EC-Linha 88: Munique – Lindau – Zürich
EC-Linha 89: Munique – Bozen – Verona
Através dos trens noturnos há também conexões diretas com os seguintes destinos:
Bolonha - Florença - Roma
Verona - Veneza
Ruhrgebiet - Amsterdam
Paris
Bremen - Hamburgo
Berlin
Wien - Budapeste
Ljubljana - Zagreb
Kopenhagen
Warschau - Minsk - Moscou
Munique é a sede dos clubes de futebol FC Bayern München e TSV 1860 München. E do clube de hóquei no gelo EHC München.
Allianz Arena.
O estádio Allianz Arena sediou o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006. O antigo estádio Estádio Olímpico de Munique sediou os
Jogos Olímpicos de Verão de 1972 e - entre outros - a final da Copa do Mundo FIFA de 1974.
Instituto Max Planck
Marienplatz
Neues Rathaus (prefeitura)
Hofbräuhaus (famosa cervejaria)
Viktualienmarkt (feira permanente)
Odeonsplatz
Englischer Garten (Parque, maior do que o Central Park de Nova York)
Spielzeugmuseum: museu de brinquedos (site em alemão)
Olympiagelände (Olympiastadion) e Olympiaturm
Frauenkirche com a bandeira de Munique (à esquerda) e a bandeira do estado da Baviera (à direita).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Munique
A Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo.
Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro - daí o nome Oktoberfest (Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival). No Brasil o festival começou a ser realizado em 1976 em Itapiranga/SC, e hoje é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz do Sul/RS, Igrejinha/RS, Marechal Cândido Rondon/PR, Ponta Grossa/PR,, São Jorge d'Oeste/PR entre outras cidades.
Oktoberfest de Munique
A primeira Oktoberfest de Munique, em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.
A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, batizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique.
O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.
O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique.
Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname, entre outros.
No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães. No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest.
Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau(1984) em Santa Catarina, Santa Cruz do Sul(1985) e Igrejinha(1988) no Rio Grande do Sul e Rolândia (1988) no Paraná, além de outras cidades.
A Oktoberfest mais famosa no Brasil é a de Blumenau, Santa Catarina.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oktoberfest
Fontes : além das já citadas
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