domingo, 29 de dezembro de 2013

Reveillon

O ano-novo, réveillon, virada de ano ou passagem de ano é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o ano-novo.
Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera, para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de Dezembro para 1º de Janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício.
Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu, a esta noite, o nome de Noite de São Silvestre.
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões.


O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).O povo Romano era politeísta ou seja, adoradores de Deuses pagãos,não existe nenhum relato de que o povo Judeu que viveu nessa mesma época tenha comemorado o ano novo, nem os cristãos que surgiram com a vinda do messias tenha comemorado o ano novo
A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias.
Brasil
Praia de Copacabana, o principal local de celebração do ano-novo no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, há queima de fogos e shows musicais ao longo de toda a orla marítima da cidade. A principal congregação, entretanto, ocorre na Praia de Copacabana. Na virada de 2.011 para 2.012, a queima de fogos em Copacabana durou 16 minutos e contou com cerca de 2.000.000 de espectadores. Ainda na mesma festa, a cidade do Rio recebeu, do World Travel Guide, o prêmio de maior festa de réveillon do mundo.
Em São Paulo, a Avenida Paulista concentra a queima de fogos e as apresentações musicais. Em 31 de dezembro de 2.008, a festa reuniu 2.400.000 pessoas, incluindo mais de 100.000 que eram turistas. Mais cedo, durante a tarde do dia 31, a cidade sedia anualmente a Corrida de São Silvestre, com um percurso de 15 quilômetros contornando o Centro da cidade.
Em Fortaleza, a principal queima de fogos acontece no aterro da Praia de Iracema. De 2.009 para 2.010, foram registrados 1.100.000 espectadores na festa. Foi considerado em 2.012 como a 2° cidade com o maior réveillon (atrás apenas do Rio de Janeiro)com aproximadamente 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) pessoas presentes para a virada do ano. A queima de fogos é desparada do Espigão Democrito Dummar por radiofrequência acompanhada de uma trilha sonora especialmente feita pra festa, criando no céu uma verdadeira coreografia de luzes cores e musica.
Em Balneário Camboriú, a principal queima de fogos é feita na orla central da praia (no centro da cidade);
Em Recife, a queima de fogos corre por toda a área litorânea da região metropolitana, nas praias de Boa Viagem, Pina, etc. Na virada de 2.012-13, foram usadas duas barcas que renderam aproximadamente 10 minutos de queima de fogos, além de um público de mais de 30.000 espectadores.
Em Belo Horizonte, a principal festa de queima de fogos acontece na Lagoa da Pampulha, com apoio da TV Alterosa, inclusive com participações de bandas e shows musicais. São cerca de 15 minutos de fogos.
Portugal
No Porto, a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.
Em Lisboa a passagem de Ano é comemorada a a partir do Terreiro do Paço. Quer a cidade de Almada como Lisboa partilham o fogo de artífício do Rio Tejo.
Na região autónoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano, o réveillon se concentra na principal cidade, Funchal, estando o espectáculo de fogo de artifício citado no livro Guinness World Records como o "maior espectáculo pirotécnico do mundo".
Esse espetáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais de dezessete km e com mais de seiscentos metros de altitude. A cidade recebe, ainda, na orla marítima, dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa.
Durante cinco dias, a ilha recebe mais de 50.000 turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.
Em Setúbal a passagem de Ano é comemorada com um fogo de artifício no rio Sado.
Outros Países
Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a celebração mais famosa de ano-novo é a de Times Square - onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero hora (00:00:00).
Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing ("primeira pisada"). São, também, dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos. Lá, o ano-novo é chamado de hogmanay.
Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas e fazem um pedido a cada badalada do relógio da Porta do Sol, em Madrid. Existe uma canção do grupo espanhol Mecano que fala deste acontecimento: se chama Un Año Más.
O show de fogos na Baía de Sidney, na Austrália é bastante famoso.
A Ponte da Baía de Sydney (Sydney Harbour Bridge em inglês), sobre a Baía de Sydney, liga o centro financeiro de Sydney (Central Business District) com a costa norte, residencial e comercial.
Concluída em 1.932, demorou 8 anos a ser construída. O comprimento total do tabuleiro principal são 1.149m. O arco que suporta o tabuleiro, tem um comprimento de 503 metros e um peso de 39.000 toneladas. O ponto mais alto do arco está 134 metros acima do nível do mar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-novo
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9spera_de_Ano-Novo



O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.

As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.

O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião.
Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco.
Desta forma, se 2.008 é o ano do rato, 2.009 é atribuído ao Boi (búfalo), 2.010 ao Tigre, 2.011 coelho e assim por diante.
Tradicionalmente, os envelopes vermelhos são dados durante a celebração do ano-novo chinês, de casais ou dos mais velhos para os mais jovens solteiros. É muito comum que adultos e jovens casais deem envelopes vermelhos para crianças.
Os envelopes vermelhos são também conhecidos como o dinheiro usado para reprimir ou suprimir os espíritos malignos durante este período.
Os envelopes vermelhos geralmente contém dinheiro, em quantias que variam de alguns reais até valores de centenas de reais.
De acordo com o costume, a quantia presenteada deverá sempre em números pares, pois os números ímpares geralmente são utilizados para as quantias de dinheiro dadas durante cerimônias funerais. O número 8 para os chineses, por exemplo é considerado como o número da sorte (por causa do homófono "fortuna"), e é muito comum que as pessoas sejam presenteadas nos Estados Unidos com envelopes vermelhos contendo US$8. O número seis também é considerado como um número da sorte, pois soa como 'suave', no sentido de se ter um ano suave, tranquilo, calmo.
Números ímpares e pares são determinados pelo primeiro dígito ao invés do último. Trinta e cinco, por exemplo, é um número ímpar, portanto apropriado para cerimônias funerais. Entretanto, é comum e aceitável que se dê envelopes vermelhos utilizando um única nota - de 10 ou 50 yauns. É costumeiro que notas sejam dadas totalmente novas. Tudo relacionado ao ano-novo chinês deverá ser novo, visando atrair sorte e fortuna.
Uma pessoa casada não pode recusar o pedido, pois isto significa que ela seria desafortunada no ano-novo. Os envelopes vermelhos são geralmente dados por casais casados às crianças mais jovens da família.
De acordo com o costume, as crianças desejam aos mais velhos feliz ano-novo, felicidade, saúde e boa sorte antes de aceitarem os envelopes. Os envelopes então são mantidos fechados sob o travesseiro durante sete dias após o ano-novo chinês, porque dormir sobre o envelope simboliza boa sorte e fortuna.
Os japoneses também tem o costume de presentear com envelopes com dinheiro durante o ano-novo, tradição chamada de Otoshidama.
Adicionalmente aos envelopes vermelhos, os quais são geralmente dados do mais velhos aos mais novos, pequenos presentes (comida ou doces) são também trocados entre amigos e parentes (de diferentes famílias) durante o ano-novo chinês. Os presentes usualmente são trazidos quando há a visitação a amigos e parentes. Os presentes podem ser frutas (tipicamente laranjas, e nunca peras), bolos, biscoitos, chocolates, balas, ou algum outro presente singelo.
Na China antiga caules de bambu eram preenchidos com pólvora com o objetivo de criar pequenas explosões para afastar espíritos malignos. Nos tempos modernos, este método eventualmente evoluiu através do uso de panchões, os quais são geralmente amarrados a um longo barbante, podendo então ser pendurado. Cada panchão é envolto em papel vermelho, já que o vermelho é considerado auspicioso, com pólvora no seu interior.
Por serem dezenas ou centenas, e estarem unidos pelo barbante, assim que acesso, o panchão libera estrondosos sons de estalos, pequenas explosões ensurdecedoras, as quais se acredita que espantarão os espíritos malignos. A queima dos panchões também significa o momento de diversão do ano, parte essencial das celebrações de ano-novo chinês. 
As roupas utilizadas durante todo o ano-novo geralmente são da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano. Vestir novas roupas também significa a posse de pertences suficientes para usar e vestir no novo ano. O vermelho é a cor da sorte (fortuna).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-novo_chin%C3%AAs



Réveillon no Morro da Urca e Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.

Depois de comemorar 100 anos do Bondinho Pão de Açúcar, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar se prepara para festejar a passagem do ano. Referência em eventos de qualidade, a Morro da Urca Entretenimento promove a 8ª edição do “Réveillon do Morro”, com uma festa em grande estilo.




Além do visual incomparável, cariocas e turistas poderão comemorar a chegada de 2.014 ao som de muito samba, MPB e soul music. Este ano, a gastronomia será assinada pela “Central de Festas, Gastronomia Criativa”. Sofisticação e bom gosto marcarão essa estreia.

Para começar o ano com pé direito, a banda Soul de Quem Quiser promete fazer o público dançar a noite toda. Vozes marcantes, metais poderosos e uma base implacável marcam a performance musical desta banda, cujo espetáculo é acompanhado pela plateia, que interpreta as coreografias e canta os refrões de artistas como Jorge Ben Jor, Rita Lee, Tim Maia, James Brown, Ray Charles e outros.
Para esquentar ainda mais o clima, a bateria da Escola de Samba da Unidos da Tijuca também animará a noite com o melhor do samba carioca.
As pistas de dança serão comandadas por alguns dos melhores DJs da noite carioca. Famoso por misturar MPB com hits variados e se apresentar nas principais casas noturnas do Rio de Janeiro e em eventos no exterior, o DJ Janot invade o Pão de Açúcar na virada do ano. Os DJs João Rodrigo, residente da “Festa Modinha”, e Dodô, da “Festa Coordenadas”, “Segredo” e “Fofoca”, também animam o ano no EBG) ao som de ritmos variados que vão do pop ao rock.
Serão oferecidas duas opções de ingresso para a festa: Morro da Urca PISTA e Pão de Açúcar. O ingresso “Morro da Urca” PISTA inclui buffet completo, com open bar, sobremesas, café da manhã, acesso aos shows e mesas sem lugar reservado.
Quem optar pelo ingresso “Pão de Açúcar” terá direito a buffet completo com open bar, mesas numeradas e ainda
acesso ao morro Pão de Açúcar no período de 22h:30 às 01h:30 – a 396 metros de altura – com uma vista privilegiada da queima de fogos da Praia de Copacabana e diversos outros pontos da cidade do Rio de Janeiro , além de bebidas diferenciadas servidas no Pão de Açúcar, de 22h30 às 1h30.
Sob a coordenação do chef Andrews Oliveira, um menu exclusivo será servido durante a virada do ano, somente no Morro da Urca. A ceia acontecerá das 21h30 às 2h e oferecerá ainda diversas opções de sobremesas, queijos, bolos e sucos para repor as energias do público das 03h30 até às 04h30 da manhã.
http://www.bondinho.com.br/reveillon-do-morro/

O Brasil tem diversas opções boas para quem procura destinos turísticos para passar a virada do ano, entretanto, há destinos internacionais mágicos para o réveillon. Um deles, do qual falaremos neste artigo, é Paris, na França.
No mês de dezembro, está procura cresce exponencialmente. Tal escolha se dá por todas as belezas e opções de passeios, descanso e entretenimento que Paris proporciona.
Paris é uma capital com pontos turísticos históricos, artísticos e culturais em abundância. São diversos museus, parques, galerias de arte, construções arquitetônicas, praças, etc. Fizemos uma pequena lista com alguns pontos turísticos que você pode incluir no seu roteiro de viagem. Alguns deles, sem dúvida, são de passagem obrigatória para você que vai conhecer a capital francesa. 
http://reveillon-2014.blogspot.com.br/2013/09/reveillon-em-paris-2014.html



Superstições e manias diversas no momento da virada.
Já imaginou fazer uma gaiola de realizações e pendurar dentro todos os desejos para o próximo ano? E escrever uma carta para o anjo da guarda, no réveillon, com todas as próximas missões e vontades? Há quem prefira as superstições mais comuns como pular sete ondas, guardar sementes de romã na carteira, comer sete uvas, lentilhas ou ainda manter-se longe da carne de frango. Se os efeitos são reais ou não, isto fica a cargo de cada pessoa.
A criatividade no momento da virada de ano é marca registrada da atriz e publicitária Patrícia Holanda, de 28 anos. “Todo ano faço uma gaiola e penduro coisas que quero realizar no ano seguinte. Coloco tudo lá e liberto as coisas a medida que realizo. Sempre coloco coisas novas no dia 31 de dezembro e dentro do gaiola fica uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para abençoar todas as minhas vontades”, explica.
Carta para o anjo
Há cinco anos a costureira Maria da Conceição, 43, escreve cartas para o anjo da guarda. Na noite do dia 31 de dezembro, papel e caneta na mão para fazer uma das coisas mais importantes do ano. Nelas, pedidos para a vida financeira, sentimental, e ainda sobra espaço para agradecimentos.
Os pedaços de papel ficam guardados dentro de um livro de oração e no final do próximo ano é hora de conferir e fazer um balanço. “Quase tudo que eu peço se realiza. Não lembro quem me contou sobre isso e me ensinou a fazer, mas a ideia é ótima”, finaliza.
Famosa romã
Não importa a receita, mas parece que se tiver romã, o sucesso é certo. A estudante Nágila Afryoni, 18 anos, conta que em sua casa a tradição é comer 10 caroços de romã na hora da virada, seguidos de 10 pedidos.  Já a gerente de vendas Miucha Daiane Lopes, 24 anos, também usa romã, mas de uma forma diferente. Ela diz que depois de comer, guarda sete caroços em um saco vermelho, dentro da carteira. "Durante o ano todo o saquinho permanece no mesmo lugar e garantem melhorias na vida financeira."
Pular sete ondas
Pular as sete ondinhas não é novidade para quem estiver no litoral. O número 7 remete aos sete dias da semana, aos sete chakras - centros de força existentes no corpo - e à própria Bíblia que denomina o sete como número da perfeição. As irmãs Hailanny e Huaninny Brasiel, de 18 e 17 anos, respectivamente, são adeptas da superstição e garantem que, todo ano, pulam as sete ondas no mar e que isso traz coisas boas para o novo ano.
Amarelo, dourado e lentilhas
Dinheiro pode não ser tudo, mas que ele é importante não há dúvidas. É por esse motivo que o dourado e o amarelo estão presentes no réveillon de Wanessa Fidélis e Regina Florêncio. A agente de viagens Regina, 52 anos, diz que não abre mão do dourado, seja uma peça de roupa ou acessório. "Não é só para atrair dinheiro, é para manter o que já consegui", se empolga.

A comerciante Wanessa, de 23 anos, garante que usar calcinhas amarelas é a receita certa. "Uso calcinha amarela para atrair dinheiro e roupa branca para simbolizar um novo começo. Além disso, como bastante romã e lentilha para dar muita sorte", completa.
Roupa branca e chocolate
Para adoçar o recomeço, a adolescente Ana Paula Vinhal, 14, dá a dica: "Comer chocolate na virada adoça a vida e o ano que começa. Além disso, não abro mão da roupa branca, sinônimo de paz." Funcionária de departamento fiscal, Bruna Leandro, 22 anos, diz que a roupa é importante e que junto ao branco está o verde para unir paz e esperança.
Nada de solidão
O designer gráfico Ronaldo Pereira, 28, diz não se importar muito com a cor da roupa que vai usar, mas tem outra superstição. "Eu não gosto de passar a virada sozinho não. Dá a impressão que vou ficar assim para o resto do ano. Então eu estou sempre com muita gente, sejam pessoas conhecidas ou não."
Abra as portas!
Abrir as portas da casa para que o ano velho saia de vez, comer uvas na virada, usar roupas novas para dar sorte ou ainda deixar o frango de lado. Isso porque a galinha cisca para trás e significa retrocesso. Se as mandingas funcionam mesmo, isso fica a critério de cada experiência pessoal. O importante é começar um novo ano e traçar sim novos objetivos. O que foi bom de 2.013 fica guardado no peito, o que não foi, abra a porta da alma e deixa ir embora de vez.
http://www.aredacao.com.br/guia.php?noticias=6767

Que tal, passar o Réveillon em grande estilo a bordo do luxuoso Splendour Of The Seas, um navio que conta com uma mega infra-estrutura. Você pode participar de atividades divertidas, relaxar em nosso Spa, assistir a shows e juntar-se a um grupo para degustação de vinho ou simplesmente relaxar à beira da piscina. Explore todas as aventuras disponíveis a bordo de um cruzeiro da Royal Caribbean ou simplesmente relaxe e leia um bom livro – você decide! Oferecemos uma ampla variedade de atividades esportivas, excursões terrestres, cassino, música e shows ao vivo, bares, boates e discotecas, restaurantes finos e informais, e muito mais. Venha ver o que temos reservado para você.
http://doisviagens.com/2013/04/10/reveillon-a-bordo/

Reveillon a bordo no Arquipélago de Ilhabela-SP
Venha passar a virada do ano a bordo, onde você poderá assistir a queima de fogos no meio do Canal de São Sebastião.
Open Bar: Espumante , água, refrigerante e cerveja.
Finger food + canoa de frutas
Música ao vivo
23:00 Embarque no Pier da Praia do Pereque

http://www.hospedailhabela.com.br/noticia/reveillon-a-bordo/

Comemore o ano novo de um jeito diferente. Nessa experiência você poderá festejar com seus amigos a bordo de um luxuoso Iate no Guarujá, totalmente exclusivo para você e seus amigos. Nessa experiência vocês poderão prestigiar os fogos com toda privacidade e ainda degustar de uma deliciosa ceia sem esquecer claro do champanhe para o brinde!
Incluso receptivo em uma das marinas mais sofisticadas do Guarujá, passeio de Iate noturno para apreciação dos fogos da virada do ano, bebidas, ceia, frutas, decoração especial, champanhe Chandon para hora da virada pernoite, frigo bar de livre consumo , com café da manhã, passeio de Iate no dia seguinte até uma praia particular onde será servido petiscos, bebidas e um almoço refinado.
http://topsuites.com.br/experiencias/vip/reveillon-a-bordo

Por que bebemos Champagne no Réveillon? Entenda essa tradição
Publicado em: 19 Dezembro, 2.012 por Winetag B.
O Reveillon não é um evento estranho a tradições. Pular ondinhas, comer uvas, oferendas, cores que nos trazem diferentes sortes no ano que começa...os costumes são vários e diferem no mundo todo, intimamente ligados à cultura de cada região.
Porém, talvez a tradição mais famosa e mais adotada seja o brinde com vinho espumante, em especial o autêntico champagne. Tal imagem dispensa explicação, independente de seu idioma ou país de origem. O ato de estourar a garrafa na virada do ano é um costume enraizado na cultura mundial. O que quase ninguém sabe é como esse costume surgiu.
É difícil definirmos um início para tal tradição. Mais do que um costume da virada do ano, o espumante acompanha celebrações há séculos.
É bastante conhecido o gosto da aristocracia europeia pelo vinho em momentos especiais de todos os tipos. Se voltarmos ainda mais no tempo, a preferência da alta sociedade romana pelo vinho é extensamente documentada, e a bebida se fazia obrigatória em qualquer ocasião de comemoração.
Entretanto, o vinho espumante foi criado apenas no século XVI e levou aproximadamente dois séculos até que fosse aperfeiçoado e se transformasse numa versão mais próxima da bebida que conhecemos hoje através do método Champenoise.
Curiosamente, os primeiros champagnes não eram produzidos na França, mas sim na Inglaterra, pois os ingleses possuíam a tecnologia e o conhecimento para a produção de garrafas de vidro resistentes o suficiente para aguentar a pressão do CO2 durante a fermentação da bebida.
Mais caro do que o vinho tradicional, o champagne rapidamente ganhou status de produto de luxo no meio da alta sociedade. Era a bebida preferida da nobreza e dos mais privilegiados. Além de significar status, ela logo começou a ser usada em festividades. A realeza adorava a novidade e acreditava que a bebida trazia efeitos positivos para a beleza das mulheres e inteligência dos homens.


A partir da Revolução Industrial, com o início de uma cultura de consumo na sociedade, a imagem do champagne começou a ser trabalhada para simbolizar ascensão social entre a classe média. A bebida se tornou um medidor de status ao qual todos aspiravam alcançar e estava no centro da sociedade burguesa.
Mesmo que o champagne tenha adotado diferentes características e significados ao longo dos séculos, muitas vezes por motivos puramente comerciais, sua associação com alegria e festividades se mantém viva até hoje, desde o início do costume na Monarquia do século XVIII. Seja quebrando uma garrafa no casco de um navio para batizá-lo ou banhando vencedores de uma corrida de F1, a comemoração com espumante consegue passar tanto alegria quanto uma ideia de santidade a qualquer evento.
A efervescência, junto de sua coloração dourada clara, reforça ainda mais o apelo festivo.
Embora não exista registro oficial de quando, exatamente, a tradição de estourar vinho espumante no Reveillon começou, é fácil entender porque as festas de virada do ano adotaram o espumante como uma de suas mais importantes tradições. É bem provável, ainda, que o evento e o vinho caminhem junto desde sempre, já que sempre houve a associação com eventos comemorativos.
Com a sua popularização e grande quantidade de marcas disponíveis de todos os preços, o vinho espumante se tornou mais acessível à população de todas as classes e a tradição cresceu ao longo dos anos, transcendendo o apelo de luxo e status, embora não abandonando completamente.
Tudo na bebida evoca comemoração e felicidade, traços característicos da chegada do novo ano. O próprio ato de estourar uma garrafa de espumante é uma celebração por si só, e o brinde com os amigos e familiares fortifica o sentimento de união e amor entre os próximos. Há quem diga que o vinho espumante esbanja vida na taça, e por isso é um costume tão especial e adorado quando termina a aguardada contagem regressiva e o relógio bate 00 horas.
Uma coisa é certa: seja você amante ou não do vinho, provavelmente não consegue imaginar a festa de virada do ano sem a famosa bebida.
http://www.winetag.com.br/artigos/index.cfm?artigo=173

Significado do Branco - Ano-novo - Reveillon.
O branco é a cor clássica do ano-novo e das festas de Reveillon. Branco é a reunião de todas as cores e a cor ideal para se purificar de energias antigas e começar coisas novas - não é à toa que é a cor tradicional das roupas de ano-novo! É pra quem quer um 2.014 cheio de paz e boas novidades!
O branco transmite paz, calma e pureza. Significa inocência e esperança no bem. O branco revela sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior e a sensação de proteção.
O branco revela pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior, a sensação de proteção. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor.
O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.
http://www.significadodascores.com.br/ano-novo/significado-branco-ano-novo-reveillon.php

Significado do Vermelho - Ano-novo - Reveillon
O vermelho estimula a força de vontade, a energia e a coragem. E é o símbolo da paixão! O vermelho é pra quem precisa de força de vontade para encarar o vestibular ou outros desafios e quer viver muitas paixões no ano-novo!

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo. É pra quem quer começar 2.014 com tudo!
A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.



http://www.significadodascores.com.br/ano-novo/significado-vermelho-ano-novo-reveillon.php


O Réveillon em Fernando de Noronha
Por Paloma Amorim
A Pousada Zé Maria produz uma das festas de réveillon mais badaladas do Brasil. Nos últimos anos o local tem sido escolhido por chiques e famosos para receber o ano novo. Em 2.012 o tema da festa foi a Liberdade. “O tema reflete o que nós queremos para o novo ano. Liberdade de expressão, de pensamento, de escolhas” analisou Ana Cláudia Sultanum, diretora administrativa da Pousada e uma das principais responsáveis pelo evento. A festa teve mais de 1.300 pessoas.
Ana Cláudia conta que, entre equipamentos de som, luz, decoração e alimentos foram transportados para ilha cerca de 50 toneladas. “É um trabalho grande, caro e cheio de detalhes, mas não medidos esforços para fazer uma linda festa” revelou. E a decoração deste  ano tem novidade. O trabalho vai ser realizado pelos decoradores Carol de Sá Leitão, Fabiano Reis e Silvio Medeiros. “Vamos entrar no clima da Liberdade, que é o tema. Vamos usar muita transparência, prata, azul e branco” revela Carol Leitão.

No último réveillon as mensagens de boas vindas para o ano novo foram projetadas pela Pousada  no Morro do Pico, ponto mais alto de Noronha com 323 metros de altura e que pode ser visto de qualquer parte da Zé Maria. “Este ano teremos mais novidades, mas não posso  antecipar a supresa. Só posso garantir que nossos convidados vão se encantar” afirmou em tom de mistério o dono da Pousada, José Maria Sultanum.


Um banquete é servido para quem estiver na festa com pratos quentes e frios. Cerca de 100 pessoas trabalham no evento, entre funcionários da Zé Maria e profissionais contratados. Duas pista de dança são instaladas aonde vão se reversar cinco DJ’s: Renatinho e Marcinho, de São Paulo, e Sardinha, ACM e Tekila, de Pernambuco.


Entre as celebridades confirmadas vão repetir a dose os adores Bruno Gagliasso e Giovann Ewbank  e ainda  Marcelo Novaes, o Max da novela Avenida Brasil. Novaes, que manda super bem na percussão,  também deve se apresentar este ano ao lado do saxofonista Rodrigo Sha, que toca na banda do Programa Amor e Sexo, apresentado do Fernanda Lima.
A Pousada Zé Maria, que promove  a festa de réveillon  mais famosa da ilha, e uma das mais badaladas do Brasil, deu início a venda dos convites do réveillon 2.014.
Os preços iniciais, praticados até o dia 15 de setembro, são de R$ 988,00 para os homens e R$ 788,00 para as mulheres. Os jovens entre 13 e 17 anos pagam R$ 388,00 e crianças até 12 anos estão liberadas, não pagam nada.
A Pousada não divulgou se haverá valores com desconto para os moradores.
Segundo a direção da Zé Maria, mais de 550 convites já estão reservados. Quem deixar para comprar de última paga mais caro, nas vésperas da festa o preço será R$ 1.198,00 masculino, os femininos custarão R$ 998,00 e os jovens pagam R$ 598,00. O número de ingressos é limitado.   O evento oferece jantar, bebidas e duas pistas de dança com quatro DJ’s.  A festança sempre conta com a presença de uma série de celebridades.

O grupo participa da festa de virada do ano na Zé Maria (31). Dia primeiro de janeiro a programação é livre (para quem acordar). No dia 2 de janeiro a galera participa da Galinhada do Zé Maria, que reúne turistas moradores, na Praia do Meio. A despedida dos festeiros será no dia 3 com a balada Sunset Party . 

http://g1.globo.com/platb/pe-viver-noronha/tag/reveillon/


Ana Claudia e Zé Maria Sultanum mais uma vez botaram pra quebrar no comando de mais um Réveillon da Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha. Cerca de 1.500 pessoas, a maioria absoluta de turistas, receberam 2.013 num alto astral incrível, como pede a festa. E já que o tema era 'Liberdade', o palco ganhou asas de led com projeções da natureza.
O Morro do Pico foi iluminado e também deu seu 'show': ganhou projeção de laser em forma de dançarino. No som do palco principal, o DJs Marcinho e Renatinho sacudiram o público com um house de primeira, e a participação luxuosa do saxofonista Rodrigo Sha. Em outro ambiente, a DJ Ana Clara Marinho entrou na troller da Red Bull e juntou a turma que curte música nacional. Foi lá que Zé Maria jogou suas tradicionais calcinhas.  
Uma novidade esse ano foram os camarotes: de um lado do palco, o de Zé Maria Sultanum, do outro lado, o do playboy carioca Júlio Pignatari - onde ficaram Caio Castro, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, e na frente, o maior de todos com a turma do Recife. Às 6 horas, o foi som desligado e a 'turma da resistência' rumou para um after, na praia.   
http://hallsocial.leiaja.com/tags/reveillon-pousada-ze-maria
Copacabana: Réveillon e história
“Ela é carioca, ela é carioca, basta o jeitinho dela andar…” Ah, o Rio. Sede dos Jogos Olímpicos de 2.016, a mais famosa cidade brasileira é encantadora em suas diversas formas. De todas as suas belíssimas praias, Copacabana é sem dúvida a mais renomada, ainda que nenhum morador local diga ser sua favorita. É ali que ocorrem diversos eventos de grande porte e uma das festas de passagem de ano mais famosas do globo, considerada por alguns ufanistas “a maior festa de réveillon do mundo”.
No entanto, nem sempre Copacabana foi como ela é hoje, obviamente. A orla de 4,15 km, que se junta ao Leme, nem sempre foi chamada por este nome: até o século XVII, ela era conhecida por Sacopenã, e mudou de nome com a abertura da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana. É ladeada pela Avenida Atlântica e seu famoso calçadão foi inaugurado há pouco mais de um século, apenas.
Comemorações de réveillon são feitas na praia de Copacabana desde a década de 1.950, quando frequentadores de cultos de origem africana como o candomblé e a umbanda, se reuniam em pequenos grupos, vestidos de brancos, e faziam seus rituais de celebração. Em 1.976, houve as primeiras queimas de fogos, patrocinadas por um hotel da orla, que se repetiram mais e mais vezes.
Na década de 1.990, a prefeitura aí notou uma grande oportunidade de movimentar a cidade – organizando e ampliando o evento.
Em 2.012, foram queimadas 24 toneladas de pólvora, em um espetáculo com 16 minutos de duração. Aproximadamente 2 milhões de pessoas disputam espaço nas areias de Copa.
http://cidadaodoplaneta.com.br/colunas/atracoes-turisticas/copacabana-reveillon-e-historia/
Não importa o destino da festa ou o seu estilo: o branco, prata e o dourado são tons sempre bem-vindos para as festas de Réveillon. Separamos 60 looks das famosas, dos curtos aos longo e dos clássicos aos ousados, para você se inspirar e arrasar na produção. Confira!
Bianca Luisi em 17.12.2.012
http://claudia.abril.com.br/galerias/moda-festa-60-ideias-de-looks-brancos-e-metalizados-das-famosas-para-o-seu-ano-novo/?p=/moda/festas


Fontes : além das já citadas